segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Coluna do dia 14/11/16

***Lico Kaesemodel leva o Capacete de Ouro na Categoria Nacional***


Crédito das fotos: Rodrigo Ruiz.


***A noite foi de muita comemoração para o paranaense Lico Kaesemodel que conquistou o Capacete de Ouro, a mais tradicional premiação do automobilismo brasileiro, na categoria Nacional. No total, 15 categorias foram premiadas.

O piloto, que sagrou-se campeão antecipado da Porsche GT3 Cup Sprint, foi o mais votado por jornalistas especializados em esportes a motor e levou o prêmio na noite desta quinta-feira (dia 10) durante o evento promovido pela Revista Racing. Kaesemodel compete na Porsche GT3 Cup e sagrou-se campeão com uma etapa de antecipação em seu segundo ano na categoria.

"Para mim é uma honra, estou muito feliz em receber esse reconhecimento, esse ano está sendo muito especial: conquistamos o título da #PorscheGT3Cup Sprint, tive o convite da Shell para disputar as duas últimas etapas da Porsche Endurance e agora recebo o maior prêmio do automobilismo nacional, na comemoração dos 20 anos do evento promovido pela Motorpress Brasil Revista Racing. Só tenho a agradecer.

E não para por aí, nesse fim de semana temos o encerramento da Sprint na preliminar do GP Brasil de F-1 em Interlagos, onde vou em busca de mais uma vitória. Quero agradecer aos jornalistas que votaram em mim, aos fãs e amigos, obrigado pela torcida", disse Lico.

***SENDI 2016 recebe 3 mil pessoas em Curitiba***


Crédito das fotos 01 e 03: Roberto Gilliard / Foto 02: Rafael Danielewicz / Foto 04: Guilherme Pupo.

Na foto 01: O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.


Na foto 02: O Presidente da ABRADEE, Nelson Fonseca Leite.


Na foto 03: José Augusto Araújo de Noronha, Presidente OAB/PR, Deltan Dallagnol, Procurador do Ministério Público Federal, Antonio Raimundo dos Santos, Coordenador Comitê de Ética da Copel, Zaki Akel, Reitor da UFPR e Maximiliano Andres Orfali, Superintendente de Gestão Copel Distribuição participaram do Painel sobre Ética.


Na foto 04: Equipe vencedora do Hackathon SENDI 2016.

***O XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, que aconteceu de 7 a 10 de novembro, no Curitiba ExpoTrade, na capital paranaense. Considerado o maior evento do segmento na América Latina, o SENDI reuniu cerca de três mil pessoas nos quatro dias de realização. Promovido pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e coordenado pela Copel, o Seminário foi palco da apresentação de novas tecnologias, relacionamento de negócios, debate sobre novas tendências e integração de profissionais das principais concessionárias brasileiras.

Composto por painéis com mostra e debates de trabalhos técnicos, o encontro centralizou a programação em quatro eixos: inovação, ética, gestão regulatória e clientes. De acordo com Nelson Fonseca Leite, que há seis anos preside a ABRADEE e já participou de sete edições do evento, o SENDI nunca recebeu tantas pessoas desde a primeira edição, há 54 anos. “Além da quantidade, é importante destacar o interesse do público presente, que lotou os auditórios e marcou presença nas apresentações dos trabalhos técnicos”, afirmou o presidente.

O público também agradou aos 85 expositores presentes, que demonstraram otimismo em relação à recuperação do país. “As empresas perceberam, durante a feira, a retomada da confiança dos investidores no País, projetando um novo momento da economia”, ressaltou Fonseca Leite. É o caso da multinacional Siemens que, apesar de não ter sofrido tanto os efeitos da retração, acredita que 2017 será de retomada do crescimento do setor elétrico. “Percebemos um aquecimento dos negócios durante o SENDI, que nos proporciona uma aproximação com os clientes, gerando futuros negócios”, ressaltou o engenheiro de vendas da empresa, Luiz Braga Júnior.

A WEG, que fornece soluções para geração, transmissão e distribuição de energia, também comemorou os resultados da XXII edição do evento. “É sempre muito bom participar, pois nossos principais clientes estão na feira. E o evento é ideal para a prospecção de novos negócios. Aqui plantamos a semente para depois efetivarmos os projetos”, argumentou o gerente de vendas da empresa catarinense, Marco Antônio de Azambuja. Ainda de acordo com ele, o aplicativo para celular disponibilizado aos visitantes e expositores facilitou o acesso à informação sobre os painéis e palestras.

“Foi muito proveitoso, não só em termos de geração de negócios, mas também para estreitar relacionamentos e ficar informado sobre as tendências do mercado. Estamos otimistas e acreditamos que o setor elétrico voltará a crescer no próximo ano”, completou. O evento contou com a presença de duas missões internacionais – uma do Reino Unido e outra do Canadá, que promoveu uma roda de negócios com empresários canadenses e brasileiros no setor de distribuição de energia e saiu do SENDI muito satisfeita com a forma com que o assunto foi tratado no evento.

Nesta edição, 776 trabalhos técnicos foram inscritos, dos quais 200 foram selecionados para apresentação em sessões técnicas e 80 em formato de pôster. As mostras englobaram 23 temas do mercado de distribuição de energia e aconteceram simultaneamente em 12 salas do evento. “Representantes de concessionárias de todo o Brasil trouxeram as melhores práticas e possibilitaram essa troca de conhecimentos e experiências entre os diversos players do mercado”, afirmou o presidente da Copel Distribuição, Antônio Guetter.

O presidente da ABRADEE destacou também a relevância dos temas debatidos e o gabarito dos palestrantes presentes. “Tivemos, nesta edição, o primeiro ministro a participar do SENDI na era democrática. O último foi em 1980, no governo Figueiredo: César Cals”, lembrou Fonseca Leite, referindo-se à participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

O ministro, por sua vez, ressaltou uma série de ações adotadas em quase seis meses de gestão - como, por exemplo, o resgate do papel que cada órgão governamental desempenha na adoção das políticas públicas para o setor. “Havia uma disputa de espaço onde se confundia o que era papel do governo, da agência reguladora e de outros setores envolvidos da área de geração, transmissão e distribuição.

Procuramos estabelecer uma nova dinâmica de relacionamento. Parece apenas palavrório, mas para quem investe no setor elétrico, este ambiente de harmonia gera tranquilidade na tomada de decisões”, afirmou o ministro. O SENDI 2016 contou também com dois eventos que antecederam o Seminário: o VI Rodeio Nacional de Eletricistas e a primeira edição do Hackathon SENDI, que aproximou o público acadêmico do setor. “O Hackathon trouxe uma oxigenação ao SENDI e a nossa recomendação é que seja repetido para as próximas edições do evento”, afirmou o presidente da ABRADEE, Nelson Fonseca Leite.

Sobre o SENDI - Realizado desde 1962, o SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica é considerado o maior evento do setor na América Latina. Ao longo de 22 edições, realizadas em 13 cidades diferentes, já reuniu mais de 25 mil participantes, além de presidentes da República, governadores, ministros de Estado e representantes das maiores distribuidoras públicas e privadas do País. Parâmetro no processo de modernização do setor e na apresentação de inovações da área, o SENDI já teve ao longo de sua história a exposição de mais de 3,5 mil contribuições técnicas e mais de 200 diferentes temas abordados. A última edição do evento aconteceu de 7 a 10 de novembro de 2016, em Curitiba.

Sobre o Rodeio Nacional de Eletricistas - Várias equipes de eletricistas de diferentes concessionárias de energia elétrica do País competiram entre si para demonstrar perícia e habilidade seguindo todas as normas de segurança. É uma maneira lúdica de valorizar os eletricistas, promover integração, segurança do trabalho e intercâmbio de conhecimento. Na 6a edição do evento, que aconteceu de 5 a 7 de novembro, em Curitiba, as equipes da Copel conquistaram os três primeiros lugares.

Sobre o Hackathon SENDI 2016 - Realizado pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e coordenado pela Copel, com o apoio da Universidade Positivo (UP) e Centro Internacional de Inovação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o Hackathon SENDI 2016 aconteceu de 4 a 6 de novembro, em Curitiba, e reuniu mais de 350 pessoas (entre competidores e mentores) de todo o Brasil com um único objetivo comum: desenvolverem soluções para o setor de distribuição de energia e cidades inteligentes.

Foram 36 horas ininterruptas de ideias, discussões, debates, programação, prototipação, testes e pesquisas, com a orientação de profissionais dos setores de engenharia, tecnologia, negócios, inovação e comunicação. As 35 equipes iniciantes apresentaram projetos nas áreas de relacionamento inteligente com o consumidor; energia inteligente; operação e automação inteligente de redes de distribuição e soluções para cidades e instalações inteligentes.

Para a definição do projeto vencedor, foram levados em conta critérios como criatividade, originalidade, utilidade prática e possibilidade de implementação. A equipe vencedora apresentou o projeto de um dispositivo versátil que funciona com sensores acoplados nos transformadores de energia captando informações, que resolveriam problemas como a queda no fornecimento de energia elétrica e a fiscalização de irregularidades em tempo real. Assista à apresentação dos 8 projetos finalistas: https://www.youtube.com/watch?v=aWowB22pMKg.

Sobre a Copel - A Copel é responsável pela distribuição de energia para cerca de 4,5 milhões de clientes de 393 municípios do Paraná – além de Porto União, em Santa Catarina. Eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil na Pesquisa Abradee 2015, a Copel administra 190 mil km de redes de distribuição, possui 2,8 milhões de postes e 361 subestações, com potência instalada de 10,5 mil megavolt-ampère (MVA). 

A empresa conta com postos de atendimento espalhados por todos os municípios da área de concessão. Para a comodidade do cliente, a Copel oferece uma grande variedade de canais de atendimento, como aplicativo para smartphones e tablets, agência virtual, e-mail, chat e call center (0800 51 00 116).

Sobre a ABRADEE - A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. A história da Associação teve início com a criação do Comitê de Distribuição (CODI), em agosto de 1975 e, posteriormente em 1995, com a constituição jurídica da instituição. São 40 anos de dedicação ao desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. 

A Abradee reúne 51 concessionárias de distribuição de energia elétrica - estatais e privadas - atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Sediada em Brasília, presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional.

***Evento reúne especialistas em Marketing Digital do Brasil e dos EUA***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Carlos Müller, diretor de Planejamento da CreativeBizz.

***Quando mais da metade da população brasileira possui acesso à internet, uma coisa é certa: qualquer empresa que não queira perder oportunidades de negócio precisa estar conectada. Mas como utilizar este meio da melhor maneira? Quais as melhores estratégias e as novas tendências do Marketing Digital para atingir o público desejado? É com essa proposta e com o objetivo de responder essas perguntas que, após o sucesso da primeira edição, em 2015, o Go Digital volta a Curitiba nos dias 9 e 10 de dezembro para mais uma imersão no universo digital.

Desta vez, de uma forma ainda mais impactante. Em cada um dos dois dias de evento, quatro palestrantes ministrarão palestras sobre alguns dos assuntos mais relevantes da área. Serão 16 horas em que os participantes aprenderão mais sobre mídias sociais, Growth Hacking, Inbound Marketing, estratégias de Marketing Digital, Neuromarketing, entre outros. "Vemos que a internet ainda tem um grande potencial a ser explorado, mas as pessoas acabam limitando seus resultados, justamente por não conhecerem as estratégias e ferramentas adequadas.

Queremos ajudá-las a mudar isso", explica Carlos Müller, diretor de Marketing da CreativeBizz (creativebizz.com), agência digital idealizadora do evento. Para garantir o alto nível de conhecimento, um time de peso foi convocado para palestrar. Além de nomes do próprio Paraná, profissionais atuantes nos mercados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro estarão no encontro, que será realizado na Universidade Positivo.

Isto sem falar na presença internacional e exclusiva no evento, que vem diretamente dos Estados Unidos para o palco do Go Digital. “Um dos destaques é o gerente de Marketing da HubSpot para a América Latina, que virá dos EUA especialmente para participar conosco”, antecipa Müller. “Trata-se de ninguém menos que uma das principais empresas do mundo em estratégias e resultados na web. Enfim, será uma oportunidade realmente diferenciada”, completa.

Outro nome de destaque é Cristiano Santos, coordenador de Mídias Sociais da Editora Globo, que faz sua segunda participação no evento e, este ano, vem com uma nova palestra. “Enquanto especialista de peso que é no LinkedIn, o convidado trará todas as novidades para quem deseja otimizar os resultados nesta rede social", ressalta. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página do Go Digital, onde também está disponível toda a programação do evento.

Mercado de Marketing Digital - Segundo o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), referência no mercado publicitário, os negócios online movimentaram mais de R$ 9,3 bilhões em 2015. Para 2016, a previsão é de crescimento de 12%, chegando a R$ 10,4 bilhões.

O segmento que mais movimentou verbas publicitárias foi o search/classificados. Nele, foram gastos R$ 5,16 bilhões, seguindo por R$ 3,14 bilhões de Display/redes sociais. Já vídeo ficou em terceiro lugar com R$ 1,03 bilhão. Liderada pelo IAB Brasil, a pesquisa foi batizada de Digital AdSpending e teve entre os seus mentores o ComScore e a colaboração empresas que compõem o mercado online brasileiro.

Serviço: Go Digital 2016 – Evento de Imersão em Marketing Digital Data: 9 e 10 de dezembro (sexta-feira e sábado) Horário: 8h às 18h30 Local: Universidade Positivo (auditório do Bloco Azul) Endereço: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido Inscrições e programação: http://eventogodigital.com.br. Mais informações: (41) 3019-9500.

***Febracis inaugura o primeiro Centro Conceito de Coaching em Curitiba***

***A Febracis Coaching Integral Sistêmico, uma das maiores instituições de coaching do mundo, inaugura no dia 14 de novembro um Centro Conceito de Coaching, em Curitiba. A franquia conta com toda infraestrutura de um grande espaço tecnológico de coaching, com salas de atendimento, auditório, livraria com vasto material sobre o assunto e cafeteria.

Além disso, oferecerá a grade completa de cursos da Febracis, como Formação em Coaching, Team Coaching (Life e Business), Business High Performance, entre outros. Na oportunidade, o master coach Paulo Vieira, presidente da Febracis lançará seu quinto livro, Fator de Enriquecimento, com sessão de autógrafos e palestra sobre o tema.

O evento que começa às 17 horas, será na Rua Comendador Macedo, 605, onde está localizada a nova unidade. Paulo Vieira é autor do best-seller O Poder da Ação, que está há mais de 40 semanas no ranking dos mais vendidos da revista Veja. Em seu novo livro, ele explica que a verdadeira riqueza combina três dimensões humanas: o ser (a identidade), o fazer (a capacidade) e o ter (o merecimento) e mostra aos leitores como a sua vida financeira mudou drasticamente até conseguir alcançar uma vida abundante e plena.

“Com o dinheiro, as pessoas podem conquistar liberdade e fazer boas escolhas ou se tonarem prisioneiras pela falta ou pelo excesso dele. E este é o meu objetivo, conduzir as pessoas a uma vida superabundante em todas as áreas, usando o dinheiro como um meio e não um fim”, explica o autor. Um dos mais conceituados coaches do Brasil, Paulo Vieira é o criador do curso Método CIS, que já teve mais de 160 turmas, atingindo mais de 250 mil pessoas pelo mundo através da revolucionária metodologia do Coaching Integral Sistêmico.

São mais de 10.500 horas em sessões individuais de coaching ao longo de quase 20 anos exercendo a profissão. Nos últimos anos, a Febracis tem ganhado destaque no mercado brasileiro e internacional. A instituição se diferencia por exportar o método exclusivo do Coaching Integral Sistêmico e ser a única a formar profissionais de coaching com certificação emitida por uma universidade americana, a Florida Christian University.

Serviço: Febracis Coaching Integral Sistêmico 14 de novembro Lançamento do Livro, Fator de Enriquecimento Horário: 17h00 Inauguração do Centro Conceito de Coaching da Febracis em Curitiba Horário: 19h00 Local: Rua Comendador Macedo, 605, Centro.

***Novo presidente do Clube Curitibano, Renato Ramalho toma posse nesta terça-feira***


Crédito da foto: Divulgação.

***Novo presidente do Clube Curitibano, Renato Ramalho (ao centro), que tomará posse amanhã comemora vitória de sua chapa, Sou Curitibano junto com o atual presidente, José Antonio Baggio Pereira (à direita) e o ex-presidente do clube, Joaquim Miró (à esquerda).

Vencedor com 66% dos votos na eleição para presidência do Clube Curitibano, o empresário Renato Ramalho, da chapa Sou Curitibano tomará posse nesta terça-feira (15).

A cerimônia está prevista para iniciar às 18h30, no Teatro Alcides Munhoz, na sede Barão do Serro Azul, contando a presença de todos os conselheiros clube. Após o cerimonial, um coquetel finalizará o empossamento de Ramalho, presidente da gestão nov/16 a nov/19.

***Evento arrecada fundos em prol da saúde masculina***


Crédito da foto: Susi Seitz.

Na foto: O dono da Barberia 041, Bruno Guimarães, e os co-CEOS da Cia. da Barba, Guilherme Cervi Santos e Maria Letícia Baú Santos.

***O empresário Guilherme Cervi Santos, co-CEO da Cia. da Barba, empresa brasileira de cosméticos masculinos, recebeu 300 convidados no lançamento da pomada para modelar bigode, da Cia. da Barba, nesta quarta-feira, 9 de novembro. O evento aconteceu na cervejaria Hop’n Roll, em Curitiba, e contou com uma cerveja desenvolvida especialmente para a ocasião, a Moustache Session IPA.

Parte do dinheiro arrecadado com as vendas da pomada e da cerveja no mês de novembro será revertida para a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba através do Instituto Ajuda Paraná, e destinada a ações para a saúde masculina.

Durante o evento, a barbearia 041 forneceu serviço gratuito de barba e corte de cabelo. Participaram do evento, empresários, publicitários, artistas plásticos, engenheiros, dentistas e médicos, entre outros profissionais.

***Palestra no Museu Paranaense sobre arqueologia e patrimônio cultural no Japão***


Crédito da foto: Renata Senna Garraffoni.

***No dia 16 de novembro (quarta-feira), às 17h30, o Museu Paranaense recebe a palestra “Arqueologia e Patrimônio Cultural no Japão”, ministrada por Renata Senna Garraffoni. Para participar é necessário realizar inscrição no link goo.gl/d4UF9z. Os participantes inscritos terão direito a um certificado. A entrada é gratuita. A palestra aborda como a cultura material e patrimônio têm sido tratados no Japão e como pode inspirar atividades e projetos no Museu Paranaense.

Em agosto, Renata participou do World Archaeological Congress (WAC-8), em Kyoto, no Japão, e apresentou um trabalho em coautoria com o arqueólogo Pedro Paulo Funari sobre arqueologia pública. “A palestra visa apresentar a experiência que tivemos ao participar do WAC-8 e compartilhar as impressões sobre o gerenciamento da cultura material e patrimônio no Japão”, comentou Renata.

Sobre a palestrante - Renata Senna Garraffoni possui graduação (1997), mestrado (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Foi bolsista da British Academy, atuando como pesquisadora na Universidade de Birmingham, Reino Unido (2008-2009).

É professora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná e seu campo de atuação compreende: antiguidade clássica, cultura popular, cultura material e literatura latina, gladiadores romanos e releituras do mundo antigo na modernidade.

Serviço: Palestra “Arqueologia e Patrimônio Cultural no Japão” no Museu Paranaense Data: 16 de novembro, às 17h30 Local: Auditório Loureiro Fernandes - Museu Paranaense. Entrada Gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR Mais informações: (41) 3304-3300 - http://www.museuparanaense.pr.gov.br.

***Circuito de Corrida “Toda Vida Vale a Pena” do Hospital Erasto Gaertner em Fazenda Rio Grande***

***No feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, acontece mais uma etapa do Circuito de Corrida “Toda Vida Vale a Pena” do Hospital Erasto Gaertner. O evento acontece às 8h na Praça Brasil em Fazenda Rio Grande e as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo link http://www.ticketagora.com.br/Evento/3168/Circuito-De-Corrida-Toda-Vida-Vale-A-Pena--2016--Fazenda-Rio-Grande?origem=ticketagora&campanha#.

O objetivo do Circuito de Corrida é conscientizar a sociedade a respeito da importância de um estilo de vida saudável e da prática de exercícios físicos Hospital Erasto Gaertner, instituição referência no diagnóstico e tratamento do câncer no sul do país. No momento da inscrição, o participante deverá escolher qual modalidade quer correr: 5 ou 10 km, entre as categorias masculino, feminino e em duplas. No momento da inscrição, ele também terá a oportunidade de realizar uma doação para o Hospital Erasto Gaertner.

A idade mínima para participação é de 16 anos (com assinatura de termo, pelo responsável, no momento da retirada do kit). O Hospital Erasto Gaertner é uma instituição filantrópica, que atende 93% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015, foram realizados mais de 360 mil atendimentos e mais de um milhão de procedimentos em pacientes com câncer de todo o Paraná. Mais informações, pelos telefones (41) 3103-0021 / 9138-6287 / 8812-8193.

Serviço: Circuito de Corrida “Toda Vida Vale a Pena” Fazenda Rio Grande - Praça Brasil 15 de novembro – terça-feira – 8h. Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***Diário de Bordo com Isadora Ribeiro***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Os textos de Diário de Bordo são contos poéticos e literários já publicado em coletâneas pela Edit Rumos, na qual a autora Maria Sampaio ganhou o premio Jovem Escritora do Paraná, em seguida ela publicou Vicentinho e Efeito Condor inédito ambas pela Giostri.

Trata-se de 03 esquetes na qual a Isadora Ribeiro interpreta 03 personagens: Uma Senhorinha, uma moça reprimida e um rapaz. Todos com técnicas teatrais diversas, como pantomina e máscara. A direção é de Roberto Innocente e a trilha sonora de Ney Carrasco.

Diário de Bordo foi escolhida pelo Sesc\Pr para comemorar os 68 anos daquela instituição e já se apresentou em diversas cidades dos Paraná, tais como: Pinhais, Lapa, Caiobá e Jacarezinho.

Serviço: Diário de Bordo - Isadora Ribeiro De 18 a 20 de Novembro Sexta, sábados ás 21h Domingo: às 20h Local: Auditório Salvador de Ferrante O Guairinha End.: Rua: XV de Novembro, 971 - Centro Ingressos: No local e Disk Ingressos Valor: Inteira R$ 36,00 e meia entrada R$ 21,00.

***Pré-lançamento do romance Quase tudo é Risível***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Pré-lançamento romance Quase tudo é risível - dia 23/11 na loja To Be Real, 9:30h às 12h e das 17h às 19h. Lançamento dia 29/11 no Hacienda Café, Rua Prudente de Moraes, 1283 (quase esq. com Carlos de Carvalho) das 18h às 22h.


Dia 05/12 às 19:30h, noite de autógrafos e bate-papo sobre o romance no Centro de Letras de Paranaguá, no Club Literário. Rua Faria Sobrinho, 474. Centro Histórico.. Patrocínio: To Be Real Apoio: Freguesia do Livro. O lucro da venda dos livros vai para o grupo de proteção animal Adote com Consciência.

Em ambos os eventos de autógrafos em Curitiba, haverá arrecadação de ração para o grupo de proteção animal e de livros usados para a Freguesia do Livro. Contato com a autora: Cristina Bresser Coaching & Consultoria em Carreira e Desenvolvimento Humano www.cristinabresser.com.br.

***Decoração de Natal une a magia do circo à tecnologia***



Crédito da foto: Priscilla Fiedler.

***Em projeções de vídeos mapeados nas paredes, o Shopping Curitiba vai contar a história do “Circo do Noel”. A trupe vai buscar no Polo Norte o Papai Noel e o traz para a capital paranaense. A tecnologia usada, a trilha sonora e as imagens vão encantar crianças e adultos, diariamente.

O Papai Noel chega no dia 19 de novembro, sábado, às 14h, e toma conta da sua tenda, decorada especialmente para receber os pequenos, ler as cartinhas e tirar fotos. E claro que os pets são bem vindos e também podem entrar no porta-retratos com a família.

O Shopping é petfriendly e aceita a entrada de animais de pequeno, médio e grande porte. Na decoração, o estilo vintage tem elementos que dão ao cliente a sensação de estar dentro do circo, como o coreto, o carrossel, a cor vermelha e até a música.

A árvore de Natal de sete metros, sustentada pelo coreto, e ursos trapezistas enfeitam o vão central. Uma banda de ursos toca músicas natalinas de 30 em 30 minutos e a fachada totalmente iluminada já surpreende quem passa pela Rua Brigadeiro Franco.

Datas e horários - O Papai Noel chega no dia 19 de novembro e fica até a véspera de Natal, dia 24 de dezembro. Horários: dia 19/11 das 14h às 20h; 20/11 a 02/12 das 13h às 20h; 03/12 a 10/12 das 13h às 22h; 12/12 a 23/12 das 12h às 22h;​​ 24/12 das 10h às 18h. As exibições do “Mapping” estão marcadas para os dias 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h e às 21h. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Serviço: Shopping Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2300, Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 - www.shoppingcuritiba.com.br.

***Confira os habilitados no Edital de Licenciamento de Filmes Paranaenses***

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) divulgou nesta sexta-feira (11/11) o resultado da Fase de Habilitação do 1º Edital de Licenciamento de Filmes Paranaenses. No total, foram 47 filmes inscritos: 15 longas-metragens ou telefilmes de documentário, 6 longas-metragens ou telefilmes de ficção e 26 curtas-metragens.

A lista de habilitados e não habilitados está publicada no Diário Oficial Executivo do Estado – Suplemento de Concursos Públicos, Nº 9821, de 11 de novembro de 2016, e também pode ser conferida no site www.cultura.pr.gov.br.

Na fase de habilitação, uma comissão composta por técnicos da SEEC verificou as exigências do edital em relação ao preenchimento correto do formulário; à legitimidade do proponente; à regularidade da documentação obrigatória e específica solicitada. Os projetos que atenderam a todos os requisitos foram habilitados.

Recurso - Os proponentes não habilitados poderão apresentar recurso, que será feito de forma totalmente online, via SisProfice, mesmo sistema usado para inscrição dos projetos. Para acessar o sistema, o proponente deve utilizar o mesmo login e senha cadastrados, selecionar o menu “Projetos Culturais” e acessar a opção “Recursos”.

Ao selecionar a opção “Enviar Recurso”, o sistema abrirá a tela onde é possível ver o parecer final da comissão de habilitação referente ao projeto não habilitado e logo abaixo um campo para que seja elaborado o recurso. Esta função ficará disponível até as 18h do dia 18 de novembro de 2016. Após a análise dos recursos referentes à primeira etapa de seleção, a SEEC publicará o resultado definitivo dos projetos habilitados no Diário Oficial do Estado e no site da secretaria.

Em seguida vem a etapa de análise de mérito dos projetos. Mais informações pelo e-mail: cic@seec.pr.gov.br, pelos telefones (41) 3321-4733 | (41) 3321-4826 ou presencialmente na sede da SEEC, na Rua Ébano Pereira, 240, Centro – Curitiba-PR, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Serviço: Resultado da Fase de Habilitação – 1º Edital de Licenciamento de Filmes Paranaenses Resultado: confira no site www.cultura.pr.gov.br Recursos: até as 18h de 18 de novembro de 2016.

***Parque dos Ursos é tema da decoração de Natal do ParkShoppingBarigüi***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O ParkShoppingBarigüi recebe este ano a magia do parque de diversões e promete uma viagem lúdica ao mundo natalino no “Parque dos Ursos”, tema da decoração de Natal que abre ao público na segunda-feira (14). Carrossel no estilo vintage e xícaras giratórias serão as principais atrações para as crianças se divertirem no espaço mágico.

A árvore de Natal com dez metros de altura, enfeitada com bolas, laços e luzes, é a estrela do cenário instalado na praça central do ParkShoppingBarigüi. A decoração especial segue as tradicionais cores natalinas, com tons de vermelho, verde e dourado. O cenário remete a um verdadeiro parque de diversões, promovendo a alegria dos visitantes, especialmente as crianças, com direito a carrinho de pipoca, menino animatrônico e o trono do Papai Noel.

Crianças e adultos poderão interagir com as atrações da decoração. Os brinquedos, como o carrossel de ursos e as xícaras giratórias, estarão disponíveis para a diversão dos pequenos durante o horário de funcionamento do shopping. “É um convite para as famílias entrarem no mundo mágico de Natal em um ambiente alegre, colorido e iluminado”, explica a gerente de marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy.


Para deixar a viagem ainda mais divertida, balões e cestos suspensos dão a impressão de um passeio pelo universo mágico do Parque dos Ursos. Pelúcias, cavalos, guirlandas e arranjos completam a decoração levando o espírito natalino para todo o shopping, incluindo a praça de alimentação e o Park Gourmet. A fachada do ParkShoppingBarigüi também ganha uma decoração especial com renas e painéis luminosos. Durante o período, também serão realizadas 16 apresentações do espetáculo musical “Carrosel Encantado”, preparado pela Believe Studio de Dança, de Curitiba (PR). Ao todo, 12 bailarinas e 15 crianças executam seis números de dança, que mesclam sapateado, jazz e canto.

O figurino, especialmente criado para esse espetáculo, resgata a pureza e a inocência do universo infantil nos parques de diversão, dentro da magia do Natal. As apresentações serão realizadas nos dias 17, 18 e 19 de novembro e de 08 a 23 de dezembro, conforme calendário disponível no site do shopping (http://www.parkshoppingbarigui.com.br), sempre às 20h30. Papai Noel – Outra atração será a chegada do Papai Noel, às 20h30 da próxima quinta-feira (17). Há 12 anos o seu José Goetten Filho faz as histórias do Natal do ParkShoppingBarigüi serem ainda mais emocionantes.

A voz, o característico ho ho ho, a barba e os cabelos brancos são marcas registradas do bom velhinho de 74 anos. Desde 2005, José Goetten abre oficialmente a decoração de Natal arrastando uma multidão para ver o senhorzinho assumir o trono. “É muito emocionante ver o brilho nos olhos dos adultos e dos pequenos que esperam o ano todo por este momento”, explica o Papai Noel. “Todos os anos é uma nova emoção. A decoração do shopping, as luzes e os enfeites deixam a ocasião ainda mais especial”, destaca o bom velhinho.

A partir do dia 18 de novembro, o Papai Noel do ParkShoppingbarigüi estará à disposição das crianças de segunda a sexta-feira, em três horários (das 11h00 às 12h30; das 13h15 às 17h00; e das 17h30 às 23h00); aos sábados, também em três horários (das 10h00 às 12h30; das 13h15 às 16h00; e das 16h30 às 22h00); e aos domingos, das 14h00 às 17h00 e das 17h10 às 20h00. Em dezembro, quando começarem os horários especiais de atendimento de final de ano, os horários de visita ao Papai Noel também serão alterados.

Sobre o ParkShoppingBarigüi – Há doze anos, o ParkShoppingBarigüi é referência em consumo, lazer e entretenimento em Curitiba. Primeiro empreendimento da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S/A no Sul do Brasil, o ParkShoppingBarigüi revolucionou o setor de shoppings centers em Curitiba, trazendo para a cidade conceitos e serviços inéditos para o consumidor, como os lounges ao longo do mall, o serviço Posso Ajudar, o Banheiro Teen e o Concierge, entre outros.

O pioneirismo do ParkShoppingBarigüi criou um novo padrão de exigência no consumidor curitibano e passou a ser modelo para outros empreendimentos do setor. Com 314 lojas, mais de 50 mil m² de Área Bruta Locável e mais de três mil vagas de estacionamento, o ParkShoppingBarigüi possui o mais completo mix e a estrutura física e de serviços mais adequada para o atendimento à família curitibana.

Sobre a Multiplan – Atualmente, possui 18 shopping centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL).

O portfólio de shopping centers em operação totaliza uma ABL de 775.561 m2, mais de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A Multiplan detém participação média de 73,8% em seus shoppings. Adicionalmente, a empresa possui dois conjuntos de torres comerciais com ABL total de 87.558 m², que somada à área de total dos shopping centers, soma uma ABL de 863.199 m2.

***Unilivre promove um dia de lazer e sustentabilidade*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***Com o objetivo de revitalizar a Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre, foi convidado um grupo de profissionais para criar novas programações e atividades no local. Assim, surgiu o Viva Unilivre – um evento para discutir sustentabilidade e promover cultura, que ocorrerá no dia 19 de novembro, das 9 às 19h. “A Universidade Livre do Meio Ambiente completa em 2017, 25 anos de existência. Durante esse período, foi um lugar muito visitado e festejado pelos curitibanos e pelos turistas. 

Há alguns anos, está um pouco esquecido. Mas, queremos que a Unilivre volte a ser visitada, pesquisada, volte a ser parte atuante da cidade”, diz o engenheiro e educador Celso Kloss, superintendente da Unilivre, que tomou posse em julho prometendo a revitalização do local. O Viva Unilivre contará com uma série de atividades. Serão oficinas, palestras e atrações culturais que acontecerão durante todo o dia, tanto para adultos quanto para crianças. 

Quem procura um estilo de vida mais saudável, poderá participar do 1º Bate-Papo sobre Qualidade de Vida e Sustentabilidade, com a química ambiental Deborah Munhoz, que é mentora em gestão da qualidade de vida e economia de materiais, e o eco-chef Tonny Nascimento, especialista em cozinha vegetal retroalimentar. “O objetivo é mostrar aos participantes a relação entre a qualidade de vida e a sustentabilidade em diferentes aspectos”, explica Deborah Munhoz. Durante o painel, serão apresentadas diversas dicas práticas. 

A palestra acontecerá das 10h às 12h, na sala Fogo. Já as crianças poderão aprender mais sobre engenharia e reutilização de lixo eletrônico na oficina Robótica Sem Mistérios, que terá como tema o Natal. “Essa atividade tem o objetivo da construção de um projeto coletivo, no qual um participante complementa a iniciativa do outro, ou seja, é uma criação conjunta, de muitas mãos”, explica o ministrante, o engenheiro Maurício Beltrão Fraletti, criador da Robótica Sem Mistérios – Um Desafio para Futuros Campeões, que já é realizado há oito edições no Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, em Antonina. 

A oficina ocorrerá das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h e é voltada a estudantes de 5 a 12 anos. Para se inscrever, basta o interessado doar um lixo eletrônico. “A utilização de componentes aparentemente obsoletos e de equipamentos considerados sucateados no processo de construção de uma nova peça é muito importante, pois incentiva o conhecimento para a construção de protótipos inovadores e reforça nos jovens a ideia de não se desprezar o que é velho”, destaca Fraletti. Após o evento, a Unilivre passará a ser um posto de coleta de lixo eletrônico permanente. 

A sustentabilidade nos negócios será outro assunto discutido no dia. No período da tarde, das 14h30 às 17h, na sala Água, ocorrerá a palestra “Princípios do Ecoempreendedorismo: como desenvolver sua carreira e seu negócio orientado para a sustentabilidade”. A ministrante será a química ambiental, Deborah Munhoz, empreendedora e criadora do Programa de Eco-Inovação que será lançado pela Unilivre em 2017. Entre uma atividade e outra, o público poderá conferir diversos shows musicais acústicos. 

Na programação o cantor, compositor e violonista Claudio Pimentel que apresentará versões acústicas de cantores renomados como David Bowie, Lou Reed e Bob Dylan. Também haverá apresentação do Duo Capiroto, violão e violoncelo, tocando músicas brasileiras; o artista William Nunes, conhecido como Arcanjo violinista, tocando do erudito ao pop, e os Djs Marc e Giu Gonzales. 

Serviço: O Viva Unilivre ocorre das 9 às 19h, na Universidade Livre do Meio Ambiente, localizada no Bosque Zaninelli, na Rua Victor Benato, 210, no bairro Pilarzinho. Saiba mais nas redes sociais: https://www.facebook.com/unilivreoficial

Sobre a Unilivre - Fundada em 1991, a Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, é uma organização não-governamental que promove projetos socioambientais e programas de capacitação em sustentabilidade urbana. Desde 2002, a instituição é uma entidade do Terceiro Setor, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana. 

A Unilivre foi idealizada com o objetivo de disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais e cresciment ordenado e sustentável das cidades. Sua inauguração oficial, em 5 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo, Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário