terça-feira, 18 de outubro de 2016

Coluna do dia 18/10/16

***Bibba Pacheco lança livro de AutoAjuda***


Crédito das fotos: Paula Anddrade.

***Musicista, Escritora, Mestre de Yoga/Educadora de Saúde&Bem-Estar, Mestre de Reiki e DJ internacional, Bibba Pacheco é detentora de uma das mais extraordinárias carreiras que uma artista ligada ao segmento da música eletrônica pode alcançar. Seu talento excepcional vem com uma formação acadêmica brilhante.

Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Film/Cinematography/EUA, com diplomas em Psychology Coach pela Harvard University/EUA, Mestre de Yoga pela Chopra University/EUA, Mestre de Reiki certificada pela Spiritual Intuitive Reiki Energy Healing/EUA, Teoria da Música/Piano Clássico e Produção de Música Eletrônica – AIMEC. Essa explosiva confluência de predicados certamente já seria suficiente para que a artista ganhasse destaque mundial. Bibba Pacheco se apresentou graciosamente em todo o planeta.

E 2016 é um grande ano para a DJ, que amplia sua atuação artística lançando uma obra literária de autoajuda, baseada nos primeiros registros literários de sabedoria humanidade, que deram origem aos ensinamentos ancestrais da yoga. Nela a autora dá uma volta ao mundo, guiando o leitor para uma viagem profunda para dentro de si mesmo.

Mestre de Yoga e praticante da filosofia há 20 anos, Bibba Pacheco tem como tutor o médico e cientista indiano Deepak Chopra, um dos maiores líderes espirituais e best sellers de autoajuda da atualidade. Segundo ela “Viver é uma arte, uma técnica que pode ser aprendida, uma habilidade a ser desenvolvida.”


Dividido em nove capítulos, “O Poder da Alegria” é uma obra envolvente e singular, com ensinamentos profundos e práticos. “O autoconhecimento liberta.” Nele o leitor terá a oportunidade de praticar a compreensão e aceitação de si mesmo, aprendendo a arte de viver. Ao obter equilíbrio estabilizará a sua vida nas áreas emocional, sentimental, física e espiritual.

Ao desenvolver o seu poder interno e amor próprio, controlará as suas emoções, construindo relacionamentos saudáveis, atingindo assim uma existência plena, repleta de saúde, prosperidade, sucesso, paz, amor, liberdade e felicidade. Bibba Pacheco também ressalta o valor incomparável de cada pessoa. “A sua presença é valiosa. As suas escolhas trazem mudanças para o mundo. Este livro lhe auxiliará a desenvolver o seu poder, promovendo o encontro com uma versão pura, equilibrada e poderosa de si mesmo.

A melhor ajuda que você pode prestar à humanidade é simplesmente ser capaz de manter o seu equilíbrio. A paz no planeta chegará quando um número suficiente de seres humanos a encontrarem e a manifestarem. A principal mudança começa dentro de você. Seja a mudança que quer ver no mundo”. O Poder da Alegria, por Bibba Pacheco. Em todas as livrarias do Brasil em outubro. Disponível em todo o mundo na versão online. Logo em versão inglês.

Lançamentos nacionais: Curitiba - 25 de outubro Livrarias Curitiba ParkShoppingBarigüi, a partir das 19hrs. São Paulo - 26 de outubro Livraria da Villa Shopping JK, a partir das 19hrs.
https://www.instagram.com/bibbapacheco.

***Bom Jesus comemora 120 anos***


Crédito da foto: Valterci Santos.

Na foto: O diretor do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos, o ministro provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Fidêncio Vanboemmel, e o presidente do Grupo, Frei João Mannes.

***Na noite da última quarta-feira (12), o Grupo Educacional Bom Jesus reuniu milhares de colaboradores, de Curitiba e região metropolitana, no Restaurante Madalosso, para festejar os 120 anos do Colégio Bom Jesus, completados em maio deste ano.

***Casa de Praia também merece atenção na hora de decorar***

***A casa de praia, por ser um lugar pouco frequentado, algumas vezes acaba não recebendo tanta atenção na hora da decoração, o que acaba sendo um erro, uma vez que é o local escolhido para receber familiares e amigos para confraternizar, relaxar, repor as energias e criar novas memórias.

Para decorar, deve-se levar em conta não só a beleza dos móveis, mas principalmente a qualidade, funcionalidade e também o material, uma vez que a maresia e mudanças no tempo acabam danificando os objetos, ainda mais os da área externa.

Pensando nisso, a nova coleção de verão da Black Home Design, conceituada loja de móveis e decoração em Curitiba, aposta em peças em alumínio, com materiais de fibra natural, sintética e madeira, que apresentam maior resistência. A elegância e sofisticação não ficam de lado, a exemplo disso está a Chaise Mini, que possui um design moderno, oferencendo conforto, ideal para quem busca um ambiente com uma identidade mais relax.

Para espaços mais requintados, a Chaise Viena possui linhas retas, é clean, com um estilo clássico, assim como a Poltrona Kentucky, na cor preta, mais sóbria. Ainda nessa linha, a Espreguiçadeira Paris, que apresenta estas mesmas características. Se a intenção é uma decor mais natural, a Poltrona Lola possui cores terrosas com um estilo mais rústico.

De acordo com Maria Alice Berndt, designer e sócia-proprietária da Black Home Design, são diversas as possibilidades e cenários para se construir.

“A nossa coleção busca agradar a gostos distintos, seja aqueles que buscam ambientes mais clássicos e sofisticados, ou os que querem um clima mais relax, mas sem deixar de lado o bom gosto e qualidade dos móveis”, explica a profissional.

Serviço: Black Home Design Av. Manoel Ribas, 4824 Telefone: (41) 3503-1766 www.blackhd.com.br - www.facebook.com/blackhomedesign.

***Shopping Crystal inaugura novas lojas e comemora futuras operações***


Crédito da foto: Priscilla Fiedler.

***Começando uma nova fase em sua história, o Shopping Crystal se aproxima do final do ano com várias novidades, entre elas várias novas operações comerciais. O novo projeto do Shopping Crystal inclui um mix amplo de lojas, além da repaginação das já existentes no complexo, oferecendo ao consumidor diversas opções, gerando maior fluxo no estabelecimento. Dentre as novidades, está a reabertura da Arezzo, que complementa o mix de calçados e acessórios do shopping, e o quisque

Cheesecake a Wish, que traz mais uma opção para os apaixonados por doces, no piso L3. Outro quiosque recém-inaugurado é o HMM Candy, que oferece doces e guloseimas, além do serviço de aluguel de bichinhos de pelúcia com rodinhas, para que as crianças possam aproveitar o passeio com os pais, enquanto eles fazem compras. A Renê Joias e a Holt Zutto, ambas no piso L2, reinauguraram sob novo layout.

As lojas passaram por reformulação total, interna e externamente, dando ares contemporâneos para às fachadas. Ainda no piso L2, a tradicional Polo UK se instalou no shopping para complementar o mix de opções masculinas. Para os casais apaixonados, o Sobre Casar, inaugurado no mês de setembro, traz um espaço inédito na capital voltado a casamentos, oferecendo um serviço diferenciado e inovador para que quem esteja envolvido nos preparativos do grande dia possa encontrar todos os serviços em um só lugar.

O público infantil também tem o seu lugar garantido no Shopping Crystal. Em breve, a Be Little, loja especializada em enxoval e moda bebê e infantil inaugura sua loja no espaço no final de outubro. Para oferecer mais comodidade e conveniência aos clientes durante o período de compras, um Lava Car Premium será inaugurado até o final de outubro no estacionamento. No início de dezembro, as Lojas Americanas se instalam no shopping, oferecendo aos clientes opções variadas de conveniência e consumo.

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.

***Physalis Doceria & Café apresenta ao grande público a tradição dos saborosos doces de Silvia Frandsen***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A partir de agora não será mais preciso esperar a próxima festa de casamento para saborear um bem-casado, um mini cheese cake e outras delícias da renomada doceira Silvia Frandsen. Será inaugurada, no dia 26 de outubro, a Physalis, uma doceria e café para os amantes de “açúcar com afeto” com a assinatura da confeiteira.


Localizada na tranquila rua Oyapock, no bairro Cristo Rei, a Physalis foi pensada para ser um local agradável para um lanche breve e cheio de sabor. O nome remete à frutinha, que além de medicinal e saborosa fica linda ao compor a decoração de doces e bolos. A Physalis também poderá receber pequenos eventos como aniversários, chás de bebês e confraternizações.


O projeto da arquiteta Cleane Dalcin apresenta paredes retráteis que abrem e fecham para um ambiente que comporta festas e reuniões para até 40 pessoas. Na Physalis, o cliente poderá saborear doces, bolos e salgados do cardápio que construiu a fama de Silvia Frandsen em Curitiba - ela ficou conhecida especialmente por não usar pasta americana em seus bolos. Para quem quiser ter acesso a mais sabores de uma só vez, haverá menus degustação tanto de doces quanto de salgados.


Em uma régua de porcelana será disposta uma sequência de cinco itens sugeridos pela casa com um café espresso. A marca de café escolhida para harmonizar com as comidinhas da Physalis é o italiano Illy, um dos mais renomados do mercado. A marca está preparando especilmente para a nova doceria um café intitulado Physalis. A loja também terá uma linha para ser levada para casa e uma opção gift com caixinhas personalizadas para presentear os amantes de doces.

A Physalis funcionará como uma base avançada da tradicional doceira Silvia Frandsen. Os clientes poderão experimentar e escolher salgados, doces e bolos para seus eventos num ambiente aconchegante e tomando um café. O ateliê Silvia Frandsen no Tarumã continuará atendendo, porém focado para recepções de casamento e demais eventos como festas de 15 anos e bodas.

Todos os dias serão oferecidas opções do extenso cardápio Silvia Frandsen. Difícil será escolher entre um bem-casado de bolo de rolo, um brigadeiro bruleé, uma fatia de bolo sobremesa de trufas com morango ou de red velvet ou ainda uma carolina de strogonoff de nozes para citar algumas delícias. Entre as opções de salgados, o desejado vol au vent (folhado) e a best seller trouxinha de carne seca.

Sobre Silvia Frandsen - Nascida em uma família de confeiteiros de origem dinamarquesa, Silvia Frandsen começou a carreira há 20 anos fornecendo doces e salgados para a vizinhança. Mas logo o negócio cresceu impulsionado pelo grande talento e criatividade da doceira, que ainda hoje não abre mão de aprender novas receitas e técnicas para aperfeiçoar suas delícias.

Ficou especialmente conhecida por não usar pasta americana para a finalização dos bolos e sim chantilly para torná-los uma sobremesa. Seu trabalho reúne arte e sabor. Hoje, Silvia Frandsen comanda um negócio familiar, no qual faz parte os filhos Flávia e Marcelo (agora administradores da Physalis), Alexandre e o marido Luiz Alberto, que dão apoio na logística.

Serviço: Physalis – Doceria e Café Rua Oyapock, 677, Cristo Rei, fone (41) 3049-0907 Estacionamento no local Facebook: physalisdoceriaecafe / physalis.com.br.

***Nas profundezas da ficção fantástica***


Crédito da foto: Cazuza.

***Intrigar o leitor com mistério e suspense. Essa é a intenção do escritor Anderson Fonseca com o seu novo livro “Sr. Bergier & Outras Histórias”. Com enredos originais, Fonseca traz para literatura um material que aborda o impacto dos limites da ciência, da política e da religião na sociedade pós-moderna. A obra reúne nove contos com narrativas de histórias que misturam ficção e fantasia.

A primeira fala de um cientista que consegue de maneira extraordinária retirar a sua própria imagem do espelho e materializá-la na frente de uma multidão de estudiosos. Porém, isso acarreta problemas para ele próprio. O conto “The New York Times” fala sobre como uma mentira pode gerar caos no mundo todo. A história é sobre um ataque hacker no mais importante jornal financeiro do planeta. Alguns recebem o exemplar com as informações corretas. Porém, outra parte recebe com as matérias jornalísticas erradas.


Todas as empresas e instituições financeiras sofrem um grande abalo. Mas como saber quem está certo ou errado? Em qual versão do jornal pode-se confiar? O livro ainda inclui histórias intrigantes de terror e mistério com doses de Hitchcock. Segundo o autor, seus livros pretendem levar ao leitor a angústia de existir em um mundo confuso cheio de aflição e medo. “Quero que as pessoas reflitam e questionem mais sobre tudo aquilo que nos rodeia”.

Segundo a escritora Marcia Barbieri, o livro faz uso da ideia do duplo, recurso muito utilizado pela literatura desde o início dos tempos. Para ela, o leitor tem a sensação de duvidar da própria indivisibilidade. Barbieri destaca ainda a utilização da ideia de duplicação e de multiplicação que aparecem tanto nos contos “Sr. Bergier” e "A máquina" como no conto “O sonho”. - Esses detalhes mostram a ânsia do homem pela imortalidade, uma tentativa de não ser facilmente extinguível. Tema, aliás, muito aproveitado na literatura e no cinema, por ser uma fonte inesgotável - relata Barbieri.

Sobre o autor - Anderson Fonseca é escritor de ficção científica e fantasia. Autor dos livros "Notas de Pensamentos Incomuns" (contos, 2011), que se encontra em 20 bibliotecas norte-americanas. Produziu também "O que eu disse ao General" (2014), considerado pelo crítico Marcos Pasche para a revista Literatsi, um dos melhores de 2014. A obra ainda foi interpretada pelo diretor Antonio Abujamra no Programa Provocações em 2015.

É editor da revista Flaubert, organizador da antologia "Veredas - Panorama do Conto Contemporâneo Brasileiro" (2013), e participou do projeto "Estações", organizado pelo escritor e crítico, Sérgio Tavares, para o Jornal Opção, com o conto "Verão", escrito em parceria com o escritor Mariel Reis. Também presente na antologia Cobain, que reúne 25 contos em homenagem a banda Nirvana, em comemoração aos 25 anos do álbum Nevermind. Atualmente trabalha em uma novela adulto-juvenil de ficção científica quando não está brincando com sua filha, Ana.

Livro: Sr. Bergier e outras histórias - Gênero: Contos; ISBN: 978-85-5833-043-5 | Ano: 2016 - Formato: 12X18 - Páginas: 88 | Pólen Bold 90gr Onde comprar: http://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=423&osCsid=d9cc9b6797ae6e13680866405de24095.

***Teatro Porto Seguro abre vendas para show de Marina Elali***


Crédito da foto: Guto Costa.

***A partir desta terça-feira, o Teatro Porto Seguro abre as vendas para o show Novelas, de Marina Elali, que acontece dia 6 de dezembro, terça-feira, às 21h. Conhecida por músicas que viraram temas de novelas, filmes e minisséries da Rede Globo, a cantora e compositora Marina Elali, é ganhadora de dois discos de ouro, intérprete de 16 temas globais e já gravou 18 duetos nacionais e internacionais.

Para o show, a cantora reuniu uma coletânea com os seus principais hits, incluindo as músicas One Last Cry, escrita por Brian Mc Knight e tema da novela Páginas da Vida, Eu Vou Seguir (Reach), da novela Sete Pecados, Encontrei, tema de Em Família, Happy, de Araguaia, e Você, música de estreia da cantora na TV, escrita por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, da trilha sonora de América.

Serviço: Marina Elali no show Novelas Dia 6 de dezembro - terça-feira, às 21h Ingressos: R$ 80,00 plateia / R$ 60,00 balcão e frisas Classificação: 12 anos Duração: 75 minutos. Teatro Porto Seguro Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo Telefone (11) 3226.7300 Bilheteria:Terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h Capacidade: 496 lugares. Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto na compra de 1 ingresso + acompanhante. Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito. Acessibilidade:10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos. Estacionamento no local: Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto.

Serviço de Vans: Transporte gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. Como pegar: Na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis. Happy HourRestaurante Gemma – quartas, quintas e sextas das 17h às 21h. Vendas: www.ingressorapido.com.br - Site: http://www.teatroportoseguro.com.br.

***Médicos deixam a semana das crianças mais alegre no HC***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Associação dos Amigos do HC preparou uma ação especial em homenagem ao Dia das Crianças. Durante toda a semana, os médicos residentes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná atenderam fantasiados. Eles escolheram vestir os personagens preferidos da criançada. Desde super-heróis até Frozen, Minnie, Galinha Pintadinha, Fiona, entre outros. “Essa é mais uma ação da associação em benefício do bem-estar dos pacientes”, destaca Maria Elisa Paciornik, diretora superintendente dos Amigos do HC.

Sobre a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas - A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A Associação está localizada na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, em Curitiba.

Doações podem ser feitas pelo 0800-6011010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 17762-1. Empresas que declaram lucro real podem destinar até 1% do imposto para os projetos da instituição e pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido.

***A Chegada de Lampião no Inferno promete surpreender o público***


Crédito da foto 01: Simone Rodrigues / Foto 02: Ângelo Duarte.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 28 a 30 de outubro, o espetáculo A chegada de Lampião no Inferno, da PeQuod - Teatro de Animação, uma das principais companhias de teatro de bonecos do país. A montagem recria o famoso cordel que dá nome ao espetáculo. O elenco formado por bonecos e atores envolve a plateia com suas cores quentes, sua bela iluminação e fotografia. A montagem foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro em duas categorias - Melhor Cenografia e Melhor Iluminação.

A trilha sonora de André Abujamra completa a atmosfera sonora do espetáculo. “O Nordeste do Abujamra é extremamente rico de informações e, principalmente, não se fecha em um purismo que não mais existe. Há desde rock pesado até influências do oriente médio na trilha. E eu queria exatamente isso, um Nordeste contaminado de influências”, afirma o diretor da companhia, Miguel Vellinho. Outra participação marcante é do ator Othon Bastos, narrador que conduz o público aos confins do sertão e às artimanhas do cangaço.


A chegada de Lampião no inferno é dividida em duas partes. Na primeira, apenas com bonecos e o narrador, o grupo conta a vida de Lampião e o ciclo do cangaço. Esta fase se passa dentro de uma olaria. Versos, preces, notícias de jornal e relatos sustentam a narrativa nesta parte. Na segunda, a sensação é a de ser um documentário ao vivo. Os manipuladores dos bonecos assumem um novo lugar na cena e passam a mostrar o momento seguinte à morte de Lampião com ares de Divina Comédia. Já no inferno, o cangaceiro desafia o dono do lugar, exigindo a posse daquele mundo quente igual ao sertão. O demônio, no entanto, não permite que ele fique lá. A única saída para Lampião é refazer o caminho de volta.

A companhia - A PeQuod produz montagens que conjugam profundo detalhamento artístico à ousadia, entrelaçando tradição e cultura pop contemporânea. Em seus espetáculos, o grupo se aproxima de outras manifestações artísticas, como a dança, a literatura, os quadrinhos, o cinema, a fotografia, sem perder o caráter artesanal da confecção dos bonecos, figurinos e cenários. Essas foram, desde o princípio, as bases do trabalho da companhia de teatro de animação, que tem repertório sólido, ativo e reconhecido em todo o país. Depois da estreia de A chegada de Lampião no inferno, em 2009, no Rio de Janeiro, o trabalho circulou por outros estados do país e festivais internacionais.

Serviço: A chegada de Lampião no inferno Local: Caixa Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR) Data: 28 a 30 de outubro de 2016 - Horário: sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 22 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Exame de sangue ajuda na prevenção ao câncer de próstata***

***No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente no sexo masculino, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Além disso, mais do que qualquer outro tipo, é considerada uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2016 é de 61.200 mil novos casos.

Recentemente o ator Ben Stiller revelou que foi diagnosticado com câncer de próstata. Durante a participação em um programa de rádio americano, ele fez um apelo quanto aos exames preventivos. O ator falou sobre o teste de sangue, feito para conferir os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico). Apesar de ter sido lançada na década de 80, a dosagem de PSA no sangue ainda é desconhecida de muitos homens.

O PSA é uma substância produzida pelas células da próstata. Quando existe um aumento no número de células produtoras, como o que acontece no caso do câncer de próstata e da prostatite (inflamação da próstata), o PSA se eleva no sangue, servindo como indicador dessas doenças. A taxa considerada comum pelos médicos é de quatro nanogramas por mililitro. Quando há um aumento do nível os médicos desconfiam de câncer e podem sugerir a repetição do exame e a realização de uma biópsia da próstata para confirmar o diagnóstico.

“Esses exames são de extrema importância, pois o câncer de próstata não produz sintomas nas fases iniciais”, alerta o médico Jaime Rocha, da Unimed Laboratório. Além disso, ele orienta que a realização dos exames de rotina deve começar aos 40 anos para aqueles que têm registros de casos em parentes de primeiro grau, uma vez que o câncer hereditário pode aparecer mais cedo. Para aqueles sem registros, os exames podem ser feitos a partir dos 50 anos. Existem quatro procedimentos que possibilitam a diferenciação entre as lesões benignas e o câncer: toque retal, dosagem de PSA no sangue, ultrassonografia e biópsia de próstata.

“O uso adequado desses exames torna possível a descoberta precoce da doença”, reforça o médico. O toque retal é feito por meio da palpação da próstata, realizada pelo médico durante a consulta clínica ou urológica, permitindo a detecção de áreas suspeitas na glândula. A ultrassonografia de próstata com biópsia, apesar de ser o exame definitivo para o diagnóstico de câncer, apresenta inconvenientes que restringem a sua utilização frequente, sendo indicado apenas nos casos considerados suspeitos pelos exames anteriores.

Câncer de próstata - A próstata é uma pequena glândula do aparelho reprodutor masculino, que envolve a uretra na saída da bexiga. Produz o sêmen, que é responsável pelo transporte e fonte de energia para os espermatozóides. O câncer de próstata, em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas. Quando apresenta, destacam-se os sintomas consequentes ao aumento da próstata que, por envolver a uretra (que consiste no canal por onde passa a urina), costumam ser: dificuldade para iniciar a micção, urgência para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga e aumento da frequência urinária à noite. Em fase mais avançada, o paciente pode manifestar dores ósseas, anemia e perda de peso.

Sobre a Unimed Laboratório - A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br.

***Comunidade Emaús receberá oficina de alimentação saudável***

***Mais de 20 internos em tratamento contra a dependência química da comunidade Emaús receberão uma oficina sobre alimentação saudável e utilização integral dos alimentos. O evento está marcado para a próxima quarta-feira (19) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável. “O objetivo é aproveitar o máximo dos alimentos evitando o desperdício e capacitar os internos para geração de renda que contribua para a manutenção da instituição” afirma Kátia Cristina Costa Lessa, analista de Responsabilidade Social da Unimed Curitiba e responsável pela ação.

A oficina acontecerá das 13h às 17h e será ministrada por Maria da Conceição Hamester, carinhosamente conhecida como Ceiça. Há 23 anos trabalha junto à Pastoral da Criança, seja como funcionária ou voluntária. “Foi e tem sido um aprendizado constante. Principalmente nossa saudosa Zilda Arns teve um papel fundamental na minha vida. Ela me ensinou a, por meio da alimentação saudável, cuidar da pessoa como um todo, valorizando-a acima de tudo.

E é isso que pretendo abordar com os internos da comunidade”, explica. Ceiça explica que trabalha a saúde por meio da alimentação, melhorando corpo e mente, além de oferecer uma vivência tão terapêutica que é cozinhar. “Sem falar que, quando usamos integralmente os alimentos, ingerimos nutrientes que normalmente vão para o lixo. A casca da melancia, por exemplo, é riquíssima em vitamina C e é possível preparar uma farofa deliciosa com ela”, ressalta animada. Segundo ela, até mesmo a coroa do abacaxi pode ser utilizada.

Ela também publicou o “Caderno de Receitas da Ceiça”, com dezenas de dicas para preparar sucos, doces, bolos, pães, tortas, suflês, cremes, patês, e até receitas que usam flores e folhas. Foram separadas três receitas do livro para serem ensinadas aos internos da comunidade. “Dentre elas, solicitamos que fosse feita um biscoito muito saboroso que, posteriormente poderão fazer em larga escala para vender e arrecadar fundos para a casa de recuperação”, explica Valéria Lopes.

Para Ceiça, ações como essa promovida pela Unimed Curitiba são essenciais para disseminar esses conceitos. “Quanto mais abordarmos esse tema, mais pessoas serão sensibilizadas e perceberão a importância de evitar o desperdício que é um grande problema das cidades, além de perceberem como essas partes que vão fora podem ser bem aproveitadas”, conclui. 

Serviço: Oficina Uso Integral dos Alimentos Comunidade Emaús: Casa de Recuperação Professor Olién Zétola Data: 19/10 - Horário: das 13h às 17h.

Sobre a Unimed Curitiba: Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 45 anos de mercado, reúne mais de 4.300 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos.

***Curitiba recebe terceira edição do University Day***


Crédito da foto: Guilherme Pupo.

***No próximo dia 25 de outubro, Curitiba recebe a terceira edição do University Day, organizado pela gradeUP Assessoria Educacional. As melhores universidades do Reino Unido vão apresentar seus processos de ingresso e oportunidades de bolsas para estudantes e profissionais interessados em programas de graduação, pós, mestrado e MBA. Além disso, neste ano, o evento traz uma grande novidade: a participação de instituições americanas que também estão em busca de bons alunos brasileiros. “Os Estados Unidos oferecem alguns diferenciais competitivos importantes. Os alunos estrangeiros podem solicitar extensão do visto por mais um ano, após conclusão da graduação ou mestrado, para trabalhar lá.

Esse prazo pode ser estendido para até três anos para os alunos das Engenharias, dentro do programa Optional Practical Training”, explica Leonardo Trench, consultor educacional e fundador da gradeUP. Em contrapartida, ele lembra que as instituições britânicas oferecem estágio remunerado de até um ano para os alunos de graduação. Além das oportunidades de visto estendido para trabalho e de estágios remunerados, Trench afirma que o aluno interessado numa formação no exterior deve observar as expertises de cada instituição e os cursos que são referências em suas áreas.

“Os alunos de Engenharias, por exemplo, devem começar suas avaliações pelas norte-americanas Oregon State University e Auburn University. Já os alunos de Arquitetura precisam considerar as britânicas University of Sheffield e Westminster University e os profissionais das áreas de Relações Internacionais e Business não podem deixar de analisar a American University de Washington DC”, orienta o especialista.

Empregabilidade - “O profissional que tem a oportunidade de realizar formação no exterior tem vantagem competitiva no mercado brasileiro”, afirma Izabel Araujo, Coach e Gestora de Talent Management da De Bernt, consultoria de Recursos Humanos. Segundo ela, a atitude de residir fora, geralmente sem família e próximos, denota desprendimento, abertura multicultural e espírito empreendedor do profissional, que são diferenciais competitivos nos processos de seleção.

“Sob o ponto de vista técnico, há vantagens também, especialmente se a formação foi em escola de primeira linha, onde teve contato com cases atuais de mercado e até mesmo estágios em organizações renomadas”, completa. A coach destaca que as empresas alocadas no Brasil, especialmente as multinacionais focadas na inovação e valorização de boas práticas para a constante revisão de suas estratégias e posicionamentos junto ao mercado, têm grande interesse por profissionais com formação no exterior. “As empresas nacionais que buscam a internacionalização também percebem estes profissionais com atratividade”, conclui.

As instituições - As instituições norte-americanas que participarão do University Day por meio de seus representantes, são as seguintes: Adelphi University, Auburn University, Florida International University, University of South Carolina, The University of Illinois at Chicago, University of Kansas, American University, The City College of New York, James Madison University, Roosevelt University, University of Vermont, University of South Florida, Merrimack College, Widener University, LIU Brooklyn, LIU Post, Colorado State University, George Mason University, Marshall University, New York at Drew University, Oregon State University, Saint Louis University e The University of Alabama at Birmingham. Entre as instituições britânicas confirmadas para o evento, os destaques são a Aberystwyth, Brunel University, Queen Mary University of London, University of East Anglia, University of Portsmouth, University of Sheffield, Westminster University e Exeter University.

Os alunos também poderão conhecer os programas e oportunidades de bolsas parciais de outras 19 instituições do Reino Unido: Instituto Marangoni, University of Gloucestershire, City University London, Glasgow Caledonian University, Coventry University, University of Huddersfield, Keele University, Kingston University, Lancaster University, Leeds, University of Leicester, University of Lincoln, Liverpool John Moores University, Royal Holloway, University of Strathclyde, University of Surrey, University of Sussex, Manchester e Newcastle University. Para completar a lista de opções, o University Day contará com a participação do StudyGroup, um dos líderes mundiais em preparo de estudantes para o ingresso em faculdades internacionais.

Com 20 anos de experiência, o grupo já assessorou 73 mil alunos e mantém parcerias com 50 universidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Austrália e Nova Zelândia. As inscrições para participar do University Day são gratuitas. Para participar é preciso fazer a inscrição no site www.gradeup.com.br. O evento será realizado no dia 25 de outubro, das 15 às 19 horas, no Hotel Radisson, na Praça do Japão, em Curitiba.

***Teatro Novelas Curitibanas recebe workshop com Fausto Fawcett***


Crédito da foto: Gilson Camargo.

***O Teatro Novelas Curitibanas recebe nos dias 3 e 4 de novembro o autor, dramaturgo e músico Fausto Fawcett (RJ) para um workshop sobre o processo de adaptação da peça Salomé de Oscar Wilde para os tempos atuais. A inscrição é gratuita e o número de vagas é limitado. Para participar é preciso preencher o formulário no site da Fundação Cultural de Curitiba http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/novelas-curitibanas-recebe-workshop-com-fausto-fawcett.

Salomé por Fausto Fawcett - "Adaptar Salomé de Oscar Wilde. Adaptar um mito bíblico a partir do texto peça do grande poeta/ pensador da decadência com elegância. Gênio da ironia eterna. Carol Meinerz me deu essa missão e lá fui eu. Adaptar esse texto foi como adaptar um organismo na evolução biológica ao ambiente da atualidade tecnobrutal que se apresenta tornando-o apto a preservar/incrementar o impacto da história, o impacto das personagens.

Preservar/incrementar a crueldade sarcástica, erótica, moral e filosófica da Bíblia presente na carne do P.A.U (Perturbado Agora Urbano). Minha tarefa foi adaptar Salomé à fúria criativa da Companhia do Urubu dirigida por quem entende dessa fúria: Nadja Naira e a própria Carol Meinerz (a ruiva a quem sempre entregarei minha cabeça). Missão dada. Missão cumprida. Salomé via Companhia do Urubu não sairá mais das suas mentes, corações e baixo ventre. Salomé a todos." Fausto Fawcett.

Serviço: Workshop com Fausto Fawcett Data: 03 e 04 de novembro, das 14h às 18h. Local: Teatro Novelas Curitibanas – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco. Inscrições: site da FCC. Participantes: até 15 - Entrada franca.

***Quarteto de Cordas Amabile se apresenta no Teatro Paiol***


Crédito da foto: Divulgação.

***A apresentação será no dia 20 de outubro, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Paiol e a entrada é gratuita. O repertório é composto por “Quarteto em Sol Maior, op.77 nº.1”, de Joseph Haydn (1732-1809) e “Quarteto de Cordas em Mi Bemol Maior, Op. 12, nº.1”, de Felix Mendelssohn (1809-1847).

Quarteto de Cordas Amabile, criado este ano é formado por Bettina Jucksch e Maria Cristina Canestraro (violinos), Shanda Olandoski (viola) e Estela de Castro (violoncelo). Está será a oitava apresentação do grupo que estreou em junho com o objetivo de promovendo acessibilidade de toda a comunidade. Já se apresentou no Solar do Rosário, no Paço da Liberdade e no Theatro São João, na Lapa, além dos “Concertos Solidários” realizados em hospitais, igrejas e outros espaços.

“O Quarteto surgiu a partir de um sonho musical, o de fazer o melhor da música clássica, com a formação que é considerada a mais elevada nesse estilo. Esse é o nosso primeiro projeto, e está sendo um trabalho muito gratificante e enriquecedor, tanto musicalmente quanto pessoalmente”, conta Bettina Jucksch. Ela diz ainda que para 2017 o grupo musical já tem um novo projeto que vai contar com participação de cantores líricos.

Serviço: Concerto do Quarteto de Cordas Amabile Dia 20 de outubro (quinta-feira), às 20 horas Local: Teatro Paiol. Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho, Curitiba Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário