domingo, 1 de outubro de 2017

Coluna do dia 01/10/17

***Brincando em Cima Daquilo, faz curta temporada no Teatro, Morumbi Shopping***


Crédito das fotos: Jeronimo Gomes.

***Depois de uma curta temporada de estreia, a obra dos italianos Dario Fo e Franca Rame, encenada no Brasil por grandes atrizes, como Marília Pêra, Denise Stoklos e Débora Bloch, chega ao Teatro Morumbi Shopping a partir do dia 29 de setembro. Brincando em cima daquilo traz ator paulista Wilson de Santos dando vida a três mulheres mergulhadas em humor e poesia para desafiar as pequenas – e também gigantescas – repressões às quais estão sujeitas em suas relações cotidianas. A comédia fica em cartaz até o dia 26 de novembro, às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. Brincando em cima daquilo tem direção do ator e diretor Marcelo Médici e vem rendendo ótimos comentários juntos à imprensa paulistana.

“Wilson de Santos é do tipo de ator que não teme grandes desafios. (...) Famoso por sua versatilidade justamente ao incorporar personagens femininas, Wilson dá conta do recado, divertindo e fazendo refletir a plateia do Teatro Renaissance, em São Paulo”, escreveu o crítico Miguel Arcanjo Prado em seu blog do portal UOL, depois da estreia na capital paulista. Já o crítico Dirceu Alves Jr. (Veja SP) escreveu: "Comediante de mão-cheia acostumado aos tipos femininos, o ator paulista Wilson de Santos é o primeiro homem a protagonizar os monólogos de Brincando em Cima Daquilo. (...) O protagonista acentua o caráter tragicômico dessas duas histórias e ganha o público pela identificação com as situações.

Mas é na parte final, porém, como a dona de casa Maria, que o talento de Santos salta aos olhos do espectador". Três esquetes mesclam momentos de muito humor, retirados de rotinas identificáveis por cada um de nós, com a crítica contida no enfrentamento à violência e à educação repressora que insistem em recair sobre as mulheres, ainda hoje. Uma dona de casa é trancada no apartamento pelo marido, enquanto outra mulher enfrenta um ônibus cheio na volta do escritório.

Já a operária acorda atrasada e tenta encontrar as chaves da porta de casa, numa luta contra o relógio e suas “obrigações” cotidianas. Ressignificadas pelo olhar, voz e corpo de Wilson, todas as cenas são capazes de nos fazer rir e se identificar com a força da peça de Fo e Rame, sempre ancorada na união da coloquialidade do texto e o desempenho dos artistas que decidem dar vida àquelas histórias. A proximidade entre o ator e o público, utilizando a improvisação para manter um contato direto entre eles, é uma das características que não deixa Brincando em cima daquilo perder sua vitalidade.

E essa é justamente uma das grandes características do trabalho de Wilson de Santos, que valoriza palavras, olhares e o timing em cena para estabelecer um diálogo íntimo – e sempre hilário – com quem se deixa contaminar pelo humor ácido com o qual constrói suas personagens. A autorização da peça – cujos textos foram encenados em cerca de 50 países e nunca antes haviam sido liberados para um ator – foi dada a Wilson por Jacopo Fo, filho do casal italiano e representante da obra, que se sentiu instigado com a novidade após analisar o currículo do ator.

Nos últimos anos Wilson levou ao palco hilárias personagens femininas, como a freira Maria José, da comédia A Noviça Mais Rebelde, e a atriz Bette Davis, na peça Bette Davis e Eu. Essa nova versão de Brincando em cima daquilo, portanto, é uma oportunidade rara de viver através do teatro uma experiência emocionante e, sobretudo, divertidíssima.

Serviço: Brincando em Cima Daquilo Teatro Morumbi Shopping (250 lugares) Rua Roque Petroni Junior, 1089 (acesso pela loja Renner) Informações: (11) 5183-2800 Bilheteria de terça a sexta das 14h às 21h; sábado das 13h às 21h; domingo das 13h às 20h. Pagamento em dinheiro e cartões Vendas: (11) 4003-1212 e ingressorapido.com.br. Sexta e Sábado às 21h | Domingo às 19h - Ingressos: Sexta e domingo R$ 60 | Sábado R$ 70 Duração: 60 minutos - Classificação indicativa: 14 anos. Estreou dia 03 de Junho de 2017 Reestreia dia de 29 de Setembro - Temporada: até 26 de Novembro.

***Baile das Debutantes do Santa Mônica***


Crédito da foto: Michelle Lara.

***No último sábado (23), o Salão Social do Santa Mônica Clube de Campo foi cuidadosamente preparado para que jovens moças e seus familiares pudessem ter uma noite especial, com a realização do tradicional Baile das Debutantes 2017.

Para completar a noite mágica e glamourosa, o príncipe convidado, o ator global Nicolas Prattes, acompanhou as meninas no desfile de apresentação e dançou a valsa com cada uma delas. A festa que celebra os 15 anos das moças, é muito aguardado por todos, pois simboliza um rito importante de passagem da fase de menina para mulher, apresentando-as para a sociedade.

Após o Baile, a pista de dança foi aberta também para que os convidados pudessem se divertir. A animação ficou por conta da Banda Cores e do DJ Massayuki. A decoração especial foi assinada por Marilu Loss, que seguiu a tendência do ano de 2017, apostando na cor Greenery, um tom verde que remete a este início de primavera.

Trajetória das Debutantes 2017 - No mês de julho aconteceu a primeira atividade, que abriu a programação com uma confraternização entre as participantes com o “Dia de Aventura no Clube”. Houve ainda Oficinas de Valsa, Andamento e Postura,Workshop de Automaquiagem, Exposição de fotos e outros eventos como: Balada, Chá e Jantar, além do Ensaio Geral. As atividades foram programadas cuidadosamente pela Diretoria Social do Santa Mônica Clube de Campo.

***Aluna do colégio Sion Curitiba escreve livro sobre criatividade e superação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Beatriz da Costa Rohr é uma menina inteligente e meiga, de 9 anos, que se interessa, entre outros assuntos, pelas artes e gosta de escrever. Recentemente, dois eventos muito importantes aconteceram em sua vida e, juntos, estabeleceram um marco. A partir de um exercício de canto no Sion Curitiba – colégio que tem um dos mais tradicionais corais escolares da cidade e que, por meio da Metodologia Montessori, propõe uma abordagem interdisciplinar de temas relacionados à arte – foi aconselhada a fazer uma investigação mais profunda com especialistas, em que foi identificado um calo em suas cordas vocais.

Em paralelo, Beatriz já havia manifestado um forte interesse em escrever um livro, atividade que poderia realizar em um curso no Espaço Nav, localizado no Shopping Crystal. A família incentivou Beatriz a realizar este objetivo: ela mesma levantou e economizou o valor do curso, para que pudesse ser uma conquista sua. Pois, quando Bia, como é chamada, foi escrever sua primeira obra, optou por tratar do tema que a desafiava. O resultado foi o livro “O calo que não era no pé”, uma criativa e inspiradora história de superação.

“O curso desenvolve na criança atividades como escrita e ilustração. Quando concluído, o aluno recebe uma tiragem de 10 cópias, que tem até uma versão, não-oficial, de ficha catalográfica. Nós contamos do livro para nossos amigos e ele começou a ser difundido. Está fazendo tanto sucesso que já pensamos em fazer uma tiragem maior”, conta a mãe de Bia, Mônica Rohr. “O incentivo às artes no Colégio Sion teve um papel fundamental no desenvolvimento desta habilidade de Beatriz. O colégio trabalha as artes de forma interdisciplinar, levando o tema a disciplinas como a própria matemática, por exemplo.

O resultado é que os alunos ficam muito criativos e procuram caminhos em que possam expressar se expressar com criatividade”, considera Mônica, que comenta que o livro de Bia envolveu a participação e o apoio de toda a família. “Ela e o pai, Cícero Rohr, que é publicitário, criaram até uma música-tema.” Beatriz conta que já está escrevendo seu segundo livro. “Baixei um aplicativo da internet que é para escrever livros. Gosto muito de desenhar e de escrever!”. “Meu próximo livro vai ser sobre a minha vida: como se fosse minha vida inteira e eu estivesse sonhando”, revela ela, sobre a já sofisticada estrutura narrativa em que irá trabalhar da próxima vez.

Educação Criativa- Para a professora regente do Coral do Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba, a musicista Cristiane Alexandre, o incentivo à atividade artística estimula habilidades nos alunos que farão com que façam a diferença nas mais diversas carreiras e áreas. “As atividades artísticas desenvolvem a criatividade e a sensibilidade dos alunos. São muito importantes em sua formação. E, aqui no Colégio Sion Curitiba, são realmente um diferencial”, aponta.

Ela informa que a escola tem um Coral permanente, envolvendo suas duas unidades, do Batel e do Solitude. “É um dos corais escolares mais tradicionais de Curitiba, já tem mais de 20 anos. Hoje temos em torno de 50 alunos”, assinala. “O Coral Sion Curitiba representa a escola artisticamente”, enfatiza. Ela conta que alunos que iniciaram sua atividade artística no coral do Sion Curitiba hoje são profissionais renomados no Brasil e no mundo nesta área.

Aprendizado Lúdico - A coordenadora de artes do Colégio Sion Curitiba, Valéria Maciel, reforça a percepção de Cristiane Alexandre. “A arte é inserida na escola como forma de estimular o pensamento criativo. É por meio da arte que a criança irá realizar sua leitura de mundo, entender o contexto em que vive e relacionar-se com ele”, observa. Para Valéria Maciel, uma metodologia escolar que aborda a arte de forma abrangente e natural pode inclusive tornar o aluno mais motivado. “Com a utilização da arte no cotidiano escolar, o aluno poderá aprender de forma lúdica. A criança, através da arte, representa seus desejos, expressa seus sentimentos e coloca em evidência sua personalidade”, salienta.

Sobre o Sion Curitiba - A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada à Proposta de Psicomotricidade Ramain. Fundado em 1906, com proposição educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 111 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

Box - Para receber o livro - Para que mais pessoas possam ter acesso à inspiradora história de Beatriz Rohr, sua família criou o email: ocaloquenaoeranope@gmail.com. É só escrever e solicitar uma cópia digital do livro, que será enviada gratuitamente.

Serviço: Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba Bairros: Sion Batel e Sion Solitude Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral Fone: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude) Endereço: Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel) Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude) Site: www.sioncuritiba.com.br.

***Curso de negociação da ADVB-PR tem avaliação positiva no Paraná***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em busca de melhores resultados, empresários e executivos de diferentes segmentos participaram do curso "Negociação - A Alma do Negócio", promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR). Itinerante e com carga horária reduzida, o curso mostra as etapas do processo de negociação, desde a preparação do planejamento e definição de metas até o fechamento. A especialista na área, Silvia Candeloro, ministrou as aulas com diferentes métodos, técnicas, estratégias e macetes, deixando o conteúdo prático e didático. “Ficamos mais confiantes e capacitados para fechar negócios nesse novo ambiente corporativo, mais moderno e conectado.

Vimos que cada processo requer uma etapa e um comportamento diferente”, comenta Deborah Dzierwa, da KDZ alimentos, que participou do curso em Curitiba. O sucesso foi tanto que, além da capital paranaense, outras cidades do interior do Estado sediaram o programa de especialização. “Essa é justamente a proposta da ADVB-PR: levar mais conhecimento aos executivos de todo Paraná”, comenta o presidente da entidade, Eduardo Jaime Martins. Segundo ele, a nova gestão da associação na região oeste do estado também terá uma turma do curso em Foz do Iguaçu, nos dias 6 e 7 de outubro, no Hotel Bella Italia.

O programa de especialização já passou por Maringá e Ponta Grossa e, segundo Silvia, em todas as cidades o público demonstrava grande interesse pelo tema. “Notamos um público muito participativo, com muitas experiências para compartilhar e dispostos a aprender novas técnicas. Todos os dias vendemos ou compramos alguma coisa, mesmo que seja uma ideia. Por isso, a negociação se torna fundamental na nossa vida”, explica Silvia. Participante do curso em Curitiba, o executivo comercial da RICTV Record, Thiago Corale, conta a principal lição que aprendeu durante a especialização.

“Temos que respeitar que existe todo um processo em uma negociação e, entendendo o processo, o cliente e respeitando as etapas com paciência e calma, conseguimos chegar no ganha-ganha: um resultado bom para quem vende e para quem compra”, argumenta. A partir das avaliações realizadas pelos participantes do curso, a ADVB-PR chegou a uma média de 9,5 nos cursos realizados em Curitiba, Maringá e Ponta Grossa. “Os excelentes resultados nos motivam ainda mais a continuar ofertando esse programa de especialização”, comemora Eduardo Jaime.

Sobre a ADVB-PR - Há 52 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional. Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB e Business Connect, e cursos para fomentar o mercado.

***Construtora paranaense recebe certificação sustentável***

***Projeto do Maison Legend Ecoville atende aos requisitos de qualidade ambiental de reconhecimento internacional. Um condomínio residencial programado para ser eficiente do projeto arquitetônico ao uso cotidiano e com o mínimo de impacto ambiental.

Assim será o Maison Legend Ecoville, empreendimento da A.Yoshii Engenharia, que está sendo construído em Curitiba e recebeu o selo internacional de sustentabilidade AQUA-HQE (Haute Qualité Environnementale, traduzido como Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini. De origem francesa, a certificação é um dos principais modelos de avaliação ambiental das construções no mundo e líder no Brasil com 454 edificações, mais de 8 milhões de m² de área construída e 48.000 unidades habitacionais avaliadas.

Até o momento, duas das quatro etapas do processo da certificação AQUA-HQE foram conquistadas pela A.Yoshii: a fase de pré-projeto e o projeto. Ao todo, são 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, superando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

Benefícios ambientais e econômicos - O projeto do Maison Legend Ecoville prevê uma economia de 18% de água por apartamento e 38% nas áreas comuns; na manutenção e limpeza - 178.600 litros de água serão economizados por ano, devido ao sistema de reuso de água da chuva; e 3.141,2 Kw/h (cerca de R$2.000/mês, com base no preço do Kw/h cobrado) deixarão de ser comprados mensalmente da concessionária de energia, graças aos aquecedores solares que serão usados na piscina.

Entre as soluções de sustentabilidade, o empreendimento vai dispor de medidores individuais de água; adoção de índices de abertura das esquadrias de maneira que permita boa iluminação natural; janelas com desempenho acústico adequado; utilização de iluminação eficiente LED; e área permeável elevada, que garante uma gestão mais eficiente das águas pluviais.

O engenheiro da A.Yoshii Engenharia, Cleber Casado, afirma que um dos objetivos da empresa é continuar a alinhar os empreendimentos às práticas sustentáveis. “Todos nós sabemos que os recursos naturais do planeta estão cada vez mais escassos, então é nossa obrigação reutilizar, reciclar e economizar em todas as áreas possíveis. Dessa forma, cumprimos nosso papel e ajudamos na preservação da natureza”, destaca.

“Foi determinante para o sucesso do projeto e a conquista da certificação a postura e a determinação da A. Yoshii, que foi colocada em prática por todos os seus colaboradores”, afirma o coordenador da certificação AQUA-HQE, Manuel Carlos Reis Martins. Para a conquista da certificação, a equipe de projeto da A.Yoshii Engenharia contou com a consultoria de sustentabilidade da Ecobuilding. Segundo o arquiteto Antonio Macêdo Filho, diretor da consultoria, “a arquitetura do projeto está atenta à boa implantação e orientação do empreendimento e qualidade dos espaços.

Além disso, os empreendedores se preocuparam com a especificação de equipamentos e sistemas de qualidade e com o atendimento às normas técnicas e às boas práticas”. O desenvolvimento do Maison Legend Ecoville segue o mesmo padrão do Maison Heritage Ecoville, também da A.Yoshii Engenharia. No primeiro trimestre de 2017, a construção poupou 22,87% de água, 49,53% de energia e quase 60% na geração de resíduos. Para chegar a esses resultados, a empresa adotou algumas práticas sustentáveis como a utilização de sensores de presença para iluminação e a reutilização de água para limpeza de ferramentas e equipamentos.

Sobre a A.YOSHII ENGENHARIA - A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e em 1969 transferiu sua sede para Londrina (PR). No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose. No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega.

Em 2009, criou a Yticon, marca do Grupo focada no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Uma das características marcantes da empresa é atuar com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings nacionais realizados por grandes veículos de comunicação como o jornal Valor Econômico, revista Você S/A, e rankings como o Great Place to Work e ITC – Inteligência Empresarial de Construção, além do Prêmio VivaReal.

Sobre a Fundação Vanzolini - A AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini. Desde seu lançamento em 2008 o Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras; seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.

Em 2013 os organismos de certificação residencial-QUALITEL e não-residencial-CERTIVEA se juntam para criar a Rede Internacional de certificação HQE™, uma unificação de critérios e indicadores para todo o mundo, que cria uma identidade de marca única global, cujo órgão certificador passa a ser a Cerway, sempre fundamentado nas premissas da certificação HQE francesa. Todos os referenciais de certificação terão um alinhamento de parâmetros para permitir a comparação dos valores avaliados, porém os níveis de exigência respeitarão sempre as especificidades e diferenças de cada país.

***Gabriel Elias lança clipe de “Amuleto” do EP “Casa de Praia”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sucesso de público por onde passa, com mais de 70 apresentações pelo Brasil anualmente, o cantor e compositor mineiro Gabriel Elias lança hoje o vídeo da música “Amuleto”. O clipe foi gravado na praia de Calhetas (São Sebastião – SP), com direção de Ygor de Oliveira. A canção de sua autoria está no recém-lançado EP “Casa de Praia” (Deck), produzido por Rafael Ramos.

No novo trabalho, já disponível nas plataformas digitais, ele traz quatro releituras acústicas de canções suas já conhecidas do público. Gabriel Elias tem números impressionantes na Internet: são mais de 20 milhões de acessos no YouTube e 1,3 milhão de seguidores no Facebook, sendo um dos novos destaques da música nacional. Para assistir, acesse: https://youtu.be/UF45kOh03NU.

***No comando das suas emoções***


Crédito da foto: Divulgação.

***Lidar com as próprias emoções, se colocar no lugar do outro, potencializar as habilidades pessoais. Afinal, como utilizar a inteligência emocional a fim de favorecer o bem-estar e a eficiência no ambiente de trabalho? Para responder essa e outras questões, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) promove, no próximo dia 4 de outubro (quarta-feira), o curso “Inteligência Emocional”, que será conduzido pela psicóloga Ana Wilges.

A instrutora de cursos da entidade explica que a inteligência emocional é nada mais do que um elevado conhecimento de si mesmo, tanto dos pontos fortes quanto dos que precisam de melhorias. Ela dá algumas dicas para quem quer aprimorar esta habilidade: “identifique os gatilhos das emoções, fique atento a postura corporal, busque feedback, seja assertivo na maneira de comunicar suas ideias e perceba melhor as pessoas”.

Já no caso das pessoas que tem um perfil mais explosivo, Ana orienta que há atitudes que favorecem o gerenciamento das emoções, a começar pelo reconhecimento da responsabilidade dessa emoção. “Pensar em novas alternativas para que a situação não volte a acontecer, aprender a negociar e ser direto ao falar sobre a situação que causou desconforto também auxiliam neste processo”, reforça.

Em relação às pressões cotidianas que todos enfrentam, a psicóloga esclarece que ter senso de humor diante dos desafios, seguir uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, adotar técnicas de relaxamento e, até mesmo, buscar um tratamento psicoterápico aliviam o estresse do dia a dia. “O autoconhecimento é outro fator primordial. No curso, por exemplo, vamos realizar atividades com o objetivo de analisar o perfil individual e dos outros”, acrescenta. O curso, que trará dinâmicas e vivências, ocorrerá na sede da AHK Paraná, das 13h às 17 horas.

Serviço: Curso “Inteligência Emocional” Data: Quarta-feira, 4 de outubro, das 13h às 17 horas Local: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – Junto ao Clube Curitibano Sede Concórdia| Rua Duque de Caxias, 150 – São Francisco (Curitiba) Mais informações: ahkparana@ahkbrasil.com.

Sobre a AHK Paraná - Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.

***Aluna da Escola de Dança Teatro se destaca em concurso internacional***


Crédito da foto: Divulgação.

***Giovanna Fioravanti foi selecionada para a final do YAGP (Youth America Grand Prix), em Nova Iorque, que acontecerá em abril de 2018. Ela recebeu a premiação no dia 24 de setembro em Indaiatuba (SP), no Centro Integrado de Apoio à Educação (CIAEI). A premiação foi conquistada depois de quatro dias de aulas avaliativas, apresentação do solo de repertório clássico “O Corsário”, remontagem de Patricia Otto e o solo livre neoclássico “Senda”, coreografia de Patricia Otto. A fase final será realizada em abril de 2018, em New York, nos Estados Unidos.

YAGP (Youth America Grand Prix) é um dos mais importantes prêmios do mundo da dança, que todos os anos seleciona estudantes de vários países através de audições, premiando alunos com bolsas de estudo e contratos de trabalho. Giovanna, 16 anos, já é muito exigente com sua performance, ensaia de 7 a 8 horas por dia e sonha em viver da dança. Sua história de amor e dedicação ao balé começou bem cedo, aos cinco anos de idade quando ingressou na Escola de Dança Teatro Guaíra.

Ela se diz surpresa e feliz com a premiação e confessa: “Eu quero trabalhar para conseguir uma bolsa para estudar dança em algum lugar do mundo”. “Esse prêmio para a Escola de Dança Teatro Guaíra tem importância significativa e comprova o trabalho de qualidade desenvolvido pelos profissionais. Giovanna é a única representante do Paraná a fazer parte da delegação brasileira oficial, nesta competição”, diz a professora e coreógrafa Patricia Otto.

***Trend Talk na Gappy***


Crédito da foto: Assessoria VK.

Na foto: Andressa Cerci, Patricia Freitag, Zoraide Fortunato, Veruska Nunes, Renata Santos e Mayle Reichenbach (esq. pra dir).

***Nesta quarta-feira a consultora de estilo, imagem e bem estar Veruska Sguissardi Nunes Cerci realizou um trend talk sobre moda e tendências na loja Gappy, do shopping Pátio Batel. Durante a tarde ela e algumas parceiras receberam as clientes da loja e deram dicas de combinações das peças da última coleção da Gappy, além de instruções sobre alimentação funcional, estética e estilo de vida.

***Positivo oferece 45 bolsas para o Ensino Médio***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Colégio Positivo oferece 45 bolsas de estudos para a 1° série do Ensino Médio regular. O valor de desconto pode ser de 10% a 100%, dependendo da classificação do estudante no processo seletivo. Disponível para quaisquer alunos que concluam o Ensino Fundamental em 2017, o processo seletivo oferta bolsas para as quatro sedes em Curitiba (PR) que oferecem Ensino Médio (Ângelo Sampaio, Jardim Ambiental, Hauer e Internacional) e para o Colégio Positivo Joinville (SC).

As inscrições para o processo seletivo seguem até 13 de novembro e podem ser feitas gratuitamente pelo site do Colégio Positivo. A prova acontece no Curso e Colégio Positivo Batel, no dia 17 de novembro. O conteúdo das provas é baseado na matriz de referência do Enem e conta com 50 questões de múltipla escolha, divididas entre as áreas de Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, História e Geografia. O objetivo é avaliar o conhecimento do Ensino Fundamental. Informações e inscrições: www.colegiopositivo.com.br.

Serviço: Processo Seletivo para bolsas de estudo do Colégio Positivo Inscrições: até 13 de novembro Valor: Gratuito Provas: 17 de novembro de 2017 Local das provas: Colégio e Curso Positivo Batel (Av. Sete de Setembro, 4228 - Batel). Colégio Positivo Joinville (Rua Paulo Fischer, 158 - Atiradores). Informações: www.colegiopositivo.com.br/noticias/abertas-as-inscricoes-para-ingresso-no-ensino-medio-do-colegio-positivo.

Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio e o Colégio Positivo Hauer atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, com uma proposta de aprendizado internacional. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colégio Positivo Joinville, em Santa Catarina.

***Governo publica edital de chamamento de servidores da Saúde***

***Foi publicado nesta quarta-feira (27) o novo edital de chamamento público para nomeação de 51 servidores da Secretaria de Estado da Saúde. As vagas são decorrentes de desistentes da nomeação de abril, quando foram chamados 584 profissionais para atuar na sede da secretaria, em hospitais, órgãos próprios e nas 22 regionais de saúde.

“A reposição da força de trabalho da Saúde é um compromisso que o governo estadual está cumprindo. Desde 2011, já foram efetivados mais de 2,5 mil novos servidores e ainda teremos novos chamamentos para manter equipes adequadas nas funções do Quadro Próprio dos Servidores da Saúde”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Entre os profissionais chamados nesta etapa estão médicos, enfermeiros, médicos veterinários, farmacêuticos, administradores, contadores e técnicos administrativos, entre outras funções. As pessoas que fizeram as provas em setembro de 2016 devem acompanhar a página do instituto responsável pelo concurso para não perder prazos de futuros chamamentos (www.ibfc.org.br).

O Edital 85/2017 convoca os 51 candidatos aprovados no concurso realizado em 2016 para a avaliação médica e solicita Exames de Auxílio Diagnóstico, que deverão ser feitos por conta do candidato antes da apresentação. Os profissionais de Curitiba deverão apresentar os exames feitos em 23 e 25 de outubro; em Londrina em 23 e 24 de outubro; e nas demais regionais de saúde somente em 23 de outubro.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado, por ato da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, no Diário Oficial do Estado do Paraná, prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério da administração pública estadual. Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br.

***ABGLT protocola Nota contra a “Cura Gay” na Justiça Federal do Paraná***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Durante ato realizado no início desta terça-feira (26) em Curitiba, o Secretário Geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos-ABGLT, Marcio Marins, protocolou documento com a Nota da rede sobre a decisão arbitrária que contraria a resolução 1/99 do Conselho Federal de Psicologia. 

O ato organizado pelo Movimento Respeite LGBTI, formado por lideranças e organizações de direitos humanos, coletivos e conselhos de classes é o quarto protesto realizado em Curitiba, segundo Márcio Marins o movimento surgiu para articular ações coordenadas contra a decisão da Juiz Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho.


“A liminar representa um grande retrocesso e serve como combustível para mais violência e discriminação contra a população LGBTI. Por isso a ABGLT que também compõem o movimento, através de suas afiliadas no Paraná, notou a importância de protocolizar na Justiça federal de Curitiba a Nota Pública”, ainda segundo Marins a ação será repetida em outras regiões e informa que a ABGLT continuará mobilizada para incidir na mudança da decisão do Juiz Federal. Protocolo Dist 1 CTBA 26/09/17 13:09:53.

Nota pública da ABGLT sobre a decisão arbitrária que contraria a resolução 1/99 DO CFP

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos – ABGLT, entidade de abrangência nacional que congrega cerca de 300 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população, atuante internacionalmente com status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas, repudia a decisão liminar do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho na Ação Popular 1011189-79.2017.4.01.3400, que sem embasamento científico deu margem para o uso de terapias de "reversão sexual" tratamento proibido pelo Conselho Federal de Psicologia desde 1999 através da resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia.

A resolução 01/1999 representa uma conquista da população LGB, normatizando na prática profissional de psicólogas/os o entendimento já consolidado pela Organização Mundial de Saúde em 1990 ao retirar a homossexualidade da lista de doenças. A decisão judicial retrógrada não só contraria normas de direito internacional, mas sobretudo atenta contra a Constituição Federal e dignidade da pessoa humana ao possibilitar que gays, lésbicas e bissexuais sejam submetidas ao tratamento psicológico por uma condição subjetiva como a sexualidade.

Deve ser objetivo do país, erradicar toda e qualquer forma de discriminação, construindo assim uma sociedade verdadeiramente democrática e livre. Neste sentido, o discurso médico-jurídico da patologização dos comportamentos colocados como desviantes é historicamente usada para o controle e higienização social de negras e negros, usuários de drogas, mulheres e também da população LGBT. A ofensiva conservadora sob justificativa da liberdade de mercado sobreposta à dignidade humana, em verdade, visa impor práticas de tortura psicológica e reforçar o estigma em torno da diversidade sexual e de gênero.

O avanço conservador nos recorda ainda a urgência de lutarmos pela despatologização das identidades trans, para que travestis e transexuais tenham seus direitos garantidos sem passar por violações seja da Medicina, seja do Poder Judiciário. A ABGLT lutará de todas as formas para garantir a manutenção da Resolução 01/99 e se coloca ao lado do Conselho Federal de Psicologia, parceiro histórico pela livre orientação sexual e identidade de gênero. Homossexualidade não tem cura, mas sua homofobia sim!

Sobre a APPAD - Criada em 2004, a APPAD (Associação Paranaense da Parada da Diversidade) é hoje uma das associações de referência no atendimento e defesa dos direitos das população de lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais e Intersexuais no Paraná. Organizadora da Parada da Diversidade, que neste ano terá sua 18ª edição, a associação sem fins lucrativos é mantida por voluntários e doadores e hoje realiza ações de promoção e defesa dos direitos humanos em diversas áreas: psico-social, cultural, comunicação e segurança pública para o enfretamento à LGBTIfobia, Racismo e o Machismo.

Em 2016 a Parada da Diversidade de Curitiba contou com mais de 40 mil participantes, que caminharam no Centro Cívico tendo à frente uma ala somente de pais e mães que estiveram presentes pelos direitos dos filhos LGBTI. Neste ano, a parada será realizada dia 5 de novembro, com saída da Praça 19 de dezembro, a Praça da Mulher Nua. Conheça mais sobre a APPAD Sede da APPAD – Rua José Bonifácio, 15. Conjunto 405 (Praça Tiradentes, ao lado da Catedral) Facebook: https://www.facebook.com/appad.curitiba.

***Festival de Dança gratuito leva 650 alunos aos palcos***


Crédito da foto: Divulgação.

***A escola deixou, há muito tempo, de ser espaço apenas para lições de Matemática e correções gramaticais. Atividades extracurriculares são cada vez mais difundidas e o espaço escolar tornou-se aberto à cultura, à criatividade e à diversão. Um dos exemplos da inserção desses fatores no Colégio Positivo é o Festival de Dança 2017 que, este ano, acontece nos dias 6 e 7 de outubro e reúne 650 alunos nas apresentações.

A história do filme infantil ‘A Origem dos Guardiões’ é o tema central do festival. “A intenção é levar ao público a mensagem sobre a importância de acreditar, de manter a chama da esperança sempre acesa e, acima de tudo, cultivar a imaginação de crianças de todas as idades”, conta a professora de dança e jazz do Colégio Positivo Júnior, Larissa Inácio de Godoi.

Larissa ainda explica que a dança traz grandes benefícios ao processo de aprendizagem, despertando criatividade, memorização e apreciação artística. “A criança supera seus limites em cada passo aprendido, além de exercitar a socialização com os colegas”, afirma. Para ela, as aulas devem despertar alegria nas crianças, para que elas sonhem e se encantem dançando.

O Festival de Dança faz parte de um projeto cultural do Colégio Positivo, chamado Posiarte, que envolve diversas formas de manifestações artísticas, como mostra de teatro, concurso de poesias e apresentações musicais. Neste ano, o tema principal da Posiarte é Valores e Virtudes. As sete apresentações do Festival de Dança acontecem no Pequeno Auditório do Teatro Positivo e envolvem modalidades de dança, jazz e hip hop. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os convites podem ser retirados nas sedes do Colégio Positivo Internacional, Ambiental e Júnior.

Serviço: Festival de Dança do Colégio Positivo Local: Teatro Positivo - Pequeno Auditório Data: 6 e 7 de outubro - Horário: Dia 6 - 18h e 20h Dia 7 - 11h, 14h 16h, 18h e 20h Entrada: Gratuita.

Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio e o Colégio Positivo Hauer atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, com uma proposta de aprendizado internacional. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colégio Positivo Joinville, em Santa Catarina.

***Música Popular Brasileira será o repertório do ENSAX***


Crédito da foto: Divulgação.

***O espetáculo “Música no Coração do Brasil” será o tema da apresentação do grupo ENSAX, Encontro de Saxofonistas, que anualmente se apresenta em Curitiba. Este ano, o grupo fará uma homenagem a um dos maiores patrimônios da cultura popular brasileira: o cancioneiro, uma coleção de canções expressivas do folclore nacional.

Além disso, terá uma novidade: a união da música com o teatro para contar uma história de amor entre o Brasil e a música, numa forma de encantamento cultural ao público. Entre o repertório estão músicas como Aquarela do Brasil, Suite dos Pescadores, Menina Baiana e Roda Viva.

As apresentações serão no sábado, dia 30 de setembro, às 20h e no domingo, um pouco mais cedo, às 19h. O local é o Auditório Antônio Carlos Kraide. Av. República Argentina, 3.430, Água Verde. O telefone é (41) 3329-4458. Maiores informações com o diretor da orquestra ENSAX, Paulo Campos: (41) 9997-4782.

Serviço: ENSAX 2017 – 11º Encontro de Saxofonistas Datas: 30/09/2017, às 20h e 01/10/2017 às 19h Local: Av. República Argentina, 3.430, Água Verde. Venda de ingresso: No local.

***Mario Rubinski conduz oficina no MON***


Crédito da foto 01: Milena Alves / Foto 02: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) prepara semanalmente uma programação especial para os visitantes, com o objetivo de aproximar o público da arte. Nesta semana, de domingo a quinta-feira, 1º a 05 de outubro, haverá oficinas, visitas mediadas e horário especial.

Domingo com programação especial - No domingo, 1º/10, a equipe do Educativo MON conduz a oficina “Mosaico com revistas”, das 11h às 14h. Mais tarde, haverá a oficina “O meu desenho II”, desenvolvida pelo “Artista do Acervo” Mario Rubinski, em que os participantes irão criar ilustrações a partir de materiais diversos. A atividade acontece em dois horários: às 14h30 e às 16h, com 60 vagas para cada sessão.

Arte para maiores - Na terça-feira, 03/10, tem mais um encontro do “Arte para Maiores”, programa destinado ao público adulto, principalmente para quem tem mais de 60 anos. Nesta edição, haverá visita pela “Bienal de Curitiba 2017”, roda de conversa com o artista Juan Parada e oficina “Volume gráfico”. São 40 vagas disponíveis e a taxa de participação nas atividades é de R$ 6 mais o valor do ingresso. A entrada no MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca.


Os interessados em participar do “Arte para Maiores” podem fazer reserva de vaga pelo e-mail agendamento@mon.org.br ou pelos telefones 3350-4468 e 3350-4497. As inscrições serão realizadas diretamente na bilheteria, no dia do evento, com o pagamento da taxa e retirada do ingresso. Solicita-se chegar com 15 minutos de antecedência. Quarta gratuita - Quarta-feira, 04/10, é dia de entrada franca no museu. Além disso, a oficina “Mosaico com revistas” se repete, desta vez das 11h às 17h. Haverá também visita mediada pela “Bienal de Curitiba 2017”, às 15h.

Quinta com horário estendido - Na quinta-feira, 05/10, o museu funciona em horário especial: bilheteria, MON Loja e MON Café ficam abertos das 10h às 20h, e a entrada no museu é gratuita a partir das 18h. A entrada no museu custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Artista do Acervo - O projeto “Artista do Acervo” tem como objetivo escolher um artista que tenha obras no acervo do museu para realizar oficinas abertas ao público. O museu produz uma entrevista exclusiva com o artista que fica em exibição no miniauditório e, além disso, algumas obras ficam em exposição na sala de oficinas. O encontro acontece sempre aos primeiros domingos do mês.

Sobre o artista - Mario Beckmann Rubinski nasceu em Curitiba (PR), em 1933. Ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1958, onde teve aulas com Estanislau Traple, Waldemar C. Freyesleben, Erbo Stenzel, Leonor Botteri e Guido Viaro. Cursou ainda Didática de Desenho na Faculdade Católica do Paraná. Realizou sua primeira exposição individual em 1963 na Galeria Cocaco, em Curitiba.

Entre 1969 e 1971 participou da comissão julgadora do Salão de Artes Plásticas para Novos. Foi professor na Casa Alfredo Andersen, durante dez anos e chefe da Seção de Belas Artes da Biblioteca Pública do Paraná. Dentre as premiações que o artista conquistou no Salão Paranaense de Belas Artes estão a Medalha de Bronze no 16º (1959), Medalha de Prata no 20º (1963), Medalha de Bronze e Prêmio Aquisição no 21º (1964). Vive em Curitiba.

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 1º de outubro de 2017 R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até as 18h. Programa “Arte para Maiores” 03 de outubro, terça-feira R$ 6 + ingresso: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 anos pagam apenas o valor das atividades por dia: R$ 6 Vagas limitadas a 40 participantes Horário: 14h às 17h Chegar com 15 minutos de antecedência.

Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer - 04 de outubro de 2017 - Entrada franca das 10h às 18h. Primeira quinta do mês com horário estendido no Museu Oscar Niemeyer 05 de outubro de 2017 Horário: das 10h às 20h (café, loja e exposições) Das 10h às 18h, ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação) Das 18h às 20h: entrada gratuita Distribuição de ingressos: até 19h30. Programação: Domingo, 1º de outubro Oficina “Mosaico com revistas”, com a equipe do Educativo Técnica: recorte e colagem Horário: 10h às 14h Local: Sala de Oficina – subsolo Oficina “O meu desenho II”, com Artista do Acervo Mario Rubinski Técnica: recorte e colagem Horário: 14h30 e 16h Local: Sala de Oficina – subsolo 60 vagas.

Terça-feira, 03 de outubro “Arte para Maiores” - Visita mediada pela Bienal de Curitiba 2017 Roda de conversa e Oficina com o artista Juan Parada Horário: 14h às 17h Local: sala 2, miniauditório e Sala de Oficina – subsolo. Quarta-feira, 04 de outubro Oficina “Mosaico com revistas”, com a equipe do Educativo Técnica: recorte e colagem Horário: 10h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo Mediação com a equipe do Educativo Exposição: “Bienal de Curitiba 2017” Horário: 15h Local: salas 1,2,3,9 e Olho. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba – PR. Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Tel: (41) 3350 4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário