sábado, 23 de dezembro de 2017

Coluna do dia 23/12/17

***Lovato Móveis apresenta preview de coleção, em Curitiba***


Na foto 01: Denise Lovato com o designer Guto Indio da Costa. Ao fundo, “O Casulo”, uma das criações de Guto para a nova coleção da Lovato Móveis. Crédito: Divulgação.


Na foto 02: O designer Rodrigo Karam, com sua criação em fibra sintética de bananeira, que faz parte da nova coleção da Lovato Móveis. Crédito: Valterci Santos.


Na foto 03: André Derkcz, proprietário da Pau e Água de Curitiba, com a gerente de vendas da Lovato Ádila Homam Ferreira e o paisagista Guto Ciccarino. Crédito: Valterci Santos.


Na foto 04: Os proprietários da Lovato Móveis, Ricardo Lovato e Denise, ao centro Sandra Ramos e Heloísa Ramos da loja O Rei do Rattan de São Paulo. Crédito: Ricardo Deverson.

***A Lovato Móveis surpreendeu lojistas, designers e arquitetos ao apresentar o preview da coleção 2018. A empresa de Campo Magro (Região Metropolitana de Curitiba) recebeu convidados na última quarta-feira (20), no Espaço Torres, para mostrar em primeira mão as novidades que só serão lançadas oficialmente Abimad 2018 (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração), no dia 30 de janeiro, em São Paulo.

A empresa anunciou que é a única no Brasil a importar materiais como: tela sling aveludada; fibra de bananeira sintética; tapete mix; e uma malha de tricô. Todos esses materiais têm componentes que os tornam resistentes à ação do tempo e por isso podem ser utilizados tanto em áreas internas quanto externas. As novidades vêm da Ásia e da Europa. A Lovato também mostrou móveis trançados em fita náutica, produzida no Brasil.

A fita náutica é da mesma família que a corda náutica, mas com desenhos e acabamentos mais delicados. Toda a nova linha alia matérias-primas exclusivas, design e qualidade. Os móveis são produzidos em madeira ou alumínio e trançados por artesãos. Um dos destaques criado por Guto Indio da Costa é “O Casulo”, uma espécie de cabana suspensa, com design contemporâneo, própria para meditação e contemplação. O móvel tem estrutura em alumínio, com espuma no assento tramado em corda náutica. Estará disponível em diversas cores e tramas. “A Lovato tem uma linda caminhada pela frente.

Ela tem identidade, valoriza o design e faz todo o processo de cada móvel com muito capricho”, elogiou Indio da Costa. Para o designer Rodrigo Karam a tendência é a inovação. “A Lovato soube inovar e ainda emocionar com cada peça. A fibra de bananeira sintética, por exemplo, é uma mistura do rústico com o contemporâneo. Ela é semelhante à fibra de bananeira natural, mas com características que garantem durabilidade quando expostas ao tempo e ainda pode ser trabalhada em diferentes cores.”

A tela sling aveludada tem toque suave, proporcionando mais conforto aos móveis. A malha de tricô tem uma flexibilidade única, que garante conforto e beleza. “Esse tricô é tubular, os fios possuem em sua composição componentes que lhe garantem resistência e durabilidade. É produzido em máquinas controladas por computadores para tecer os fios sem costura. Ele também permite uma trama bastante inovadora, com charme, praticidade e, ao mesmo tempo, dá uma sensação de aconchego para os móveis”, revela a diretora da empresa, Denise Lovato.

Lovato Móveis - A Lovato Móveis é uma empresa paranaense especializada na fabricação de mobiliário de decoração. A fábrica produz móveis com madeira, alumínio, fibra sintética, tela sling e corda, entre outros. Destaca-se pelo uso de matérias primas de alta qualidade e pelo acabamento feito manualmente por artesãos, com trançados que tornam cada peça única. Foi fundada em 2006, na Cidade de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, onde conta com estrutura própria de mais de 5 mil m². Comercializa seus produtos em todo território nacional e em alguns países da América Latina. Mais informações no site www.lovatomoveis.com.br.

***Condor lança investimento de R$ 40 milhões em Mafra***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: Diretora Condor, Elaine Munhoz; Presidente Condor, Pedro Joanir Zonta; Prefeito Mafra, Wellington Bieleck e os diretores do Condor; Maurício Bendixen; Aliceu Brambila e Wanclei Said.

***O município de Mafra foi o escolhido pelo Condor Super Center para ser a segunda cidade de Santa Catarina a receber um empreendimento da rede. Com um investimento de R$ 40 milhões, o hipermercado terá 5 mil m², 12 lojas de apoio e uma praça de alimentação. O hiper será uma loja completa, com um setor de eletroeletrônicos, bazar, têxtil, mercearia, hortifruti, açougue com cortes especiais, padaria e confeitaria, fiambreria e adega com grande variedade de rótulos nacionais e importados.


Na foto: Presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta com o prefeito de Mafra, Wellington Bieleck.

A inauguração está prevista para meados de 2018 e trará o que há de mais moderno em engenharia e arquitetura, unindo tecnologia de ponta com sustentabilidade. O empreendimento vai gerar 300 novos postos de trabalho diretos, contribuindo com a geração de renda na região. Segundo o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, Mafra foi escolhida pela proximidade logística e pelo potencial da cidade.


Na foto: Lançamento do novo Condor de Mafra.

“Nossa empresa foi fundada há 43 anos e no decorrer de sua história conseguiu se consolidar no cenário nacional e ficar entre as maiores redes supermercadistas do país. Nossa expansão não para e escolhemos Mafra por vermos o alto grau de desenvolvimento da cidade e uma necessidade da região por um centro de compras completo, que proporcione momentos agradáveis e de lazer aos clientes”, afirma.


Para que o empreendimento fique organizado de uma maneira confortável e agradável aos olhos, o hiper vai contar com gôndolas baixas, corredores amplos e uma comunicação visual inteligente e eficaz, que facilita a sinalização e visualização do setor desejado logo ao entrar na loja. Zonta destaca que um dos maiores diferenciais da rede é a valorização de uma relação de confiança e respeito com os seus clientes e colaboradores. “Temos um compromisso com os nossos clientes, por isso traremos para Mafra um mix amplo, com produtos de qualidade, variedade e ofertas que contribuam para o orçamento familiar”.

Sustentabilidade - Um dos grandes destaques da nova loja é a criação de uma usina de energia solar, que vai preservar o meio ambiente com a redução de muitas toneladas de CO² e diminui a utilização de energia de fontes não renováveis. Além dos painéis solares, o novo Condor vai contar com outras tecnologias sustentáveis, como a instalação de lâmpadas LED em 100% do estabelecimento, que além de serem mais econômicas, duram três vezes mais, reduzem em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente.

Outra solução que economiza energia elétrica é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural. Também serão instalados na cobertura do estabelecimento os Domus Prismáticos, que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente. O consumo de energia é ainda mais reduzido com a instalação de portas nos balcões de congelados e refrigerados, que além de manterem os produtos bem conservados, também reduzem em até 60% a carga térmica.

Já para preservar a camada de ozônio, será utilizado o CO2 no setor de congelados, um gás refrigerante 100% natural que não agride a natureza e não provoca o efeito estufa. O setor de refrigerados utiliza o Glicool, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes. Ainda pensando no meio ambiente, a loja vai contar com um sistema de captação da água da chuva, que será utilizada na irrigação de jardins, descarga de sanitários e limpeza de pisos. O hiper Condor de Mafra será construído na Avenida Prefeito Frederico Heyse, 1000.

Condor Super Center - O Condor Super Center iniciou a sua trajetória em 1974 com uma pequena loja de 110m² e apenas cinco funcionários em Curitiba. Com mais de 11 mil colaboradores diretos, atende mensalmente mais de 4 milhões de clientes em suas lojas. A rede conta atualmente com 44 lojas, entre super e hipermercados, em 15 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte do estado, e uma em Santa Catarina, na cidade de Joinville, além de uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.

***Simplicidade dá o tom para cabelos e maquiagem nas festas de fim de ano***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O look despojado vai ditar as tendências de cabelo e maquiagem para as festas do final deste ano - almoços, ceias, passagem de ano e confraternizações. O hair stylist Junior Oliveira, do Torriton Pátio Batel, sugere cabelos mais leves, descontraídos e soltos ou rabo de cabelo, com o uso de acessórios para enfeitar o penteado. “São opções excelentes para este fim de ano”, confirma Junior Oliveira. Fios saudáveis, soltos e brilhantes enfeitam por si, na opinião do profissional.

A maquiadora do Torriton Pátio Batel Liss Barduco também aposta na simplicidade e leveza da maquiagem por causa do verão nessa época do ano. Ela dá a dica de um make com pele iluminada, sombra metalizada e muita máscara de cílio. “Essa é uma maquiagem bonita e fácil de fazer para as festas de fim de ano”, afirma. Para a maquiadora, os iluminadores e os tons metalizados já garantem o ar de festa.

***Parceria com universidade finlandesa capacita professores do Ânima Educação***


Crédito da foto: Renato Stockler.

Na foto: Daniel Faccini Castanho, presidente do Grupo Ânima Educação.

***O Grupo Ânima Educação acaba de firmar uma parceria com a Universidade da Finlândia para treinar e capacitar professores de suas instituições espalhadas pelo país. O Ânima é uma das maiores entidades privadas de ensino superior no Brasil com mais de 95 mil alunos distribuídos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

A UniSociesc, de Curitiba, integra o Grupo. O termo de colaboração foi assinado pelo presidente do Ânima Educação, Daniel Faccini Castanho, e pelo CEO da Universidade da Finlândia, Pekka T. Saavalainen. A instituição finlandesa fornece em todo o mundo programas de licenciatura e de desenvolvimento profissional em suas universidades como a de Tampere, que irá realizar o treinamento dos professores brasileiros.

Segundo Castanho, a cooperação com a Universidade da Finlândia é um marco importante para a organização. “Visitamos escolas em Tampere e vimos como o sistema educacional finlandês funciona em todas as etapas educacionais. Os professores são os principais motores do sistema”, conta Castanho. Ele esteve na Finlândia liderando uma delegação no final de outubro e começo de novembro deste ano.

Treinamento - A cooperação de treinamento começou em agosto de 2017 com o programa de pedagogia universitária “Ensino e Aprendizado no Ensino Superior”, ministrado pelos professores finlandeses. Os primeiros 40 professores que integram as instituições da Anima se formarão em março de 2018. Para Edson Florentino José, um dos profissionais que está recebendo treinamento, o programa cria experiências compartilhadas e apoia o desenvolvimento profissional dos participantes. Segundo a diretora do Ânima Educação, Ines Barreto Almeida, no futuro o conhecimento adquirido no treinamento será compartilhado, pois os professores trabalharão como mentores de outros profissionais.

Referência em Educação - A Finlândia é uma das maiores referências mundiais em educação e conhecida pela sua qualidade de ensino. Suas universidades estão entre as melhores do mundo. A lei da educação superior é acessível a todos os finlandeses e por isso as universidades não podem cobrar pelo ensino. “Estou impressionada com a maneira finlandesa de organizar a formação dos professores nas escolas e a cooperação entre pais e escolas.

Essa visita à Finlândia aprofundou mais a nossa compreensão da educação naquele país, baseada na pesquisa e trabalho dos professores”, afirma Inês. A valorização do professor na Finlândia é tanta que a carreira está entre as principais preferências dos jovens, à frente de profissões como medicina, direito e arquitetura. Essa valorização do professor começou na revolução educacional conduzida pela Finlândia a partir dos anos 70 que colocou o país nas posições mais elevadas do ranking mundial de desempenho escolar e produziu o nível de excelência dos professores.

A Finlândia investe constantemente na evolução de seu sistema educacional e está entre as primeiras posições do Pisa, avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos nos países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país tem o sistema nórdico igualitário sem taxa de ensino para os estudantes de tempo integral. Os alunos recebem alimentação gratuita na educação primária e secundária e após a educação primária, os estudos se dividem em sistema vocacional e sistema acadêmico. Neste mês de dezembro, a Finlândia está comemorando 100 anos de independência da Rússia.

***Confira os espaços da SEEC que permanecerão abertos no final do ano***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Quem for passar as datas festivas de final de ano em Curitiba poderá visitar os espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura em horários especiais, com exceção da Biblioteca Pública do Paraná e do Centro Juvenil de Artes Plásticas, que estarão fechados. No Museu Oscar Niemeyer o público poderá visitar as mostras.


“Não está claro até que a noite caia”, “Corpos de Fábrica - Ana Norogrando”, “Vestidos em Arte – Os nus dos acervos públicos de Curitiba”, “Luz = Matéria”, “Antologia poética – Adolfo Montejo Navas”, “Bienal de Curitiba 2017” e “Nomos – Laura Miranda”. Nas quartas a entrada é sempre gratuita e a retirada dos ingressos pode ser feita na bilheteria até as 17h30. E ainda, nesse mês de dezembro, todos os domingos são gratuitos em comemoração ao aniversário do Museu.


Já quem optar por fazer uma visita ao Museu de Arte Contemporânea do Paraná poderá aproveitar as exposições “Anos 60/70: Um panorama”, com curadoria de Ronald Simon, e “Bicicleta”, uma mostra que homenageia os 40 anos de carreira do fotógrafo Eduardo Nascimento e conta com aproximadamente 30 fotografias cuja presença da bicicleta é constante. O Museu da Imagem e do Som do Paraná exibe a mostra “Todas as pontas do Lápis”, que homenageia o cantor e compositor paranaense de samba, Palminor Rodrigues Ferreira.

Confira os horários de funcionamento do espaços da SEEC


Quem for ao Museu Alfredo Andersen poderá conferir as obras de Faisal Iskandar, Sergio Adriano H e Vilma Slomp , que integram a Bienal Internacional de Curitiba com a exposição “Arte e Vida”. A mostra “Semana Andersen” com telas, desenhos, objetos e uma reprodução do ateliê de Alfredo Andersen, artista que dá nome ao museu. E ainda a instalação “Movimento sobre rodas”, de César Ferreira, e a exposição “Reformulações”, da artista Adriana Córdova.


No Museu Paranaense o público poderá conferir as exposições “Mestre Maé da Cuíca: Carnaval, Samba e Futebol” e “Porque o mundo nunca deve perder o seu afeto”, da Bienal de Curitiba. Além das exposições históricas: “Imigração no Paraná”, “A cidade e suas ruas: retratos dos personagens de Curitiba”, “Igrejas Ucranianas no Paraná”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Moedas Romanas”, entre outras. O Museu do Expedicionário exibe a exposição permanente que faz um retrato da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. 

Serviço: Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262 - Curitiba-PR. Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328 - Curitiba-PR. Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113 - Curitiba-PR. Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231 - Curitiba-PR. Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400 - Curitiba-PR. Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300 - Curitiba-PR.

***Universitários criam brinquedos que são doados para orfanatos e instituições de caridade***


Crédito da foto: Divulgação.

***Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Comércio Exterior, da Universidade Positivo, de Curitiba (PR), encararam, no último mês de aula, um desafio diferente: fabricar brinquedos. O objetivo principal, proposto pelo professor da disciplina de Contabilidade Básica e Análise de Custos, foi potencializar o aprendizado sobre gestão de custos realizando, na prática, o desenvolvimento de projetos e a elaboração de cálculos referentes à produção, como custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Como consequência final, o projeto garantiu a alegria de crianças em situação de vulnerabilidade social. Depois da fase de planejamento, os 150 universitários construíram os protótipos dos brinquedos, que foram apresentados e submetidos à aprovação do professor Ronaldo Madeira, responsável pelas turmas. “A ideia é aliar aprendizado com a chance de realizar uma boa ação”, explica Madeira.

Ao final do projeto, uma parte dos brinquedos foi doada ao Lar Moisés, instituição de Curitiba que abriga 19 crianças de 2 a 12 anos. O coordenador institucional do Lar, Marcelo de Moraes, conta que alguns protótipos chamaram a atenção das crianças por serem criativos e diferentes do que estão acostumados a manusear. O restante dos brinquedos fabricados será levado pelo professor Madeira para ser entregue em um orfanato em Adis Abeba, na Etiópia.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP).

Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.


***Grupo curitibano cria instituto para fortalecer moedas virtuais no Brasil***

***O grupo Bitcoin Banco, que acaba de abrir em Curitiba a primeira agência física do Brasil para negociação de criptomoedas, está criando uma entidade nacional para congregar todas as exchanges brasileiras. O objetivo do Instituto Nacional de Defesa dos Operadores de Câmbio de Criptomoedas (iCoinomia) é defender o livre exercício da atividade econômica das organizações que operam com moeda virtual.

Baseado na capital paranaense, cidade escolhida por seu perfil conservador e exigente de mercado-teste, o grupo Bitcoin Banco reúne ainda a Exchange NegocieCoins, adquirida em setembro, a Imobiliária Inspira (que negocia imóveis em bitcoins), a Opencoins (unidade que prepara a criação de cartão com bandeira própria) e o Bitcoin Banco, que se prepara para inaugurar uma segunda agência, desta vez na Avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo.

“Nosso principal concorrente não são as demais empresas que operam com moedas virtuais. Elas são nossas aliadas no trabalho para estruturar esse mercado de forma séria e competente. O maior concorrente é o temor infundado de que as criptomoedas estejam à margem da lei, o que afugenta os investidores.

O instituto iCoinomia dará visibilidade às empresas e a seu trabalho inovador e sustentável”, explica a diretora comercial do grupo, Adriana Siliprandi Hishida. A executiva lidera a mobilização das exchanges brasileiras para que se associem ao instituto, cujo site estará no ar nos primeiros dias de janeiro, com serviços como as cotações das cinco principais criptomoedas do mercado: Bitcoin, LiteCoin, BitCoin Cash e BitCoin Gold. Os associados também terão apoio jurídico em demandas nacionais e internacionais, além de serviços de assessoria, consultoria, planejamento, treinamento e capacitação.

“Queremos reunir o maior número possível de empresas com a crença comum de que as criptomoedas vieram para ficar”, destaca Adriana. Outra linha de trabalho do instituto iCoinomia será a de defender o mercado de criptomoedas. “Vamos desmontar o misticismo. Todas as transações de bitcoins são públicas e validadas por meio do blockchain. Além disso, a conversão de bitcoins em moeda corrente e vice-versa sempre é feita por intermédio do sistema financeiro, que é protegido por órgãos como a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF”, reforça Adriana.

Sobre o grupo - O Grupo Bitcoin Banco nasceu em setembro, após um ano de estudos de mercado e legislação, “materializando uma ideia revolucionária que busca conscientizar sobre o uso de moedas digitais”, frisa Adriana. O crescimento da companhia é acelerado, acompanhando a dinâmica de valorização das criptomoedas – em 2017, o bitcoin acumula alta superior a 1000%. Desde a aquisição, a Negocie Coins pulou do quinto para o terceiro posto no mercado de exchanges (corretoras) e vem dobrando suas receitas mensalmente.

A matriz do grupo fica em Curitiba e ocupa 700 metros quadrados em quatro andares do Edifício World Trade Center. Uma equipe de 51 colaboradores diretos se distribui nas áreas comercial, jurídica, de compliance e TI. “Além da sólida liquidez oferecida pelo grupo, um de nossos principais ativos é a excelência dos talentos que recrutamos, todos com larga experiência no mercado financeiro”, garante a diretora comercial. Projetos inovadores vão gerar sustentabilidade às empresas do grupo e permitir que as moedas sejam utilizadas pela sociedade, tanto como meio de pagamento como para pequenos, médios e grandes investimentos.

É possível iniciar investimentos em bitcoin a partir de R$ 50,00. A visão do grupo é de que as moedas digitais são uma evolução da moeda e devem estar ao alcance de qualquer um que queira ter acesso a elas. A Imobiliária Inspira está aceitando caução de aluguéis em bitcoins, somando-se a um número crescente de empresas que em várias áreas recebem pagamentos em criptomoedas. O Brasil já tem oito mil lojas cadastradas para aceite de bitcoins como meio de pagamento.

Preparado para o futuro - O Bitcoin Banco não faz parte do sistema financeiro nacional, assim como o bitcoin não é reconhecido como moeda oficial. “Mas o Bitcoin Banco estudou profundamente as regras de conduta do mercado financeiro e de todos os órgãos regulamentadores do mercado financeiro. E estamos nos adaptando cada vez mais a essas regras. Se a moeda virtual chegar a ser institucionalizada, estaremos em conformidade com as regras do Banco Central e do sistema financeiro brasileiro”, afirma Adriana.

Na prática, o Bitcoin Banco atua nos mesmos parâmetros do sistema financeiro tradicional, oferecendo produtos estruturados com remuneração em bitcoins sobre a valorização da própria criptomoeda. “O risco é parte do investimento, assim como em qualquer ativo especulativo. Temos que aceitar que o bitcoin veio para ficar, principalmente pelo volume de investimentos que temos hoje e que segue aumentando.”

Segurança - Uma das maiores preocupações da empresa foi oferecer uma plataforma de negociação 100% segura para os usuários. É por isso que cada cliente tem uma senha única para autenticação das transações. Além da senha, ele também possui um PIN que é solicitado em todas as operações realizadas na plataforma. O cliente tem a opção de ativar a autenticação em dois passos, por meio do Google Authenticator, o que garante ainda mais segurança em todas as negociações com bitcoins.

O backup completo do banco de dados e das carteiras virtuais (as wallets) é feito diariamente. A plataforma ainda conta com um backup incremental, feito a cada 10 minutos. Mas as medidas de proteção vão além: a empresa utiliza antiataque massivo, o que protege a plataforma contra possíveis ataques de hackers. “Fizemos questão de utilizar todos os dispositivos de segurança, dos mais comuns aos mais modernos, sempre buscando garantir a comodidade e a segurança dos nossos clientes.

Utilizamos o servidor AWS da Amazon, um dos servidores mais poderosos e configuráveis do mercado. Todas as transações do site ocorrem dentro de um ambiente seguro, o https com certificado. Além de todas essas medidas, temos armazenamento em “cold storage” – ou seja, isolado do ambiente de produção para garantir ainda mais segurança aos bitcoins”, explica Rodrigo Lullez, gestor de TI do grupo e responsável pela plataforma da Negocie Coins.


***Guloseimas típicas e tradições variadas: as diferentes versões de Natal ao redor do mundo***


Crédito das fotos: Divulgação - Bûche de Noel: torta francesa típica de Natal.

***Celebrado no mundo todo, o Natal possui, dependendo da cultura e do país, particularidades que tornam a data diferente de um povo para outro. São muitas tradições: dar presentes, preparar guloseimas específicas dessa época, enviar cartões natalinos, entre tantas outras. De um país para o outro, as festas podem ser bem diferentes, com tradições, comemorações e ritos próprios de cada cultura e civilização, a começar pela data da celebração.



Segundo a Britannica® Digital Learning, enquanto em alguns países a troca de presentes é realizada no dia 24 de dezembro, em outros, esse costume acontece no dia 25 ou até no dia 6 de janeiro, sendo este último mais comum no oriente, onde a data simboliza a chamada Epifania, dia do batismo de Jesus e da chegada dos três reis magos. Em alguns casos, as festividades costumam durar bem mais que um dia. No Brasil, por exemplo, as celebrações começam no dia 24 e se estendem até o dia 25.


Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças, sempre na última quinta-feira de novembro, marca o início das comemorações natalinas. Ainda segundo a Britannica, o Natal não é mais apenas um festival religioso. A data é também um dos períodos de férias mais populares para os países em que o cristianismo é a religião dominante. Mesmo no Japão, onde o cristianismo é uma religião minoritária, o Natal tornou-se uma festa tradicional, com as pessoas adquirindo o hábito de trocar presentes.
 
Curiosidades e símbolos natalinos ao redor do mundo

*A árvore de Natal surgiu de duas tradições alemãs: a “árvore do paraíso”, parte da festa de Adão e Eva, que eram homenageados como primeiros pais da humanidade com a árvore repleta de maçãs penduradas; e a “pirâmide de natal”, também conhecida como “torre do advento”, que é uma espécie de pirâmide feita de prateleiras, preenchida com pequenos ornamentos, figuras natalinas, velas e uma estrela no topo.

*Na Índia, o abeto como árvore de Natal é substituído pela mangueira, ou a árvore de bambu, e as casas são decoradas com folhas de manga.

*Na Espanha e Itália, as crianças só recebem os presentes na noite de 5 de janeiro. Segundo o folclore italiano, uma velha chamada Befana desce chaminés e entrega presentes para as crianças durante a noite, assim como os três Reis Magos levaram presentes ao menino Jesus. Na Espanha, as crianças deixam seus sapatos do lado de fora das casas, cheios de palha e cevada, para os animais dos reis magos se alimentarem. Em troca, recebem presentes.

*Na França, as famílias comem uma bûche de Noël, uma torta típica natalina em formato de tronco de árvore. A origem da torta remonta à época em que os camponeses, no inverno, queimavam, em oferta aos deuses, um grande tronco de árvore na lareira de casa. Este tronco deveria ser consumido lentamente, durante vários dias. Quanto mais tempo durasse a fogueira, maior seriam a fartura e a colheita no ano seguinte.

No dia 24 de dezembro, a família se reunia para jantar em torno da lareira. Após a refeição, as crianças deixavam o local para rezarem e pedirem presentes. Quando retornavam, encontravam bombons e docinhos espalhados em volta do tronco. Durante séculos, o tronco era o símbolo de calor e conforto familiar, assim como esperança para o novo ano.

*No México as pessoas costumam fazer buñuelos, tortillas fritas cobertas com xarope e açúcar de canela. Além disso, os mexicanos reproduzem a busca de Maria e José por um lugar para se abrigar e dar à luz o menino Jesus.

*A tradição de trocar presentes é um costume mais antigo que o feriado natalino em si. A data para a celebração do Natal, segundo registros, pode ter sido escolhida para competir com festivais pagãos que costumavam ocorrer sempre no fim de dezembro. Um desses festivais, o Ano Novo Romano, pode ter influenciado o feriado cristão, uma vez que as casas eram decoradas com folhagens e luzes, e presentes eram dados a crianças e pobres. Como as tribos germânicas da Europa aceitaram o cristianismo e começaram a celebrar o Natal, este também passou a conter a troca de presentes.

*Na Islândia, a noite de Natal representa descobertas por meio da literatura. No país, a tradição é dar livros de presente e, depois do jantar de Natal, sentar para passar o resto da noite lendo com a família. O costume movimenta o mercado literário local e promove um fenômeno conhecido por Jólabókaflóð, ou “dilúvio de livros”. Essa tradição vem da Segunda Guerra Mundial, quando, por conta das restrições às importações, a população começou a presentear com livros, que eram impressos no próprio país.

*O uso de guirlandas como símbolos de vida era um costume antigo dos egípcios, chineses e hebreus, entre outros povos. A veneração da árvore era uma característica comum da religião entre os povos teutônicos e escandinavos do norte da Europa antes de sua conversão ao cristianismo. Eles decoravam portas com vegetação na virada do ano novo para espantar os demônios. O enfeite com folhas espinhosas e frutas vermelhas entrou em uso no feriado para lembrar aos povos da coroa de espinhos usada por Jesus na crucificação.


***Alimentação saudável e cuidados garantem saúde de cabelos e unhas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Problemas comuns na idade adulta com unhas fracas e queda de cabelo podem ser evitados com uma alimentação correta e cuidados no dia-a-dia. A dermatologista Natasha Unterstell alerta que a raiz dos problemas que envolvem cabelos e unhas vem da má alimentação, embora também haja causas hereditárias, alterações hormonais, estresse, tabagismo, entre outros.

Segundo ela, é essencial para a saúde dos cabelos e unhas a ingestão de nutrientes, proteínas e vitaminas. A médica recomenda as vitaminas do complexo B, não produzidas em quantidade suficiente e que podem ser adquiridas através dos alimentos e de complexos alimentares.

*Vitamina B1: A tiamina, vitamina B1, melhora o metabolismo e regula o gasto de energia. É encontrada em alimentos como levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo, sementes de girassol e castanha do Pará.

*Vitamina B2: A riboflavina participa da produção de energia a partir das vitaminas e açúcares vindos da alimentação. Está presente na levedura de cerveja, no farelo de aveia, nas amêndoas e no queijo cottage.

*Vitamina B3: A niacina, ou vitamina B3, é responsável por transformar a gordura em energia no corpo e ajuda a queimar calorias. Ela também está na levedura de cerveja, no fígado, no amendoim e em peixes como a cavala.

*Vitamina B5: A vitamina B5, ou ácido pantotênico, atua na saúde da pele e dos cabelos, favorece a cicatrização de feridas e ajuda a controlar o colesterol e os sintomas da artrite reumatoide. Está presente em alimentos como fígado, sementes de girassol cogumelos, amendoim, queijo cottage e salmão.

*Vitamina B6: Também chamada de piridoxina, ajuda a produzir anticorpos, prevenir anemia e produzir energia a partir de proteínas e carboidratos. A vitamina B6 pode ser encontrada no fígado, salmão, banana, ameixa, avelã e abacate.

*Vitamina B7: A biotina serve para manter o metabolismo ativo, hidratar e fortalecer unhas, pele e cabelos e ajudar no controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2. Os alimentos que são fontes desse nutriente são carnes, ovos e leite, e ela é facilmente reposta através de uma dieta equilibrada.

*Vitamina B9: Mais conhecida como ácido fólico, estimula a produção de sangue e de células que carregam oxigênio no organismo, evitando o cansaço frequente e a anemia. O ácido fólico está presente em alimentos como levedura de cerveja, fígado, espinafre, lentilhas e feijão.

*Vitamina B12: Também chamada de cobalamina, auxilia na produção de sangue e manutenção da saúde do sistema nervoso. Essa vitamina está presente no fígado, no salmão e em frutos do mar, como ostras e caranguejos, além de poder ser encontrada em alimentos fortalecidos, como cereais matinais, achocolatados em pó e em produtos de soja.

A dermatologista explica que na consulta de avaliação costuma analisar o estado de saúde geral do paciente, inclusive cabelos e unhas e, em muitos casos, há tratamentos que permitem acelerar a batalha contra os problemas de unhas e cabelos. “Para a alopecia (queda de cabelo), realizamos procedimentos como a infusão de medicamentos no couro cabeludo e a aplicação de led e laser de diodo para o estímulo dos bulbos capilares”, explica.

Estes tratamentos precisam ser continuados e levam alguns meses para apresentar resultados satisfatórios. Já para as unhas, Natasha indica evitar o uso de acetona e não retirar muito profundamente a cutícula. “É importante hidratar as unhas e não passar de duas semanas com esmalte. O ideal é deixar três dias sem esmalte e não usar unhas postiças de gel ou acrílico para preservar a saúde da unha”, diz. Os tratamentos de onimicose (micose das unhas) também costumam demorar em torno de quatro meses.


***Mundo Psicodélico Festival estreia sua primeira edição com grandes atrações***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No último sábado (16) São Paulo presenciou a estreia de mais um grande festival: o Mundo Psicodélico Festival. Em uma área nunca antes utilizada no Complexo do Canindé, o evento se instalou com uma estrutura que simulava uma floresta encantada.



Ao adentrar o evento, os visitantes se depararam com um letreiro que dizia "bem vindo ao nosso mundo" que era seguido de um túnel que simulava um "teletransporte" para o universo desenvolvido pelos os organizadores, após essa viagem encontrava-se a floresta montada.


Cogumelos, águas-vivas voadoras, chapeleiro maluco, intervenções e performances artísticas entreteram quem esteve presente. Ao todo foram aproximadamente 15 horas de espetáculos com mais de 20 atrações internacionais e nacionais. Com dois palcos, o festival uniu amantes da música eletrônica nos mais diversos segmentos.

Na Pista Psicodélica, palco voltado inteiramente para o trance, passaram nomes como Vini Vici, Bliss e Major7 sob uma estrutura de 30 metros de largura e 14 de altura com o gato que é a marca registrada do Mundo Psicodélico. 


Na Pista Mundo diferentes gêneros se encontraram e embalou as pessoas através de artistas como Gabe, Eli Iwasa e Jord. Após a primeira edição bem sucedida do festival a marca Mundo Psicodélico segue vendendo suas camisetas através do site mundopsicodelico.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário