sábado, 12 de agosto de 2017

Coluna do dia 12/08/17

***Nando Cordel Canta Seus Grandes Sucessos na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito das fotos: Murilo Nascimento.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 18 a 20 de agosto (sexta a domingo), Nando Cordel – Grandes Sucessos, show que comemora os 30 anos de carreira do músico e compositor pernambucano. O espetáculo promete empolgar o público com as canções que o tornaram conhecido no Brasil, como “Você endoideceu o meu coração”, “Água na boca” e “Doida pra te amar”. Com Dominguinhos, Nando compôs “Dedicado a você”, “Gostoso demais”, “De volta pro aconchego” e “Isso aqui tá bom demais”.

Em parceria com Geraldo Azevedo, compôs “Tanto querer”. No palco em Curitiba, ele se apresenta com a família: Tatuana Cordel no baixo, Tauã Cordel na bateria, Leo Lima na sanfona e Caiã Cordel na percussão. Com mais de 500 músicas gravadas, o artista lançou 25 CDs. Entre os que já gravaram suas canções estão Maria Bethânia, Elba Ramalho, Zizi Possi, Chico Buarque, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Fagner, Dominguinhos, Martinho da Vila e Amelinha.


Sua trajetória - Nascido em 1953, em Ipojuca, cidade do interior de Pernambuco, Nando Cordel é de uma família de 14 filhos.Com a viola nas costas e um sonho a ser realizado, foi para São Paulo. Fã do sanfoneiro Dominguinhos, o violeiro conheceu o ídolo e em pouco tempo passou a ser seu parceiro musical. Escreveu a introdução de “Isso aqui tá bom demais”, gravada pelo próprio Dominguinhos e por Chico Buarque. Foi depois de ouvir os lamentos do amigo Dominguinhos, que havia brigado com a mulher e queria se redimir, que ele criou a música "De volta pro aconchego", composição que virou sucesso na voz de Elba Ramalho.

Gravou em 1983 seu primeiro disco solo, Folha, Rama, Cheiro & Flores. “Você endoideceu meu coração” foi gravada por Fagner, e “É de dar água na boca” foi cantada em duo com Sabiá. Ao chegar no topo das paradas com “Doido pra te amar”, música que fez parte da trilha sonora da novela da Globo Tieta, cantada por ele e Amelinha, Nando conquistou o grande público. Conquistou prêmios importantes, como "Shell" e "Sharp", e fez turnês pela Europa.

Serviço: Nando Cordel – Grandes Sucessos Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 18 a 20 de agosto de 2017 (sexta a domingo) - Horário: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 12 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Exposição “Spyrukets” de Raquel Frota no La Pasta Gialla***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O La Pasta Gialla, um dos restaurantes mais tradicionais da culinária italiana na cidade de Curitiba, com sua unidade no Espaço Gourmet do Park Shopping Barigui, apresenta desde 2014 a Gastronomia apreciada com Arte, que de lá para cá, sob a curadoria e orientação dos artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr., mantém a presença de obras em exposições especiais de artistas paranaenses e convidados.


Sobre a exposição: Do reencontro com sua adolescência, a artista cria sua série Cápsula Spyrukets, e retorna a psicodélica década de 1970 na qual consegue inspirações para esta irreverente fase. Amante das artes e admiradora das diversas expressões culturais, Raquel Frota retrata a sua inquietude gestual e matérica com forte presença pictórica, e revela figurações exóticas e descontraídas. A abstração funciona como cenário e palco para suas personagens, que interagem no bidimensional como atrizes de uma tropicália adormecida, e que acordam ao olhar da artista, repaginadas no século XXI.


Na contemplação deste reencontro “Teenager” oferecido por Raquel Frota, ainda reside e persiste o seu inato gestual, de frenéticas pinceladas e generosas faturas plásticas, que são finalizadas com símbolos muito particulares. Suas Spyrukets são genuínas, resultado desta sensibilidade expressiva da artista, e em certo momento de sua criação, as ditas personagens inspiram moda e dão gênese há uma série de bonecas de pano e feltro.

Sobre a Artista: Raquel Frota é graduada em psicologia pela PUC-PR, língua italiana pela Università di Perugia–Itália, frequentou o atelier de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário com orientação da artista visual Carla Schwab, expondo suas obras em coletivas e individuais nos principais espaços culturais do país. Atualmente recebe orientação no curso de artes do Museu Alfredo Andersen em Curitiba-PR.

Serviço: Exposição - “Spyrukets” de Raquel Frota Local: La Pasta Gialla - Park Shopping Barigui Endereço: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê Curitiba-PR. Visitação: 07/08 à -07/11/2017 - Horário de funcionamento do Shopping Telefone: (41) 3317-6910.

***Rede Deville anuncia mudanças no quadro de executivos***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Gerente de marketing da Rede Deville, Nathalia Bart Tonet.


Na foto 02: Gerente geral do Deville Prime Cuiabá, Gerson Honório da Silva.


Na foto 03: Gerente geral do Deville Prime Porto Alegre, André Verdi Machado.

***A Rede de Hotéis Deville anunciou três mudanças no quadro de executivos. Nathalia Bart Tonet assumiu a Gerência de Marketing após três anos integrando o departamento da rede. Formada em Publicidade e Propaganda pela Unicuritiba, com pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School, Nathalia também tem oito anos de experiência em atendimento publicitário em diversas agências da capital paranaense.

No Deville Prime Porto Alegre, André Verdi Machado assumiu a Gerência Geral. André é formado em Hotelaria pela Universidade de Caixas do Sul (RS), com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, o gerente carrega 19 anos de experiência de nível gerencial em hotéis do Rio Grande do Sul e Pernambuco. André integra o quadro de funcionários da Rede Deville desde 2008. Já foi gerente geral das unidades de Curitiba e de Cuiabá, e gerente de Operações na unidade de Porto Alegre.

E, por fim, Gerson Honório da Silva assume a Gerência Geral do Deville Prime Cuiabá num momento de revitalização da unidade. Gerson é Tecnólogo em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com cursos de especialização no Centro Europeu e foco em aprimoramento na área de Gestão da Qualidade. O gerente já passou por redes como Bristol, Bourbon e Best Western, além de possuir experiência no mercado imobiliário e da construção civil.

O Grupo - A Rede Deville começou suas atividades com o Hotel Deville Colonial, no centro de Curitiba. Desde então, vem crescendo e se consolidando como um dos principais grupos hoteleiros do País. Atualmente, atua como operador e investidor nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, com nove hotéis, aproximadamente 1.500 acomodações e mais de 1.100 funcionários.

Administra o São Paulo Airport Marriott Hotel (SP), Deville Prime Campo Grande (MS), Deville Prime Cuiabá (MT), Deville Prime Porto Alegre (RS), Deville Prime Salvador (BA), Deville Business Curitiba (PR), Deville Business Maringá (PR), Deville Express Cascavel (PR) e Deville Express Guaíra (PR).

***Consultora de moda e estilo participa de lançamento de coleção da Arezzo***


Crédito da foto: Fabiano Esnarriaga.

Na foto: Maria Fernanda Barrichelo (esq.), franqueada da Arezzo em Curitiba, e Thay Milani, que deu uma palestra sobre estilo pessoal e sapatos durante o evento.

***A consultora de moda e estilo Veruska Sguissardi (centro) esteve no lançamento da coleção de verão 2018 da Arezzo, nesta quinta-feira (10), no Pátio Batel, para conferir tendências e dar suporte ao trabalho que realiza com as clientes da VKPW, marca própria de consultoria de imagem profissional.

***Hospital Pilar cria time para gerenciamento de protocolos clínicos***

***Resultado dos esforços do núcleo de qualidade e segurança do paciente e das direções clínica e técnica, no último dia 02, aconteceu a I Reunião sobre Protocolos Clínicos. O encontro formou um time de gestão de protocolos que entra em campo com grande responsabilidade. Uma instituição hospitalar tem, e segue, uma série de protocolos.

Eles são uma espécie de guia dos procedimentos que a equipe deve adotar em casos específicos para garantir que o atendimento seja realizado de forma satisfatória e segura para o paciente. Para melhor resultado, é necessário ainda que essas diretrizes sejam olhadas e reavaliadas com frequência.

"É neste ponto que entra a equipe de gerenciamento de protocolos clínicos que, além de supervisionar os processos existentes, também vai avaliar a implantação de novidades", explica a médica coordenadora do núcleo de qualidade, Carla Martins.

***Casa Vogue apresenta nova casa de Barbara Paz e os projetos da atriz para 2018***


Crédito da foto: Divulgação.

***A atriz abriu em primeira mão sua nova casa no Rio de Janeiro e contou sobre os projetos que desenha para 2018. Entre eles, fala de sua atuação como diretora do documentário que homenageia seu marido e cineasta, Hector Babenco.

Cine Mulher - Seja na direção ou na atuação, estas mulheres estão renovando a cara do cinema brasileiro, com frescor, discurso consciente e conteúdo para as próximas gerações. Retratadas em suas casas, elas propagam a sétima arte como forma de transformação social.

“Se eu não fosse atriz, seria documentarista”, brinca Bárbara Paz ao relembrar a época da faculdade de jornalismo. Agora, como diretora, finaliza o documentário sobre seu marido e cineasta célebre, Hector Babenco, que morreu em julho de 2016. “O filme é delicado e muito pessoal. Além de um grande diretor, ele também foi um grande homem”, diz.

O retrato captado nos sete anos de convivência aliado a materiais de pesquisa e acervo será lançado no começo de 2018, com Cannes já de olho. As novidades seguem: Um papel confirmado na novela de Walcyr Carrasco que estreia em outubro e endereço fixo em solo carioca, no Leblon. “É assustadora a beleza do Rio de Janeiro. A praia virou meu jardim”, afirma.

***Dia dos Pais é ocasião para celebrar a pluralidade de papéis do Pai e das famílias contemporâneas***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O casal Ágatha Branco e Franco Di Giuseppe Junior com os filhos Luigi e Pietro: O pai como companheiro e incentivador.

***O Dia dos Pais é uma data que a cada ano ganha contornos mais acentuados de uma celebração da pluralidade de modelos das famílias contemporâneas e dos papéis, cada vez mais compartilhados e integrados, do pai e da mãe nestes novos modelos que vêm se estabelecendo. Pluralidade é um conceito importante para este novo momento que vive a sociedade, aponta a psicóloga Maria Cristina Montingelli Trevisan, coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Sion Curitiba.

“Vivemos uma era de muitas transformações no papel paterno e também materno. As famílias ganham outras configurações e estes papéis são hoje mais flexíveis”, assinala. “E é um momento de aprendizado. São tentativas neste momento, de ajustar as novas dinâmicas do cotidiano aos novos papéis e demandas que se colocam para o pai e para a mãe”, destaca, ponderando que a maior flexibilidade de papéis e das formas como cada núcleo familiar vai se organizar é um aspecto positivo da sociedade contemporânea. “Não há mais modelos rígidos, e isso é muito positivo.

A criança e o adolescente terão menos rigidez, lidando com tranquilidade com a diversidade e com uma postura mais flexível diante do mundo”, explica. “Os próprios modelos de família são hoje muito plurais”, observa. Maria Cristina Trevisan lembra ainda que o conceito de flexibilidade nos atuais modelos familiares, no entanto, não impacta em duas funções-chaves para o desenvolvimento do filho. 

“Nos diferentes modelos de família, haverá uma referência mais ‘maternal’, que será aquela que criará o ambiente acolhedor e de segurança para os filhos; e outra referência mais ‘paternal’, que incentivará os filhos a ir para o mundo, a abrir novos caminhos”, explica. “Mas, hoje, não necessariamente o exercício do papel maternal será da mãe e o papel paternal do pai. Estas funções deverão existir, mas serão ajustadas, de forma específica, para cada dinâmica familiar”, ressalta.

O olhar da mãe e filhos - Na criação de Luigi, de 14 anos, aluno do 9º ano, e de Pietro, de 4 anos, aluno do Ensino Infantil do Colégio Sion, a engenheira cartógrafa Ágatha Branco e o gerente de vendas Franco Di Giuseppe Junior adotaram uma educação que valoriza o compartilhamento e o respeito. “Para o Luigi, o pai representa um amigo, um parceiro e um grande incentivador para vencer desafios. Eles têm uma relação muito próxima, e que se intensificou ainda mais com a cirurgia que o Luigi teve de fazer no braço este ano, momento de que o pai participou muito. Para ele, o pai é acima de tudo o companheiro, eles jogam futebol, realizam muitas atividades juntos”, conta Ágatha Branco.

“O Pietro também adora o pai. Ele fala que o pai é lindo”, acrescenta. “Esta atitude participativa do Franco me ajuda muito, porque nossos filhos são apaixonados por ele e, na medida em que ele ajuda em casa realizando várias tarefas, me libera para cuidar de outras, e também dá um exemplo muito positivo para os filhos”, considera. “Falo que, somos uma família e somos também uma equipe, em que cada um tem suas responsabilidades e assim todos terminam antes, cuidam das coisas e podem ter tempo para fazer mais atividades juntos. O modelo do Sion, em que a criança é estimulada a agir com responsabilidade pelo coletivo, ajuda muito neste sentido”, destaca.

Outro ponto importante de uma atuação mais flexível nos papéis de pai e de mãe, para Ágatha Branco, está em uma visão menos rígida e preconceituosa quanto aos papéis do homem e da mulher. “A criança precisa entender, desde pequena, que aqueles papéis do homem como provedor e da mulher como aquela que tem que cuidar sozinha de tudo em casa mudaram muito. 

Assim, ela cresce respeitando as pessoas e o papel da mulher, sem preconceitos e com um olhar flexível, sensível e conciliador”, indica. “Eu e meu marido convergimos muito neste modelo de educar. Creio que convergência é um aspecto muito importante entre o casal nas famílias contemporâneas. Hoje, assim como a mãe, o pai não é nem ator principal e nem coadjuvante. Ele faz parte, de forma fundamental, deste cenário que é a sua família”, define.

Brincadeiras e limites - Também sob o olhar da psicóloga Flávia Basem, mãe do Antônio, de 8 anos, no 3º ano do Colégio Sion Curitiba, e de Ana Laura, de 6 anos, aluna do 1º ano, o envolvimento do pai, o corretor imobiliário Gregório Basem, na rotina dos filhos e o compartilhamento de tarefas com a mãe são aspectos importantes, que se refletem em um convívio próximo, leve e unido entre pais e filhos, que veem o pai como um companheiro para toda hora, em uma forte relação de confiança. 

O aspecto lúdico, de um pai que é divertido e que brinca com os filhos, é um ponto importante, sob o olhar das próprias crianças. “O papai é muito legal. Ele deixa a gente comer cookie e, quando está dirigindo o carro, deixa a gente comer salgadinho durante a viagem. Deixa também a gente usar a mão dele como bichinho de pelúcia, e deixa a gente ficar muito de pijama”, define Ana Laura.

Além da brincadeira, para Antônio, vale destacar o papel incentivador do pai. “Ele é divertido, brincalhão. A coisa de que eu mais gosto nele é quando brinca de ‘lutinha’, em que ele é o monstro e tem que lutar contra mim e minha irmã. Ele também sempre me apoiou. Adora quando eu invento as coisas. Sempre foi muito legal, e eu adoro ele”, declara. Para a esposa, Flávia Basem, além de combinar com equilíbrio os aspectos do lúdico e do educador, atuar como um bom exemplo também é um fator importante no papel do pai. 

“O Gregório é um ótimo pai. Ele dá conta das crianças, é muito generoso, parceiro, ajuda a cuidar e ainda faz o que gostam de comer. Sabe também ser firme, dar limites”, revela. “É uma pessoa admirável e de muito bom coração. É alguém com que vale a pena estar do lado. Eu amo ele. Desejo que possa conquistar cada vez mais coisas, porque é uma pessoa que faz sempre o bem”, destaca.

Sobre o Sion - Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain. Com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara há 111 anos pessoas e cidadãos com inteligência emocional, aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

Serviço: Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba Bairros: Sion Batel e Sion Solitude Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral Fone: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude) Endereço: Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel). Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude). Site: www.sioncuritiba.com.br.

***O Olhar de Neuza***


Crédito da foto: IvanaLima.

***A peça O Olhar de Neuza, vencedora do prêmio paranaense “Troféu Gralha Azul” (2013) nas categorias de melhor espetáculo, melhor atriz, direção e texto, será encenada em cinco cidades paranaenses: Lapa, Castro, Paranavaí, Pato Branco e Francisco Beltrão. A turnê, que terá início em agosto, é uma iniciativa da Tecer Teatro, de Curitiba e foi viabilizada com incentivo da Copel e da Havan por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná. Lapa será a primeira cidade do circuito.

As apresentações serão nos dias 18/08 (apresentações fechadas às 9h e às 14h) e 19/08 (apresentação aberta às 20h), no Theatro São João. Endereço: Praça General Carneiro, s/nº - Centro. Entrada gratuita. Inspirada no livro A Mulher Que Cai, do escritor curitibano Guido Viaro (neto do pintor), a peça narra a história de uma mulher de meia-idade que atravessa, em crise, a fase da menopausa. 

A professora aposentada vivida pela atriz Fabiana Ferreira ao refletir sobre sua existência e suas angústias expõe os conflitos psicológicos, sociais e físicos do universo da mulher madura. “A peça não aborda apenas a menopausa. Menopausa é mero detalhe para uma mulher que chega a maturidade e coloca em questão sua própria vida e suas dores. O questionamento principal de Neuza está muito além dos calorões sentidos pelo seu corpo, está em viver e questionar”, explica Fabiana.

O espetáculo trata de apenas um dia na vida de Neuza, que poderia ser igual a tantos outros, não fosse sua disposição de torná-lo uma nova etapa. “A juventude é a moeda de troca da mulher. Na menopausa, a mulher perde o valor social e o valor humano. É o momento em que precisa vestir a fantasia de ‘titia’ ou ‘vovó’, um papel assexuado e se contentar com as sobras sociais”, comenta Viaro. 

O Olhar de Neuza expõe uma ferida social: que sentido a mulher tem para a sociedade depois do ápice da maturidade? Desde a sua estreia em 2013, O Olhar de Neuza, realizou mais de 50 apresentações em Curitiba e em outras cidades brasileiras. “O tema é profundo, existencialista, mas a comunicação com o público é fácil.

Trata-se de um espetáculo de gênero, mas o tema, na verdade, é universal uma vez que expõe os conflitos de quem chega à meia idade e fatalmente revê sua vida, provocando no espectador, ora uma identificação, um espelhamento, ora a reflexão da importância das escolhas que fazemos durante nossa trajetória”, comenta a atriz. 

Após cada apresentação, haverá um bate papo sobre o trabalho e o conteúdo abordado na peça. O projeto prevê também a realização de encontros com grupos teatrais de cada cidade para troca de experiências entre os profissionais da área e ainda oficinas voltadas para atores profissionais e amadores. Todas as ações do projeto serão gratuitas.

Tecer Teatro - O teatro manifestado por forte fisicalidade tem sido característica do trabalho da Tecer Teatro que iniciou suas atividades em 2004 com o objetivo de fomentar, focar, aprofundar e ampliar a investigação cênica do teatro e da dança, bem como da linguagem audiovisual. Tais áreas culturais fazem parte dos vinte e sete anos de carreira de sua fundadora, Fabiana Ferreira, também sócia fundadora da Cia do Abração, empresa parceira por dez anos. 

A Tecer tem como foco proporcionar um espaço de aprofundamento de dramaturgias para realizar produções artísticas de experiências inovadoras, com temas que versem pelos interesses contemporâneos, de forma a contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade da qual faz parte. Os trabalhos desenvolvidos buscam compartilhar a fusão de linguagens, agregando artistas de diferentes áreas.

Ficha Técnica da peça O Olhar de Neuza: Direção: Cristine Conde e Fabiana Ferreira; Texto: Criação Colaborativa; Elenco: Fabiana Ferreira; Coreografia: Wal Mayans; Iluminação: Anry Aider; Cenografia: Criação Colaborativa; Figurinos: Cristine Conde; Composição Musical: Tiago Constante; Cantora: Mariá Sallum, Cenotécnico e Operador de Luz: Frank Sousa; Operador Som: Paulo de Tarso ou Tiago Constante.

Serviço: Cronograma apresentações: Lapa - Apresentações seguidas de bate-Pppo Dia 18/08 (sexta), às 9h e às 14h (apresentações fechadas, agendamento prévio) Dia 19/08 (sábado), às 20h (apresentação aberta) Local: Theatro São João - Praça General Carneiro, s/nº - Centro / Informações na Lapa: (41)3622-2076 Oficina “Ser Ator- A Prática Criativa” - dia 19/08 das 9h às 12h e dia 20/08 das 9h às 12h e das 13 às 16h. Encontro com os fazedores de teatro locais - dia 19/08, às 14h. Local: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação - Rua Barão do Rio Branco, 1861. Informações no site: https://www.tecerteatro.com.

Castro: Apresentações seguidas de bate-papo Dia 01/09 (sexta), às 11h e às 16h (apresentações fechadas, agendamento prévio) Dia 02/09 (sábado), às 20h (apresentação aberta) Local: Teatro Bento Mossurunga - Praça Manoel Ribas, 43 - Centro. Telefone:(42) 2122-5533 Oficina “Ser Ator- A Prática Criativa” – dia 31/08 das 19h às 22h, dia 01/09 das 19h às 22h e dia 02/09 das 9h às 12h. Encontro com os fazedores de teatro locais - dia 02/09, às 14h. Local: Teatro Bento Mossurunga - Praça Manoel Ribas, 43 - Centro.

Paranavaí: Apresentações seguidas de bate-papo Dia 19/09 (terça), às 8h e às 10h (apresentações fechadas, agendamento prévio) Dia 20/09 (quarta), às 20h (apresentação aberta) Local: Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa - Praça Rodrigo Ayres de Oliveira – Centro Telefone: (44) 3902-1128 Oficina “Ser Ator- A Prática Criativa” – dia 18 e 19 das 19h às 22h e dia 20 das 9h às 12h. Encontro com os fazedores de teatro locais - dia 20, às 14h. Local: Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa - Praça Rodrigo Ayres de Oliveira - Centro

Pato Branco: Apresentações seguidas de debates Dia 29/09 (sexta), às 10h e às 15h (apresentações fechadas, agendamento prévio) Dia 30/09 (sábado), às 19h (*apresentação aberta) Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco - Rua Xingu, 833 – Amadori Informações - SESI Pato Branco: (46) 3220-5524 Oficina “Ser Ator- A Prática Criativa” – dia 28 e 29 das 19h às 22h e dia 30 das 9h às 12h. Encontro com os fazedores de teatro locais - dia 30, às 14h. Local: Teatro Municipal Naura Rigon - Rua Jaciretã, 976 - Bairro Parzianello.

Francisco Beltrão: Apresentações seguidas de bate-papo Dia 01/10 (domingo), às 20h (apresentação aberta) Dia 02/10 (segunda) – às 10h e às 15h (apresentações fechadas, agendamento prévio) Local: Teatro Municipal Eunice Sasrtori -  Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1.121. Oficina “Ser Ator- A Prática Criativa” - dia 02 das 19h às 22h e dia 03 das 9h às 12h e das 13h às 16h. Encontrocom os fazedores de teatro locais - dia 03, às 19h. Local: Teatro Municipal Eunice Sartori- Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1.121. Informações: (46) 3524.4441.

***Gustavo Borges visita Curitiba para nadar com alunos da rede de Academias***


Crédito das fotos: Roberta Sprenger.

Na foto: 01 Renato Ramalho e Gustavo Borges, sócios da rede de Academias.


Na foto 02: Gustavo Borges com alunos da Academia Gustavo Borges Tarumã.

***Nesta semana, o medalhista olímpico Gustavo Borges esteve em Curitiba para participar de atividades com os alunos da rede de Academias e de estabelecimentos conveniados com a Metodologia Gustavo Borges. Na segunda-feira (07), o atleta esteve na unidade Tarumã e na terça-feira (08), as unidades Barigui e Mercês receberam a visita.

A visita do medalhista começou com o Desafio do Tubarão: a princesa foi capturada por um tubarão e diversas personalidades tentaram salvá-la, do Bob Esponja ao Super-Homem! O Poderoso GB, com sua habilidade aquática, entrou em ação na história! Depois da atuação, Gustavo Borges demonstrou os nados para os alunos e nadou lado a lado com as crianças. Esse foi um momento divertido para ficar na memória dos pequenos, cheio de incentivo à prática esportiva, elaborado pela Metodologia Gustavo Borges.

Metodologia exclusiva - Em 2005, depois da experiência adquirida em suas unidades próprias, o grupo lançou mais um negócio transformador – a Metodologia Gustavo Borges. A Metodologia desenvolveu um método próprio de ensino, que passou a ser referência no mercado de academias nacional e reconhecido como a melhor rede de troca de informação de natação.

Trabalhando no sistema de credenciamento para escolas de todo o país, o método treina e capacita professores pelo perfil de sua competência, aprimorando as técnicas dos nados e trazendo criatividade para as aulas. O resultado são aulas mais divertidas e que geram mais aprendizado e aprimoramento para os alunos.

Serviço: Metodologia Gustavo Borges - http://www.metodologiagb.com.br. Academia Gustavo Borges - www.academiagb.com.br. Curitiba: Academia Gustavo Borges Barigui Av. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 85, Barigui | Telefone: (41) 3339-9600. Academia Gustavo Borges Mercês Rua Antonio Grade, 563, Mercês | Telefone (41) 3015-2333. Academia Gustavo Borges Tarumã Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 505, Tarumã | Telefone: (41) 3366-3141. São Paulo: Rua José Ramon Urtiza, 901, Morumbi | Telefone: (11) 3744-1476.

***Número de jovens obesos duplicou em 10 anos***


Crédito da foto 01: Rafael Danielewicz / Foto 02: Diego Wladyka GW Fotografia.

***Um levantamento realizado pelo Vigitel, sistema de vigilância por inquérito telefônico do Ministério da Saúde que investiga hábitos de vida e fatores de risco de doenças crônicas, revelou que os brasileiros estão começando cada vez mais cedo a lutar contra o aumento de peso. Em 10 anos, o índice de obesidade avançou em todas as faixas etárias, mas quase dobrou entre jovens de 18 a 24 anos: a taxa foi de 4,4% para 8,5%.


“Atualmente mais de metade da população adulta está acima do peso considerado ideal”, alerta o médico Glauco Afonso Morgenstern, especialista em cirurgia bariátrica e integrante da equipe do Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes. Morgenstern conta que os dados apontam que um em cada cinco indivíduos são obesos, isto é, com o IMC (índice de massa corporal) igual ou maior que 30 kg/m². O valor é calculado pela divisão do peso (Kg) pela altura ao quadrado.

Palestra gratuita – Tendo como foco a qualidade de vida da população, Dr. Glauco Afonso Morgenstern ministra palestra sobre obesidade e procedimentos bariátricos. O encontro tem a finalidade de tirar as dúvidas de familaires e pessoas interessadas em realizar cirurgia de obesidade, além de abordar os cuidados que devem ser tomados antes e depois da operação. O encontro está agendado para a próxima quarta-feira, 16 de agosto, às 19h, no auditório do Hospital VITA, localizado na Linha Verde Norte, em Curitiba. A participação é gratuita e não há necessidade de fazer inscrição.

Serviço: Palestra sobre Cirurgias Bariátricas, com Dr. Glauco Afonso Morgenstern Quando: 16 de agosto (quarta-feira), às 19h Onde: Auditório do Hospital VITA Curitiba Endereço: Rodovia BR 116 Km 396, 4021, Bairro Alto, Curitiba - PR Informações: (41) 3315-1876 - Entrada gratuita​.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).

Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

***Campanha Sinais Que Importam destaca a importância do diagnóstico precoce da fibrose cística***

***As pessoas recebem notificações todo o dia, dos mais variados lugares. Muitas delas não trazem algo significativo, mas algumas são realmente muito importantes. Já prestou atenção às notificações e avisos que são enviados por seu próprio corpo, ou mesmo de seus filhos pequenos? Alguns desses sinais podem ajudar a identificar uma doença que as pessoas possam estar sofrendo sem nenhum conhecimento.

Diagnosticar com antecedência uma doença e realizar seu tratamento adequado, principalmente ainda no início, pode salvar várias vidas. Este é o objetivo da campanha Sinais Que Importam, do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, que busca identificar o mais cedo possível a fibrose cística (FC). A campanha será lançada na última semana de agosto, antecipando o mês nacional de conscientização da FC, destacado em setembro – haverá peças e materiais que serão divulgados em veículos de comunicação, redes sociais, mobiliários urbanos, sistema de transporte público, unidades de saúde, hospitais e maternidades.

A fibrose cística é uma doença rara, ainda sem cura, que atinge, em especial, os sistemas respiratório e digestivo. Seus principais sintomas são: suor mais salgado que o normal, pneumonias frequentes, tosse crônica, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura – a pneumonia e a diarreia, inclusive, são causas de mortalidade infantil de acordo com os relatórios da Unicef; os demais sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças, por isso é importante o diagnóstico precoce.

“É importante não deixar passar os sinais que são vitais para a nossa boa saúde. A fibrose cística pode ser diagnosticada com grande antecedência e, se tomadas todas as precauções necessárias, pode-se aumentar a qualidade de vida e a sobrevida de quem tem a doença”, destaca Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida, que foi diagnosticada com FC aos 23 anos. Ela é também psicológa e membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística.

Entre as doenças raras, a FC é uma das mais comuns. No Brasil, a incidência é de 1 a cada 10 mil nascidos vivos – como, atualmente, existem apenas 4 mil pessoas em tratamento da doença no país, há milhares de pacientes subdiagnosticados ou que não sabem que têm FC. O casal Viviane Machado e Marco Meyer descobriu que sua filha Marina, atualmente com 7 anos, tinha fibrose cística logo após o nascimento, com o teste do pezinho. “Não conhecíamos a doença e nos assustamos muito no começo, pois não há cura. Mas fomos atrás de informações para o melhor tratamento.

Hoje, a Marina tem acompanhamento médico e vive uma vida normal, como toda criança. Por isso, é importante diagnosticar o mais cedo possível a doença, para não agravar os sintomas e evitar sequelas”, confirma Viviane. A família participa dos materiais de divulgação da campanha Sinais Que Importam, que tem o apoio da Arte Lux Produções, Jamute Produtora de Áudio e Gas Rocket Comunicação. Mais informações no site www.sinaisqueimportam.com.br.

***Músicos da Colômbia realizam concerto e workshop na Capela Santa Maria***


Crédito da foto: Divulgação.

***Da Colômbia para o palco da Capela Santa Maria, em Curitiba, a soprano Betty Garcés e o preparador vocal Alejandro Roca realizam workshop gratuito, voltado a cantores líricos, no dia 28 de agosto, das 16h às 18h. Para o dia 29, às 20h, está previsto um concerto com obras de diversos estilos e épocas. Os eventos são uma parceria entre a Embaixada da Colômbia em Brasília, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

As inscrições para o workshop estão abertas até o dia 20 de agosto. Cantores líricos interessados em aprimorar sua técnica vocal e interpretação de repertório podem optar por assistir como ouvinte ou ser aluno ativo. Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição para o seguinte e-mail: msquiba@fcc.curitiba.pr.gov.br. O retorno para a participação como aluno ativo será até o dia 24 de agosto, os demais participantes poderão assistir ao workshop como ouvintes.

Cantora lírica - Nascida em Buenaventura, perto da costa do Pacífico da Colômbia, Betty Garcés Bedoya tem uma bela carreira internacional como cantora lírica. Desde então, participou de masterclasses com cantores reconhecidos como Anja Harteros e Cheryl Studer e atualmente continua a estudar em Nova York, sob a direção do professor, pianista e preparador vocal Gerald Martin Moore, reconhecido por seu trabalho com grandes cantores como Renee Fleming, Joyce DiDonato e Sarah Connolly, entre outros.

Este ano estreará como soprano no Requiem de Verdi com a Orquestra Filarmônica de Bogotá e no papel principal da Zarzuela Cecilia Valdés, no Teatro Colón de Bogotá, com a Orquestra Sinfónica da Colômbia. Seus próximos recitais acontecerão em Hannover, Santiago do Chile e Paris, e na sua próxima turnê internacional com o pianista colombiana Alejandro Roca, visitará Curitiba, Cingapura, Vietnã e Tóquio.

Prestígio internacional - Alejandro Roca nasceu na Colômbia e vem desenvolvendo uma carreira como um dos mais reconhecidos pianistas acompanhantes, preparador vocal e regente de ópera de sua geração na América do Sul. Depois de receber o bacharelado em Piano no Conservatório Antônio Maria de Valência, mudou-se para Barcelona, ​​onde estudou no Conservatório Liceu e se especializou em repertório vocal com professores como Dalton Baldwin e Angel Soler. Também possui mestrado em regência orquestral pela Universidade Nacional da Colômbia.

Com mais de 10 anos de experiência em produções de ópera e zarzuela, seu repertório inclui mais de 40 óperas totalmente preparadas e colaborou com os maestros como Gustavo Dudamel, Rinaldo Alessandrini, Andres Orozco-Estrada, Hilary Griffiths, Patrick Fournillier, Rodolfo Fischer, Josep Caballé - Domenech entre muitos outros e com todos os importantes cantores de ópera colombianos como Martha Senn, Valeriano Lanchas, Juanita Lascarro e Betty Garces entre outros. Atualmente é pianista e assistente de direção na Ópera da Colômbia, principal preparador vocal e diretor de workshop de ópera na Universidade Central, bem como pianista e assistente musical para as produções de ópera no Teatro Mayor Julio Mario Santodomingo e Teatro Colón em Bogotá.

Serviço: Workshop com os músicos Betty Garcés e o preparador vocal Alejandro Roca Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural - Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro Inscrições até 20 de agosto de 2017, pelo e-mail msquiba@fcc.curitiba.pr.gov.br - Informações no telefone (41) 3321-2848.

***Lifestyle comida saudável é nova opção para curitibanos***

***De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 37,2% das mulheres e 47,2% de homens brasileiros se alimentam de comidas com teor mais alto de gordura. Pensando em ajudar na alimentação de quem tem uma rotina cheia e não tem tempo para preparar opções saudáveis, nasceu, em Curitiba, a Lifestyle Comida Saudável, empresa que visa a melhora do consumo de produtos frescos, orgânicos e naturais.

“Temos como objetivo oferecer uma variedade de produtos com origem orgânica para pessoas que tenham uma rotina muito agitada e mesmo assim querem ter uma alimentação saudável de uma forma cômoda, ou seja, entregando a ele em casa ou no trabalho”, afirma a sócia-proprietária do empreendimento, Manoella Rodrigues. A empresária conta que percebeu a necessidade de criar uma empresa focada na alimentação saudável quando viu que, em Curitiba, não existia um local que oferecesse produtos frescos e que pudessem ser entregues em qualquer lugar.

“Mais do que ter seu produto ali, na hora, conseguimos perceber todos os benefícios que os alimentos orgânicos podem trazer com relação à nutrientes, mas também à sabor e energia vital”, ressalta. Segundo ela, é preciso enraizar que “comer comida saudável faz parte de um estilo de vida, e queremos propagar todos os benefícios de se viver assim, tanto que nosso logo é um coração, revelando que amamos o que fazemos e mostrando que ter uma alimentação saudável pode ser mais fácil do que imaginam”, salienta. O carro-chefe da empresa são os iogurtes de Kefir, micro-organismos ricos em nutrientes e probióticos, que ajudam a melhorar a digestão e a saúde intestinal.

“Os iogurtes de Kefir são vendidos em frascos de 300 ml em três sabores: frutas vermelhas, baunilha e natural”, conta Manoella. Segundo ela, a bebida faz sucesso entre suas clientes e traz muitos benefícios, como o aumento da imunidade e combate a ansiedade. “O Kefir também é rico em vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos”, complementa. Também para aproveitar a época do inverno, a Lifestyle Comida Saudável disponibiliza opções de sopas, feitas com legumes e verduras orgânicas. “O tempero é feito com Sal do Himalaia e pimenta moída na hora e nosso caldo de legumes é feito fresco por nós mesmos”, comenta.

Entre os sabores estão o Caldo de Mandioquinha (Mandioquinha, Salsinha, Caldo de Legumes Caseiro Orgânico, Requeijão Light); Caldo Verde Low Carb (Couve-Flor, Couve Manteiga, Linguiça Calabresa, Caldo de Legumes Caseiro Orgânico, Requeijão Light); Canja de Galinha Low Carb (Peito de Frango, Cenoura, Abobrinha, Salsinha, Caldo de Legumes Caseiro Orgânico) e Caldo de Legumes (Mignon, Cenoura, Chuchu, Brócolis, Caldo de Legumes Caseiro Orgânico, Salsinha). A empresa também conta com opções de saladas, que podem ser compradas já prontas, com cinco opções ou o cliente pode montar de acordo com suas preferências. Todas as saladas poderão vir com algum tipo de proteína, seja animal ou vegetariana.

As saladas serão: Mediterrânea, Grega, Caesar, Tropical e Mix. Para acompanha-las, o cliente pode aproveitar os sucos naturais. Para fazer os pedidos, é preciso encomendar com um dia de antecedência para que os alimentos sejam preparados de maneira fresca e mantenham sua energia vital. As entregas são feitas em toda Curitiba e o contato pode ser pelo whatsapp (41) 9811-5225, pelo instagram @lifestylesaydavelcwb ou pelo facebook.com/lifestylesaudavel.

***Projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição” desembarca em Ubiratã***

***A cidade de Ubiratã recebe entre os dias 15 e 17 de agosto o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cléo Busatto. O projeto visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de oficina de formação de mediadores.

“Estou muito feliz por trazer para Ubiratã o meu projeto e ter a oportunidade de formar mediadores que tornem a literatura literária mais acessível e parte do cotidiano”, conta Cléo Busatto. A oficina gratuita de formação de mediadores de leitura é intitulada “Leitura literária: promoção e formação do mediador” e capacitará mediadores de leitura, por meio da integração da palavra falada e da palavra escrita às diversas áreas de conhecimento.

As aulas acontecem na Escola Municipal Lucinéia Bracifortee as inscrições podem ser feitas no site www.cleobusatto.com.br. A primeira edição do De caso com a palavra, realizada em 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas em todo estado. A formação integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura – PELLL, da Secretaria de Cultura do Estado do PR.

Serviço: De caso com a palavra: segunda edição Oficina de Leitura literária: promoção e formação do mediador Local: Escola Municipal Lucinéia Braciforte - Prolongamento Yolanda Loureiro de Carvalho, 1820, Jardim São Paulo, Ubiratã Data: 15 a 17 de agosto de 2017 - Carga Horária: 40 horas 20 horas presenciais: 1º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h. 2º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h. 3º dia: 8h às 12h. 20 horas-atividade (Elaboração e aplicação de projeto).

Sobre Cléo Busatto - Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Foi selecionada como finalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário do Brasil, com a obra “A fofa do terceiro andar”. Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP) - Cetrans.

Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora infantojuvenil é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, o paraíso dos Kaingang, O Florista e a Gata, entre outras obras.

Sobre o projeto De caso com a palavra: segunda edição - O De caso com a palavra: segunda edição é um evento literário concebido pela escritora Cléo Busatto e que integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

O projeto foi selecionado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), com apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia), e visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura, da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de duas ações: a oficina de formação de mediadores e o fórum sobre leitura e literatura.

Serão realizadas 18 oficinas, em 18 cidades-polo, que irão sediar o trabalho e acolher os profissionais dos municípios vizinhos para a capacitação. A primeira edição do De caso com a palavra, que aconteceu entre 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas.

***MON promove visita mediada em duas exposições***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) prepara semanalmente uma programação especial para os visitantes, com o objetivo de aproximar o público da arte. Nesta semana, haverá atividades especiais no domingo, terça-feira e quarta-feira, dias 13, 15 e 16 de agosto. No domingo, 13 de agosto, a equipe do Educativo do MON conduz a oficina “Desenhando com a borracha”, das 10h às 17h. Além disso, haverá visita mediada pela exposição Na oração, que desaterra... a terra, - em honra ao sagrado, às 15h.

Na quarta-feira, 16 de agosto, a programação se repete, nos mesmos horários. A mostra, com curadoria de Agnaldo Farias, apresenta onze obras dos artistas: Arcângelo Ianelli, Daniel Senise, Domenico Serio Calabrone, Dudi Maia Rosa, Francisco Faria, Emanoel Araújo, Elizabeth Titton, Manoel Veiga, Masao Yamamoto, Tomie Ohtake e a tela “Nossa Senhora da Candelária”, final do século XVII – início do século XVIII, de autoria desconhecida.

Arte para maiores - Na terça-feira, 15 de agosto, tem mais um encontro do Arte para Maiores, programa destinado ao público adulto, principalmente para quem tem mais de 60 anos. Nesta edição, haverá visita mediada pelo 66º Salão Paranaense e prática com as artistas Claudia Lara, Leila Alberti e Giovana Casagrande. São 40 vagas disponíveis e a taxa de participação nas atividades é de R$ 6 mais o valor do ingresso.

Os interessados em participar do Arte para Maiores podem fazer reserva de vaga pelo e-mail agendamento@mon.org.br ou pelos telefones 3350-4468 e 3350-4497. As inscrições serão realizadas diretamente na bilheteria, no dia do evento, com o pagamento da taxa e retirada do ingresso. Solicita-se chegar com 15 minutos de antecedência. A entrada no museu custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria. 

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 13 de agosto de 2017 - R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 - Permanência no museu: até as 18h.

Programa Arte para Maiores: 15 de agosto, terça-feira R$ 6 + ingresso: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 anos pagam apenas o valor das atividades por dia: R$ 6 Vagas limitadas a 40 participantes - Horário: 14h às 17h. Chegar com 15 minutos de antecedência. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 16 de agosto de 2017 - Entrada franca das 10h às 18h. Programação: Domingo, 13 de agosto Oficina Desenhando com a borracha, com a equipe do Educativo Técnica: desenho - Horário: 10h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo - Mediação com a equipe do Educativo.

Exposição: Na oração, que desaterra... a terra, - em honra ao sagrado Horário: 15h - Local: Sala 10 . Terça-feira, 15 de agosto - Arte para Maiores Visita mediada pelo 66º Salão Paranaense, com participação de artistas convidadas Claudia Lara, Leila Alberti e Giovana Casagrande Prática artística as artistas - Horário: 14h às 17h Local: Salas 8 e 9 e Sala de Oficina – subsolo. 

Quarta-feira, 16 de agosto Oficina Desenhando com a borracha, com a equipe do Educativo Técnica: desenho - Horário: 10h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: Na oração, que desaterra... a terra, - em honra ao sagrado Horário: 15h - Local: Sala 10. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba – PR. Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h |Tel: (4) 3350-4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário