quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Coluna do dia 16/11/16

***Rogério Coelho é premiado no Jabuti 2016***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Rogério Coelho acaba de conquistar o 58º Prêmio Jabuti, com a obra “O Barco dos Sonhos”, da Editora Positivo, na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil. O livro, que em 2016 recebeu o troféu HQMIX para desenhista nacional, ficou em primeiro lugar em sua categoria. Este é o segundo Jabuti do artista, que já havia sido premiado em 2012.


"O Barco dos Sonhos" concorreu também na categoria Infantil, ou seja - recebeu duas indicações em 2016. O Ilustrador e quadrinista Rogério Coelho assinou mais de 100 livros de literatura infantojuvenil. Além de ilustrar textos de autores renomados, também é autor do livro "O gato e a árvore" e da Graphic MSP “Louco-Fuga” - também indicada ao Jabuti deste ano.

***Correndo por uma causa***


Crédito da foto: Divulgação.

***O empresário Markenson Marques, presidente da Cargolift, realiza no próximo final de semana um sonho de infância: correr em um Opala 1979. Piloto profissional de kart há 15 anos, com mais de sete títulos na coleção, Markenson, como é conhecido nas pistas, vai disputar a sétima etapa do Torneio Brasileiro Old Stock Race no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.

Ele vai correr no carro 53, ao lado do piloto Claudio Kiryla, com uma missão especial: carregar a bandeira pela aprovação das 10 Medidas Contra a Corrupção durante a corrida. Essa é uma causa que a Cargolift assumiu como sua e que tem mobilizado toda a empresa. O movimento Mude, que atua pela mesma causa, já confirmou presença nas arquibancadas para torcer pelo carro #53.

***Você sabia que a labirintite indica a existência de outras doenças?***

***Tontura, desequilíbrio e a sensação de flutuação são alguns dos sintomas mais comuns das chamadas labirintites, que são na verdade consequências secundárias de alguma doença. Segundo o otorrinolaringologista do Hospital IPO, Alexandre Gasperin, há diversas patologias que têm como reação alterações no labirinto. “As crises funcionam como um alerta de que algo está errado no organismo e, por isso, há a necessidade de investigação médica”, afirma.

De acordo com o especialista, as labirintopatias ou labirintites são extremamente incomodas e, muitas vezes, podem se repetir por anos. Segundo ele, há diversas doenças comuns que podem causar as crises como, por exemplo: alterações na glicemia, hipertensão arterial, alterações na tireoide, aumento do colesterol, triglicerídeos, alterações visuais, alterações da coluna cervical, entre outras.

“Cada doença causa um tipo determinado de tontura e, por isso, a atenção deve ser individualizada, não podendo ser tratada de uma única maneira, mas, normalmente, um bom diagnóstico da doença primária [aquela que leva às crises de labirintites] e seu tratamento faz com que nosso organismo se recupere das tonturas”, salienta Gasperin.

Gravidade - Mas não são apenas doenças comuns que acometem o labirinto e, segundo o médico, aí se esconde o perigo, principalmente, a necessidade de buscar um especialista. “Acidentes vasculares cerebrais (AVC - popularmente conhecidos como derrame), tumores cerebrais e outras doenças neurológicas também provocam as crises de tontura”, alerta.

***ID Fashion 2016 vai mostrar 16 marcas autorais paranaenses*** 


Crédito da foto: Valterci Santos. 

***Dezesseis marcas autorais de cinco cidades paranaenses participam da segunda edição do ID Fashion, que ocorre no dia 24 de novembro no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A capital do estado conta com o maior número de participantes (11), seguida de Maringá (2), Marialva, Cianorte e Pato Branco (1 cada). O perfil da seleção é bem diversificado, incluindo moda feminina, masculina, unissex, infantil, adolescente, gestante, plus size, comfortwear, lingerie e evangélica (confira o line-up mais abaixo). 

O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em conjunto com o Sebrae/PR, e já se consolidou como uma grande vitrine da moda paranaense com identidade própria. Os criadores entram em contato direto com o público consumidor, já que o ID Fashion é aberto ao público e gratuito. O tema deste ano é Movimento, e foi inspirado na leveza, na liberdade e na instabilidade que geram mudanças e impulsionam a criação. As atividades se iniciam às 16 horas, com abertura e credenciamento. 

Das 16 às 20 horas, acontecem as atividades interativas no Living Lab; das 17 às 18h30, é a vez do ID Talk, bate-papo com profissionais do ramo e formadores de opinião, com o tema “Os Novos Movimentos da Moda”; das 20 às 21h30, as 16 marcas apresentam três looks cada no desfile show (Catwalk). Para encerrar, os alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda do Senai-PR assumem a passarela na competição Desafio Passarela Senai, atividade programada este ano para o User Experience. 

Confira as marcas participantes da segunda edição do ID Fashion

***Andressa Castro - Criada em 2012 pelas irmãs Andressa e Pércia Castro, a marca feminina de Cianorte (PR) nasceu com baixo investimento e sonhos grandiosos. Com vasta experiência em criação, depois de atuar nas maiores empresas do ramo, Andressa uniu seus conhecimentos aos de sua irmã, que sempre se destacou como excelente vendedora e comunicadora. 

A grife se inspira no dia a dia para aliar versatilidade, conforto e modernidade no vestir. Com foco no público jovem, teve peças selecionadas para compor o visual de personagens da atual temporada de Malhação (Pro Dia Nascer Feliz), com grande presença nas redes sociais. 

Participa pela segunda vez do ID Fashion, com uma coleção na qual trabalha com tecidos diferenciados – jacquard, viscose, tweed, chiffon e crepe – e estampas clássicas como o tweed, além da mistura de texturas como animal e floral misturadas. O preto e o cáqui predominam nos tecidos lisos, enquanto o rosa pontua a coleção com delicadeza nas estampas e fundos. Siga a marca no Instagram: @andressacastrooficial. 

***Arth - Fruto da sociedade entre o publicitário Christopher Nascimento e a estilista Mariana Bassetti – que trabalhou como assistente de criação em três edições do São Paulo Fashion Week –, a Artha foi criada em 2007 e faz moda feminina. 

Na loja própria da Rua Fernandes de Barros, 1.080 – Hugo Lange, oferece peças casuais para o dia a dia e vestidos de festa para ocasiões especiais, que podem ser customizados. A marca oferece ainda a possibilidade de exclusividade total, com vestidos únicos de festa e noiva feitos sob medida. As peças têm uma pegada vintage e fogem do convencional, aliando conforto a uma boa dose de romantismo e atitude. 

São leves e descontraídas, com estamparia exclusiva e acabamentos manuais. No ID Fashion, vai mostrar a coleção Sunset Sons – Verão 2017, com peças que incorporam elementos multiculturais e da natureza, com cores inspiradas no pôr do sol refletido no mar (areia, dourado, coral e azul). Informações: www.facebook.com/arthapormarianabassetti.

***DTZ Couture - A DTZ Couture vai “jogar em casa” neste ID Fashion. O estilista Daniel Tzaschel se formou em Design de Moda pela Faculdade de Tecnologia do Senai Curitiba – um dos organizadores do evento. Mas a ideia surgiu durante um intercâmbio em Paris, quando Daniel cursava Relações Internacionais. Suas criações seguem uma linha mais contemporânea para a moda festa, com materiais e técnicas inovadoras de modelagem para obter shapes e recortes que valorizem o corpo da mulher. 

No ID Fashion, a inspiração dos seis looks serão as obras arquitetônicas do japonês Tadao Ando, que em seus projetos promove interações de elementos como luz, perspectiva e intervenções artísticas, fazendo com que ela interaja com o ambiente. As peças são feitas sob medida e vendidas exclusivamente no ateliê, na Rua Hermes Fontes, 364, com hora marcada. Outras informações no site www.danieltzaschel.com

***Elyane Fiuza Luxury Bags - Exclusividade é a palavra de ordem na Elyane Fiuza Luxury Bags. Especializada em bolsas e acessórios em couro para homens e mulheres, tem como diferenciais a personalização e o fato de não haver nem sequer duas peças iguais. Os modelos são clássicos, atemporais, com atenção especial à qualidade da matéria-prima e do acabamento – o que permite a garantia vitalícia. 

O atendimento é personalizado, e o cliente ainda pode participar da escolha de todos os materiais da sua peça (cor do couro e forro, modelo, metais etc). Esse nível de exclusividade chamou a atenção da Rede Globo, que convidou a marca curitibana a criar modelos para personagens icônicas de suas novelas. 

A primeira foi a bolsa de melancia da Dona Redonda, personagem de Vera Holtz no remake de Saramandaia. As criações também puderam ser vistas em Geração Brasil, Amor à Vida, Sete Vidas, A Regra do Jogo e atualmente compõem o visual da it girl Fedora Abdala, personagem de Tatá Werneck em Haja Coração. Informações: www.elyanefiuza.com.br.

***Feito a Mãe - A marca curitibana de moda infantil estará no ID Fashion pela segunda vez e é conhecida pelas roupas alegres, coloridas e descoladas para meninas de 2 a 10 anos. As peças são desenvolvidas a partir de um processo criativo livre, inspirado nas próprias crianças e em seu universo mágico, e têm a modelagem, as cores e o conforto como principais características. É outra marca adepta do Slow Fashion, com produção em pequena escala, de forma sustentável e com matéria-prima de alta qualidade. Outras informações no site www.feitoamae.com.br.

***Garota Chic - Comandada pela estilista curitibana Letícia Birolli, a marca tem 10 anos no mercado e faz roupas para meninas pré-adolescentes, na faixa dos 8 aos 14 anos, e também com numeração especial. A Garota Chic produz ainda modelos mais sociais, como vestidos longos para festa, saia e blusa cropped com aplicações e bordados etc. Os tecidos mais utilizados são renda, tule bordado, neoprene e viscocrepe. As peças da marca podem ser encontradas em lojas próprias no Polloshop Alto da XV e Shopping Palladium. Mais detalhes no site www.garotachic.com.br.

***Izabel Angeli - Marca de Marialva para o mercado plus size feminino no estilo boho chique. De 1993 a 2008, era uma linha de produção que prestava serviços para confecções da região, e de 2008 a 2009 atuou na moda infantil. Tendo como público alvo mulheres de 25 a 30 anos de manequim do 42 ao 52, vai trazer ao ID Fashion uma coleção de roupas despojadas com bordados e estampas exclusivas, com cores e elementos da natureza. Os tecidos são chiffon, rendas, viscose e sarja, e a paleta de cores inclui off white, preto, laranja, bege e verde tiffany. 

***Jacu - Criada em 2014, a irreverente marca curitibana de moda fminina é ousada até no nome – afinal, “jacu” é sinônimo de brega ou cafona, o que também remete a algo regional, da terra. O desejo da marca é levar ao público as referências que nos cercam. 

A confecção é orientada pela valorização do mercado nacional, e desconsidera de suas referências soluções rápidas e unilaterais, ditadas pelo topo da pirâmide de consumo. Prefere trabalhar na criação completa – da estampa ao acabamento, do computador às mãos das costureiras. É outra marca que participou da primeira edição do ID Fashion. Mais detalhes no site www.jacustore.com.br.

***Jhenniffer Breenstup - A marca de Pato Branco (PR) leva o nome da estilista Jhenniffer Breenstup e traz em seu design sofisticação e bom gosto, construídos com todo cuidado para garantir singularidade e luxo. Uma marca jovem, inovadora e eclética, que cria peças que se adaptam a qualquer situação, desde a mais casual até a mais fina. 

Trabalha com roupas, bolsas e acessórios para o público feminino. É conhecida pelas bolsas que se desmontam, com sistema de troca de partes, que no lugar das costuras tradicionais utiliza sistema de zíperes e mosquetões, e vai participar do ID Fashion pela segunda vez. Mais detalhes no site www.jhennifferbreenstup.com.

***Leveza do Ser - Marca curitibana de comfortwear criada pelas irmãs Adília e Angélica Sanches em 2013. Destinada ao público feminino, trabalha com peças casuais e versáteis, adequadas tanto ao trabalho quanto ao lazer. A estilista Angélica Sanches foi diretora-criativa da Drop Sista, linha feminina da Drop Dead, marca curitibana de skatewear de renome nacional. 

A marca é vendida no showroom próprio, na Rua Coronel Dulcídio, 2.281, casa 2, em Curitiba. Pela segunda vez no ID Fashion, a Leveza do Ser faz uma prévia do Inverno 2017, em que a palavra de ordem será o DNA da marca: conforto. A ideia é levar para as ruas o aconchego das roupas usadas em casa. Saiba mais no site www.levezadoser.com.br.

***OpenStudio - Marca curitibana de moda masculina jovem comandada por Rodrigo Sasi, responsável pela direção criativa. A OpenStudio é um estúdio aberto dedicado ao estilo casual cool. O perfil do público é o cosmopolita local, atento às novidades sem perder de vista as raízes. A qualidade da marca rendeu inserções em revistas como VIP, GQ Brasil e China e L’Officiel e a levou a ser usada por celebridades como Chay Suede, Bruno Gagliasso e Marcos Mion. 

Outra característica é a preocupação com a sustentabilidade: a marca tem investido em um tricot feito com sobras de fios e na malha eco – feita de garrafas pet, mas com caimento igual ao do algodão –, que se decompõe em até três anos quando descartada no meio ambiente. 

As matérias-primas da minicoleção apresentada no ID Fashion são quase todas naturais, com cores que passam pelo bege, azul celeste, laranja e terracota. Após o desfile, todas as peças estarão disponíveis para compra exclusivamente no site www.openstudio.com.br.

***Ovelha Negra - A Ovelha Negra Underwear é uma marca curitibana de lingerie que procura por meio de seu conceito reforçar a autoaceitação e incentivar a liberdade pessoal, empoderando suas clientes e procurando ajudá-las a se amarem, a cada dia, um pouquinho mais. 

Criada em 2013 pela estilista Maria Eduarda Malucelli, a Ov está há dois anos no mercado produzindo peças para um público vanguarda com recorte diferenciado, material tecnológico e modelagem estruturada, estudada para favorecer o corpo. Saiba mais no site www.ovstore.com.br.

***Reptilia - Concebida em 2012 como um projeto de moda autoral da arquiteta Heloisa Strobel, no ano seguinte a Reptilia foi premiada no concurso BtoBe, iniciativa do programa TexBrasil que seleciona os estilistas brasileiros mais promissores para representar a nova moda do país no exterior. 

A proposta da marca é conciliar design e qualidade com produção ética e sustentável, novidades tecnológicas com técnicas e texturas artesanais. As influências da arquitetura e da construção de elementos também é visível no DNA da marca, reflexo da formação da estilista. Para o ID Fashion, vai trazer modelagens sem gênero e silhuetas sobrepostas, valorizando a geometria e as composições em blocos. Conheça mais no site da marca, www.reptilia.name.

***Vale da Seda - Pela segunda vez no ID Fashion, a marca de roupas e acessórios em seda nasceu de um projeto desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá (PR) e representou o Paraná duas vezes na loja-conceito montada na São Paulo Fashion Week, a FFWShop – além de ter estado na passarela, numa parceria com Ronaldo Fraga. Este ano, desenvolveu em conjunto com outras cinco marcas paranaenses (Abbici, MUST, NovoLouvre, Scalon e Via Tolentino) uma cápsula de blusas em seda para a feira Who’s Next, de Paris – que estará no Living Lab. 

O Paraná responde por 92% da produção de casulo de bicho da seda no Brasil – e é a região que mais produz seda no Ocidente. Trabalha em parceria com a empresa O Casulo Feliz, que produz fios de seda de maneira artesanal, e com o designer Enéas Neto, que propõe para o Inverno 2017 produções em alfaiataria, feitas com tecido aveludado 100% seda. Outras informações no site www.valedaseda.com.br.

***Veine - Parceria do chef de cozinha Erich Zelazowski com o estilista Robson Dalazen, ex-sócio da marca Jacu, a Veine (“veia”, em francês) foi criada no ano passado e faz moda unissex voltada ao sportwear e ao lifestyle urbano minimalista. Adepta do movimento slow fashion, mira no público AB, urbano, casual, moderno, sem preconceitos, relativamente jovem e com espírito alternativo e vanguardista. 

No ID Fashion, vai apresentar a coleção de verão chamada Plage Isolée, um “paraíso idílico” onde o caos urbano convive com a natureza de encher os olhos de uma praia tropical. A cartela de cores é alegre, com tons de verde e azul, rosa, nude e amarelo; preto e vermelho fazem o contraste em blocos, listras, gráficos, padronagens e transparências. Tudo isso em tecidos leves como tule, viscose e tricoline, complementados por couro sintético e neoprene sublimado. Mais detalhes no www.facebook.com/veine.exert.chaos.

***Via Tolentino - Há quase 16 anos no mercado, a marca maringaense Via Tolentino produz moda para a mulher evangélica e executiva. As peças são modernas, confortáveis e têm estilo agregado à modelagem, além de acabamento de alta qualidade. A empresa também investe em novas tecnologias na produção e facilidade de acesso, com franqueados espalhados por 25 estados mais o Distrito Federal, além de e-commerce pelo portal Via Evangélica www.viatolentino.com.br.


A indústria da moda no PR - A indústria têxtil e do vestuário é um setor muito importante na economia do Paraná. Formado predominantemente por indústrias de micro e pequeno porte, é o segundo segmento industrial que mais emprega no estado, com aproximadamente 84 mil trabalhadores. São mais de 5,2 mil empresas no setor de vestuário e mais de 800 no têxtil. 

Serviço: ID Fashion Quando: 24 de novembro de 2016 Onde: Museu Oscar Niemeyer. Realização: Fiep (Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná) e Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná). Coordenação Geral: Senai PR. Patrocínio: Senai-PR e Sesi-PR. Sindicatos: Sindialfa, Sindicouro, Sinditêxtil, Sinditêxtil Londrina, Sivale, Sindiwest, Sinveste, Sindivest, Sivepar, Sindvest e Sinvespar. Produção geral e direção artística: Feito Produções/ Coletivo Tangerina. Produção de moda: Bubble. 

***Setor de construção integra Ranking 500 Maiores do Sul***

***A Revista AMANHÃ divulgou na última quarta-feira (9 de novembro), em Curitiba, o ranking regional Grandes & Líderes - 500 Maiores do Sul. No levantamento, o mercado de construção apresentou desempenho estável em relação às edições anteriores. Mesmo com a crise econômica, algumas empresas do setor mantiveram um bom desempenho, tanto operacional quanto comercial. Com vários empreendimentos e obras corporativas realizadas na construção civil ao longo de 51 anos de história, a

A.Yoshii Engenharia apareceu como a quinta colocada no ranking de construção e imobiliário do Paraná, com receita líquida de R$ 634,21 milhões. Na classificação geral, concorrendo com outras empresas da região do Sul, a empresa ficou em 139° lugar. No Paraná, a instituição subiu duas posições em relação ao ano anterior – de 59° para 57º. Os indicadores demonstram que a gestão eficaz e referência em qualidade são fatores importantes para a consolidação da empresa no mercado.

A construtora paranaense, com forte atuação em Londrina e Maringá, dá continuidade ao seu crescimento com a chegada a Curitiba e a instalação de um showroom exclusivo no bairro Batel. No fim de 2015, lançou o empreendimento de luxo Maison Heritage Ecoville, com apartamentos de alto padrão e previsão de entrega para 2019. Recentemente, a empresa apareceu em alguns rankings nacionais, como Valor Carreira (As Melhores na Gestão de Pessoas), VOCÊ S.A. (150 Melhores Empresas para Trabalhar), entre outros.

Método - O ranking é realizado pela Revista AMANHÃ com o apoio técnico da PwC em um método exclusivo: o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice apresenta o tamanho e o desempenho das empresas pela ponderação de três indicadores financeiros: patrimônio líquido (50%), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).

Sobre o Grupo A.Yoshii - A A.Yoshii Engenharia foi fundada há 51 anos pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana e transferiu sua sede para Londrina em 1979. No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global para clientes como Banco América do Sul, Casas Pernambucanas e Banco Itaú. Atingiu outras cidades do País, como Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Porto Alegre e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose.

Com inúmeros empreendimentos residenciais realizados nas principais cidades do Paraná, se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, foi criada a Yticon, marca do grupo que foca no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Em 2010 a A.Yoshii iniciou suas atividades em Maringá e, em 2015, em Curitiba. Uma das características marcantes da empresa é atuar sempre com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente.

O resultado figura em premiações e rankings: em 2016 e 2015 o Grupo A.Yoshii figurou entre as melhores empresas em Gestão de Pessoas de acordo com a Revista Valor Carreira. Em 2016 e 2014 a construtora foi classificada entre as 150 melhores empresas para trabalhar, segundo a revista Você S/A e obteve o melhor desempenho econômico na região Sul no setor de Construção e Engenharia de acordo com o ranking Valor 1000, realizado anualmente pelo jornal Valor Econômico.

***CEO Fórum movimenta setor empresarial nesta quinta-feira***

***Curitiba recebe nesta quinta-feira (17/11), líderes de algumas das maiores companhias do país – Cargill, IBM e Embratel – para discutir, com empresários locais, estratégias de fortalecimento de mercado para o Brasil 2020. O CEO Fórum é promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) e deve reunir 500 executivos de Curitiba e região.

Os presidentes da Cargill, Luiz Pretti; da Embratel, José Formosa; e da IBM, Marcelo Porto, serão os palestrantes da noite. Eles vão abordar os temas: desenvolvimento do setor alimentício, migração das empresas para o mundo digital e tecnologia de informação, respectivamente.

Além dos CEOs estarão presentes Rodolfo Araújo, diretor da Edelman Significa (maior empresa de relações públicas do mundo) e Ângela Castro, sócia da Deloitte (empresa de auditoria, consultoria e assessoria financeira e tributária). Para participar - As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até quarta-feira (16/11). Para os sócios da Amcham o investimento é de R$ 200, já para os não-sócios é de R$ 600. Os interessados devem se inscrever em www.amcham.com.br/curitiba ou (41) 2104-9350.

Serviço: CEO Fórum | Conexão com o Brasil 2020 Data: Quinta-feira (17/11) Horário: 16h às 20h30 Investimento: R$ 200 (sócios) e R$ 600 (não sócios) até 16/11 Inscrições:  www.amcham.com.br/curitiba ou (41) 2104-9350 Mais informações: isabella.slompo@amchambrasil.com.br ou (41) 2104-9350 Local: Espaço Torres Rua Pergentina Silva Soares, 159 Jardim Botânico, Curitiba (PR) (próximo a FIEP na Av. das Torres).

***Presidente do TRE agradece Clube Curitibano por abrir suas portas nas eleições***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppenours junto ao presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio Pereira: Agradecimento à instituição por abrir suas portas para as eleições para a Prefeitura de Curitiba.

***Abrindo suas portas para as votações para o 1º e 2º turnos para Prefeitura de Curitiba, o Clube Curitibano, representado pelo seu atual presidente, José Antonio Baggio Pereira, recebeu nesta quinta-feira (10) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. Recebendo 4.094 eleitores no primeiro pleito, e 9.566 no segundo, o presidente do TRE agradeceu a cessão do Salão Rubens Arles Bettega (azul), do Curitibano, como local de votação, após o período de ocupações nos colégios estaduais.

***Confraternização alemã***

***Na sexta-feira (25 de novembro), a partir das 19h30, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) promove o tradicional jantar de confraternização, que reúne executivos das principais empresas de capital alemã do Paraná e associados.

O jantar dançante, realizado no salão do Golf do Graciosa Country Club, além de ser uma oportunidade para networking entre os empresários locais, promete oferecer momentos de descontração com a musicalidade do DJ Massayuki Oniki.

Serviço: Jantar de Confraternização da AHK Paraná Data/horário: sexta-feira, 25 de novembro, 19h30 Local: Salão do Golf do Graciosa Country Club Av. Munhoz da Rocha 1146 - Bairro Cabral - Curitiba - PR Mais informações: (41) 3323-5958.

Sobre a AHK Paraná - Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.

***Chegada de Papai Noel com espetáculo de luzes e dança no ParkShoppingBarigüi***

***O Papai Noel dará a partida para o funcionamento do Parque dos Ursos, fazendo girar o carrossel e as xícaras giratórias, brinquedos instalados na praça central do shopping e que são os principais destaques da decoração deste ano no ParkShoppingBarigüi.

Além da chegada do Papai Noel, o ParkShoppingBarigüi apresentará o espetáculo musical “Carrosel Encantado”, preparado pela Believe Studio de Dança. Ao todo, 12 bailarinas e 15 crianças executam seis números de dança, que mesclam sapateado, jazz e canto, com efeitos especiais de iluminação, figurino e cenário. 

Ao todo, serão 16 apresentações desse espetáculo até o Natal. Fantasmic!, Happy Xmas (War is over), Rudolph the Red Nodes Reindeer. Jingle Bells, Santa Claus is Coming to Town e Merry Christmas Everyone são as canções que compõem esse musical As primeiras apresentações serão realizadas nos dias 17, 18 e 19 de novembro. No período de 08 a 23 de dezembro, o calendário está disponível no site do shopping http://www.parkshoppingbarigui.com.br, mas as apresentações acontecem sempre às 20h30.

O conjunto da decoração com o espetáculo musical rende excelentes imagens para esse período de festas natalinas. Além disso, o Papai Noel do ParkShoppingBarigüi é um bom personagem. Há 12 anos o seu José Goetten Filho faz as histórias do Natal do ParkShoppingBarigüi serem ainda mais emocionantes.

A voz, o característico ho ho ho, a barba e os cabelos brancos são marcas registradas do bom velhinho de 74 anos. Desde 2005, José Goetten abre oficialmente a decoração de Natal arrastando uma multidão para ver o senhorzinho assumir o trono. Aposentado, ele inicia o preparativo do seu famoso personagem sempre com um mês de antecedência, cuidando, especialmente, da barba natural.

***Natal das Fábulas cria reino encantado e mágico no Shopping Estação***


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***Inédito, grandioso, interativo e mágico: assim promete ser o Natal das Fábulas do Shopping Estação. A partir deste sábado (19/11), às 14h, todos vão se surpreender com um reino encantado, com cenários que retratam o universo mágico dos clássicos da literatura infantil, como João e Maria, Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau, Os Três Porquinhos e muitos outros.

Com mais de 500 m² de decoração, o maior Natal dos shoppings de Curitiba promete ser inesquecível, com mais de 10 atividades gratuitas e uma roda gigante. “O Natal das Fábulas encanta e conecta toda a família. Desde os avós e pais, que passaram a infância ouvindo as clássicas histórias, até as crianças, que muitas vezes vão conhecer aqui esse mundo mágico”, explica Larissa Pereira, coordenadora de Marketing do Shopping Estação.

Roda Gigante - Uma roda gigante com seis metros de altura e iluminação especial fará os visitantes se sentirem no topo do castelo e ainda vão ver lá de cima todo o cenário. É a única atividade paga em toda a atração, com custo de R$ 15 por 5 minutos, e capacidade para 12 pessoas.

Diversão gratuita - Todas as outras atividades espalhadas pelo bosque encantado são gratuitas. A Árvore de Natal do João e o Pé de Feijão enfeita a praça central do reino das fábulas. Com mais de sete metros de altura, é possível atravessar o seu interior e se sentir como o personagem da história. O fosso do castelo foi transformado em uma enorme Piscina de Bolinhas, com mais de 50 m², para as crianças se aventurarem.

Os visitantes também irão se encantar com a Casa de Doces do Joãozinho e Maria, envolta em um aroma especial de guloseima. Todos se sentirão príncipes e princesas em um instante, ao entrar na Carruagem da Cinderela e eternizar o momento tirando várias fotografias. Um Parquinho da Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau, com brinquedos que remetem a uma floresta, retrata a história repleta de emoção.

Um Espelho da Rainha Má vai mostrar como ela se achava a mais bela do seu reinado. A vila d‘Os Três Porquinhos, com as casinhas de palha, madeira e de tijolo, transportarão o público para aventura dos irmãozinhos. Uma Árvore Falante conta a história da origem do Natal. Como em todo o reino encantado, os visitantes vão poder jogar moedinhas no Poço dos Desejos e fazer pedidos especiais. Todo o dinheiro arrecadado será doado para o Pequeno Cotolengo.

Chegada do Papai Noel - Esse cenário lendário se mistura à magia natalina com a tradicional chegada do Papai Noel, marcada para este sábado (19/11), às 12h30 para todos os clientes. O bom velhinho vai receber todas as famílias, tirar fotos e receber os pedidos de Natal em seu majestoso trono de madeira, até o dia 24 de dezembro.

Encontro com os personagens - Para deixar o passeio ainda mais inesquecível, o público poderá conhecer pessoalmente a Princesa e o Príncipe; a Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau; e a Rainha Má. Os encontros são gratuitos e acontecem nos fins de semana de 2 a 4 de dezembro, de 9 a 11 de dezembro, e dos dias 16 a 23 de dezembro, das 16h às 18h30. Será distribuída uma quantidade limitada de pulseiras 30 minutos antes de cada encontro.

Árvore Solidária - Uma árvore será decorada com cartas de crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe, cada uma com um pedido especial, na Praça de Alimentação do shopping. De 1º a 24 de dezembro, o público pode retirar as cartinhas e entregar as lembranças para os voluntários no local.

Serviço: Natal das Fábulas Sábado (19/11), a partir das 14h Gratuito. Chegada do Papai Noel Sábado (19/11), às 12h30 Gratuito. Shopping Estação Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR) Tel: (41) 3094-5300 - www.shoppingestacao.com.br.

***Saben lança em Foz do Iguaçu documentário “Árabes no Paraná”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O documentário “Árabes no Paraná – Foz do Iguaçu” será lançado nesta quinta-feira (17), às 18h30, no Hotel Bourbon (Av. das Cataratas, km 2,5, nº 2345), em Foz do Iguaçu. Escrito e dirigido pela cineasta Lu Rufalco (de “O Mundo Perdido de Kozák”), o curta conta a história da colônia árabe da Cidade das Cataratas, a segunda maior do Brasil e da América Latina.


Viabilizado por meio de patrocínio da Itaipu Binacional, com apoio da Prefeitura Municipal, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e do Hotel Bourbon, o documentário é uma iniciativa do Conselho de Senhoras da Sociedade Árabe de Beneficência (Saben), que empreende campanha pública para a construção do Hospital da Beneficência Árabe do Paraná. O projeto prevê ainda outras edições do documentário em cidades de forte imigração árabe, como Curitiba e Paranaguá.


Comunidade organizada - Com direção de Lu Rufalco, o documentário mostra como, ao longo dos anos, a comunidade árabe foi se organizando, afirmando a identidade de sua cultura milenar como presença concreta na realidade local. Escolas, clubes sociais e esportivos, associações beneficentes e templos religiosos foram criados, a culinária incorporada no dia a dia da cidade, a música e a dança encontrando espaço para aflorar.

“É a continuidade das tradições em outro tempo e espaço. Assim como o Rio Iguaçu lança com ímpeto suas águas em outro rio, tornando-o ainda mais forte, a imigração árabe fez do Paraná o destino de sua tradição e cultura, para tornar mais vibrante, mais diversa e feliz a alma brasileira”, considera Rached Traya, presidente da Saben.

Ficha técnica: Roteiro e direção: Lu Rufalco Produção executiva: Tania Silva; Produção local: Samira Omaire; Fotografia e câmera: Paulo Rigotti Junior; Edição: Farpa Gomes; Texto: Berenice Mendes; Locução: Rafael Camargo; Operação de áudio: Andrés Carvajal Proano e Ilson Alecrin; Imagens de arquivo: Vision Arts Produções; Realização: Conselho de Senhoras da Sociedade Árabe de Beneficência (Saben).

***Autores da Diva Depressão, fenômeno da internet, lançam livro em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com mais de dois milhões de fãs em sua rede social, os autores do perfil Diva Depressão, Felipe Oliveira e Eduardo Camargo, vêm a Curitiba para lançamento do livro “Desperte a diva que existe em você”. A dupla vai autografar as obras e fazer uma palestra na Livraria Cultura do Shopping Curitiba. Além da página no Facebook, a Diva Depressão está em blog, Twitter, Instagram e Youtube, levando sua ironia e tom debochado para a web brasileira.

No livro, a diversão já começa no prefácio - os leitores são convidados a descobrir sua “identidade Diva”. Depois, é hora do autoconhecimento, com uma sequência de testes que avaliam personalidade, grau de chatice e nível de estresse, entre outros tópicos. E o passatempo divertido fará o espectador dar boas gargalhadas. O lançamento acontece no dia 19 de novembro às 17h (sábado).

Serão entregues 98 senhas para a palestra no caixa central da livraria, a partir das 10h do dia do evento; é permitida uma senha por pessoa, independentemente do número de livros comprados. Para a sessão de autógrafos não é necessário ter senha. As pessoas serão atendidas por ordem de chegada. Só terá acesso ao local do evento quem possuir o livro em questão.

Serviço: Lançamento livro “Desperte a diva que existe em você” Quando: dia 19 de novembro, a partir das 17h Senhas para palestra serão distribuídas no caixa central; sessão de autógrafos será por ordem de chegada Onde: Livraria Cultura – piso L3 Informações no fone 41 3941-0292. Shopping Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR) - (41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br.

***Apresentações de música clássica exigem peculiaridades de comportamento do público***


Crédito da foto: Edna Froes.

***Celular tocando alto, tosses, conversas, espirros e aplausos em momentos inadequados. Esses são alguns dos exemplos de gafes que as plateias cometem em shows, concertos e óperas. “As gafes existem porque há falta de informação. Mas isso é algo fácil de contornar”, afirma Liana Justus, professora de Formação de Plateias da Universidade Positivo (UP) e coautora de 11 livros sobre o tema. Quando uma orquestra está tocando, a interação entre os instrumentos é cheia de detalhes. Por isso, a plateia deve acompanhar todos os movimentos para ter bom aproveitamento do espetáculo.

“Todas as conversas musicais são coordenadas e dirigidas pelo maestro. Observar esse comando e prestar atenção em silêncio faz com que os detalhes sejam ainda mais interessantes. A concentração nos leva a apreciar e absorver mais a música”, explica Liana. “A música clássica envolve dois universos fantásticos: o sinfônico – instrumentos musicais e a ópera – as vozes. Cada um desses universos possui etiquetas de comportamento próprias”, completa.

A etiqueta é mais exigida em concertos de música clássica, orquestras e óperas do que em shows comuns e, mesmo com o público sendo mais enxuto em espetáculos mais formais, há uma procura grande por esse tipo de entretenimento. Com 22 anos acompanhando esse universo musical, Liana Justus percebe a mudança: “a música clássica está tendo um progresso e desenvolvimento incríveis.

Os teatros estão sempre cheios, um público jovem está frequentando-os de forma assídua”, diz. Curitiba é um bom exemplo para isso. A Orquestra Sinfônica tem prestígio nacional e faz apresentações regulares no Teatro Guaíra. “Temos também a Camerata Antiqua, com sede própria na Capela Santa Maria, com concertos regulares e sempre lotados; temos dois teatros na Universidade Positivo, com apresentações internacionais de orquestras e cantores líricos.

Além disso, ainda temos uma variedade de apresentações em museus e casas de cultura. Curitiba é uma cidade que oferece uma vida cultural bem intensa”, observa a musicista. Segundo Liana, as peculiaridades de uma plateia de música clássica estão no fato de que o público tem que estar sintonizado com o que ocorre no palco, ligado na atuação do maestro, nos diálogos musicais entre os instrumentos e nos solos.

“No caso da ópera, conhecer a história que está sendo contada, perceber nos duetos quando os artistas cantam músicas e textos diferentes, simultaneamente. Dessa maneira, a concentração e atenção vêm de forma natural. Para isso, são necessárias informações culturais que ajudam muito”, detalha. Ainda segundo a especialista, é nítida a conscientização do público brasileiro nas plateias pelo país, que se deve ao aumento de interesse sobre o assunto.

O curso de Formação de Plateia é oferecido pela UP Maturidade, no câmpus Praça Osório, em Curitiba. Segundo Liana, o programa desenvolve a concentração, a memória e o raciocínio, além de motivar os participantes a assistir a concertos e desfrutar do que a cidade oferece de melhor em artes musicais. “O convívio constante com a música também proporciona sintonia com uma variedade de sentimentos e emoções, de maneira natural e espontânea, como energia, alegria e aumento da autoestima”, completa. Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3068-7800.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 56 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré.

Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

***Sertanejos em prol da vida***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Wood's promove a segunda edição do Wood's For Life, em prol do Hospital Angelina Caron, com grandes nomes da música sertaneja, como as duplas Fernando & Sorocaba, João Bosco e Vinícius e Breno & Caio Cesar.

O evento será no próximo dia 23, com parte da renda arrecadada destinada à ala de transplante de medula óssea do Caron.

O hospital de Campina Grande do Sul se consolidou como centro de referência nacional e internacional em transplantes, com mais de 90% dos procedimentos realizados pelo SUS. Os artistas vão participar do show beneficente sem cobrar cachê.

Os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos (3315-0808). Mais informações no site www.portalwoods.com.br ou na página oficial do Wood's For Life no Facebook www.facebook.com/woodsforlifeoficial.

Sobre o Hospital Angelina Caron - O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS.

Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br.

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