sábado, 6 de fevereiro de 2016

Coluna do dia 06/02/16

***Taís Araújo, a dona da roda, a BOA do samba***


Crédito da foto: Felipe Panfili.

***Por trás de um bom samba sempre tem uma grande mulher. Desde que o samba é samba são elas que inspiram, acolhem e trazem a força, doçura e malemolência que não pode faltar. Para coroar a homenagem aos 100 anos do ritmo mais carioca de todos, a DONA DA RODA de samba do Camarote da BOA, precisava representar a essência do ritmo, ter uma beleza brasileira estonteante e muito samba no pé.

Ninguém melhor que Taís Araujo para o papel. “Quando decidimos homenagear o centenário do samba, o nome de Taís apareceu e não conseguimos pensar em nenhuma outra pessoa que representasse tão bem a história que queremos contar. Neste ano, queríamos ir além da musa tradicional. Queríamos alguém que tivesse alma de sambista.

Uma relação legitima com o ritmo, com a cultura e topasse contar isso de forma ativa, entrando pra valer no samba. Taís é essa pessoa, além de ser dona de uma beleza espetacular, há verdade em tudo o que faz”, conta Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Antarctica. Quem conhece a bela, sabe que sua relação com o samba é antiga. “A primeira vez que eu desfilei na Sapucaí, tinha nove anos.

Não há uma festa na minha casa que não termine em roda de samba. Participar dessa homenagem a nossa cultura, a esse ritmo cheio de histórias de amor, superação e alegria é um grande prazer. Me sinto honrada e envaidecida pelo convite e tenho certeza que vou me divertir muito”, comenta Taís. Lethicia Bronstein assinará os looks da atriz. A DONA DA RODA perfeita para animar o camarote e abrilhantar ainda mais essa homenagem da BOA ao ritmo mais carioca de todos.

***Motociclismo: Festa Melhores do Ano***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mais de 1000 pessoas são esperadas nesta sexta feira, dia 05 de fevereiro, às 20h no Restaurante Madalosso em Curitiba para a entrega do Prêmio Troféu Melhores do Ano da Federação Paranaense de Motociclismo. De acordo com o Presidente da Federação Gilberto Rosa, conhecido como Juba este é um dos eventos mais tradicionais e importantes do Motociclismo Brasileiro.

A festa reúne os amantes da velocidade sobre duas rodas, familiares, autoridades, patrocinadores e a imprensa. Na ocasião são premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria, nas modalidades Velocross, Motocross, Cross Country, Motovelocidade, Enduro Fim e Enduro de Regularidade. A imprensa esportiva também é homenageada nesta linda festa. Uma forma de agradecer todo o apoio e valorização do motociclismo.

***O Tom da Casa***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Paulo e Yvone Pimentel com Marina Nessi.

***Celebração será o tom da Casa Cor a nível nacional, neste ano em que a marca, que inovou o panorama feiral e revolucionou o mercado de decoração do Brasil, comemora 30 anos. O tema representa um convite aos profissionais arquitetos, designers e paisagistas a pensarem A casa como espaço de celebração da vida.

A Casa Cor Paraná, firme no seu compromisso de valorizar o patrimônio histórico e emblemático de Curitiba, e na contra mão da crise, se apresenta arrojada no emblemático prédio da Editora Grupo Paulo Pimentel, sede histórica de grandes títulos do jornalismo impresso paranaense.

O espaço de 6.000 metros quadrados abrigará cerca de 50 ambientes, e no período de 19 de junho a 31 de julho, mais uma vez vai oferecer aos visitantes experiências vivas de morar que inspiram, emocionam e transformam a casa em sintonia com o espírito da época, além de um roteiro cultural completo, com atrações para toda a família e opções de entretenimento e gastronomia.

A ocasião será palco perfeito para merecida homenagem à figura carismática de Pimentel, reconhecido homem público e respeitado empresário. Open House para Imprensa, fornecedores e mercado: No próximo dia 16 de fevereiro (terça-feira), a empresária Marina Nessi recebe arquitetos, decoradores, paisagistas, imprensa e formadores de opinião para a apresentação do imóvel que sediará a 23ª edição de Casa Cor em Curitiba.

Patrocínio Internacional: DECA Carro Oficial: RENAULT Patrocínio Local: GAZETA DO POVO / ARAUCO / TINTAS RENNER / COMPAGAS.

Serviço: O local: Prédio Grupo Paulo Pimentel Endereço: Rua João Tscharnel, 880, Vista Alegre, Curitiba. Data: 19 de junho a 31 de julho Tema do evento: CELEBRAÇÃO. Número de ambientes: 50.

***Aprovada no Senado, ampliação de licença paternidade é discutida no YouTube***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Na quarta-feira (3), o Senado Federal aprovou o projeto que institui o marco legal da primeira infância, que, entre outros pontos, permite que as empresas ampliem de cinco para 20 dias a duração da licença-paternidade. O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, para entrar em vigor, depende de sanção da presidente Dilma Rousseff. O texto estabelece que a licença paternidade pode ter mais 15 dias, além dos cinco já estabelecidos por lei, para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã. A prorrogação da licença também valerá para os empregados que adotarem crianças.

Com base nisso, abre-se a discussão: Os pais “ajudam” a criar os filhos? “Às vezes mulheres não acreditam muito na capacidade do pai de cuidar da criança. Mas existe uma razão para isso. Por vezes, nós pais ou somos permissivos ou autoritários demais com os filhos. Estamos aprendendo a medida certa”, analisa o jornalista Angelo Binder, do canal do Youtube Fraldário Masculino, que discute a paternidade. Confira o vídeo: https://youtu.be/jeX1JpB4BW4.

O jornalista considera a participação do pai nos primeiros dias de vida criança como fundamental para o vínculo emocional com o bebê. “O pai precisa se sentir participante do processo, especialmente na troca de opinião e conhecer as principais necessidades da criança recém-nascida”, destaca. Além da licença paternidade, o texto aprovado pelo Senado trata de políticas públicas voltadas à primeira infância, que abrange as crianças de até seis anos de idade.


O projeto estabelece que as gestantes têm de receber apoio da União dos estados e dos municípios durante todo o período da gravidez. O texto diz ainda que famílias devem receber orientação e formação sobre maternidade e paternidade responsável, alimentação saudável, prevenção de acidentes, entre outros. “É importante esse período estendido de licença porque diversas razões o pai pode precisar ficar sozinho com a criança. É necessário se virar sozinho”, lembra o editor Luiz Fernando Riesemberg, do Fraldário Masculino. https://youtu.be/jeX1JpB4BW4.

Sobre o Fraldário Masculino - O Fraldário Masculino, um canal no Youtube com dicas, entrevistas e aventuras dos dia a dia de um pai. Criado 2015 pelos jornalistas paranaenses Angelo Binder e Luiz Fernando Riesemberg, o canal trata de temas como gravidez, vida escolar, educação, diversão e viagens https://www.facebook.com/fraldariomasculino/?fref=ts.

***Museus do Estado abrem com horário especial durante o feriado de carnaval*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Para quem fica em Curitiba ou vem a passeio para a capital no feriado de Carnaval, uma ótima opção é visitar os museus do Estado e conferir as exposições em cartaz. Os espaços expositivos estarão abertos com horário especial. Nos dias 6 e 7 de fevereiro os espaços funcionam no horário normal de fim de semana. Na segunda os espaços fecham como de costume, para manutenção, e na terça e quarta-feira (09/02 e 10/02) abrem com horário diferenciado (confira na tabela). 

Quem visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON) poderá conferir as exposições: “Bienal Internacional de Curitiba”, “Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012”, “Colapso”, “Glück: o tempo e a imagem”, “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, “Obras sob guarda do MON”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra” e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: “Histórias do Acervo MON – em aberto”. O Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR) recebe três exposições. Com curadoria de Fernando Bini, “Ida Hannemann de Campos - Entre o pincel e a pena... há também o lápis e a caneta” apresenta as pesquisas mais recentes de Ida e os desenhos inéditos da sua coleção. 

Em “Objeto Direto – mostra do acervo” foram reunidas obras que têm em comum o objeto como foco. Além disso, há também a exposição “Luz Versus Luz”, que integra a Bienal Internacional de Curitiba e reúne obras de artistas renomados de diversos países da América Latina, com curadoria da crítica de arte Adriana Almada. O Museu Alfredo Andersen apresenta as exposições: “Re-Conhecimento – A gravura norueguesa contemporânea”, Mostra de obras dos alunos do ateliê de arte, Mostra de desenhos do artista Jasko, Mostra de Cerâmicas e “Obras do acervo”, peças de Alfredo Andersen. 

Já o Museu Paranaense abriga as exposições: “Cerâmica e Porcelana do Japão: A Geração Emergente”, “Um Olhar em Construção: Educação Patrimonial na Pequena Infância”, “Música + Bicicleta = Musicletada”, “Negra Curitiba”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “Indústrias Paranaenses” e “Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba”, além do Memorial à Indústria da Erva-Mate e do Pavilhão da História do Paraná que faz a linha do tempo desde a pré-história até o início do século XX, com a integração dos imigrantes ao Estado. 

Há também a “Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense” e a mostra “Tempo de Brincar”, com peças como bonecas, carrinhos, trenzinhos elétricos, jogos de chá, entre outras. Os visitantes também terão acesso ao aplicativo de tour virtual e áudio tour, com o qual podem obter informações sobre a história do museu, do prédio em que está instalado - o Palácio São Francisco, antiga sede do Governo do Paraná - e de muitos objetos em exposição. A Sala do Artista Popular está fechada para troca de exposição. A entrada é gratuita em todos os espaços, com exceção do Museu Oscar Niemeyer, que tem ingressos a R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).

Serviço: Horário de funcionamento dos espaços da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Museu de Arte Contemporânea – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133. (41) 3221-4900. Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Sala do Artista Popular – Rua Ébano Pereira, 240. (41) 3321-4743. Museu do Expedicionário - Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – (41) 3362-8231 | (41) 3263-4067. www.cultura.pr.gov.br.

***Laguna apresenta o LLUM no aniversário do ICC***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Construtora e Incorporadora Laguna marcou presença na festa de aniversário do Iate Clube de Caiobá, realizado no último sábado (30), na sede Praia Mansa do clube. Na ocasião, a empresa apresentou o residencial LLUM Batel. O evento, realizado em comemoração aos 55 anos da agremiação, contou com apresentação da banda Blitz. O Iate Clube de Caiobá e a Laguna também aproveitaram a comemoração para formalizar uma parceria.

Quem comprar uma unidade de um dos empreendimentos da Laguna durante o mês de fevereiro será contemplado com um título do clube. Localizado em uma das áreas mais nobres da capital paranaense, o LLUM é o primeiro residencial do país a conquistar a importante pré-certificação ambiental LEED – nível Ouro. O nome do empreendimento vem do idioma catalão, e significa “luz”. O LLUM está localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, 5345.

Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna completa em 2016 vinte anos de atuação no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba.

A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental com a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, e tem o primeiro residencial do Brasil a ter a pré-certificação LEED Gold, o LLUM BATEL. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.

***Dupla André Lucas & Thiago se apresenta no Victoria Villa***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na próxima sexta-feira (12/2), a dupla André Lucas & Thiago, que recentemente lançou seu novo single “Aproveita de Mim” com os sertanejos Jeann & Julio, vai dar as boas-vindas ao final de semana com muita música e animação no Victoria Villa, localizado no bairro Tarumã. Os intérpretes da canção “Amo Absurdo” sobem ao palco para cantar sucessos como “Cego, Surdo, Mudo”, “Aviãozinho de Papel”, além dos maiores hits da música sertaneja.

Os ingressos saem por R$40 para as mulheres e R$60 para o público masculino. Show André Lucas & Thiago Victoria Villa (Victor Ferreira do Amaral, 2291 | Curitiba) Dia 12/02 às 22h30. R$ 40 fem / R$ 60 masc. Meia entrada com carteira de estudante ou de doador de sangue.

Informações e reservas (41) 3365-5050. André Lucas e Thiago Contato: (41) 3155-1223 / (41) 9840-7540 www.facebook.com/andrelucasethiago Instagram: @andrelucasethiago Site: www.andrelucasethiago.com.br.

***Mili Amiga da Escola***


Crédito da foto: Divulgação.

***O programa Mili Amiga da Escola, que distribui material escolar para os filhos dos colaboradores da empresa, beneficiará 800 crianças e adolescentes em 2016. Por meio desta ação, a empresa, uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento de higiene e limpeza, visa incentivar os estudos destes jovens. Além disso, funcionários que estão estudando também ganham o kit de material.

Segundo Luciane Szklar, assistente social da empresa, o programa incentiva os colaboradores e seus filhos. “Isso porque premiamos aqueles com as melhores notas e menores índices de falta. Dessa forma, promovemos uma competição saudável, que irá trazer bons resultados para todos”, afirma.

A premiação do Mili Amiga da Escola funciona assim: os colaboradores da empresa devem apresentar os boletins escolares dos filhos do ano letivo anterior. Um departamento avalia as melhores notas e o índice de falta. Os mais bem avaliados nestes quesitos são os alunos destaque que ganham - além do kit padrão da Mili composto por cadernos variados, lápis e canetas - o uniforme escolar e a lista completa solicitada pela escola que frequentam.

A Mili fornece quatro tipos de kits: da pré-escola, do 1.º ao 5.º ano, do 6.º ao 9.º ano e do Ensino Médio. Todos compõem material de primeira qualidade, selecionados especialmente para cada idade escolar. “Este programa é válido para todas as nossas unidades fabris. O Mili Amiga da Escola é um orgulho para os nossos colaboradores”, destaca a assistente social.

Sobre a Mili - Fundada em 1983, a Mili é uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento de higiene e limpeza. O papel higiênico Mili é apontado como o mais vendido do país entre os papéis de folha simples, segundo pesquisa Nielsen publicada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Seus produtos - papel higiênico, toalha de papel, guardanapos, fraldas descartáveis e absorventes higiênicos - estão entre os líderes nacionais de mercado.

Atualmente a empresa conta com mais de 2.000 colaboradores, distribuídos por três unidades fabris e duas centrais de distribuição. A Mili possui fábricas localizadas em Santa Catarina, Paraná e Alagoas e as centrais de distribuição se encontram em Curitiba (PR) e Maceió (AL). Saiba mais em: www.mili.com.br.

***Museu Oscar Niemeyer realiza o Domingo + Arte***


Crédito da foto: Carlos Renato Fernandes.

***Neste domingo, 7 de fevereiro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) tem entrada gratuita pela manhã (10h às 13h) e fica aberto até as 18 horas, com venda de ingressos até as 17h30. Os ingressos custam R$12 e R$ 6 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita.

O visitante poderá conferir as 13 exposições em cartaz: “Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012”, “Bienal Internacional de Curitiba”, “Colapso”, “Glück: o tempo e a imagem”, “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, “Obras sob guarda do MON”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra” e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: “Histórias do Acervo MON – em aberto”.

Serviço: Domingo + Arte no Museu Oscar Niemeyer 07 de fevereiro de 2016 Entrada gratuita: 10h às 13h 13h às 18h: R$ 12 e R$6 Venda de ingressos: até 17h30 Permanência no museu: até 18h Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Curitiba – PR Mais informações: (41) 3350-4400 Terça a domingo, das 10h às 18h www.museuoscarniemeyer.org.br.

***5 cachoeiras brasileiras para conhecer no Carnaval***


Crédito das fotos 01 e 02: Divulgação.

***Se você é daqueles que não curte a agitação das escolas de samba nem as praias lotadas, mas também não quer ficar em casa durante o feriadão de Carnaval, as cachoeiras brasileiras são excelentes opções. A bióloga e amante das cachoeiras, Marion Bartolamei, destaca cinco opções de quedas d’água brasileiras para conhecer no Carnaval.

Véu da Noiva (MT) - Para quem curte natureza, a região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um prato cheio: cavernas, lagoas e o Circuito das Cachoeiras precisam de mais de um dia para ser conhecidos. Cartão postal da Chapada, a cachoeira Véu da Noiva impressiona com 86 metros de queda livre.

Após a entrada do parque é preciso andar cerca de 300 metros até o mirante onde é possível visualizar a cachoeira. E o visual não desaponta. Vegetação deslumbrante, paredões enormes e barulho característico convidam à contemplação. Mais informações: http://www.chapadamt.com.br/veudanoiva.asp.


Cachoeira do Buracão (BA) - Localizada no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, a cachoeira desce pelas rochas e forma uma grande piscina natural, na qual é possível nadar. Para chegar até lá é preciso caminhar por cerca de uma hora acompanhando o leito do rio.

Quando se atinge o cânion, onde é possível ver a queda d’água por cima, pode-se atravessar por uma ponte, andando por caminhos bem estreitos ou descer nadando. Não importa a forma, o atrativo vale a pena. Mais informações: http://bahia.com.br/atracao/cachoeira-do-buracao-0.


Crédito da foto 03: Pedro Alves.

Cachoeira Almécegas (GO) - Essa cachoeira, na verdade, são duas. As Almécegas I e II localizam-se entre os municípios de Alto Paraíso e São Jorge, dentro da Chapada dos Veadeiros. Nesse caso, é preciso pagar uma taxa de R$15 para entrar na Fazenda São Bento. Do portão de entrada até o início da trilha são aproximadamente três quilômetros. A trilha é bem sinalizada e possui 1,5 km até Almécegas I.

A queda de 45 metros é lindíssima e, para os amantes de rapel, é uma oportunidade imperdível de praticar o esporte. Já para chegar até Almécegas II são cerca de 400 a partir do estacionamento. Ali, o visitante encontra uma queda menor (de 15 metros), mas pode entrar na água e se refrescar. Mais informações: http://www.altoparaiso.go.gov.br/Cachoieras.php?Cat=%.


Crédito da foto 04: Haroldo Palo Jr.

Salto Morato (PR) - A Reserva Natural Salto Morato esconde a maior queda d’água dessa lista. Com 100 metros, o Salto Morato está localizado no litoral do Paraná e esconde paisagens preservadas e cenários lindíssimos.

A partir do Centro de Visitantes, a trilha de 1,5 km é leve e bem sinalizada. Os últimos 600 metros são de subida que, aos poucos, vão desvendando uma cachoeira belíssima e impressionante. Também é possível nadar com os peixes em um aquário natural de água cristalina. Imperdível! A reserva oferece estrutura de banheiros, lanchonete e é bem organizada. A entrada custa R$10. Mais informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/o-que-fazemos/reservas-naturais/pages/reserva-natural-salto-morato.aspx.


Crédito da foto 05: Divulgação.

Cachoeiras da Estância Mimosa (MS) - Fechando essa (pequena) lista estão as oito cachoeiras da Estância Mimosa – Água Doce, Sol, Salto, Desejo, Saí-Andorinha, Mutum, Surucuá e Sinhozinho – localizada em Bonito. Conhecida mais pelos passeios de flutuação em rios, a cidade está cheia de oportunidades para os amantes das quedas d’água.

Na Estância é preciso contratar os pacotes para fazer os passeios (existem várias opções, sendo que algumas não visitam todas as cachoeiras), pois não é permitido andar nas trilhas sem guia. As cachoeiras variam de tamanho, mas são todas belíssimas com direito a ‘hidromassagem natural’ na Cachoeira Saí-Andorinha. Mais informações: http://www.estanciamimosa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário