quarta-feira, 24 de maio de 2017

Coluna do dia 24/05/17

***Santa Mônica abre neste sábado as inscrições para o Debutantes 2017*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Fazer uma bela festa para completar 15 anos é o sonho de muitas meninas, é nessa idade que podem ter seu dia de princesa e participar de um lindo baile. Já é tradição no Santa Mônica Clube de Campo realizar, anualmente, uma programação especial destinada às debutantes do ano, associadas e não associadas.

E, neste sábado, dia 27 de maio, na Sala Vip, acontece a abertura das inscrições das Debutantes 2017, a partir das 8h30, com a distribuição de senhas e atendimento. Podem participar adolescentes de 14 a 16 anos. O Baile de Debutantes do Santa Mônica Clube de Campo será realizado no dia 23 de setembro, no Salão Social.

O príncipe que dançará valsa com as meninas será o ator global Nicolas Prattes, o Zac da novela Rock Story. E, para preparar as meninas para o grande dia, haverá uma programação especial com diversos eventos voltado para as Debutantes 2017. No mês de julho acontece a primeira atividade, que abre a programação com uma confraternização e estreitamento de laços entre as participantes no “Dia de Aventura no Clube”.

Haverá também Oficinas de Valsa, Andamento e Postura, Exposição de fotos e alguns eventos como: Balada, Chá e Jantar, além do Ensaio Geral, marcado para o dia 19 de setembro, quatro dias antes do grande baile. Ao todo, são oito atividades preparatórias, todas programadas cuidadosamente pela Diretoria Social do Santa Mônica Clube de Campo.

Serviço: Inscrições para o Debutantes 2017 DATA: 27 de maio - Sábado Local: Santa Monica Clube de Campo - Sala Vip. Horário: A partir das 8h30 as senhas limitadas serão distribuídas. Informações: (41) 3675-4202 / 3675-4203.

***Jornalista lança livro infantil com o objetivo de ensinar as crianças a lidarem melhor com as diferenças*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Quando Theo, o único filho de Andréa Werner, foi diagnosticado com autismo aos dois anos de idade, em 2010, o mundo da jornalista e escritora pareceu ter virado de cabeça para baixo. Ao ouvir do médico que o menino tinha transtorno global do desenvolvimento, a sensação experimentada por ela era semelhante à de quem recebe um forte soco no estômago. Completamente sem chão, ela só queria saber se ele ficaria curado, se ficaria bem, se iria falar e ser independente.

Andréa enfrentava, naquele momento, o mesmo sentimento de impotência e desconhecimento vivido por milhares de mães ao serem informadas que seus filhos têm autismo. Daquele dia até o momento em que decidiu mergulhar fundo no assunto para ajudá-lo de todas as formas possíveis, ela passou por diversas etapas, do quase luto à descoberta de que existe vida, sim, apesar do autismo. Da fase de pesquisa, no início de 2012, surgiu o blog “Lagarta Vira Pupa”, nome inspirado em uma frase de uma música infantil que Theo cantava quando era bebê.

Para surpresa da autora, o que inicialmente tinha como objetivo ser um canal de desabafo e troca de experiências entre pais que enfrentam o mesmo problema, o blog cresceu e caminhou rapidamente. Hoje é o maior do gênero sobre autismo e deficiências no Brasil e considerado por muitos especialistas uma referência. Tem 100 mil usuários únicos mensais, 200 mil pageviews por mês, 68 mil fãs no facebook, 19 mil seguidores no Instagram e 5,3 mil inscritos no Youtube.

O primeiro livro de Andréa, Lagarta Vira Pupa – A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista, foi lançado em julho de 2016 com o objetivo de acolher e apoiar os pais. “Isso vai desde a validação de todos os sentimento vividos no pósdiagnóstico – a negação, a barganha, a aceitação - até uma palavra de conforto para os dias difíceis, terminando em dicas práticas”, explica a autora.

Um ano depois, Andréa mergulha no universo infantil com o livro “Meu amigo faz iiiii”, que já teve eventos de lançamento em Belo Horizonte, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo nos meses de abril e maio de 2017 e que será lançado em Curitiba no próximo sábado, dia 27 de maio, às 9h30min, no auditório do SESC da Esquina. Segundo a autora, a ideia de escrever um livro para crianças surgiu na mesma época do lançamento do primeiro livro. “Acredito que o respeito à diversidade se constrói na infância, e quis contribuir de alguma forma para isto”, explica.

O livro é narrado em primeira pessoa por Bia, uma garotinha que percebe comportamentos peculiares em seu coleguinha de classe, Nil. Orientada pela professora, ela começa a observá-lo com cuidado e, a partir daí, uma amizade se desenvolve. “Em nenhum momento eu cito a palavra ‘autismo’. Acho que, para crianças menores, é desnecessário entrarmos neste nível de informação. Elas prestam muito mais atenção aos comportamentos considerados diferentes, e é neles que devemos focar”, esclarece a autora.

A ilustração do livro ficou por conta de Kelly Vaneli, diretora de arte da empresa de entretenimento Time For Fun, responsável pelas montagens do Cirque du Soleil no Brasil, e também de musicais como “Le Miserables”. “Kelly ilustrou meu primeiro livro e a parceria deu tão certo que estamos repetindo. É uma pessoa detalhista e extremamente sensível. O resultado ficou de encher os olhos”, conta Andréa.

A escolha dos protagonistas teve motivos bem pessoais. Segundo a autora, Nil foi inspirado no filho de uma amiga, que faleceu aos 2 anos de idade, e cujo irmão gêmeo é autista. E Bia veio para trazer representatividade às crianças negras. “Tenho algumas filhas de amigas próximas que vão se enxergar na Bia, e isso me deixa muito feliz”, comemora. Andréa explica que seu sonho é ver o livro em muitas escolas e na mão de muitas crianças. “Se o livro ajudar no combate ao bullying, e mostrar para as crianças que ser diferente é normal e legal, ele vai ter cumprido sua missão!”, espera.

Sobre a autora - Andréa Werner tem 41 anos, é jornalista e escritora. Trabalhou em grandes multinacionais na área de Marketing até receber o diagnóstico de autismo do filho. Morou durante os 3 últimos anos no exterior – em Londres e Estocolmo – e voltou ao Brasil em setembro de 2016, logo após lançar seu primeiro livro de forma independente.

Serviço: Lançamento do livro, "Meu amigo faz iiiii" Dia 27 de maio - 9h30min - auditório do SESC da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 969 - Centro - Curitiba - PR Entrada - alimentos não perecíveis ou lápis de cor, giz de cera ou massinha (serão destinados para as crianças atendidas pelas entidades AAmpara - Associação de Atendimento e Apoio ao Autista- e Uppa - Associação União de Pais pelo Autismo, ambas de Curitiba).

***Exposição gratuita retrata sonho da casa perfeita*** 


Crédito da foto: Diego Wladyka.

***A casa onde o artista Vicent Nunesz viveu na infância, carinhosamente chamada de “Casa-mãe”, foi a inspiração da série de obras “Universo em Traços”, que fica em exposição na Biblioteca Central da Universidade Positivo (UP) até o dia 30 de junho. Os desenhos retratam um universo lúdico, onde Nunesz exige do observador um olhar mais atento para a percepção dos diversos detalhes.

Segundo o artista, entre tantas obras em eterna construção ou inacabadas, ele busca realizar o sonho continuado de construir uma casa perfeita. “Portas viram passarelas, janelas se tornam livros e há uma constante viagem entre o real e o imaginário”, explica Nunesz. Os retratos, feitos à caneta, reforçam a segurança e o domínio da técnica do artista, que desenha estruturas e pessoas com uma leve suavização da realidade.

Pode-se notar, ainda, a presença de um cão por toda a mostra, que brinca com o imaginário dos visitantes ao deixar a dúvida de qual casa pertence e qual seu real dono. A exposição está aberta ao público no térreo da Biblioteca Central, no câmpus Ecoville, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30.

Serviço: Exposição “Universo em traços” Onde: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville | Biblioteca Central (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Ecoville - Curitiba) Quando: Até 30 de junho - Quanto: Entrada gratuita Informações: cultura@up.edu.br.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***Surpreenda seu grande amor com muito estilo no hotel TRYP Tatuapé no Dia dos Namorados***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para proporcionar momentos de romantismo ao lado da pessoa amada, o hotel TRYP Tatuapé, administrado pela Meliá Hotels International, está oferecendo um pacote irresistivel para comemorar o Dia dos Namorados. Além da hospedagem com decoração diferenciada com pétalas de rosas nos apartamentos.

O pacote inclui uma minigarrafa de espumante nacional, bombons de chocolate, café da manhã servido no apartamento, presente surpresa para o casal, roupão e pantufas para uso no apartamento, estacionamento cortesia para um automóvel, check-in a partir das 14h e free late check-out até as 17h – sujeito à disponibilidade - para uma estada confortável e romântica. 

Já para os casais que não quiserem fechar o pacote, o hotel TRYP Tatuapé está oferecendo diárias a partir de R$ 239 com café da manhã servido no restaurante Novedad Tatuapé como cortesia.

Serviço: TRYP Tatuapé – Rua Serra de Juréa, 351 – Tatuapé, São Paulo/SP Quando: de 09 a 12 de junho de 2017 Quanto: pacotes a partir de R$ 498 em apartamento Premium Room. Taxas não inclusas no valor Reservas antecipadas com no mínimo 48 horas Parcelamento em até 3x sem juros nos cartões Visa e MasterCard Informações e reservas pelo telefone (11) 2942-4915 http://meetings.melia.com/pt/pacotespecialdaytatuape.html ou pelo e-mail reservas.tatuape@tryphotels.com.br.

Sobre o TRYP Tatuapé - Localizado em uma região residencial e de compras de São Paulo, o TRYP Tatuapé – que possui Prêmio de Sustentabilidade EcoLíder do TripAdvisor nível Prata – está situado estrategicamente no bairro mais elegante da zona leste de São Paulo. O hotel fica a poucos metros da Praça Silvio Romero, que oferece opções gastronômicas diversas, com ênfase na culinária italiana, e ótimas opções de bares. Vizinho dos bairros da Mooca e Anália Franco, tem fácil acesso à Estação Tatuapé do Metrô e aos Shoppings Boulevard Tatuapé e Anália Franco, bem como à Avenida Radial Leste.

O TRYP Tatuapé conta com 208 apartamentos, sendo 37 na categoria Premium Room, e estão equipados com camas exclusivas Premium, televisores LED 26’’. TV a cabo, internet high-speed gratuita para facilitar o acesso à web no próprio apartamento, duchas com tamanho especial, secador de cabelo, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, menu de travesseiros, kit café/chá com ebulidor elétrico disponível em todos os momentos, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas. E, para completar as comodidades, entre as dependências do hotel estão: restaurante, academia, sauna e piscina externa.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta no mercado espanhol, com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura distribuídos em mais de 40 países em quatro continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Paradisus by Meliá, ME by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá e TRYP by Wyndham. 

O foco estratégico na expansão internacional permitiu à Meliá Hotels International ser a primeira empresa hoteleira espanhola com presença na China, nos Estados Unidos e nos Emirados árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe.

O alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios (que a posiciona entre as principais gestoras hoteleiras do mundo), o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em todo o mundo. A Meliá Hotels International faz parte do IBEX 35, que é o principal indicador da Bolsa de Valores da Espanha. Siga Meliá Hotels International no Twitter @MeliaHotelsInt e no Facebook meliahotelsinternational.  

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. 

Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, TRYP by Wyndham e a Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática). 

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. www.melia.com.

***Evento gratuito aborda fortalecimento de marcas no Instagram***

***Posicionar um produto ou uma marca adequadamente no meio digital é fundamental nos dias atuais. Por esse motivo, o UP Talks deste mês abordará o assunto com diversos especialistas no assunto.

O evento, que acontece na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, é organizado pela Universidade Positivo e abordará o tema “Empresas no Instagram: como utilizar a rede social para fortalecer a sua marca?”.

Foram convidadas para o encontro, que é gratuito e aberto ao público, as criadoras dos perfis do instagram @curitibacool e @frufruta, Mariana Smolka e Pati Bianco, especialistas em Marketing e Branding, que têm 76 mil e 77 mil seguidores na rede, respectivamente. O UP Talks começará às 19h, no auditório da Universidade Positivo no Nex Coworking.

Serviço: UP Talks - Empresas no Instagram: como utilizar a rede social para fortalecer a sua marca? Data: 29 de maio (segunda-feira) - Horário: 19h Local: Nex Coworking (Rua Francisco Rocha, 198 – Batel) Investimento: gratuito - Inscrições: https://goo.gl/sD4RMF.

***CCBB São Paulo - Reabertura Cafeteria e Restaurante*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O CCBB inaugurou, no último dia 17, sua nova cafeteria e restaurante. A cafeteria funciona no térreo (das 9h às 21h) e o restaurante no 3º andar (12h às 16h). Após um café, os visitantes podem passar na lojinha do CCBB que foi reaberta em 4 de maio e levar uma lembrança de seu artista predileto ou os catálogos das exposições.

***Renata de Abreu comprova com seu Spa Home: Miami é o quintal do brasileiro que sabe escolher boas marcas e os melhores serviços***


Crédito da foto 01: Denise Leão / Foto 02: Divulgação.

***No seu exclusivíssimo Spa Home, em Miami, Renata de Abreu, mais de 20 anos de experiência em terapias corporais, oferece a mais alta tecnologia. Aparelhos como VelaShape III, UltraShape Power e Body Scan são os mais procurados e estão à frente de muitos endereços, especialmente no Brasil.

Mas a receita não acaba por aí: meditação, exercícios de respiração, alimentação orgânica e natural e consultas orientadas pelos princípios da Ayurveda, que Renata de Abreu absorveu nos anos de curso do Chopra Center, em Miami, dão o toque especial: “não adianta a beleza do corpo apenas, já aprendemos que a verdadeira estética começa por dentro, com a saúde do corpo e da mente”, explica.

Em seu Spa Home, cerca de 75% dos clientes são brasileiros ou latinos. Renata de Abreu está por trás da assinatura de qualidade de mais de 25 spas de luxo ao redor do mundo e imprime a mesma qualidade e expertise em seu endereço, que fica na charmosa Sunny Isles.

Entre os tratamentos mais procurados, além dos corporais, estão aparelhos faciais com oxygenotherapy e peeling de diamante. “São sistemas inovadores, não invasivos e indolores, como tudo que operamos e oferecemos no spa”, revela Renata, que acaba também de inaugurar, como consultora, o Nekupe, Spa 5 estrelas na Nicarágua. Em breve, serão novos endereços em Nova York e no Brasil.


O Spa Home oferece técnicas exclusivas criadas e patenteadas por de Abreu, como por exemplo a Massagem Mais Vida, que hoje em dia faz parte de toda a rede de spas do Fasano. As massagens Slim, Modeladora e Detox Power também estão disponíveis. Outro serviço é a Consulta Ayurveda, onde Renata de Abreu faz um atendimento ayurvédico e ensina meditação. Muitos dos tratamentos do Spa Home são baseados no Chopra Centre, do qual de Abreu é instrutora certificada.

Outro seeviço super exclusivo do Spa Home é o Spa on the Go, que leva cinco dias do programa de detox até o cliente, em mini-coopers plotados totalmente equipados e que vão até a casa do cliente, ou a empresas e eventos. Renata aponta como um dos grandes diferenciais do Spa Home os serviços customizados: “todos nossos planos são desenhados especificamente para as necessidades de cada cliente”, enfatiza.  

Serviço: Spa Home Endereço: 152 Sunny Isles Bld #11 Sunny Isles Beach - FL Contato: +1 (786) 528-8336. Renata de Abreu | www.renatadeabreu.com.br | info@renatadeabreu.com.

***Hospital IPO promove Simpósio de Ética em Pesquisa***

***Para promover a integração entre os Comitês de Ética do Paraná e discutir os principais assuntos relevantes desta comunidade, o Hospital IPO promove, no dia 26 maio, o “II Simpósio Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa. O evento é organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.

O início do evento está marcado para as 8h, com abertura do diretor técnico do IPO, João Luiz Garcia de Faria e Jorge Venâncio, também do corpo clínico do hospital. A primeira conferência do dia é sobre “O atual momento do sistema CEP/CONEP no Brasil”, com Jorge Venâncio, coordenador do CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

Serviço: II Simpósio Paranaense de Comitês em Ética em Pesquisa Data: 26/05/2017 Local: Anfiteatro do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia – IPO – Av República Argentina, 2069 Mais informações no site www.ipo.com.br email nep@ipo.com.br ou fone (41) 30945751.

***Marcos Chesi ministra aula em evento, do Conselho Regional de Medicina***


Crédito da foto: Divulgação.

***O médico Marcos Chesi, presidente da Sociedade Paranaense de Cirurgia Torácica, faz palestra, nesta quinta-feira, dia 25, sobre o controle de danos nas lesões pulmonares em intervenções cirúrgicas. A aula faz parte de um módulo sobre Cirurgia Geral no programa de Educação Médica Continuada promovido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PR).

O curso de atualização, que tem transmissão online, é realizado pela terceira vez em parceria com o capítulo paranaense do Colégio Brasileiro de Cirurgia e com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado.

O curso reúne também o corpo médico e residentes dos Hospitais Universitários para a criação de protocolos conjuntos e estratégias de prevenção e reabilitação de doentes.Marcos Chesi é especialista e referência no uso de novas tecnologias para realizar cirurgias minimamente invasivas, o que reduz a agressão ao paciente, provoca menos dor e permite recuperação mais rápida.

Sempre preocupado com o aprimoramento profissional, Chesi fará update no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, nos meses de junho e julho; o último update que realizou foi no Toronto General Hospital, no Canadá, uma das principais referências em cirurgia torácica do mundo.

***Conversas Com Meu Pai de Janaina Leite e Alexandre Dal Farra, encerra projeto de circulação em curta temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 2 a 24 de junho***


Crédito da foto: Fernanda Preto.

***De 2 a 24 de junho a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a última temporada do espetáculo Conversas com Meu Pai, em sessões às sextas-feiras às 20h e sábados às 18h. É o encerramento do prêmio Myriam Muniz 2015 de circulação nacional. No dia 6 de junho, terça-feira, a partir das 19h, Janaina Leite lança o livro Autoescrituras Performativas: do Diário à Cena (Editora Perspectiva), na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731).

O livro pioneiro no Brasil sobre o processo autobiográfico no teatro tem prefácio de Sílvia Fernandes e orelha de Luiz Fernando Ramos e traz o texto de Conversas Com Meu Pai na íntegra. O ponto de partida de Conversas Com Meu Pai é uma caixa que guarda uma infinidade de bilhetes recolhidos por Janaina Leite e que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia, perdeu a capacidade da fala e passou a se comunicar unicamente por escrito.

A atriz, do Grupo XIX de teatro, em parceria com o dramaturgo Alexandre Dal Farra (prêmio Shell 2013 de melhor autor e indicado ao APCA em 2014 e 2015), flagra nesses papéis, rascunhados o mote para a dramaturgia de uma comunicação silenciosa entre pai e filha. Alguns anos mais tarde, é a vez da filha descobrir que sofre de uma doença degenerativa e está ficando surda. Nesse novo contexto, em silêncio, pai e filha, "conversam". Em cerca de sete anos de trabalho, mais de 500 páginas de escritos e 60 horas de vídeos e áudios compõem a memória de uma espécie de performance de longa duração que teve seu término em outubro de 2011, quando Alair veio a falecer.

Conversas Com Meu Pai é um desdobramento da pesquisa de Janaina Leite sobre teatro documentário iniciada em 2008 com o experimento Festa de Separação: Um Documentário Cênico (direção de Luiz Fernando Marques). O espetáculo esteve em cartaz por três anos e é baseado na ruptura de um casal na vida real. A experiência do espetáculo gerou um campo de pesquisa ao qual Janaina Leite vem se dedicando, tanto na vertente acadêmica por meio de sua pesquisa na pós-graduação, quanto nos domínios da pesquisa prática em suas criações e na orientação de diversos cursos e oficinas.

O texto de Alexandre Dal Farra - Depois de sete anos de processo uma infinidade de material foi produzido – entrevistas, diários e ficções – e diversos temas se sobressaíram como separação, silêncio, isolamento e morte, gerando tentativas formais que foram descartadas. “Precisava ter um fluxo verbal para levar o espetáculo aos palcos e assim permitir me colocar como atriz.

Pedi então ao Alexandre Dal Farra, que já estava acompanhando o processo, que organizasse a dramaturgia e encontrasse um texto final. A dramaturgia que ganhou força é, justamente, a que procura então cruzar as histórias – as versões – não só de memórias e visões sobre uma mesma pessoa, mas sobre o próprio processo. Foi o suporte para realmente eu entrar em cena”, conta Janaina.

A narrativa, assim como a montagem, foi organizada em três fases: a sala de jantar, o viveiro e o porão, correspondendo a três grandes movimentos do processo. Em a sala de jantar, o público é recebido pela atriz, que precisa contar um segredo, no saguão da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Já em o viveiro, que acontece em uma sala no andar superior, a atriz faz uma autocrítica e desconstrói a narrativa da cena anterior e em o porão as memórias são resgatadas e o segredo anunciado na primeira parte pode ser desvendado.  

O início - Janaina conta que as primeiras ideias para um projeto artístico baseado nas “conversas” que ela mantinha com seu pai que não podia falar e que ficavam, em parte, registradas nos papeizinhos que ele usava para se fazer entender surgiram em 2008. “Essas frases, tiradas de seu contexto, acumuladas aleatoriamente numa velha caixa de sapatos, me pareciam sugerir um possível ponto de partida para a criação de uma dramaturgia que, como a memória, colocasse o registro do vivido à mercê da complexa relação entre presente e passado, experiência e registro, viver e contar”, explica ela. O pai de Janaina saiu de casa quando ela tinha quinze anos.

Alguns anos depois ele foi diagnosticado com um câncer na laringe, e só então, eles se reaproximaram. Em março de 2005 ele teve de ser submetido a uma traqueostomia e nunca mais voltou a falar. Alair Pereira Leite faleceu em outubro de 2011. “A reaproximação entre meu pai e eu só se deu quando ele já não podia mais falar. Finalmente conversamos as conversas que nunca tínhamos tido antes. Passei a recolher, ainda sem saber para que fim, esses fragmentos, resíduos das tardes que passávamos juntos, sentados numa mesa de bar, pescando, ouvindo um disco na vitrola. Tinham as conversas e tinham os silêncios”, lembra a atriz.

Cenário-instalação - Numa grande tela de projeção, são projetadas sequências aleatórias do material em vídeo captado por anos pelo cineasta Bruno Jorge. Remetendo a um depósito, o cenário da peça é composto de papéis – infinitos esboços –, objetos como plantas vivas, uma vitrola, uma piscina de plástico, um antigo quadro desproporcionalmente grande –, materiais que entulham o espaço remetendo ao excesso de um processo que se recusa a encontrar uma forma-síntese, um sentido único, e opta então por preservar seus elementos na forma bruta, acomodando os resíduos desta longa experiência.

Trajetória do espetáculo - Conversas Com Meu Pai foi contemplado, em 2012, pelo edital da Secretaria Estadual de Cultura Proac de Pesquisa em Artes Cênicas e cumpriu residência na Oficina Cultural Oswald de Andrade realizando aberturas do trabalho em processo. Contemplado também pelo Edital Proac de Criação Literária em 2013 com a proposta de um livro-documentário. Ainda em 2013, foi selecionado pelo Edital de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para o desenvolvimento do roteiro de um longa-metragem.

O trabalho estreou em abril de 2014 na Oficina Cultural Oswald de Andrade com ampla repercussão de público e mídia. Foi convidado a integrar a programação do Festival Internacional de Londrina em 2014, realizou temporada no Rio de Janeiro no Espaço SESC e cumpriu mais dois meses de temporada no Centro Cultural São Paulo. Participou também do Feverestival em Campinas em 2015 e do Circuito Tusp pelas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.

Em 2015, integrou a programação do Festival Internacional de São José do Rio Preto e fez parte do Circuito São Paulo de Cultura. Foi indicado ao prêmio Questão de crítica do Rio de Janeiro nas categorias dramaturgia e cenário e recebeu um dossiê especial na revista Sala Preta (ECA/USP), uma das mais importantes publicações acadêmicas do país. O espetáculo foi contemplado pelo Edital Myriam Muniz da Funarte para circulação. Ainda em 2016, passou por Natal, João Pessoa, Recife, Caruaru e Maringá e ainda tem previsto para 2017 apresentações em Belo Horizonte.

Sinopse curta - Em uma velha caixa de sapatos, Janaina guarda uma infinidade de bilhetes que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia e perdeu a capacidade da fala. Esse foi o ponto de partida de um work in process de quase sete anos que culminou na morte do pai e que deixa como herança um amontoado de formas, esboços e questões com as quais a atriz tenta lidar em cena.

Sobre Janaína Leite - Doutoranda no departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes, Janaina é atriz, diretora e dramaturgista e uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro (APCA, SHELL, BRAVO, NASCENTE, entre outros), companhia existente desde 2001 que participou dos principais festivais do país e de inúmeros no exterior em países como França, Portugal, Cabo Verde, Inglaterra e Itália.

Concebeu o espetáculo Festa de Separação: Um Documentário Cênico e Conversas Com Meu Pai, consolidando sua pesquisa sobre autobiografia e documentário no teatro. Atualmente, é atriz e diretora do espetáculo Branco: O Cheiro do Lírio e do Formol criado com o apoio do edital Proac que estreou na MIT 2017. Coordena os núcleos de estudo Feminino Abjeto (com apoio da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de são Paulo) e Memórias, Arquivos e (auto)biografias em parceria com Vanessa Macedo e apoiado pela Lei de Fomento à dança.

Sobre Alexandre Dal Farra - Dramaturgo, diretor e escritor, indicado e vencedor de diversos prêmios como Prêmio Questão de Crítica, Prêmio APCA, Prêmio Aplauso Brasil, Prêmio Governador do Estado de São Paulo e Prêmio Cooperativa de Teatro, foi vencedor do 25o Prêmio Shell de melhor Autor pelo espetáculo Mateus, 10 (2012). Seus textos foram apresentados em diversas cidades brasileiras, além de Alemanha e França.

Lançou, em 2013, o seu primeiro romance, Manual da Destruição, pela editora Hedra, considerado pelo escritor Ricardo Lisias "uma das melhores obras da literatura brasileira recente". Seu texto, Abnegação 1, indicado ao prêmio APCA de Melhor Texto, está em fase de tradução para publicação em Francês na editora Les Solitaires Intempestifs.

Ficha técnica:Conversas Com Meu Pai Concepção e Interpretação: Janaina Leite. Texto: Alexandre Dal Farra. Direção e cenografia: Janaina Leite e Alexandre Dal Farra. Vídeos: Bruno Jorge. Iluminação: Wagner Antônio. Figurino: Melina Schleder. Direção de Palco: Michel Fogaça. Design Gráfico: Rodrigo Pereira. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Duração: 65 minutos. Classificação etária: 14 anos.

Serviço: Oficina Cultural Oswald De Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo a estação Tiradentes do metrô). Informações (11) 3221-4704. De 2 a 24 de junho – Sextas-feiras às 20h e sábados às 18h. Capacidade: 40 lugares. Ingressos: Grátis (retirada com uma hora de antecedência).

Oficina Poéticas Autoficcionais na Arte Contemporânea. De 10 à 17 de junho, sábados das 13h30 às 16h30. Inscrições: Até 2 de junho. Seleção: por ordem de inscrição. Público alvo: atores, diretores e dramaturgos a partir de 18 anos Capacidade: 25 vagas - Gratuito.

***Rede Massa | SBT promove ação especial para mães e filhos*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Em comemoração ao Dia das Mães, a Rede Massa promoveu, por meio de suas redes sociais, a promoção “Sua mãe merece um dia de rainha”, encerrada na última semana (16). A ganhadora, mãe da Aline Elizabete Dobjanski Techy, terá direito à manicure, pedicure, corte, escova de cabelo e maquiagem na Depil House – Depilação, Estética e Salão de Beleza, além de uma repaginada no guarda-roupa e um jantar no restaurante Terrazza 40, conhecido por ter uma das melhores vistas da capital paranaense, para até 5 pessoas.

Uma viagem de van para conhecer os estúdios do SBT, em Osasco/SP, também é de direito da vencedora, assim como um almoço na sede da emissora. A data será marcada de acordo com a disponibilidade da equipe da Rede Massa.

Sobre o concurso - Os participantes do “Sua mãe merece um dia de rainha” tiveram que mandar uma foto criativa, acompanhado de suas mães, com uma resposta bem original à pergunta “Por que sua mãe merece um dia de rainha?”, além de curtir a página do facebook da Depil House Depilação e Estética e da Tribuna da MassaTV Iguaçu.

Sobre a Rede Massa | SBT – A Rede Massa é afiliada ao SBT e o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, atingindo mensalmente cerca de 6 milhões de telespectadores únicos. É a principal produtora de conteúdo regional do estado, com cerca de 600 horas mensais de programação local, produzidas totalmente em HD em suas 5 emissoras: a TV Iguaçu, com sede em Curitiba; a TV Tibagi, em Maringá e Apucarana; a TV Cidade, em Londrina; a TV Naipi, em Foz do Iguaçu e a mais nova emissora do estado, a TV Guará, em Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A Rede Massa é a única emissora que cobre 100% dos 399 municípios do estado.

***Resultado do primeiro sorteio da Campanha de Prêmios do Shopping Jardim das Américas*** 

***No dia 17 de maio, o Shopping Jardim das Américas realizou o primeiro sorteio da Campanha de Prêmios do mall. Foram dois sortudos que ganharam, cada um, um prêmio no valor de R$ 5 mil em compras no shopping. São eles: Elisângela Vieira e Luiz Mikiharu Shimizu, moradores de Curitiba.

Para Elisângela, o prêmio foi uma grata surpresa, afinal o sorteio aconteceu no dia do aniversário dela. "Foi a primeira vez que fui contemplada, mesmo sempre participando das promoções.

Nunca ganhei nem rifa", brinca a sortuda ganhadora que é cliente assídua do Shopping. E já faz planos para o prêmio: "Pretendo utilizar o dinheiro em uma viagem, roupas e presentes para a família". Já para Luiz, o telefonema do Shopping foi uma boa notícia num dia difícil.

Frequentador do Shopping, sempre que pode participa das campanhas de prêmios, mas nunca havia ganhado. "Nossa ideia é comprar algumas roupas de frio para nossa neta que fará intercâmbio para o Canadá e também roupas de calor para nós que iremos viajar final de junho para Cancún", contou Alice Shimizu, esposa de Luiz, sobre os planos da família.

Vale lembrar que no dia 12 de abril começou a Campanha de Prêmios Anual. Os cupons depositados concorrem durante o ano todo, afinal a campanha é acumulativa.

Cada R$ 200,00 em compras nas lojas participantes dão direito a um cupom para concorrer durante o ano.  Os outros prêmios serão: quatro carros Ônix da Chevrolet - um no dia 14 de junho para o Dia dos Namorados e três no final do ano, no Natal, dia 10 de janeiro. Haverá também o sorteio de 10 Adegas Climatizadas para o Dia dos Pais, no dia 16 de agosto.

E um pacote de Viagens para 04 pessoas para o Beach Park, em Fortaleza (CE), sorteado no Dia das Crianças, na data de 17 de outubro. O regulamento completo pode ser conferido no site do Shopping (www.jardimdasamericas.com.br) e também estará disponível no local da troca de cupons, no 1º Piso do estabelecimento.

Serviço: Shopping Jardim das Américas Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 Jd. das Américas Tel: (41) 3366-5885.

***Missa em espanhol acontece no próximo domingo em Santa Felicidade*** 

***A Pastoral do Migrante de Curitiba juntamente com Paróquia São José e Santa Felicidade convidam a comunidade para participar da Missa dos Migrantes, que será realizada no próximo domingo, 28 de maio, às 11h da manhã.

A missa será celebrada nos idiomas espanhol e português. A Missa dos Migrantes é realizada todo 4º domingo do mês. Uma das organizadoras do evento que participa da missa há dois anos juntamente com ela seu esposo e seus dois filhos.

“A nossa intenção é integração de todos os imigrantes assistidos pela Pastoral com a comunidade de Santa Felicidade, e a melhor forma para que isso aconteça é celebrar uma missa com a língua nativa deles” diz Marlene Clavijo migrante do Peru.

O Padre Luiz Afonso Espinel que também é migrante da Colômbia comenta da importância da integração dos imigrantes juntamente com a comunidade.

A intenção é que futuramente a missa não se restrinja apenas a língua espanhola, mas também os outros idiomas. Ao lado da Igreja os devotos podem visitar a “Capela das Padroeiras” do Brasil, da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, México, Peru, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e também do Haiti.

Serviço: Local: Paróquia São José e Santa Felicidade Avenida Manoel Ribas nº 6252, próximo ao terminal de Santa Felicidade.

***Musical "Vozes de Abrigo" volta à Curitiba*** 


Crédito da foto: Juliana Luz.

***É uma peça sobre infância, mas se distingue dos contos de fadas tradicionais. O espetáculo Vozes de Abrigo, por meio do teatro de animação e da linguagem dramático-musical, coloca em cena histórias reais e inspiradas de crianças em contexto de abandono. A montagem revive essas situações tão duras da realidade de forma poética, transformando essas vivências em metáforas e fazendo-as passar pelo filtro da fantasia infantil.

O musical, que foi sucesso de público na última edição do Festival de Curitiba, volta à capital paranaense em temporada no Teatro José Maria Santos, entre os dias 1 e 18 de junho. Dirigido por Fábio Nunes Medeiros, Doutor em Artes e profundo pesquisador dos cruzamentos entre teatro de animação e outras linguagens, "Vozes de Abrigo" conta a história de vários tipos de abandono.

Fábio explica que o texto do espetáculo teve como ponto de partida histórias reais com as quais teve contato em visitas a abrigos e com pessoas que passaram por situações de abandono. "O espetáculo revive essas histórias abrindo caminho para várias reflexões, em especial sobre a nossa responsabilidade perante a situação de abandono e abrigo. Acredito que esse rio de histórias paralelas que muitas vezes corre do nosso lado, mas que não conhecemos ou não olhamos por opção, é o rio de nossa história também, enquanto seres humanos", relata Medeiros.

Recentemente selecionado para participar da 11ª edição de Teatro de Animação de Florianópolis, "Vozes de Abrigo" se diferencia por sua trilha sonora original. Composta pelo diretor musical André de Souza, o compositor explica que as músicas do espetáculo promovem uma unidade estilística entre as partes faladas e cantadas da peça. "Vozes de Abrigo" é uma produção da Cia LAICA.

O grupo, desde seu surgimento, se propõe a investigar e experimentar técnicas e estéticas da arte de animação (tanto no teatro quanto no cinema). Faz isso a partir do agrupamento de artistas independentes e com experiências variadas em diversas linguagens artísticas. 

Serviço: Vozes de Abrigo Datas: de 1 a 18 de junho Horários: de quinta a sábado, às 20h. Domingos, às 19h. Local: Teatro José Maria Santos Endereço: Rua Treze de Maio, 655. São Francisco Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) Aquisição na bilheteria do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário