segunda-feira, 28 de março de 2016

Coluna do dia 28/03/16

***“O Beijo no Asfalto – O Musical” apresenta um Nelson Rodrigues cantado pela primeira vez***


Crédito das fotos 01 e 02: Thiago Detofol.

***O clássico texto de Nelson Rodrigues, aos 55 anos de sua estreia nos teatros brasileiros, é pela primeira vez interpretado musicalmente em “O Beijo no Asfalto – O Musical”. O ator e compositor Claudio Lins passou quatro anos embrenhado na pesquisa sobre a sonoridade da década de 60, buscando se afastar da sonoridade musical dos dias de hoje. Como resultado, surgiram 20 canções, 15 das quais estão no palco – executadas por uma banda ao vivo, com bases pré-gravadas que lembram o som dos rádios na década de lançamento do texto.


"Não foi um trabalho fácil, foi um tanto de inspiração e um muito de transpiração", afirma Lins, que também está no elenco. Cauby Peixoto, Tito Madi, Vicente Celestino (um dos favoritos de Nelson), Orlando Dias, Roberto Silva, Nelson Gonçalves, Anísio Silva foram fonte de inspiração. “Especialmente Dolores Duran, cujo universo se encaixa perfeitamente com os personagens de Nelson.”


Crédito da foto 03: Christina Amaral.

A ideia de transformar Nelson em um espetáculo musical surgiu em 2009 durante a temporada de “Gota D’Água”, outro texto emblemático dos palcos brasileiros, que tinha direção de João Fonseca e a presença de Cláudio no elenco. “Eu tinha visto a montagem de “O Casamento”, também do Nelson, dirigida pelo João, e comentei com ele que, como ator, tinha o sonho de montar um espetáculo do Nelson. E aí ele sugeriu fazermos um musical. Minha primeira reação foi de dúvida, mas depois de algumas conversas eu já estava levantando a produção”, lembra Lins.

Patrocinadores - Os eventos do Festival de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 25ª edição do Festival é apresentada por Cielo e Prefeitura de Curitiba e tem o patrocínio de Copel Telecom, Petrobras, Renault e UEG Araucária.

O Festival tem ainda parceria com o Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, locais onde estão instaladas as bilheterias oficiais para venda de ingressos. Os eventos simultâneos contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é patrocinado por Cielo e Melitta. O evento terá louça oficial da Oxford Porcelanas. Já o Guritiba é apresentado por Parati. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e por Ferramentas Worker.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no Shopping Mueller, no Palladium Shopping Center, no ParkShoppingBarigüi e o Pátio Batel. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 (inteira). Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa do emissor do bilhete.

Os ingressos para o Risorama custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada). Para o MishMash e Guritiba, dois eventos simultâneos voltados para as crianças e famílias, o valor é de R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). A entrada do Gastronomix é R$ 12 (não consumível). E cobrada também uma taxa administrativa que varia entre R$1 e R$5, de acordo com os preços de cada espetáculo. Serviço: O Beijo no Asfalto - O Musical 28 e 29 de março, 21h Ópera de Arame.

***Maria Alice Vergueiro dirige e atua em espetáculo que desafia a morte***


Crédito da foto: Vivian Maia.

***Morrer em cena. Esse foi um dos pontos de partida para o início do projeto idealizado pela atriz Maria Alice Vergueiro em “Why the horse?” Com 80 anos, mal de Parkinson e dificuldade de locomoção, Maria Alice Vergueiro continua se desafiando e busca o novo em sua carreira com essa montagem, que tem dramaturgia de Fábio Furtado e conta com Luciano Chirolli, Carolina Splendore, Alexandre Magno, Robson Catalunha, Otávio Ortega e Rafael Faustino no elenco.

Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que o envolve, Maria Alice convocou seus parceiros do Grupo Pândega de Teatro para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento.

Um último ensaio, em que ela e os demais participantes, entre os quais Luciano Chirolli, seu parceiro artístico de metade da vida e também vencedor do prêmio Shell de melhor ator pelo espetáculo “As Três Velhas”, possam mergulhar nesta temática ao mesmo tempo tão pessoal e universal, cerne do imaginário grotesco, tão caro ao histórico teatral de Maria Alice.

Em formato de happening, a montagem tem muita da sua linguagem baseada no trabalho de Alejandro Jodorowsky, uns dos cineastas contemporâneos preferidos de Maria Alice, além de fazer referência a “Fim de Partida”, texto de Samuel Beckett, um dos autores mais presentes na trajetória da musa do teatro underground brasileiro, assim como Hilda Hilst, que também aparece em “Why the horse?”

Processo de Criação - A ideia para essa montagem surgiu junto com um convite para o Grupo Pândega: uma residência na SP Escola de Teatro. Maria Alice puxou o grupo num intenso mergulho na obra de Jodorowsky, além do próprio Beckett. E o formato happening sempre vinha para o centro dos debates, acompanhado do tema da morte como manifestação do desejo de Maria Alice Vergueiro de realizar seu último ensaio: morrer em cena.

Durante a criação, o grupo buscou em cada um dos seus integrantes um pouco dos diversos significados e visão pessoal da morte. E, nessa época, Maria Alice Vergueiro esteve internada por conta de um derrame. Ela brinca que a internação foi o seu workshop para o espetáculo. “Levei a tarefa a sério e fiz bem o meu trabalho de pesquisa”, diz a atriz. Luciano Chirolli, parceiro profissional de Maria Alice em oito peças, diz que esse foi um dos momentos mais tensos e que o fato acabou impactando no material de criação de “Why the horse?”

“Eu vivi um dia de luto pela Maria nessa internação. Teve um dia que fiquei bem preocupado com o estado de saúde dela e chorei horrores. Isso acabou virando tema de debates no grupo e influenciou no meu papel. Em cena, meu personagem e o da Maria acabam competindo para ver quem morre primeiro”, explica Chirolli.

Em busca da morte - Aos 80 anos e mais de 50 de palco, Maria Alice não pensa em parar. Em suas palavras, sempre um pouco irreverentes: "com sorte pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte”. E é em torno disso que o espetáculo gira. Maria diz que quer ensaiar a morte para não ser pega de surpresa. Essa busca constante da morte em cena faz com que o espetáculo também traga à luz a discussão sobre fracasso e frustração.

Patrocinadores - Os eventos do Festival de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 25ª edição do Festival é apresentada por Cielo e Prefeitura de Curitiba e tem o patrocínio de Copel Telecom, Petrobras, Renault e UEG Araucária.

O Festival tem ainda parceria com o Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, locais onde estão instaladas as bilheterias oficiais para venda de ingressos. Os eventos simultâneos contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é patrocinado por Cielo e Melitta. O evento terá louça oficial da Oxford Porcelanas. Já o Guritiba é apresentado por Parati. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e por Ferramentas Worker.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no Shopping Mueller, no Palladium Shopping Center, no ParkShoppingBarigüi e o Pátio Batel. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 (inteira). Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa do emissor do bilhete.

Os ingressos para o Risorama custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada). Para o MishMash e Guritiba, dois eventos simultâneos voltados para as crianças e famílias, o valor é de R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). A entrada do Gastronomix é R$ 12 (não consumível). E cobrada também uma taxa administrativa que varia entre R$1 e R$5, de acordo com os preços de cada espetáculo. Serviço: 28/3 às 19 e 21h30 Teatro da Reitoria.

***Hospital Vita comemora 20 anos***


Crédito da foto: Crédito: GW Fotografia.

Na foto: ​A médica infectologista Marta Fragoso, gerente do Núcleo de Gestão e Segurança Assistencial do VITA; o presidente do Grupo VITA, Edson Santos; a superintendente do VITA em Curitiba, Neidamar Fugaça; e o ​vice-presidente Executivo e diretor médico Corporativo do Grupo VITA​, Dr. Francisco Balestrin.

***O Hospital VITA está comemorando 20 anos de serviços prestados no Paraná. A primeira unidade do Grupo, localizada na Linha Verde, em Curitiba, foi inaugurada em março de 1996.​ Desde então, tem investido em infraestrutura, novos equipamentos, tecnologia e treinamento de pessoal para garantir a segurança assistencial dos pacientes.

***Concerto com o maestro João Carlos Martins marca a entrega do espaço aos lojistas do Shopping Catuaí Palladium***


Crédito das fotos: Leonardo Mendonça.

Na foto 01: Maestro João Carlos Martins fez o concerto com o sexteto da Fundação Bachiana.


Na foto 02: Anibal Tacla fez a entre simbólica do espaço para a representante dos lojistas Cleo Cavalcante (Magia do Corpo), de Foz do Iguaçu.

***O maestro e pianista João Carlos Martins emocionou os lojistas e convidados do Catuaí Palladium Shopping na noite de segunda-feira (21/3) com concerto ímpar de Bach a Jobim ao lado do sexteto da Fundação Bachiana. Os empreendedores Alfredo Khouri, do Grupo Catuaí, e Anibal Tacla, do Grupo Tacla, foram anfitriões da noite cultural para comemorar a entrega simbólica dos espaços aos lojistas do empreendimento que será inaugurado no dia 2 de junho para lojistas e convidados e no dia 3 de junho para o público.

Hoje, aos 75 anos, João Carlos Martins construiu uma sólida carreira com a sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra brasileira a se apresentar no Carnegie Hall. Durante quase uma hora, a plateia privilegiada teve a oportunidade de ver o maestro assumindo o piano, numa lição inesquecível de superação. Foi o primeiro evento cultural do Catuaí Palladium, que além do novo conceito de centro de compras tem a missão de promover a cultura, lazer e entretenimento para a população de Foz do Iguaçu e visitantes.

Antes da apresentação musical no Hotel Mabu, o arquiteto Manoel Dória, responsável pelo projeto do Catuaí Palladium e que tem em seu portifólio a criação de mais de 60 centros de compras no Brasil e no exterior, apresentou detalhes sobre o projeto arquitetônico e a tendência do mercado de varejo. “A ideia é que o consumidor final do Catuaí Palladium tenha sensações diferenciadas em cada ponto do shopping e sinta a harmonização e agradabilidade proposta na arquitetura, gerando, desta forma, um passeio inusitado e surpreendente”, destacou Dória. O Catuaí Palladium será o quinto maior e mais moderno shopping do Paraná.

De acordo com Anibal Tacla, o novo empreendimento vai gerar 2.500 empregos diretos com um total de investimentos de aproximadamente R$ 350 milhões. “Um total de R$ 190 milhões serão investidos pelos empreendedores e cerca de R$ 150 milhões por parte dos lojistas. Tudo isso porque acreditamos em Foz do Iguaçu e a receptividade dos lojistas demonstra que este é um mercado privilegiado”, disse Anibal Tacla.

Alfredo Khouri complementou que 70% das lojas locadas representa um número acima dos padrões na atual conjuntura do segmento. Graças a este bom resultado, a menos de 90 dias da inauguração, Khouri lançou o sorteio de dois pacotes de viagens, para Miami e Paris para os lojistas que estiverem com suas lojas prontas no dia 2 de junho.

“Vamos comemorar juntos o sucesso do shopping que veio para oferecer excelentes marcas em um ambiente agradável, seguro e ainda proporcionar um espaço de bem-estar e lazer para as famílias”, concluiu Alfredo Khouri. Representantes da loja Magia do Corpo e da ancora Cinemark receberam o capacete das mãos dos empreendedores dos grupos Catuaí e Tacla para marcar a entrega simbólica dos espaços aos lojistas do empreendimento.

Para a empresária Cleo Cavancante, da Magia do Corpo e há 35 anos no mercado de varejo de Foz do Iguaçu, o novo shopping vai contribuir positivamente com a cidade. “Fui uma das primeiras a acreditar que o shopping será maravilhoso, proporcionando novas experiências para os lojistas, os clientes e, com certeza, vai contribuir para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Me sinto honrada de fazer parte desta história”, disse Cavalcante.

Sobre o Grupo Tacla - Com mais de 70 anos de mercado, o Grupo Tacla Shopping tem oito empreendimentos, com mais de 820 mil m² de área construída, 2 mil lojas e 220 mil m² de área bruta locável. Destes, quatro estão em operação – Palladium Curitiba, Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping e Shopping Cidade de Sorocaba.

Há dois lançamentos com inauguração prevista para 2016: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu e Porto Belo Outlet Premium, no litoral de Santa Catarina, baseado nos conceitos americano e europeu de comprar. Em 2017, o grupo deve inaugurar o Jockey Plaza Shopping Center, em Curitiba. Outro investimento do grupo será em Campo Largo, o City Center Outlet, um novo modelo de empreendimento, que reunirá os conceitos de Outlet e Shopping Center. Mais informações no site http://www.taclashopping.com.br.

***Paulo Betti comemora 40 anos de carreira em monólogo***


Crédito da foto: Divulgação.

***“Autobiografia Autorizada” foi classificada como uma comédia dramática em “monóloco”, um trocadilho com a palavra monólogo. Com direção de Paulo Betti e de Rafael Ponzi, a montagem traz trechos da vida de Betti, que resolveu homenagear seus 40 anos de trabalho como ator, autor e diretor. No palco, ele representa, além de si mesmo, seu pai, sua mãe, sua avó e muitos outros personagens da própria vida.

Segundo Betti, ao ler as anotações que fez no decorrer de quase uma vida inteira, chegou à conclusão que, o tempo todo, se preparou para revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu. “Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, completa o ator.

Ele tem guardados textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, onde também fazia colagens de fatos da época. Além disso, coleciona os artigos semanais que escreveu por quase 30 anos para o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, cidade onde foi criado. Todas estas recordações serviram de inspiração para o espetáculo.

Biografia - Paulo Betti nasceu em uma área rural onde o avô, um imigrante italiano, trabalhava para um fazendeiro. Filho de uma camponesa analfabeta, que mudou para a cidade onde foi empregada, mãe de 15 filhos (Paulo é o décimo quinto, temporão, com dez anos de diferença de seu irmão mais novo). Seu pai era esquizofrênico. Apesar disso, estudou em boas escolas, cursou Ginásio Industrial em tempo integral, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp.

Patrocinadores - Os eventos do Festival de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 25ª edição do Festival é apresentada por Cielo e Prefeitura de Curitiba e tem o patrocínio de Copel Telecom, Petrobras, Renault e UEG Araucária.

O Festival tem ainda parceria com o Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, locais onde estão instaladas as bilheterias oficiais para venda de ingressos. Os eventos simultâneos contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é patrocinado por Cielo e Melitta. O evento terá louça oficial da Oxford Porcelanas. Já o Guritiba é apresentado por Parati. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e por Ferramentas Worker.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no Shopping Mueller, no Palladium Shopping Center, no ParkShoppingBarigüi e o Pátio Batel. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 (inteira). Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa do emissor do bilhete.

Os ingressos para o Risorama custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada). Para o MishMash e Guritiba, dois eventos simultâneos voltados para as crianças e famílias, o valor é de R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). A entrada do Gastronomix é R$ 12 (não consumível). E cobrada também uma taxa administrativa que varia entre R$1 e R$5, de acordo com os preços de cada espetáculo. Serviço: 28 de março às 19h e 21h30 Teatro Paiol.

***Lançamento do livro, A Lua Que Eu Te Dei, de Ana Rapha Nunes***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A escritora carioca, radicada em Curitiba, Ana Rapha Nunes, colocou no mercado o livro A Lua Que Eu Te Dei, pela editora Appris. O trabalho, seu primeiro romance, é uma história de amor que mostra os conflitos e os dilemas vividos por um casal de crianças que chegam à adolescência. O livro não é inspirado em uma história real, mas conta com diversos elementos daquilo que vivenciamos. Nisto, o enredo torna-se interessante não apenas para jovens e adolescentes, mas também para o público adulto.

Sinopse - Uma bela amizade, uma doce infância, a Lua como presente. Bebel e Luan são amigos inseparáveis, desde o tempo das fraldas. Mas agora que cresceram, surgem mudanças o tempo todo. Novos sonhos, novos amigos, novas histórias. Será que o sentimento deles sobreviverá a essa nova fase? Luan seria capaz de tudo para provar o seu amor por Bebel. Quem não gostaria de ter a Lua ao alcance das mãos? E provar o sabor das estrelas? Será que Bebel resistirá a essa prova de amor?


Autora - Com aulas saborosas e prêmios, Ana Rapha, assim carinhosamente chamada pelos seus alunos, é uma professora que conquista pelo seu modo diferente de ensinar a Língua Portuguesa. Além de professora do Ensino Fundamental II, ela acumula outras experiências: é professora universitária, formando docentes para ensinarem com criatividade, e já foi coordenadora de área, tendo capacitado profissionais, criado materiais didáticos, projetos literários e avaliações diferenciadas.

Apaixonada por cores e letras, adora apreciar um belo pôr-do-sol, saborear um delicioso chocolate ou dedicar-se a uma leitura. Além de escrever, adora viajar, por livros e por lugares desconhecidos, gosta de poesia e aprecia a natureza. A Lua que eu te dei é o seu primeiro romance, outros já estão a caminho. Tem realizado palestras e bate-papos em escolas de Curitiba e região, conversando com os alunos sobre leitura.

Ana Rapha é membro integrante da AEILIJ e tem uma coluna semanal, na qual publica crônicas, chamada “A vida por Ana Rapha”, no Blog Faroeste Literário. Recentemente, participou do programa de tevê “Vida em ação”, apresentado por Cecília Comel, no canal Evangelizar e, também, do programa “Negócios da Terra”, exibido na rede Massa. Também participou de uma entrevista para a Rádio Jornal (Recife – Fm 90.3). Seu livro tem sido alvo de várias resenhas feitas por blogueiros de todo o país. Facebook: https://www.facebook.com/escritoraanarapha.

O livro pode ser adquirido pelo site da editora (http://www.editoraappris.com.br/produto/a-lua-que-eu-te-dei), nas Livrarias Cultura ou diretamente com a autora (nesse caso, você poderá pegar uma cópia autografada) em contato via página do Facebook, ou pelo email escritora.anarapha@gmail.com.

***Produtores de Que horas ela volta? e Bicho de Sete Cabeças participam de projeto em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O projeto Foco - Laboratório de Audiovisual traz a Curitiba, no dia 2 de abril, os irmãos Caio e Fabiano Gullane, para palestras sobre produção cinematográfica. O objetivo da iniciativa é capacitar interessados em ingressar no segmento audiovisual e aumentar a participação de profissionais da cidade em produções independentes realizadas no Paraná. Os encontros acontecerão no Círculo de Estudos Bandeirantes. Caio falará primeiro, às 9h, sobre sua vivência como diretor de produção e atuação ativa nos diversos papéis atribuídos à função. Fabiano fará palestra às 15h, com foco em aprendizados obtidos na carreira de produtor executivo e captador de grandes orçamentos.

O ingresso é válido para as duas palestras e sairá pelo valor de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) - pagamento em dinheiro ou cartão de débito. As vendas acontecerão no local, no dia 1° de abril, das 14h às 18h, e no dia 2, a partir das 8h. Nas próximas semanas, o projeto Foco, que é uma iniciativa da produtora Laz Audiovisual, vai gravar dois curtas-metragens digitais, com a participação de jovens de baixa renda nos diversos departamentos de produção, e as palestras fazem parte do processo de capacitação dessas equipes.

Mas cerca de 50% das vagas serão abertas a outros interessados em acompanhar os bate-papos. "Trata-se de uma oportunidade única para quem deseja ingressar na carreira audiovisual, tendo em vista o currículo incrível desses palestrantes, que toparam enriquecer o projeto trazendo toda a sua experiência e inspiração até nós", explica a produtora-executiva da Laz Audiovisual e idealizadora do projeto, Virginia Moraes.

Mais sobre os palestrantes - Caio e Fabiano são produtores de cinema e criadores da empresa Gullane Filmes, que já produziu mais de 20 obras reconhecidas nacional e internacionalmente. Recentemente ganharam o Prêmio da Revista GQ - Men of the year, na categoria cinema, pela produção de Que horas ela volta? (junto com Debora Ivanov e Anna Muylaert). Outras produções da dupla são Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodansky) e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger). Fabiano tem formação em Cinema e atuou como executivo em inúmeras produções para cinema e televisão.

No mercado internacional, participou de ações pioneiras de coprodução com países da Ásia e da Europa e foi um dos colaboradores na criação do Programa Nacional de Exportação “Cinema do Brasil”. Também formado em Cinema, Caio é considerado um dos profissionais mais experientes em planejamento e estratégia de produção do país. Foi diretor do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo entre 2006 e 2008 e membro do Escritório de Cinema da Cidade de São Paulo (Ecine). Atualmente é conselheiro da Academia Brasileira de Cinema.

Sobre a LAZ - A LAZ Audiovisual é uma produtora de Curitiba que atua no mercado desde 1989. Produziu o filme Oriundi, com direção de Ricardo Bravo e participação dos atores Anthony Quinn, Paulo Autran, Paulo Betti, Letícia Spiller e Gabriela Duarte, entre outros. A LAZ também produziu e distribuiu, em parceria com a Prole de Adão, o filme Cafundó (vencedor de mais de 20 prêmios), com direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno e estrelado por Lázaro Ramos. Outro projeto de destaque da produtora é o longa Anita e Garibaldi, uma coprodução Brasil/Itália estrelada por Gabriel Braga Nunes e Ana Paula Arósio.

Serviço: Palestras com Caio e Fabiano Gullane Data: 2 de abril Hora: Palestra de Caio Gullane às 9h; e palestra de Fabiano Gullane às 15h Local: Círculo de Estudos Bandeirantes End.: Rua XV de Novembro, 1050 - Centro, Curitiba. Ingressos: O ingresso é válido para as duas palestras e sairá pelo valor de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Pagamento em dinheiro ou cartão de débito. As vendas acontecerão no local, no dia 1° de abril, das 14h às 18h, e no dia 2, a partir das 8h.

***MRV Engenharia: Paraná apresenta 3º melhor resultado em vendas contratadas***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mercado imobiliário paranaense tem se tornado cada vez mais promissor e estratégico para a MRV Engenharia. A companhia registrou o terceiro melhor resultado em vendas contratadas no país, durante o último trimestre de 2015, superando a marca de R$ 103 milhões. Em lançamentos no Paraná, no mesmo período, a construtora alcançou nada menos do que R$ 87,7 milhões com os novos residenciais. Segundo o gestor executivo de vendas da MRV Engenharia, da regional Sul, Marcelo Alves, em todo o Paraná há 21 empreendimentos à venda.

“Nossa performance está muito positiva, para se ter ideia, vendemos quase todas as unidades ainda na planta”, conta. Para exemplificar o ritmo de vendas, ele conta que a construtora possui no Estado um estoque de 1,5 mil unidades à venda e apenas 30 delas prontas. De acordo com Alves, exemplos emblemáticos da velocidade de venda podem ser vistos em diversos empreendimentos.

“Em Londrina, por exemplo, temos o Spazio Leopoldina, o maior da construtora no Sul do país e que estamos prestes a entregar, com nada menos do que 896 unidades, e que foi totalmente vendido na planta”, comemora. Alves salienta que há uma grande demanda por imóveis das linhas supereconômicos e econômicos. “Ainda temos um alto déficit habitacional que, somado ao aumento de renda da população nos últimos anos, alavanca estes segmentos de mercado”, explica. “A expectativa da companhia é a de que 2016 será um ano promissor”, adiantou Alves.

Segundo o gestor, um dos motivos que podem impulsionar ainda mais as vendas durante o ano está no aumento do limite de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, que em sua terceira fase acabou abrangendo os produtos da linha Premium da construtora, que têm diferenciais como, por exemplo, churrasqueira na sacada, outros com três quartos ou ainda duas vagas de garagem.

***Estudantes de Curitiba participam de conferência de arte no Peru***

***Dezessete alunos e três professores do International School de Curitiba (ISC) viajam nesta quarta-feira, dia 30 de março, para Lima, no Peru, para participar do South American Activities Conference (SAAC) – Fine Arts, uma conferência internacional de artes visuais, música e teatro. Além do ISC, estarão presentes colégios internacionais do Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Equador.

Durante os quatro dias de evento, os alunos participam de uma série intensiva de workshops em diferentes vertentes artísticas, nos quais produzem um trabalho a ser apresentado no fim da conferência. Além disso, o professor do ISC David Baptista irá ministrar um workshop sobre interdisciplinaridade no ensino de teatro e artes visuais.

***Meliá Paulista recebe prêmio Top Choice 2016***


Crédito da foto: Divulgação.

***O público asiático elegeu o Meliá Paulista, integrante da rede Meliá Hotels International como um hotel “Top Choice”. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, uma das principais artérias de negócios da América Latina e uma das avenidas mais cosmopolitas do mundo, o hotel foi escolhido como um dos preferidos pelos hóspedes asiáticos. 

A premiação é organizada anualmente pelo Lianorg.com, o maior site de dicas de turismo da Ásia. A medalha “Top Choice” é dada aos hotéis mais bem avaliados por seus usuários.

Sobre o hotel Meliá Paulista Business & Convention - O emblemático Meliá Paulista está situado estrategicamente na Avenida Paulista, uma das principais artérias de negócios da América Latina e uma das avenidas mais cosmopolitas do mundo.

O hotel é ideal para viagens de negócios ou lazer em São Paulo. O empreendimento conta com 400 apartamentos e sofisticadas suítes, 7 salas de reuniões e 3 salões para eventos e convenções, além de um restaurante de cozinha contemporânea, bar e ginásio, sendo assim uma excelente opção na cidade de São Paulo.

***Mãos à obra***


Crédito da foto: Valterci Santos.

Na foto o coordenador de comunicação e promoção da Arauco, Flávio Baraf, com a arquiteta Samara Barbosa. Este é o segundo ano em que a Arauco, líder na fabricação de painéis nas Américas, participa como patrocinador da Casa Cor Paraná.

***A diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi, realizou na última terça-feira (22) a primeira reunião de trabalho com a presença de arquitetos, decoradores e patrocinadores. Momento em que se inicia oficialmente as obras da versão paranaense da maior vitrine de decoração e arquitetura do Brasil.

***Construtora Baggio investe em automação de obras***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Construtora Baggio firmou parceria com a Avex Technology, empresa com mais de 14 anos no mercado de automação para obras residenciais e corporativas. A união vem da proposta da Baggio em oferecer o máximo de soluções tecnológicas para seus clientes, entre eles, hotéis, escolas, universidades e hospitais. “Estamos focados em entregar obras cada vez mais completas e modernas.

A Avex vem para completar essa proposta, proporcionando tecnologia para alcançar esse objetivo e construções cada vez mais sustentáveis”, afirma Marcus Paiva, gerente comercial da Construtora Baggio. Jeferson Leandro, engenheiro de automação e proprietário da Avex Technology, ressalta a iniciativa da Baggio em procurar a empresa.

“A maioria das construtoras do país pensam apenas na construção em si. A Baggio dá um grande passo à frente investindo no pós-obra, oferecendo soluções tecnológicas que promoverão mais economia aos clientes”, explica Jeferson, afirmando os benefícios da automação para redução de custos aos clientes, como energia elétrica, água e outros.

Sobre a Construtora Baggio - Com 35 anos no mercado de construção civil, a Construtora Baggio é especializada na edificação de residências de alto padrão e imóveis corporativos personalizados, sendo referência nacional nos setores médico-hospitalar, hoteleiro, educacional e institucional. Com unidades em São Paulo, Paraná, e Minas Gerais, possui uma grande rede de vendas, oferecendo propostas diferenciadas e inovadoras para a construção de casas e negócios.

Serviço: Construtora Baggio Unidade Curitiba | Paraná Rua Nestor Victor, 839 – Água Verde – Curitiba (PR). Unidade Campinas | São Paulo Rua Eng. Carlos Stevenson, 1000 – Nova Campinas – Campinas (SP). Unidade Belo Horizonte | Minas Gerais Alameda do Ingá, 520, sala 401 – Vale do Sereno – Nova Lima (MG). www.construtorabaggio.com.br.

***Últimos dias da promoção no Happy Hour do UpSide***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Sempre inovador, o UpSide GatroBar, localizado em um cantinho secreto da Sete de Setembro está com uma promoção para o happy hour que vai até o final desta semana. Se você pedir o petisco do dia, ganha duas cervejas Sol long neck, tudo a R$ 26.

“A ideia foi fazer com que os nossos clientes se sentissem impelidos a provar mais iguarias do nosso menu”, conta a sócia-proprietária da casa Hedilaine Rezende. Cada dia da semana tem um petisco diferente. 

Na segunda, Bolinho de Carne e Papas Bravas, na terça, Bolinho de Peixe com São Chico (pasteizinhos assados de linguiça Blumenau). Já quarta é dia de Bolinho de Queijo e Iscas de Frango e quinta Provolone com São Chico.


As ofertas são válidas de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h. E todos os dias da semana o UpSide também está com preço especial no Porto Veneza (carpaccio de carne vermelha com molho de alcaparras, lascas de parmesão e torradas). O prato sai por R$ 29,90. E, para acompanhar, o Combo Heineken, onde você paga três cervejas e o Up paga a quarta, que sai a R$ 34,50.

Sobre o Upside Gastrobar – O Side mais Up do Alto da XV chegou à Curitiba para dar um novo paladar à gastronomia internacional contemporânea. O UpSide GastroBar, que une bar e bistrô é uma festa de sabores, em um ambiente aconchegante e ecologicamente correto, construído a partir de conteiners de 40 pés. A casa, com capacidade para cerca de 220 pessoas, faz algumas releituras de pratos e possui receitas exclusivas. O UpSide GastroBar é mais que um restaurante, é um espaço onde o sabor é o mais importante.

Serviço: Últimos dias das promoções no Happy Hour do UpSide GastroBar Av. Sete de Setembro, 680 – Alto da XV Telefone: (41) 3019-1330 Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 16h00 à 01h00 - Estacionamento Gratuito.

***Seminário internacional aborda fidelidade do cliente e modelo Disney de encantamento***


Crédito da foto: Divulgação.

***Como proporcionar aos clientes experiências de padrão internacional? Como buscar a motivação dos colaboradores em empresas de serviços? Como recuperar a confiança no serviço prestado? Como manter o cliente quando as coisas dão errado? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo o consultor americano Mike Donnelly, no seminário Excelência Empresarial Estilo Disney.

Promovido pela Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP), o encontro inédito e exclusivo acontece na quarta-feira, 30 de março, das 9h às 12h, no Teatro Positivo - Pequeno Auditório. Um dos maiores nomes mundiais em cultura de serviços, Donelly possui 20 anos de experiência na Walt Disney Company e hoje atua como consultor de fidelização de clientes do Disney Institute.

Segundo ele, não existe nenhum segredo a respeito do serviço consistente e de alta qualidade oferecido pela Disney aos seus clientes. “Líderes responsáveis e engajados e funcionários que trabalham felizes são a base da fidelidade do cliente”, revela. O seminário é aberto ao público, com vagas limitadas.

Serviço: Seminário Excelência Empresarial Estilo Disney Quando: 30 de março de 2016, quarta-feira Onde: Universidade Positivo – Pequeno Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville, Curitiba) Ingressos: R$ 300,00 (50% de descontos para estudantes Positivo, associados do Clube de Assinantes da Gazeta do Povo e pacotes empresariais com mais de 10 ingressos) – www.diskingressos.com.br.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. 

Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

***Bate papo com Alexandre Kirilos, o homem que venceu o Canal da Mancha***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Academia Gustavo Borges Mercês promove um bate papo no dia 31 de março, às 19h30, com o curitibano Alexandre Kirilos, o único do Sul do Brasil que conquistou a travessia das águas geladas do Canal da Mancha – um braço de mar que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França, com uma profundidade que varia de 120 a 45 metros.

O atleta, que treina na Academia Gustavo Borges, nadou treze horas seguidas, totalizando um percurso de 40 km em uma temperatura de 15°C. A entrada para o bate papo é franca, porém o número de vagas é limitado. Para garantir a vaga, as inscrições podem ser feitas na recepção da Academia ou por telefone.

Serviço: Palestra com Alexandre Kirilos sobre a travessia do Canal da Mancha Data: 31 de março de 2016 Horário: 19h30 Local: Academia Gustavo Borges Mercês Rua Antonio Grade, 563, Curitiba/Paraná. Telefone: (41) 3015-2333. Entrada franca e vagas limitadas.

***Autorretrato metafórico é tema de exposição fotográfica***


Crédito da foto: Divulgação.

***A exposição fotográfica “Autorretratos e Paisagens Coletivas”, elaborada por alunos da comunidade que frequentaram uma oficina de fotografia na Federação Espírita do Paraná (FEP), comemora os 71 anos do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro. O trabalho, coordenado pelo fotógrafo Zeca Moraes, consiste em apresentar fotos que tiveram como tema autorretratos metafóricos, ou “selfies”, sem necessariamente mostrar o retrato em si.

As fotos serão apresentadas a partir de 31 de março, na sede do Hospital Bom Retiro, na Rua Eleonora Muricy Novaes, 171, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, com entrada gratuita. Os próprios funcionários, pacientes e familiares que frequentam o local também poderão apreciar o trabalho. A exposição é resultado de uma oficina realizada em 2015, em que foram propostos exercícios de demonstração do princípio da câmera escura.

A sala de aula foi transformada em uma grande câmera escura e, em seguida, os alunos trabalharam com uma pequena câmera escura portátil. “Procuramos nos ater aos princípios fundamentais da fotografia”, explica Moraes. O objetivo da exposição é destacar a relação entre a instituição psiquiátrica, a comunidade atendida e a memória coletiva a partir de diferentes pontos de vista, mesclando as fotos dos alunos e algumas reproduzidas do acervo histórico da FEP, bem como outras de autoria de Zeca Moraes do edifício antigo do Hospital Bom Retiro demolido no final do ano de 2012, totalizando 40 imagens.

A exposição faz parte de um projeto realizado pela Editora Factum Pesquisas Históricas, que no ano passado lançou o 13° volume da Coleção A Capital, o livro, “Psiquiatria e Espiritismo – A História do Hospital Bom Retiro”, dos psicólogos Andrea de Alvarenga Lima e Adriano Furtado de Holanda. Posteriormente as fotos também serão expostas na Clínica Dia Bom Retiro, localizada no Alto da Glória, e na sede histórica da Federação Espírita do Paraná. O projeto foi aprovado junto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, incentivado pelas empresas Hospital Ônix, Construtora Baggio, Invespark Empreendimentos Imobiliários e Ecossistema Consultoria Ambiental e com o apoio da FEP.

Serviço: Exposição Autorretratos e Paisagens Coletivas Local: Hospital Bom Retiro (Rua Eleonora Muricy Novaes, 171, Jardim Botânico) Período da exposição: de 31 de março a 30 de abril de 2016. Horário para visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 16h às 18h.

***Qualidade e variedade em harmonia no mesmo espaço***


Crédito das fotos: Momentum&Design.

***Diante das necessidades de adequação a orçamentos para o décor de interiores da casa ou do escritório, a demanda dos consumidores por produtos personalizados é cada vez maior. O desafio dos lojistas para esse público é manter a qualidade em um mix que atenda às diretrizes dos profissionais responsáveis pelos projetos – e essa variedade, somada à customização, é essencial para a decisão de compra.

Para atender a um mercado cada vez mais exigente, a Momentum&Design tem sucesso ao reunir, com o olhar experiente de seus diretores, um leque de móveis e elementos de decoração para todos os gostos e estilos. Com produtos nacionais, mobiliário customizado e peças assinadas por designers renomados, a Momentum oferece uma curadoria única no mercado local, antenada a lançamentos e tendências.

A ideia de proporcionar uma nova experiência de compra e de conhecimento aos amantes de arquitetura, decoração e design começou há 16 anos, quando os proprietários Marinice e Romano Bettega abriram a loja. Hoje consolidada como sinônimo de qualidade, a Momentum&Design foi pioneira em trazer para a capital paranaense uma variedade exclusiva de produtos para ambientes residenciais internos e externos, além de opções para o corporativo. A loja tornou-se referência quando o assunto é mobiliário e acessórios.


“Buscamos sempre customizar a peça do tamanho e material pensando no que o cliente deseja, e valorizamos muito o trabalho artesanal. Por isso oferecemos a opção do mobiliário, que atende com perfeição à expectativa do consumidor”, destaca Marinice Bettega. Por dentro do que existe de mais moderno em produtos e materiais, a loja se destaca na diversidade de acabamentos, formas e estilos. Quem busca design assinado encontra nomes como Sergio e Jack Fahrer, Jacqueline Terpins, Silvio Romero, entre outros profissionais.

Com uma concepção inovadora, a Momentum&Design recebe clientes e profissionais de arquitetura e design em uma bela e ampla loja, com extensa área verde e um convidativo espaço gourmet, no Batel. Dispostos em diferentes ambientes, os produtos tornam eles acolhedores e inspiram o visitante. Além disso, a equipe da Momentum&Design, preparada para receber consumidores exigentes, orienta e personaliza as aquisições.

Sobre a Momentum&Design - A Momentum&Design é referência em mobiliário e acessórios para ambientes internos e externos, residencial e corporativo. Fundada em 1999 por Marinice e Romano Bettega, a loja conta com uma área de aproximadamente 1600 m² e está sempre atualizada nas tendências, além de possuir uma variedade de produtos para atender as necessidades de cada cliente. O diferencial da Momentum é unir a qualidade e personalização das peças, priorizando a excelência de cada produto como único.

Serviço: Momentum&Design Endereço: Rua Desembargador Costa Carvalho, 208- Batel- Curitiba- Paraná Horário de atendimento: seg a sexta das 9h30 às 19h e sábado das 10h às 14h www.momentumdesign.com.br.

***Mueller Ecodesign Social ganha prêmio Lide de Sustentabilidade***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A superintendente do mall, Daniela Baruch, recebe o prêmio durante o Fórum Nacional de Varejo, Consumo e Shopping Centers. 

***O projeto Mueller Ecodesign Social foi o vencedor, na categoria Sustentabilidade, do Prêmio LIDE - entregue no último fim de semana, em São Paulo. O projeto é uma iniciativa do Shopping Mueller e conta com a parceria de profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo, além de mais de 100 empresas para reformar entidades assistidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). 

A segunda edição do projeto, premiada, reformou a Casa das Meninas do Novo Mundo, assistida pela FAS. O Fórum Nacional de Varejo, Consumo e Shopping Centers, realizado de 18 a 20 de março, entregou o Prêmio Lide às principais empresas varejistas em 11 categorias.

O evento foi promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, liderado por João Doria, presidente do Comitê Executivo, e Luiz Fernando Furlan, chairman of the Board, e pelo LIDE Comércio, presidido por Marcos Gouvêa de Souza. O Grupo LIDE tem o objetivo de difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários.

Prêmios - O projeto Mueller Ecodesign Social já recebeu prata na categoria Newton Rique de Sustentabilidade do Prêmio Abrasce 2015. A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) elege anualmente as melhores ações promovidas pelos malls de todo o País, com o intuito de incentivar e valorizar os projetos que mais se destacaram nas categorias Marketing - Campanhas Institucionais, Marketing - Eventos e Promoções, Expansão & Revitalização, Newton Rique de Sustentabilidade. 

A iniciativa também recebeu uma homenagem especial durante a premiação do Top de Marketing 2015. A premiação, oferecida, anualmente, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – seção Paraná (ADVB-PR), é considerada o "Oscar de vendas e marketing paranaense”.

Um pouco mais sobre o Mueller Ecodesign Social - O Mueller Ecodesign Social é uma evolução da Mostra Ecodesign, que mantém, portanto, como principal pilar a sustentabilidade. A proposta é levar a exposição do mall para espaços reais, amparando diretamente o público. Após a conclusão, a reforma feita no local permanece na entidade, beneficiando dezenas de pessoas. Em sua primeira edição, o projeto atendeu a Casa do Piá 1, ao qual beneficiou cerca de 20 meninos que moram no local.

O Projeto Mueller Ecodesign Social é uma realização do Shopping Mueller e conta com o patrocínio máster do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, e o apoio do Núcleo Paranaense de Decoração, Programa e Revista Casa Sul, Fundação de Ação Social (FAS), IPCC - Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, Nenad Estúdio Fotográfico, Centro de Ação Integrada em Sustentabilidade (CAIS) e Tintas Coral. Serviço: Projeto Mueller Ecodesign Social - Informações: www.shoppingmueller.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário