segunda-feira, 25 de maio de 2015

Coluna do dia 25/05/15

***Incandescente – Luz e Arte Urbana***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo multimídia Incandescente – Luz e Arte Urbana. Reunindo artistas e culturas da França, Rio de Janeiro e Bahia, o projeto é o resultado da integração de diversas linguagens artísticas, como a dança de rua, a música eletrônica, o grafite e a tecnologia visual digital, proporcionado imagens que se fundem em tempo real e gerando cenas de forte impacto visual e sonoro.

Serviço: Incandescente – Luz e Arte Urbana Local: Caixa Cultural Curitiba Data: 12 a 14 de junho de 2015 Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h Ingressos: vendas a partir de 06 de junho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa. A compra pode ser feita com o (cartão vale-cultura) - Classificação etária: Livre para todos os públicos.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Nesta segunda-feira (25) o empresário Fernando Caruccio Júnior, proprietário do Saanga Grill, realiza uma aula-show no Estúdio Bom Gourmet, no Pátio Batel. Com quase 20 anos como administrador do restaurante, conhecido pelo cardápio variado de carnes, Caruccio falará sobre cortes especiais e o menu especial selecionado para integrar o festival Brasil Sabor. O prato principal do Saanga conta com o tradicional Steak Saanga e legumes grelhados.

*****A edição de maio da série de bate-papos “Método DeRose Convida”, realizada na Fnac Curitiba, chega em alta velocidade esta semana. Na quarta-feira, o evento terá como entrevistado o piloto Galid Osman, da Stock Car, categoria mais importante do automobilismo nacional. Aos 29 anos, Galid está na Stock desde 2012, quando foi eleito o estreante do ano naquela temporada. Atualmente corre pela Ipiranga RCM. Neste final de semana, o Autódromo Internacional de Curitiba recebe a quarta etapa do campeonato.

*****Com a participação de mais de 1200 pessoas, a nova composição do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba para os próximos dois anos está definida. A escolha dos representantes da sociedade civil e da classe artística aconteceu, na última sexta-feira (22), por meio de votação direta nas Administrações Regionais e no Palacete dos Estudantes, no bairro São Francisco.

*****Considerada a dupla sertaneja mais afinada do Brasil, Chrystian & Ralf se apresenta na capital paranaense no dia 29 de maio, no Teatro Positivo. Os talentosos músicos que contam com uma carreira de mais de 30 anos, estão entre os melhores do País. Eles fizeram história na música brasileira com estilo marcante, excelente técnica e perfeição nos vocais. Os sertanejos prometem brindar os fãs com um passeio pelos principais sucessos, não deixando de canções como “Sensível Demais”, “Chora Peito”, “Sou Eu”, “Cheiro de Shampoo” e “New York”. 

*****A Semana Cultural Literária, promovida de 25 a 30 de maio pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e o apoio de outras instituições, oferecerá 166 espetáculos de todas as linguagens artísticas culturais e colocará gratuitamente 24 mil ingressos à disposição de Profissionais da Educação, Cultura e comunidade. A Semana Cultural é uma das ações do programa EduCultura, criado com o objetivo de valorizar e ampliar o repertório dos servidores municipais no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Para participar dos espetáculos e receber os ingressos é preciso se inscrever, até o dia 24 de maio (domingo), no site www.aprendere.curitiba.pr.gov.br/portal 

*****Uma das mais famosas lendas folclóricas, "Saci Pererê", dá sequência neste final de semana a programação do “II Festival de Teatro Infantil – Brinque, Lendas Brasileiras”. O projeto, que estreou em março em Curitiba, segue até agosto. Com realização do Ministério da Cultura, apresentação da Montenegro Produções Culturais e apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a lenda clássica ganha uma versão inédita, “Meu vô já viu Saci”, para o festival através da Rosy Greca Produções e traz uma linguagem multiartística que engloba música, dança e o teatro. A montagem será encenada neste sábado e domingo, dias 30 e 31 de maio, no palco do Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135), às 16horas. Toda a renda da bilheteria será doada ao Hospital Pequeno Príncipe.

*****De 25 a 30 de maio, a Ri Happy do Shopping Curitiba promove o Espaço Recreação para crianças de um a dez anos. A ação gratuita conta com equipe de monitores da Estrela, que ensinam brincadeiras com massinhas, jogos educativos, entre outras atividades. O espaço fica no Piso L1, em frente a loja. O horário de funcionamento é das 13h às 18h. Mais informações no fone 41 3233 5628.

***Telespectadores encontram pessoas desaparecidas com ajuda da Redação Móvel da RPC***

***A Redação Móvel da RPC vai mostrar na próxima segunda-feira (25/05), os 11 casos de pessoas desaparecidas que se reencontraram por meio do quadro apresentado pelo jornalista Jasson Goulart, todas as segundas-feiras, ao vivo, no Paraná TV – 1ª Edição. Neste dia, várias pessoas vão voltar à Praça Santos Andrade, em Curitiba, para compartilhar suas histórias e celebrar os reencontros. A produtora Valquíria Silva conta que, em três meses de trabalho, foram muitas informações. “Recebemos pistas dos desaparecidos e conseguimos os contatos para tornar possível o sonho de amigos e familiares de poderem rever e falar com quem estava há tanto tempo longe”, diz Valquíria.

Para a editora Miriane Mucciatto, o quadro reforça o papel social do jornalista. “É emocionante ver a confiança que as pessoas depositam em nosso trabalho. A maioria é gente muito simples, que aposta na Redação Móvel como a chance de reencontrar um parente ou amigo que não vê há 20, 30, 40 anos ou mais, o que confirma a missão da RPC, de desenvolver por meio da comunicação a nossa terra e a nossa gente”, complementa Miriane.

O quadro que trata de pessoas desaparecidas teve início em fevereiro deste ano. Neste curto período, a equipe da RPC já foi procurada por centenas de pessoas, dos quatro cantos do Paraná e de outros estados, que estão em busca de parentes e amigos. “Para nós, o resultado deste quadro tem sido muito gratificante. Nossa equipe de produção da Redação Móvel está mergulhada nesses casos, o que tem contribuído para alcançarmos esses resultados.

Nós queremos promover cada vez mais conexões, reconstruir laços entre as pessoas e contribuir para que essas histórias de aflição tenham um final feliz”, completa Jasson Goulart. Relembre no link abaixo, a história da dona Maria, que reencontra sua filha após quase 40 anos: http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/curitiba/v/mae-reencontra-filha-apos-quase-40-anos/4170315/

Sobre a RPC - A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM. 

***Um museu em movimento***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer completa 13 anos em 2015. Já o prédio existe há mais de 40 anos. Antes foi um espaço burocrático de secretarias do Estado, chamado Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Hoje, o MON se reafirma a cada dia como o principal Museu de Curitiba. Sua história fluida combina com a estética do prédio e de seu arquiteto, Oscar Niemeyer. Projetado em 1967, foi em 2001 que as autoridades do Paraná decidiram transformar o espaço administrativo em Museu. O edifício foi adaptado, tirando as divisórias da antiga sede e abrindo espaço para amplos corredores, que se tornaram salas expositivas.

O Museu foi inaugurado em 2002, com o anexo - que é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade - o Olho. Dedicado a exposições de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design, o MON possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. O Acervo do Museu começou com obras do Museu de Artes do Paraná (MAP) e do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado).

Atualmente são mais de 3.400 obras, de artistas paranaenses, nacionais e internacionais, como Alfredo Andersen, João Turin, Miguel Bakun, Guido Viaro, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros. O MON produz e exibe cerca de 20 mostras por ano. Entrou definitivamente na rota das grandes exposições nacionais e internacionais. Nomes como Os Gêmeos, Escher, Degas, Di Cavalcanti, Frida Kahlo, João Turin, Paulo Leminski, entre muitos outros estiveram no espaço.

Semana de Museus - Na semana dos museus, que acontecerá de 19 a 24 de maio, esta história será contada pela artista Katia Horn. Katia é artista plástica, atriz e arte-educadora. Radicada em Curitiba, seu trabalho gira em contar histórias por meio de desenhos e recortes em papel. No domingo, 24 de maio, acontecem duas atividades especiais com a artista: às 15h uma contação de histórias com recorte em papel; e às 16h30 uma oficina de construções em papel reaproveitado, que serão realizadas no Pátio das Esculturas e na Oficina da Ação Educativa, respectivamente. Ao longo da semana, acontecem outras atividades, como visitas mediadas, ações educativas, mostras especiais, etc. A programação completa pode ser conferida no site do museu www.museuoscarniemeyer.org.br

***Curitiba ganha nova revista: Doce Nascer***


Crédito da foto: Divulgação.

***Pensando em acompanhar as mães desde o sonho de ter um bebê até os 10 anos da criança a Revista Doce Nascer será lançada no dia 27 de maio, em Curitiba. Oferecendo duas plataformas, online e impressa, o novo veículo terá um evento para reunir parceiros e convidados no Mirante Barigui Eventos, a partir das 19:30 horas.

Além de muita badalação, durante o acontecimento haverá o sorteio de uma joia. De acordo com a editora chefe e idealizadora do projeto, a jornalista Fernanda N. Perini Berberi, através de experiências reais é possível aprender e ensinar os dilemas de uma família. “A Doce Nascer é uma revista para toda a família, com o objetivo de informar com qualidade, através de profissionais renomados que estão dispostos a construir com informações precisas, um mundo melhor”, explica.

Os sócios Jorge Berberi Neto, André Matoso e Jéssica Matoso Cunha afirmam que o principal objetivo é levar informação rica em conteúdo, dando auxílio aos pais com criatividade na abordagem das matérias. Com um editorial de moda exclusivo, espaço para médicos e especialistas de diferentes áreas, o conteúdo da Doce Nascer será diversificado e poderá ser acessado diariamente pelo site www.docenascer.com.br. Já a revista impressa será trimestral e tem distribuição gratuita em pontos estratégicos da capital.

***Mostra fotográfica traz cultura do campo à Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A capital paranaense recebe a partir de 9 de junho a exposição do 10º Prêmio New Holland de Fotojornalismo, um dos principais e mais tradicionais concursos fotográficos do continente. Até 5 de julho, os visitantes poderão conhecer um pouco mais da cultura do campo de países da América do Sul em 30 imagens de fotógrafos que se inspiraram na agricultura de suas regiões. Serão exibidas as seis imagens vencedoras da 10ªedição e mais 24 escolhidas especialmente para a exposição, entre 4.500 inscritas.

Serviço: Exposição 10º Prêmio New Holland de Fotojornalismo 9 de junho a 5 de julho 9h às 12h e 14h às 18h (3ª a 6ª-feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) Museu da Fotografia Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão, Centro, Curitiba (PR).

***Mostra fotográfica apresenta cultura asiática e budismo tibetano em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***As tradições socioculturais, religiosas e as paisagens do Nepal, Butão, Índia e de outros países do Sudeste Asiático são retratadas na exposição fotográfica ‘Generosidade no olhar’, na próxima terça-feira (26), no Babilônia Gastronomia Batel (Alameda Dom Pedro II, 541), às 19h30. A mostra apresenta um acervo de 50 trabalhos cedidos por renomados fotógrafos, entre os profissionais que assinam as fotografias da exposição ‘Generosidade no olhar’, destacam-se Eduardo Euksuzian, Guilherme Samel e Ilka Flippini.

O evento conta com a apresentação da monja brasileira Tenzin Namdrol, que fala sobre os locais, a cultura e a espiritualidade dos países representados na exposição. Tenzin Namdrol é budista desde o ano 2000 e, em fevereiro de 2005, foi ordenada monja pelo Dalai Lama, na Índia. Após dedicar-se a retiros de meditação e serviços em centros budistas de diversos países, retornou ao Brasil em 2014, quando auxiliou na consultoria sobre o budismo na novela Joia Rara, da TV Globo.

Lama Zopa Rinpoche - Com a realização desta exposição, os promotores pretendem angariar fundos para viabilizar a vinda de Lama Zopa Rinpoche ao Brasil, em setembro. Lama Zopa Rinpoche é reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano e por grandes mestres, incluindo Dalai Lama. Atualmente, é diretor da organização sem fins lucrativos FPMT, composta por mais de 100 centros budistas em todo o mundo. Durante a permanência da mostra em Curitiba, os visitantes poderão colaborar também para subsidiar o valor dos ingressos para palestras e retiro que acontecem entre 25 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro.

Esse encontro budista será aberto a todos os interessados, budistas ou não, e terá ampla programação com ensinamentos e sessões de meditações. A colaboração, durante o período da exposição na capital paranaense, pode ser efetuada mediante a aquisição de fotografias, cartões postais e calendário permanente de fotos e pensamentos, que estarão disponíveis ao público nos locais do evento ou através do site  www.lamazopabrasil.org

‘Generosidade no olhar’ - O acervo completo da exposição fotográfica ‘Generosidade no olhar’ permanecerá aberto à visitação até o dia 30 de maio no Babilônia Gastronomia Batel. Entre 2 e 16 de junho, o conjunto das 50 fotografias será distribuído pelo seguinte circuito, em Curitiba: Babilônia Gastronomia Batel, Forneria Copacabana Iguaçu, Dom Veggie Culinária Vegetariana, Mediterrâneo Cristal e Gaya Bem-Estar.

***Um estímulo para o paladar***

***Folhas, legumes, frutas grelhadas, grãos, ervas frescas e outras iguarias são os ingredientes utilizados na composição das saladas elaboradas pelo chef Rodrigo Machado, da 618 Gastronomia. As saladas seguem uma linha mediterrânea e levam queijos, aspargos, tomate confitado, quinoa, oleaginosas, combinando diversos sabores. “Como é um prato que mistura de tudo, qualquer ingrediente pode ser utilizado, mas equilíbrio é fundamental”, afirma o chef.

As saladas havaiana feita com quinoa, abacaxi grelhado e manga está entre as preferidas. Há ainda a salada de beterraba com gorgonzola e nozes. Segundo o chef, o segredo está em caramelizar a beterraba. “Regue as beterrabas, cortada em gomos, com azeite balsâmico, sal e pimenta e asse a 180 graus. No preparo utilizamos um forno, comprado na Alemanha, que proporciona cozinhar sem perder os nutrientes, preservando inteiramente o sabor dos alimentos”, revela Machado.

Para acompanhar as saladas, o chef sugere os cortes argentinos de carne grelhada ou as opções de frutos do mar. “A apresentação é o primeiro estímulo para atrair o paladar, mas o molho é a alma da salada. Destaque para o vinagrete de morango, molho de iogurte com hortelã, mostarda e mel, e molho de limão siciliano”, finaliza.

Serviço: O atendimento é de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e sábados das 12h00 até 15h00 com o especial de Frutos do Mar. Rua Moyses Marcondes 618.

Nenhum comentário:

Postar um comentário