terça-feira, 1 de março de 2016

Coluna do dia 01/03/16

***Exposição na Caixa Cultural investiga desejo e rotina na Chapada Diamantina***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição Coisas existentes em função do desejo, do artista baiano Marcos Zacariades. A mostra abre no dia 08 de março e fica aberta à visitação até o dia 24 de abril, nas galerias Térreo e Mezanino. A exposição é um conjunto de 12 obras, entre instalações, vídeos, esculturas e assemblagens. 

O trabalho pode ser lido como um percurso pela fronteira entre a ética e a moral contemporâneas. O resultado nasceu da observação do contexto da mineração na Chapada Diamantina, na Bahia, onde vive o artista – do cenário extrativista do garimpo de diamantes, do legado das minas exauridas em meados do século 20 e de minas que ainda se mantêm na região.

O projeto é fruto da residência artística realizada pelo artista no Bellagio Center, em Bellagio, na Itália, entre setembro e outubro de 2013, como artista convidado da Rockefeller Foundation. “O meu processo de criação envolve, na maioria das vezes, uma relação com o arranjo social em que vivo ou observo. 

Procuro investigar as questões humanas e percebê-las de acordo com o seu tempo e lugar, para, a partir daí, conceber e materializar as obras que exponho”, explica Marcos. Na obra Sempre-viva (A cadeira do dentista), por exemplo, um buquê reúne 900 dentes coletados entre 2003 e 2005 no Posto de Saúde Municipal de Andaraí.


Muitos dos dentes contêm um diamante incrustado no lugar da cárie que, possivelmente, motivou a sua retirada da dentadura anônima. Junto ao buquê está uma antiga cadeira odontológica, proveniente de um depósito da Prefeitura local, que guarda uma memória da quantidade de dentes arrancados naquela peça, dando outro significado à extração. Já o vídeo Coisas existentes em função do desejo, que dá nome à exposição, apresenta imagens captadas entre 2004 e 2013 da festa do Divino, em Andaraí.

No evento anual, um grande mastro de madeira, proveniente de uma árvore derrubada na região, é içado por uma procissão masculina. O ritual conjuga um misto de transe coletivo e euforia devocional. O vídeo se relaciona com a obra Banquete de migalhas, composto por pequenos pedaços de madeiras nobres (jacarandá, aroeira, peroba, entre outras), coletados nas matas de Andaraí. Muitos dos fragmentos são restos de árvores derrubadas que, depois de polidos com esmero, exprimem um valor dúbio de resquício e de jóia.


O percurso do visitante chega à Carta de ABC, uma instalação na qual um tapete de mais de 70 máquinas de escrever torna-se um obstáculo à passagem até a fossa ao fundo da sala. Originalmente, a Carta de ABC é uma publicação de alfabetização que foi editada até meados do século 20, mas que continuou sendo impressa e distribuída com modificações, sobretudo nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil até pouco tempo atrás. A instalação foi inspirada pela obra literária de Herberto Sales, Cascalho (1944), que disseca a vida dos garimpeiros e do mundo da mineração diamantífera nos anos 1930, o aprendizado rude de uma realidade miserável e violenta.

Apesar de toda a crítica voltada para um modelo social que foi consolidado nesses anos de exploração das lavras e da relação predatória do homem com a natureza, não se vê denuncismo ou revanche. “O que move todas essas criações é o sentimento de compaixão e amor ao lugar; não identifico vilões históricos, apenas os protagonismos no contexto e a na finitude destes objetos”, conclui o artista.

Atividades paralelas - O artista Marcos Zacaríades aproveita a passagem por Curitiba para ministrar uma oficina de processo criativo no dia 12 de março (sábado), com inscrições gratuitas pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br. Já a curadora da mostra, a crítica de arte Alejandra Muñoz, apresenta a palestra Arte e antropologia: dos restos materiais às vozes silenciadas, no dia 22 de março (terça-feira), no teatro da Caixa Cultural Curitiba, com entrada gratuita.

Serviço: Exposição: Coisas existentes em função do desejo – Marcos Zacaríades Local: Caixa Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Abertura: 08 de março, 19h Visitação: 09 de março a 24 de abril Horário das Galerias: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h Ingressos: entrada franca Informações: (41) 2118-5114 Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos.

Oficina: Processo criativo, com o artista Marcos Zacaríades Local: Caixa Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR) Data: 12 de março de 2016 - Hora: sábado, às 15h Inscrições gratuitas: para maiores de 12 anos de idade, até o dia 09 de março pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br - Informações: (41) 2118-5114 - Vagas: limitadas.

Palestra: Arte e antropologia: dos restos materiais às vozes silenciadas, com a curadora da exposição e crítica de arte Alejandra Muñoz. Local: Teatro da Caixa Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR) Data: 22 de março de 2016 - Hora: terça-feira, às 19h - Ingressos: entrada franca - Informações: (41) 2118-5114.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Considerado um dos melhores palestrantes do país, Daniel Godri apresenta no dia 9 de março, às 20 horas, na Ópera de Arame, em Curitiba, a palestra “Marketing e Vendas: motivação para vencer a crise”. Nesta palestra motivacional, que conta com o apoio daRede Mabu Hotéis & Resorts, Godri irá abordar mudanças de paradigmas, motivação pessoal e autoestima, inteligência emocional no trabalho e na vida, como superar suas expectativas e como transformar a crise em grandes oportunidades. Informações e ingressos: (41) 3315-0808 ou pelo site do Disk Ingressos e na Fnac.

*****O mês de março na Shed Western Bar começa pra lá de especial. Na quinta-feira (3/3), a partir das 22h, a balada premium promove um show com a dupla Fabinho & Rodolfo, donos do famoso hit “Nega”, que teve a participação da dupla Bruno & Barreto.

*****Um dos maiores sucessos da cena paulistana do ano passado, a montagem de “Um Bonde Chamado Desejo”, clássico de Tennessee Williams, assinada pelo diretor Rafael Gomes, chega ao Festival de Curitiba deste ano com suas duas sessões (nos dias 29 e 30 de março) esgotadas logo na primeira semana da venda dos ingressos. Aclamado pela crítica paulista, o espetáculo tem Maria Luisa Mendonça e Eduardo Moscovis como protagonistas e é um dos principais concorrentes ao Prêmio Shell São Paulo de 2015, indicado em quatro categorias – direção (Rafael Gomes), atriz (Maria Luisa Mendonça), cenário (André Cortez) e figurino (Fause Haten). Pelo papel da atormentada Blanche DuBois, Maria Luisa Mendonça já recebeu o Prêmio APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte).

*****No dia 2 de março, quarta-feira, o Museu Oscar Niemeyer (MON) tem entrada gratuita das 10h às 18h. Haverá oficina livre com a equipe da Ação Educativa sobre o tema “Construção de maquete – A maquete dos sonhos”. A oficina ocorrerá das 10h às 12h e depois das 14h às 17h, sem limitação de público, na sala de oficina da Ação Educativa (subsolo).

*****Os agentes culturais do Paraná que desejam receber recursos para projetos aprovados pela Lei Rouanet, com previsão de execução no segundo semestre de 2016, têm até o dia 31 de março para enviar a documentação necessária para a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). A seleção será feita por meio do Circula Paraná, programa que auxilia na captação de recursos, via incentivo fiscal, junto às empresas públicas ou sociedades de economia mista estaduais. Mais informações: www.cultura.pr.gov.br.

***Curitiba sedia XVIII Conferência Estadual Espírita*** 

***A capital paranaense será novamente palco de um dos maiores eventos espírita do mundo. A XVIII Conferência Estadual Espírita acontece entre os dias 04 e 06 de março no Expotrade, em Pinhais, com entrada franca, abordando o tema: Construindo a consciência da Imortalidade. Trinta mil pessoas são esperadas nos três dias de evento, segundo Adriano Greca, presidente da Federação Espírita do Paraná (FEP), instituição que promove a Conferência. Serão cerca de 400 voluntários trabalhando para atender o público presente. 

O evento contará com a presença de Divaldo Pereira Franco, orador espírita de renome internacional, Alberto Almeida, médico homeopata e terapeuta transpessoal e Haroldo Dutra Dias, juiz de Direito. A grande novidade para esta edição da Conferência é a participação de André Trigueiro, repórter da TV Globo e escritor premiado sobre o tema Ecologia. 

Conferência no interior - Antes de culminar com as palestras em Curitiba, a Conferência Estadual Espírita promove encontros em outras cidades do interior paranaense. Entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março, Suely Caldas Schubert, Alessandro Viana de Paula, Sandra Borba Pereira, e o próprio Divaldo Franco falarão nas cidades de Matinhos, Maringá, São José dos Pinhais, Porto União, Cascavel, Apucarana, Campo Largo Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu. A programação completa está disponível neste link.

Serviço: XVIII Conferência Estadual Espírita Local: Expotrade – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 1054 – Pinhais/PR Data: 4 a 6 de março de 2016 - Entrada franca Mais informações: (41) 3223-6174 ou www.conferenciaespirita.com.br.

***Universidade Positivo seleciona 30 pessoas para workshop gratuito em educação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Estão abertas as inscrições para o workshop da Universidade Positivo (UP) sobre novas formas de ensinar e aprender. Intermediado pela designer, educadora e palestrante do TEDxPraçaSantosAndradeED, Jessica Artiles, o curso acontece no dia 4 de março, no câmpus Praça Osório da UP, em Curitiba (PR).

A UP selecionará 30 pessoas para o workshop, que vai desenvolver uma ferramenta que ajude a sistematizar a assimilação do conhecimento. Jessica faz parte de um dos principais centros de inovação do Massachussets Institute of Technology (MIT) e busca aliar as facilidades do design à educação para promover inovações na interação desses campos.

Para participar do workshop, é necessário preencher o formulário de inscrição que está disponível no site da UP. As inscrições ficam abertas até o dia 2 de março e os selecionados receberão a resposta no dia 3 por e-mail e/ou SMS. A participação é gratuita e o dispositivo construído no workshop será utilizado durante o TEDxPraçaSantosAndradeED – evento patrocinado pela UP, que acontece no dia 5 de março, em Curitiba.

Serviço: Workshop com Jessica Artiles Data: 04 de março de 2016, das 10h às 12h e das 13h às 15h Local: Universidade Positivo – Campus Praça Osório Inscrições: pelo http://www.up.edu.br/blogs/eduhack/ até 2 de março.

Sobre o TEDxPraçaSantosAndradeED - Patrocinado pela Universidade Positivo, o TEDxPraçaSantosAndradeED faz parte do TEDx, um programa global de eventos locais que tem foco na discussão de ideias. Vinculado ao TED, organização sem fins lucrativos que tem como missão o compartilhamento de ideias inovadoras, o TEDx terá como público 100 participantes selecionados conforme afinidade com o tema. O evento acontece no dia 5 de março, a partir das 14h, na Capela Santa Maria, em Curitiba (PR).

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP).

Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

***Arte e gastronomia espanhola em Curitiba***


Crédito da foto: Eduardo Sardinha.

***No dia 05 de março, o grupo Perla Flamenca Arte em Movimento, traz a Curitiba o grande bailaor cubano Miguel Alonso. O show de música e dança flamenca também terá a presença do cantaor carioca Diego Zarcon, do percussionista gaúcho Gustavo Rosa, da bailaora paraguaia Miri Galeano, do guitarrista curitibano Jony Gonçalves e da bailaora curitibana Maria Teresa Prado.

Além do show, o público poderá degustar algumas delícias inspiradas na culinária espanhola, criadas especialmente para o evento, pelos chefes Felipe Dable e Debora Cláudio Dable, youtubers do canal “Chef Cenoura”. As tapas (petiscos) da noite serão estofado de morrones, manteca a la albahaca, panes y aceitunas e para beber, a tradicional sangria espanhola.

O evento marca o início do segundo ano do projeto “Perla Flamenca Tablao”, iniciado em 2015 pelo casal Miri Galeano “Perlita” e Jony Gonçalves, que há 13 anos difunde o Flamenco no Brasil e no exterior. Os ingressos estão à venda no Espaço Up Live (Rua Claudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro) e custam R$ 50,00. O evento acontece no mesmo endereço, às 20 horas.

Sobre o bailaor Miguel Alonso - Miguel Alonso nasceu em Cuba. Aos 9 anos de idade iniciou seus estudos de dança no Centro Andaluz. Aprendeu ballet clássico, escola bolera, clássico espanhol, flamenco e bailes regionais com os professores cubanos Andrea Mendez, Reidles Torres, Eduardo Beitía, Amparo Britto e Natividad Premier e a espanhola Maria Paz Dias.

A partir dos 16 anos, atuou como profissional na Cia Aires, no Ballet Espanhol de Cuba, na Cia Azaares e na Cia Tony Menendez. Apresentou-se em todos os tablados e teatros de Havana, tais como Las Bulerías, La Zaragozana, Gran Teatro Federico Garcia Lorca, El Mella, Festival Internacional de Dança Ibero-Americana e todo o complexo hoteleiro em Varadero.

Desde o ano 1999 vive no Brasil onde continua seu trabalho profissional como professor, bailarino e coreógrafo. Apresenta-se em teatros e tablados e ministra cursos para estudantes e profissionais em diversas cidades além de São Paulo e Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e outras. Recentemente, ficou em temporada no Teatro Sátiros II junto a Tito Gonzáles e Marcio Bonifón e no Teatro Itália, com a peça flamenca Toro Negro, junto a Carolina Zanforlin, Conrado Gmeiner, Davi Caldeira, Fernando de Marília, Letícia Malvares e Luciano Khatib.

Apresentou-se no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Centro Cultural São Paulo. Em maio de 2014, abre seu próprio espaço, o Galpão da Dança, para sediar seu trabalho junto a sua sócia Beatriz Galves: o Flamenco Miguel Alonso.

Sobre o Grupo Perla Flamenca: Após 13 anos de muita dedicação ao Flamenco no Brasil e no exterior e com o objetivo de sempre difundir esta arte, Miri Galeano “La Perlita” e Jony Gonçalves criaram o grupo “Perla Flamenca Arte em Movimento”. O objetivo do grupo é compartilhar e transmitir a arte a pessoas de qualquer idade, gênero e nacionalidade.

Utilizando a linguagem universal da música, o grupo desenvolve diversas atividades, tais como aulas de dança, aulas de violão flamenco, encontros sobre teoria e história do Flamenco, bem como apresentações e workshops com artistas nacionais e estrangeiros. Diretores do Grupo:
Miri Galeano "Perlita" Coreógrafa e Bailaora;
Jony Gonçalves Músico – Guitarrista. Contato: (41) 95717379 e (41) 3024 3666.

Sobre o “Chef Cenoura” - Em 2014, Debora Cláudio Dable e o marido, Felipe Dable, criaram o blog Chef Cenoura, onde compartilham receitas ovo-lacto-vegetarianas. Desde setembro de 2015 o “Chef Cenoura” está no YouTube, ensinando e realizando a receitas vegetarianas com tradução simultânea em Libras.

Serviço: Tablao – Espetáculo Flamenco Dia 05 de março, às 20hs, no Espaço Up Live (Rua Cláudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro). Ingressos à venda no local.

***12ª Corrida Noturna Unimed Curitiba abre inscrições***


Crédito da foto: Divulgação.

***Já estão abertas as inscrições para a 12ª Corrida Noturna Unimed Curitiba, que acontece no dia 9 de abril, na Universidade Positivo. Os percursos serão de 5km e 10km. As inscrições devem ser feitas pelo site www.corridaunimedcuritiba.com.br até 31 de março, abertas a clientes e não clientes da cooperativa. Além da inscrição, é facultativa a doação de 1 kg de alimento não perecível, ou uma lata de leite em pó, para a Campanha Solidária.

Os alimentos arrecadados serão doados para o IPCC (Instituto Pró-Cidadania de Curitiba) e Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense). Promovida pela Unimed Curitiba, a 12ª Corrida Noturna busca difundir para a comunidade os benefícios da prática de atividades físicas, e favorecer o intercâmbio cultural e esportivo.

Sobre a Unimed Curitiba - Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 44 anos de mercado, reúne mais de 4.300 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos.

***Mostra de Filmes do Azerbaijão é exibida no CCBB São Paulo de 9 a 13 de março, quarta a domingo, com entrada franca***


Crédito da foto: Divulgação.

***De 9 a 13 de março de 2016 o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo exibe a “Mostra de Cinema do Azerbaijão”, realizada pela Embaixada do Azerbaijão no Brasil com apoio do Ministério da Cultura e do Turismo da República do Azerbaijão. O Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília recebe a mostra entre 09 e 11 de abril.

A mostra conta com cinco longas metragens e um documentário que traçam um panorama da filmografia do Azerbaijão, que completa o seu 118º aniversário em 2016. Obras de 1945 a 2015, premiadas em diversos festivais internacionais, compõem um painel dos costumes e tradições do país, como as eloquentes cenas do filme “Ambulante vendedor de tecidos” de 1945, realizado a partir da opereta homônima do grande compositor azerbaijanês Uzeyir Hajibeyov - cujo 100º aniversario foi comemorado pela UNESCO em 2013 - e também nos filmes mais contemporâneos como “Tahmina”, “Morador da Planície” , “Nabat” e “Rio Abaixo”.

O destaque da mostra, “Objetivo Baku”, é um documentário dedicado ao papel histórico do Azerbaijão na vitória sobre fascismo, exibido pelo National Geographic em vários países. Convidamos o público a descobrir o cinema do Azerbaijão, inédito no Brasil.

Serviço: Mostra de Filmes do Azerbaijão De 9 a 13 de março Exibição em DVD Entrada Franca Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo > Cinema Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro CEP: 01012-000 | São Paulo (SP) Fone: (11) 3113-3651/52 Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h. Lotação: 70 lugares. Mais informações no site: www.bb.com.br/cultura.

***Pink Sale Palladium celebra Dia Internacional da Mulher***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Palladium Shopping Center lança a Pink Sale. Entre os dias 2 e 8 de março, todas as lojas terão promoções especiais e descontos de até 70%. “Sabemos que esse ano o varejo precisará ser mais criativo e agressivo para conquistar resultados positivos. 

Por isso, vamos oferecer melhores condições aos nossos consumidores. Essa campanha irá proporcionar aos clientes um shopping inteiro de descontos”, revela a gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira.

O Palladium conta com um mix com mais de 350 lojas. São mais de 50 lojas com opções de roupas femininas e mais de 40 lojas que oferecem calçados para esse público. Além de moda infantil, masculina, bolsas e acessórios, brinquedos, eletro e eletrônicos, móveis, entre outras.

Durante a Pink Sale Palladium, as lojas de todos os segmentos estarão em promoção. O shopping oferece ainda serviços como massagem e salão de beleza. Uma praça de alimentação ampla, com as mais diversas opções e, ainda, tem o espaço Boulevard, com 10 restaurantes capazes de agradar aos mais variados paladares.

Serviço: Pink Sale Palladium Data: De 2 a 8 de março Local: Palladium Shopping Center – Piso L 3 (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Portão – Curitiba) Horários: de segunda a sexta, das 11h às 23h. Sábado das 10h às 22h. Domingos, das 14h às 20h Mais informações www.palladiumcuritiba.com.br ou (41) 3212-3500.

***Artistas nipo-brasileiros revisitam a arte japonesa, em exposição no MON***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebe a partir do dia 16 de março a exposição“Olhar InComun: Japão Revisitado”, que traz o olhar de 21 artistas contemporâneos que possuem laços sanguíneos com o país asiático. 

A mostra, que tem curadoria de Michiko Okano, professora de História da Arte da Ásia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), contempla múltiplas linguagens, como desenho, pintura, gravura, grafite, escultura, objeto, fotografia, cerâmica, urushi (charão), design, vídeo, música, poesia, caligrafia, instalação, intervenção, performance e a cerimônia do chá.

Participam da exposição Alice Shintani, Alline Nakamura, AtsuoNakagawa, César Fujimoto, Erica Kaminishi, Erica Mizutani, Erika Kobayashi, Fernanda Takai, Fernando Saiki, FutoshiYoshizawa, James Kudo, Júlia Ishida, Mai Fujimoto, Marcelo Tokai, Marília Kubota, Marta Matushita, Sandra Hiromoto,TakakoNakayama, TatewakiNio, Yasushi Taniguchi e YukieHori.Todos eles revisitam o Japão, cada um com sua poética particular e distinta.


Olhar nipônico - Os primeiros imigrantes japoneses chegaram no Brasil em 1908. Atualmente, o país abriga a maior comunidade nipônica fora do Japão, com cerca de 1,5 milhões de descendentes. Apesar de estar na sexta geração, o nipo-brasileiro tem uma relação bastante complexa e diversificada com sua ascendência: ora nega a origem, ora cria uma relação de paixão com o Japão ou, ainda, recria umoutro Japão dentro do Brasil.

As obras refletem estes múltiplos desdobramentos dos artistas que constroem um espaço interessante de confronto, troca e diálogo. As referências vêm tanto do Japão tradicional quanto do da atualidade. O que todas têm em comum é a visão contemporânea da arte e o território brasileiro como cenário do cotidiano.

Serviço: Exposição Olhar InComum: Japão Revistado De 16 de março a 26 de junho Museu Oscar Niemeyer - Sala 01 Tarsila do Amaral Acesse a página no Facebook.página no Facebook.

***Instituto Joanir Zonta formou 115 alunos no 2º Festival Gastronômico do Paraná***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: O Presidente da Rede Condor, Joanir Zonta, Vice presidente do Condor Ricardo Zonta, prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e o secretário municipal do trabalho e Emprego, Fernando Guedes. 

***A 2ª Edição do Festival Gastronômico do Paraná, realizado pelo Instituto Joanir Zonta no dia 25 de fevereiro, no Clube Três Marias, em Curitiba, formou 115 alunos no curso de gastronomia, nas especialidades de panificação, confeitaria e cozinha, via projeto que ofereceu cursos gratuitos para a população em uma parceria com a Prefeitura de Curitiba.


Além da cerimônia de formatura, o evento contou com o espetáculo “Viver é Preciso”, que retratou por meio do teatro, da dança e da gastronomia a história da chegada dos primeiros imigrantes portugueses no Paraná. Durante a apresentação, as 500 pessoas da plateia puderam saborear pratos típicos de Portugal e, ao final do espetáculo, ganharam um exemplar do livro “Receitas para o Sucesso”, com receitas da culinária portuguesa elaboradas pela equipe de nutricionistas que participou do projeto.

Ricardo Zonta, presidente do Instituto, destacou a importância de investir em projetos como este para a população. “Mais do que oferecer uma oportunidade de profissionalização, estes cursos ajudaram muitas pessoas a terem empregabilidade, além de contribuir na realização de muitos sonhos. Conhecer a história destes alunos é gratificante e nos dá ainda mais vontade de permanecer desenvolvendo esse trabalho”.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que esteve presente no evento, também falou que o curso é uma forma de ajudar as pessoas em tempos de crise. “Vivemos um momento desafiador e este projeto dá oportunidade para diferentes regiões da cidade e diferentes perfis de pessoas. Muitos sairão daqui com um emprego formal ou serão empreendedores”.

Nilvia Fedychen foi uma das alunas que terminou o curso e já se tornou uma empreendedora. “Este curso foi um divisor de águas na minha vida e, hoje, posso contribuir para a renda familiar. Já tenho os meus clientes e quero expandir ainda mais o meu negócio”. Além dos alunos empreendedores, como a Nilvia, 14 formandos já conseguiram um emprego no mantenedor do Instituto, o Condor Super Center. O Festival foi viabilizado via Lei Rouanet e auditado pelo Ministério da Cultura.

***Brasil e Rússia legalizam termo de cooperação para resgate do navio Kasato Maru***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O presidente do Itapar, Acef Said, e o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

***O presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar), Acef Said, e o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, ratificaram o termo de cooperação científica para o resgate das peças do navio Kasato Maru em águas russas na última quinta-feira, dia 25 de fevereiro, em Brasília.

 Na ocasião, Said apresentou as atividades do projeto de expedição científica que pretende resgatar peças do navio e falou sobre os próximos passos a serem dados com a Sociedade Geográfica Russa (SGR). O termo foi assinado por representantes do Itapar e da SGR em três idiomas (português, inglês e russo), via skype, em Curitiba e em Moscou, no dia 16 deste mês. A ratificação na embaixada legaliza o documento.

A expedição exploratória iniciará em maio deste ano, na Península de Kamchatka, na Rússia, onde o navio afundou em 1945, e envolverá universidades russas e brasileiras e várias entidades e órgãos governamentais da Rússia. O resgate das peças do navio está previsto para começar entre julho e agosto deste ano. O Kasato Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908.

O Itapar é a única organização autorizada a fazer parte desta expedição cientifica. A coordenação geral no Brasil está a cargo do presidente do Itapar, Acef Said, e a coordenação geral na Rússia com o Sergey Fazlullin, da Sociedade Geográfica da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário