terça-feira, 8 de novembro de 2016

Coluna do dia 08/11/16

***Cluster Sisters se apresentam na Caixa Cultural***


Crédito das fotos: Luiz Rodrigues.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 18 a 20 de novembro, o trio vocal Cluster Sisters, formado por Gabriela Catai (mezzo), Giovanna Correia (contralto) e Maitê Motta (soprano). A banda, de Londrina, comanda um repertório variado e ficou conhecida em 2014, ao participar do programa SuperStar, da Rede Globo.

Em Curitiba, elas apresentam parte das canções do primeiro álbum, lançado em 2015, ao lado de Filipe Barthem (guitarra e violão), Diogo Burka (contrabaixo), Bruno Cotrim (bateria) e Wesley César (saxofone). Inspiradas em grupos como Andrews Sisters e Ross Sisters, o trio se propõe a unir três vozes distintas, fazendo soar como uma só voz, aos moldes das décadas de 1930 e 1940.


Além do swing, o trio explora também o universo bebop, o blues, o folk, e músicas contemporâneas arranjadas nesses estilos musicais. As três amigas se conheceram através do Coral da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do qual fizeram parte por muitos anos. A vivência no canto coral firmou laços de amizade e aproximou seus interesses musicais, principalmente no que se refere ao trabalho com várias vozes.

Em novembro de 2014, o trio emplacou sua versão da música What a Wonderful World na trilha da novela Alto Astral; em fevereiro de 2015, a versão de Sing Sing Sing entrou na mesma novela e, em janeiro de 2016, estreou na novela Êta Mundo Bom, com a versão de Tico-Tico no Fubá; canções que estão no primeiro álbum da banda. Site: www.clustersisters.com / Facebook: www.facebook.com/clustersisters.

Serviço: Cluster Sisters Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 18 a 20 de novembro de 2016 (sexta a domingo) Horário: sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 12 de novembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Inauguração da loja Bana Bana foi um sucesso em Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: Adriana Andrade, franqueada da marca.

***A empresária e franqueada da marca Catarinese Bana Bana, Adriana Andrade está comemorando o sucesso de sua loja no Shopping Palladium, em Curitiba. O coquetel realizado foi um sucesso. Produzindo peças para as mulheres brasileiras, fortes, decididas e determinadas, a marca busca desde 1995 aquelas clientes que vão em busca do que querem e deixam transparecer suas atitudes na forma de vestir. A nova coleção da Bana Bana tem como tema a celebração! As cores claras, aliadas ao dourado em correntes e pedrarias trazem o brilho das festas de fim de ano.


Cada detalhe remete a comemoração. As estampas exclusivas se misturam perfeitamente em toda a coleção, com florais sobre bases lisas e estampas geométricas combinadas com o animal print. Já o demin segue a temática e chega com bordados e recortes. Shorts, saias, vestidos, acessórios, blusas e calças cheios de estilos prometem ser o must-have da estação, e ainda completam as novidades toda linha beachwear.


Sobre a Bana Bana - A Bana Bana é uma empresa Catarinense localizada em Ituporanga, na região do Alto Vale do Itajaí. Desde 1995 no mercado, conta com uma infra-estrutura excelente, espaço amplo e teares retilíneos de última geração, possibilitando uma produção otimizada e de qualidade superior. A marca produz: alfaiataria e malha, tricô, denim, beachwear e possui uma linha de acessórios exclusivos.

Serviço: Bana Bana Shopping Palladium Av. Presidente kennedy, 4121 - Piso L2 Loja 2055 Site: www.banabana.com.br / e-mail: banabana@terra.com.br.

***Dra. Adriana Schmidt faz homenagem a clientes no 25ª Meeting Care***


Crédito das fotos: Cris Rebelo.

Na foto 01: Dra. Adriana Vidal Schmidt e Rosa Brito.


Na foto 02: Claudete Sell Freitas Santos, Dra. Adriana Vidal Schmidt e Rute Sell Dyminski.

***A Clínica Dra. Adriana Vidal Schmidt promoveu no último sábado, 05 de novembro, o 25º Meeting Care. Com o tema “Celebrando nossos Melhores Resultados".

A médica Adriana Vidal Schmidt aproveitou o momento para comemorar os bons frutos do ano de 2016 e presentear as paciente que acompanham e prestigiam seu trabalho há anos, obtendo resultados excelentes em seus tratamentos.


Na ocasião, as pacientes e convidadas da médica foram recepcionadas com um coquetel e um bate-papo descontraído regado a espumante. Dra. Adriana Vidal Schmidt: CRM 12975 - RQE 7737-alergia.

Serviço: Clínica Dr.ª Adriana Vidal Schmidt Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901, Ed. Office Life, sl 198/199 Ecoville Curitiba | PR Tel: (41) 3336-2820 - www.adrianaschmidt.com.

***Karol Conka convida Tássia Reis e Janine Mathias para projeto inédito em Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Curitiba será palco de um encontro inédito: as cantoras e compositoras Karol Conka, Tássia Reis e Janine Mathias vão se reunir na cidade durante o mês de novembro para compor e gravar uma faixa, além de realizar uma temporada de quatro shows pensados exclusivamente para este projeto. O encerramento será na tarde do dia 19 de novembro (sábado), com uma apresentação gratuita na Boca Maldita. A ideia do projeto surgiu da curitibana Karol Conka. O plano era juntar duas de suas colegas para criar um show inédito.

De quebra, vão compor e gravar em parceria uma nova faixa. A batida ficará a cargo do também curitibano Boss in Drama, cuja amizade com Karol já rendeu os sucessos Toda doida e Lista VIP. A direção musical será de Marcelo Cabral, músico e produtor dos últimos três álbuns do Criolo. O resultado dos ensaios será apresentado em quatro shows em Curitiba: um no Teatro do Paiol, um no bairro Cajuru e outro no Boqueirão, bairro onde Karol viveu a infância e adolescência.

Estes três primeiros serão destinados a estudantes da Rede Pública e não serão abertos ao público em geral. O quarto, a ser realizado na Boca Maldita, fará parte do programação do Tijucão Cultural e deve receber boa parte dos milhares de fãs curitibanos do trio. O projeto foi contemplado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, e conta com o incentivo da Caixa Econômica Federal.

Karol Conka - Prestes a lançar seu aguardado segundo álbum, Karol Conka vive o melhor momento de sua carreira. Com turnês pela Europa e Ásia, shows lotados em todo o Brasil, milhões de visualizações em seus clipes, sucessos recentes como Tombei e É o poder, e a apresentação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a rapper curitibana volta à cidade onde nasceu e se consolidou como cantora e compositora.

O novo disco sai em breve, com produção da dupla Tropkillaz, pelo selo Buuum Trax – Skol Music. Recentemente, lançou a primeira música de seu novo trabalho. A faixa Maracutaia ganhou clipe com a participação de Taís Araújo e Lázaro Ramos. Seu primeiro álbum, Batuk freak, lançado em 2013, ganhou o mundo, tendo sido lançado na Europa e conquistou críticas positivas da imprensa do Velho Continente, bem como nos Estados Unidos.


Tássia Reis - Acostumada a ouvir Clara Nunes por influência da mãe, Jackson 5 do pai e os raps de Sabotage, RZO, Expressão Ativa e Racionais MCs por força do irmão, a paulista Tássia Reis passou a escrever textos que já vinham acompanhados de melodias, com propostas de harmonias e arranjos. Sua primeira investida em estúdio resultou no single Meu rapjazz, cujo clipe com 10 mil visualizações em apenas um dia mostrou que ela estava no caminho certo.

Com o passar do tempo, sua participação em projetos foi crescendo. Foi convidada para cantar com Marcelo D2, gravou com Izzy Gordon, fez shows com a banda de jazzrap Mental Abstrato, foi para o universo das rimas femininas no projeto Rimas e Melodias, entrou para a discussão de gêneros que sempre propôs no Salada de Frutas. Sua posição política a levou a novas composições, que culminaram no álbum Outra esfera, lançado recentemente.


Janine Mathias - A cantora e compositora Janine Mathias é filha de sambista do berço boêmio de Brasília, cidade onde nasceu. Radicada em Curitiba desde 2009, foi no rap em que fez sua morada. Sua voz rouca em cima de beats e grooves, ela se dedica ao que chama de soul-rap. Em 2012, lançou o EP Eu quero mergulhar, tendo ainda clipes e singles divulgados durante os últimos anos.

Já se apresentou ao lado de artistas nacionais e internacionais, como Akua Naru, Mamy The Miss Skills, Gól Wayne, Tássia Reis, As Bahias e a Cozinha Mineira, Aláfia, Michele Mara, entre outros. Desde 2014 comanda o já tradicional Samba da Nega, festa que em quase 50 edições soma um público de aproximadamente cinco mil pessoas. Mais recentemente, ajudou a formar a Orquestra Friorenta, banda que reuniu talentos de Curitiba e rapidamente tornou-se referência na cidade, com shows lotados.

Serviço: Karol Conka, Tássia Reis e Janine Mathias Data: 17 e 18 de novembro (shows fechados no Teatro do Paiol, no Cajuru e Boqueirão) Data: 19 de novembro de 2016 Local: Boca Maldita – Centro – Curitiba (PR) Hora: sábado, às 16h20 - Entrada grátis.

***Luciana Mello lança clipe de "Estrela Sorridente" em realidade virtual***


Crédito da foto: Ike Levy.

***O recém lançado “Na Luz do Samba”, novo álbum de Luciana Mello, acaba de ganhar seu primeiro videoclipe. A música escolhida, “Estrela Sorridente” https://www.youtube.com/watch?v=HMEaqUzo37c, foi composta por Jair Oliveira em homenagem ao pai deles, Jair Rodrigues.

Gravado ao vivo no Estúdio Trama, em São Paulo, o clipe foi produzido para ser visto em realidade virtual, o que significa que quem assiste pode olhar toda a sala do estúdio em 360°, de maneira imersiva, como se estivesse presente no mesmo ambiente de Luciana e sua banda. O clipe foi dirigido por Ivan Carvalho e filmado com uma câmera Odyssey.

É possível ver o vídeo em realidade virtual na internet a olhos nus, mas para uma perfeita experiência de imersão, o ideal é usar um dos vários modelos de óculos 3D disponíveis no mercado. "Na Luz do Samba" já está à venda em CD e disponível nas principais plataformas digitais.

***Bandeira verde deve retornar em breve, prevê ministro***


Crédito da foto: Roberto Gilliard.

***O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, afirmou que a bandeira verde pode voltar em breve, com o início do período de chuvas, voltando o valor da tarifa de energia elétrica ao normal. Segundo ele, no entanto, para o Nordeste, o volume de chuvas pode não ser o ideal para elevar os níveis dos reservatórios.

"Não parece que vai ser um grande inverno. Vai ajudar a recompor os reservatórios, mas deve ocorrer oscilações nos próximos meses", ponderou Coelho, durante o XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), em Curitiba, nesta terça-feira (8).

De acordo com o engenheiro eletricista Luciano Carstens, diretor do Núcleo de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Positivo, o consumidor paga R$ 1,50 a mais por 100 kWh de energia quando a bandeira amarela é acionada – e isso acontece quando o custo de combustível supera R$ 211/MWh, por acionamento térmico.

“Esse recurso é repassado para a Conta Bandeiras e repassado para as distribuidoras, como forma de pagar pela geração térmica”, explica o especialista. A medida sinaliza ao consumidor que a geração está ficando mais cara, deixando a decisão de reduzir o consumo nas mãos de cada um. Considerado o principal evento do setor na América Latina, o SENDI 2016 é promovido pela ABRADEE, com a coordenação da Copel, o XXII SENDI (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica). O evento acontece até 10 de novembro, em Curitiba.

Sobre o SENDI - Realizado desde 1962, o SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica é considerado o maior evento do setor na América Latina. Ao longo de 21 edições, realizadas em 12 cidades diferentes, já reuniu mais de 22 mil participantes, além de presidentes da República, governadores, ministros de Estado e representantes das maiores distribuidoras públicas e privadas do País. Parâmetro no processo de modernização do setor e na apresentação de inovações da área, o SENDI já teve ao longo de sua história a exposição de mais de 3 mil contribuições técnicas e mais de 200 diferentes temas abordados.

Sobre a Copel - A Copel é responsável pela distribuição de energia para cerca de 4,5 milhões de clientes de 393 municípios do Paraná – além de Porto União, em Santa Catarina. Eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil na Pesquisa Abradee 2015, a Copel administra 190 mil km de redes de distribuição, possui 2,8 milhões de postes e 361 subestações, com potência instalada de 10,5 mil megavolt-ampère (MVA).

A empresa conta com postos de atendimento espalhados por todos os municípios da área de concessão. Para a comodidade do cliente, a Copel oferece uma grande variedade de canais de atendimento, como aplicativo para smartphones e tablets, agência virtual, e-mail, chat e call center (0800 51 00 116).

Sobre a ABRADEE - A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. A história da Associação teve início com a criação do Comitê de Distribuição (CODI), em agosto de 1975 e, posteriormente em 1995, com a constituição jurídica da instituição. São 40 anos de dedicação ao desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro.

A Abradee reúne 51 concessionárias de distribuição de energia elétrica - estatais e privadas - atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Sediada em Brasília, presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional.

***Simpósio discute objetivos definidos para a Agenda 2030 da ONU***

***A ONU definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para a Agenda 2030, em documento elaborado por delegados dos Estados-membros da entidade, com implementação prevista para o período 2016-2030.

Para conhecer e debater esses temas, o Centro Universitário Internacional Uninter organiza o I Simpósio Interdisciplinar de Saúde, Meio Ambiente e Humanidades – Um dia para pensar o futuro, no próximo dia 12.

O evento acontece no formato de oficinas temáticas, minicursos e mesa-redonda, com a discussão de assuntos relacionados a erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, educação, saneamento e emprego.

O simpósio, aberto ao público, é gratuito e ao final será emitido certificado de participação. Segundo Rodrigo Berté, diretor da Escola Superior de Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Humanidades da Uninter, a agenda beneficia todo o mundo. “O objetivo é destacar o importante papel da mobilização da sociedade como forma de criar uma corrente positiva para o futuro do planeta”, reforça Berté.

Serviço: I Simpósio Interdisciplinar de Saúde, Meio Ambiente e Humanidades Data: 12/11 - Horário: das 8h às 17h30 Local: Campus Garcez (Avenida Luiz Xavier, 103 - Centro - Curitiba/PR) Inscrições: http://www.uninter.com/fichadeinscricao/?Evento=156. Mais informações: uninter.com/extensao - Certificado de 10 horas para os participantes.

***Pós carreira, uma nova oportunidade de vida***

***Dados do IBGE apontam que 17% da população brasileira é aposentada e que até 2020 esse número pode ganhar mais cinco milhões de pessoas. E sabemos que com a chegada da aposentadoria, muitos sentem-se desconfortáveis com o tempo de sobra e a falta de representatividade no mercado de trabalho, e até mesmo podem entrar em depressão.

Porém, quando se fala em pós carreira muita gente não sabe o que é e nem dá importância ao tema. O receio do novo acaba atrapalhando a visão empreendedora e profissional de muitas pessoas, mas no caso, arriscar-se em algo diferente nesse momento é uma grande opção. De acordo com a coach Carla Guimarães, a pessoa deve se permitir explorar, ousar e buscar novas alternativas, acreditando sempre nas suas capacidades e competências.

“O coach ajuda muito nesse processo, tem muitas técnicas, plano de ação, estratégia, bem como auxilia na diminuição das crenças limitantes, que são aquelas vozes internas e negativas que impedem que a pessoa tome alguma atitude. A partir do momento que se trabalha o pensamento, a emoção e a auto estima, o profissional começa se sentir mais forte e mais corajoso para ir atrás dos seus sonhos”, explica. Saber qual é a sua missão de vida e ter clareza das suas competências, habilidades e potencialidades fazem com que suas escolhas tornem-se mais assertivas segundo a coach Ana Teles.

Para ela, o profissional que se preocupa com o pós-carreira tem a possibilidade de se adequar ao mercado de trabalho atual com uma boa autoconfiança e segurança, esses evitam alguns “sintomas” que muitos pré-aposentados apresentam que são medo do abandono, da inutilidade, perda de referencial, entre outros. “A importância do pós carreira está principalmente na mudança de posicionamento do profissional sênior com relação ao mundo corporativo e na gestão do seu tempo. Está em construir e implementar o seu projeto de vida pós carreira, fazendo da aposentadoria um momento de oportunidades e realizações”.

Diante disso, as coaches ministrarão nos próximos dia 10 e 11 a palestra “Pós Carreira bem-sucedido - invista em você antes de chegar lá!”. Esta é gratuita e tem o objetivo de mostrar aos profissionais que a aposentadoria não significa o fim da carreira, mas sim o começo de novos objetivos. Busca responder perguntas para quem já usufrui dos benefícios da aposentadoria ou está quase na idade certa para exigir os privilégios, e a intenção é esclarecer o tema e mostrar a importância dele no panorama atual.

Palestrantes - Ana Teles é Personal and Executive Coach , com formação e certificação Internacional em Coaching Integrado e Quantum Evolution Coaching – ICI Integrated Coaching Institute. Formada Administração de Empresas – UFPR, e pós graduada em Gestão de Negócios – FAE, MBA em Gestão de Pessoas. Master em PNL – Programação Neurolinguística . Atuou na área Financeira e gestão de Projetos por 20 anos .Ex-professora universitária na área de Gestão de Pessoas.

***Encontro promove diálogo sobre gestão de saúde***

***A saúde é um dos temas mais discutidos no mundo. Necessidades de avanço e mudança nos modelos de gestão são quesitos muito importantes, que não podem deixar de ser discutidos para que as melhorias ocorram.

Pensando nisso, o curso de pós-graduação da FAE Business School, Gestão e Serviços da Saúde, em parceira com a Câmara de Comércio França-Brasil, promove, nesta quarta-feira (09), a 6ª edição do Parlons Santé. O evento tem o objetivo de estimular o diálogo entre membros da saúde pública e privada, a fim de encontrar soluções para as questões deficientes da saúde. O palestrante convidado é o diretor da PWC Brasil, Bruno Maciel.

O encontro inicia às 19h, na Associação Médica do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail ccfbpr@ccfb.com.br ou pelo telefone (41) 3254-2854. “A saúde precisa de um novo modelo de gestão. Diariamente acompanhamos em clínicas, hospitais e nos meios de comunicação situações que mostram o quão urgente é essa questão.

Sendo assim, cada vez mais os órgãos têm a necessidade de se unir para gerar debates que culminem em solução para a área que é de primeiríssima necessidade, uma questão vital. Não podemos desistir de encontrar um caminho que solucione os problemas da saúde”, destaca Marcelo Iwersen, professor da FAE e um dos organizadores do Parlons Santé. O Parlons Santé é um pré-evento da Femipa – Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná.

***Novembro Azul: É preciso tocar neste assunto***


Crédito da foto: Rafael Danielewicz.

***“Mesmo com o fácil acesso e agilidade nas informações, ainda há uma certa resistência masculina na realização de consultas preventivas”, afirma o médico urologista do Hospital VITA Dr. Osni Silvestri. Segundo ele, o preconceito relacionado aos exames continua a ser uma barreira para o diagnóstico precoce, assim como, procurar um médico somente quando se está com algum sintoma, pode levar, muitas vezes, a um diagnóstico tardio, além de dificultar o tratamento.

Porém, o médico alerta que é recomendado que se inicie a realização anual de exame aos 45 anos e, se o homem tiver histórico de câncer de próstata na família, o acompanhamento deve iniciar a partir dos 40 anos. Um homem cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco de desenvolver a doença. Esse risco torna-se maior ainda para os homens que têm um irmão com o problema. Se o paciente tiver menos de 65 anos e um parente com a neoplasia, a probabilidade aumenta de 6 a 11 vezes.

Incidência - Desconsiderando os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as partes do Brasil, com 95,63 para cada 100 mil habitantes na Região Sul, 67,59/100 mil no Centro-Oeste, 62,36/100 mil no Sudeste, 51,84/100 mil no Nordeste e 29,50/100 mil na Região Norte.

Doenças do homem - Além do câncer de próstata, o médico conta que as doenças que acometem a população masculina com mais frequência são a hiperplasia prostática (aumento da próstata), a litíase urinária (pedras nos rins) e a impotência sexual.

Para detectar essas alterações, são recomendados alguns exames: PSA (antígeno prostático específico), função renal, glicemia, exame de urina e dosagens hormonais, os quais devem ser feitos uma vez por ano. A proteção contra essas anomalias passa por hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, não fumar e praticar atividades físicas. Estas atitudes contribuem para a melhoria da saúde e prevenção de doenças.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation).

A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).

Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria.

Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

***Museu Paranaense promove palestra sobre acervos arqueológicos***


Crédito da foto: Claudia Parellada.

***Nesta quinta-feira (10/11), às 14h, o Museu Paranaense promove a palestra “Inovações em estudos de acervos arqueológicos: a coleção San Ignacio Mini (1610-1631)”, com a pesquisadora Dra. Evelyn Roberta Nimmo. Para participar é necessário realizar inscrição no link goo.gl/22Me9f. Os participantes inscritos terão direito a um certificado.

A entrada é gratuita. A palestra fomenta a discussão sobre um acervo que teve origem em uma escavação arqueológica realizada em 1963 na missão jesuítica San Ignacio Mini. A coleção, sob guarda do Museu Paranaense, inclui materiais líticos e cerâmicos, além de documentos sobre a escavação e a análise de artefatos feitos pelo professor Oldemar Blasi, ex-diretor do museu.

O estudo da coleção traz a oportunidade de melhorar a compreensão atual sobre a vida cotidiana nas missões, aumentar a historiografia da disciplina no Sul do Brasil, trazer metodologias inovadoras que possam ser usadas na interpretação das sociedades no passado, na reconstrução dos processos de curadoria dos museus e na interpretação dessas coleções contemporâneas.

Sobre a palestrante - A Dra. Evelyn Roberta Nimmo é pesquisadora colaboradora do Museu Paranaense e pós-doutoranda do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Arqueologia Histórica e Pré-Histórica, incluindo escavações, análises cerâmicas e pesquisas documentais. Atua principalmente nos temas: arqueologia de gênero, etnicidade e identidade, colonização, história e arqueologia das instituições religiosas, antropologia ecológica e pesquisa participativa.

Serviço: Palestra “Inovações em estudos de acervos arqueológicos: a coleção San Ignacio Mini (1610-1631)” no Museu Paranaense Data: 10 de novembro, às 14h Local: Auditório Loureiro Fernandes - Museu Paranaense Inscrições: goo.gl/22Me9f. Entrada Gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR Mais informações: (41) 3304-3300 - http://www.museuparanaense.pr.gov.br.

***Shopping Crystal celebra 20 anos com ações especiais***


Crédito das fotos: Priscilla Fiedler.

***Prestes a completar 20 anos, o Shopping Crystal, o mais tradicional do bairro Batel, em Curitiba, programou diversas ações para celebrar a data com seus clientes. Com o tema “Você faz parte dessa história”, a campanha trará, entre os dias 07 e 27 de novembro, diversas atrações musicais, brindes e surpresas para os clientes que estiverem no estabelecimento.


Além de descontos especiais em diversas lojas. Para completar a ação de aniversário, no dia 25 de novembro terá início o Black Friday, ação conjunta entre as lojas do Shopping com descontos atrativos tradicionais da data.

“Devido a importância da data, preparamos uma campanha especial com diversas ações. A ideia é que durante o mês de novembro o Shopping Crystal se torne ainda mais aconchegante, para comemorar este marco do shopping ao lado de nossos clientes e lojistas”, comenta a gerente de marketing do Shopping, Cláudia Osna Geber.

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.

***MAC-PR recebe exposição inspirada no personagem mitológico Ícaro***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Abre nesta quinta-feira (10/11), às 17h, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) a exposição “Ícaro e o Labirinto”, dos artistas Andre Serafim, Bení Moura e Marcel Fernandes, com curadoria de João Henrique do Amaral. Entre eles, em comum, obras que mesclam ousadia e liberdade criativa sem concessões aos modismos. 

A exposição permanece até o dia 5 de março de 2017 e a entrada é gratuita. Os artistas apresentam nesta exposição, cada um à sua maneira, instalações em que o mito de Ícaro, o que ousa alçar vôos e pela impetuosidade é castigado, é revisitado. As instalações tomarão três ambientes no espaço Theodoro De Bona do MAC-PR.


O artista Marcel Fernandes busca apresentar, por meio de uma instalação concebida em forma de gabinete de observação astronômica, imagens dos mares, detalhes lunares e a luz. Também as asas, os tempos e os mapas das migrações e imaginações celestes. “As imagens cooptadas pelo artista, cujos detalhes são ficcionais ou não, aprimoram-se por meio do crescente domínio da tecnologia e com uma criatividade elevada”, comenta o curador da exposição. A artista Bení Moura propõe plasticamente um questionamento comum a todos.

Questões de escolhas na vida a cada asa manufaturada, dúvidas sociais enredadas em labirintos enevoados, os fatos da realidade e os atos impingidos por sincronicidades nem sempre compreensíveis: são asas presentes e rotineiras. Em uma sala de leitura, histórias envolventes e misteriosas são contadas pelo artista Andre Serafim. Um labirinto instigante para o conhecimento e o espírito presente de Ícaro para o inédito.

Desfile Heroína - No evento de abertura, o público terá a oportunidade de assistir a performance, do estilista curitibano Alexandre Linhares, criador da marca Heroína. Suas criações apresentam o fazer artístico ao utilizar a roupa como manifestação de sentimentos, posicionamentos e reflexões contemporâneos.

Serviço: Exposição “Ícaro e o Labirinto” - Andre Serafim, Bení Moura e Marcel Fernandes Abertura 10 de novembro de 2016, das 17h às 20h Mais informações (41) 3233-6872 Entrada gratuita. Museu de Arte Contemporânea do Paraná Rua Desembargador Westphalen, 16. Curitiba/PR Aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h. www.mac.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário