sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Coluna do dia 12/02/16

***Sicredi leva cooperativismo aos grandes centros***


Crédito das fotos: Bruno Todero.


Na foto: O descerramento da placa inaugural foi realizado pelos dirigentes do Sicredi.


Na foto: Os associados pioneiros da unidade foram homenageados durante a cerimônia.

***Em meio a notícias de crise, retração financeira e desemprego, há setores que continuam caminhando e apresentam desempenho positivo. A receita para contrariar a tendência econômica? “Unir forças e trabalhar com inteligência”, explica o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

A orientação vem dos valores cooperativistas da instituição, que já soma mais de 3.1 milhões de associados, distribuídos em quase 1.400 unidades de atendimento, em 11 estados do Brasil. Os resultados positivos do Sicredi andam lado a lado com a expansão da rede de atendimento e serviços fornecidos.

Somente no Estado de São Paulo já foram inauguradas cerca de 110 agências e, em breve, será inaugurada a unidade na Avenida Paulista, no centro da capital. Neste ano, entra em vigor também a parceria selada com a Unicred Central Norte/Nordeste, que consolida o mote de atuação nacional com presença regional e amplia a rede de atendimento para 20 estados brasileiros.

No Sul, região de forte atuação cooperativista, o Sicredi expande sua rede também na capital paranaense. Curitiba inaugura oficialmente a segunda unidade de atendimento na sexta-feira, 12 de fevereiro. Localizada no centro da cidade, na Rua Comendador Araújo, com estrutura de 900 m², a nova sede tem capacidade para atender cerca de 4 mil novos associados.

“O cooperativismo oferece vantagens e diferenciais que são necessários nesse momento de crise. A proximidade que temos com nossos associados nos permite entender sua situação financeira e oferecer os melhores caminhos para que pessoas físicas e jurídicas possam se desenvolver, com cautela e responsabilidade”, analisa o presidente da Sicredi Campos Gerais, Popke Ferdinand Van Der Vinne.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3.1 milhões de associados e 1.390 pontos de atendimentos, em 11 Estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A.

Uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

***Concurso Garota Arena 2016 cultural elegeu três finalistas***


Crédito da foto: Alex Dias.

Na foto: Três finalistas - na frente Natalia Krauze de Paula (1º lugar), a esquerda Luciana Beatriz Santos (3º lugar) e a direita Amanda Meiry Bernardo (2º lugar).

***No último sábado (6) foram escolhidas as três finalistas do Concurso Garota Arena 2016, promovido pela RICTV Record na estrutura da Arena Mundo RIC. O evento agitou a Praia Central de Guaratuba e o palco da Arena de verão.

O primeiro lugar ficou com Natalia Krauze de Paula, de 19 anos, em segundo lugar Amanda Meiry Bernardo, de 22 anos, e em terceiro Luciana Beatriz Santos, de 23 anos. Todas as três finalistas são naturais de Curitiba. A primeira colocada foi contemplada com agenciamento, curso de modelo e book pela agência Forum Model, de Curitiba, e a segunda e terceira colocadas ganharam um curso de modelo na mesma agência.

A mesa de jurados foi composta por Guilherme Schneider, diretor Comercial da Fórum Model, Fabbi Cunha, do blog Chique de Bonito, Rubens Staell, diretor de Casting Forum Model e Debora Carvalho, representante da prefeitura de Guaratuba.

Arena Mundo RIC - É um projeto da RICTV Record, que ofereceu mais de 16 atrações diferentes e gratuitas todos os dias da semana entre 09 de janeiro ao dia 10 de fevereiro, na Praia Central de Guaratuba.

***Estreia neste sábado (13) o reality show “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa”, às 21h30, na Rede Massa | SBT***


Crédito das fotos: Gabriel Gabe/SBT.

Na foto 01: O jurado Rogério, a apresentadora Ticiana Villas Boas e o jurado Carlos Bertolazzi e os 14 participantes.

***Neste sábado, 13 de fevereiro, a partir das 21h30, estreia na Rede Massa | SBT o primeiro reality show da tevê brasileira com uma competição de churrasqueiros amadores: “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa”. A atração é uma versão brasileira do formato inglês “BBQ – Champ”, exibido no canal ITV. Na Rede Massa | SBT, o programa é apresentado por Ticiana Villas Boas e possui uma exigente dupla de jurados formada por Carlos Bertolazzi e Rogério deBetti.

O reality show está sendo gravada no interior de São Paulo e é produzido pela Formata Produções e Conteúdo, com direção de Adriana Cechetti (a mesma do “Bake Off Brasil” e da terceira temporada do “Hell´s Kitchen”). Vale lembrar que as cotas de patrocínio máster da atração são da Maturatta Friboi, Seara e Extra.

Além das cotas de apoio da Nívea, Hellmann's e Mania de Churrasco. Com duração de 14 semanas, os competidores terão que colocar as suas habilidades à prova desde já para não ser o eliminado do dia. “São três provas por episódio, com gravações bem puxadas, pois são quase três dias inteiros de gravação para cada programa”, adianta Ticiana Villas Boas.

Os churrasqueiros passam por três tipos de desafios a cada sábado, são eles: Criativo (onde os participantes trabalham individualmente e mostram seu potencial de criar e inovar em cima de um tema definido); Externo (os candidatos trabalham em grupo e devem cozinhar para um grande número de pessoas nos mais diversos e inusitados lugares) e a Prova de Fogo (um duelo entre os participantes com o pior desempenho e que garante a salvação ou a eliminação do episódio).

Quem tiver o melhor desempenho durante o programa, com menor número de erros será eleito o melhor churrasqueiro amador do Brasil no final do reality show, que além do sonhado troféu da atração, também recebe uma tonelada de produtos divididos entre a Maturatta Friboi e a Seara e um ano de compras no hipermercado Extra, no valor de dois mil reais mensais, ou seja, R$ 24 mil em um ano.

Conheça o perfil dos participantes do “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa”

Albervan Luz (39 Anos) Belém (PA). 
É casado e trabalha como analista de sistema de uma operadora de telefonia. Diz que a região Norte, ao contrário do que imaginam, possui uma grande tradição em fazer churrascadas.

A diferença é que lá utilizam mais peixes e outros tipos de carne. Já preparou carne de jacaré, tartaruga e experimentou churrasco de peixe boi. Para ele tudo o que anda, nada, voa, se rasteja e não fala, pode ser assado em uma churrasqueira. Faz churrasco para desestressar da tensão profissional.

Albervan não tem dúvidas que pode ser considerado o melhor churrasqueiro do Brasil, pois não tem medo de errar. Churrasco típico da região norte: Tambaqui com manteiga de garrafa, jambu e tucupi. Sempre “importa” produtos daquela região para ter em casa e não ficar sem.

Maria da Glória (65 anos) São Paulo (SP).

É aposentada e casada faz 40 anos, tem três filhos e uma neta. Hoje faz comida o tempo todo mas quando se casou não sabia fritar um ovo. Começou a trabalhar como corretora de imóveis somente aos 55 anos para ajudar em casa.

Começou a preparar churrasco faz 20 anos e, para ela, quem faz o churrasco na verdade é a mulher pois elas preparam tudo e os homens só colocam a carne no espeto e depois assam. Gosta mais de fazer churrasco de que preparar o almoço de domingo. Sua especialidade é fazer kaftas e espetinhos.

Picanha só em dia de festa. Para ela, churrasco remete à reunião familiar. Diz que é super competidora pois na vida é preciso competir até para entrar dentro de um ônibus. Quer provar que toda mulher é a verdadeira churrasqueira do pedaço.

Aline Marinho (29 anos) Santo André (SP).
É casada há mais de 10 anos com uma mulher e acabou de ser mãe através de um processo de inseminação artificial. Embora seja veterinária e adore animais, trabalha apenas com as vendas de produtos veterinários. Diz que sua família era muito grande e por isso organizar um churrasco era a forma mais fácil de reunir todo mundo.

Gosta de preparar o churrasco em todo processo, desde a compra das carnes até a limpeza final. Para ela, churrasco tem que ter cheiro de churrasco, mas gosta de inventar novidades.

Faz um espeto de brócolis com queijo que todos elogiam. É muito competitiva, pois seu pai a ensinou que o segundo lugar é o primeiro que perdeu. Seu sonho é trabalhar exclusivamente com cozinha. Para ela, fazer churrasco é poder cozinhar para muitas pessoas sem precisar lavar louça. Já trabalhou como bartender e faz ótimos drinks.

Bruno Panhoca (42 anos) São Carlos (SP).
É casado e trabalha como publicitário em uma grande agência onde é diretor de planejamento de campanhas. Para ele churrasco é o grande evento de todo final de semana. Qualquer motivo é bom para fazer churrasco.

Diz ter realizado o sonho de possuir uma churrasqueira própria. Garante que faz de tudo na churrasqueira, desde um simples misto quente até drinks misturando caldo de carne quente com whisky. Diz que a carne está em seu DNA pois cresceu em uma granja.

Prefere usar qualquer carne à picanha, pois acha obvio e sem graça. Para ele, churrasco é a atividade mais ancestral e primitiva que existe. É jipeiro e ele e a esposa foram campeões de rallies. Também gosta de andar de skate (motorizado) e preparar cocktails.

Carlão Carvalho (38 anos) Santos (SP).
É solteiro e trabalha como protético seguindo uma tradição familiar. Possui uma tatuagem no braço homenageando seu amor ao BBQ. Sua grande vontade é largar esse trabalho e entrar no mundo da gastronomia.

Fazer churrasco é sua grande paixão desde criança. Gosta de pesquisar novas técnicas e receitas na internet. Criou um “pãoliça”, mistura de pão com linguiça. Já preparou churrasco para mais de 90 pessoas em um rodeio em Americana. Para ele, churrasco é um estilo de vida.

Quando vai fazer uma churrascada, já acorda pensando em tudo que terá de fazer e gosta de se organizar. Pretende viver de preparar churrasco muito em breve e participar do programa pode ajudá-lo com isso.

Cedeni Azevedo (31 anos) Sapiranga (RS).
É casada e como empresária, possui um quiosque de hambúrgueres em um galpão de eventos, mas trabalha na parte administrativa e atendimento ao público. Tem paixão pela gastronomia e diz que é churrasqueira desde a barriga da mãe.

Aprendeu tudo o que sabe observando o pai e tio, no Rio Grande do Sul. Garante que sabe matar um porco e desossar um boi. Segundo ela, na sua família, churrasco é mais do que uma religião e por isso o pai não queria ensiná-la por acreditar que era tarefa dos homens.

Para ela fazer churrasco é estar próximo das origens e da sua cultura gaúcha. O marido não sabe nem montar a churrasqueira. É muito competitiva, por isso quis ir contra o pai e aprender tudo o que sabe. Quer provar que mulher pode ser sim uma ótima churrasqueira.

Cláudio Sander (34 anos) Lageado (RS).
É casado e trabalha como executivo de vendas em uma empresa de produtos hospitalares. Mora em São Paulo desde 1991. O pai era membro da igreja luterana e foi transferido.

Foi com ele que aprendeu a fazer churrasco e lembra de ficar todos os domingos ao lado do pai, observando. Para ele, churrasco é uma celebração entre amigos e família. Gosta de fazer churrasco tradicional gaúcho mas coloca seu toque de criatividade.

Garante que consegue fazer uma boa carne em qualquer situação: churrasqueira de bafo, alvenaria ou mesmo fogo de chão. Quer mostrar que é talentoso e provar que fazer churrasco é, antes de mais nada, um estado de espírito. Não tem dúvida de que sairá do programa com o título de melhor churrasqueiro do Brasil.

Isabela Dellal (33 anos) Brasília (DF).
Solteira, trabalha como nutricionista com prática em gastronomia. Fez dois cursos (3 meses) na Le Cordon Bleu, de Londres. Hoje trabalha com nutrição infantil e reeducação alimentar.

Começou a se interessar por churrasco por ser a única de sua turma que entendia um pouco do assunto e sempre acabava sobrando para ela o cuidado da carne. Gosta de preparar Picanha Invertida.

É rata de academia e confessa que tem mania de querer ser magra. Diz que o segredo de seu churrasco é o tempero que coloca na carne. É muito competitiva, quando entra em uma competição odeia perder.
Joana Angélica (26 anos) São Paulo (SP).

Joana Angélica (26 anos) São Paulo (SP).
É solteira. Trabalha como zootecnista e possui pós-graduação em Tecnologia de carnes. Fez zootecnia pois sempre gostou de animais de grande porte e queria entender tudo o que acontece com as carnes depois do abate.

Criada pela mãe e avó, aprendeu a se virar sozinha em atividades tidas como masculinas. Na adolescência observava os meninos preparando churrasco e se aproximou deles por curiosidade. Para ela, preparar churrasco é uma relação e custo e benefício e a união do útil com o agradável.

Procura usar os conhecimentos da pós juntamente com sua intuição para preparar uma boa carne. O que motiva sua a participação é lutar contra o preconceito que existe com mulheres preparando churrasco.

José Eduardo (45 anos) Sorocaba (SP).
É casado e trabalha fazendo customização de motos e construindo churrasqueiras de ferro. Começou a trabalhar com isso por ser dislexico e precisar e desde criança buscava alternativas para se sustentar.

Gosta de realizar o sonho das pessoas, transformando motos antigas em máquinas incrementadas. Diz que Sorocaba é a terra dos tropeiros e por isso ele deve representar essa região no programa. Faz todo tipo de churrasco, desde o tradicional até o barbecue americano.

O segredo de um bom churrasco é a escolha da carne e a dosagem do sal como tempero. Prefere trabalhar com peças grandes. Quer mostrar a técnica de um “capiau” de verdade e também alavancar seu negócio de churrasqueiras.

Katucha Inocênio (33 anos) São Paulo (SP).
É solteira e trabalha como confeiteira. Fez curso de gastronomia no SENAC de São Pedro, especializou-se em gastronomia, mas afirma que sua paixão por churrasco é muito anterior a isso. Acredita que seus pais a geraram em uma churrasqueira pois só assim conseguiria explicar seu interesse.

Começou a gostar de churrasco primeiro como degustadora e aos poucos foi se especializando no preparo. Foi seu pai e um tio que a ensinaram a preparar churrasco, hoje os dois estão mortos e gostaria de dedicar a possível vitória no programa a eles.

Morou nos EUA e teve muito contato com concursos de BBQ. Sempre teve vontade de participar de um. Diz que é competitiva na medida da lealdade. Acredita que pode vencer por ser apaixonada por churrasco. Como hobby, gosta de andar de skate e cuidar do seu fusca.

Ricardo Antônio (55 anos) São Paulo (SP).
É casado e trabalha como porteiro. Era motorista de ambulância do SAMU e perdeu o posto por ter sua carteira suspensa na época de assumir o posto no concurso.

Sempre gostou de churrasco mas especializou-se há 15 anos, quando pegou gosto. É o churrasqueiro oficial em qualquer festa que aparece, mesmo quando vai somente como convidado. Sua experiência mais difícil foi assar um porco no rolete.

Diz que seu churrasco é diferente pois o principal ingrediente que utiliza é amor e carinho. Se vencer o programa vai montar um bar especializado em churrasco para trabalhar só com isso. Vê o programa como sendo uma ótima oportunidade de realizar seu sonho.

Bruno Wolf (32 anos) Santo André (SP).
É solteiro e atualmente está desempregado. Possuía um bar onde vendia cervejas artesanais. Fechou faz três meses por dificuldades financeiras. Mora com os pais e namora faz dez anos.

Tem interesse em culinária desde criança. Diz que todo gordinho fica perto da churrasqueira esperando comida, foi assim que se interessou. Já fez churrasco até debaixo de chuva. Gosta de misturar lenha ao carvão para dar um toque de defumação à carne.

Não usa sal grosso para temperar a carne, prefere utilizar ervas e especiarias. Acredita que fazer churrasco é um ato de integração social, de socialização. Ciumento da grelha, não goste que cheguem perto da churrasqueira quando ele está trabalhando. Para ele, se não tiver diversão não existe razão para fazer churrasco.

Rafael Santos (34 anos) São Paulo (SP).
Não namora, mas também não está solteiro. É muambeiro porque compra mercadorias na China e traz para vender no Brasil. Trabalhava como produtor e perdeu o emprego após sofrer um acidente. Teve que se virar. O avô era açougueiro, veio da Bahia tentar a vida em SP.

Descobriu o prazer de fazer churrasco quando foi morar em uma casa com churrasqueira. Conta que acendia o fogo até para preparar um bife. Hoje acha que fazer churrasco sozinho é muito baixo astral. Diz que sua especialidade no churrasco é agradar quem está servindo.

Já levou 8 horas preparando uma costela no fogo de chão. Para ele churrasco é simplicidade: pouco tempero e fogo baixinho. Certa vez convenceu um indiano religioso e vegetariano a experimentar um pedaço de picanha. O Indiano comenta até hoje e diz sonhar repetir essa experiência.

***Saanga tem chopp e caipira em dobro no Happy Hour***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Saanga Grill do Shopping Estação oferece uma opção a mais para quem busca Happy Hours em Curitiba. O restaurante relançou neste ano a promoção que traz chopp e caipirinha de frutas variadas em dobro, válida de segunda a sexta, das 17h às 20h.

Os valores dos chopps variam de R$9,00 (caldereta) a R$12,50 (caneco). Já as caipirinhas com vodka ou cachaça saem por R$16,00.

Serviço: Happy Hour Saanga Estação Endereço: Av. Sete de Setembro – 2775 – Shopping Estação – Rebouças Telefone: (41) 3026-3474 Funcionamento: todos os dias das 11h às 22h.

***Concurso: Jucepar abre inscrições para vagas em Curitiba***

***Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) por meio do qual serão contratados 60 novos funcionários para a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), são 55 vagas para nível médio e 5 para profissionais de nível superior. Entre as oportunidades estão vagas para administradores, auxiliares administrativos, contadores e tecnólogos em tecnologia da informação. As vagas são para a sede da Jucepar, em Curitiba, e o guia de inscrição com todas as informações e o edital podem ser acessados neste link: www.concursosfau.com.br/index.php?sub=pagina&id=2.

O prazo para as inscrições termina no dia 19 de fevereiro e a data da aplicação da prova será divulgada no dia 2 de março. De acordo com o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, com a contratação desses novos colaboradores a Jucepar irá profissionalizar ainda mais o seu corpo de funcionários e, consequentemente, conferir mais agilidade e dinamismo ao atendimento e aos demais serviços prestados.

“Estamos empreendendo esforços para que esse processo de seleção seja amplo e traga para a Jucepar um corpo técnico bem qualificado e comprometido, podendo assim oferecer bons serviços aos contadores, empresários e todos aqueles que dispõe dos serviços da Junta Comercial do Paraná”, afirma. A prova seletiva está sendo desenvolvida pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (FAU) e será aplicada em Curitiba.

***Shopping Mueller recebe ponto de vendas oficial do Festival de Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Por mais uma edição, o Shopping Mueller será o ponto de vendas oficial do 25º Festival de Curitiba. A partir do dia 15 de fevereiro, a bilheteria, instalada no Piso L4, terá o atendimento ao público nos horários de funcionamento do mall: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.


O festival acontecerá na capital do dia 22 de março ao dia 3 de abril. No Shopping Mueller, podem ser adquiridos ingressos para qualquer um dos espetáculos que serão apresentados no festival. A programação completa será divulgada no dia 15 de fevereiro, com a abertura das bilheterias.

Serviço: Bilheteria do Festival de Curitiba no Shopping Mueller Local: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico | Piso Cinemas Data: de 15 de fevereiro a 3 de abril Horários: Segunda-feira a sábado: 10h às 22h Domingos e feriados: 14h às 20h Informações: Telefone: 41 3074-1000 - Informações: www.shoppingmueller.com.br.

***Laboratório Alvaro comemora 48 anos***

***O Laboratório Alvaro completa neste dia 14 de fevereiro 48 anos. Um dos destaques é a ampla disponibilidade de unidades nas cidades de Cascavel e de Foz do Iguaçu. Fundado em 1968, em Cascavel (PR), o Laboratório Alvaro é referência no segmento de exames laboratoriais na região Oeste do Paraná, com 10 unidades de atendimento em Cascavel e três unidades em Foz do Iguaçu.

O laboratório se tornou um ícone de orgulho na região, devido à capilaridade que leva para todo o Brasil, com o serviço de Apoio que presta para cerca de cinco mil pequenos, médios e grandes laboratórios em todo o país, além de possuir mais de 600 colaboradores e oferecer mais de 1,8 mil tipos de exames de análises clínicas.

Segundo o diretor Thiago Liska, a prova de que o Laboratório Alvaro trabalha com excelência no atendimento de exames de análises clínicas está nas certificações recebidas. “Nosso Laboratório segue as normas das boas práticas laboratoriais, com processos controlados diariamente”, comenta. Liska destaca que, para a segurança ainda maior e a avaliação do desempenho das análises e equipamentos utilizados, o Laboratório Alvaro mantém diversos programas de controle de qualidade.

“Dentre eles, posso citar nossa certificação pela ISO 9002 e a NBR 9001:2000 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Vale lembrar que o Laboratório Alvaro foi o primeiro laboratório de análises clínicas do Sul do país a obter esta certificação. Também recebemos as acreditações do PALC - Programa de Acreditação ao Laboratório Clínico da SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica) e do DICQ - Departamento Interno de Controle de Qualidade da SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas). O Laboratório Alvaro é o mais certificado da região”.

Núcleo Técnico Operacional - Em março de 2014 o Laboratório Álvaro inaugurou mais um Núcleo Técnico Operacional (NTO) em Cascavel (PR) com objetivo de aumentar a capacidade de produção e otimizar o processamento dos exames. Com o novo espaço, a capacidade de produção foi imediatamente ampliada, assegurando o crescimento do mercado e a melhoria de prazos dos resultados, e mantendo o compromisso com a qualidade e a satisfação dos seus clientes.

De acordo com Liska, o novo NTO está fazendo com que seja ampliada a capacidade de produção, entregando exames com prazos mais curtos e mantendo a qualidade elevada. “A redução dos prazos de liberação dos resultados dos exames é um diferencial bastante importante para nossos clientes”, afirma. Liska lembra que o Laboratório Alvaro atua em dois segmentos, um de Apoio a Laboratórios e outro para atendimento a clientes.

“No segmento de Apoio são processadas amostras coletadas em diversos laboratórios de análises clínicas em todo o Brasil”, reforça. A equipe do Laboratório Alvaro é formada por profissionais renomados, que estão à frente da direção da empresa. Dentre outros se destaca Fabiano Sandrini, PhD em Endocrinologia Pediátrica e responsável médico do Laboratório Alvaro.

Sobre o Laboratório Alvaro - Com 48 anos de atuação o Laboratório Alvaro é referência no segmento de exames laboratoriais na região Oeste do Paraná, garantindo ampla cobertura em Cascavel e Foz do Iguaçu, com 13 unidades de atendimento.

O Alvaro também é referência nacional em apoio diagnóstico para cerca de cinco mil laboratórios em todo o país. Possui mais de 600 colaboradores e oferece mais de 1,8 mil tipos de exames de análises clínicas. Mais informações no site www.alvaro.com.br.

***Museu Oscar Niemeyer tem programação especial neste domingo***


Crédito da foto: Divulgação / Obra de Julio Le Parc.

***Neste domingo, 14 de fevereiro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) tem entrada gratuita pela manhã (10h às 13h) e fica aberto até as 18 horas, com venda de ingressos até as 17h30. Os ingressos custam R$12 e R$ 6 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita.

Às 15H, haverá mediação com a professora Denise Bandeira, na exposição da Bienal Internacional de Curitiba, no Olho. Este é o último domingo para conferir a Bienal, que está em quatro espaços do museu: Olho, Torre e salas 1 e 3. Entre 11h e 17h acontecerá uma oficina livre com a equipe da Ação Educativa, destinada a todo o público que quiser participar. O tema será a Luz com a técnica de desenho, no espaço da Ação Educativa.

O visitante poderá conferir as 13 exposições em cartaz: “Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012”, “Bienal Internacional de Curitiba”, “Colapso”, “Glück: o tempo e a imagem”, “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, “Obras sob guarda do MON”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra” e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: “Histórias do Acervo MON – em aberto”.

Serviço: Domingo + Arte no Museu Oscar Niemeyer 14 de fevereiro de 2016 Entrada gratuita: 10h às 13h 13h às 18h: R$ 12 e R$6 Venda de ingressos: até 17h30 Permanência no museu: até 18h Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita.

Programação: Visita mediada com Denise Bandeira Horário: 15 horas Local: Olho – Bienal Internacional de Curitiba. Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Horário: entre 11h e 17h Local: Espaço da Ação Educativa - subsolo. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Curitiba – PR Mais informações: (41) 3350-4400 Terça a domingo, das 10h às 18h www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Teatro Porto Seguro recebe Urinal, O Musical***


Crédito da foto: Ronaldo Gutierrez. 

***A montagem que reúne 16 atores e 5 músicos no elenco recebeu 21 indicações a prêmios: indicação ao prêmio APCA de direção para Zé Henrique de Paula; 3 indicações ao prêmio Shell (direção, ator e figurino), 8 indicações ao prêmio Bibi Ferreira (direção, direção musical, versões, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, figurino, atriz e musical), 5 indicações ao prêmio Aplauso Brasil (direção, iluminação, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e musical) e 4 indicações ao Prêmio Arte Qualidade Brasil (espetáculo, ator, atriz e direção). Montagem original chamada Urinetown, Cidade da Urinaestreou em Nova York, em 2001, e foi vencedora de três prêmios Tony.

Em Urinal, O Musical uma seca de vinte anos (época conhecida como os Anos Fedidos) causou uma terrível falta de água, fazendo com que banheiros particulares deixassem de existir. Toda a atividade sanitária da população é realizada em banheiros públicos controlados por uma megacorporação chamada Companhia da Boa Urina, comandada pelo ardiloso Patrãozinho. Para controlar o consumo de água, as pessoas devem pagar para usar essas dependências.

Há leis severas garantindo que o povo pague para fazer xixi, e se elas forem quebradas, o culpado é enviado para uma suposta colônia penal chamada “Urinal”, de onde os criminosos jamais retornam. Tudo caminha bem, até que o jovem Bonitão, incitado pela bela e radiante Luz, aprende a ouvir seu coração e inicia uma revolta popular que pode mudar o destino de todos. A peça se inicia com uma saudação de boas vindas do Policial, o narrador, assistido pela jovem de rua Garotinha. “A escolha do texto se deu, principalmente, pela atualidade e contundência dos temas que aborda: o consumismo, o poder das corporações, a escassez de recursos naturais e a vida em padrões sustentáveis.

Em meio à maior crise hídrica já vivida no estado de São Paulo, nos parece essencial trazer ao debate as consequências de um estilo de vida que já ultrapassou todos os limites de sustentabilidade. Por meio do humor e da música, questões urgentes são trazidas à cena, ilustrando um futuro apocalíptico que em muito se assemelha ao presente que vivemos”, afirma o diretor Zé Henrique de Paula. A montagem tem como inspiração principal os cabarés alemães na primeira metade do século XX, especialmente da obra de Brecht e Weil. “Os próprios autores declararam beber diretamente da Ópera de três vinténs, cuja ambiência sombria e decadente lembra muito a de Urinal.

Ao mesmo tempo, a peça é uma distopia futurista a la George Orwell e Aldous Huxley, o que nos impeliu a estudar essa forma específica e as inúmeras maneiras de aplicá-la a uma encenação teatral”, completa Zé Henrique. “Em Urinal experimentamos trabalhar com um musical americano em moldes completamente diferentes dos que observamos em musicais desse tipo, mesmo em nosso país. Primeiro, não realizamos audições, o elenco é quase todo formado por de atores com grande experiência em teatro e com pouca ou nenhuma experiência em musicais.

Segundo, o tratamento sonoro, há uma heterogeneidade muito grande de idades e tipos físicos dentro do elenco e isto se reflete na sonoridade do grupo”, afirma a diretora musical Fernanda Maia. Uma banda instrumental formada por piano, baixo, bateria, clarinete, saxofone e trombone acompanham o espetáculo. A cenografia e figurinos são assinados por Zé Henrique de Paula. A peça se passa em vários espaços, foi criado um dispositivo cenográfico com escadas e níveis, que multiplicam e diversificam esses ambientes.

A inspiração são os becos vitorianos, as imagens de Gotham City, as fábricas abandonadas e a arquitetura dos banheiros públicos no fim do século XIX. Os figurinos criam uma mistura de épocas, para alcançar esse futuro indefinido onde se passa a ação da peça. Uma referência muito especial foi o estudo de um ramo da moda chamado moda pós-apocalíptica ou moda distópica, que se utiliza de sobreposições de camadas para causar um efeito de estranhamento e devastação.

A luz de Fran Barros atua como um comentarista da ação, com seus climas sombrios, utilizando-se também de luz fria e outras fontes alternativas de iluminação. “É muito importante salientar que a grande maioria dos recursos materiais usados na montagem (material de cenário, figurino e iluminação) foi reciclada e não comprada. Tecidos, madeira, ferragens, aviamentos, mobiliário, objetos, tudo foi reciclado de doações recebidas e acervo do grupo.

Esse material recebeu tratamento adequado e foi customizado às necessidades da produção, gerando aproveitamento integral de recursos e mínima geração de resíduos durante sua execução”, finaliza o diretor. Realizado pelo Núcleo Experimental com recursos provenientes do Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo, URINAL tem preparação de atores de Inês Aranha, que também é responsável pelas coreografias ao lado de Gabriel Malo. O projeto sonoro é de Raul Teixeira e a coordenação de produção de Claudia Miranda.

Serviço: Urinal, O Musical Temporada: De 17 de fevereiro a 21 de abril - Quartas e quintas, às 21h Ingressos: R$ 80,00 plateia / R$ 50,00 balcão e frisas Classificação: 10 anos Duração: 135 minutos (15 min de intervalo).

Teatro Porto Seguro Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo Telefone (11) 3226.7300 Bilheteria:Terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h Capacidade: 484 lugares Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto na compra de 1 ingresso + acompanhante Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos Estacionamento no local: Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto.

Serviço de Vans: Transporte gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. COMO PEGAR: Na Estação Luz, na saída Praça da Luz/Rua José Paulino, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Happy HourRestaurante Gemma – quartas, quintas e sextas das 17h às 21h. Vendas: www.ingressorapido.com.br Site: http://www.teatroportoseguro.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário