sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Coluna do dia 16/12/17

***AsBEA/PR - Festa de Encerramento 2017***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Para comemorar seus 20 anos, encerrar as atividades de 2017 e brindar o Ano Novo, a AsBEA/PR reuniu, ontem (12), representantes dos escritórios de arquitetura e urbanismo associados, as empresas colaboradoras e parceiros em seus diversos segmentos de mercado em festa no Lounge Batel, em Curitiba(PR).


O evento refletiu a força da marca, com a presença das principais lideranças do mercado, e que hoje representam 80% de toda a produção arquitetônica e urbanística do Paraná.


“Estamos comemorando um trabalho consolidado, fruto do esforço de quem acreditou na associação e construiu a sua história até aqui”, destacou o presidente da AsBEA-PR, Keiro Yamawaki, que assumoiu o comando da associação na gestão 2014-2016.

De acordo com ele, o grande desafio da AsBEA-PR é incentivar a formação de empresas sólidas de arquitetura, que possam atuar com respaldo jurídico e financeiro, sendo cada vez mais de atuar em um mercado altamente competitivo e em constate evolução tecnológica.

***Ceceu Valença estreia como cantor em “Doce Menina”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Ceceu Valença dá início a uma nova fase de sua carreira. Após se apresentar tocando bateria por 12 anos com seu pai, Alceu Valença, e seguir uma carreira de ator, no cinema e na televisão, ele estreia como cantor. Seu primeiro lançamento é a música “Doce Menina”, de autoria de Heberth Azzul com produção de Fabio Valois, que chega em todas as plataformas digitais pela Deck.

O xote moderno sem perder a essência da tradição musical nordestina já tem seu clipe disponível também. O vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ExdkchVE-lM foi gravado em Recife (PE) e traz Ceceu interpretando a música romântica. Para ouvir, acesse: https://ceceuvalenca.lnk.to/DoceMeninaPR.

***Loja Liz faz doação ao Hospital Erasto Gaertner para ajudar mulheres com câncer de mama***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O captador de Recursos do Hospital Erasto Gaertner, Carlos Schuster; a empresária Alison Mazza Lubascher, proprietária das lojas Liz e a supervisora de Captação de Recursos do Hospital Erasto Gaertner, Fabíola de Lima.

***A empresária Alison Mazza Lubascher, proprietária da loja Liz em Curitiba, entregou nesta quinta-feira, 14 de dezembro, dois cheques ao Hospital Erasto Gaertner para ajudar mulheres com câncer de mama.

Os valores correspondem a 5% da arrecadação com as vendas das peças blush nas lojas do Pátio Batel e ParkShopping Barigui, durante a quarta edição do Outubro Blush promovida pela empresária. 

Receberam os cheques pelo Erasto Gaertner, a supervisora de Captação de Recursos, Fabíola de Lima, e o captador de Recursos, Carlos Schuster.

***Último final de semana para visitar a exposição Monumental - Arte na Marina da Glória***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Os cariocas que ainda não foram conferir o Monumental - Arte na Marina da Glória têm só mais este fim de semana para aproveitar a exposição. Com a curadoria de Marc Pottier e sob o tema central de Arte Móvel, artistas expõem seus trabalhos ao ar livre em total integração com a paisagem carioca e a Marina da Glória. Entre os ocupantes do espaço estão Amelia Toledo, Gustavo Prado, Marcelo Jacome, Oskar Metsavaht e Raul Mourão.


Entre os destaques da mostra está a obra Deck do Cianômetro, do artista francês Erwan Le Bourdonnec, com 81 metros de dimensão. Inspirado pela vista de seu apartamento na enseada de Botafogo, Erwan criou uma instalação cromática branca e azul composta por 365 bambus que mostram a evolução dos tons de azul do céu e do mar.


Outra obra elaborada exclusivamente para a exposição é Display, produzida por Marcelo Jácome. Composta de uma estrutura de aço-carbono com bandeiras de tecido, que balançam de acordo com o vento, a instalação surgiu a partir da visita às lojas que revendem material de pipa em Madureira, onde os sacos de papel de seda ficam pendurados.

A exposição acontece até domingo, 17 de dezembro, e conta com a participação de Amelia Toledo, Anna Helena Cazzani, Carmelo Arden Quin, Coletivo Muda, Eduardo Srur, Erwan le Bourdonnec, Gustavo Prado, Luiz Monken, Marcelo Jacome, Mariana Manhães, Maritza de Orleans e Bragança, Oráculo Project, Oskar Metsavaht, Paulo Nenflidio, Raul Mourão, Renata Adler, Thiago Toes, Xavier Veilhan, Zoe Dubus.

O Marina Monumental é um projeto que tem a produção e coordenação geral de Kátia d’Avillez. Lançado em 2016 reunindo trabalhos de grandes artistas brasileiros, o sucesso do evento foi um dos motivos que levou a ArtRio para a Marina da Glória. Para 2017, o curador optou pelo tema movimento, uma ode aos efeitos visuais da cinética, a seus movimentos físicos e à ilusão de ótica.

Serviço: Monumental - Arte na Marina da Glória Data: 19/11 a 17/12 Horário: 10h às 22h - Entrada gratuita Av. Infante Dom Henrique s/n.

***APAP/PR abre neste domingo a exposição “Caminhada”***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná –APAP/PR realiza neste domingo 17 de dezembro, das 11h às 13h30, a abertura da exposição “Caminhada” da artista plástica Giovana Correia Giovana é formada em Artes Plásticas e é Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela IBEPEX. Tem em seu currículo várias exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais.

No Brasil realizou exposições importantes em Museus como Museu de Arte de Cabo Branco em João Pessoa/Recife, MAC – Museu de Arte Contemporânea Cascavel Paraná e possui obras em várias galerias dentro e fora do Brasil, Galerie Beauté du Matin Calme Paris/França, Ward Nasse Galery, Nova York/NY, Galeria Marcelo Neves São Paulo/SP.

No exterior realizou exposições em Berlim e Colônia (Alemanha), Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Paris (França), Seul (Coréia do Sul), Pequim e Shangai (China), Madri e Ceuta (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Fombio (Itália). A artista plástica Giovana Correia foi homenageada com prêmios entre eles da Société Académique des Arts sciênces et Lettres em Paris/França (2011 e 2013). É membro da Sociéte Academique des Arts e da Académie France Monde Culture, ambas na capital francesa.

A exposição “Caminhada” da artista Giovana Correia apresenta seu processo de criação feito por meio da observação da natureza. Seus primeiros trabalhos foram em aquarela. O que mais a seduz é a transparência. Depois, trabalhando com diversas técnicas, passou suas aquarelas para as telas. A artista escolhe seus temas e os desenvolvem nas mais variadas técnicas, sendo assim, está em constante processo de crescimento. Une sua sensibilidade e admiração às novas tendências do mundo moderno.

“Acredito que as flores são pinturas da natureza. As bromélias fazem parte da minha vida. Elas me proporcionam enxergar uma variada mistura de cores, o que me permite representá-las de diversas formas. Trazendo-as para várias linguagens em diversas técnicas e cores”, declara a artista. A artista plástica Giovana Correia destaca que ser artista é transpor por meio das tintas suas emoções, sentimentos, deixando marcas da sua personalidade. Giovana está em constante pesquisa com um olhar atento.

“Viver minhas obras e sentir as pessoas interagindo com elas, cada uma com seus olhares, com suas leituras, por meio de suas histórias é fascinante e sinto-me plena”, ressalta a artista. Giovana acredita que a obra de um artista deva ser reconhecida não por sua assinatura e sim por sua trajetória e, principalmente, pelo que provoca e desperta nas pessoas. E finaliza, “o artista tem que ter identidade própria, cada artista é um ser único”. A exposição “Caminhada” da artista plástica Giovana Correia permanecerá aberta para visitação até 19 de janeiro de 2018.

Serviço: Exposição “Caminhada” Artista Plástica: Giovana Correia Abertura: 17 de dezembro, das 11h às 13h30 Período de exposição de 18 de dezembro a 19 de janeiro de 2018 Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná -APAP/PR Av. Jaime Reis, s/n, salas 07 e 11, Arcadas de São Francisco - Curitiba/PR Tel: (41) 3232-0408 - www.apap.com.br - e-mail: apap@apap.com.br.

***Como proteger os cabelos dos efeitos do verão***

***Que é preciso passar protetor solar na pele, todo mundo já sabe. Mas, você toma cuidados com os seus cabelos? Da mesma forma que é preciso blindar a pele contra os raios UVA e UVB, é essencial proteger os fios contra os danos que o sol pode causar diariamente, principalmente quando nos expomos excessivamente a essas condições, como nos dias de praia e piscina.

Segundo o hair stylist Marciano Hendges, do Vimax Art Hair Beauty, quanto mais seco o cabelo estiver, maior será a agressão aos fios com o contato com o sol, do cloro ou do sal da água do mar. “O ideal é iniciar a prevenção até 30 dias antes de ir para a praia ou entrar na piscina, fazendo uma hidratação por semana - o que pode ser feito em casa ou com o auxílio de um profissional, devolvendo as propriedades necessárias de acordo com a necessidade do fio”, explica.

Outra dica para quem quer curtir a piscina ou o mar, sem danificar muito as madeixas, é enxaguar bem os fios logo após sair da água para tirar o máximo de compostos químicos dos cabelos. E para quem quer blindar os fios para o verão, os produtos mais indicados, segundo o hair stylist, são a linha Soleil, da Kerastase, com proteção UVA e UVB, a loção Well Being De Stress Lotion, da Davines, que é um produto bifásico - pode ser utilizado no cabelo e no corpo – e a linha Sublime da L’Oréal Paris. Tem também linhas completas de shampoo, condicionador, máscara e proteção solar específica para usar antes de ir para a praia.

“Outra forma bem legal é passar uma máscara no cabelo seco junto com o protetor solar, deixar agir por uns 30 minutos e, após isso, quando você entra na água sai o excesso do produto e você não agride o fio, assim você hidrata seu cabelo enquanto você estiver tomando o sol, ou curtindo a praia”, afirma Marciano. Após curtir o verão, uma sugestão é fazer um corte saúde, que faz a limpeza das pontas. O corte bordado também é uma boa pedida, pois renova as pontas e faz com que o cabelo volte a ganhar movimento.

***Customizar roupas é alternativa para festas de fim de ano***


Crédito da foto: Marcelo Rothen.

Na foto: A estilista e costureira Carol Nogara veste uma de suas criações.

***Customizar peças de roupas é uma alternativa para quem gosta de se vestir bem e não pretende investir muito para usar modelos exclusivos e cheios de personalidade nas festas de fim de ano. Na Costuraria C. Nogara, o processo de customização pode ter a participação do cliente e leva em conta o valor sentimental da roupa. A estilista e costureira Carol Nogara explica que a readequação de peças requer intuição e criatividade.

‘Crio variações de um modelo que o cliente apresenta ou visualizo um modelo a partir de sua descrição, investigando seu estilo, suas preferências e aquilo que o cliente não quer”, diz. Na customização, a roupa pode perder a identidade ou continuar com a ideia do que ela já foi. A coordenadora pedagógica Andreia Cristina Goulin Guimarães decidiu transformar um vestido requintado e com pedrarias, comprado para um casamento, em uma saia longa para as festas deste fim de ano. “Como não ia usá-lo mais resolvi reaproveitar e transformar o vestido. Dá para colocar a saia mais vezes com blusas diferentes, com um visual mais despojado”, afirma Andreia.

Os retalhos de tecidos que sobram das peças customizadas por Carol ficam seis meses guardados caso as clientes queiram mudar algo ou melhorar o que já foi reciclado. Outras sobras são guardadas também, como bijuterias, fitas, botões, pedras, cintos, entre outros. Passado o período de seis meses, os retalhos, dispostos sobre uma mesa são selecionados e colocados em saquinhos plásticos de acordo com o tipo do tecido e cor ou então numa prateleira. Eles se tornam peças novas nas mãos de Carol.

“Tendo tempo e uma inspiração momentânea, pego um saco de peças e faço uma roupa”, diz a estilista. “O segredo é saber tudo o que tem e deixar organ izado. Deixo que os tecidos, os retalhos me digam o que querem se tornar. E de acordo com o que a cliente quer, a sua personalidade, uso ainda os reciclados na roupa dela a ser modificada”, complementa. O conceito de sustentabilidade no processo de criação e revitalização minimiza a produção de resíduos e gera valor a partir do que se tem à mão.

Segundo Carol quase nada vai para o lixo e a ideia é trabalhar com resíduo zero. Cada “milésimo” de tecido pode se tornar um acabamento, uma alça ou outro detalhe da roupa. Desta maneira, ela exercita os conceitos da moda sustentável, como a reciclagem, a reutilização de materiais e a redução de impactos. A estilista lembra que o lixo têxtil é considerado hoje o maior poluidor mundial do meio ambiente.

Arte - A estilista Carol Nogara busca sua inspiração na diversidade e etnias na criação de novas peças. A arquitetura, o design, as texturas e percepções também orientam seu trabalho. “Gosto de criar, então não busco modelos já prontos nas revistas de moda, por exemplo. A criação parte de fundamentos, formas, texturas e cores. A história da cliente ou da peça também pode ser meu ponto de partida”, diz.

A inspiração da customização vem também da arte. Ritmos tribais, música eletrônica e clássica são importantes no processo de criação de Carol Nogara. Ela tem afinidade com as bandas The Cat Empire, Yemen Blues, Nicolas Jaar; filmes de Tarantino, Jodorowski, Almodovar e Kubrick; documentários étnicos e a estética de filmes como Hero, Matrix, Gladiador; e pinturas de Boticelli, Da Vinci, Dalí, Warhol, entre outros; e a dança de Pina Bausch e fotografia de Richard Quartley.

Serviço: Costuraria C. Nogara Alameda Taunay, 392, Batel, Curitiba Telefone: (41) 99276 7303 Facebook: facebook.com/CosturariaCNogara - Instagram: @costurariac.nogara.

***Corrida Maluca de Curitiba promove a Inclusão Social de crianças e adultos***

***A primeira edição do evento acontece no Santa Mônica Clube de Campo neste domingo (17). Com cadeiras de rodas preparadas e decoradas, crianças e adultos com mobilidade reduzida participam da 1ª Corrida Maluca de Curitiba, que acontece no próximo domingo (17), a partir das 8h, no Santa Mônica Clube de Campo.

O evento que tem como objetivo proporcionar a inclusão social por meio do incentivo ao esporte e do estímulo da criatividade, é promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Moko. As corridas serão organizas em turnos, onde quatro cadeirantes serão conduzidos por quatro corredores ao longo dos 400 metros da pista de atletismo, todos fantasiados de acordo com os temas propostos.

As cadeiras serão adaptadas para a corrida com os dispositivos do Pernas para que te quero, que permitem que cadeiras de rodas comuns se tornem aptas para corridas. A ação visa mostrar que é possível se divertir, praticar esportes e levantar o tema da inclusão.

***Projeto que aborda a violência contra mulher vence prêmio de educação e incentivo à leitura***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O tema, atual e polêmico, no centro de um projeto de incentivo à leitura, causou impacto entre os alunos e chamou a atenção também dos jurados. O projeto “Mulheres oprimidas, protagonistas das nossas histórias”, desenvolvido pela professora Gisele Rodrigues e que aborda a violência contra as mulheres, foi o vencedor do Prêmio RBS de Educação, na categoria Escola Privada.

A 5ª edição do prêmio, que tem como objetivo disseminar e reconhecer boas práticas de incentivo à leitura, premiou escolas públicas e privadas do Ensino Básico. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio São Mateus, em Cachoeirinha (RS), Gisele conta que a ideia do projeto começou com a leitura de um trecho da biografia de Malala, presente no material didático adotado pela escola, conveniada ao Sistema Positivo de Ensino.


A ativista paquistanesa, vencedora do Nobel da Paz, foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender os direitos das mulheres à educação. “O material despertou o interesse e a discussão e percebi que podia fazer os alunos refletirem a respeito do tema por meio de trabalhos de leitura e escrita”, explica Gisele.

Além de explorar os aspectos pedagógicos de leitura, literatura e produção de texto, a professora afirma que a experiência serviu para esclarecer os alunos sobre violência doméstica e a condição da mulher na sociedade. “Conseguimos chamar a atenção para uma questão muito importante, que foi trazida à tona por meio do material didático. O trabalho estimulou a reflexão, conseguiu sensibilizar e gerar conscientização”, destaca Gisele.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino - É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem.

Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

***Condor é eleito como o preferido dos curitibanos***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Família Zonta durante o Prêmio Impar.

***Em sua 9ª Edição, o Prêmio IMPAR – Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional, consagra o Condor Super Center como o supermercado preferido dos curitibanos pelo 9º ano consecutivo. Realizado pelo Grupo RIC, o prêmio tem a chancela do IBOPE Inteligência e ouviu 1.260 pessoas.

Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (12), 26 empresas receberam o reconhecimento por suas marcas terem se destacado na capital paranaense. “Este prêmio é a valorização de todo o nosso empenho em oferecer o melhor aos nossos clientes, pois nos mostra que estamos conseguindo manter a preferência dos consumidores”, afirma o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.

O Condor iniciou a sua trajetória em 1974 com uma pequena loja de 110m² e apenas cinco funcionários em Curitiba. Com mais de 11 mil colaboradores diretos, atende mensalmente mais de 4 milhões de clientes em suas lojas.

Atualmente, a rede conta com 44 lojas, entre super e hipermercados, em 15 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte do estado, e uma em Santa Catarina, na cidade de Joinville, além de uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.

***Sunset 249 é opção para o sábado à tarde em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Neste sábado, 16 de dezembro, o Lounge Batel organiza o Sunset 249, evento que promete agitar a tarde de quem estiver em Curitiba. Com o slogan “você e mais 249 pessoas no sunset mais exclusivo da cidade”, a festa começa às 14h e contará com open bar servindo gin tônica até às 16h.

Para animar o público, o line up do evento tem nomes como Ro Trombini, Dedi Buschle, Rafa Magno, Bruno Thibes, Rock Loures, Ale Leprevost, Vølka e Xitanos. A entrada custa R$ 40 para mulheres e R$ 80 para homens.

Serviço: Lounge Batel Rua Coronel Dulcídio, 918- Batel / Curitiba - PR Tel: (41) 3205-9984 e (41) 98854-9220 | www.loungebatel.com.br Insta: @loungebatel | www.facebook.com/loungebatel.

***Espetáculo natalino apresenta Projeção Mapeada na fachada do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro (sexta, sábado e domingo), a partir das 20h45, a fachada do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, de frente para a Praça Mario Roque, recebe pela primeira vez o espetáculo "Um Sonho de Natal" - cujo tema central do espetáculo é o “sonho”, sonho que temos quando dormimos e os sonhos no sentido do que desejamos. O espetáculo conta a história de um menino que encontra o verdadeiro sentido do espírito de natal ao adormecer e entrar no mundo imaginário. A mostra é um oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, com patrocínio da Fertipar, TCP e Pasa. 

No início da apresentação, a projeção destaca a beleza da fachada do Museu e, aos poucos, vai conduzindo o público a viajar por um mundo dos sonhos, guiado pela singeleza de um menino. Ao acordar pelo tilintar de sinos, o menino encontra uma fada, que lhe apresenta a entrada para um trem mágico que leva ao mundo dos sonhos, e para conseguir o ingresso é preciso pensar em coisas boas. Chegando neste lugar mágico, o menino descobre que tem poderes ilimitados, bastando somente imaginar e se concentrar para que as coisas aconteçam. 

Neste momento, ele cria um mundo paralelo com Dinossauros, acrobatas voadores, bandas de música e muita magia. Mesmo com toda esta diversão, ele sente falta da sua família e de seus amigos. Neste momento é despertado por sua mãe, e descobre que já é natal, contando suas aventuras e explicando sobre o espírito de natal diz que gostaria de ver o papai Noel. Saindo para a sacada, vê o papai Noel que dança e acena para o público. 

As músicas serão combinadas com efeitos sonoros integrados à animações de artistas. com artistas e a projeção mapeada 3D. O espetáculo é gratuito e para toda a família. Os interessados poderão levar cadeira de praia, cangas e banquetas para assistir ao espetáculo na praça. A projeção mapeada – A projeção mapeada, também conhecida por videomapping é uma técnica de computação gráfica capaz de criar ilusões visuais de volume e tridimensionalidade por meio da reprodução e projeção de filmes sobre superfícies diversas. 

Com a utilização das mais diversas técnicas de computação e de projetores de alta luminosidade, o vídeo se adapta sem distorções às mais variadas estruturas arquitetônicas e proporciona um espetáculo único, animado em 3D e projetado por técnicas de mapeamento. Neste show, será enfatizado o poder de sonhar para realizar, utilizando frases e poemas que inspiram o amor, esperança e harmonia de grandes pensadores e escritores, buscando definir o que significa o espírito de Natal. 

Serviço: Espetáculo “Um Sonho de Natal” Projeção Mapeada na fachada do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá Data: 15, 16 e 17 de dezembro (sexta, sábado e domingo) Horário: 20h45 Local: Praça Mário Roque Rua General Carneiro , 286 , Centro Histórico Participação gratuita - Classificação: Livre. 

***Universidade Positivo abre transferência para Medicina***


Crédito da foto: Divulgação.

***O curso de Medicina da Universidade Positivo (UP) abriu processo seletivo para preenchimento de vagas por meio de transferência. Alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras podem se inscrever para a 2ª e 3ª séries da graduação, para início das aulas no primeiro semestre de 2018.

Para a inscrição, o estudante deve preencher o formulário no site www.up.edu.br/transferencia e levar a documentação exigida na universidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro. A prova escrita será realizada no dia 3 de fevereiro e os resultados serão divulgados no dia 9 de fevereiro, também no site da universidade.

A prova, aplicada nos períodos da manhã e da tarde, tem cem questões de múltipla escolha que abordam conteúdos de Anatomia, Bioquímica, Ciências Sociais e da Saúde, Citologia, Histologia, Embriologia, Metodologia Científica, Saúde Coletiva, Suporte Básico de Vida e Procedimentos Básicos. No dia 2 de fevereiro, a UP publicará um edital aditivo, informando a quantidade de vagas a serem ofertadas para cada série. Em 2016, foram oferecidas 5 vagas para a 2ª série e 4 vagas para a 3ª série.

O curso de Medicina da Universidade Positivo em Curitiba é considerado um dos melhores do Brasil. Segundo o reitor da UP, professor José Pio Martins, “o curso trabalha com o avanço tecnológico e científico e a recuperação do humanismo da profissão, para que o exercício profissional se dê ancorado nas necessidades das pessoas”. Alguns dos diferenciais do curso são o Centro Cirúrgico e os Laboratórios Morfofuncional e de Habilidades Clínicas e Simulação, além de dois anos de internato.

Serviço: Preenchimento de vagas do curso de Medicina por transferência Inscrições: até 29 de janeiro de 2018 - Valor: R$320 Prova: 3 de fevereiro, às 8h15 e 13h45 Resultado: 9 de fevereiro Informações: www.up.edu.br/transferencia.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

***Domingo é dia de circo no Teatro SESI Portão***


Crédito da foto: Jefferson Jean Fotografia.

***O Circus Various e a sua trupe de palhaços desembarcam neste domingo (17), às 16h, no Teatro SESI Portão. O espetáculo de variedades circenses resgata a tradição do universo do picadeiro, a partir de números curtos e experimentais. O único Cabaré Circense itinerante em atividade na cidade de Curitiba e Região Metropolitana tem como objetivo levar arte, palhaçaria, poesia, acrobacia, mágica e alegria às pessoas, ao unir diferentes artistas e linguagens.

Entre as modalidades do Circus Various estão: malabarismo, palhaçaria, poesia, acrobacia aérea e solo, dança, magia, música e contorcionismo. O espetáculo, com duração aproximada de 1h30, apresenta oito números de diferentes linguagens do circo. A classificação é indicativa e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do Teatro SESI Portão, nos valores de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

O Sesi Cultura Paraná apresenta - Circus Various no Teatro SESI Portão Data: 17/12 (domingo) Horário: 16h00 Valor: R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia) Classificação indicativa: Livre Local: Teatro SESI Portão Endereço: Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão Observação: Sujeito a lotação. Mais informações: http://www.sesipr.com.br/cultura - https://www.facebook.com/sesiculturapr.

Sesi Cultura – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local.

O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

***Cia curitibana leva teatro à escolas do Litoral Paranaense***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Cia Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades ofereceu nesse final de ano letivo uma programação diferenciada para as crianças de Paranaguá, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. As escolas municipais receberam apresentações da peça teatral ‘A Terra do Povo da Graça’, realizada na semana de 11 a 15 de dezembro. A peça é uma livre adaptação do livro homônimo de Sérgio Serrano e traz profundos questionamentos sobre os valores das relações humanas, além de retratar um mundo em transformação, abordando temas atuais como a exploração dos recursos naturais, consumismo e sustentabilidade.

A Cia Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades – criada pelas atrizes Laís e Yara Rossatto e pelo músico Gabriel Teixeira – desenvolveu o projeto ‘Tripé Mar Adentro’’ com o objetivo de promover o acesso à cultura em nosso litoral. As apresentações aconteceram em escolas da Ilha do Valadares, Ilha do Amparo, Ilha da Eufrasina, Ilha do Mel Brasília e Encantadas, em Paranaguá, na Ilha do Superagui e Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, e no Balneário Primavera, em Pontal do Paraná, locais de difícil acesso e que recebem poucas iniciativas culturais.

O projeto ‘’Tripé Mar Adentro’’ é realizado pela Semente Produções Culturais e Trento Edições Culturais, e viabilizado através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura com patrocínio das empresas BRDE e Fertipar, tendo o apoio da Unicultura – Universidade Livre da Cultura - partindo do desejo da Cia Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades em promover o acesso à cultura para as comunidades litorâneas.

Ficha Técnica: A Terra do Povo da Graça – Livre Adaptação da Obra de Sérgio Serrano Elenco: Gabriel Teixeira, Laís Rossatto e Yara Rossatto. Direção Geral: Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades. Direção Musical: Gabriel Teixeira. Direção de Produção: Laís Rossatto. Coordenação Geral: Yara Rossatto. Produção: Camila Bernini Scotão. Fotografia: Robson Reginato. Realização: Semente Produções Culturais. Design Gráfico: Trento Edições Culturais. Assessoria de Imprensa: Trento Edições Culturais.

A Cia Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades surgiu do desejo pela troca e interação com as pessoas em diversas localidades, acreditando no potencial da expressão como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento humano. O objetivo da Cia é promover por meio do teatro, da música e da simplicidade, a vivência de muitas possibilidades. ‘Somos uma família viajante – semeando arte e colhendo cultura!’.

Em histórico, conta com a experiência da realização de mais de 50 espetáculos da peça itinerante A Terra do Povo da Graça, que circulou pelo estado de MG, apresentação no Festival Internacional de Literatura de Paraty – RJ, espetáculo no Teatro Guaíra em Curitiba e participação na Caravana da Poesia, uma realização da Secretaria do Estado de Educação (SEED - PR), viajando pelo estado e escolas municipais da periferia de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário