sexta-feira, 23 de março de 2012

Coluna do dia 23/03/12

Crédito da foto: Divulgação.

***Rodrigo Lombardi em DOM JUAN De Moliére***

Com: Eduardo Estrela, Clarissa Kiste, Davi Taiu, Eduardo Leão, Mariana Melgaço, Mario Luiz e Roberto Arduim.

Estreia dia 30 de março no Teatro Raul Cortez em São Paulo, a peça Dom Juan, Sexta, às 21h30. Sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

***Conhecido por direções de clássicas óperas mundiais, trazendo sempre em suas montagens uma visão moderna, o diretor William Pereira segue pelo mesmo caminho na direção do espetáculo Dom Juan e convidou o professor Jorge Coli para traduzir, fielmente do original em Francês, os escritos de um dos mais importantes dramaturgos de todos os tempos – Moliére. O resultado é uma montagem clássica com olhar contemporâneo, o que faz o texto ser moderno a qualquer época.

Escrito no século XVII a montagem trás uma releitura nos volumes e formas dos figurinos, utilizando todo o resplendor daquela época, em linhas e cortes enxutos, formas definidas e tons marcantes e densos. A cenografia segue pelo mesmo caminho e foge ao figurativismo, criando um jogo de espelhos que amplia, duplica e distorce as imagens das cenas e dos personagens, convidado os espectadores a entrarem nesse jogo narcisista e ao mesmo tempo indefinido e sedutor.

Nesse jogo entre o que se vê e o que se ouve, desenvolve-se um olhar, exatamente oposto, que evidencia o que há de moderno no texto e conservador em nosso tempo. “É uma encenação contemporânea de um clássico, sem descaracterizar os personagens, sem forçar uma proximidade na atualização e longe de um humor farsesco, pois o pior caminho no teatro é o da facilidade”, considera William Pereira.


Dom Juan, interpretado por Rodrigo Lombardi, é um sedutor no sentido maior da palavra. Para ele a sedução não significa apenas conquistar, significa viver intensamente para tudo aquilo que lhe dá prazer, independente dos riscos e das formas com que se conquista. Como ele costuma dizer: “Se eu tivesse 10.000 corações o doaria a todos, pois a constância só é boa para homens ridículos” e tentando convencer Esganarelo, seu criado, afirma: “Não vamos pensar no mal que pode nos acontecer, pensemos apenas naquilo que pode nos dar prazer”.

Quando Moliére escreveu Dom Juan, ele mesmo interpretou Esganarelo, seu fiel e temente criado, que desprovido de força e beleza, acaba sempre se metendo nas mais confusas e absurdas encrencas para salvar seu amo. Interpretado por Eduardo Estrela, o fiel escudeiro de Dom Juan é divertido, irônico e extremamente medroso.


Com frases memoráveis, seu julgamento sobre Dom Juan não é dos melhores, e afirma: “Dom Juan casa-se sem parar: é dama, senhorita, burguesa, camponesa, não se importa se é quente ou fria”. A dupla permanece em cena quase todos os momentos. Dom Juan, sempre aprontando em suas investidas por uma nova paixão, acaba colocando seu criado em tremendas enrascadas. Esganarelo é tão medroso quanto oportunista e por medo de perder seu emprego, acaba cedendo aos caprichos de seu mestre.

***EXPOSIÇÃO***

Crédito das fotos: Divulgação.

***Em 2012, diversas iniciativas estão possibilitando aos curitibanos resgatar a memória da rede ferroviária do Estado. O Viaduto João Negrão, localizado no bairro Rebouças, em Curitiba (PR), mais conhecido como Ponte Preta, por exemplo, foi restaurado e deve ser entregue à cidade no início de abril. A ponte foi reformada para reparar os danos causados por colisões acidentais de veículos que trafegam no local, com altura superior à permitida (3,60m).

A obra foi uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Prefeitura de Curitiba e Thá Incorporadora. A ponte era fundamental para interligar a ferrovia de Curitiba – onde atualmente é o Shopping Estação – à cidade de Paranaguá e, a partir de agora, será utilizada como passarela para pedestres.


A Ponte Preta foi construída em 1944, em substituição à primeira feita em 1885, para suportar o peso e a intensidade do tráfego ferroviário do período. Sua estrutura metálica, importada dos Estados Unidos, chegou a ser considerada uma obra de arte da engenharia do País. Em 1970, o viaduto foi desativado em virtude da inauguração da nova estação rodoferroviária da cidade, no Jardim Botânico, e, em 6 de agosto de 1976, foi tombado como patrimônio histórico estadual.

Hoje, a história desse período pode ser conferida no Museu Ferroviário da cidade, localizado no primeiro piso do Shopping Estação, que é também responsável por manter e preservar a fachada da antiga estação. Lá estão expostas peças, mobiliários e instalações históricas que buscam reproduzir o antigo funcionamento do local. O acervo inclui uma locomotiva do início do século 20 e um vagão dormitório que serviu para hospedar o ex-presidente da República, Getúlio Vargas.

Crédito da foto: Divulgação.

***Esse ano, um dos maiores ícones da música nacional, Luiz Gonzaga, completaria 100 anos. Para homenagear o Rei do Baião, o grupo Falamansa gravou um álbum tocando suas músicas. Intitulado “As Sanfonas do Rei”, o disco traz 16 faixas e será lançado pela Deck em CD e LP.

Para participar do tributo, o Falamansa chamou convidados especiais. Entre eles, o vocalista da Nação Zumbi, Jorge Du Peixe, no pot-pourri de forró e maracatu “Erva Rasteira/ A Festa” (Gonzaga Junior), que acaba de ser lançado no Youtube. “O novo disco faz uma viagem na musicalidade de Luiz Gonzaga e não há como fazer isso sem passar pelo maracatu e pelas raízes de Pernambuco.

E o primeiro nome que nos veio a cabeça quando pensamos em expressão cultural pernambucana nos dias atuais é, sem dúvida nenhuma, Nação Zumbi. Também, é claro, pelo fato de sermos grandes fãs.” - conta o vocalista Tato.

Crédito da foto: Divulgação.

***O jornalista Fernando Morais é o convidado especial de Marcelo Almeida para o primeiro encontro de 2012 do programa Conversa Entre Amigos. Ele vem a Curitiba nesta segunda-feira (26) para debater com os leitores curitibanos o seu mais recente livro "Os últimos soldados da guerra fria". A Conversa Entre Amigos começa às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

Editado pela Companhia das Letras, "Os últimos soldados da guerra fria" é resultado do Jornalismo investigativo de Morais sobre as atividades da Rede Vespa, um grupo de espiões cubanos, criado no início da década de 1990, que se infiltrou nos Estados Unidos. Formado por doze homens e duas mulheres, o grupo tinha como objetivo espionar alguns dos 47 grupos anticastristas sediados na Flórida. Em sua investigação e narrativa, Morais revela os tentáculos de uma rede terrorista com sede na Flórida, suas ramificações na América Central e o apoio tácito nos Estados Unidos de membros do Poder Legislativo e com certa complacência do Executivo e do Judiciário.

Assim como Almeida, que é ex-vereador e Deputado Federal pelo Paraná, Fernando Morais já atuou na área pública também como Deputado e secretário da Cultura e Educação do Estado de São Paulo. "Esse será um encontro especial, com muitos assuntos em comum, que vão além do livro", destaca Almeida, que criou o programa de incentivo à leitura Conversa Entre Amigos em 2004.

Nascido em Mariana (MG), em 1946, Morais é jornalista e já trabalhou no Jornal da Tarde e revista Veja, entre outros veículos de comunicação. Já ganhou três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de Jornalismo. A participação no encontro com Fernando Morais na Conversa Entre Amigos é gratuita.

***PERDEMOS HOJE O NOSSO MAIOR CRIADOR E INTERPRETE DE SEUS PERSONAGENS***

Crédito da foto: Divulgação.

***Morreu hoje (23) ás 14h50, o humorista Chico Anysio, de 80 anos. Ele estava internado no hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul da capital fluminense, desde o dia 22 de dezembro do ano passado, quando teve uma hemorragia digestiva. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Chico Anysio teve duas paradas cardíacas.

Ontem (22), os médicos chegaram a submeter o paciente a um processo cirúrgico para uma drenagem na pleura, a membrana do pulmão, já que ele sofria de um enfizema pulmonar provocado pelo uso excessivo de cigarros. Chico Anysio estava na unidade de tratamento intensivo e respirava com a ajuda de aparelhos.

Os problemas de saúde do humorista começaram em agosto de 2010, quando foi internado para retirada de parte do intestino por causa de uma hemorragia e foi diagnosticado com pneumonia. Desde então, foram diversas internações.

Nascido em 12 de abril de 1931, em um pequeno sítio em Maranguape, no Ceará, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho tornou-se um dos mais renomados humoristas do país.

Aos 8 anos de idade, Chico Anysio e a família deixaram a pequena Maranguape e mudaram-se para o Rio de Janeiro. Na infância, ele já mostrava sua veia humorística ao imitar vozes e trejeitos de professores e colegas de classe.

Na adolescência, ganhava concursos de programas de calouros nas rádios do Rio e de São Paulo fazendo imitações. Foi até impedido de participar dos concursos, pois sempre saia vencedor. Em 1947, conquistou o primeiro lugar no programa Papel Carbono, de Renato Murce, líder de audiência na Rádio Nacional do Rio, na época.

A carreira no rádio começou por acaso. Ao acompanhar a irmã e atriz Lupe Gigliotti em um teste na Rádio Guanabara, acabou sendo aprovado e contratado como locutor e rádio-ator. Ficou em segundo lugar no teste de locutor, perdendo para o apresentador Sílvio Santos. Na rádio, apresentava a programação musical e interpretava galãs nas rádio-novelas. Em 1949, passou a integrar os humorísticos da emissora, trabalhando ao lado de outros grandes comediantes, como Grande Othelo e Luis Brandão.

Na década de 50, já na Rádio Mayrink Veiga, criou um de seus mais famosos personagens, o Professor Raymundo, com o bordão "E o salário, ó!". Passou também pelas rádios Clube do Brasil e Clube Pernambuco.

A estreia na televisão foi no programa Aí Vem Dona Isaura, na TV Rio, em 1957. Depois, estrelou humorísticos na própria TV Rio e nas emissoras Excelsior e Tupi. No final da década de 60, ingressou na Rede Globo, onde comandou diversos programas de humor, como Chico City, Estados Anysios de Chico City e a Escolinha do Professor Raymundo.

Em mais de 60 anos de carreira, foram mais de 200 personagens, em que satirizava tipos políticos e pessoas comuns do povo brasileiro, como o babalaô Painho, o galã Alberto Roberto, o deputado federal Justo Veríssimo e a professora Salomé. Chico Anysio também era escritor, pintor e compositor.
Chico Anysio casou-se seis vezes e teve oito filhos, sendo um adotivo.

Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, o representante do Turismo Chile, Luiz Fernando Destro, com a gerente comercial da MGM, Jaqueline Rodrigues; e, a subgerente do mercado da América Latina do Turismo Chile, Debbie Feldman.

***Nesta semana, a gerente comercial da MGM Operadora, Jaqueline Rodrigues, participou do 2º Workshop “Patagônia o paraíso do fim do mundo”, uma iniciativa do Serviço Nacional de Turismo do Chile (SERNATUR). O evento, realizado em São Paulo, objetivou capacitar os agentes de viagens brasileiros focando no aumento das vendas de produtos turísticos da região da Patagônia Chilena para os viajantes brasileiros.

Para apresentar a MGM e seus produtos e serviços no Workshop, a Operadora elaborou pacotes para o destino, com destaque para as principais atrações turísticas da região, como por exemplo, Torres del Paine, Estância Cerro Guido, Cabo Hornos, Puerto Bories, além dos cruzeiros Australis e Skorpios. A MGM também conta com pacotes “Luxo e Exóticos” para a Patagônia, que inclui hospedagem no conceituado hotel The Singular. “O Chile oferece ao turista uma imensa gama de atrações, com belezas naturais e diversidade de clima e ambiente. Por isso, é um ótimo destino para todos os tipos de turistas, já que agrega diversas possibilidades em um único roteiro”, diz Jaqueline. “A procura por viagens para o país chileno vem crescendo consideravelmente a cada ano na MGM e, em 2012, vamos focar em novos pacotes para o destino”, finaliza a gerente comercial.

***FESTA DE ABERTURA DO FESTIVAL DE CURITIBA***

*** Leandro Knopfholz recebe convidados na noite de terça-feira (27) para a festa oficial de abertura do Festival de Teatro de Curitiba. Durante 13 dias, a cidade se transforma na capital brasileira do teatro.

***Neste ano, o espetáculo espanhol Los Pájaros Muertos, que conta a história de Pablo Picasso e é uma das atrações internacionais do Festival, marcará a abertura do evento em apresentação gratuita e aberta ao público no bebedouro do Largo da Ordem, a partir das 20h30 de terça-feira.

Após o espetáculo, cerca de 1.200 convidados serão recepcionados em grande coquetel no Memorial de Curitiba, onde funciona o QG do Festival. O Festival de Teatro de Curitiba chega à sua 21a. edição com 29 espetáculos na Mostra - sendo oito estréias nacionais -, 365 no Fringe, a Mostra XXX de temática adulta, além do Gastronomix, Guritiba, DeRepente, Risorama e Mish Mash. Neste ano, o Festival deve quebrar a barreira dos 200 mil espectadores.

**********EM EVIDÊNCIA**********
*****A arquiteta Fábia Teixeira acaba de entregar a nova vitrine da Simmetria Ambienti. Linhas retas e tons sóbrios compõem o décor moderno e aconchegante, arrematado pelo jogo de cristais e espelhos. Destaque para a mesa Dali assinada pelo conceituado Empório Adresse, peça que é lançamento da loja.

*****A popstar Madonna se apresentará no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, no dia 9 de dezembro, confirmou à Folha por telefone Paulo César Verardi, diretor de marketing do Grêmio, clube proprietário do local. Segundo Verardi, as negociações estão concluídas e o contrato deve ser assinado nos próximos dias. Madonna passará pelo Brasil com a turnê "2012 World Tour", que tem início em maio em Israel. O encerramento deve acontecer em 2013, na Austrália.

*****A cantina do Délio, um dos restaurantes da rede de estabelecimentos do empresário Délio Canabrava, vai participar, pela primeira vez, do evento anual de alta gastronomia Gastromix, uma das atrações da programação do Festival de Teatro de Curitiba, que começa dia 27 de março.

*****A cantora Whitney Houston tinha cocaína no sangue quando foi encontrada morta após um afogamento acidental, de acordo com resultados da necropsia da polícia de Los Angeles. As informações foram divulgadas pelo site "TMZ". Os investigadores acabam de divulgar que a cantora morreu após um afogamento acidental, mas o uso de cocaína, seguido por um ataque cardíaco, teria feito com que Houston perdesse os sentidos e se afogasse na banheira do hotel onde se hospedava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário