segunda-feira, 5 de março de 2012

Coluna do dia 05/03/12

Crédito da foto: Divulgação.

FENÔMENO DA TEMPORADA TEATRAL CARIOCA, ESTRÉIA DIA 09 DE MARÇO NO TEATRO PROCÓPIO FERREIRA, QUINTA E SABADO ÀS 21H, SEXTA ÀS 21H30 E DOMINGO ÀS 18H.

***Espetáculo de Nelson Motta, Tim Maia - Vale Tudo, O Musical traz pela primeira vez aos palcos a história de um dos maiores ídolos da música brasileira. Com direção de João Fonseca, o musical já foi visto por mais de 100 mil pessoas, desde sua estreia no Rio de Janeiro em Agosto de 2011.

“Tim Maia foi o ser mais livre que eu conheci”. A frase de Nelson Motta sintetiza de forma ampla e ao mesmo tempo precisa uma das figuras mais controversas, anárquicas e amadas que a música deste país já produziu. Tudo no saudoso artista é superlativo, inclusive o retumbante sucesso de Tim Maia – Vale Tudo, o musical, que se tornou o grande fenômeno da temporada teatral carioca em 2011.

Com direção de João Fonseca e texto de Nelson Motta, o musical finalmente chega à cidade de São Paulo, dia 09 de março no Teatro Procópio Ferreira.

O elenco é encabeçado pelo jovem Tiago Abravanel, de apenas 24 anos, que já está sendo apontado como uma das grandes revelações do teatro em 2011, indicado ao Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, na categoria Teatro.

Com sete musicais no currículo, Tiago teve a responsabilidade de trazer à cena toda a complexidade de Tim Maia, mas os unânimes elogios não deixam dúvidas de que ele superou todas as expectativas. “Quando vi o Tiago na audição, fiquei impressionado. O fraseado, a expressão, a voz... o Tim já estava ali”, relata João Fonseca, diretor do espetáculo. Izabella Bicalho, Lilian Valeska, Pedro Lima, Andreh Viéri, Bernardo La Rocque, Reiner Tenente, Evelyn Castro, Pablo Ascoli, Aline Wirley e Leticia Pedroza completam a escalação.

“Para os demais papéis, chamei atores que conhecia ou com quem já tinha trabalhado. Nem foram necessárias aulas de canto, todos já vieram totalmente preparados”, explica João Fonseca. Cada um deles interpreta de três a sete personagens, desde os pais de Tim Maia e figuras célebres como Roberto e Erasmo Carlos, Elis Regina, Jorge Benjor, Carlos Imperial, Chico Buarque e o próprio Nelson Motta, até presenças pontuais como os irmãos, músicos, amigos, entre outros.

A amizade com Tim, conta Nelson Motta, começou em 1969, quando produziu para o disco de Elis Regina o dueto que apresentou ao mundo o vozeirão do cantor, ‘These are the songs’. Por isso, é testemunha de histórias incríveis, como as aventuras vividas nos Estados Unidos, no início da carreira, graças a um improvável convite da Arquidiocese. A viagem não terminou bem: Tim voltou ao Brasil deportado, acusado de roubar um carro e de portar substâncias ilegais.

Do livro para o palco, o processo de transposição do texto foi todo muito orgânico e em parceria: “Fui amigo do Tim a vida inteira, sabia tudo dele. Então foi fácil e muito prazeroso escrever, porque o João Fonseca me ajudou muito com a sua visão teatral, cênica de espetáculo. Sou de uma escola jornalística, narrativa, linear, e ele me estimulou a criar cenas livremente”. Esta foi a segunda experiência de Nelson com teatro. A anterior havia sido ‘A Feiticeira’ (de 76), em parceria com Fauzi Arap e protagonizado por Marília Pêra. “É muito difícil”, dá a pista sobre os motivos da volta à dramaturgia teatral e emenda: “Além desse auxílio luxuoso - e decisivo - do João, o espetáculo é uma obra em progresso, que foi sendo adaptada e ajustada durante os ensaios, de acordo com as possibilidades que se abriram. Para mim foi tudo novidade. E estou tomando gosto!”.

O diretor João Fonseca optou por estruturar a narrativa em blocos temáticos, que são ilustrados por clássicos de Tim que remetem conceitualmente a cada passagem. A cena se desdobra a partir da infância pobre no bairro carioca da Tijuca, o contato com a música e as primeiras bandas que integrou, como ‘Tijucanos do Ritmo’, ‘The Sputniks’ e ‘The Snackes’, quando conheceu Roberto Carlos, Jorge Benjor e Erasmo Carlos.

Momentos como a partida para os Estados Unidos, em 1959, e a posterior deportação por roubo e porte de drogas; a eclosão da Jovem Guarda e a gravação do primeiro disco; a primeira grande paixão, Janete, e as discussões explosivas travadas entre o Rio e Londres em diversas idas e vindas; o período em que aderiu à ideologia ‘Racional Superior’; a explosão popular; os filhos; a formação da banda Vitória Régia...todos os acontecimentos são permeados por episódios memoráveis (e na maioria das vezes hilários) radiografados com precisão de detalhes por Nelson Motta.

Fiel à construção narrativa concebida por Nelson e João, o cenógrafo Nello Marrese projetou a área cênica como um palco de show com paredes e objetos de estúdio, os dois lugares onde Tim Maia se sentia mais à vontade.

A partir disso, há 14 trocas de cenário através de adereços e elementos alegóricos. “As mudanças ocorrem a cada bloco temático. Por exemplo, a infância é representada por um imenso varal de roupas e objetos de praia; a primeira banda dele, por semáforos e uma lambreta de verdade; já na fase ‘racional’, o palco fica todo branco; no final, usamos globo de discoteca e um telão de led”, explica Nello.

Reproduzir a estética sonora da Vitória Régia, banda formada por Tim em 1976 e que o acompanhou por 22 anos, foi a escolha do diretor musical e arranjador Alexandre Elias: “A Vitória Régia teve várias formações ao longo dos anos, com 8, 9 ou 10 músicos, de acordo com as escolhas do Tim em cada momento”. Conversando com amigos que tocavam na banda, Alexandre chegou à formação mais constante, com dois sopros, teclado, guitarra, baixo e bateria. Mesmo tendo mudado a sonoridade ao longo da carreira, o que se ouve no espetáculo é o Tim Maia da black music: “ O Tim foi o precursor da soul music no país, voltou dos EUA muito influenciado pelo som da Motown e criou por aqui aquilo que se chama de ‘música preta brasileira’. Optamos por ressaltar as variações do Tim Maia como cantor e compositor ao longo da carreira através da sonoridade mais característica dele, totalmente black music, de canções antológicas como ‘Azul da Cor do Mar’, entre tantas outras”, contextualiza Alexandre.

E assim, uma das trajetórias mais impressionantes da música brasileira é narrada pela primeira vez nos palcos. Sebastião Rodrigues Maia, Tião Marmiteiro, Tim Maia, uma profusão de personagens diversos dentro de um só, aquele responsável pela trilha sonora das vidas de uma legião de fãs até hoje. Ou como muito oportunamente concluiu Nelson Motta após encontrá-lo em Nova Iorque pela última vez, em 97, “Estava muito feliz de reencontrá-lo tão alegre e bem-disposto, achei até que estava um pouco mais magro - embora ainda imenso (...). Só consegui sair de lá horas depois de muita conversa e gargalhadas, entre várias rodadas de café completo, ovos mexidos e incessante carburação, me divertindo com as histórias que qualquer ficcionista consideraria inverossímeis, mas eram apenas fatos e acontecimentos corriqueiros do cotidiano de Tim Maia".

No espetáculo, grandes sucessos como, Vale Tudo, Do Leme ao Pontal, Cerejeira Rosa, Azul da cor do Mar, Primavera, Padre Cícero, Eu amo Você, Não quero dinheiro, Chocolate, These are the songs, Gostava Tanto de você, Sossego, Acende o Farol e Você, serão ouvidas e cantadas.

***ABERTURA DE EXPOSIÇÃO***

Crédito da foto: Divulgação.

***O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abre as portas do seu espaço cultural em Curitiba, o Palacete dos Leões, para o fotógrafo Sander Riquetti e a exposição “ir(REAL)”. O coquetel de abertura será realizado no dia 8 de março, às 19h. A mostra reúne aproximadamente quarenta fotografias.

Formado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2006, Riquetti encontrou sua verdadeira paixão no Centro Europeu, onde cursou Fotografia. Desde 2007 faz arte com o que aprendeu e, em 2010, iniciou os trabalhos que serão expostos no histórico casarão da Avenida João Gualberto. São imagens que desnudam o comportamento humano, a relação entre as cidades, as pessoas e os sentimentos. O fotógrafo revela que sua intenção é fomentar a criação artística através do cenário contemporâneo. “Quero tornar meu trabalho visível para toda a comunidade artística e apreciadores das artes e da fotografia”, disse Riquetti.

Com a mostra, o artista pretende propor ao público uma visão diferenciada do meio em que se habita através da exposição de imagens reais ou irreais, construídas por sobreposição e montagem. “Imagens e sensações são deixadas, mas muitas vezes passam despercebidas, diante das constantes mudanças”, justifica Riquetti.

Esta será a segunda exposição de arte individual com fotografias do artista. A primeira foi em março de 2011, com “Outras Imagens”, na Galeria de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

***ParkShoppingBarigüi abre bilheteria oficial do Cirque du Soleil em Curitiba***

***O ParkShoppingBarigüi foi escolhido pela Time 4 Fun, empresa responsável pela nova turnê brasileira do Cirque du Soleil, para ser a bilheteria oficial exclusiva do espetáculo Varekai em Curitiba. A pré-venda dos ingressos começou nesta quinta-feira (01), com a abertura da bilheteria, que está instalada no Piso Superior do ParkShoppingBarigüi, ao lado do vão central. A temporada do Cirque du Soleil em Curitiba será realizada de 15 de junho a 15 de julho.

A primeira remessa de ingressos será vendida de 1° e 20 de março, com exclusividade para os clientes Bradesco Prime e Private e American Express Membership Cards. Dos dias 21 a 31 de março, a venda se estenderá aos demais clientes Bradesco e American Express Membership Cards. Somente a partir do dia 2 de abril, com a abertura da venda oficial, o público em geral poderá adquirir seu ingresso para o espetáculo Varekai, do Cirque du Soleil, na bilheteria do ParkShoppingBarigüi.

No período de pré-venda, os clientes Bradesco Private e Prime poderão parcelar suas compras em cinco parcelas. Já os clientes American Express podem parcelar em até dez vezes.

Serviço: Os valores dos ingressos variam em dois tipos:

Sessões às Terças, Quartas, Quintas, Sextas (17h00) e Domingos (20h00)

PREMIUM + TAPIS ROUGE (PL1) R$ 370,00 +190,00*

PREMIUM (PL2) R$ 370,00

SETOR 1 (PL3) R$ 340,00

SETOR 2 (PL4) R$ 250,00

SETOR 3 (PL5) R$ 140,00

Sessões às Sextas (21h00), Sábados e Domingos (16h00)

PREMIUM + TAPIS ROUGE (PL1) R$ 395,00 +190,00*

PREMIUM (PL2) R$ 395,00

SETOR 1 (PL3) R$ 360,00

SETOR 2 (PL4) R$ 260,00

SETOR 3 (PL5) R$ 150,00

*OS R$ 190,00 DE TAPIS ROUGE SÃO DESTINADOS A UM SERVIÇO EXCLUSIVO AOS CLIENTES QUE ADQUIRIREM O MESMO.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Centro Europeu de Curitiba, escola de profissões e idiomas, está com as matrículas abertas para o seu curso de Design de Interiores. Seguindo tendências do mercado internacional e adotando os mesmos padrões de qualidade que baseiam a política de ensino da escola há quase duas décadas, o curso tem como objetivo formar profissionais para suprir as necessidades de um segmento que necessita, cada vez mais, de mão de obra especializada.

*****Com projeto editorial da Prime Comunicação a primeira edição da revista “NCD Casa” do Núcleo Catarinense de Decoração acaba de ser lançada. A publicação, que tem o projeto gráfico da Manifeste Comunicação, é focada em arquitetura e design de alto luxo e irá circular gratuitamente pelo Estado de Santa Catarina. Moderna, a revista explora as principais tendências do mercado de decoração, trazendo novidades mundiais e valorizando os trabalhos assinados por nomes catarinenses. Para surpreender, a revista traz ainda um QR Code na capa de cada exemplar, que permite o acesso a todo o conteúdo através de um tablet ou smartphone.

*****A edição paranaense da Expo Money, o Shopping do seu Dinheiro, abre novamente o circuito do maior evento de educação financeira e de investimentos da América Latina. Nomes de peso como Mauro Halfeld, Carlos Alberto Sardenberg e Gustavo Cerbasi estão entre os nomes confirmados entre os palestrantes. No ano de 2012, o circuito passará por treze cidades, tendo início em Curitiba, nos dias 03 e 04 de abril, das 13h às 21h30, no Expo Unimed Curitiba. Mais informações no site www.expomoney.com.br.

*****O Festival de Curitiba criou uma promoção que vai distribuir mais de 2.000 ingressos para peças do evento. A ação #tudooquevocecompartilha está sendo desenvolvida nas mídias sociais (Facebook e Twitter). Além de ganhar ingressos, os internautas também beneficiarão instituições de caridade. Os primeiros mil participantes a somar 100 pontos, por exemplo, ganharão ingressos para a peça Caravana – Memórias de um Picadeiro; com isso, outros mil ingressos serão destinados a instituições beneficentes. No final da promoção, os 50 primeiros lugares receberão seus prêmios (tíquetes para espetáculos e produtos oficiais do festival, como camisetas e canecas). Cada contemplado poderá escolher uma pessoa para receber premiação igual a sua. Para disputar os ingressos, é preciso se inscrever no site do festival (www.festivaldecuritiba.com.br ). A partir daí, tudo o que o internauta compartilhar com a hashstag da promoção gerará pontos, cujo ranking poderá ser acompanhado pelo site.

*****O hotelCrowne Plaza acaba de fechar uma parceria com a loja curitibana Capim Limão, especializada em produtos de cama, mesa e banho. Com a parceria, a loja vai fornecer duas opções de presentes surpresa que farão parte dos pacotes de núpcias do hotel.

*****O Dia Internacional da Mulher é um bom momento para a conscientização na prevenção de doenças graves como o câncer de mama, ovário e colo de útero. O Hospital Erasto Gaertner alerta sobre a necessidade de consultas e exames preventivos realizados periodicamente. No ano de 2011, o Hospital fez em média 800 mamografias por mês, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde.

*****A rede UCI lançou nesta sexta-feira (02), uma promoção exclusiva para o filme “John Carter”, que estreia nos cinemas nacionais no próximo dia 09. Na compra do combo do filme, composto por uma pipoca grande salgada, refrigerante de 1 litro e um chocolate, o cliente ganha uma caneca personalizada de John Carter. O brinde estará disponível nas bombonières dos cinemas UCI Estação e UCI Palladium, enquanto durarem os estoques.

*****O Dia Internacional da Mulher pode ser prestigiado com muito estilo no Estofaria Bar. Na voz e violão de Emílio Mercuri, as mulheres aproveitam a noite ao som de um repertório MPB, dedicado exclusivamente a elas, das 19h às 21h.

*****No sábado 03 de março no ParkShoppingBarigui começou a Feira Estética, Saúde e Hair. Evento voltado principalmente para os profissionais da área da beleza. Segundo seus organizadores quem visitar o evento vai encontrar as grandes marcas em produtos nacionais e importados. Além de produtos o evento apresenta novas tendências em cortes, penteados, colorimetria, visagismo, estética e técnicas de maquiagem além de cursos e workshops. Um dos destaques é o Ex BBB Dicesar Ferreira com apresentação e especialização de maquiagem e o renomado Hair Style Chiu Chang com apresentação de penteados e cortes. O evento ainda terá o lançamento do concurso Miss Brasil Afro 2012. Lembrando que o evento começa dia 3 de março e vai até o dia 6 das 11h00 às 20h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário