sábado, 15 de outubro de 2016

Coluna do dia 15/10/16

***Pela primeira vez no sul do país, o tenor mais amado do mundo faz única apresentação na capital paranaense***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com mais de 70 milhões de discos vendidos no mundo, o tenor italiano Andrea Bocelli desembarca no próximo mês no Brasil e traz na bagagem a turnê “Cinema World Tour” para uma série de quatro apresentações. Com realização da Seven Entretenimento e Dançar Marketing, o ícone da música clássica mundial faz escala em Curitiba no dia 19 de outubro, em única apresentação no Estádio do Atlético Paranaense (R: Buenos Aires, 1270) às 21horas.

É a primeira vez que Andrea Bocelli se apresenta no sul do Brasil. Antes de Curitiba, o tenor passa por São Paulo e Aparecida. O evento contará também com artistas internacionais convidados, tais como: Caroline Campbell, Maria Aleida Rodriguez e Davide Carbone. O espetáculo contempla o repertório do último disco do tenor, “Cinema”, lançado em outubro passado para 75 países.

Grandes clássicos do cinema de todos os tempos estão presentes. No repertório do disco, que compõe o set list do espetáculo não faltam grandes sucessos da telona. “Cinema" celebra as maiores canções das telas de todos os tempos e reúne uma equipe de lendas musicais, incluindo David Foster, Humberto Gatica e Tony Renis, que trabalharam juntos no sucesso pioneiro de Bocelli, "Amore". Lançado mundialmente pela Sugar Music/Universal Music Group e Verve Music Group nos EUA, o álbum marca a primeira gravação de Bocelli em estúdio em dois anos.

O trabalho apresenta uma coleção de canções de filmes gravados na cultura e corações de várias gerações, incluindo músicas-tema épicos como “Doutor Jivago”, “Love Story”, “O Poderoso Chefão”, “A vida é bela”, “Gladiador”, “Bonequinha de luxo”, além de canções populares de musicais de teatro imortalizadas por suas versões de filme, tais como “West Side Story” e “Evita”.

A majestosa voz de Bocelli, em parceria com fantásticos novos arranjos e tecnologias de estado da arte de gravação, traz nova vida a algumas das maiores obras-primas musicais para cinema de compositores que marcaram a história dos filmes e da música no século passado, de Leonard Bernstein ao lendário Ennio Morricone. “Com o álbum ‘Cinema’ realizo um desejo que nutria por décadas. Nunca fiz segredo do meu sonho de realizar um projeto com músicas associadas a trilhas de filmes. Creio ser um tesouro artístico excepcional”, analisa Andrea Bocelli.

O cinema sempre o fascinou, porque as partituras escritas para filmes são muito livres e potencialmente criativas. “É um vasto universo onde o compositor pode andar como quiser, seja qual for sua inspiração, onde se pode experimentar sem ter que submeter às normas da música clássica”. Bocelli acredita que se os filmes são uma fábrica de sonhos, as músicas que os acompanham abraçam esses sonhos e aumentam a magia e vitalidade emocional.

“Meu convite é para que esses clássicos imortais do cinema se fundam com as experiências, memórias mais preciosas, emoções de todos os ouvintes e se tornem uma trilha sonora inigualável para sua vida”, propõe o tenor. Para a turnê brasileira, o tenor será acompanhado pela Orquestra Coro e do Estado de São Paulo Juventude. O talento dos jovens músicos brasileiros será conduzido por Eugene Kohn. Juntos, eles irão complementar a grandeza do espetáculo, com sucessos líricos de peças românticas dos álbuns de artista, como de Tosti, Liszt, Denza, Gastaldon e outros compositores.

Com as participações dos artistas internacionais convidados, tais como: David Walter Foster, Caroline Campbell, Maria Aleida Rodriguez e Davide Carbone, o espetáculo será dividido em duas partes. Na primeira, passeiam pelas mais famosas arias de ópera. Na segunda, interpretam alguns clássicos do cinema, atual trabalho de Bocelli, produzido pelo renomado produtor musical, David Foster, além de renomadas canções do tenor.

A carreira do consagrado tenor Andrea Bocelli é marcada por seu talento absoluto e habilidade em permear com maestria entre o pop e o clássico. No seu histórico, estão memoráveis performances nas melhores casas de ópera do mundo, ao lado de lendas como Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, como também parcerias surpreendentes e de grandes sucessos com divas do mundo pop como Celine Dion, Sarah Brightman, Ivete Sangalo, Sandy e, mais recentemente, a jovem Ariana Grande.

Mais sobre os artistas convidados: David Walter Foster - É um lendário arranjador e produtor musical, que acumula mais de 16 Grammys e inúmeras indicações - fruto de seu trabalho com consagrados astros da música como Celine Dion, Mariah Carey, Whitney Houston , Madonna, Bee Gees, Michael Jackson, numa interminável lista. É de sua lavra a produção do disco “Cinema”, do tenor Andrea Bocelli, com quem já trabalhou anteriormente, no álbum "Passione".

Eugene Kohn - Pianista e maestro norte-americano, começou desde cedo no mundo operístico. Maestro Kohn já acompanhou estrelas da ópera como Maria Callas, Franco Corelli, Renata Tebaldi e Luciano Pavarotti. Sua estreia no Metropolitan Opera se deu em 1980, conduzindo o clássico La Gioconda, o que o expôs ao mundo internacional, conduzindo peças em Viena, Berlim, Barcelona, Paris, Roma, entre outros. Levam sua assinatura alguns CD´s e vídeos de sucesso, entre eles de Placido Domingo, com quem trabalhou por mais de 30 anos como diretor musical.

Atualmente ocupa a função similar com Andrea Bocelli, com quem já se apresentou para os presidentes norte-americanos Clinton, Bush, Obama e Papa Francisco. Davide Carbone - Nasceu em Milão e estudou técnica vocal com orientação do diretor do “Teatro alla Scala” de Milão, Bruno Casoni. Já tocou com Andrea Bocelli anteriormente, além de participações em grandes concertos como "La Luce dei bambini" e apresentações para o Papa Francisco no Vaticano.

O artista prepara seu primeiro álbum com lançamento previsto para 2017. Em dezembro abrirá a Dança do Natal do príncipe Alberto e Charlene em Mônaco. Caroline Campbell - É uma aclamada e virtuosa solista de orquestras como a de Cleveland, Los Angeles e Dallas Symphony. A musicista norte-americana tem solado em locais de prestígio, como o Carnegie Hall e a Sydney Opera. São famosos seus duetos com estrelas como Andrea Bocelli, Stevie Wonder, Barbra Streisand, Julio Iglesias, Rod Stewart e Sting, além de composições para grandes filmes.

Maria Aleida - Soprano cubana, tem percorrido o mundo cantando em concertos monumentais como o do tenor Andrea Bocelli e a Rossini Opera Festival do Pesaro. Sua carreira conta com brilhantes interpretações de clássicos da música, como La Bohème. Reconhecida internacionalmente, Aleida ganhou prêmios no Metropolitan Opera National Council Auditions e na Montserrat Caballé International Singing Competition, na Espanha.

Sobre a Seven Entretenimento - A Seven Entretenimento, que tem à frente os empresários Gian Zambon e Bruno Neves, é uma das principais empresas de entretenimento do sul do Brasil. Instalada em Curitiba, tem como meta modernizar o mercado artístico e cultural inovando nas áreas de investimento e negócios dirigido ao lazer. A Seven já desenvolveu mais de 1.500 eventos ligados à área de entretenimento e oferece produtos como espetáculos, exposições, shows, turnês e eventos esportivos.

Alguns dos maiores shows que passaram pelo sul do Brasil nos últimos anos tiveram a marca da Seven Entretenimento em sua realização, como os internacionais Black Eyed Peas, Maroon 5, Incubus, Paramore, Jonas Brothers, Iron Maiden, A-Ha e Katy Perry; os maiores nomes da música nacional, como: Victor & Leo, Jorge e Mateus, Leonardo, Zeca Pagodinho, Barão Vermelho, Ivete Sangalo, entre muitos outros; os espetáculos Cirque Du Soleil, Circo Nacional da China, Disney On Ice; as montagens “O Mágico de Oz”, “Cinderela”; musicais infantis da Disney e Galinha Pintadinha; entre outros.

Sobre a Dançar Marketing - As mais de três décadas da Dançar Marketing & Comunicações - promotora responsável pela turnê brasileira do artista Andrea Bocelli - estão diretamente ligadas ao surgimento e à evolução do marketing cultural no Brasil, onde a empresa registra números impressionantes. São mais de 1.000 espetáculos realizados, 20 projetos proprietários, 60 shows open air, 20 milhões de espectadores diretos (presenciais), além de centenas de projetos sociais.

Em seu currículo estão grandes turnês internacionais, como Norah Jones, Seal, Diana Krall, George Benson, Herbie Hancock, Glenn Miller Orchestra, Ray Charles, José Carreras, Sarah Brightman, Kiri Te kanawa, Orquestra Johann Strauss de Viena, Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, Orquestra Filarmônica de Berlim, entre outros.

A Dançar é pioneira na concepção e na realização de projetos proprietários, como Telefônica Open Jazz, HSBC Music Series, Avon Woman in Concert, Astrazeneca Viva Cultura!, IBM e-Festival, Criação Teatral Volkswagen, Viagem Nestlé pela Literatura, entre outros. A empresa também inovou ao dar um passo importante para a democratização cultural, ao realizar grandiosos eventos Open Air. Até o momento, foram mais de 60 espetáculos realizados a céu aberto pelo País, alcançando público superior a 5 milhões de pessoas.

Serviço: Andrea Bocelli– “Cinema World Tour” - Quando: 19 de outubro de 2016 (Quarta-feira) Local: Estádio Atlético Paranaense (R: Buenos Aires, 1270) Horário: 21h - Ingressos: valores variam de R$ 150,00 (meia-entrada) a R$1.700,00 (inteira), de acordo com o setor Bilheteria oficial: Pátio Batel – Piso L3 - Vendas online: www.livepass.com.br. Forma de Pagamento: dinheiro e cartões Visa, Mastercard e Dinners Club Censura: 16 anos. Menores de 16 anos apenas acompanhados dos pais ou responsável legal. Realização: Seven Entretenimento e Dançar Marketin.
 
***Parola Conteúdo comemora sete anos com a conquista de duas novas contas***


Crédito da foto: Divulgação.

***A agência curitibana Parola Conteúdo, dirigida pela jornalista e publicitária Susi Caponi, inicia as comemorações de seu sétimo aniversário com duas novas contas: é a nova agência de comunicação digital da Unimed Laboratório, uma rede laboratorial com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região, e da Senhor Sabor Alimentos, empresa especializada em alho e temperos em geral. 

Especialista na criação de conteúdo para os meios digitais e impressos e com foco em informação relevante, a Parola, no mercado desde 2009, assume o gerenciamento dos canais digitais das empresas e amplia a sua atuação às vésperas de seu aniversário de sete anos.

"Estamos muito felizes com esta nova etapa de atendimento a novos clientes, especialmente em um momento de grandes desafios para o mercado. Podemos contribuir muito para o sucesso no lançamento destas duas marcas no cenário digital, adotando uma estratégia alinhada aos seus posicionamentos e valores”, afirma Susi. Como parte das comemorações, a Parola Conteúdo anuncia a criação de um novo site, mais moderno, leve e dinâmico.

Na equipe, a agência também tem novidades: a contratação do jornalista especialista em comunicação digital Willian Bressan, que atuará como analista de mídias sociais. Willian tem passagem pelo jornal Gazeta do Povo e já atendeu e produziu conteúdos para clientes como Grupo Positivo, Shopping São José, Kharina, entre outros na área de comunicação digital.

Sobre a Parola Conteúdo - Criada há sete anos, a Parola Conteúdo é uma agência especializada na produção de conteúdo para os meios digitais e impressos e com foco em informação relevante. Entre as atividades da agência estão produção e gerenciamento de conteúdo em blogs, portais, hotsites, intranets, redes sociais e revistas impressas.

Além de planejamento, monitoramento, relacionamento com usuários, criação e implementação de aplicativos, e projeto gráfico para alinhamento da presença de marcas em redes sociais. A Parola acumula cases em clientes como Unimed Curitiba, D-Espaço, Compagas, Bottero e Shopping Estação. Mais informações: www.parolaconteudo.com.br ou (41) 3082-9941.

***Clóvis de Barros Filho faz palestra em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em comemoração ao Dia do Tecnólogo, o Centro Tecnológico (CT) Positivo recebe o professor Clóvis de Barros Filho, no dia 25 de outubro, às 19h, no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba. O advogado, jornalista e escritor é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país.

A voz empostada, a postura teatral e a linguagem acessível o ajuda a traduzir a filosofia clássica, levando o público a outro patamar de conhecimento. Com uma capacidade ímpar de ser didático, Barros Filho fala, em Curitiba, sobre o tema de um seus livros mais vendidos, “A vida que vale a pena ser vivida”, que ultrapassou a marca de 200 mil exemplares e, a palestra, mais de 300 mil visualizações no Youtube.

Com o objetivo de estimular o público a pensar sobre questões da atualidade com independência, o professor trata de temas como felicidade, confiança, ética, intolerância, corrupção, gestão do conhecimento e preconceito, conseguindo tornar divertidos os assuntos mais complicados. O livro reúne pensamentos sobre o sentido da existência. “A vida acontece de segunda a sexta, com angústias e alegrias. É preciso ocupar espaços em que nos alegremos”, afirma. Mais informações pelo telefone (41) 3338-0001.

Serviço: Grande encontro com Clóvis de Barros Filho Data: 25 de outubro, às 19h Local: Grande Auditório do Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba-PR) - Informações: www.ctpositivo.edu.br/grande-encontro-com-clovis-de-barros-filho.

Sobre o Centro Tecnológico Positivo - O Centro Tecnológico (CT) Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais.

Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática; a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.

***Reinauguração Studio Lilly***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na contramão da crise, a empresária Ligia Licheski aposta no mercado da beleza e reinaugura o Studio Lilly, agora na Rua Visconde do Rio Branco, 1322. São 150m2 com as melhores e mais charmosas marcas de maquiagem, produtos para cabelos e unhas, com atendimento personalizado de consultoria para a compra dos produtos certos para cada tipo de tratamento e produção, além dos serviços de manicure e maquiagem.

Há dois anos no mercado, o Studio Lilly oferece, marcas como, The Balm, Revlon, Océane, Granado, Maybelline, Bourjois Paris, Lola Cosmetics, L'Oréal e Dailus. Esta semana já chegaram novidades das marcas Luv Beauty, Kryolan, Marco Boni e INOAR. Além da grande variedade de produtos, serviços de manicure e maquiagem, em breve as clientes terão novidades nas áreas de estética e cursos.

“Vamos ampliar nossos serviços e estamos apostando também nos cursos de maquiagem, tanto para profissionais como os de automaquiagem. Hoje, cada vez mais, as mulheres querem praticidade e agilidade na hora de se arrumar e gostam de descobrir novidades testando as tendências em si mesmas”, afirma a empresária Ligia Licheski.

***Grupo Pitlak participa da IBA 2016 e planeja nova planta industrial***


Crédito da foto: Divulgação.

***De 8 a 11 de outubro, os diretores do Grupo Pitlak – detentor das marcas Certo Sabor, Condecorada e Apreciatus, Marcio e Emerson Pitlak, participaram da IBA 2016 em Las Vegas, feira líder no mercado de panificação e confeitaria, que oferece soluções e tecnologias para empresas dessa área.

O objetivo do Grupo Pitlak em participar de uma feira internacional, segundo Marcio, é poder se atualizar com as principais tendências de panificação e confeitaria, podendo assim, trazer ao Brasil o que há de melhor a nível mundial.

“Aproveitamos durante a IBA atualizar nossa planta fabril com novos equipamentos, além de dar continuidade nas negociações com alguns fornecedores de equipamentos para a nova planta industrial que está sendo projetada”, destaca Marcio.

***Começa nesta segunda o V Seminário de Produção Cênica da UFPR***

***Será realizado, em Curitiba, nos dias 17 e 18 de outubro, a partir das 19h00, o V Seminário de Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento irá reunir produtores, artistas, cineastas, demais profissionais da área e a comunidade para discutir o tema "Responsabilidade Social e Cultural do Produtor". A ideia é fazer o público refletir sobre as possibilidades e consequências dos impactos causados na área cultural pelo trabalho desse profissional.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.seminariotpc.com.br. Além de diversas atrações como apresentação musical, de dança e roda de leitura, o evento será composto por mesas de debate sobre como a arte interage com os valores sociais, levanta questionamentos morais, critica e principalmente cria tendências que influenciam determinados grupos, causando impacto na economia e na sociedade.

O evento terá a participação, entre outros, de Andrei Moscheto, produtor, diretor, ator e fundador do Grupo de Comédia Antropofocus e participante da Cia Barbixas de Humor. Também de Bina Zanette, especializada em coordenação de produção de festivais, shows, espetáculos, elaboração de projetos via Lei de Incentivo e agenciamento de artistas. É empresária da Banda Denorex 80 e do grupo Mundaréu.

Serviço: O V Seminário de Produção Cênica será realizado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR - Bloco C, na Rua Doutor Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas.

***Ibema apresenta novo Diretor Industrial***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Ibema Papelcartão acaba de contratar o executivo Fábio Pereira, que assume a Diretoria Industrial da fabricante. Graduado em Engenharia Mecânica e especialista em Administração Industrial, Pereira conta com mais de 15 anos de experiência e atuação em processos de gestão industrial com passagem nas empresas Sogefi Filtration (Filtros Fram), Takaoka e Presstécnica.

Na indústria paranaense, o executivo também acumulará a função de Gerente da fábrica da Ibema em Embu das Artes, localizada no interior de São Paulo, onde ficará alocado. Segundo Pereira, além da qualidade dos produtos, a Ibema se destaca no setor devido à importância que dá às questões de sustentabilidade e inovação.

“Espero agregar uma nova visão de qualidade sobre os produtos e meios de fabricação da empresa, além de contribuir para a padronização dos sistemas de administração na área industrial”, revela. A empresa, terceira maior fabricante de papelcartão do país e uma das maiores players da América Latina, recentemente contratou Gilberto de Campos Sobrinho para o cargo de Gerente de Gestão de Pessoas e André Leal para a Diretoria Financeira.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente.

A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas.

Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 880 colaborares, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

***Rede Massa | SBT fica mais que o dobro de minutos à frente da afiliada da Record e mantém a vice-liderança na Grande Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A concorrência até tentou, mas não adianta, o público paranaense já tem sua preferência e, é pela Rede Massa | SBT, que vem conquistando excelentes números ao longo do ano, mantendo-se na vice-liderança e totalizando mais que o dobro de minutos à frente da afiliada da Record. São 279.737 minutos na frente. Em setembro, não foi diferente. A Rede Massa ficou com 32.653 minutos, número três vezes maior do que a terceira colocada.

Ainda no mês em questão, com relação a audiência, o veículo de Ratinho manteve o segundo lugar, obtendo 14,01% de share contra apenas 10,78% da afiliada da Record. Ao todo, foram 43 programas nacionais e 5 locais na vice-liderança. Destaque para o Conexão Repórter, comandado pelo jornalista Roberto Cabrini, que vai ao ar aos domingos, às 00h, que conquistou 16,9% de share, enquanto a afiliada da Record registrou somente 10,3%.

O tradicional humorístico A Praça é Nossa, obteve 18,3% share contra apenas 9,9%. Nos locais, o Show de Bola, transmitido de segunda a sexta-feira, às 11:30, marcou 16,9% e a terceira meramente 10,7%. O Tribuna da Massa, no ar de segunda a sexta-feira, às 11h55, alcançou 17,2%, e o terceiro lugar 15,7%. A Rede Massa é o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, com cobertura de 100% dos 399 municípios do Estado.

Sobre a Rede Massa | SBT – A Rede Massa é afiliada ao SBT e o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, atingindo mensalmente cerca de 6 milhões de telespectadores únicos. É a principal produtora de conteúdo regional do estado, com cerca de 600 horas mensais de programação local, produzidas totalmente em HD em suas 5 emissoras: a TV Iguaçu, com sede em Curitiba; a TV Tibagi, em Maringá e Apucarana; a TV Cidade, em Londrina; a TV Naipi, em Foz do Iguaçu e a mais nova emissora do estado, a TV Guará, em Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A Rede Massa é a única emissora que cobre 100% dos 399 municípios do estado.

***Drauzio Varella defende que o cidadão não pode terceirizar a responsabilidade por sua saúde***


Crédito da foto: Divulgação.

***O médico oncologista Drauzio Varella defendeu que o cidadão brasileiro não pode transferir a responsabilidade da sua saúde para o sistema público ou privado durante palestra na última semana para mais de mil médicos cooperados, em Curitiba. “É uma forma de infantilizar as pessoas, de tirar a obrigação de cuidar dos seus hábitos de vida.

Da forma como está, a pessoa abusa por décadas e depois quer que o Estado ou as operadoras custeiem todo e qualquer tratamento que seja necessário”, ressaltou. Varella esteve em Curitiba a convite da Unimed Curitiba e sua palestra, no Teatro Positivo, abriu as comemorações da cooperativa no Mês do Médico. Ele foi categórico ao afirmar que é necessária uma mudança de cultura para que o sistema de saúde, seja público ou privado, não entre em colapso.

“Não se resolve o problema da saúde no Brasil somente com dinheiro. É preciso mudar a forma com que o cidadão se relaciona com seu corpo. Não adianta ele só procurar o médico quando está doente. O segredo está na prevenção! Enquanto não estimularmos a medicina preventiva, não viveremos melhor”, enfatizou Varella. Segundo ele, dentre tantos fatores de risco, a obesidade e o sedentarismo são duas questões que impactam negativamente os indicadores de saúde.

No passado o tabagismo representava um grande fator de risco para doenças, mas um trabalho conjunto, onde os médicos tiveram importante papel, mudou este panorama e o Brasil é um dos países com menor índice de tabagistas. Novamente a participação dos médicos é fundamental para a conscientização da sociedade e as operadoras de saúde deveriam acompanhar mais de perto os projetos de prevenção com seus beneficiários.

“Hoje todos tem um celular, alguns até mais de um, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo do cuidado de doenças crônicas ou fatores de risco”, avaliou Varella. O médico comentou, ainda, que, apesar de ser repetitiva a orientação do exercício físico e do cuidado da alimentação, as pessoas ainda se negam a segui-la. “Estamos vivendo mais, porém não melhor. Caminhamos para uma sociedade cada vez mais idosa e cabe a nós decidir como queremos viver nossa velhice”, concluiu o palestrante.

Sobre a Unimed Curitiba: Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 45 anos de mercado, reúne mais de 4.300 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos.

***Você tem 60 minutos para escapar***


Crédito das fotos: Divulgação.

***De um lado uma sala, um enigma e a missão de sair dali em até 60 minutos sem força física. Do outro, uma equipe e muito raciocínio lógico, inteligência, intuição e trabalho em conjunto. Assim é o Escape Box, uma febre mundial que chega agora a Curitiba, no Shopping Crystal, a partir do dia 16 de outubro.


Criado no Japão em 2007, o jogo virou uma tendência mundial de comportamento e tornou-se uma febre tão grande entre pessoas de todas as idades que chegou a aparecer em um dos episódios da famosa série americana “The Big Bang Theory”. E o jogo vai além de entreter: empresas estão utilizando seu formato para desenvolvimento e avaliação de seus funcionários, identificando perfis de liderança, cooperação e união.


O jogo – O objetivo do time é trabalhar em grupo buscando uma maneira de escapar em 60 minutos de um lugar misterioso, utilizando todo tipo de objetos e dicas que encontrar. Os jogadores deverão contar com sua inteligência, dinâmica, capacidade de resolver problemas, comunicação e gestão do tempo.

Os jogos apresentam diversos tipos de pistas e dicas, além de chaves e cadeados dos mais variados tamanhos, cores e códigos, criando acesso para armários, passagens secretas, instigando a criatividade e envolvendo o participante de forma dinâmica e interativa.

Os jogadores (entre 4 e 6 pessoas) serão enclausurados em uma sala temática, detalhadamente decorada, estimulante, com tecnologias, cheiros e temperaturas, que juntos criam uma experiência única, realista e sensorial. Os temas dos jogos direcionam para lugares da memória emotiva, como temas de sucessos do cinema, televisão ou games.

Alcatraz e Piratas - Em um primeiro momento, haverá dois jogos: O primeiro Alcatraz, mais indicado para adultos, passa em 1939 e faz, dos participantes, os personagens principais do bando de Al Capone. O plano é escapar da prisão para ir ao encontro do gângster.

Já nos Piratas , os jogadores são a tripulação pirata do navio do Barba Negra, e terão 60 minutos para conquistar o Tesouro escondido, livrando-se da maldição. A indicação é para toda família, com crianças a partir de 12 anos. Planos: a Marca já estuda um plano de expansão de franquia para outras regiões do Brasil.

Serviço: Escape Box Onde: Shopping Crystal – Piso Cinemas. Rua Comendador Araújo, 731. Batel Horário: Terça feira à sábado das 13:00 às 22:00 Valor: R$70,00 (por pessoa).

***Marcos Bagno, pai da teoria do “preconceito linguístico”, visita Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***As obras de Marcos Bagno são leituras obrigatórias para estudantes e professores das áreas de Letras e Comunicação, pois suas análises sobre a Língua Portuguesa, a história e o ensino embasam gerações de profissionais.

O professor, autor, contista, tradutor e linguista participou de um bate-papo com a coordenadora da Licenciatura em Letras, Paula Cristina dos Reis, no Centro Universitário Internacional Uninter. Defensor da sociolinguística, Bagno explica que para ensinar o português brasileiro é preciso entender de onde ele veio, a história do país e as suas etnias.

“O meu desejo é transformar o estudo e o ensino da língua em um debate sobre o momento social e, especialmente, sobre a situação sociolinguística do nosso país”, conta. Durante o encontro, o convidado também falou sobre a necessidade da criação e implementação de uma política linguística no país: “o planejamento linguístico é uma ação de vários agentes, todos preocupados com a existência e conservação das línguas não-oficiais.

A política auxiliará também na difusão da Língua Portuguesa brasileira pelo mundo”, diz. “Tivemos uma aula de Brasil, a experiência dividida foi enriquecedora e vai levar muito conhecimento aos alunos que poderão assistir ao bate-papo a qualquer momento, pois será disponibilizada em nossas redes”, explica a coordenadora sobre a passagem de Bagno pela Uninter.

***Shopping Crystal apresenta novo programa de fidelidade***


Crédito da foto: Divulgação.

***Cada vez mais os consumidores passam a exigir atendimentos de excelência, com vantagens que vão muito além dos bons preços. Com o objetivo de criar um vínculo emocional com os seus clientes mais fiéis, transformando a compra em uma experiência extremamente positiva, o Shopping Crystal acaba de remodelar o seu novo plano de fidelidade: o Crystal Prime.

A ação, pioneira na cidade de Curitiba, presenteia os principais clientes do shopping, oferecendo benefícios como estacionamento gratuito, participação em eventos exclusivos e ingressos para sessões de cinema.

“A ideia do Crystal Prime é valorizar os clientes mais fiéis do shopping, oferecendo algumas vantagens que contribuem para que a passagem deles por aqui seja ainda mais especial”, explica a gerente do shopping, Cláudia Osna Geber.

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.

***Ciclo de Palestras IHOC aborda mieloma múltiplo***

***Diagnóstico Precoce do Mieloma Múltiplo é o tema da próxima palestra do IV Ciclo de Palestras do IHOC - Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC), que ocorre no dia 25 de outubro, às 20h, no Restaurante Badida, em Curitiba. O encontro é voltado a ortopedistas e geriatras e será ministrado pela médica oncologista, Dra. Juliana Souza Lima, responsável pelo Serviço de Transplante de Medula Óssea do IHOC e do Hospital Pilar. As inscrições são gratuitas e limitadas. A presença deve ser confirmada até sexta-feira, 21 de outubro, pelo telefone (41) 3029-4038.

Sobre IHOC - Fundado em abril de 2000, o Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC) é um centro de tratamento médico multidisciplinar, com foco no tratamento de pacientes portadores de neoplasias e doenças hematológicas. A clínica preza pelo atendimento ao paciente hemato-oncológico dentro dos padrões mais elevados de respeito e ética, buscando a excelência com a adoção das técnicas mais avançadas oferecidas pela Medicina. Mais informações pelo site: www.ihoc.com.br.

***Fenômeno do violino, Ji Young Lim faz única apresentação na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito da foto: Bonsook Koo.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, dia 18 de outubro, a violinista sul-coreana Ji Young Lim, vencedora do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica 2015, uma das mais importantes competições musicais do mundo. Ji Young Lim nasceu em 1995, em Seul, e é aclamada pela imprensa especializada internacional como um fenômeno. Ela foi a primeira instrumentista coreana a vencer o concurso que, nesta edição, teve 69 instrumentistas de 20 diferentes países.

A violinista toca em Curitiba com um Stradivarius "Huggins" de 1708, instrumento cedido a ela pela Nippon Music Foundation como parte do prêmio conquistado no Concurso Rainha Elisabeth. Ji Young Lim se apresenta ao lado do pianista paranaense Luiz Guilherme Pozzi. O programa tem peças para violino e piano de Mozart, Brahms e Franck. O talento e a musicalidade de Lim foram reconhecidos em diversas competições pelo mundo. Destaque para os primeiros prêmios conquistados no Concurso Internacional Euroasia, no Japão, em 2013, e no Concurso Internacional de Violino de Indianapolis, EUA, em 2014.

A violinista já se apresentou nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia, Alemanha e Suíça, além da Bélgica, onde venceu o Concurso Rainha Elisabeth em Maio de 2015, interpretando na etapa final o Concerto para violino Op. 77 de Brahms. Ji Young Lim começou a tocar violino aos sete anos de idade. Depois de estudar no Instituto Nacional da Coreia, completou seus estudos musicais na Universidade Nacional de Artes da Coreia, sob supervisão do violinista Nam Yun Kim.

Programa: Mozart, Sonata para violino e piano nº 22, K. 305/293d - A Sonata K. 305 é a penúltima de um grupo de seis (K. 301-6), escritas em 1778 e consideradas as primeiras da fase madura de Mozart. Alfred Einstein, biógrafo do compositor, descreve a peça como “um dueto social, idilicamente imperturbável, cheio de boa disposição, frescor e inocência”. O primeiro movimento é rápido e espirituoso, o segundo é uma melodia suave seguida por um conjunto de seis variações. Destaca-se o equilíbrio entre violino e piano: Mozart deu ao violino papel significativamente maior do que o de instrumento acompanhante, o que era pouco usual na época.

Brahms, Sonata Nº 2 em dó maior para violino e piano, Op. 100 - Esta sonata, radiante e de graciosas melodias, foi escrita durante o verão de 1886 em Bernese Oberland, Suíça, na região do lago Thun. Foi uma época de rejuvenescimento e renascimento artístico do compositor, marco do início de um período final muito fértil em sua carreira. Chamada "Thun" pelo local da composição, é também apelidada "Mestres Cantores", devido à semelhança de suas notas de abertura com as de um dos mais conhecidos temas da ópera de Wagner. É a mais lírica das três sonatas para violino de Brahms. Por outro lado, é também a mais difícil delas, pelas exigências de lirismo e virtuosismo.

Franck, Sonata em dó maior para violino e piano - Esta peça é uma das mais conhecidas e amadas da música de câmara do período romântico. César Franck teria começado a pensar em sua elaboração já no fim dos anos 1850. Mas foi só em 1886 é que a obra veio a ser finalizada e apresentada – como um presente de casamento para seu amigo, o violinista e compositor Eugène Ysaÿe. A peça apresenta a rica linguagem harmônica francesa mesclada com as tradições clássicas.

A concepção é cíclica, todos os quatro movimentos compartilhando tópicos temáticos. O primeiro movimento é suave e docemente reflexivo; o segundo, turbulento em alguns momentos, meditativo em outros; o terceiro é livre tanto na estrutura como na expressão; e o último movimento começa com um tema ensolarado que conduz a um final fervoroso, triunfante, verdadeira proclamação de amor.

Serviço: Ji Young Lim Local: CaixaCultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR) Data: 18 de outubro de 2016 - Horário: 20h. Ingressos: vendas a partir de 15 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes). Vídeo: semifinais do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica de 2015, em Bruxelas, interpretando a Sonata Nº 4 em mi menor para violino solo Op. 27, de Eugène Ysaÿe: https://www.youtube.com/watch?v=7QIhGxtggAs.

***Maringá recebe Jornada Norte Paranense de Cardiologia em outubro***

***A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove nos dias 21 e 22 de outubro, a IV Jornada Norte Paranaense de Cardiologia, no anfiteatro da Sociedade Médica de Maringá – Rua Imburana, 176 - Zona 05. Coordenado pelo cardiologista Abdol Hakim Assef, o evento conta com a presença de médicos renomados do Brasil, como o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Ângelo Vicenzo de Paola e Múcio Tavares de Oliveira Junior, do Incor.

“Com os eventos, buscamos trazer médicos de calibre para colaborar com o aprimoramento técnico-científico”, afirma o cardiologista, Dr. Abdol Hakim Assef. As inscrições são gratuitas e aberta a médicos de todas as áreas, em especial cardiologistas, clínicos gerais, neurologistas, endocrinologistas e geriatras. Para confirmar presença, os interessados devem entrar em contato com a Sociedade Médica de Maringá pelo telefone (44) 3262-0066 ou com a Sociedade Paranaense de Cardiologia pelo telefone (41) 3232-8691.

No primeiro dia de evento, Ângelo Vicenzo de Paola ministra a palestra “Aspectos clínicos em prevenção secundária de AVC” e, em seguida, participa da sessão “Conversa de Botequim”, com moderação do presidente da SPC, Gerson Bredt Junior e os cardiologistas Manoel Canesin, Willian Nazima e Múcio Tavares de Oliveira Júnior, com o tema “Encontro com Experts em Anticoagulação e Antiagregação Plaquetária”.

No segundo dia, a “Sessão Ressaca” abordará “HAS-DM-Dislipidemias: mudança de conduta clínica baseada nas novas evidências?”, com moderação de Marcus Roberto Andreucci e apresentação dos médicos Emilton Lima Junior, André Bernardi, Otávio Celeste Mangili, Mirian Albuquerque e Ricardo Rodrigues. Em seguida, Múcio Tavares de Oliveira Junior ministra a conferência “Betabloqueadores na ICC”.

***Cantora curitibana apresenta sucessos de Rita Lee***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Jordana Soletti leva ao palco do Teatro do Paiol, no próximo domingo (16), às 19h, uma homenagem à rainha do rock brasileiro, Rita Lee. “Ovelha negra”, “Mania de você” e outros sucessos ganharam versões inusitadas e serão apresentados no show “Leevre”.

A banda conta com Jordana Soletti no vocal, Danilo Rudah na guitarra, Nando de Castro no contrabaixo, Diego Guima no teclado e Leo Serqueira na bateria. Jordana estudou música na Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e desenvolveu um trabalho vocal com o Grupo Bayaka, com o qual gravou três discos.

Passou a cantar em bares, viveu três anos na Espanha apresentando-se em bares, pubs e restaurantes e, de volta ao Brasil, iniciou carreira solo. Na música cover, apresenta em seu show um repertório que evidencia os clássicos da música internacional junto com o cantor e compositor Rafa Gomes, no projeto chamado Duo n´Duets, além de fazer parte da banda “Delorean”, que faz o público relembrar as canções dos anos 80.

Serviço: Show “Leevre”, com a cantora Jordana Soletti Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº Data e horário: 16 de outubro de 2016 (domingo), às 19h Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).

***Confira o resultado do 2º edital do Domingo tem Teatro***

***O resultado das fases de análise artística e documental do 2º edital do projeto Domingo tem Teatro foi publicado pela Secretaria de Estado da Cultura na terça-feira (11/10) no Diário Oficial Executivo do Estado nº 9800 e também está disponível no site www.cultura.pr.gov.br.

Os proponentes que tiveram seus projetos não habilitados na análise de Documentos têm até cinco dias úteis para recorrer a partir da data de publicação no DIOE. É necessário que o proponente envie o pedido de revisão do resultado por escrito para a Coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, na Rua Ébano Pereira, nº 240, Centro, Curitiba-PR. CEP: 80.410-903.

O pedido pode ser enviado via correio ou protocolado na sede da secretaria até as 18h do dia 19 de outubro 2016. Após o resultado da análise de recursos, a Comissão do Domingo tem Teatro informará os cinco projetos melhor classificados na avaliação artística, que segue critérios como a apresentação do projeto, proposta cênica, histórico do grupo ou companhia, viabilidade operacional do espetáculo e material iconográfico.

O calendário das apresentações será definido pela pontuação artística. A comissão responsável é composta por dois representantes da SEEC, dois representantes do Centro Cultural Teatro Guaíra e um representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Paraná (SATED-PR).

2º edital - O edital vai selecionar e premiar até 5 espetáculos de teatro para crianças e adolescentes. As apresentações serão realizadas sempre aos domingos, às 11h, no Teatro Zé Maria, espaço cultural mantido pela SEEC, nos dias 23 de outubro, 20 de novembro, 04, 11 e 18 de dezembro de 2016. O ingresso será sempre a doação de um brinquedo novo ou usado (em bom estado), que será repassado para o Programa do Voluntariado Paranaense – Provopar Estadual.

Domingo tem Teatro - O projeto tem como objetivo valorizar e incentivar a produção cultural dos grupos teatrais paranaenses destinada ao público infantojuvenil e garantir o acesso de crianças e adolescentes a opções de lazer e entretenimento saudáveis, de qualidade e de relevância artística.

Serviço: Resultado da fase documental do 2º edital do Domingo tem Teatro Recursos: até 18h do dia 19 de outubro de 2016 Mais informações: 41 3321-4812 - www.cultura.pr.gov.br.

***Emicida, Rael e Projota se apresentam na Audio no próximo dia 15***


Crédito da foto: José de Holanda.

***Neste sábado,15 de outubro, sábado, acontece na Audio em São Paulo, um evento especial com três dos maiores artistas de hip-hop e da música pop brasileira atualmente, Emicida, Rael e Projota. Os ingressos estão venda na bilheteria da casa ou pelo site da Ticket360, incluindo meia-entrada. A base do repertório do show do Emicida é o mais recente trabalho do rapper, o elogiado “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, com o qual vem rodando o Brasil e o exterior.

O rapper, que já é um dos artistas mais consagrados dispensa apresentação, sendo um dos mais comentados e premiados nos últimos anos. Já o cantor e compositor Rael, nascido e criado na zona sul de São Paulo, começou a construir sua história no rap há pouco mais de dez anos, mas seu caminho na música já era traçado bem antes disso.

Com dois discos solos lançados e um novo a caminho, muitos sucessos e parcerias de renome, Rael vai mostrar um pouco do novo repertório, músicas antigas e versões diferentes durante o show. Também é membro do selo e produtora Laboratório Fantasma, no qual o Emicida é o criador.

José Tiago Sabino Pereira mais conhecido como Projota, é um dos grandes nomes do rap nacional. Nascido e criado no bairro de Lauzane Paulista, Zona Norte de São Paulo, Projota começou a carreira com o coletivo Na Humilde Crew. Unindo temas sobre cotidiano e letras sobre amor, ganhou facilmente destaque, notoriedade e fama, atingindo públicos diversos e espaço na mídia e em grandes eventos.

Serviço: Emicida, Projota e RAEL @ Audio Club Data: 15 de outubro de 2016 Horário: 22h Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca - São Paulo – SP Telefone: 11 3862-8279 Site: www.audiosp.com.br Capacidade: 2.500 pessoas Censura: 18 anos. Valores: Pista - 2º lote R$ 80,00 (Tem meia-entrada) Vendas: https://www.ticket360.com.br/evento/6122/emicida,-projota-e-rael. A casa aceita todos os cartões - Não tem estacionamento no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário