sexta-feira, 14 de julho de 2017

Coluna do dia 14/07/17

***Rosamaria Murtinho e Leticia Spiller em, Dorotéia, de Nelson Rodrigues***


Crédito da foto: Carol Beiriz.

***Para comemorar seus 60 anos de carreira, Rosamaria Murtinho interpreta a protagonista e vilã Dona Flávia na peça Dorotéia. Encabeçando o elenco de mais dez atores, Rosamaria e Letícia Spiller, interpretando Dorotéia, encenam pela primeira vez um Nelson Rodrigues nessa montagem que tem direção e encenação de Jorge Farjalla, mantendo e ampliando o diálogo com questões contemporâneas.

A montagem, onde o sagrado e o profano caminham juntos, estreou em fevereiro de 2016 no Rio de Janeiro e realizou 4 temporadas na cidade sempre com casa lotada. Excursionou também por Uberlândia, Araxá, Maceió, Recife e Salvador com grande sucesso de público e crítica. Em 2017, fez sua estreia na capital Paulista com temporada de dois meses. Escrita em 1949, Dorotéia fecha o ciclo das obras do teatro desagradável de Nelson Rodrigues, intitulado pelo crítico Sábato Magaldi como “peças míticas” sendo a única farsa escrita pelo autor.


O texto é uma ode à beleza da mulher onde a heroína, título da obra, segue em busca da destruição de sua própria beleza para se igualar a feiura de suas primas Dona Flávia, Maura e Carmelita. Matriarca da família, Dona Flávia recebe Dorotéia, ex-prostituta que largou a profissão após a morte do filho e vai buscar abrigo na casa de suas primas, onde vivem também Maura e Carmelita, num espaço sem quartos e onde há 20 não entram homens.

Três viúvas puritanas e feias que não dormem para não sonhar e, portanto, condenadas à desumanização e à negação do corpo, dos sentimentos e da sexualidade. Arrependida, Dorotéia procura abrigo na sua família e é, em alguns momentos, questionada por Dona Flávia, a prima mais velha, que, mesmo com sua raiva, implicância e orgulho, faz de tudo para removê-la da ideia, às vezes com uma nesga de afeto, de fragilidade e disfarçados gestos de acolhimento, mas contando que ela aceite as condições de viver naquela casa.


Dorotéia, linda e amorosa, nega o destino e entrega-se aos prazeres sexuais. Este é seu crime, e por ele pagará com a vida do filho e buscando a sua remissão. Na história desta família de mulheres, o drama se inicia com o pecado da avó que amou um homem e casou-se com outro. É neste momento que recai sobre todas as gerações de mulheres da família a “maldição do amor”.

Elas estão condenadas a ter um defeito de visão que as impede de ver qualquer homem, se casam com um marido invisível e sofrem da náusea nupcial – único sinal de contato que teriam em toda vida com o sexo masculino. Em troca de abrigo, Dorotéia aceita se tornar tão feia e puritana como as primas. O motivo central que organiza a peça é o dilaceramento do espírito humano e o delírio que se constitui através da fissura, das vontades. As personagens são “fissuradas” por algo que não podem ter: o sexo.

A convivência entre prazer e pureza em que ao mesmo tempo são cortadas ao meio pela tensão daí decorrente, que termina por destruir as formas de vida, ou seja, a personagem central pecou e se arrependeu. Arrependeu? Nem tanto, pois sob a instigação de Dona Flávia, para concluir sua purificação pela feiura e pela doença incurável deve pecar novamente com Nepomuceno, o senhor das chagas. Dorotéia é uma mistura de sonho, pesadelo, desatino e destino irremediável.

Por um momento paira a esperança de que a maldição não se cumprirá, mas ela é irreconhecível. De todos os símbolos presentes na obra, o mais enigmático para os dias de hoje é o do “Jarro”, pois ele representa a imagem do espaço do prostíbulo, graças ao uso que dele faziam as mulheres, sobretudo as prostitutas na precariedade de seus ambientes, para se lavar depois do ato sexual.

O uso do símbolo presente na obra, “uma casa sem móveis”, é o fio condutor para essa encenação onde o espectador está junto com o ator, diminuindo assim, a distinção entre palco e plateia. Assim, o texto “Rodrigueano” ganha outro valor, tanto para os atores quanto para o público, pois as interpretações são baseadas no íntimo das relações entre ator/público e ator/espaço, propondo assim uma verossimilhança entre real e imaginário não presentes na obra.

Nesta encenação o público é convidado a entrar literalmente na casa das primas de Dorotéia. Outro ponto alto da encenação e que a diferencia das demais é o coro masculino, não presente na obra, intitulado pela direção como “Os Homens Jarro” que representam tanto a aparição do signo “jarro” como os homens que passaram pela vida da ex-prostituta. Esse coro permeia a encenação executando ao vivo os sons e a trilha do espetáculo.

O projeto Dorotéia surgiu do encontro entre a atriz Rosamaria Murtinho e o ator e diretor Jorge Farjalla da Cia. Guerreiro, após uma apresentação do espetáculo “Paraíso Agora ou Prata Palomares”, de Zé Celso Martinez Correa, onde enxergando nesse tipo de trabalho um uso diferenciado da pesquisa, da linguagem e da proposta cênica no uso do espaço, Rosamaria propôs uma parceria para comemorar seus 60 anos de carreira, produzindo o espetáculo.

Ficha Técnica. Texto | Nelson Rodrigues Direção e Encenação | Jorge Farjalla. Dramaturgia | Rosamaria Murtinho, Jorge Farjalla e Diogo Pasquim. Elenco | Rosamaria Murtinho, Leticia Spiller, Alexia Dechamps, Dida Camero, Jaqueline Farias e Maureen Miranda.

Serviço: Espetáculo - Dorotéia Curitiba - Datas: 14, 15 e 16 de julho Horários: sexta e sábado – 21h | domingo – 18h Local: Teatro Guarinha – Rua XV de Novembro, 971 - 80020-310 – Curitiba. Telefone: (41) 3315-0808. Valores ingressos: Plateia: R$ 100,00,00 inteira; R$ 50,00 meia-entrada. Balcão: R$ 80,00 inteira; R$ 40,00 meia-entrada. Pontos de Venda: Bilheteria do Teatro e nos Quiosques Disk Ingressos dos Shopping Müeller, Estação e Palladium, Venda Online: www.diskingressos.com.br.

***Biografia de Hebe Camargo tem lançamento no North Shopping Barretos com presença de seu filho Marcelo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A história de vida da “Rainha da Televisão Brasileira”, Hebe Camargo, virou livro, assinado pelo jornalista carioca Arthur Xexéu e lançado pela editora Best Seller. No dia 21 de julho o filho de Hebe, Marcello Camargo, estará em Barretos para o lançamento oficial do livro na Livraria Nobel do North Shopping Barretos, a partir das 20h.

No dia anterior, dia 20, Marcello realiza uma ação junto ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Barretos, no Asilo Vila dos Pobres, que atende 21 homens e 33 mulheres, todos idosos e sem apoio familiar. Parte da renda obtida com a venda de livros na noite de lançamento e alguns exemplares serão doados ao Fundo Social para investimento na Vila dos Pobres.


Na foto: Marcello Capuano, filho de Hebe Camargo, estará no evento para autografar a Biografia da mãe para os fãs.

O artista plástico barretense, Renato Amisy, amigo pessoal de Camargo, coordenador do lançamento, disse que a ação solidária “foi uma forma encontrada por Marcello para homenagear sua mãe, a maior diva que a TV brasileira já viu, uma mulher dedicada ao próximo e de uma generosidade gigantesca”, revelou.

A noite de lançamento do livro é aberta ao público, Marcello Capuano, filho único de Hebe Camargo, estará a disposição para autografar os livros dos fãs da cantora, apresentadora, atriz e uma das maiores influenciadoras de seu tempo.

Sobre Hebe - Segundo o site Wikipedia, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, nasceu em Taubaté, no dia 8 de março de 1929. Foi apresentadora de televisão, cantora e atriz brasileira, tida como a "Rainha da Televisão Brasileira".

Em 1955, Hebe iniciou o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres, dirigido por Walter Forster e em 1959 lança seu primeiro disco, Hebe e Vocês. Em 1964 se afasta da televisão para dar à luz ao filho Marcello Capuano, a pedido do marido Décio Capuano. Na década de 1970 consagrou-se como uns dos programas de maior sucesso da televisão, com média de 70% de audiência.

Em 1974 o programa é transferido para a Rede Tupi, saindo do ar em 1975 e retornando pela Rede Bandeirantes em 1979. Em 1986 o programa estreou no SBT, onde permaneceu por 25 temporadas. As duas últimas temporadas do programa foram veiculadas pela RedeTV!. Morreu no dia 29 de setembro de 2012 por conta de uma parada cardíaca em São Paulo.

***Tecpar conquista Troféu Bronze no Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O diretor de Operações do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Anderson Luiz da Luz (esquerda), e o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix.

***O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) conquistou o Troféu Bronze no Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão (PPrQG), na categoria Rumo à Excelência (Nível III – 500 pontos), do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O prêmio, entregue na noite desta quinta-feira (13), tem como objetivo reconhecer as melhores práticas de gestão criadas ou adotadas por organizações.

Ao todo, participaram 24 organizações em três categorias, com a apresentação de relatório de gestão que aponta o que a empresa faz para promover a busca da qualidade, produtividade e competitividade. A cerimônia de entrega foi realizada no Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), que promove a premiação.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, que recebeu o prêmio das mãos de Anderson Luiz da Luz, diretor de Operações do IBQP, ressaltou que o modelo de gestão do instituto já foi reconhecido em outras ocasiões e atende o que determina a Lei Federal 13.303/16, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública. Felix pontuou ainda que desde 2011 o instituto adota o modelo de gestão baseado em parâmetros internacionais e por essa razão o Tecpar já implantou o que é preconizado na legislação.

“Já realizamos há anos a atualização periódica do Planejamento Estratégico, com definição de metas e indicadores. Desde a promulgação da Lei 13.303, essa prática passou a ter força de lei. Receber a premiação é um reconhecimento de que o Tecpar está comprometido com a sociedade paranaense”, destacou.

O diretor-presidente do IBQP, Sandro Vieira, afirmou que o prêmio apoia a promoção da competitividade e produtividade das empresas paranaenses. "Ao se inscrever para o prêmio, a empresa recebe visita de examinadores e é avaliada por uma banca julgadora. No fim, ela recebe um relatório que aponta as sugestões de melhorias no processo para torná-la mais competitiva", salientou.

Prêmio - O PPrQG é um processo de reconhecimento da excelência na gestão das organizações sediadas no Estado do Paraná, estruturado nos critérios Primeiros Passos para a Excelência (Nível I – 125 pontos), Compromisso com a Excelência (Nível II – 250 pontos) e Rumo à Excelência (Nível III – 500 pontos) do Modelo de Excelência da Gestão – MEG.

O prêmio é realizado pelo IBQP, por meio do Movimento Paraná Competitivo, tendo como patrocinadores a Itaipu Binacional e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Rede da Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC).

***Positivo apresenta nova Universidade da Maturidade***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Raphael Di Lascio, professor e coordenador da UP Maturidade.

***Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida a pessoas com mais de 50 anos, a Universidade Positivo (UP) lançou, no último dia 4, a nova UP Maturidade. Criado em 2015, o projeto tem o intuito de potencializar saberes, promover a saúde física e mental, além de aprimorar conhecimentos em diversas áreas. Segundo o coordenador da UP Maturidade, professor Raphael Di Lascio, o novo projeto pretende integrar-se com com a universidade por meio de atividades conjuntas. “Queremos incentivar uma troca entre alunos, professores e coordenadores. É a oportunidade de promover interação entre jovens e pessoas mais experientes.

Queremos compartilhar conhecimento, mas também queremos aprender”, revela. De acordo com Di Lascio, a qualidade de vida é o objetivo central do projeto, que será orientado por quatro principais aspectosSaúde física, socialização, espiritualidade e condição psicológica. “Todas as ações dos cursos serão sustentadas por esses pilares”, afirma. As atividades ofertadas na unidade Praça Osório da UP foram pensadas de acordo com a visão holística do desenvolvimento humano e suas relações com o ambiente físico e social.

Por isso, os módulos serão oferecidos em três núcleos: Conhecimento, que promoverá aulas de idiomas (inglês, francês, espanhol e italiano), informática, espiritualidade, leitura e expressão; Cultura e Ações Sociais, que, com o intuito de promover a socialização e a apropriação de temas variados, vai levar aos alunos atividades como filmes, palestras, passeios, visitas, projetos comunitários e viagens; e Informação e Vivência, que vai oferecer oficinas e cursos variados com curta ou média duração, rodas de conversa, teatro e coral - atividades propostas por profissionais, docentes e estudantes da Universidade Positivo.

“A busca pela longevidade com otimismo, saúde e bem-estar deve ser incentivada. Muitas pessoas, conforme vão envelhecendo, baixam sua produtividade, se isolam e não buscam mais a socialização. Isso pode causar graves problemas para a saúde biopsicossocial e espiritual. A continuidade de atividades faz com que se sintam úteis e atuantes”, explica Di Lascio. O período de matrículas para as atividades do segundo semestre vai de 24 a 28 de julho. O início das aulas está marcado para 31 de julho.

Serviço: UP Maturidade As matrículas são realizadas diretamente na Central de Atendimento na Universidade Positivo – unidade Praça Osório (Praça General Osório, 125 - Centro), das 14h às 18h Mais informações pelo telefone (41) 3068-7742 ou pelo e-mail maturidade@up.edu.br.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***BPW entrega agasalhos ao Pátio Batel para serem doados a pessoas carentes***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A diretora de Eventos da BPW Curitiba, Michelle Nardoni e a primeira vice-presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili, entregam agasalhos para a campanha do Pátio Batel.

***A primeira vice-presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili, entregou agasalhos ao Pátio Batel durante o ciclo de palestras promovido pela entidade com a consultora Deborah Dzierwa e a especialista em Análise e Assessoria de Investimentos, Fernanda Kubrusly, na última quinta-feira, 13 de julho. A doação integra a campanha do shopping para ajudar comunidades carentes da Região Metropolitana de Curitiba.

O ciclo de palestras está sendo promovido gratuitamente pela BPW Curitiba ao longo deste ano, no Pátio Batel, e a entidade arrecada produtos nesses eventos para serem doados a entidades carentes. No evento do dia 13, também foi arrecadado água sanitária para a Associação Amigas da Mama.

***Procurador do Estado é premiado em concurso de fotografia da OAB Ponta Grossa***


Crédito das fotos: Carla Ticiane da Cruz.

Nas fotos 01 02: Procuradores do estado compareceram na solenidade de premiação do concurso.

***O procurador do Estado do Paraná, Bruno Rabelo dos Santos, lotado na Regional de Ponta Grossa, foi um dos classificados no concurso de fotografia “Escritórios Compartilhados”, promovido pela OAB Ponta Grossa em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná. Bruno Rabelo foi classificado com a foto “Taça” do Parque Estadual de Vila Velha, imagem exposta na Sala de Reunião dos Escritórios Compartilhados da CAA-PR em Ponta Grossa, inaugurado no dia 6 deste mês. O concurso teve como tema “Belezas Turísticas de Ponta Grossa” e selecionou 15 imagens que foram ampliadas e colocadas em exposição no novo ambiente da Subseção da OAB na cidade.


Na foto: Solenidade de premiação aconteceu na sede da OAB Ponta Grossa.

A foto de Bruno Rabelo foi uma das selecionadas entre 60 imagens em preto e branco inscritas no concurso. “Decidi enviar a foto da ‘Taça’ do Parque Estadual de Vila Velha por ser um dos símbolos marcantes da cidade de Ponta Grossa”, contou o procurador. “Acredito que tiveram outras fotos do Parque Vila Velha no concurso, por isso o grande orgulho de ter a minha selecionada. Para um carioca que mora há um pouco mais de cinco anos em Ponta Grossa foi bem significativo, demonstrando toda acolhida que recebi e grandes amizades constituídas que hoje me fazem sentir um carinho imenso por esta cidade paranaense.

Agradeço a OAB de Ponta Grossa pela oportunidade”, salientou o procurador do Estado do Paraná Bruno Rabelo dos Santos, que é natural do Estado do Rio de Janeiro. Este foi o segundo concurso de fotografia que o procurador participa e o primeiro em que é premiado. Anteriormente ele participou de um concurso de fotografia, também organizado pela Subseção da OAB em Ponta Grossa, com o tema “Minhas férias”. Na ocasião chegou a ter duas fotos selecionadas, porém não foi premiado.

Os procuradores do Estado Gerson Luiz Dechandt e Felipe Azevedo Barros, da Regional de Ponta Grossa e o procurador da Regional de Maringá, Joaquim Mariano Paes de Carvalho Neto, conselheiro estadual da OAB Paraná, também participaram da solenidade de inauguração dos Escritórios Compartilhados e da premiação dos 15 classificados no concurso de fotografia que levou o nome do projeto da CAA-PR, já desenvolvido em Curitiba e Londrina, que oferece apoio ao exercício da advocacia, especialmente para os advogados e início de carreira, disponibilizando gratuitamente estrutura adequada para o desempenho da profissão.

***21º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos começa dia 17 de julho***

***De 17 a 23 de julho, acontece o 21º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, com apresentações, exposição e palestra. Nesta edição participarão companhias de 11 cidades do Brasil.

Serão 30 espetáculos com companhias de Curitiba, São José dos Pinhais e Lapa (PR), Belo Horizonte (MG), Taguatinga e Brasília (DF), João Pessoa (PA), Porto Alegre (RS), Bombinhas e Itajaí (SC), São Paulo (SP).

O Festival irá ocupar o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) e Teatro Zé Maria – o Teatro de Classe, além de apresentações no Salão de Exposição do Centro Cultural Teatro Guaíra, Biblioteca Pública do Paraná, Teatro Dr. Botica e Hospital Pequeno Príncipe. Também serão apresentados espetáculos na rua, ao lado do CCTG, e em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Bocaiuva do Sul, Tunas, Cerro Azul, Campina Grande do Sul e Rio Branco Sul). O ingresso, no valor de R$10,00 e R$5,00, vale para apresentações no auditório Glauco Flores da Sá Brito, Teatro Zé Maria e Dr. Botica. Os demais espaços têm apresentações gratuitas, obedecendo a capacidade de público de cada local.

Os grupos participantes apresentarão técnicas como manipulação direta, por vara, fio, luva, sombra e empanada. Também será montada exposição – no Salão de Exposição do CCTG –, com entrada gratuita, com bonecos de manipulação de técnicas variadas e uma lojinha, que será gerenciada pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos. O 21º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos tem apoio do Instituto O Boticário e da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos, realização Centro Cultural Teatro Guaíra e Secretaria de Estado da Cultura.

Programação para segunda-feira, 17 de julho Dia 17 a 21 - O Violinista Espaço Bonecos Teatro Guaíra | Salão de Exposição Das 11h às 13h. Livre | 1 minuto e 45seg | Caixa de Lambe Lambe ou teatro em miniatura Cia Sandra Baron | Bombinhas SC. 17 a 21 - De La Múrcia Espaço Bonecos Teatro Guaíra | Salão de Exposição Das 11h às 13h - Infantil a partir de 6 anos | 5 minutos | Caixa de Lambe Lambe ou teatro em miniatura Cia Caixarola | Curitiba PR. De 17 a 21 - Copélia Espaço Bonecos Teatro Guaíra | Salão de Exposição Das 11h às 13h. Caixa de Lambe Lambe ou teatro em miniatura Livre | Conceição Rosière | Belo Horizonte MG.

Dia 17 - Casos Cascudos Espaço Bonecos Teatro Guaíra | Salão de Exposição 14h - Livre | 50 minutos / Cia da Tribo | São Paulo SP. Dia 17 - Menino Vô Tê Contá Biblioteca Pública do Paraná | Hall de Entrada 15h - Livre | 50 minutos Companhia Cia 7art Produções Artísticas Ltda | Curitiba PR. Dia 17 - Palestra com Conceição Rosière Auditório Glauco Flores de Sá Brito - Miniauditório 17h - A História do teatro de Bonecos do Oriente ao Ocidente Palestra demonstrativa com apresentações de bonecos de várias partes do mundo. Dia 17 - Brechó da Humanidade Teatro Zé Maria - O Teatro da Classe 19h - a partir de 10 anos | 50 minutos Rudinei Morales – Teatro de Animação | Porto Alegre RS.

***Gerenciamento de Categoria será tema de Workshop da Apras***

***A Associação Paranaense de Supermercados (Apras), em parceria com a SuperHiper, realiza neste dia 18 de julho, das 8h30 às 13h00, na AMCHAM – CURITIBA (Rua João Marchesini, 139), um workshop sobre Gestão de Categoria (GC). A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Uma das palestrantes será a sócio-fundadora da consultoria Connect-Shopper e especialista no tema, Fátima Merlin. O gestor de Gerenciamento por Categoria e Pricing da rede paulista Lopes, Felipe Teixeira, também vai palestrar no evento e vai falar sobre o amplo e permanente trabalho de Gestão de Categoria realizado na rede.

Algumas indústrias que trabalham com GC também estarão presentes no evento, como a empresa Coty, de higiene e beleza, que vai apresentar exemplos de alguns casos da própria empresa e os resultados alcançados com as ações.

A Associação Brasileira de Automação, GS1 Brasil, vai abordar a importância dos padrões dos códigos de identificação (cadastro de produtos) para a melhora contínua e o controle da circulação de mercadorias.

Os interessados em participar do evento devem confirmar a presença com a Apras. Horário de atendimento: 8h30 às 12h e 13h às 18h - com a Jéssica de Melo, no telefone: (41) 3263.7000 ou e-mail secretaria@apras.org.br.

***Secretaria da Cultura anuncia nova Comissão do Profice***

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) finalizou o processo para a composição da nova Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (CPROFICE) com a eleição dos representantes da sociedade civil realizado no dia 1º de julho, e a indicação dos demais membros pelo secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, no dia (03/07).

A composição do novo conselho foi publicada no Diário Oficial do Estado Nº 9983 desta terça-feira (11/07) e está disponível no site www.cultura.pr.gov.br. Entre as funções da comissão estão a de elaborar os editais do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), aprovar os projetos selecionados pelas comissões técnicas, indicar os membros para compor as comissões técnicas e homologar o resultado final dos editais. “Integrar a Comissão do Profice é uma grande responsabilidade e também um trabalho que exige muita dedicação.

Por este motivo, os membros que indicamos possuem notório conhecimento e reputação ilibada e são as pessoas mais preparadas para analisar as questões relacionadas ao programa de forma clara e imparcial. Da mesma forma, agradecemos imensamente os representantes da sociedade civil, tanto das áreas artístico-culturais como os dirigentes municipais, que vão doar um tempo precioso para o Profice”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Composição da CProfice - Os membros titulares e respectivos suplentes pertencentes à comunidade artístico-cultural do Paraná foram escolhidos por meio de votação. Participaram da escolha duas entidades culturais que haviam feito prévia inscrição. A eleição foi realizada no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), no dia 1º de julho. Foram eleitos como membros titulares: Jeferson Ayetta de Miranda (Audiovisual), Thatianne Andréa da Silva (Artes Visuais). Bruna Machado Ferreira (Audiovisual) foi eleito como suplente.

Os 10 membros e suplentes indicados pelo secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, são: Maria Aparecida de Lima Gonçalves (Artes visuais), Ronald Yves Simon (Suplente); Priscila Pacheco dos Santos (Audiovisual) Carlos Alberto Cavalheiro (Suplente); José Tadeu Basso (Circo), Mayara Bonde (Suplente); Ailton da Silva Galvão (Dança), Áldice Lopes da Silva (Suplente); Regina Elena Saboia Iorio (Literatura, Livro e Leitura), Daniel Marcondes (Suplente).

Alexandre Brasolim de Magalhães (Música), Lia Maria Amaral Carneiro (Suplente); Paulo Augusto Ogura (Ópera), Ingrid Kelly Dias Bozza (Suplente); Mário Barbosa Silva (Patrimônio Cultural, Material e Imaterial), José Augusto Gemba Rando (Suplente); Maria Fernanda Campelo Maranhão (Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares); Aline Galvão Nazato (Suplente); Benedito Izidoro Diniz (Teatro), Cleverson Luiz Cavalheiro (Suplente). Sendo que Regina Elena Saboia Iorio será a presidente da comissão.

Também compõem a CProfice dirigentes municipais de cultura. No dia 19 de maio, durante o Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, foram eleitos entre seus pares o diretor de Cultura de Terra Boa Luciney Molina Marques, como membro efetivo, e o secretário de Cultura de Londrina Caio Julio Cesaro, como suplente.

***Meliá Jardim Europa oferece apartamento Family Suíte para aproveitar a cidade de São Paulo durante as férias escolares***


Crédito da foto: Divulgação.

***São Paulo é uma metrópole superlativa em tudo, inclusive na diversidade de estilos e culturas que reúne requinte e agitação, além de uma infinidade de atrações que agradam plenamente o mais exigente visitante. Pensando nas inúmeras atrações que a cidade oferece no período de férias, o hotel Meliá Jardim Europa oferece apartamento especial para a família. O Family Suíte é um apartamento exclusivo e amplo, com dois ambientes privativos para até três pessoas, favorecendo a comodidade e o conforto.

A Family Suíte oferece uma cama de casal king no quarto principal, uma cama twin no segundo quarto, 02 banheiros, duas TVs LCD, canal a cabo, ar-condicionado com controle de temperatura, acesso à internet cortesia, rádio-relógio com dockstation, cofre, frigobar, ebulidor com seleção de chás, café e cappuccino, secador de cabelo, roupão e pantufas para uso dentro do apartamento. Tudo para deixar sua estada ainda mais completa. É possível ainda uma quarta pessoa na suíte, com cobrança adicional de cama extra.

Serviço: Hospedagem: Até 31 de julho de 2017 Diárias a partir de R$ 450 com café da manhã incluso no restaurante Aromatique. Taxas não inclusas no valor Reservas: (11) 3702-9600 ou reservas.jardim.europa@meliahotels.com.br. Meliá Jardim Europa – Rua João Cachoeira, 107 - Itaim, São Paulo/SP.

Sobre o Meliá Jardim Europa - Iindicado pelo Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo em 2015 e 2016 e com Certificados TripAdvisor 2016 e 2017, que também tem o selo Hall of Fame 2015 e é nota 8,6 no Booking.com, o Meliá Jardim Europa figura atualmente como uma das mais escolhidas opções de hospedagem em São Paulo, tanto para lazer como para negócios. É estrategicamente localizado na Rua João Cachoeira, onde os hóspedes podem fazer compras e aproveitar a noite nas opções de bares, teatros e cinemas.

O hotel oferece 322 apartamentos confortáveis, incluindo as categorias Grand Premium (com internet, TV 42” com tecnologia da TV Interativa, poltronas Aeron e amenities La Bottega) e Suítes Executivas (com 2 ambientes, internet, TV 42” com tecnologia da TV Interativa, poltronas Aeron, amenities La Bottega, poltronas Charles Eames e máquina Nespresso). A estrutura do hotel possui piscina com vista panorâmica da cidade de São Paulo, hidromassagem, sauna, fitness e lobby bar, restaurante Aromatique, quatro salas com capacidade para até 240 pessoas e business Center.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta no mercado espanhol, com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura distribuídos em mais de 40 países em quatro continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Paradisus by Meliá, ME by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá e TRYP by Wyndham. O foco estratégico na expansão internacional permitiu à Meliá Hotels International ser a primeira empresa hoteleira espanhola com presença na China, nos Estados Unidos e nos Emirados árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe.

O alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios (que a posiciona entre as principais gestoras hoteleiras do mundo), o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em todo o mundo. A Meliá Hotels International faz parte do IBEX 35, que é o principal indicador da Bolsa de Valores da Espanha.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017 e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. www.melia.com.

***Aprenda a reestabelecer seu bem-estar em 5 minutos***

***O corpo humano é uma fonte de energia. Com técnicas simples, você pode distribuí-la usando suas próprias mãos, em seu benefício e dos demais. 

Fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio do sistema nervoso, controle de estresse, depressão e ansiedade, assim como o reestabelecimento da qualidade do sono são possíveis com apenas cinco minutos diários deste tratamento.

Parece mágica, mas não é. Você pode aprender esta técnica com os cursos rápidos da ONG Mãos Sem Fronteiras, que tem como missão levar saúde e bem-estar pelo mundo através do conhecimento e uso das próprias mãos. O curso possui três níveis. No primeiro, o participante aprende sobre o que ué e como utilizar sua própria energia vital, técnicas de respiração e meditação, localização dos centros vitais e também já sente, na prática, como funciona a autoaplicação dos tratamentos.

No segundo nível, aprimora seus conhecimentos, podendo estender os benefícios para até 20 pessoas diariamente, utilizar as duas mãos e também tratar animais e plantas. Os dois níveis tem duração média de 5 horas/aula. Não há restrições de participação. A próxima turma acontece dia 21 e 22 de julho, na sede do Mãos Sem Fronteiras em Curitiba (Rua Voluntários da Pátria, 368 – 11 andar). Inscrições pelo site cursos.msfbrasil.org.br.

Na próxima semana, dia 29, acontece o terceiro e último nível, onde o participante aprende a fortalecer seu sistema nervoso, purificar o sangue, além de técnicas de prevenção e tratamento de estados doentios, como diabetes, hipertensão, tabagismo e dependência química.

***MON realiza visita mediada na mostra “66º Salão Paranaense” neste domingo***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar da programação preparada semanalmente. No domingo, 16 de julho, haverá oficina de monotipia, das 11h às 17h, para o público de todas as idades. Monotipia é uma técnica de impressão simples, que reproduz desenhos em cópias únicas e que cria efeitos imprevisíveis. Neste dia, acontece também visita mediada pelo “66º Salão Paranaense”, às 15h.

O Salão Paranaense é considerado um dos principais eventos de artes visuais do país. Criado em 1944, acolhe propostas que apontam novos caminhos para as artes visuais. A mostra é composta por 85 obras de 25 artistas selecionados pelo comitê curatorial formado por Cauê Alves, Danillo Villa e Gaudêncio Fidelis, que avaliou, ao todo, 823 projetos.

Na quarta-feira, 19/07, o MON oferece entrada gratuita para os visitantes. O público poderá aproveitar e conhecer as exposições que estão em cartaz: “66° Salão Paranaense”, “Na oração, que desaterra... a terra, - Em honra ao sagrado”, “A vastidão dos mapas - Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil”, “Circonjecturas”, “Irmãos Campana”, “Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural”.

“Kirchgässner: um modernista solitário”, “Obras sob a guarda do MON”, “Histórias do acervo MON – em aberto”, “Museu em construção”, “Cones”, Espaço Niemeyer e Pátio das Esculturas. A entrada ao MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 16 de julho de 2017 R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 - Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 19 de julho de 2017 - Entrada franca das 10h às 18h. Programação: Domingo, 16 de julho Oficina livre com a equipe do Educativo Técnica: monotipia - Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo Mediação com a equipe do Educativo Exposição: “66º Salão Paranaense” Horário: 15h - Local: Sala 9. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Tel: (41) 3350-4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***MIS-PR recebe mostra fotográfica de Pino Ninfa***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 20 de julho, quinta-feira, às 18h30, o Museu da Imagem e do Som do Paraná abre a exposição fotográfica “Como um conto chamado Jazz”, do italiano Pino Ninfa. A abertura contará com uma apresentação dos músicos Saul Trumpet e Celso Pirata.

A exposição permanece até 20 de agosto, a entrada é gratuita. A mostra é composta por uma seleção de imagens que retratam festivais de jazz na Itália e em outros vários países, explorando o ritmo e a beleza plástica desse gênero musical.

As fotografias, tiradas ao longo de trinta anos por Pino Ninfa, expõem os vários elementos que constituem esses ambientes – os instrumentos, os músicos, o público, a arquitetura do espaço, os raios de luz, as sombras, o palco.

Fotógrafo mundialmente conhecido, foi a partir das fotos presentes na mostra que o italiano consolidou o seu estilo de contar histórias e transmitir sensações. A ideia é mostrar ao público o que acontece no âmbito musical, além do que é apresentado no palco, onde o artista pode ser ele mesmo.

Serviço: Abertura da exposição “Como um conto chamado Jazz” Dia 20 de julho de 2017 às 18h30 Período expositivo: até 20 de agosto de 2017 Entrada gratuita. Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro. Curitiba/PR. Visitação: terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h. Informações: (41) 3232-9113 - www.mis.pr.gov.br.

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