***La Rauxa Cafè i Bistrot inaugura exposição “Frida La Katrina”, de Eloir Jr***
Crédito das fotos: Divulgação.
***O temático e elegante La Rauxa Cafè i Bistrot no Ahú em Curitiba-PR, inaugura a exposição individual “Frida La Katrina” do artista plástico Eloir Jr. Com curadoria do próprio artista, a mostra apresenta seis trabalhos inéditos na técnica mista sobre tela e estará em cartaz até outubro de 2017.
Na recente produção “Frida e La Katrina”, o artista estende sua pesquisa de multiculturalidade e representa em suas tradicionais Babuchkas e Matriochkas a personagem do folclore mexicano, a “La Catrina” (nobre Dama da Festa do Dia dos Mortos) em união com a artista Frida Kahlo.
Harmoniza-se então a gama das cores fortes e eslavas que também estão presentes na cultura mexicana, simbolismos e peculiaridades inerentes ao dito “pop folk”, que como resultado formata-se na sua assinatura artística de matriochkas /babuchkas.
Desta comunhão surge um trabalho alegre, lúdico e colorido, que resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos, onde o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a terra de todas as gentes.
Sobre o artista: Eloir Jr. é artista plástico curitibano, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná, colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Revista Paulista, curador e professor de arte. Há 20 anos expõe e estuda as etnias européias no Estado do Paraná, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde expressa seus trabalhos em harmonia com ícones paranistas, araucárias, pinhões e gralha azul.
Possui em seu currículo diversas premiações, exposições individuais e coletivas, salões de arte e acervos nacionais e internacionais. Em 2010 representou o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris e em 2016 na Biblioteca Pública de Nova Iorque.
Serviço: Exposição “Frida La Katrina” de Eloir Jr. No La Rauxa Cafè i Bistrot Visitação: 16/08 a 16/10/2017 - Das 11h às 19h Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906 – Ahú Curitiba-PR - Entrada Franca Telefone: 3049-6972 - www.larauxa.com.br.
***Museu Oscar Niemeyer expõe obras de Masao Yamamoto***
***O Museu Oscar Niemeyer (MON) exibe, a partir do dia 22 de agosto, o trabalho do artista japonês Masao Yamamoto, em sua primeira exposição individual em Curitiba: O Sensei das Imagens Pequenas. A mostra reúne três séries fotográficas distintas: “A Box of Ku”, “Nakazora” e “Kawa=Flow”, produzidas entre 1989 e 2016. A curadoria é de Agnaldo Farias e Marcelo Guarnieri.
Além das paredes da sala expositiva do museu, onde estará a maioria das obras de Yamamoto, também integram a exposição cinco caixas-poemas e dois livros-sanfona. O artista entende ambos os formatos também como espaços expositivos, que possuem uma dinâmica própria, onde fica evidente a dimensão material da fotografia - nas imperfeições das bordas do papel - e de seu caráter intimista. Masao Yamamoto vive e trabalha em Gamagori, no Japão.
Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, Yamamoto faz da fotografia uma poesia. “Quem for apreciar essa exposição poderá conferir de perto a sensibilidade e a criatividade deste artista. Aquilo que seria um detalhe quase imperceptível se transforma em arte aos olhos”, comentou. A diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, fala sobre a importância de a instituição sediar a primeira exposição do fotógrafo japonês em Curitiba.
“O MON tem a preocupação contínua de manter um rol diversificado de exibições, que contemple as várias manifestações culturais”, comenta. Segundo Juliana, a oportunidade de apreciar a arte oriental, em especial a japonesa, é muito valorizada pelo público do MON. “Nossos visitantes sempre prestigiam as mostras desses artistas”. Uma das características no trabalho de Yamamoto é a escala diminuta da maior parte de suas fotografias, o que reflete seu interesse pelas miudezas e detalhes, por aquilo que cabe na palma da mão, que precisa ser olhado com calma e atenção.
“O Sensei das Imagens Pequenas não se ocupa de situações objetos e seres familiares, apenas”, diz o curador do MON e um dos curadores da mostra, Agnaldo Farias. “Ocupa-se também da relação entre eles, da intrincada relação entre eles e a luz, entre eles e os formatos escolhidos para as fotos, entre eles e sua relação com seus pontos de vista inquietos, cambiantes, surpreendentes”. A mostra fica em cartaz até o dia 22 de outubro de 2017 e os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 anos e menores de 12 anos têm entrada franca.
Serviço: Abertura da exposição fotográfica de Masao Yamamoto: O Sensei das Imagens Pequenas Dia 22 de agosto de 2017, quinta-feira, às 19h Sala 11 (antiga Sala 10) - Período expositivo: de 23 de agosto a 22 de outubro de 2017 Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h - Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Dias e horários especiais: Toda quarta gratuita com programação especial: 10h às 18h - Primeira quinta do mês: horário estendido até as 20h, gratuito após as 18h. Programação especial todos os domingos. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba - PR Tel: (41) 3350 4400 - museuoscarniemeyer.org.br.
***Condor ganha Prêmio Mérito Empresarial em Ponta Grossa***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: O Presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta.
***O Condor Super Center foi o vencedor deste ano do Prêmio Mérito Empresarial, na categoria comércio, concedido pela ACIPG (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa), Sindilojas de Ponta Grossa e Sociedade Rural dos Campos Gerais.
A premiação será realizada no dia 21 de agosto, às 19h, no Clube Ponta Lagoa, em Ponta Grossa. Como o Mérito Empresarial é um reconhecimento às empresas que se destacam por contribuírem para o desenvolvimento da cidade, ele representa para o Condor o resultado de todos os esforços em atender às expectativas dos seus clientes da melhor maneira possível.
“Estamos presentes em Ponta Grossa há 26 anos e realizamos diversos investimentos no município, pois desde que fomos recebidos pelos pontagrossenses vimos o potencial enorme que tinha a região. Para nós, é gratificante ter crescido na cidade e ter acompanhado o seu progresso”, afirma o presidente da rede, Pedro Joanir Zonta.
Com um total de cinco lojas em Ponta Grossa, a rede está presente na cidade desde 1991 e desde então vem realizando diversos investimentos que resultaram em lojas modernas e confortáveis, que oferecem um mix diversificado, com qualidade e economia.
A história do Condor Super Center teve início em 13 de março de 1974, quando o jovem empreendedor Pedro Joanir Zonta adquiriu um pequeno mercado de 110m² no bairro Pinheirinho, em Curitiba, e iniciou suas atividades com cinco funcionários.
Desde então, a rede vem se consolidando como uma das maiores do país e se destaca pela modernidade e inovação de suas lojas. Hoje, o Condor possui 43 lojas em 16 cidades, sendo 15 no Paraná e uma em Santa Catarina, no município de Joinville.
***Mili Professional expõem linha institucional na Higiexpo***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: Da esquerda para direita, Lauro Furuta, fundador e diretor geral da Mili Professional, Luciano Enns, gestor administrativo da empresa, e Otavio Costa, gestor comercial.
***A Mili Professional, marca do Grupo Kaperclean que é focada no mercado institucional, participou na última semana da 25ª edição da Higiexpo - maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação da América Latina, que ocorreu no Expo Center Norte, em São Paulo.
Os produtos expostos foram das linhas de guardanapos, papéis toalha, papéis higiênicos e sacos de lixo. A Mili Professional apresentou seus produtos para um público visitante de cerca de 11 mil pessoas e espera, em breve, colher bons resultados da exposição de marca e produtos.
“Foram feitos excelentes contatos com o mercado empresarial. Esperamos retorno de fortalecimento de imagem e também geração de negócios”, afirma Jusce Lourenço, consultora de marketing da empresa.”
***Brasil lidera ranking dos melhores hotéis de aeroporto da América do Sul***
Crédito da foto: Divulgação.
***Uma pesquisa realizada pela Skytrax, denominada The World Airport Awards, apontou os melhores hotéis de aeroporto da América do Sul, de acordo com a opinião de hóspedes e usuários. Considerado uma das mais importantes premiações da indústria aeroportuária, o ranking colocou o Marriott São Paulo Airport no topo da lista. Entre os critérios exigidos pela premiação estão acomodação, distância, incluindo o acesso até o aeroporto, serviços de recepção, qualidade do atendimento, limpeza, estrutura e outros diferenciais.
Neste ano, o Marriott, localizado a poucos metros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, atingiu todos os critérios exigidos. Primeiro hotel de luxo a se instalar na região, o empreendimento possui infraestrutura moderna, academia, piscina, quadras poliesportivas, business center e um centro de convenções com 16 salas modulares e capacidade para até duas mil pessoas.
“O reconhecimento é muito importante, principalmente, para colocarmos o Brasil como referência no setor de hotelaria e destaque internacional”, comenta o gerente geral do Marriott São Paulo Airport, João Paulo Berger. Além do Brasil, entraram na lista hotéis do Equador, Colômbia, Venezuela e Peru.
O Hotel - O Marriott São Paulo Airport foi o primeiro hotel de luxo a se instalar nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos e o primeiro franqueado da Marriott International na América Latina. O empreendimento da Rede de Hotéis Deville possui infraestrutura completa, com centro de convenções, restaurantes, quadra de tênis, academia e piscina. Informações e reservas: (11) 2468 6999 ou http://www.marriott.com.br/
O Grupo- A Rede Deville começou suas atividades com o Hotel Deville Colonial, no centro de Curitiba. Desde então, vem crescendo e se consolidando como um dos principais grupos hoteleiros do País. Atualmente, atua como operador e investidor nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, com nove hotéis, 1.479 acomodações e mais de 1.100 funcionários.
Administra o São Paulo Airport Marriott Hotel (SP), Deville Prime Campo Grande (MS), Deville Prime Cuiabá (MT), Deville Prime Porto Alegre (RS), Deville Prime Salvador (BA), Deville Business Curitiba (PR), Deville Business Maringá (PR), Deville Express Cascavel (PR) e Deville Express Guaíra (PR).
***Festa Neon da Ala Jovem do Santa Mônica acontece neste sábado***
Crédito da foto: Divulgação.
***Que tal aliar a diversão com segurança? Pensando na tranquilidade dos pais e o incentivo para que a nova geração tenha uma pegada mais saudável, sem bebidas alcoólicas, cigarros, em um ambiente seguro, a Ala Jovem do Santa Mônica Clube de Campo realiza neste sábado (19) a Festa Neon, que é exclusiva para jovens entre 13 e 18 anos. As atrações musicais ficarão por conta dos DJ´s Chris Leão e Juliana Lopes (residente na Shed e Taj).
O evento acontece no Salão Social, o maior do Clube, com capacidade de até 2000 pessoas, das 21h às 3h, e reforça o bem-estar dos pais e dos adolescentes, que são deixados e retirados do local somente pelos responsáveis. E o Neon que inspirou a temática da festa está presente na decoração, no Robô Led interativo e também no Camarim de Pintura Neon, onde os participantes poderão fazer maquiagens que brilham no escuro, resultando em fotos incríveis.
A Festa promove a diversão com uma pegada saudável, onde adolescentes com personalidade, possam se divertir, curtir e fazer novos amigos. Haverá uma chapelaria gratuita para guardar os pertences. É obrigatória a apresentação de carteira de identidade associativa (associados) e RG na entrada do evento.
Festas da Ala Jovem do Santa Mônica - As festas da Ala Jovem do Santa Mônica são voltadas para o público entre 13 e 18 anos, que querem se divertir de uma forma saudável e segura. São proibidos o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e narguilés e não é permitida a entrada com mochilas ou camisetas de times de futebol.
Serviço: Festa Neon da Ala Jovem Data: 19 de agosto de 2017 - Horário: das 21h às 3h Local: Salão Social do Santa Mônica Clube de Campo Faixa etária: Para jovens de 13 a 18 anos Atracões: DJs Chris Leão e a DJ Juliana Lopes - Robô Led - Camarim de Pintura Neon Ingressos: Associados - Gratuito antecipado e R$ 10 na hora do evento. Convidado: R$ 30 antecipado e R$ 35 na hora do evento. Cada associado poderá adquirir até cinco convites para não-associado. Mais informações: (41) 3675-4232.
***We Are Bastards abre espaço para Business Connect de agosto***
Crédito da foto: Divulgação.
***O tradicional encontro de relacionamento profissional promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR), em parceria com a Business Professional Women (BPW-PR), terá como convidado do mês de agosto o proprietário do bar de rock Crossroads e sócio do We Are Bastards, Alessandro Reis.
O Business Connect, que reúne profissionais de diversos segmentos para troca de cartões e aumento do networking, acontece tradicionalmente na última terça-feira de cada mês. Mas, em agosto, o evento será realizado excepcionalmente na segunda-feira, dia 28, das 19 às 21h, no We Are Bastards (Av. Iguaçu, 2300 - Água Verde).
Além da fala de Alessandro Reis, que vai durar aproximadamente 10 minutos, mais três participantes do evento serão sorteados para se apresentar, durante cerca de dois minutos. Em seguida acontece uma rodada de negócios entre os cerca de 70 participantes do encontro.
Serviço: Business Connect - Agosto Data: 28 de agosto (segunda-feira) - Horário: 19h Local: We Are Bastards (Av. Iguaçu, 2300 - Água Verde) Mais informações: 41 3085-3124 ou secretaria@advbpr.com.br.
Sobre a ADVB-PR - Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.
Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela da Manhã e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos e cursos para fomentar o mercado.
***Apras comemora decreto que reconhece supermercado como atividade essencial***
***Após 20 anos buscando ser reconhecido como atividade essencial, o setor supermercadista brasileiro comemora o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, no dia 16 de agosto, em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com aproximadamente 450 supermercadistas de todo o país. Com esta conquista, os supermercados passam a contar com mais meios para facilitar a negociação de abertura das lojas nos domingos e feriados.
“Nossa legislação estava antiquada e a parte que tratava sobre as atividades essenciais nem citava os supermercados, já que na época ainda não existiam estabelecimentos neste formato. Estavam presentes no anexo atividades como pequenos mercados, peixarias e padarias, o que era um grande contracenso a omissão da atividade supermercadista”, afirma o presidente da Apras – Associação Paranaense de Supermercados, Pedro Joanir Zonta.
Como os supermercados não constavam no decreto, eram necessárias negociações para que os estabelecimentos pudessem abrir aos domingos, feriados e horários especiais. Ainda segundo Zonta, a decisão vai evitar diversos embates judiciais, além de facilitar a vida dos consumidores. “Temos uma grande quantidade de pessoas que precisam dos supermercados diariamente, tanto nos dias normais quanto nos feriados e domingos”, completa.
***Desemprego atinge 13,5 milhões de pessoas no Brasil***
Crédito da foto: Divulgação.
***Dados do IBGE divulgados no final de julho apontam um cenário alarmante: o nível de desemprego no Brasil é de 13%. São mais de 13,5 milhões de pessoas desempregadas, que buscam incessantemente uma recolocação no mercado de trabalho. Diante desse quadro de crise, as empresas costumam receber diariamente uma infinidade de currículos. E como se destacar no meio de tanta gente à procura do mesmo objetivo? Quais os diferenciais que o profissional deve ter para se destacar e, enfim, voltar a trabalhar?
Com passagens por grandes organizações como Coca-Cola, Positivo e Senac, a psicóloga especialista em coach de carreira, Cléia Soares, afirma que nessas horas, é comum o profissional se desmotivar e perder o foco. “Ao longo dos últimos anos, constatei que o que mais acontece é as pessoas perderem o foco. Se deixam abater pela situação, e no caso das redes sociais, ficam navegando sem rumo. Sabemos que as redes são uma ferramenta de comunicação e interatividade poderosa, mas se não forem utilizadas da forma correta, pode ser tornar inútil”, aconselha.
Para ser mais eficaz na busca pelo emprego, a psicóloga dá a dica: “É necessário manter uma rotina como se estivesse trabalhando. Ter disciplina, organização, estratégia e estabelecer metas. Por exemplo: todos os dias enviar ‘x’ currículos para um número ‘x’ de empresas, estabelecendo horário e tempo para essa atividade. Outra coisa importante é usar as redes sociais a seu favor. Divulgar que está em busca de emprego, uma vez que sua rede de contatos pode ampliar a chance de descobrir que uma empresa está contratando, ou até receber a indicação de algum amigo”, comenta.
Ainda sobre as redes sociais, a coacher faz um alerta: “Evite usar as redes sociais, principalmente o Linkedin, para falar mal de empresas e entrevistadores. É visível o número de candidatos que passam parte do tempo consumindo sua energia para reclamar”, alerta Cléia. Aproveitando o tempo para se qualificar - Uma boa dica nesses momentos, segundo Cléia, é reservar um tempo para investir em qualificação profissional. “Turbinar” seu currículo com novas habilidades profissionais vai colocar o candidato entre os possíveis novos contratados. E o melhor de tudo: de graça. “Existem hoje uma série de cursos online gratuitos.
Há também vários palestrantes que expõe temáticas da sua área de atuação ou questões relacionadas a vendas, divulgação do trabalho e marketing, empreendedorismo, liderança e outros. São conhecimentos que vão agregar bastante valor ao currículo do candidato e chamar a atenção dos recrutadores”, afirma. Por fim, manter uma atitude positiva mesmo diante da situação difícil é fundamental, de acordo com a psicóloga. “Mantenha a energia, a esperança e a motivação. Muitos já passaram por inúmeras situações difíceis na vida e conseguiram dar a volta por cima.
O momento da retomada é agora. Pensamento positivo é fundamental, mas atitude é o que define seu resultado. Quais são as suas ações? O que você está fazendo agora em busca do seu emprego? Como está sua energia e garra para continuar? Que esforços você pode fazer, a partir de agora, para atingir seus objetivos? São perguntas que o candidato deve se fazer permanentemente”, finaliza Cléia.
***Nossa Saúde investe em infraestrutura de alto padrão***
***Unidade de internação com padrão hoteleiro inaugura na próxima terça-feira e complementa estratégia da operadora para fidelizar clientes. Não é à toa que um plano de saúde seja considerado o 3º maior desejo dos brasileiros. A contratação de um convênio médico significa segurança, em caso de emergência ou doenças. Mas embora seja um objeto de desejo, usufruir dos serviços de saúde não costuma ser um momento agradável, principalmente quando o paciente necessita de uma internação. Por isso, investir em conforto e melhorias na infraestrutura tem sido um diferencial nas Unidades do Centro Hospitalar da Nossa Saúde, operadora de planos de saúde.
“Trabalhamos sempre focados no melhor atendimento ao cliente e por isso este ano planejamos uma ampliação em nossa unidade em Curitiba”, revela Dulcimar De Conto, diretora geral da operadora. A unidade inaugura na próxima terça-feira (22) uma nova ala de internação projetada por um escritório de engenharia especializado no segmento de saúde. Acomodações modernas, com tecnologia adequada ao trabalho dos profissionais de saúde e padrão hoteleiro ampliarão a capacidade de atendimento do centro hospitalar. “Disponibilizaremos aos nossos usuários novos apartamentos com alto padrão de qualidade, conforto e segurança.
E, nos próximos meses, será iniciada a reforma na ala antiga para que, em breve, os 40 leitos estejam reformulados com esse novo conceito de estrutura, qualidade, segurança para cuidarmos melhor dos nossos pacientes”, complementa Dulcimar. “Propiciar um ambiente agradável ao paciente reduz o estresse do tratamento e colabora muito com sua recuperação. Como o foco do nosso negócio é oferecer um atendimento humanizado, integrado e de alta qualidade, investir na infraestrutura foi primordial”, comenta Dra. Rosemarie Sabota, diretora médica da Nossa Saúde.
“Ao longo desses quase 27 anos de atuação no mercado buscamos crescer gradativamente para podermos manter sempre a alta qualidade e um serviço diferenciado às empresas e beneficiários”, revela. Um dos grandes cases de sucesso da operadora é o projeto de “Gestão Integrada do Paciente”, que busca acompanhar a saúde do beneficiário mantendo um moderno prontuário eletrônico, que disponibiliza aos médicos das unidades do Centro Hospitalar o histórico de informações sobre a saúde do paciente e também um programa de acompanhamento pós alta.
Outro projeto recentemente implantado e que vem colhendo frutos com a satisfação do cliente é o “Pós Consulta”, um serviço de atendimento que agenda ou encaminha os pacientes para os exames e procedimentos solicitados pelo médico imediatamente após a consulta, facilitando e agilizando a rotina do beneficiário do plano. O programa funciona na sede do centro hospitalar de São José dos Pinhais e logo chegará em Curitiba. “Investimentos na infraestrutura e atendimento integrado vem gerando, cada vez mais, um feedback positivo de nossos beneficiários e uma alta taxa de fidelização das empresas clientes”, revela Rosemarie. Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, em 2015, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
Sobre a Nossa Saúde - Criada em 1990, a Nossa Saúde é uma operadora de planos de saúde com atuação em Curitiba, Região Metropolitana e litoral paranaense. Disponibiliza planos de saúde para pessoa física e jurídica e possui Centros Hospitalares em Curitiba e São José dos Pinhais, com atendimento exclusivo aos beneficiários, em urgências, emergências, consultas, exames e cirurgias em diversas especialidades. É a única operadora de saúde a oferecer pronto atendimento 24 horas em São José dos Pinhais e, além dos Centros próprios, conta com uma ampla rede de prestadores de serviços credenciados. Mais informações: www.nossasaude.com.br.
***Coloque mais colorido nos dias chuvosos e mostre seu orgulho***
Crédito da foto: Divulgação.
***A APPAD está comercializando os guarda-chuvas com as cores da bandeira do arco-íris representativa do movimento LGBTI. No valor de R$40,00, os guarda-chuvas são, além de proteção, uma demonstração de apoio e defesa dos direitos LGBTI. E, claro, dão muito mais estilo e colorido aos dias chuvosos.
E também são um ótimo acessório (mesmo que não chova) para a Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba, que acontece no dia 5 de novembro. À venda na sede da APPAD em Curitiba, as peças têm quantidade limitada e a renda será utilizada pela APPAD na promoção e defesa dos direitos humanos da população LGBTI em Curitiba.
Criada em 1978 por Gilbert Baker, falecido no dia 31 de março deste ano, a bandeira do arco-íris passou por algumas modificações desde sua criação, mas de lá pra cá se firmou como um dos maiores símbolos da luta pelos direitos LGBTI no mundo todo, representando a alegria e a força da comunidade. Adquira o seu guarda-chuva com as cores do arco-íris na sede da APPAD, na Rua José Bonifácio, 15. Conjunto 405 (Praça Tiradentes, ao lado da Catedral).
Sobre a APPAD - Criada em 2004, a APPAD (Associação Paranaense da Parada da Diversidade) é hoje uma das associações de referência no atendimento e defesa dos direitos das população de lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais e Intersexuais no Paraná.
Organizadora da Parada da Diversidade, que neste ano terá sua 18ª edição, a associação sem fins lucrativos é mantida por voluntários e doadores e hoje realiza ações de promoção e defesa dos direitos humanos em diversas áreas: psico-social, cultural, comunicação e segurança pública para o enfretamento à LGBTIfobia, Racismo e o Machismo.
Em 2016 a Parada da Diversidade de Curitiba contou com mais de 40 mil participantes, que caminharam no Centro Cívico tendo à frente uma ala somente de pais e mães que estiveram presentes pelos direitos dos filhos LGBTI. Neste ano, a parada será realizada dia 5 de novembro, com saída da Praça 19 de dezembro, a Praça da Mulher Nua. Conheça mais sobre a APPAD no Facebook: https://www.facebook.com/appad
***Alunos de Direito da FAE realizam atendimento gratuito na Rua da Cidadania do Tatuquara***
***O curso de Direito da FAE participa, neste sábado (19), de mais uma edição do Justiça no Bairro. A intenção é oferecer atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda.
O evento é voltado aos casos de Direito da Família, como pensão alimentícia e divórcio. Os alunos estarão à frente dos atendimentos, mas serão supervisionados pelos professores.
Os interessados podem comparecer na Rua da Cidadania do Tatuquara, das 9h às 17h, que serão atendidos gratuitamente. “Além de prestar atendimento à população, essa é uma oportunidade de os alunos colocarem em prática os aprendizados da sala de aula.
Os estudantes terão a chance de ouvir problemas reais e, contando com o auxílio dos professores, buscarão a melhor maneira de solucionar”, explica a professora de Direito da FAE, Regina Cardoso. Entre outras questões, poderão procurar atendimento pessoas com causas relacionadas a divórcio; guarda; reconhecimento de paternidade; regulamentação de visitas; união estável; tutela e pensão alimentícia.
Serviço: Justiça no Bairro – Atendimento jurídico na área de Direito da Família Quando: Sábado (19) - Das 9h às 17h. Rua da Cidadania do Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº Quanto? Gratuito - Público-alvo: Pessoas de baixa renda que precisem de atendimento jurídico em Direito de Família Informações: 0800 727 4001.
***Ensemble de Cordas da Camerata apresenta obras de Brahms***
Crédito da foto: Cido Marques.
***Obras de Johannes Brahms estão na programação do Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba, neste sábado (19), às 18h30, em única apresentação, na Capela Santa Maria. Com a direção musical de Winston Ramalho e o acompanhamento do pianista Luis Guilherme Pozzi, serão executadas as obras “Sonata para violino e piano nº 3” e o “Quinteto de cordas nº 2 em sol maior Op. 111”.
Na temporada 2017 da Camerata Antiqua de Curitiba, os concertos do Ensemble de Cordas passaram a ser gratuitos para ampliar o acesso à população. Com esse formato, os instrumentistas se dividem para apresentar repertórios dos clássicos compostos para formações menores, como quartetos e quintetos.
“A ideia é explorar o talento individual dos músicos da Camerata e, com isso, criar mais um espaço para a música de câmara”, explica Janete Andrade, coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba.
Johannes Brahms - O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em 1833. Seu pai o introduziu na música e, depois de se formar em piano, passou a compor sob a tutela do mestre alemão Eduard Marxsen. Em 1868, alcançou a fama em toda a Europa para a estreia de seu Réquiem Alemão.
Foi respeitado em sua época como um dos maiores compositores e considerado à mesma altura que Bach e Beethoven, com os quais forma os três "B" na história da música. Sua inspiração romântica está nas inúmeras coleções de lieder. Sua produção tem grande austeridade e nobreza de expressão. Brahms morreu em 1897, em Viena (Áustria).
Serviço: Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba Quintetos de Brahms Direção musical Winston Ramalho (PR) Piano Luiz Guilherme Pozzi (PR) Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Conselheiro Laurindo, 273 Data e horário: 19 de agosto de 2017 (sábado), às 18h30 Ingressos: R$30 e meia-entrada R$15 Telefone: 3321-2849.
***Invenção do Eu é apresentada na Vila Maria Zélia na mostra com experimentos cênicos do Grupo XIX de Teatro***
Crédito das fotos: Jonatas Marques.
***O Grupo XIX de Teatro segue apresentando a abertura de processos do Núcleo de Pesquisas 2017 - resultado das oficinas ministradas pelos integrantes do grupo entre fevereiro e julho de 2017. A próxima peça a ser apresentada é Invenção Do Eu, com direção de Rodolfo Amorim. As apresentações acontecem de 22 de agosto a 12 de setembro, com sessões às terças-feiras, em dois horários, às 15h e às 16h, na Vila Maria Zélia. Ingressos gratuitos. A proposta deste núcleo foi a investigação em torno da ideia de um “eu” e de que como este pode ser revelado e/ou inventado a partir de nossas memórias.
Por meio de questionários, observações, imersões, breves narrativas, entre outras experimentações, o grupo buscou desnudar-se e abrir-se para o contato com o outro, como um caminho para revelar-se a si mesmo. O grupo formulou algumas estratégias para criar dispositivos cênicos que anseiam por fazer com que o público vivencie algumas dessas experiências e atue neste rito de descobrir e inventar quem é ou o que é este “eu” que nos define.
Desde 2005, o Grupo XIX de Teatro desenvolve projeto de oficinas gratuitas de longa duração que tem como objetivo o intercâmbio entre artistas de diversas formações, assim como estudantes de artes, e interessados em vivenciar uma experiência artística. Os núcleos são coletivos formados a partir de seleções - que já chegaram a atingir o número de 600 inscritos-, que ao longo do ano e sob a orientação dos artistas do Grupo XIX de Teatro, desenvolvem pesquisas nas áreas de atuação, direção, dramaturgia, corpo e direção de arte. No total mais de mil artistas já participaram destas atividades e delas surgiram novos coletivos teatrais.
Ficha técnica: Direção: Rodolfo Amorim. Participantes: Alberto Magno, Bruno Rocha, Camila Spinola, Érica Arnaldo, Fernanda Möller, Iago Índio do Brasil, Jean Le Guévellou, Julia Diniz, Kaline Barboza, Leo Braz, Manuel Fabrício, Marcella Piccin, Paula Medeiros, Paulo Maeda e Rafael Theophilo.
Serviço: Invenção do Eu - De 22 de agosto a 12 de setembro – Terças-feiras às 15h e 16h. Grátis. Duração: 60 minutos. Classificação etária: 14 anos. Capacidade reduzida. Imprescindível a reserva antecipada de ingressos pelo www.facebook.com/
Sobre o Grupo XIX de Teatro - Desde 2001 o Grupo XIX de Teatro desenvolve pesquisa autoral que deu origem aos espetáculos Hysteria, Hygiene, Arrufos, Marcha Para Zenturo (em parceria com o Grupo Espanca), Nada Aconteceu, Tudo Acontece e Tudo Está Acontecendo, Estrada do Sul (em parceria com o Teatro Dell’Argine) e Teorema 21. A exploração de espaços não-convencionais, a criação colaborativa e a relação direta com o público nas encenações são elementos constitutivos dessa trajetória.
Todos os espetáculos seguem em repertório até hoje tendo sido apresentados em quase uma centena de cidades pelo Brasil e cinco países do mundo com as encenações realizadas em inglês, italiano e francês. A partir de 2004, o grupo realiza uma residência artística na Vila Maria Zélia na Zona Leste de São Paulo. A “Vila” é hoje um espaço de pesquisa, difusão e formação que abriga projetos como os Núcleos de Pesquisa que acolhem anualmente cerca de cem artistas, além de diversos espetáculos e oficinas.
Com esta ação contínua o grupo tem conseguido criar uma relação com o público da cidade de São Paulo que vai além de suas próprias peças e transborda o meio teatral fazendo parcerias com as áreas do cinema, das artes plásticas, dança, fotografia, arquitetura e história. Este trabalho só é possível graças aos subsídios públicos com os quais o grupo vem contando de forma intermitente em sua trajetória. Em 2017, o grupo conta com o apoio da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo para o projeto A Estufa e Cidade.
***Programação do MON oferece visita mediada pela exposição do acervo***
Crédito da foto: Marcello Kawase.
***O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar da programação semanal do museu, sempre aos domingos e quartas-feiras. Nesta semana, nos dias 20 e 23 de agosto, as atividades dão destaque à exposição Acervo MON. Para o domingo, 20/8, a equipe do Educativo MON preparou a oficina Meu bicho ou boneco preferido, das 11h às 17h, em que os participantes irão confeccionar esculturas com papel sulfurize.
Além disso, acontece visita mediada pela exposição Acervo MON, às 15h. Na quarta-feira, 23/8, a programação se repete nos mesmos horários. A mostra, que terá visita mediada, apresenta obras selecionadas entre as quase quatro mil que compõem o acervo do Museu Oscar Niemeyer.
As obras são de autoria de artistas como Alfredo Andersen, Bruno Lechowski, Erbo Stenzel, Fernando Calderari, Fernando Veloso, Guido Viaro, Ida Hannemann, Miguel Bakun, Poty Lazzarotto, entre outros. A entrada no museu custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.
Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 20 de agosto de 2017 R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 23 de agosto de 2017 Entrada franca das 10h às 18h.
Programação: Domingo, 20 de agosto Oficina Meu bicho ou boneco preferido, com a equipe do Educativo Técnica: escultura com papel sulfurize Horário: 10h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: Acervo MON Horário: 15h Local: Sala 6.
Quarta-feira, 23 de agosto Oficina Meu bicho ou boneco preferido, com a equipe do Educativo Técnica: escultura com papel sulfurize Horário: 10h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: Acervo MON Horário: 15h Local: Sala 6. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba – PR Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Tel: (41) 3350 4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário