sexta-feira, 22 de maio de 2015

Coluna do dia 22/05/15

***Natura apresenta Presente de Vô, musical para toda família com o grupo ‘Ponto de Partida’ e ‘Meninos de Araçuaí’, no Guairinha***


Crédito da foto: Divulgação.

***Comemorando seus 35 anos, o grupo mineiro Ponto de Partida, que acaba de se apresentar no Festival de Curitiba com “Drummond”, volta à cidade junto ao coro Meninos de Araçuaí, do Vale do Jequitinhonha, para apresentar o musical Presente de Vô, que tem patrocínio do programa Natura Musical. Um espetáculo para toda família, com apenas duas apresentações, nos dias 23 e 24 de maio, sábado, às 20h, domingo, às 18h, no Guairinha. A história de Presente de Vô se passa no “país secreto onde moram os meninos". Lá existe a oficina fantástica do velho Cambeva, um restaurador de sonhos e lembranças, onde um Realejo espera ser consertado. Enquanto isso, Temporina, uma doce senhorinha, parte em busca das recordações de sua infância e a pequena Deolinda, a neta do restaurador, ao lado de Tuzébio, seu ajudante desajeitado, tentam descobrir qual é o Presente de Vô que ela ganhará no seu aniversário.

Além da Oficina de Cambeva, o universo fantástico é habitado pelas Sonhambulantes, três divertidas irmãs que sofrem da doença (ou do dom) de viver no sonho; Zalém e Calunga, nativos do Parasempre, andam pelo mundo a recolher e catalogar lembranças e há também a Maria Metade e seus Meninos encantados, que são e sempre serão crianças, pois habitam as histórias. O repertório tem arranjos assinados pelo grupo Pau Brasil e mistura cirandas guaranis, cantigas de ninar africanas, batuques aprendidos com avós do Vale do Jequitinhonha, aleluias misturadas a vozes indígenas, Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento, canções do folclore português - ou recolhidas nas andanças antropológicas de Mário de Andrade - e músicas compostas originalmente para a trilha sonora de uma história fantasiosa que nos faz olhar, com um carinho muito especial, para a nossa herança. A preparação vocal é assinada por Babaya.

A encenação dispensa os grandes cenários, efeitos especiais e maquinarias para dar lugar ao faz de conta. Assim, se constrói basicamente com panos que ora são noivas, arco-íris, recordações e também com singelos elementos de infância. Os figurinos visitaram os baús dos avós para deles acordar rendas, tecidos, crochês e modelagens. A luz dá um tom mágico à obra, nos levando sempre a um lugar onde tudo é possível. Com uma formação de teclado, violão, sopro e bateria, a música é toda executada ao vivo, com arranjos poderosos e uma trilha incidental que deixa tudo muito mais divertido. 

Foi assim que o Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí escolheram celebrar 15 anos de sua parceria: entregando às novas e futuras gerações um legado que lhes pertence e determina e que só pode ser passado de avô para neto através de uma trilha invisível que apenas o afeto sabe percorrer... ou a fantasia! As músicas, então, alinhavam uma trama com personagens que vivem situações absurdas e divertidas acerca da perda ou do resgate das lembranças e dos sonhos.

Presente de Vô já se apresentou em São Paulo (Auditório Ibirapuera e SESC Belenzinho), Rio de Janeiro (Espaço Tom Jobim), Belo Horizonte (SESC Palladium), Porto Alegre (Theatro São Pedro), Juiz de Fora (Cine Theatro Central), Campinas, São João del Rei e Barbacena, onde estreou e seguirá por mais cinco cidades ainda este ano. Presente de Vô - a coleção Os quatro CDs contam com a participação especialíssima do grupo instrumental Pau Brasil que, além de ter tocado e arranjado 20 das 44 músicas do repertório, teve a tarefa de transformar som em imagem, colocando a história de pé com uma deliciosa trilha incidental. 

Marlui Miranda engrossou o caldo trazendo seu baú de músicas indígenas e emprestando a voz em algumas faixas. Os demais arranjos foram feitos por Gilvan de Oliveira, Pablo Bertola e Pitágoras Silveira que está há 14 anos no coro e hoje é também pianista, compositor e arranjador. Serginho Silva ficou a cargo da percussão. A direção musical é de Rodolfo Stroeter e Pablo Bertola e a direção geral de Regina Bertola, à frente do Ponto de Partida e dos Meninos de Araçuaí desde sua fundação.

Com um repertório precioso, fruto de uma vasta pesquisa que, entre tantas viagens, levou o grupo a Araçuaí, Presente de Vô não faz concessões harmônicas ou poéticas, não se despe de sofisticação nem propõe uma trama mais rasa para se “aproximar” das crianças. Ao contrário, lhes oferta, em buquê generoso, incontáveis ferramentas de imaginar, convidando-as a criar um sem fim de universos a partir de dois únicos “aplicativos”: o ouvido e o coração. Ponto de Partida é um grupo de teatro fundado em Barbacena, em 1980, por artistas que decidiram que não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da província. Assim, tornou-se uma companhia de repertório itinerante e independente com 20 profissionais em exercício permanente. Criou e sistematizou métodos e processos de produção e criação e desenvolveu uma linguagem própria e uma dramaturgia brasileira que sustenta seus 35 espetáculos.

Nestes anos, a companhia trabalhou com figuras referenciais da cultura brasileira como Milton Nascimento, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Paulo Gracindo, Jorge Amado, Manoel de Barros, Álvaro Apocalypse, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós, Dori Caymmi e outros. Fiel às suas origens de movimento cultural, atualmente o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 323 pessoas que se dividem e se somam em suas diversas atividades e projetos, como a Bituca: Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuaí. Em 2015, o Grupo inaugura a Estação Ponto de Partida, no conjunto arquitetônico que abrigou a Sericícola, segunda fábrica de seda do Brasil, celebrando seus 35 anos. Meninos de Araçuaí é um coro criado como ação complementar do trabalho educacional do Projeto Ser Criança, mantido no Vale do Jequitinhonha pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma ONG que, pela excelência do seu trabalho, conquistou o reconhecimento internacional e, entre tantos prêmios, o que nomeou seu Presidente, Tião Rocha, Empreendedor Social Brasileiro, em 2007.

Há dezesseis anos, o Ponto de Partida assumiu o trabalho e a direção artística desse coro. Desde então, os Meninos de Araçuaí se exercitam num processo de formação permanente com o Grupo. Têm aulas de música, percussão, voz, dança e interpretação e trabalham com grandes artistas mineiros. Montaram, com o Ponto de Partida, cinco espetáculos que lotaram plateias por esse mundo afora, apresentaram-se nos espaços mais significativos do Brasil e na França, gravaram seis CDs e dois DVDs e já dividiram palcos com Gilberto Gil e Milton Nascimento que, desde Ser Minas tão Gerais, está sempre misturado às suas vidas e ao seu trabalho. Com o dinheiro conquistado com vendas de ingressos e CDs, somado aos recursos de outros parceiros do CPCD, construíram e entregaram a Araçuaí um cinema. E alimentaram da forma mais digna possível, durante três anos, 180 famílias com alimentos arrecadados nos seus espetáculos.

Também foi consequência dessa parceria, a Casa de Morada dos Meninos, em Barbacena, para a qual alguns dos Meninos se mudaram para se formar profissionalmente na Bituca: Universidade de Música Popular. Natura, Meninos de Araçuaí e Ponto de Partida - a estreita relação entre Natura, Meninos de Araçuaí e Grupo Ponto de Partida teve início em 1998, quando colaboradores da Natura se emocionaram ao ver uma reportagem de TV sobre o Vale do Jequitinhonha. Impressionados com as dificuldades vividas pelos moradores daquela região, resolveram conhecer de perto a rotina daquela comunidade. Ao meio das dúvidas de como atuar de maneira mais permanente conheceram Tião Rocha, presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), e decidiram patrocinar, por um ano, o Projeto Ser Criança, onde nasceu o coro dos meninos. Ao final desse ano, o CPCD convidou o Ponto de Partida para preparar esse coro para apresentar-se em São Paulo, para os funcionários da Natura, numa cálida festa de Natal.

Esse fato transformou a vida dos meninos e de muita gente. Passados 11 anos, a Natura, o CPCD, o Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí retomaram a parceria e hoje têm o prazer de anunciar que comemoram juntos esses 15 anos, lembrando, mineiramente, que “sonhos não envelhecem”. “Essa parceria com o Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí é muito prazerosa para a Natura, pois trata-se de um projeto que, além da qualidade artística, tem uma preocupação social muito importante. É um trabalho que reúne uma profunda pesquisa sobre as raízes da música brasileira e compromisso em renovar e investir na cena musical brasileira de qualidade”, comenta a gerente de apoios e patrocínios da Natura, Fernanda Paiva.

Serviço: Presente de Vô, musical com Grupo Ponto de Partida, Meninos de Araçuaí e Banda Dias: 23/05 às 20h e 24/05 às 18h Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante (Rua XV de Novembro, 971) Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$15,00 (meia-entrada) - mais taxas administrativas Patrocinio: Natura, através do programa Natura Musical.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Colégio Marista Ribeirão Preto promove neste sábado, dia 23 de maio, o Seminário de Profissões, evento gratuito e aberto ao público que reúne profissionais de diversas áreas para apresentar aos jovens as carreiras que eles podem escolher para o futuro. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

*****O workshop “A Essência da Mudança” apresenta em seu segundo capítulo uma discussão sobre ansiedade neste sábado, 23 de maio, das 9 horas às 12h30, no Encontro da Amazônia, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, com o psiquiatra e doutor pela Universidade de Genebra, Glaucio Alves. No workshop, o psiquiatra vai apresentar ao público como lidar com a ansiedade e ferramentas para estruturar mudanças simples que colaborem para lidar com as dificuldades da vida. O evento é o segundo de quatro edições, que abordarão também a depressão, estresse e raiva. Gláucio Alves tem formação em terapia familiar sistêmica, psicodrama, programação neurolinguística e terapia cognitivo-comportamental. O evento é realizado pela produtora cultural Ana Camargo. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo email: bruna@anacamargo.com.br ou pelo telefone 41 3026 0241.

*****O Museu Oscar Niemeyer receberá a artista Katia Horn neste domingo, 24, por conta da Semana Nacional de Museus. Às 15h, no Pátio das Esculturas, a artista fará contação de histórias com recorte em papel. Em seguida, às 16h30, haverá uma oficina de construções em papel reaproveitado na Oficina da Ação Educativa. O ingresso para as atividades é a entrada do museu: R$6 e R$3 (meia-entrada). Maiores de 60 anos e menores de 12 anos não pagam.

*****Grandes nomes do MMA nacional estarão no Parque Barigui no próximo sábado (23), para um aulão especial destinado aos alunos da Academia Gustavo Borges. Entre eles estão os professores da academia André Dida (ex-treinador do atleta Wanderley Silva) e o tricampeão mundial de Jiu-Jitsu Serginho Moraes, além dos lutadores de MMA convidados Francisco Massaranduba, Joaquim Neto e Rony Jason. A aula terá duração de uma hora, das 10h30 às 11h30 e os alunos poderão aprender os principais golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão com os profissionais. O evento é gratuito e aberto ao público.

*****O Programa Radar Television com Octavio Neto desta segunda-feira (25) trará a cobertura completa da Feira APAS 2015. Pautada pela temática, "Produtividade - A Serviço do Consumidor", a maior Feira mundial do setor supermercadista visou discutir a prática utilizada em diversos setores da economia para gerar resultados, com foco no melhor atendimento aos consumidores.

***Inclusão de pessoas com Deficiência Visual é tema de palestra no centro de Curitiba***

***Conhecer o dia a dia, saber quais as ferramentas utilizadas para a comunicação e perceber como é possível pessoas com deficiência visual serem incluídas no meio social e no mercado de trabalho. Estes sãos os objetivos da primeira edição do Ciclo de Mesas Redondas Inclusivas promovido, nesta segunda-feira (25/05), às 19 horas, pelo Instituto Brasileiro de Graduação, Pós-graduação e Extensão (IBGPEX), braço de responsabilidade socioambiental do Grupo Uninter.

O evento antecipa a comemoração do Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados (30 de maio) e dá a oportunidade para que as pessoas com deficiência falem sobre o seu modo de vida. “Será um momento importante para conhecer particularidades da rotina da pessoa com deficiência visual e mostrar como as tecnologias assistivas facilitam a vida delas, tornando-as independentes”, explica Adenir Fonseca dos Santos, diretora do Instituto IBGPEX. Além das mesas redondas, serão expostos produtos acessíveis utilizados atualmente, como termômetro, balança, computador, celular, etc. O presidente do Instituto Paranaense de Cegos, Enio Rodrigues da Rosa é um dos palestrantes confirmados.

Serviço: Ciclo de Mesas Redondas Inclusivas – Deficiência Visual em pauta Data: 25 de maio (segunda-feira) Horário: a partir das 19 horas Endereço: Campus Garcez - Rua Luiz Xavier, 103 – Centro (7º Andar) Evento gratuito e aberto ao público Inscrições: pelo telefone 41 2102 3402 ou pessoalmente no Campus Garcez.

***O poder do inox na decoração***


Crédito das fotos: Roger Dipold.

***A renomada dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande ousaram mais uma vez em um projeto residencial de interiores. Eles trabalharam em uma reforma na qual o cliente pediu um outro tipo de revestimento que não fosse pedra. Assim, a criatividade veio à tona e permitiu aos profissionais que utilizassem um estilo de produto pouco convencional: pastilhas de aço inox. “Sugerimos as pastilhas de aço inox 5x5 cm, que são extremamente resistentes e de uma beleza muito peculiar. Essa foi uma opção muito apreciada pelo cliente, tanto pelo apelo mais sofisticado e quanto pelo tecnológico, considerando que a cobertura duplex é toda automatizada”, explica o designer Daniel Casagrande. As peças foram adquiridas na loja Pastilhart, referência nacional no setor de pastilhas de decoração.


A dupla é acostumada a utilizar outros produtos da marca, como cerâmicas, porcelanas, e vidros, os quais possuem cada um sua característica e uso em determinados projetos, tanto para áreas externas, quanto internas. As pastilhas de aço inox da Pastilhart foram escolhidas neste caso para revestir espaços como a churrasqueira do duplex, por exemplo, porque este é um material que possui resistência ao calor, e pode receber determinados produtos de higienização, para não danificar suas formas e texturas. 

“No caso da aplicação, o rejunte também é um componente muito importante na escolha para a churrasqueira, pois o mesmo deve ser composto por superfícies abrasivas mais rígidas”, explica o arquiteto Luiz Maganhoto. A Pastilhart comercializa esse e outros modelos e tamanhos de pastilhas inox por meio de seu site  www.pastilhart.com.br ou diretamente eu seus showrooms, em Curitiba (PR) e Joinville (SC).


Sobre a Pastilhart Revestimentos Presente no mercado há mais de 15 anos, a Pastilhart Revestimentos é referência nacional no mercado de pastilhas de decoração, possuindo parcerias com grandes marcas e produtos exclusivos para oferecer variedade, qualidade e diversas possibilidades de composições e estilos para ambientes internos e externos. Todos os produtos seguem as principais tendências mundiais, sejam pastilhas, azulejos, porcelanatos, metais nobres, sanitários ou papéis de parede. 

A Pastilhart possui presença nacional, vendendo principalmente para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Também participa das principais mostras de arquitetura e decoração do país, fornecendo revestimentos para projetos de renomados profissionais. 

Serviço: Pastilhart Revestimentos Showroom Batel Av. Nossa Senhora Aparecida, 1054 – Seminário – Curitiba (PR) Tel: (41) 3336.1973. Showroom Santa Catarina Rua 25 de julho, 680 - Loja 33 – América – Joinville (SC) Tel: (47) 3026.7080 - www.pastilhart.com.br

***Não espere o verão chegar***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na Onodera Estética o projeto verão dura o ano todo, e como incentivo para cuidar das curvas até no frio do inverno, as duas unidades de Curitiba estão com uma promoção imperdível. Na compra de uma sessão de PowerShape, a cliente ganha outra para a mesma região. O PowerShape é um equipamento que alia três tecnologias: sistema de sucção, luz de LED e radiofrequência; indicado para redução de gordura localizada, flacidez e celulite.

“Pode ser realizado nas regiões do abdômen, panturrilha, flancos, pernas, glúteo, onde são necessárias aproximadamente 10 sessões, de 20 minutos cada, para obter um bom resultado”, explica Marcos Godoy, franqueado da Onodera Estética em Curitiba. Para participar da promoção, basta adquirir uma sessão do tratamento nas unidades Batel ou Juvevê, até o dia 31 de maio.

Serviço: Onodera Estética – Unidade Batel Av. Vicente Machado, 1814 Onodera Estética – Unidade Juvevê R. Augusto Stresser, 572 - www.onodera.com.br

***Carla Kiss Arquitetura é a nova assessorada da BG Comunicação***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Carla Kiss Arquitetura passa a contar com a assessoria de imprensa da BG Comunicação. A empresa está no mercado desde 2007 e tem como foco arquitetura de interiores, projetos arquitetônicos, decoração e paisagismo, no setor residencial e nas áreas comercial e industrial. Carla Kiss, profissional a frente do escritório, é graduada em arquitetura e urbanismo, especialista em paisagismo pela Pontifícia Universidade Católica e apaixonada pela área em que atua.

Influenciada pela família que trabalha com arquitetura, Carla derruba o estereótipo de curitibana e esbanja simpatia e energia. A profissional já participou de diversas mostras pelo Brasil e viaja sempre que pode, com a intenção de trazer referências internacionais direto para a casa dos seus clientes.

***Trio Caruá no Calmengau***


Crédito da foto: Divulgação.

***Neste sábado (23) o Espaço Cultural Calamengau vai receber duas grandes bandas de forró para embalar a noite. O Trio Caruá, de São Paulo (SP), desembarca mais uma vez em Curitiba para fazer o melhor do forró pé de serra. Para dividir a noite, o Calamengau recebe também o Quarteto Forró de Latada, uma promessa Curitibana que vem ganhando cada vez mais adeptos.

A festa começa às 22h e a entrada custa R$ 20,00. As reservas podem ser feitas pelos telefones (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129. O Espaço Cultural Calamengau fica na Rua Roberto Barrozo, 1190, no Alto São Francisco. O Espaço Cultural Calamengau, o famoso Vasquinho, reabriu as portas no dia 11 de abril deste ano, mas há 31 anos segue fazendo o melhor forró na terra dos pinheirais.

O objetivo é resgatar a cultura regional brasileira, além de abrir o espaço para receber grandes shows da nossa música. “O Calamengau dá continuidade à luta de resgate, incentivo e promoção das artes populares brasileiras e seguirá aberto para todas suas manifestações”, explica Maérlio Barbosa, o Ceará, idealizador do Calamengau.

***Parceria entre Eliane Prolik e Anna Mariah Comodos pode ser vista na Exposição ARR que entrará em cartaz no Palacete dos Leões***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Espaço Cultural do BRDE no Palacete dos Leões recebe, a partir do dia 26 de maio, trabalhos inéditos de Eliane Prolik e Anna Mariah Comodos. A Exposição ARR reúne inserções escultóricas das duas artistas plásticas curitibanas, cuja relação é construída junto ao contexto expositivo e dirigida à uma ampliada experiência e percepção do público. As esculturas instaladas apresentam o recobrimento de elementos expositivos utilizando telas brancas finas, vazadas e transparentes - um material comum na paisagem urbana, que é usado para a proteção de construções e obras civis.

Já o uso de espelhos e outras superfícies símiles polidas são inseridos com o intuito de intensificar a relação entre obra, contexto, embate corporal e a leitura do espectador. A luz externa também representa um papel importante para a exposição já que, da área externa, da cidade para dentro das salas, ela atua sobre o real e a visualidade, 'num ir e vir das tramas e movimentos': o espaço cultural e a cidade, a exposição e o encontro de ver-se vendo.

"Esta é uma mostra colaborativa, que nasceu do interesse mútuo pela visão urbana das redes de proteção na paisagem, sua movimentação ao vento, onde parecem singrar no espaço e tempo e, criam uma espécie de invólucro do ar da cidade", descreve Eliane Prolik, artista representada pela SIM Galeria. "Na mostra utilizamos espelhos na apreensão do real, que sempre se deslocam e invocam mudanças em reflexos e imagens cambiantes. No Espaço Cultural do BRDE, que apresenta uma arquitetura eclética e forte, as inserções escultóricas rebatem e propõem novas situações", explica a artista.

Eliane Prolik - Atuante desde a década de 1980, graduada pela EMBAP, ainda estuda em Milão na AccademiadiBrera.Destacam-se sua participação na 25ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo, Panorama da Arte Brasileira e I Bienal do Mercosul.Recentemente em 2014, realizou mostra individual Matéria do Mundo no Museu Oscar Niemeyer. Possui obras em acervos públicos. Sobre sua produção, processo e poética encontram-se em duas publicações Eliane Prolik (2011) e Noutro lugar: Eliane Prolik (2005).

Anna Mariah Comodos - Atuante desde a década de 1950 quando se gradua pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Realiza inúmeras mostras coletivas e individuais, com destaque para premiação no Salão Paranaense em 1992. Possui obras nos acervos de todos os museus paranaenses.

Serviço: ARR – mostra de Eliane Prolik e Anna Mariah Comodos Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões Quando: de 26 maio a 03 de julho 2015 (de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30) Onde: Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530, Curitiba/PR). Telefone: (41) 3219-8056 Abertura: dia 26 maio, às 19h - Entrada: gratuita.

***Ainda restam vagas para o Beer Train deste sábado***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Beer Train, passeio de trem pela Serra do Mar harmonizado com degustação de cervejas promovido pela Bodebrown e Serra Verde Express, ganha sua primeira edição do ano neste sábado (23/5). A organização informa que ainda restam lugares disponíveis para um dos vagões. Como novidade, esta viagem terá a degustação de cinco cervejas, quatro delas com lançamento nacional. 

O tour começa às 7h em Curitiba e segue até Morretes, onde os passageiros serão recebidos com almoço no Restaurante Ponte Velha. O retorno ocorrerá de ônibus, às 16h. Pães e queijos artesanais serão servidos durante o passeio, harmonizando com os rótulos. O preço por pessoa é de R$ 370. Ingressos à venda no site https://www.bodebrown.com.br/loja/beertrain.html

Nesta edição, o evento apresenta os seguintes lançamentos: Bodebrown / Doppio Malto Summer IPA (American Wheat IPA Ale com dry hopping, criada em parceria com cervejeiros italianos), Bodebrown Victoria Secret IPA (estilo American Indian Pale Ale com dry hopping e lúpulo australiano tipo Victoria Secret), Adnams/Bodebrown Curitiba Pale Ale (produzida em parceria pela cervejaria inglesa e a curitibana) e a Bier Hoff Cocada Preta (Robust Porter com coco queimado e cacau, da marca curitibana). Completa a escalação outra britânica, a Broadside, da Adnams Brewery, uma English Strong Ale.

No segmento gastronômico, o início do passeio tem como entrada pretzels artesanais. Depois, serão servidos para harmonizar com as cervejas: pão de malte e Levain cervejeiros, queijo parmesão uruguaio, pão de campanha, queijo Primadona holandês, e Rugbrod (pão de centeio e sementes de girassol). Parceria entre a Bodebrown e a cervejaria inglesa Adnams Brewery, a Curitiba Pale Ale é um dos destaques desta edição. Seu sabor único se dá pela adição de pimenta rosa na receita, combinada a lúpulos norte-americanos e ingleses.

A produção foi inaugurada na Inglaterra durante a Copa do Mundo, sendo servida em 900 pubs pela cidade. A escolha por uma Pale Ale se deu pela tradição britânica neste estilo, com a cerveja colaborativa atendendo os métodos tradicionais de produção.

Serviço: Beer Train da Bodebrown Data: Sábado, 23 de maio Horário: saída da Rodoferroviária às 7h, chegada por volta das 17h Valor: R$ 379 - inclui degustação das cervejas, pães e queijos, almoço no Restaurante Ponte Velha (Morretes) e retorno de ônibus para Curitiba - Telefone: (41) 3888-3488.

***Perkins Motores do Brasil comemora 10 anos sem acidentes de trabalho***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Perkins Motores do Brasil, empresa líder no desenvolvimento e fabricação de motores diesel e gás, comemorou na segunda-feira (18) a marca de dez anos sem acidentes de trabalho com afastamento. A data é especialmente importante diante da realidade brasileira. Segundo dados mais recentes do Ministério da Previdência Social e do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2013, quase 560 mil pessoas se acidentaram, sendo 41.928 no estado do Paraná. Os prejuízos destes acidentes, além de físicos e, muitas vezes, psicológicos aos que são lesionados, impactam também o sistema de saúde e as despesas previdenciárias, com o aumento nos pedidos de benefícios, como auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente.

Em 2014 foram mais de R$ 10 bilhões gastos com vítimas de acidentes de trabalho, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. Para a economia, o afastamento de trabalhadores também impacta no desempenho de diversos setores do país. Na Perkins, a segurança de seus funcionários é prioridade no dia a dia. Essa preocupação se traduz em diversas ações e programas implementados, como inspeções de segurança pelos gerentes, supervisores e gestores para extinguir as condições inseguras e reuniões diárias para identificar os riscos e realizar ações para que eles sejam eliminados.

Para Wilson Lotério, diretor geral da Perkins Brasil, mais importante do que celebrar o recorde de dez anos sem acidentes é saber que durante todo este tempo os funcionários têm voltado para suas casas, após uma intensa jornada de trabalho, com a sensação de dever cumprido, íntegros fisicamente e sem qualquer afastamento. “Nenhum funcionário voltou para casa com qualquer tipo de lesão grave. A segurança dos funcionários é realmente colocada em primeiro lugar. Costumamos dizer que cada um é seu técnico ou engenheiro de segurança desde o momento em que é admitido. Tão significativo quanto as ações e os programas de segurança é fazer com que todos sejam conscientes, cada um cuidando de si próprio e todos cuidando de todos”, afirma.

Programas de segurança - O programa Sempre Olhando a Segurança (SOS), recentemente implementado na empresa, vem ao encontro do objetivo de conscientização da equipe. O SOS pode ser entendido como um processo educacional de segurança do trabalho, que visa proporcionar orientação a toda equipe acerca dos riscos presentes em suas funções e atividades profissionais. Trata-se de uma ferramenta de intervenção comportamental de um funcionário com o outro, ou seja, é uma ajuda mútua para evitar acidentes.

 Outras ferramentas têm sido utilizadas com sucesso pela Perkins, como o Safety FMEA, que analisa os riscos das condições de trabalho e a oportunidade de tomadas de ações para reduzi-los; a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que atua conscientizando e buscando melhorias nas condições de trabalho; e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que detecta riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. De acordo com Elisabeth Hass, gerente de recursos humanos da Perkins Brasil, o comprometimento de cada um é essencial. “Nosso objetivo principal é fazer com que todos se engajem com as questões de segurança em todos os momentos, pois os acidentes acontecem quando menos esperamos. Todos os investimentos e programas somente terão valido a pena se cada um voltar bem e com saúde para as suas famílias”, acredita.

Sobre a Perkins - A Perkins Engines Company foi criada na Inglaterra em 1932. A empresa é líder mundial no desenvolvimento, na fabricação e venda de motores diesel e a gás de alto desempenho. Em 1998, passou a ser uma empresa do grupo Caterpillar, líder global na fabricação de equipamentos de construção e mineração, motores diesel e gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Operando desde 2003 em Curitiba, a Perkins Motores tem 144 funcionários e é reconhecida pelo cuidado com as pessoas devido às suas boas práticas de gestão em segurança, saúde e qualidade de vida. Em 2014, a Perkins foi eleita a terceira melhor empresa para trabalhar no Brasil e a segunda melhor empresa do Paraná, de acordo com a Great Place to Work, instituto global de pesquisa, consultoria e treinamento.

Serviço: Perkins Motores R. João Chede, 2489 - Cidade Industrial de Curitiba Curitiba | PR – CEP 81.170-220 www.perkins-br.com

***Festa à Fantasia do Tite chega a 18ª edição***


Crédito da foto: Divulgação.

***A maior e mais badalada festa à fantasia de Curitiba, considerada a melhor do Brasil, que já é cult no calendário da cidade, chega a sua XVIII edição neste ano. A Festa à Fantasia do Tite, que comemora o aniversário do empresário Tite Clausi, será realizada no próximo dia 30 de maio, no Spazio Van (BR116, Linha Verde, 15000), a partir das 23 horas. Com realização da Prime e Clown Eventos, a festa tem como grande trunfo um tema secreto, o que torna-se a espera ainda mais instigante e a cada temporada um feito inédito. As pessoas devem usufruir da criatividade e escolher os personagens, pois o uso de fantasia é obrigatório.

Tudo começou em 1998, quando Tite Clausi resolveu fazer uma festa à fantasia para comemorar o seu aniversário. No extinto clube Legends, nasceu uma tradição em Curitiba que chega ao décimo oitavo ano: Preparar-se para a festa mais aguardada da cidade. Hoje, a festa atingiu reconhecimento nacional e recebe público de todo país com fantasias fantásticas e animação inigualável para uma noite de muita diversão. “Chegamos a mais uma edição da Festa à Fantasia, que completa 18 anos. Muita dedicação e muito trabalho, que a tornaram uma das festas mais queridas do Brasil”, comenta Tite Clausi. No ano em que o evento completa sua maioridade, o público vai se surpreender com a decoração e o tema. Segundo o anfitrião, “trata-se de um clássico infanto-juvenil, que agrada gerações há décadas”.

Será feita uma releitura dos personagens, com destaque para a rivalidade entre o bem e o mal, a qual será representada por decoração, atores e performances em uma mesma linguagem. Nesta edição, a festa inova e destaca somente atrações nacionais, valorizando a tendência mundial do Brasil no cenário eletrônico de DJs e produtores musicais. Aliado ao line-up, a tecnologia também ganhará espaço neste ano.

Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$86,00 (meia-entrada) a R$606,00 (inteira), de acordo com o setor. PISTA (Feminino) - R$166,00 (inteira) e R$86,00 (meia-entrada) / PISTA (Masculino) - R$206,00 (inteira) e R$106,00 (meia-entrada) / ÁREA VIP AMARELA MEZANINO OPEN BAR (Feminino) - R$506,00 (inteira) e R$256,00 (meia-entrada) / ÁREA VIP AMARELA MEZANINO OPEN BAR (Masculino) - R$706,00 (inteira) e R$356,00 (meia-entrada) / ÁREA VIP VERDE MEZANINO OPEN BAR (Feminino) - R$506,00 (inteira) e R$256,00 (meia-entrada) / ÁREA VIP VERDE MEZANINO OPEN BAR (Masculino) - R$706,00 (inteira) e R$356,00 (meia-entrada)/ BACKSTAGE (Feminino) - R$506,00 (inteira) e R$256,00 (meia-entrada)/BACKSTAGE (Masculino) - R$606,00 (inteira) e R$306,00 (meia-entrada).

A Área Vip Mezanino Open Bar dispõe de um serviço que está incluso: vodca nacional, cerveja, refrigerante, suco e água. O Backstage fica localizado em cima do palco, próximo aos djs. Dá direito a R$100,00 do valor pago revertido em consumação. O ticket deverá ser obrigatoriamente apresentado na entrada do evento para obter a pulseira de acesso e a consumação.

Camarotes– Venda somente através do 41 30275047. A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos e clientes Prime e Ciklus possuem 50% na compra de até dois bilhetes por titular. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada da festa. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.

Serviço: XWIII Festa à Fantasia do Tite Uso obrigatório de fantasia Local: Spazio Van (BR 116, Linha Verde – 15.000) Data: 30 de maio de 2015 (Sábado) Horário: a partir das 23hs.

***Leandro Kasan coleciona fãs no YouTube com o Fingerstyle***


Crédito da foto: Divulgação.

***Há mais de 10 anos como músico profissional, Leandro Kasan é daqueles músicos que já experimentou de tudo um pouco, mas há três anos ele descobriu uma nova paixão: o Violão Fingerstyle. Para difundir seu novo trabalho Kasan resolveu criar um canal no YouTube, onde divulga em média um vídeo por semana, com músicas novas e versões de clássicos consagrados da música mundial usando a técnica arrojada.

Hoje o canal já conta com mais de 230 vídeos, 11 milhões de views, 70 mil inscritos e uma média de 25 mil visualizações diárias. O Fingerstyle permite que o músico toque todos os instrumentos de uma banda com apenas um instrumento, tendo domínio completo da música. “É uma técnica que exige muita habilidade e precisão do instrumentista, mas que proporciona uma sonoridade única ao violão”, explica Leandro.

Com suas versões no Fingerstyle, Kasan é uma das referências do estilo e já possui muitos fãs e curiosos. “Apesar dos meus vídeos serem totalmente instrumentais, quem ouve tem a sensação de escutar o violão cantar. O Fingerstyle permite ao instrumentista uma proximidade absurda entre as versões e as músicas originais”, finaliza. Canal do youtube -  https://www.youtube.com/user/LeandroKasan

Nenhum comentário:

Postar um comentário