sábado, 4 de março de 2017

Coluna do dia 04/03/17

***Clínica Dra. Adriana Vidal Schmidt promove encontro de médicos em março***


Crédito da foto: Marcelo Cozzo.

***A médica Dra. Adriana Vidal Schmidt promove neste final de semana a edição de março do Meeting Doctor. Esta será a 22ª edição do evento, em que a Dra. Adriana Schmidt compartilha seu conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos anos com médicos de todo o país.

O evento é restrito a médicos e terá como tema toxina botulínica, mapeamento facial simplificado, ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e ácido poliático, armamentário terapêutico utilizado por médicos que promove melhorias significativas na qualidade da pele, levando à jovialidade e beleza.

O objetivo do Meeting Doctor é permitir um aperfeiçoamento profissional dos envolvidos, criar uma rede de troca de conhecimentos e fortalecer a cooperação mútua e amizade entre os médicos de diferentes regiões do Brasil.

Serviço: Clínica Dr.ª Adriana Vidal Schmidt Dra Adriana Vidal Schmidt CRM 12975 - RQE 7737-alergia Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901, Ed. Office Life, sl 198/199 Ecoville Curitiba | PR Tel: (41) 3336-2820 - www.adrianaschmidt.com - https://www.facebook.com/clinicaadrianaschmidt.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Talk Assessoria de Comunicação acaba de assumir a conta da Capital Realty, empresa referência no desenvolvimento de condomínios logísticos, centros de distribuição e empreendimentos sob medida para os setores de infraestrutura logística e varejo da Região Sul e São Paulo. A Talk fará todo o trabalho de assessoria de imprensa para a Região Sul e São Paulo, além da elaboração de uma newsletter digital.

*****O IFS Focus Day – evento sobre certificação em qualidade e segurança de alimentos para profissionais da indústria com palestras, networking e cases de sucesso – já tem data marcada, será realizado no dia 08 de março, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sincabima@sincabima.org.br. O investimento é de R$ 270, mas associados Sincabima pagam apenas R$ 135. O evento promovido pela certificadora IFS (International Featured Standards) e organizado pelo Sincabima contará ainda com momentos de coffee break para networking.

*****Guilherme Venturin, modelo e personal trainer aos 26 anos de idade inicia o seu novo projeto com o lançamento do seu blog de moda masculina GVstyle. O blog GVstyle vem com objetivo de gerar portfólio para o mundo da moda masculina proporcionando fonte de inspiração como objeto de transformação unindo os principais conceitos que um homem com estilo pode ter. Guilherme Venturin, fundador do projeto, apaixonado pelo universo da moda masculina, viagens e amante da atividade física traz um life style moderno para homens que gostam de aproveitar cada momento de sua vida com estilo e elegância.

*****A Caixa Cultural Curitiba oferece, de 7 a 10 de março, oficina com a diretora de Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. A africana Inno Sorsy, professora, especialista em técnica vocal e dramaturga que mora em Londres, estará em Curitiba para explorar o rico universo da contação de histórias. Para participar da oficina “A arte de contar histórias”, os interessados, a partir de 16 anos, devem fazer sua inscrição pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, de 1 a 5 de março. As vagas são limitadas.

***Site da RPC estreia novo layout com melhor navegação para dispositivos móveis*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

***O site da RPC está com cara nova: a página inicial mudou de layout na última semana para oferecer navegação mais rápida e apresentar o conteúdo de forma responsiva. Com o novo formato, o usuário dos dispositivos móveis, especialmente em celulares, terá uma melhor experiência de uso, com uma página mais agradável e leve.

A mudança faz parte de uma padronização dos sites das afiliadas Globo. Esta é a maior mudança de layout desde 2011, quando a RPC lançou seu site próprio. No menu ao lado esquerdo da tela é possível navegar pelos sites G1 e GloboEsporte.com, programas da emissora, grade de programação, informações exclusivas sobre TV digital e uma área institucional.


A área do Fale Conosco possibilita a interatividade com o aplicativo “Você na RPC” (disponível para iOS e Android nas lojas Google Play e Apple Store) para envio de sugestões, fotos e vídeos. No lado direito, há menus especiais dos horários da programação e destaques dos programas locais.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Santa Mônica inaugura neste sábado maior campo de golfe do Paraná***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Golfe, esporte gracioso, emocionante e que proporciona o contato com a natureza, ficará ainda mais desafiador para os golfistas paranaenses, pois neste sábado (4), o Santa Mônica Clube de Campo inaugura os 18 buracos do seu campo, com quase 7 mil jardas, que o elevará ao patamar de um dos maiores do Brasil e ao padrão internacional. 

Não somente a quantidade de buracos que foi aumentada, mas o nível técnico e o desenho do campo. Para celebrar este marco, será realizado a partir das 8 horas o Torneio Festivo (Trincas Scramble), que envolverá cerca de 90 golfistas, e às 14 horas, acontece a cerimônia oficial da inauguração, na Sede do Golfe. Além de duplicar a capacidade de atendimento, ele poderá sediar competições do padrão oficial.

O redesenho do campo de golfe contempla uma área de 30 alqueires foi elaborado por François Cazabon, que é golfista e árbitro internacional da Profissional Golfers Association – PGA, com participação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e é associado do Santa Mônica Clube de Campo. Segundo ele, o maior desafio foi mudar o sentido do campo e ver se tinha área para se realizar este trabalho, segundo as regras existentes. “Foram muitas horas de estudo, de Google Earth, para conseguirmos mudar o projeto”, destaca.

O golfe está entre os esportes mais praticados no Santa Mônica, modalidade está em desenvolvimento no Clube há mais de 20 anos. Foram muitas etapas para chegar à conclusão dos 18 buracos. A gestão atual, presidida por Aniceto Zanuzzo, há cinco anos, pegou o Campo de Golfe com 10 buracos e concentrou as atenções para que o projeto saísse do papel. De acordo com o presidente, a conclusão dos 18 buracos só é uma realidade hoje, porque o Clube fez uma permuta histórica em 1988, na Gestão do Presidente Omar Rachid Fatuch, com a União, de 51 alqueires, área onde se localiza o campo de golfe.

“Sem essa área, não teríamos local para construir uma obra deste porte. Desde o Fatuch, cada gestão sucessiva, deu sua contribuição para que o esporte se desenvolvesse. Estamos muito felizes em entregar mais esta obra aos associados e aos golfistas de todo o Paraná. Disponibilizaremos um campo oficial para a prática do Golfe com 18 buracos e acesso asfaltado, com excelentes condições para sediar grandes competições, pois atende todos os requisitos da Confederação Brasileira de Golfe”, revela.

Novo Layout - O projeto inicial do campo foi redesenhado em 2010, na gestão do Diretor de Golfe Arnaldo da Costa, um trabalho realizado em equipe com a dupla François Cazabon e Julio Azevedo, profissional de Golfe que trabalha no Clube, que depois de muitas horas de estudos e caminhadas no local, deixaram o projeto mais enxuto, tornando o campo mais suave, com um melhor aproveitamento do relevo local, com menos descidas e subidas. O campo de Golfe moniquense é o mais longo do Estado e promete com os devidos acabamentos ser um dos os melhores do Paraná. Leva-se em média 4 horas para ser percorrido, falando em tempo de jogo.

“Aproveitamos os nove buracos existentes (o lado nobre que nós chamamos) e também os desníveis do terreno. Especialmente os greens que é a parte mais cara e que já estavam prontos. Tínhamos plantas chaves que não poderíamos mexer e redesenhamos o que foi possível”, completa Julio. De acordo com François, um fato interessante é que os buracos 1, 9 e 18 estão bem próximos da Sede do Golfe, permitindo que o golfista inicie e termine o seu jogo na frente dela. A beleza visual encanta os praticantes, que ao jogar passam por diversos locais que enchem os olhos, lagos, árvores e vista panorâmica da cidade.

Visibilidade no Esporte - Segundo o Presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Euclides Gusi, construir um campo de golfe de 18 buracos é de extrema importância para o desenvolvimento do esporte no Brasil. “Este é um grande passo do Santa Mônica. As vantagens são imensas, com 18 buracos, o campo comporta muito mais jogadores simultaneamente.

Os golfistas ganham mais nove desafios diferentes. Com esse padrão de campo, o Clube poderá sediar torneios com um maior número de competidores. O golfe brasileiro, apesar de ter mais de 100 anos, ainda é um bebê. Temos um potencial imenso para crescimento. A entrada do esporte nas Olimpíadas deu muita visibilidade, mas ainda há muito a se fazer. Certamente, iniciativas como a do Santa Mônica só ajudarão a desenvolver este esporte”, afirma.

Serviço: Inauguração do Campo de Golfe Data: Dia 4 de março de 2017 (Sábado) Horários: Torneio Festivo (trincas Scramble) - 8h - Shotgun Inauguração oficial campo - 14h Local: Sede do Golfe O evento é voltado para associados, convidados e imprensa.

***As apresentações do espetáculo Ela é o cara!, com a atriz Vera Fischer em Curitiba foram canceladas*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***A Charge Produções e Promoções Artísticas informa que as apresentações da comédia Ela é o Cara! com a atriz Vera Fischer, que estavam programadas para os dias 03 e 04 de março em Curitiba, no Teatro Fernanda Montenegro, foram canceladas. Em breve, informaremos nova data para o espetáculo na capital desta comédia que é sucesso por todo o Brasil. Os ingressos adquiridos poderão ser trocados nos postos do Disk Ingressos.

***Vinícius Correa assume o comando do novíssimo TRYP Pernambuco***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O hotel TRYP Pernambuco, primeira aposta da Meliá Hotels International, em parceria com a construtora Rio Ave, para o setor hoteleiro do Norte-Nordeste, acaba de anunciar Vinícius Corrêa como gerente geral do empreendimento. Vinícius iniciou sua trajetória profissional no hotel Gran Meliá WTC em São Paulo em 2000, passando pelas unidades Meliá Confort Jardins e TRYP Higienópolis.

Em 2005, participou ativamente da implantação do Meliá Recoleta Plaza Boutique Hotel, em Buenos Aires, compondo a equipe de Task Force. Em março de 2006, o profissional foi promovido e passou a integrar a equipe dos hotéis Meliá Brasil 21 e TRYP Brasil 21. Em 2009, foi para o TRYP Convention Brasil 21, onde demonstrou um excepcional comprometimento com as normas, políticas da empresa e qualidade de serviços, tendo contribuído para a consolidação da excelente imagem dos hotéis de Brasília.

Com uma belíssima trajetória profissional, em 2011 assumiu a gerência geral do hotel TRYP Jesuíno Arruda, onde permaneceu até janeiro de 2017. Durante sua gestão no TRYP Jesuíno Arruda, o hotel foi indicado pelo Guia MICHELIN por dois anos consecutivos (2015 e 2016) e conquistou os Certificados de Excelência TripAdvisor e Ecoparceiro TripAdvisor 2015. Vinícius é formado em Turismo pela Universidade de São Paulo, possui MBA pela BI International em Gestão e Inovação e fala fluentemente inglês, espanhol e francês.

Sobre o TRYP Pernambuco - O TRYP Pernambuco conta com 192 apartamentos, além de contar com um amplo restaurante de gastronomia contemporânea lobby bar, fitness center e sauna. A cobertura é uma atração à parte, com piscina com borda infinita e vista panorâmica que encanta e conquista no primeiro olhar.

Além da localização em área metropolitana e a versatilidade da infraestrutura, o TRYP Pernambuco oferece um foyer espaçoso, ideal para pequenas exposições, coquetéis, apresentações, coffee breaks, vernissages entre outros eventos e estacionamento para 100 veículos. Já o salão de Eventos e Convenções conta com aproximadamente 545 m² para eventos divisíveis em três salas menores para reuniões. 

TRYP Pernambuco - Rua Padre Nestor de Alencar, 10.519 - Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes – PE Informações e reservas: pelo telefone (81) 3094.9700 ou pelo e-mail reservas.pernambuco@tryphotels.com.br.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956, em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, TRYP by Wyndham e a Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática). Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Mais informações no site: www.melia.com.

Rio Ave no setor hoteleiro - Este é o terceiro empreendimento hoteleiro entregue pela Rio Ave ao estado de Pernambuco. No início de 2013, a construtora - reconhecida pelo alto padrão em construção - anunciou sua entrada no mercado hoteleiro. Pouco mais de um ano depois, inaugurou o primeiro Courtyard by Marriott do Brasil, e primeiro Marriott do Nordeste, no bairro de Boa Viagem. Em julho deste ano foi a vez do Ramada Hotel & Suítes abrir as portas, no mesmo bairro, sendo o primeiro do Norte/Nordeste. www.rioave.com.br.

***Curso Positivo apresenta novidades para 2017*** 


Crédito da foto: Diego Wladyka. 

Na foto: Renato Ribas Vaz, diretor-geral do Curso Positivo. 

***Em evento fechado para pais dos estudantes matriculados este ano no Curso Positivo, professores apresentaram as novidades que o Sistema Positivo de Ensino preparou para 2017. Ainda em clima de comemoração pelos resultados obtidos nos principais vestibulares do Brasil, o diretor-geral do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, não escondeu a satisfação e o orgulho de registrar na história da instituição 24 primeiros lugares no concurso mais concorrido e difícil do Paraná, obtendo uma média de 71% de preenchimento das vagas de Medicina em Curitiba. 

Na ocasião, foi apresentado o novo material didático, que prevê 33 aulas semanais. “Queremos superar os índices alcançados no ano passado, buscando ininterruptamente a melhoria da qualidade, superando as expectativas dos estudantes”, afirmou o professor Renato Vaz. Além da apostila com o conteúdo teórico das disciplinas, o novo material didático do Sistema Positivo de Ensino traz agora uma apostila com 28 mil exercícios, dos mais variados níveis de dificuldade. 

O material inclui também uma apostila diferenciada com testes dos vestibulares mais concorridos no Brasil e outra apostila específica para o ENEM. Para melhorar ainda mais a preparação, o Curso Positivo passou a oferecer também um número maior de simulados: o geral, o de redação e um voltado à prova específica exigida pela Federal em alguns cursos. 

“A ideia é melhorar a preparação e diminuir a tensão dos estudantes nos dias de provas”, observa o diretor-geral da instituição, que anunciou um novo espaço de aulas, voltado aos alunos que almejam uma vaga no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Vaz lembrou que, neste ano, o Curso Positivo aprovou seis alunos no Instituto, superando o número de 2016. Para o diretor, o sucesso do vestibulando depende de três coisas: “do próprio esforço; da instituição que deve oferecer ensino de qualidade; e dos pais, que são o suporte aos estudantes”. 

Em todos os anos, o Curso Positivo recebe alunos de quase todos os estados do Brasil. “São culturas e línguas diferentes. Em comum, o desejo de passar no vestibular. Uma mistura de alunos que precisam aprender a conviver, o que gera um ganho de maturidade, pois, assim como na natureza prevalece a biodiversidade, a heterogeneidade das pessoas é fundamental para o desenvolvimento individual”, observa o professor Giba Lavras, que já lecionou para mais de 650 mil estudantes ao longo de sua trajetória como mestre. 

Sobre o Curso Positivo - Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular - algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. 

O Curso Positivo conta com duas sedes em Curitiba (PR) e uma em Joinville (SC) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino, da Editora Positivo, que fornece sistemas de ensino de vanguarda para escolas públicas e particulares, atingindo atualmente mais de 2 milhões de alunos no Brasil e no Japão. 

***Projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição” desembarca em Prudentópolis***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cidade de Prudentópolis recebe entre os dias 7 e 9 de março o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cléo Busatto. O projeto visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de oficina de formação de mediadores.

“Estou muito feliz por trazer para Prudentópolis o meu projeto e ter a oportunidade de formar mediadores que tornem a literatura literária mais acessível e parte do cotidiano”, conta Cléo Busatto. A oficina gratuita de formação de mediadores de leitura é intitulada “Leitura literária: promoção e formação do mediador” e capacitará mediadores de leitura, por meio da integração da palavra falada e da palavra escrita às diversas áreas de conhecimento.

As aulas acontecem na Secretaria Municipal de Educação e as inscrições podem ser feitas no site http://cleobusatto.com.br. A primeira edição do De caso com a palavra, realizada em 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas em todo estado. A formação integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura – PELLL, da Secretaria de Cultura do Estado do PR.

Serviço: De caso com a palavra: segunda edição Local: Secretaria Municipal de Educação - Rua Marechal Floriano, 1012 – Centro – Prudentópolis/PR Oficina de Leitura literária: promoção e formação do mediador. Data: 7 a 9 de março de 2017. Carga Horária: 40 horas - 20 horas presenciais: 1º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h. 2º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h. 3º dia: 8h às 12h. 20 horas-atividade.(Elaboração e aplicação de projeto).

Sobre Cléo Busatto - Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Foi selecionada como finalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário do Brasil, com a obra “A fofa do terceiro andar”. Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP) - Cetrans.

Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora infantojuvenil é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, o paraíso dos Kaingang, O Florista e a Gata, entre outras obras. Mais informações no site: http://cleobusatto.com.br.

Sobre o projeto De caso com a palavra: segunda edição - O De caso com a palavra: segunda edição é um evento literário concebido pela escritora Cléo Busatto e que integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

O projeto foi selecionado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), com apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia), e visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura, da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de duas ações: a oficina de formação de mediadores e o fórum sobre leitura e literatura.

Serão realizadas 18 oficinas, em 18 cidades-polo, que irão sediar o trabalho e acolher os profissionais dos municípios vizinhos para a capacitação. A primeira edição do De caso com a palavra, que aconteceu entre 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas.

***Cresce a realização de plásticas entre homens no Brasil***

***O número de homens que se submetem a cirurgias plásticas no Brasil quadruplicou. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos cinco anos, a quantidade de procedimentos passou de 72 mil para 276 mil ao ano. A redução das mamas (ginecomastia), a lipoaspiração e a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) lideraram o ranking de procedimentos mais realizados.

Para o cirurgião plástico Bruno Legnani entre os principais motivos para o aumento no número de cirurgias entre os homens está a mudança cultural. “Os homens estão perdendo o preconceito com relação às cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos. Além disso, a cirurgia plástica está se tornando mais popular no Brasil e o país já é uma referência mundial na especialidade”.

O especialista explica que a técnica utilizada em cirurgias realizadas em homens é, basicamente, a mesma que é aplica em mulheres, mas o conceito estético deve se adequar às características masculinas. “É preciso manter a naturalidade e os padrões do sexo, por isso, existem algumas variações quanto à maneira de aplicar as técnicas em cada procedimento. Em cirurgias de face, por exemplo, é necessário preservar a implantação da barba”.

***Unimed Laboratório inicia cadastro para vacinação contra gripe***

***A corrida para conseguir uma vacina contra a gripe foi acirrada em 2016. O país registrou filas em postos de saúde, laboratórios e clínicas particulares em diversos estados.

Isso ocorreu porque a gripe, especialmente a causada pelo vírus Influenza A (H1N1), chegou mais cedo, gerando medo e insegurança. Para garantir uma dose da vacina, antes mesmo de iniciar a campanha, a Unimed Laboratório já começou o cadastramento de interessados.

“A pessoa faz um cadastro prévio no laboratório e é avisada assim que a vacina chegar, tendo preferência na hora de tomar a dose e evitando filas. O pagamento é feito somente na data em que tomar a vacina. Ainda não temos o preço final, mas estima-se que ela chegue para o mercado custando entre R$ 90 e R$ 110 a dose”, antecipa Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório, em Curitiba. Seguindo a nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Unimed Laboratório oferecerá a vacina contra a gripe com uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1.

“Existem inúmeros tipos de vírus influenza A e B e, a cada ano, a OMS recomenda o tipo de vírus que deverá ser contemplado na vacina. Além disso, a Unimed Laboratório trabalhará com a vacina tetravalente, que protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N3 e dois tipos (cepas) B. A vacina oferecida pelo governo ainda é a trivalente, com apenas uma cepa B. Estima-se que 25% das gripes sejam causadas pelo vírus B e, por isso, essa proteção é tão importante”, explica Jaime Rocha, infectologista da Unimed Laboratório.

A vacinação contra a gripe apresenta até 90% de eficácia, tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, os quais não iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas. O médico reforça que o mais importante é tomar a vacina e que ambas, tanto a trivalente quanto a tetravalente, são seguras. “Quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente neste ano.” A vacina não possui vírus vivos, ou seja, não causa gripe, e é recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade, que não apresentem alergia comprovada. A vacina tetravalente deve chegar à Unimed Laboratório no final do mês de março. 

***Dúvidas sobre a vacina contra a gripe***

 - Quais vacinas existem contra a gripe 2017? Há duas vacinas disponíveis: a trivalente e a tetravalente (ou quadrivalente). A trivalente protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N3 e um tipo de (cepa) B, enquanto a tetravalente possui uma cepa B a mais. No entanto, a proteção contra a A (H1N1) está contida nas duas.

- Quem deve se vacinar? A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas, exceto para bebês com menos de 6 meses de idade. Mas atenção: dependendo do fabricante da vacina, um dos tipos da tetra só pode ser dado para crianças maiores de 3 anos de idade. A Trivalente pode ser dada para todos acima de 6 meses. Crianças de até nove anos, que nunca tomaram a vacina, devem tomar duas doses.

- Quem tomou a vacina em 2016 precisa tomar em 2017? Sim, pois a vacina tem validade de 1 ano. Além disso, os vírus foram modificados de acordo com a maior incidência de cada um.

- Quem pode receber gratuitamente a vacina na rede pública? A rede pública vacina profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas, puérperas de até 45 dias, detentos, funcionários da rede prisional e indígenas. - Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito? Uma média de 2 a 3 semanas. Por isso é importante tomar a vacina antes de iniciar o inverno.

- Quem está com febre pode tomar a vacina? E quem está tomando antibiótico? Recomenda-se que as pessoas com febre aguardem a resolução do processo para receber a vacina. Quem está tomando antibiótico deve conversar com seu médico e seguir as orientações específicas para cada um.

- Quais as contraindicações para a vacina? As pessoas com alergia comprovada e importante ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico. - Vacina da gripe dá gripe? Não. A vacina é composta por fragmentos dos vírus ou por vírus mortos e por isso não dá gripe.

- Quais os principais efeitos colaterais da vacina? Esta vacina em geral não dá sintomas de desconforto depois. As reações são bastante individuais. Algumas pessoas podem apresentar febre, mal estar e um pouco de dor no local da aplicação.

- Além da vacina, que outras medidas preventivas podem ser tomadas contra a gripe? Higienização adequada das mãos, lavando-as frequentemente com água e sabão e utilizando álcool gel em situações de maior risco. Diagnosticar precocemente as pessoas infectadas para que elas não tenham contato com pessoas saudáveis e evitem, assim, a disseminação do vírus. Manter os ambientes ventilados e consumir mais água que o habitual.

Serviço: hhttp://www.unimedlab.com.br/vacinagripe2017 Unimed Laboratório | Megaunidade Avenida Iguaçu, 1815, Água verde, Curitiba/PR Telefone: (41) 3021.5252 *O cadastramento prévio para a vacina contra a gripe pode ser feito em todas as unidades da Unimed Laboratório em Curitiba e região. As vacinas, no entanto, serão aplicadas apenas na Megaunidade.

Sobre a Unimed Laboratório - A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br.

***Condor abre às 6h da manhã para mais uma edição do “Bom Dia Economia”***

***Para possibilitar ainda mais economia aos clientes, o Condor Super Center realiza nos dia 6 e 7 de março, segunda e terça-feira, mais uma edição do Bom Dia Economia com ofertas imperdíveis em todos os setores das lojas da rede, que estarão excepcionalmente abertas a partir das 6h da manhã. 

Outro diferencial para facilitar as compras é o parcelamento diferenciado no cartão Condor Mastercard: até 3x sem juros para compra de produtos de mercearia, bebidas, congelados, higiene e limpeza; até 10x sem juros para bazar, produtos automotivos e têxtil; e de até 15x sem juros para eletro. Já no Carnê Condor, o parcelamento é de 6x a 10x fixas para bazar, pneus e têxtil e de 6x a 24x fixas para produtos de eletro.

Uma parte da seleção de ofertas será divulgada no domingo à noite, nas principais emissoras de TV e no site da rede www.condor.com.br. Na segunda-feira pela manhã serão publicadas mais ofertas preparadas para o dia, mas desde às 6 horas da manhã todas as lojas localizadas nas 16 cidades onde a empresa atua estarão prontas para atender ao consumidor.

***Diretor da Nike vem a Curitiba falar sobre medidas anticorrupção dentro de empresas*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Jorge Lencastre, diretor de Compliance América Latina da Nike, estará em Curitiba nesta terça-feira (7/03), para falar com os executivos locais sobre a importância de um programa anticorrupção no desenvolvimento do setor de compras de uma empresa.

O treinamento faz parte do PACE- Programa Amcham de Capacitação Empresarial, organizado pela Câmara Americana de Comércio de Curitiba, e ainda há vagas disponíveis. Lencastre é responsável por implementar políticas e procedimentos para o Programa Global Anticorrupção da Nike, tornando a marca referência no setor de Compliance e garantindo ao grupo credibilidade. ​

O objetivo do curso é promover um ambiente de troca de ideias e incentivar boas práticas entre as empresas locais. Para isso, serão abordados assuntos como Compliance no Brasil e América Latina; Implementação de programas de Compliance; Integridade com parceiros e fornecedores; Análise de riscos, Controles internos e Interface com a área de compras.

Setor aquecido - Segundo pesquisa realizada em 2016 pela Amcham, para 60% dos empresários, as ações anticorrupção em curso no País trouxeram impacto direto no investimento em programas de integridade dentro organização. Entre as empresas entrevistadas, 73% das informaram já possuir um programa formal de Compliance.

Apesar de já implementado, 69% deles enxergam ainda fragilidades internas. Inscrições - As inscrições para o Programa Amcham de Capacitação Empresarial podem ser feitas até esta segunda-feira (6/3) pelo telefone (41) 2104-9350 ou pelo e-mail isabella.slompo@amchambrasil.com.br. A programação inclui jantar e entrega de certificado.

Serviço: PACE- Programa Amcham de Capacitação Empresarial, com Jorge Lencastre, diretor de compliance da Nike América Latina Data: Terça-feira (7/3), das 18h às 22h30; Local: Mukeka Comida Brasileira, rua Machado de Assis, 417, Juvevê; Mais informações e inscrições: (41) 2104-9350. isabella.slompo@amchambrasil.com.br.​

***Corrida Noturna Unimed Curitiba está com inscrições abertas***

***A tradicional Corrida Noturna Unimed Curitiba está com inscrições abertas. Em sua 13ª edição, ela acontece dia 01 de abril na Universidade Positivo com largada às 20h e provas de 5km e 10 km. 

As inscrições serão até 20 de março. Beneficiários da Unimed Curitiba têm preço especial no primeiro lote de R$45 e R$60 para os kits de manga curta e longa, respectivamente. Já o público geral que fizer a inscrição no primeiro lote terá preço reduzido, com R$80 o kit com camiseta de manga curta e R$95 com manga comprida.

 “O objetivo é promover a saúde e incentivar à prática de atividades físicas. A nossa corrida noturna já faz parte do calendário da cidade e deve atrair cerca de cinco mil pessoas”, afirma Valéria Lopes, supervisora de Marketing da Unimed Curitiba.

Serviço: Corrida Noturna Unimed Curitiba Data: 01 de abril Local: Universidade Positivo Horário: largada 20h Primeiro lote: R$60 e R$45 para beneficiários e R$80 e R$95 para público geral Inscrições: corridaunimedcuritiba.com.br/inscricoes.

***Duas exposições encerram neste domingo no MON*** 


Crédito da foto: Heloísa Giradi.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) encerra duas exposições neste domingo, dia 5 de março: “Memória das ruas: retratos dos personagens de Curitiba” e “Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz”. A data também é o último dia das intervenções “Panapaná” e “Yo Soy You”, de autoria de Arnaldo Antunes. “Memória das ruas: retratos dos personagens de Curitiba” está em cartaz desde o dia 24 de setembro de 2016, composta por retratos e esculturas de personalidades da sociedade curitibana.

As obras pertencem ao acervo do Museu Paranaense. A coleção de retratos foi instituída em 1886 sob o título de Pinacoteca Paranaense. Posteriormente, o então diretor do Museu Paranaense Romário Martins encomendou uma grande quantidade de retratos ao artista Alfredo Andersen, para suprir a lacuna que o diretor considerava existir no acervo.

Aberta para o público desde 27 de outubro de 2016, a exposição “Arte Moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz” reúne importantes nomes do modernismo brasileiro, como Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Lygia Clark, entre outros. A mostra faz um recorte do acervo da Fundação Edson Queiroz entre as décadas de 1920 e 1960, pontuando as importantes fases deste período histórico.

A curadoria da mostra é de Regina Teixeira de Barros. Nesta quinta, dia 02 de março, haverá uma visita mediada pela exposição “Arte Moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz”, às 19 horas. Toda primeira quinta do mês, o museu abre das 10h às 20h, com entrada franca após as 18h. O visitante pode aproveitar para conferir as 14 exposições em cartaz, passear na MON Loja e MON Café.

Intervenções - O jardim externo do MON exibe quatro mil borboletas de cerâmica na intervenção “Panapaná”, inaugurada em 9 de dezembro de 2016. O título da exposição é de origem Tupi e significa coletivo de borboletas, representando os quase 80 artistas do coletivo “Cerâmica Contemporânea Curitiba”. Outra intervenção é “You Soy You”, de Arnaldo Antunes, instalada no chão de vidro do museu desde 21 de dezembro.

A exibição da obra é uma parceria entre o MON e a Bienal Literária de Curitiba, e propõe um diálogo entre artes visuais e literatura. As duas intervenções ficam na área externa do museu e tem entrada gratuita.

Serviço: Encerramento de “Memória das ruas: retratos dos personagens de Curitiba”, “Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz”, “Panapaná” e “Yo Soy You” no MON Até 5 de março de 2016, domingo Dia 02/3, quinta. Visita mediada pela exposição “Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz”, às 19 horas. Entrada gratuita. Terça a domingo, das 10h às 18h Ingresso: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) Quinta com horário estendido: toda primeira quinta do mês, das 10h às 20h. Entrada gratuita após as 18h. Quarta Gratuita, das 10h às 18h - Retirada de ingressos: até 17h30 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Universidade Positivo abre especialização em Chef de Cuisine Nacional e Internacional*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

***Curitiba ganha cada vez mais espaço como polo gastronômico nacional, atraindo o interesse de turistas e exportando profissionais para o mundo todo. De olho nesse mercado, a Universidade Positivo (UP) lança, este ano, a Pós-Graduação em Chef de Cuisine Nacional e Internacional. Com duração de 420 horas, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras à noite, no câmpus sede Ecoville, na capital paranaense. 

A especialização aborda conhecimentos da gastronomia nacional e internacional clássica e contemporânea, produção de alimentos e bebidas, técnicas e práticas avançadas de cozinha, segurança e higiene alimentar, além de habilidades de manuseio de alimentos e bebidas.

Cerca de 80% das aulas são práticas, ministradas nos laboratórios da UP, considerados uns dos mais modernos do Brasil. "O mundo das panelas não é feito apenas de glamour. Com aulas práticas, o profissional tem a oportunidade de vivenciar como é puxado e complexo o dia-a-dia de todo o processo de uma cozinha profissional em restaurantes, indústrias e empresas", afirma o coordenador da especialização, Dario Luiz Dias Paixão.


Na vanguarda do mercado, o curso aponta tendências do setor e apresenta novas tecnologias, passando por temas como sustentabilidade, gastronomia funcional, cozinha criativa e food design. Em sala de aula são abordados tópicos ligados à gestão, criação de cardápios, arquitetura e tipologia de empreendimentos. A teoria é exemplificada com estudos de casos e visitas técnicas, por meio de parcerias firmadas com restaurantes, bares, espaços de eventos e confrarias. As aulas iniciam dia 27 de março.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelam que o setor gastronômico representa 2,7% do PIB nacional. A alimentação fora do lar equivale a 33% dos gastos com alimentos e bebidas no Brasil - o que leva o setor a movimentar algo em torno de R$ 300 bilhões, anualmente. Mesmo com a economia incerta, o Ministério do Turismo divulgou que o setor de Alimentação continuará a ser um dos mais promissores para os próximos anos. Ao mesmo tempo, milhões de brasileiros descobriram o prazer de cozinhar e ganhar dinheiro com isso e o setor de gastronomia já emprega mais gente que o da construção civil.

Serviço: Pós-graduação em Chef de Cuisine Nacional e Internacional Duração: 420 horas (27 de março de 2017 a julho de 2018) Aulas semanais – segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h50 Local: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Curitiba - PR) Investimento: 26 parcelas de R$ 456,92. Informações e inscrições: www.up.edu.br/pos.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 56 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de mais de 50 polos de Educação à Distância (EAD) espalhados pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

***Shopping Crystal realiza evento inédito em comemoração ao Dia da Mulher***

***No próximo dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e, para comemorar essa data, o Shopping Crystal preparou uma série de eventos especiais de 4 a 8 de março. Os destaques são as oficinas realizadas por mulheres de expressão na capital paranaense, com entrada gratuita. No sábado (4) e no domingo (5), as palestras começam às 14h e têm uma hora de duração cada.

Já no dia 8, quarta-feira, o Shopping Crystal terá um evento em formato de ignite talk, com pequenas palestras de 5 minutos de duração e mais 5 minutos destinados às perguntas do público. De acordo com a gerente de marketing do Shopping, Cláudia Osna Geber, essa é a primeira vez que o Shopping realiza um evento temático exclusivo para mulheres.

“Esse é um evento inédito, e por isso procuramos convidar pessoas que façam acontecer nas mais diversas áreas. Com certeza são histórias de iniciativas promissoras que vão inspirar ainda mais as mulheres que comparecerem ao Shopping nesses dias”, afirma Cláudia.

A programação inclui workshops sobre carreira, mindfullness, ideias inovadoras, gestantes, moda, maturidade, entre outros. Confira a programação completa. As palestras e o Ignite Talk serão realizados no piso L3, na Praça de Alimentação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente por meio do link https://goo.gl/rgClB6.

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário