***A atriz Heloisa Périssé chega a Curitiba com o espetáculo, “E Foram Quase Felizes Para Sempre”, no Teatro Guaíra***
Crédito da foto: Guga Melgar.
***A atriz Heloisa Périssé retorna a Curitiba no fim de maio para apresentação única da comédia “E Foram Quase Felizes Para Sempre”. A artista sobe ao palco do Teatro Guaíra no dia 28 de maio, um domingo, às 19h, e os ingressos estão à venda nos quiosques do Disk Ingressos (nos shoppings Estação, Mueller e Palladium) e no site: http://www.diskingressos
Esta é a primeira comédia solo escrita e encenada por Heloisa Périssé. A peça foi vista por mais de meio milhão de pessoas, e esta será a última chance do público curitibano conferir a apresentação de perto: depois de circular com o espetáculo por todo o país durante quatro anos, a atriz se despede de “E Foram Quase Felizes…” em uma noite especial no Guairão.
Dirigida por Suzana Garcia, a trama se passa na noite de autógrafos da escritora Letícia Amado, que passou um ano e meio viajando atrás dos melhores resorts, praias e hotéis para produzir seu livro, chamado “Cantinho Pra Dois”. Mas, antes do lançamento, Leticia encerrou seu relacionamento de onze anos com o marido. E, agora, justamente na tão esperada noite de autógrafos, Leticia vê o ex-marido beijando uma nova namorada.
Em tom de desabafo, mas com muitas risadas, a história tem tudo para divertir o público. “E Foram Quase Felizes…” mostra toda a versatilidade de Heloisa Périssé. Além de ter escrito a peça, a atriz é a única a subir ao palco durante todo o espetáculo, desdobrando-se em várias personagens: ela vive tanto Leticia como a mãe da autora, a irmã, o pai, o ex, a melhor amiga e até a terapeuta.
Heloisa Périssé - Desde criança, Heloisa Périssé sempre teve um lado muito forte para representar, principalmente na área humorística. A atriz estreou na TV durante a minissérie “Incidente em Antares”, passou pela “Escolinha do Professor Raimundo” e, desde então, é presença constante no entretenimento brasileiro, seja em novelas, no cinema ou no teatro.
Em “E Foram Quase Felizes Para Sempre”, Heloisa mostra seu amadurecimento como atriz capaz de produzir seu texto teatral e de transportar para o palco as histórias que podem ser de muitas mulheres e de muitos relacionamentos. Esta é a primeira aventura da atriz em uma comédia solo, depois de dez anos em cartaz com a peça “Cócegas”.
Serviço: Heloisa Périssé em “E Foram Quase Felizes Para Sempre” Dia 28 de maio de 2017, domingo, às 19h Local: Teatro Guaíra (Grande Auditório) - R. XV de Novembro, 971, Centro Ingressos: Plateia - R$ 90 (R$ 45 meia); 1º balcão - R$ 70 (R$ 35 meia); 2º balcão - R$ 50 (R$ 25 meia). Desconto de 50% para Clube Gazeta do Povo (titular e acompanhante).
***Inscrições prorrogadas para Miss Balneário 2017***
Crédito da foto: Divulgação.
***Foram prorrogadas até hoje, 20 de maio, as inscrições para o Miss Balneário Camboriú 2017. Para participar do concurso as candidatas devem ter entre 18 e 26 anos, ser solteiras e não podem estar em união estável, além de estarem cursando tecnólogo ou curso superior e preencher os demais requisitos descritos no regulamento do Miss Santa Catarina Be Emotion.
O Miss Balneário Camboriú 2017 é promovido pela agência Donaire, e tem o slogan: “ Sonhar é desejar “, baseado no clássico Cinderela. “A ideia é passa a mensagem sobre a crença de cada indivíduo na busca pelos próprios sonhos, utilizando essa ferramenta, como auxilio na superação de experiencias negativas “ conclui Sandra Bronzina, coordenadora local do concurso.
O badalado concurso de beleza tem o patrocínio da Construtora Pasqualotto & GT, Yachthouse by Pininfarina, além do apoio do Balneário Shopping, Academia Wave, Onodera estética, Psicóloga Renata Stulp, Psicóloga Miriam Pereira, Ana Alcântara Assessórios, Ana Alves alta costura, salão G Beauté, e Dr Denis Pierry. As inscrições devem ser feitas no Concierge do Balneário Shopping, até sábado. O regulamento está disponível no www.misssantacatarinaoficia
***Smart City Business America começa nesta segunda-feira***
***Curitiba será a capital das cidades inteligentes, reunindo mais de 250 palestrantes em 50 painéis temáticos no maior congresso do tema da Mais de 3.000 pessoas vão participar do Congresso que reúne autoridades e especialistas de 10 países no Expo Unimed, em Curitiba. O Smart City Business Congress e Expo tem uma programação intensa e é destinado para gestores públicos e CEOs que estarão imersos em soluções para cidades entre os dias 22 e 24 de maio.
Temáticas como mobilidade urbana, energias renováveis, cidades sustentáveis, sistemas colaborativos, tecnologia, saúde, educação, infra-estrutura, economia, governança, segurança urbana estão distribuídas em 50 painéis em 3 auditórios simultâneos do Expo Unimed.
Para o presidente do Instituto Smart City Business e idealizador do evento, Leopoldo de Albuquerque, esta é uma oportunidade para aproximar o poder público de soluções eficientes de serviços para o munícipe. “Vivemos um momento onde as prefeituras vivem sérios problemas financeiros para manter serviços públicos básicos, e de outro lado, empresas estão dispostas a investir nas cidades de forma transparente e em uma relação de benefício para a iniciativa privada, o poder público, e principalmente, para o cidadão.
O Smart City é um grande fórum propositivo de soluções”, destaca. O principal objetivo do evento é promover o ecossistema de negócios das smart cities, um mercado que deve movimentar US$1 trilhão na América Latina na próxima década. Entre os mais de 250 palestrantes do evento estão: Frederico Gutierrez - Prefeito de Medelin, Elton Borgonovo - Presidente da Motorola Solutions, e o Deputado Federal Vitor Lippi, presidente da Frente Parlamentar Mista das Cidades Inteligentes e Humanas. Além dos painéis temáticos, o público também vai poder ver soluções smart na prática.
O evento tem uma Feira de Prototipação, que reúne empresas de ponta e protótipos avançados, em um ambiente interativo e lúdico. “Nossa proposta de projeto de prototipação para o evento nasceu do desejo de proporcionar aos Prefeitos e uma experiência prática sobre aspectos da gestão urbana que podem ser aperfeiçoados, e muitas vezes com o valor adicional de redução de custos) graças a aplicação de soluções tecnológicas, e o que é ainda melhor, com recursos que já estão disponíveis no mercado.
Em outras palavras, os gestores não estão dependentes de inovações que ainda estão à caminho, ou seja, estes benefícios podem ser ativados imediatamente”, diz Ricardo Bacellar, vice-presidente de prototipação do Instituto Smart City Business America e diretor da KPMG. Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser consultados no site: www.smartcitybusiness.com.br/
Sobre o Instituto Smart City Business America - O Instituto Smart City Business America é uma entidade internacional que congrega empresas atuantes no setor de smart city e administrações públicas. Com escritórios no Brasil, Chile e Bolívia, somado a parceiros em outros países da América Latina, busca criar bons ambientes de negócio para fomentar o desenvolvimento das cidades a partir de soluções inteligentes.
***Big Time Orchestra grava CD e DVD em New Orleans***
Crédito da foto: Studio Karam.
***Uma das mais tradicionais big bands do Brasil, a Big Time Orchestra vai gravar o próximo álbum na ‘cidade-berço’ do jazz e do blues, New Orleans (USA). Formada há 12 anos como uma banda de soul e rockabilly, a BTO foi incorporando outros estilos no seu som mas a base sempre foi o jazz e o blues. Esse projeto também marca a entrada do cantor Rubens Daniel, finalista do programa The Voice Brasil, no grupo. “Sempre foi um sonho gravar um álbum lá.
É realmente uma grande oportunidade de começarmos essa nova etapa, contando agora com o talento e a voz de Rubens Daniel e reencontrarmos a essência do nosso som no berço do jazz”, diz o baixista Fabiano Cordoni. O disco será produzido pelo renomado Jack Miele (One Republic, Rod Stewart, Zac Brown Band, Alex Clare e Steve Vai) e gravado no Music Shed Studio.
No repertório, as novas canções autorias “Realizo Você” e “Fico ou não Fico”, entre outras, além de releituras de “Valerie” (Amy Winehouse), “One Love” (Bob Marley), “Use Somebody” (Kings of Leon), “Beth Balanço”(Barão Vermelho) e “Loiras Geladas” (RPM). Durante a estadia da banda em solo norte-americano, serão gravadas também imagens para um DVD. A ideia é captar momentos tanto em estúdio quanto nas ruas de New Orleans e Memphis, cidade onde cresceu Elvis Presley, uma das maiores referências da Big Time Orchestra, que será devidamente homenageado no álbum.
O CD e DVD serão distribuídos pela Sony Music e a previsão é que cheguem às lojas ainda no final do primeiro semestre. Mais informações: www.bigtime.com.br. Para assistir o medley “Use Somebody / Valerie”, gravado ao vivo em Curitiba, acesse: https://www.youtube.com/watch?
***Caminho de Santiago de Compostela e reflexões sobre a vida no livro de Antonella Guimarães Satyro***
Crédito da foto: Divulgação.
***Pelo impacto que causa nas vidas de quem passa por ali, o Caminho de Santiago de Compostela tem admiradores e peregrinos espalhados no mundo inteiro. Para Antonella Guimarães Satyro a experiência foi tão transformadora que ela decidiu compartilhar em forma de diário sua experiência e fazer um paralelo entre o Caminho e a vida — em uma exaltação à felicidade e à busca pessoal de cada um por seus sonhos.
Em Todas as Emoções deste Mundo, que está sendo lançado pela Artes e Ofícios, a jovem autora além de oferecer dicas práticas para quem quer ir (por onde começar, o que levar...), mostra que a beleza da vida está no modo de viver, nas pequenas coisas do cotidiano, na perfeição imperfeita da arte que se encontra fora dos padrões e que presenciamos nas nossas vidas diariamente.
O lançamento será no dia 26 de maio, às 19h30, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba (PR), iniciando com bate-papo com a autora. Antonella contará um pouco da viagem que fez sozinha, há 5 anos. Aliás, dos 60 países que ela já visitou, foi a experiência no Caminho de Santiago de Compostela que se tornou seu primeiro livro. Isso porque foi a experiência mais amada e também a mais sofrida. “Sempre conheci pessoas maravilhosas nas minhas viagens, mas o Caminho coloca todas elas em um só espaço, com um só propósito e rumo a um mesmo objetivo. As pessoas se tornam iguais e humildes, com os mesmos medos e anseios”, afirma a autora.
Segundo ela, o Caminho exalta o melhor e o pior em cada pessoa. “Quem realmente somos. Como encaramos as situações difíceis nas nossas vidas, como fazemos as coisas acontecerem e como é lindo quando não desistimos. A melhor parte não é quando chegamos, mas sim, tudo que percorremos, as pessoas magníficas que conhecemos, o que sofremos e aprendemos durante a jornada. Tudo isso é a nossa vida, o cotidiano, as pequenas coisas”, complementa.
O texto e as histórias contadas por Antonella vão cativar peregrinos, quem ainda quer fazer o Caminho, mas, principalmente, quem quer mudar algo e assumir as rédeas de sua vida. Um livro para quem gosta de viajar, mas também para quem é apaixonado pela vida e quer transformar seu dia a dia em uma grande viagem, rumo ao autoconhecimento e à felicidade. Um livro que convida a não desistir de seus sonhos.
Sobre a autora - Antonella Guimarães Satyro é formada em Turismo e em Relações Internacionais e já viajou para aproximadamente 60 países. Internacionalista, turismóloga, ambientalista, administradora, profissional de marketing e TI. Trabalha como IT girl na ExxonMobil. Empreendedora, palestrante, TEDtalkera, poliglota, amateur da pintura, da fotografia, do desenho, das comidas gostosas, de moda. Admiradora da vida, das coisas, das pessoas, dos desafios e das viagens. Ama muito literatura, aventura e todo tipo de inovação.
Serviço: Artes e Ofícios Rua Almirante Barroso, 215 - 90220-021, Porto Alegre (RS) Telefone (51) 3311-0832. arteseoficios@arteseoficios.com.br / www.arteseoficios.com.br. Informações técnicas: 224 páginas em formato 14x21cm. isbn 978-85-7421-258-6 código de barras 9788574212586. Preço R$ 44,00.
***Adonai Aires de Arruda inicia agenda internacional de negócios***
Crédito da foto: Divulgação.
***Adonai Aires de Arruda, presidente da holding Paranaense Higi Serv, está em Israel para o cumprimento de agenda internacional que visa a expansão e qualificação dos serviços prestados por suas empresas no setor aeroportuário. Em Tel Aviv, o executivo se juntou a uma comitiva formada por empresários brasileiros que atuam nas áreas de turismo e facilities para uma imersão de cinco dias no aeroporto Ben Gurion. A programação inclui visitas técnicas e intercâmbio de boas práticas com foco nas atividades de raio-x , carga e descarga.
A Higi Serv é, atualmente, a maior fornecedora do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), constantemente avaliado como o melhor do Brasil em pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e também a maior da região sul do país, operando nos aeroportos de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Navegantes (SC), Joinville (SC) e Londrina (PR). Somente no terminal da capital paranaense a empresa emprega cerca de 300 colaboradores. Após visita ao Oriente Médio o empresário segue para Verona, na Itália, onde participa do Pulire 2017, a maior feira internacional do setor de limpeza profissional.
No evento, Adonai Aires participa de debates sobre capacitação e meio ambiente representando o Brasil em nome da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) e da Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop). Adonai Aires de Arruda foi o primeiro brasileiro a presidir a World Federation ofBuilding Service Contractors (WFBSC), entidade mundial do setor de Asseio e Conservação, e o primeiro paranaense a presidir a Febrac entidade nacional. Atualmente, preside o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (Seac-PR) e a Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), além de ser conselheiro do SENAC nacional.
Sobre a Higi Serv - A Holding Higi Serv nasceu em 1977, em Curitiba (PR), com a proposta de prover terceirização de mão de obra em serviços de limpeza e conservação, jardinagem, segurança portaria, garçons, copeiras, recepcionistas, telefonistas, entre outros. A empresa, de origem familiar, possui cerca de seis mil colaboradores espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro,Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A Holding Higi Serv engloba as empresas Higi Serv Cargo e Higi Serv Serviços no setor de asseio e conservação.
No setor de turismo atua com as empresas BWT Operadora e Serra Verde Express, a maior operadora de trens turísticos do Brasil.A Holding Higi Serv é presidida por Adonai Aires de Arruda, primeiro brasileiro a presidir a World Federation ofBuilding Service Contractors (WFBSC), entidade mundial do setor de asseio e conservação; presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR), desde 1996; e presidente da Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP), desde 2003. Mais informações: www.higiserv.com.
***Hotel Meliá Ibirapuera oferece opções irresistíveis para comemorar o Dia dos Namorados***
Crédito da foto: Divulgação.
***Os casais apaixonados que possuem tempo disponível para realizar viagens nesse Dia dos Namorados podem aproveitar para desfrutar uma ótima e romântica opção em São Paulo. Para oferecer uma noite diferente para o casal, o hotel Meliá Ibirapuera lança um pacote especial para surpreender os casais com muito romantismo.
Para a ocasião, o Meliá Ibirapuera está oferecendo uma diária especial e atrativa a partir de R$ 509 para apartamento categoria Classic Room King Size, incluindo jantar para duas pessoas no dia 12/06, a partir das 19h; diária de 12 para 13/06 com late check-out até as 15h (mediante disponibilidade), apartamento com decoração especial com pétalas de rosas, roupões e pantufas (para uso no apartamento), kit chá com ebulidor, amenities especiais, chocolates e café da manhã servido no restaurante Maestro.
Para os apaixonados de plantão, o Chefe de Cozinha Domingos, responsável pelo restaurante Maestro, preparou um cardápio especial no valor de R$ 199 para o casal com a cortesia de uma taça de espumante nacional por pessoa. O jantar estará disponível no dia 12 de junho no restaurante que estará decorado especialmente para a data com toalhas e guardanapos de tecido, das 19h às 23h.
Cardápio para o dia 12 de junho - entrada: salada de quinoa com folhas selecionadas e ovos de mujol regada com molho de limão siciliano ou creme de pera com crispy de alho poró. Pratos principais: coração de mignon ao vinho do porto acompanhado de arroz selvagem e batata dauphinoise ou darne de robalo com crosta de azeitonas sobre culli de salsinha acompanhado de mousseline de couve-flor e pupunha assada ou tortellini de damasco com brie ao molho de tomate pelat e manjericão roxo. Sobremesas: mousse de chocolate meio amargo ou cheesecake com frutas vermelhas.
Serviço: Meliá Ibirapuera – Avenida Ibirapuera, 2.534, Moema, São Paulo/SP. Quando - Jantar Especial – 12 de junho - R$ 199 o casal (incluso uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e uma taça de espumante nacional por pessoa). Taxas não inclusas no valor. Hospedagem: de 09 a 13 de junho de 2017. Quanto: apartamento Classic Room King: diária a partir de R$ 299 com apartamento com decoração especial, roupão e pantufas (para uso no apartamento), kit chá com ebulidor, amenities especiais, pétalas de rosas, chocolates, internet Wi-Fi e café da manhã, servido no restaurante Maestro. Taxas não inclusas no valor. Reservas com pelo menos 48 horas de antecedência, mediante pagamento antecipado integral. Reservas: (11) 2164-6000 ou reservas.ibirapuera@meliahotels.com.br.
Sobre o Meliá Ibirapuera - Sua excelente localização na Avenida Ibirapuera com a Rua Macuco, no bairro residencial e comercial de Moema, um dos distritos mais prósperos da capital paulista, faz do Meliá Ibirapuera a opção perfeita para visitar a cidade, seja a lazer ou a negócios, já que está próximo às zonas comerciais, restaurantes badalados, museus e áreas de lazer mais importantes da cidade, incluindo o conhecido Parque do Ibirapuera, considerado o pulmão verde de São Paulo, e situado a poucos minutos do Shopping Ibirapuera e do Aeroporto de Congonhas.
O hotel – um edifício com estilo moderno e arrojado, com elevadores panorâmicos e grande área verde – conta com 18 andares e oferece 350 apartamentos e suítes distribuídos em quatro categorias: Meliá Guest Room, Classic, Grand Premium e Supreme, decorados com um estilo atual e contemporâneo, equipados com tecnologia de vanguarda e conexão Wi-Fi, piscina coberta e aquecida, sauna, fitness, lobby bar e o restaurante Maestro, que confirma a proposta gastronômica do hotel.
Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta no mercado espanhol, com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura distribuídos em mais de 40 países em quatro continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Paradisus by Meliá, ME by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá e TRYP by Wyndham. O foco estratégico na expansão internacional permitiu à Meliá Hotels International ser a primeira empresa hoteleira espanhola com presença na China, nos Estados Unidos e nos Emirados árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe.
O alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios (que a posiciona entre as principais gestoras hoteleiras do mundo), o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em todo o mundo. A Meliá Hotels International faz parte do IBEX 35, que é o principal indicador da Bolsa de Valores da Espanha. Siga Meliá Hotels International no Twitter @MeliaHotelsInt e no Facebook meliahotelsinternational.
Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, TRYP by Wyndham e a Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática). Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Mis informações no site: www.melia.com.
***Hospital Erasto Gaertner e Disk Ingressos***
***O Hospital Erasto Gaertner fechou uma parceria com o Disk Ingressos em prol do Projeto Padrinhos. O objetivo é arrecadar recursos para a reforma das enfermarias do hospital que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com 44 anos de existência, a instituição atende anualmente mais de 35 mil pacientes e realiza mais de 360 mil procedimentos, 93% deles por meio do SUS.
Agora, a partir da parceria entre o Disk Ingressos e o Hospital Erasto Gaertner, qualquer pessoa da sociedade pode se tornar um verdadeiro padrinho da instituição que é referência no tratamento do câncer no sul do Brasil, doando as quantias de R$1,00, R$3,00 ou R$5,00, no momento da compra de qualquer ingresso, pelo site http://www.diskingressos.
Para simbolizar a participação na campanha, juntamente com o ingresso adquirido, um adesivo é entregue, o que certifica o doador da quantia como um Padrinho do Hospital Erasto Gaertner. Outro projeto beneficiado com essa importante parceria é a construção do primeiro hospital oncopediátrico do Paraná, o Erastinho.
Comprando uma caneca personalizada da Família Erastinho, no valor de R$7,00, é possível colaborar com a causa e fazer parte desta grande corrente de solidariedade em prol de crianças e adolescentes com câncer, que terão um espaço novo e exclusivo, totalmente humanizado, com o que há de mais moderno para o combate à doença.
As canecas podem ser adquiridas pelo site do Disk Ingressos e também nos pontos de venda fixos do Disk Ingressos no Shopping Palladium, no Shopping Estação e no Shopping Mueller. Parcerias que envolvem a captação de recursos são muito importantes para manter a qualidade do atendimento prestado, complementando a renda da instituição, já que a receita do Hospital paga somente 65% das despesas.
“As parcerias são importantes para conseguirmos manter o nosso equilíbrio financeiro, algo que é tão necessário para a nossa instituição. No ano passado, nós fizemos 1,4 milhão de procedimentos, em um universo quase total de SUS. Portanto, essas ações são extremamente importantes”, afirma o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.
Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.
***Maioria das pessoas com hepatite não sabem que estão infectadas***
Crédito da foto: Rafael Danielewicz.
***O número de mortes em decorrência das hepatites virais (inflamação do fígado) tem crescido. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que realizou um estudo que revela também que 325 milhões de pessoas no mundo têm um quadro crônico de infecção viral por hepatite B ou C, responsáveis por 96% de todas as mortes causadas pela doença, sendo que a maioria delas não sabe que é portadora da enfermidade, ou seja, não são tratadas.
Sobre o Brasil, o relatório da agência especializada em saúde estima ainda que 2 milhões de indivíduos vivam com o vírus da hepatite B, o mais comum entre a população mundial. A médica infectologista e responsável pelo Centro de Vacinação do Hospital VITA, Dra. Marta Fragoso, explica que não são todos os tipos de hepatite que têm vacina para prevenir o contágio, mas já existem opções de medicamentos para tratamento e segundo ela, a prevenção e a informação ainda são as melhores maneiras de afastar a doença e manter a saúde do fígado.
Por isso, “é importante saber como é possível se contaminar. Só assim, as pessoas podem se precaver e cuidar da saúde”, destaca a especialista. Atividades comuns do dia a dia podem também ser momentos de risco quando o assunto é hepatite. “Ao fazer as unhas em salões de beleza, tatuagens, piercings e acupuntura, por exemplo, é possível se contaminar com as hepatites B e C caso os materiais não sejam descartáveis ou corretamente esterilizados a cada uso”, alerta a especialista. Na maioria dos casos a infecção é causada por cinco vírus: A, B, C, D e E.
Saiba mais sobre os tipos de hepatite, sintomas, formas de contágio, tratamento e prevenção
Hepatite viral A - Apresenta distribuição mundial, transmitida pela via fecal-oral, contato inter-humano (contato sexual por meio da prática de sexo oral e/ou anal) ou por água ou alimentos contaminados, com período médio de incubação (exposição até o início dos sintomas) de 30 dias. Sua disseminação está associada ao nível socioeconômico, condições de saneamento básico e higiênico-sanitárias da população, sendo mais frequente em crianças na idade pré-escolar.
O tratamento consiste no repouso do paciente, dieta livre de acordo com sua aceitação alimentar (redução de gorduras e aumento de carboidratos e doces é mito popular) com restrição de ingesta de álcool por até um ano. Quanto à prevenção, pode ser feita por meio de vacinação.
Hepatite viral B É a mais frequente e sua transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas, uso de drogas injetáveis com compartilhamento de seringas, agulhas e outros equipamentos, procedimentos invasivos sem esterilização adequada ou sem uso de material descartável (cirurgias, procedimentos odontológicos, hemodiálise, tatuagens, colocação de piercings, perfurações de orelha, manicures e pedicures), transfusão de sangue e derivados, transmissão vertical (mãe para o filho), aleitamento materno e acidentes perfurocortantes em profissionais da saúde.
O período de incubação varia de um a seis meses, com média de 70 dias. Pode ocorrer sem ou com sintomas inespecíficos (febre, cansaço, dores musculares ou articulares, dor de cabeça, falta de apetite, náuseas e vômitos) por até quatro semanas até a fase de icterícia ou amarelão (que pode ser de intensidade variável com pele e mucosas amarelas, urina muito escura e fezes claras) associada a coceiras pelo corpo. Após a fase de icterícia há a recuperação ou convalescença. Uma média de 90% a 95% dos pacientes adultos evoluem para a cura, no entanto, quando a reação inflamatória do fígado persiste por mais de seis meses, considera-se que a infecção está evoluindo para a forma crônica.
Neste caso, após anos de evolução, pode surgir a cirrose do fígado - causando varizes no esôfago, sangramentos digestivos, ascite (acúmulo anormal de líquidos) e alterações hematológicas e o hepatocarcinoma. O tratamento da fase aguda consiste no repouso, restrição de ingesta de bebidas alcoólicas e medicamentos para o controle dos sintomas. Já a fase crônica pode ser cuidada com determinados medicamentos, no entanto é mais complexa, prolongada e exige o acompanhamento de profissionais especializados. A imunização por meio de vacina ainda é a melhor atitude para evitar o contágio.
Hepatite viral C - Também é viral e destaca-se pelo seu elevado percentual de pacientes que desenvolvem a forma crônica e a inexistência de vacina para sua prevenção. O período de incubação varia de 15 a 150 dias. Pode ser transmitida de várias maneiras, sendo as mais frequentes por transfusão de sangue, uso de drogas injetáveis, hemodiálise, acupuntura, piercings, tatuagens, droga inalada, manicures e pedicures, barbearias, instrumentos cirúrgicos, de mãe para o filho na gestação, acidentes perfurocortantes nos profissionais de saúde, transplantes de órgãos e tecidos e por contato sexual (menos frequente).
Em aproximadamente 10 a 30% dos casos não é possível determinar a forma de transmissão. Pode ser assintomática ou com icterícia e outros sinais próprios das hepatites na fase aguda. Em média somente 20% dos pacientes conseguem eliminar o vírus e os outros 80% evoluem para a forma crônica com possibilidade de cirrose e hepatocarcinoma (câncer primário do fígado). Não há vacina disponível contra o vírus C, portanto a prevenção evitando os fatores de risco já citados é primordial, além do diagnóstico precoce para a interrupção da progressão da doença com medicamentos específicos e redução de exposição a substâncias hepatotóxicas (álcool e outras drogas).
Hepatites Delta e E - Este tipo é menos frequente. A transmissão, sinais e sintomas, controle e tratamento da hepatite Delta é semelhante ao do vírus B que necessita da presença deste para contaminar o paciente. Já a hepatite E é de transmissão fecal-oral semelhante à hepatite A também nos sintomas e sinais e, portanto, as estratégias de tratamento são as mesmas. Não há vacinas para ambos os casos.
Serviço: Centro de Vacinação VITA Onde: Hospital VITA - Rodovia BR 116 Km 396, 4021, Bairro Alto - Curitiba Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, 8h às 17h Informações: 41 3315-1900 - ramal 1778 - www.hospitalvita.com.br.
Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).
Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria.
Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.
***Savytha comemora quatro anos e presenteia com descontos***
Crédito da foto: Divulgação.
***Comandada pela esteticista e cosmetóloga Danielle Wagenfuhr, a Clínica Savytha Estética e Nutrição, em Curitiba, está comemorando quatro anos de atuação. Para marcar a data, as clientes que procurarem a clínica na semana de 22 a 27 de maio, terão 30% de desconto em qualquer tratamento de pacote de estética. A clínica oferece diversos tratamentos corporais e faciais com atendimento e protocolos personalizados para cada cliente.
A avaliação é feita por uma esteticista graduada e com curso de especialização em São Paulo em pré e pós-operatório. Para o relaxamento, a Savytha oferece massoterapias de relax, com pedras quentes, bambu e reflexologia. Uma nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva faz o atendimento a clientes que buscam dietas específicas e atletas. E como forma de apoiar os esportistas, a Savytha patrocina dois atletas de MMA da academia CM System.
A clínica tem aparelhos modernos como o Víbria, um ultrassom tripolar de alta potência, para tratar celulite e gordura localizada; o Límine, aparelho de radiofrequência que trata flacidez, gordura localizada, estrias e fibroses; e o Fluence, aparelho de laser de baixa potência e LED, trata acne, manchas, rugas e estrias. A Savytha está localizada na Rua Saldanha Marinho, 968, Centro, em Curitiba. Telefone: 41 3155-1142 e 98890-7007 (WatsApp). Horário de funcionamento: das 8h30 às 19h30 de segunda à sexta-feira e das 9 às 13 horas, aos sábados. Fanpage: https://www.facebook.com/
***“Semeando Novos Olhares "Do Grupo Arte 725" propõe romper paradgimas***
Crédito das fotos: Divulgação.
***O projeto “Semeando Novos Olhares” foi aprovado pela Fundação Cultural de Curitiba por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O principal objetivo é provocar um novo olhar sobre a produção artística e artistas locais, aproximando-os alunos, pais, professores e funcionários da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag. O Grupo ARTE 725 (nome inspirado no endereço do ateliê que os artistas frequentam – Rua Lamenha Lins, 725) é formado por 16 artistas que possuem uma trajetória artística de sucesso, prestígio e reconhecimento. Muitos deles já receberam diversos prêmios em salões de Arte conceituados.
Outro aspecto relevante do grupo é a realização de diversas viagens (nacionais e internacionais) onde realizam exposições e/ou worshops em busca de novos conceitos no cenário das Artes Visuais e frequentam com assiduidade bienais de Arte. Desta convivência, nasceu a ideia revolucionária de quebrar a reconhecida tríade ateliê/galeria/museu e aproximar a Arte e os artistas de um público que geralmente não frequenta estes espaços culturais, ou seja, alunos de Escolas Públicas. No projeto “Semeando Novos Olhares” cada artista participante elabora trabalhos de acordo com sua linguagem artística e poética.
As obras são apresentadas em formato inédito, estimulando e provocando ainda mais o olhar. Ao final do ciclo de exposições, os artistas realizarão uma palestra para alunos, professores e funcionários. Além das doações de obras e palestras, serão entregues à Escola convites colecionáveis e catálogos. Para finalizar o projeto com chave de ouro, os professores realizarão workshop no ateliê de Edilson Viriato com o próprio artista, proprietário e criador do ateliê. Outro aspecto muito relevante do Grupo ARTE 725 é o de cunho social, pois o projeto indubitavelmente possibilitará a democratização da Arte e acessibilidade à cultura. Já ocorreram duas exposições, as das artistas Elisângela Strasser e Luiza Uady.
A próxima exposição será aberta nesta segunda, dia 22 de maio, da artista Elisiane Correa. A exposição “Entre” com várias obras entre desenhos, pinturas em papel e pinturas acrílicas sobre telas. Elisiane em suas obras aborda as questões da Memória que através de imagens poéticas provoca e instiga o espectador á lembranças do passado, presente e conduz a pensamentos futuros, tornando a imagem um novo ser da nossa linguagem da imaginação. Há diferentes maneiras de pensar e de falar sobre memória.
Sobre a Artista: Elisiane Correa Wengerkiewicz é paranaense, natural de União da Vitoria e vive em Curitiba/PR. Graduada em Administração de Empresas pela FACE/UP do PR, Pintura na Escola de Músicas e Belas Artes do PR- EMBAP/UNESPAR e Licenciatura em Artes no Centro Universitário Claretiano – SP. Complementou sua graduação com os cursos de Pós Graduações em História da Arte Moderna e Contemporânea - EMBAP e Educação Especial Geral - Claretiano.
Possui cursos de Extensão em Desenho Figura Humana - UFPR/PR e Teoria e Prática da Cor – Ciência, história e arte, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná EMBAP. Participou de exposições nacionais e internacionais, de exposições individuais e coletivas. Atualmente divide seu trabalho em seu ateliê e como docente de artes em Educação Especial na Escola Nabil Tacla/PR. A artista faz parte do CACEV – Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato e é integrante do Grupo de Arte 725.
Calendário de exposições
08/05 a 15/05 - Elisângela Strasser. 15/05 a 22/05 – Luiza Uady. 22/05 a 29/05 – Elisiane Correa. 29/05 a 05/06 – Marinice Costa. 05/06 a 09/06 -Magali Robaina. 19/06 a 26/06 – Denise Abujamra. 26/06 a 03/07- Kátia Kimieck. 03/07 a 07/07 – Silvana Camilotti. 31/07 a 07/08 -Beatriz Gonçalez. 07/08 a 14/08 – Ana Muller. 14/08 a 21/08 – Leandro de Souza. 21/08 a 28/08 -Cirlei Gonçalves. 28/08 a 01/09 – Nilva Rossi. 11/09 a 18/09 – Soraya Milani. 18/09 a 22/09 – Ana Serafin. 22/09 a 02/10 – Edilson Viriato. Serviço: Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag Rua Pedro Bocchino, Cajuru, Curitiba, PR Telefone: (41) 3361-2336 Ateliê de Arte Edilson Viriato Rua Alamenha Lins, 725, Rebouças, Curitiba, PR Entrada: Franca - Público: Livre.
***Confira a programação especial do Museu Oscar Niemeyer***
Crédito da foto: Heuler Andrey.
***O Museu Oscar Niemeyer (MON) prepara uma programação semanal para os visitantes, sempre aos domingos e quartas-feiras. As atividades, preparadas pelo Educativo do MON, são voltadas para todos os públicos, e para participar basta comparecer nos locais e horários indicados. Nesta semana, dias 21 e 24 de maio, haverá oficinas e visita mediada.
No domingo, 21/05, acontece a oficina “Uma história enrolada”, entre 13h e 17h. Neste dia, se encerra a 15º Semana dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para celebrar a data, haverá a oficina “Encontrei meu tesouro no lixo reciclado”, com referência à obra da artista Efigênia Rolim, às 15h.
Na quarta-feira, 24/05, o Educativo do MON preparou uma oficina de gravura em isopor, técnica semelhante à xilogravura, das 11h às 17h. Haverá também visita guiada pela exposição “Imagens impressas: Um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural”, às 15h, que apresenta 150 gravuras dos séculos XV a XIX. Com curadoria de Marcos Moraes, estão presentes artistas como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn.
A exposição conta, ainda, com obras de Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. De sua autoria, a gravura Cristo Carregando Cruz, de 1475, é a mais antiga da exposição. A entrada no MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.
Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 21 de maio de 2017 R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 24 de maio de 2017 Entrada franca das 10h às 18h.
Programação: Domingo, 21 de maio Oficina livre “Uma história enrolada” com a equipe do Educativo Horário: 13h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Oficina “Encontrei meu tesouro no lixo reciclado”, com a equipe do Educativo Referência: Efigênia Rolim Técnica: Escultura com materiais reciclados Horários: 15h Local: Sala de Oficina – subsolo.
Quarta-feira, 24 de maio Oficina livre com a equipe do Educativo Técnica: Isopor em gravura Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: "Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural” Horário: 15h Local: Sala 3. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h www.museuoscarniemeyer.org.br.
***Tecpar e Paranacidade lançam nova turma do programa Capacita Paraná EaD***
Crédito da foto: Divulgação.
***O Capacita Paraná EaD, programa do Governo do Estado de capacitação de servidores municipais, realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e do Paranacidade, está com inscrições abertas para a nova turma de participantes. Nesta terceira fase do programa, 15 cursos totalmente online, com temas voltados à gestão pública, estão disponíveis para as prefeituras paranaenses. Esta é a terceira fase, que começa em julho e tem inscrições abertas até 23 de junho.
Nesta terceira fase serão ofertados 15 cursos: Auditoria Pública; Burocracia e Gestão da Política Pública no Brasil; Contabilidade Pública; Elaboração de Atos Normativos; Elaboração de Relatório e Parecer; Ética da Administração Pública; Gestão de Contratos Públicos; Gestão de Projetos no Setor Público; Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público; Interpretação e Produção de Texto; Licitação, Contratos e Convênios; Planejamento, Orçamento Público e Lei de Responsabilidade Fiscal; Português com Ênfase no Acordo Ortográfico; Qualidade no Atendimento ao Público; e Redação Oficial.
As inscrições podem ser feitas no site prefeituras.tecpareducacao.
***Casamento é tema de mostra no Museu da Imagem e do Som do Paraná***
Crédito da foto: Divulgação.
***Em alusão ao mês das noivas, o Museu da Imagem e do Som do Paraná abre, no mês de maio, a mostra “As noivas de Glück”. Com fotografias de Guilherme Glück, a exposição será aberta no dia 23 de maio, às 19h. A mostra fica em cartaz até o dia 9 de julho de 2017, com entrada gratuita. Em suas fotografias, Guilherme Glück registrou a cultura local (principalmente a lapeana) do início do século XX.
O acervo do fotógrafo pertencente ao MIS-PR conta com mais de 40 mil chapas de vidro. Para a exposição, cujo tema é casamento, foi feito um recorte que abrange as fotografias capturadas em cerimônias da época na região sul, com enfoque nas noivas. Complementando as fotografias de Glück, também serão expostos vestidos de noiva desenhados pelo estilista parnanguara Eleuther Guimarães, conhecido e requisitado pela alta sociedade curitibana da segunda metade do século passado até a última década.
Eleuther dizia que a moda “deve comunicar charme, elegância, fantasia, criatividade, arte, cultura, felicidade e tantos outros sentimentos e emoções que brotam do seio da natureza humana”. Na abertura da exposição, duas modelos estarão desfilando pelo museu com peças da coleção do estilista Eleuther.
Sobre Guilherme Glück - Nascido em Santa Catarina, Guilherme Glück se estabeleceu na Lapa e trabalhou como fotógrafo ambulante. Ele percorreu a região norte de Santa Catarina e sul do Paraná, onde fez registros fotográficos do cotidiano dos habitantes, seus costumes e tradições. Seus retratos do dia a dia regional são considerados um legado para a fotografia paranaense.
Serviço: Abertura da exposição “As noivas de Glück” Dia 23 de maio de 2017 às 19h Período expositivo: até 9 de julho de 2017 Entrada gratuita. Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro. Curitiba-PR Visitação: terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h. 41 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário