quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Coluna do dia 03/08/16

***Walderez de Barros fala sobre Rainhas do Orinoco***


Crédito da foto: João Caldas Filho.

***Walderez de Barros é bem direta, sobre o amigo e um dos principais diretores teatrais brasileiros, Gabriel Villela. “Eu aceitei o convite dele, como aceito qualquer convite vindo do Gabriel, antes mesmo de conhecer o texto, a personagem, o salário. E, depois de ler o texto, que eu não conhecia, fiquei empolgada”.

Quem a empolgou desta vez foi a personagem Mina, protagonista de “Rainhas do Orinoco”, novo trabalho com direção de Villela, que fará duas apresentações no Guairinha em agosto. Na comédia do mexicano Emilio Carballido, com tradução de Hugo de Villavicenzio, Mina e Fifi (Luciana Carnieli) são duas atrizes de teatro musical que ganham a vida com shows pela América Latina. Viajando em um barco pelo rio Orinoco, cantam e representam seus amores e seus sonhos em uma aventura repleta de lirismo, canções, drama e bom humor.

A encenação foi construída a partir da estética do circo–teatro, tal qual ele existiu no Brasil até meados dos anos 60, que teve seu auge com Vicente Celestino, Gilda de Abreu, Tonico e Tinoco, José Fortuna, Circo Arethusa, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Oscarito, com os grandes circos e grandes melodramas. “É uma comédia, sim, mas provoca também, além do riso, um envolvimento com essas duas personagens queridas e desamparadas que, devido a uma série de acontecimentos inusitados, se veem sozinhas num barco que vai flutuando à deriva pelo rio Orinoco”, conta ela.

“Um barco à deriva me parece ser uma boa metáfora para a condição humana, portanto essa história me interessa”, completa. Walderez explica que, embora o espetáculo não seja estritamente um musical, é recheado de belas canções latino-americanas que ela adora cantar “junto com Luciana Carnielli, que canta lindamente”. “E temos conosco em cena o músico e ator Dagoberto Feliz, que fez os arranjos instrumentais e é presença marcante na peça”, completa, citando os atores com os quais divide o palco. Uma equipe, aliás, que se conhece de longa data, como Babaya, parceira constante de Villela, responsável pela preparação vocal.

“As referências musicais foram importantes para a criação do trabalho, assim como o fato de a peça falar do grotão da América Latina, esse lugar, imaginário ou não, onde a cultura popular de várias regiões se encontram, inclusive a do Brasil”, pontua a atriz. “A cultura especificamente latina faz parte da minha vida, do meu aprendizado, da minha memória. Essas rainhas estão viajando pelo rio Orinoco, mas poderiam estar no Amazonas, no Solimões, em qualquer rio onde um barco misteriosamente pode ficar à deriva”.

Vivo EnCena - Rainhas do Orinoco integra o projeto cultural Vivo EnCena, uma iniciativa da Vivo que completa neste ano 12 anos. Além da peça, a programação traz também os “Encontros Vivo EnCena”, que acontecem após o espetáculo e geram a aproximação do público com o artista, convidando para a reflexão criativa quem produz e quem consome cultura”, destaca a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da Telefônica Vivo, Heloísa Genish. O Vivo EnCena oferece ainda workshops e ingressos gratuitos que buscam a formação de plateia e a inclusão cultural. Realizado há mais de doze anos, o projeto beneficia 20 estados brasileiros e tem curadoria e gestão do Teatro Vivo, na capital paulista.

Ficha Técnica. Texto: Emilio Carballido Tradução: Hugo de Villavicenzio. Direção: Gabriel Villela. Elenco: Walderez de Barros, Luciana Carnieli e Dagoberto Feliz. Figurino: Gabriel Villela Cenografia: William Pereira. Arranjos Instrumentais: Dagoberto Feliz. Direção Musical: Babaya. Iluminação: Caetano Vilela. Assistentes de direção: Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo. Produção Executiva: Luiz Alex Tasso. Direção de Produção: Claudio Fontana. Patrocínio: Vivo. Duração: 90min. Classificação: 14 anos. Comédia.

Serviço: Rainhas do Orinoco - Onde: Guairinha: R. Xv de Novembro, 971) Quando: dias 13/8, às 21h e 14/8 às 19h. Ingresso: R$50 (R$25 meia- entrada no balcão) a R$70 (e R$35 meia entrada na plateia) (+taxas administrativas). Informações e vendas: http://www.diskingressos.com.br/grupo/341. Descontos: 50% de desconto para Cliente Vivo Valoriza e um acompanhante.

***Votorantim Cimentos conquista Prêmio Época Negócios 360 na categoria Materiais de Construção e Decoração***


Crédito da foto: Fred Chalub/Editora Globo.

Na foto: Walter Dissinger, diretor presidente da Votorantim Cimentos, recebe o prêmio do setor de materiais de construção e decoração.

***A Votorantim Cimentos recebeu pela terceira vez o Prêmio Época Negócios 360°, na categoria Materiais de Construção e Decoração. O evento da premiação aconteceu na noite de ontem, 1º de agosto, em São Paulo. A companhia se destacou nas áreas de Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Capacidade de Inovar, Visão de Futuro, Práticas de Recursos Humanos e Responsabilidade Socioambiental.

“Esse reconhecimento legitima nossa capacidade de inovar e nossa visão de futuro, como uma empresa presente em obras que fazem parte da vida de milhares de pessoas e que continuarão presentes na vida de muitas gerações.

E por ser um tricampeonato, o prêmio é resultado de uma estratégia continua que iniciamos em 2013, e reflete o comprometimento de toda equipe da Votorantim Cimentos”, destaca Walter Dissinger, presidente da Votorantim Cimentos. Este é o quinto ano consecutivo da premiação, que tem parceria técnica com a Fundação Dom Cabral e colaboração da Boa Vista SPC, Economática e Aberje.

Sobre a Votorantim Cimentos - Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões em 2015.

A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

***Tendência de Home Staging chega ao mercado de imóveis de Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Axis 21 Imóveis, principal imobiliária de alto padrão no Paraná e presente com duas unidades na capital, oferece um serviço personalizado para seus clientes com o objetivo de facilitar a venda e destacar ainda mais os pontos fortes do imóvel. Tendência mundial, o home staging consiste na transformação de imóveis, decorando-os de uma forma neutra e atraente para potenciais compradores.


“Curitiba é uma das capitais que mais crescem no desenvolvimento de imóveis de alto padrão. O serviço de home staging, além de ser um diferencial, facilita o processo de venda e realça o que há de melhor em cada imóvel, deixando o proprietário ainda mais satisfeito”, comenta Milton Ribeiro, sócio-proprietário da Axis 21 Imóveis.


No Brasil, o home staging está em sua fase inicial mas destaca-se pelo fato de despersonalizar os ambientes para que os possíveis compradores se identifiquem com o local, bem diferente do trabalho realizado por decoradores, que procura dar identidade aos espaços, de acordo com as preferências de seus proprietários.


Mais conforto e agilidade - Além de deixar o imóvel apto para os novos compradores, o home staging também facilita a venda, tornando o processo mais rápido e satisfatório. “Pudemos perceber que, quando o cliente adota o método, o tempo de venda chega a ser quatro vezes mais rápido do que o comum”, explica Ribeiro e completa que a pessoalidade dos ambientes pode dificultar a negociação e a venda final.

Investimento - O home staging tornou-se uma das principais tendências no mercado imobiliário devido ao seu baixo custo em comparação ao resultado final. “Nos Estados Unidos, a cada 10 imóveis vendidos, pelo menos oito passaram pelo procedimento. Porém, deve-se ter em mente que o investimento na reforma não deve ser superior a 5% do valor total do imóvel, sendo uma margem segura e de fácil recuperação no processo de venda”, finaliza Milton Ribeiro.

A unidade da Axis 21 Cabral está localizada na Av. Munhoz da Rocha, 884, no bairro Cabral, e na Al. Princesa Izabel, 856, Batel. Mais informações pelo site www.axis21imoveis.com.br.

Serviço: Axis 21 Imóveis Batel Al Princesa Izabel, 856 – Batel Telefone: (41) 3068-2121. Axis 21 Imóveis Cabral Av Munhoz da Rocha, 884 – Cabral Telefone: (41) 3068-2100.

***Instituto GRPCOM lança novo programa voltado para o desenvolvimento do terceiro setor***


Crédito da foto: Rubens Nemitz Jr.

Na foto: A superintendente do IGRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges.

***O Instituto GRPCOM lança no dia 10 de agosto seu novo programa voltado para o fortalecimento do terceiro setor, o “Impulso”. O lançamento será das 14h às 16h, nas instalações da RPC, uma das empresas que fazem parte do GRPCOM, grupo ao qual o Instituto pertence. Como as vagas são limitadas, haverá transmissão ao vivo para todo o Estado pelo site da RPC, www.rpc.com.br.

No Brasil, o terceiro setor é composto por 323 mil organizações da sociedade civil (OSC), sendo que no Paraná são mais de 24 mil. Em sua maioria, essas OSC carecem de apoio para o desenvolvimento de suas atividades, uma vez que a prestação de serviços à comunidade deve zelar pela qualidade e eficiência. “É inegável a contribuição do terceiro setor no desenvolvimento das políticas públicas, na empregabilidade e no alcance do bem comum.


O Impulso vai potencializar essas oportunidades”, conta a superintendente do IGRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges. O programa foi formatado para literalmente impulsionar mudanças significativas na gestão das OSC do Paraná. Para isso, pretende promover conexões e novos vínculos entre pessoas e instituições, por meio do seu site que terá um cadastro constantemente atualizado das entidades.

Também busca sensibilizar pessoas de diferentes segmentos da sociedade, estimulando ações voluntárias, seja apoiando os projetos, seja divulgando possibilidades de atuação voluntária. Além disso, o Impulso traz uma ferramenta de diagnóstico gratuita que estará disponível no site para que as OSC possam se auto avaliar. Ao responder dez perguntas, a ferramenta dá um panorama da estrutura de gestão e comunicação da organização dentro de uma plataforma virtual.

“Esse processo servirá para nortear possíveis ofertas do programa às OSC, além de contribuir para que cada instituição saiba o que precisa priorizar”, conta Ana Gabriela. A entidade poderá escolher capacitações presenciais e em EAD, no formato de palestras (2h), oficinas (4h a 8h) e cursos (mais de um dia) oferecidas pelo Instituto junto com as instituições parceiras sobre as principais deficiências do setor, de acordo com os relatórios obtidos no diagnóstico.

Sobre o Instituto GRPCOM - O Instituto GRPCOM é o braço social do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), o maior grupo de comunicação do Paraná, e realiza a gestão de todas as ações, projetos e programas sociais dos veículos de comunicação do GRPCOM, atuando nas áreas de Educação e 3º Setor. Também fazem parte do GRPCOM a RPC, afiliada à Globo no Paraná, os jornais diários Gazeta do Povo e Tribuna, as rádios 98FM e Mundo Livre FM (Curitiba e Maringá) e a unidade móvel de alta definição HDView.

***Espetáculo Terra Dourada contará a história da imigração judaica ao Paraná***


Crédito da foto: Rafael Danielewicz.

***Uma viagem emocionante, com histórias reais da imigração do povo judeu para Curitiba (PR), através do dança, teatro e canto. "Terra Dourada: A Caminho da Liberdade", será apresentado nos dias 20 e 21 de agosto de 2016, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, na capital paranaense. Baseado no documentário “Estamos Aqui - Danken Got”, de Cintia Chamecki, revelará grandes talentos da comunidade judaica local, já que 90% do elenco é amador, que será responsável por contar a história dos próprios antepassados, emocionando ainda mais a plateia. Preparados por uma equipe de profissionais, o espetáculo tem direção de Gabriela Vernet e Rodrigo Alonso, é produzido por Cintia Slud, e tem consultoria histórica de Cintia Chamecki.

"Será uma apresentação emocionante, que ressaltará a sensibilidade e humor da alma judaica, além da história de formação da comunidade de Curitiba", conta Cintia Slud. Adultos, jovens e crianças se revezarão no palco, com participação especial do Coral Koleinu da Comunidade Israelita do Paraná, além do grupo folclórico de dança Haemek e a volta do antigo e conhecido Grupo Kineret, cujos ex-dançarinos hoje têm entre 40 e 65 anos, e estão ensaiando sob o comando do coreógrafo Duda Bergman especialmente para o espetáculo.

O roteiro fará um resgate histórico da imigração dos judeus para o Paraná, vindos principalmente do Leste Europeu, a partir de 1889, sendo grande parte fugindo da Segunda Guerra Mundial. Uma comunidade que participou ativamente da formação do Estado do Paraná. Entre os judeus do Paraná estão políticos que chegaram a cargos de prefeito e governador, além de diversos empresários reconhecidos internacionalmente, e profissionais de outros setores.

Também serão mostrados costumes e tradições do povo judeu, além de uma reflexão sobre o antissemitismo. A América era conhecida pelos imigrantes como 'Golde Medine' ou Terra Dourada - uma terra que oferecia aos recém-chegados a visão de um país livre e multirracial, habitado por um povo caloroso e acolhedor, daí o nome do espetáculo. A realização é da Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá do Paraná), com apresentação do Ministério da Cultura e patrocínio do grupo UEGA e O Boticário na Dança, com apoio da Itaipu Binacional.

Sobre o Documentário “Estamos aqui” (Danken Got) - O documentário de produção e direção de Cintia Chamecki e co-direção de Andrea Lerner foi lançado em 2013. Ele conta, por meio de dezenas de entrevistas, a história da imigração judaica do leste europeu para o Brasil, especialmente para Curitiba. O filme esteve no Miami Jewish Film Festival e Festival de Cine Judio de Punta del Este (onde foi premiado como melhor documentário pelo júri popular). “A ideia começou quando entrevistei meus pais e sogros para que meus filhos soubessem a história de nossa família, mostrando a dificuldade que passaram.

O projeto foi crescendo e acabamos fazendo 45 horas de entrevistas, tem muito material que ainda não foi utilizado na edição”, afirma. O documentário mostra como foi a chegada, o trabalho, a formação da comunidade, a doação da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann e da Sinagoga Francisco Frischmann por membros da comunidade judaica, e até detalhes engraçados da religiosidade dos imigrantes. Também há entrevistas com sobreviventes do Holocausto que vieram para Curitiba.

Serviço: "Terra Dourada: A Caminho da Liberdade" Quando: 20 de agosto de 2016, às 20h 21 de agosto de 2016, às 19h Onde: Pequeno Auditório do Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba - PR. Ingressos: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada. Informações Kehilá do Paraná: Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 / Página do face: https://www.facebook.com/Terra-Dourada-a-Caminho-da-Liberdade-1174479165951281.

***Produtos sem glúten e sem lactose são as novidades do Restaurante Novedad, do hotel TRYP Jesuíno Arruda***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sempre alinhado ao bem-estar e à satisfação de seus clientes, o hotel TRYP Jesuíno Arruda, administrado pela Meliá Hotels International, incluiu no café da manhã uma estação light com seleção de produtos integrais e sem glúten. A opção é ótima para aqueles que possuem algum tipo de restrição alimentar ou apenas querem manter a boa forma.

 Além das delícias tradicionais, o cardápio oferece agora uma estação light com mix de sementes e seleção de farinhas integrais como maçã, banana e amêndoas, além de pães integrais, sucos detox, chás naturais e quitutes com ou sem glúten, entre eles: pães (branco, grãos e integral), doce de leite e chips de batata doce, pasta de amendoim, biscoito de arroz e biscoito de Quinoa. Já entre os produtos sem lactose figuram leite desnatado, iogurte natural, iogurte de morango, doce de leite e queijo mussarela.

Serviço: O bufê tem a assinatura do Chef Rodrigo Moraes e custa R$ 36 por pessoa. Onde: Restaurante Novedad/TRYP Jesuíno Arruda - Rua Jesuíno Arruda, 806 – Itaim Bibí – São Paulo. Quando: todos os dias das 7h às 10h Quanto: R$ 36 por pessoa. Taxas não inclusas no valor. Informações e Reservas: (11) 3704-4419 ou aeb.jesuino@tryphotels.com.br.

Comandado pelo Chef Rodrigo Moraes, o Restaurante Novedad, localizado no hotel TRYP Jesuíno Arruda, oferece a Sugestão do Chefe, elaborada para o almoço diariamente com duas opções de entradas, duas de pratos quentes e duas sobremesas variadas, ao preço de R$ 35 por pessoa. No jantar, o serviço à la carte traz um menu recheado de opções para os mais variados paladares.

Outro grande destaque é o café da manhã com mais de 80 itens, além de estação light, ao preço de R$ 36 por pessoa e room service 24 horas no hotel. Atendendo aos eventos do hotel, o Novedad oferece uma série de opções de coffee break e coquetéis, brunchs, chá de bebê, além de uma infraestrutura completa para realização de eventos.

Dados para Roteiro: Restaurante Novedad, Rua Jesuíno Arruda, 806, Itaim, (11) 3704-4400 (80 lugares), Local para eventos (até 70 lugares). Diariamente das 12h às 15h no almoço e, no jantar, das 19h às 23h. Acesso para deficientes/música ambiente. C/C: Amex, Credicard, Dinners, Mastercard, Visa. C/D: Visa Eletron, Maestro, Redeshop. Estacionamento com manobrista: R$ 17 a primeira hora e R$ 7 por hora adicional. Aberto em 2013. e-mail: aeb.jesuino@tryphotels.com.br - www.melia.com.

***PALCOPARANÁ em discussão***


Crédito da foto: Divulgação.

***Às 12h de ontem, dia 1º de agosto, a direção do Centro Cultural Teatro Guaíra, as diretorias e o conselho da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), bailarinos do BTG, músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, a direção geral da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), advogados da Comissão de Assuntos Culturais da OAB-PR, a Coordenadora do Conselho de Cultura da ACP, membros do Corredor Cultural e demais convidados especialistas em questões jurídico-econômicas reuniram-se na Associação Comercial do Paraná (ACP). 

O encontro teve por objetivo discutir os últimos acontecimentos envolvendo a recente decisão judicial que declarou a inconstitutionalidade dos cargos em comissão dos artistas do Centro Cultural Teatro Guaíra e a busca por soluções criativas e sustentáveis à cultura paranaense.

Entre os assuntos discutidos estiveram a urgência da aprovação do gráfico orçamentário e financeiro do PALCOPARANÁ pela Secretaria de Estado da Fazenda para efetivar a instituição deste Serviço Social Autônomo (SSA) - solução apresentada pela direção do CCTG para a regularização dos cargos artísticos dos corpos estáveis. 

As questões estatutárias que envolvem a SSA também foram colocadas em discussão, como: a importância da definição das formas de contratação, dos planos de cargos e salários, de um regimento de compras, assim como a instituição da diretoria executiva, entre outras particularidades.

“Se não houver o repasse pelo Estado do orçamento necessário para a viabilização da SSA, Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná continuam ameaçados”, declara Simone Bönisch, presidente da ABABTG – Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra. 

Também foram discutidos assuntos como a economia criativa, temática abordada pela própria SEEC em reunião recente do Instituto ACP de Inovação, com a possibilidade de projeto conjunto com a ABABTG, a ACP e o Sistema FIEP no viés de inovação de moda e design.

Ao final da reunião, foram reconhecidos os esforços de todos os presentes (em especial da Direção do CCTG e da SEEC diante do atual ambiente econômico e jurídico conturbado) e ressaltada a importância do apoio da OAB-PR neste momento crítico pelo qual os corpos estáveis estão passando. 

Ainda foi confirmada a necessidade de todos os artistas, empreendedores, professores e entidades empresariais unirem-se para cobrar agilidade e compromisso do atual Governo Estadual para a resolução dessa situação e apresentar para todas as esferas de governo alternativas sinérgicas sustentáveis à cultura local.

ABABTG - Fundada em 2007, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra surgiu para fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado. Para tanto, tem desenvolvido projetos culturais que promovam ações de formação, atualização, divulgação e fomento da dança, em suas diversas linguagens. A formação de público e o apoio à gestão de carreira de seus associados bailarinos, ex-bailarinos e apoiadores do Balé Teatro Guaíra também estão entre os compromissos da ABABTG.

Formalizada como uma agremiação artística e cultural de caráter civil e personalidade jurídica e recentemente qualificada como Organização Social, a Associação tem demonstrado uma atividade intensa desde a sua fundação. Entre os seus principais eventos está a Mostra Paranaense de Dança, realizada anualmente em diferentes cidades do Estado para incentivar e valorizar bailarinos e grupos amadores e promover apresentações profissionais a preços populares. www.ababtg.org.br/mostra.

***Quinta+MON tem mediação da mostra “Histórias do Acervo MON - em aberto”***


Crédito da foto: Maíta Franco.

***O Quinta+MON acontece toda primeira quinta-feira do mês. No dia 4 de agosto, o Museu Oscar Niemeyer (MON) ficará aberto das 10h às 20h, com entrada gratuita após as 18h. Além do horário estendido, haverá uma programação especial para o público.

Estela Sandrini, diretora cultural do MON, participou do processo de curadoria da mostra “Histórias do Acervo MON – em aberto” e irá mediar visita à exposição, às 19h, na sala 6. Para participar, basta comparecer ao local no horário indicado e acompanhar a atividade. “Histórias do Acervo MON – em aberto” conta com cerca de 200 obras selecionadas entre as quase quatro mil que compõem o acervo do Museu Oscar Niemeyer.

As obras são de autoria de artistas como Alfredo Andersen, Alfredo Volpi, Beatriz Milhazes, Bruno Lechowski, Daniel Senise, Fernando Calderari, Fernando Veloso, Guido Viaro, Ida Hannemann, Miguel Bakun, Potty Lazzarotto, entre outros.

Serviço: Quinta + MON - Horário estendido no Museu Oscar Niemeyer Dia: 4 de agosto de 2016, quinta-feira Horário: das 10h às 20h (café, loja e exposições) Das 10h às 18h, ingressos: R$12 e R$6 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação) Das 18h às 20h: entrada gratuita. Programação Mediação com a curadora Estela Sandrini Exposição: “Histórias do Acervo MON - em aberto” Horário: 19h Local: sala 6. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Inscrições abertas para o Curso anual da Quanta Diagnóstico e Terapia***

***A Quanta Diagnóstico e Terapia promove mais uma edição do curso anual “Imersão em Ergometria, fundamentos de Cintilografia e integração com outros métodos”, que ocorre nos meses de agosto e setembro. Com coordenação do cardiologista e médico nuclear João Vitola e do cardiologista Arnaldo Stier Júnior, as aulas são voltadas para médicos, residentes e especializandos e têm o objetivo de reavaliar a utilização da tecnologia por imagem na avaliação do paciente cardíaco que tem doença coronária suspeita ou conhecida.

Entre os temas abordados estão parâmetros clínicos e hemodinâmicos; critérios diagnósticos eletrocardiográficos, escores prognósticos, apresentação de casos clínicos e discussão entre os participantes. Os módulos serão nos dias 12 de agosto, das 20h às 22h; 13 de agosto, das 8h30 às 11h30; 16 de setembro, das 20h às 22h e 17 de setembro, das 8h30 às 11h30. As aulas acontecem no auditório da Instituição, localizada na Rua Almirante Tamandaré, 1.000. As vagas são limitadas.

As inscrições custam R$ 200,00 para médicos e R$ 100,00 para médicos-residentes e médicos-especializandos e podem ser feitas pelo site: www.quantadiagnostico.com/cursoanual. Mais informações pelos telefones (41) 3362-9778 ou 9991-1806, com Ademar ou Kátia ou pelo e-mail comunicacao@quantamn.com.br.

Serviço: O Curso Anual – Edição 2016, “Imersão em Ergometria, fundamentos de Cintilografia e integração com outros métodos”, ocorre nos meses de agosto e setembro, no auditório da Quanta Diagnóstico e Terapia – Rua Almirante Tamandaré, 1.000.

***Hard Rock Cafe amplia horário de atendimento à noite e mantém live music***


Crédito da foto 01: Fabiano Guma / Fotos 02 e 03: Divulgação.

***Que tal aproveitar umas horinhas a mais, madrugada adentro? Essa é a proposta do Hard Rock Cafe Curitiba, que a partir de agosto se fortalece como opção noturna, até às 3 horas da manhã, para quem deseja unir gastronomia e entretenimento. “A ampliação no horário de atendimento já era uma demanda que vinha sendo analisada pela casa.

Temos uma concentração natural de público no período da noite, que deseja dedicar mais tempo ao lazer”, explica Rafael Maia, gerente de marketing do Hard Rock Cafe Curitiba. Dentro desse novo cenário, além de saborear os clássicos da culinária norte-americana, o público terá mais tempo para curtir os shows que agora passam a acontecer com regularidade no palco do restaurante pelo projeto Live Music.


“O Live Music foi lançado para agitar o período de férias e agora poderá ser conferido sempre as terças e quartas-feiras, a partir das 21h. Para incrementar essa experiência apostamos na valorização das bandas locais, inclusive com o objetivo de fomentar a cultura da cidade”, acrescenta Rafael Maia. A programação começa dia 2, com o blues de Emerson Caruso Trio. Já no dia 9, quem assume o palco é a banda Tony Caster e The Black Mounth DOG.

No dia 16, o público confere a envolvente apresentação de jazz de Jenni Mosello e, em 23 de agosto, a diversão é garantida pela Gringos WashBoard Band. No dia 30, o blues volta soberano ao palco do Hard Rock com o show da Boogie Jump. Todas as quartas-feiras (4,11,18 e 25) do mês de agosto terão a participação de Rogério Cordoni, com sua badalada apresentação ´Elvis Cover´, tributo ao Rei do Rock. Todas as terças e quartas-feiras o Hard Rock Cafe Curitiba irá cobrar R$15 de couvert artístico.


Sobre Hard Rock International - Presente em 70 países, incluindo 165 cafés, 23 hotéis e 11 cassinos, Hard Rock International (HRI) é uma das empresas mais reconhecidas globalmente. Começando com uma guitarra de Eric Clapton, Hard Rock possui a maior coleção de interesse histórico do mundo da música, que é exibido em suas localidades ao redor do globo. 

Hard Rock também é conhecida pela moda atrelada à música e às salas de espetáculos ao vivo, além do site premiado. HRI é proprietária da marca global para todas as marcas Hard Rock. A empresa opera franquias icônicas em cidades como Londres, Nova York, São Francisco, Sydney e Dubai. HRI também é proprietária de licenças e administra propriedades de hotéis e cassinos em todo o mundo.

Os destinos incluem dois Hotéis e Cassinos, propriedades de maior sucesso da empresa, em Tampa e Hollywood, Fl., ambas de propriedade e operados pela controladora HRI, a tribo Seminole da Flórida, bem como outros locais interessantes, incluindo Bali, Chicago, Cancun, Ibiza, Las Vegas, Macau e San Diego. Hard Rock Cafe tem planos de expansão para San Juan, e Reykjavik e Lyon. Novos projetos para Hard Rock Hotel incluem Abu Dhabi, Atlanta, Berlim, Dubai, Itapema, Los Cabos, Nova York, Tenerife e Shenzhen, Dalian e Haikou, na China. Para mais informações sobre Hard Rock International, visite www.hardrock.com.

Serviço: Hard Rock Cafe Curitiba Onde: Rua Buenos Aires, 50 – Batel; Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 15h às 3h. Sábados e domingos das 12h à 1h; A entrada é gratuita. Terças e quartas-feiras a casa cobra R$ 15,00 de couvert artístico. Telefone: 41. 3044-0144 - Site: www.hardrock.com/curitiba.

***Construtora Hugo Peretti entrega Residencial Vogue***


Crédito das fotos: Naideron Junior.

Na foto: Os diretores da Construtora Hugo Peretti, Percy Peretti e Hugo Peretti Neto.

***A construtora paranaense Hugo Peretti entregou no último sábado (30) o edifício residencial Vogue. Localizado no Alto da Glória, na Rua Ubaldino do Amaral, 124, o empreendimento está localizado próximo à paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em um terreno elevado, oferecendo assim uma das melhores vistas da região. Um dos diferenciais do projeto é a amplitude dos apartamentos de 2 dormitórios.

O conforto é garantido por plantas que tem diferenciais, como por exemplo um mezanino no living – um atributo singular que resulta em um pé direito de quatro metros de altura. Além disso, são todas ortogonais, pensadas para acomodar uma decoração contemporânea e com móveis planejados, aproveitando, assim, o uso do espaço.

As dimensões das sacadas também favorecem sua utilização tanto para lazer, quanto para recepção de amigos. “O conceito usual de apartamentos pequenos incomoda muitos consumidores. Pensando nisso, criamos essa planta diferente e que oferece ótimo espaço em 2 dormitórios, com muita sofisticação”, comenta o engenheiro civil e diretor geral da Construtora Hugo Peretti, Hugo Peretti Neto.


Segundo estudos de comportamento e utilização diária de imóveis realizados pela Construtora Hugo Peretti, os apartamentos tem o tamanho ideal para atender a uma gama de compradores que se encaixam nos seguintes perfis: casais com um filho, jovens casais sem filhos, solteiros que buscam por espaço e estilo e casais maduros, cujos filhos já constituíram família. Inspirado no design holandês, nos edifícios encontrados em metrópoles como Roterdã e Amsterdã, o Vogue tem projeto assinado pelo escritório Baggio Schiavon Arquitetura e contempla apartamentos com metragens a partir de 85 m² de área média privativa.

Conta com guarda corpo em vidro laminado nas sacadas, cozinha gourmet com churrasqueira, aquecimento central de água com medição individual, infra para ar condicionado split e coberturas duplex com acesso por elevador ao amplo terraço. O empreendimento oferece ainda vaga para dois automóveis.

Áreas comuns - O Vogue é destinado ao público que exige sofisticação, possui a especificação e acabamentos em alto padrão e uma completa e elaborada área de lazer que inclui piscinas adulto e infantil integradas a um espaço zen, salão de festas, fitness, sauna seca e sauna úmida com SPA e área de repouso, espaço gourmet, salão de jogos equipado, sala para games e vídeo com TV, estacionamento para visitantes e porte-cochère. “Concebemos um prédio moderno, contemporâneo e realmente inovador.

Não encontramos em Curitiba nenhum edifício com arquitetura similar”, afirma. Além da qualidade construtiva, marca registrada da empresa desde sua fundação, há 70 anos, o Vogue é voltado para a qualidade de vida de seus moradores, atendendo com estilo a um modo de vida prático e dinâmico.

Sobre a Hugo Peretti - A Construtora Hugo Peretti completou 70 anos de fundação em 2015. Pioneira em soluções tecnológicas, é responsável por obras reconhecidas, como o Victoria Villa Hotel, o Hospital Erasto Gaertner, o Hospital São Judas Tadeu e a maternidade Santa Brígida, sempre utilizando recursos próprios, característica que ainda preserva.

É responsável também pela obra, nos anos 1950, do primeiro arranha-céu de Curitiba, o edifício Silva Lopes, localizado na Rua Comendador Araújo. Ao longo de sua trajetória, conquistou importantes premiações, entre elas o Troféu Incorporador do Ano 2012, concedido pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), na categoria “Incorporadora do Ano”.

O prêmio é o mais importante da entidade e um dos mais expressivos do setor no estado. Em 2014, recebeu a certificação internacional LEED – Leadearship in Energy and Environmental Design, na categoria GOLD, pelo empreendimento Centro Empresarial Antonio Peretti, construído com base no conceito “Green Building”, que prevê a racionalização de recursos e o uso de avançadas tecnologias para minimizar os impactos negativos da construção no meio ambiente.

***Copel busca terceiro título em Rodeio Nacional de Eletricistas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Copel é a anfitriã do VI Rodeio Nacional de Eletricistas, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Curitiba (PR). Campeã em 2010 e 2014, a concessionária paranaense vai em busca do terceiro título. A competição, que envolve os melhores técnicos das principais concessionárias do país, é estruturada para promover as melhores práticas do cotidiano de campo dos eletricistas. 

A avaliação leva em conta a perícia técnica, a agilidade e a habilidade dos participantes, além da atenção às medidas de segurança. O evento, que conta com a coordenação da Copel e realização da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), prevê a participação de aproximadamente 150 técnicos de mais de 15 distribuidoras de energia, de Norte a Sul do país.


“É uma maneira lúdica de valorizar os eletricistas, promover a integração, a segurança do trabalho e o intercâmbio de conhecimento”, afirma o coordenador do evento, Maximiliano Andres Orfali, Superintendente de Gestão da Copel Distribuição. Durante a competição, os eletricistas passam por dez tarefas: adequação da área de trabalho e inspeção de ferramentas e equipamentos; planejamento e preenchimento da APR.

Abertura de chave fusível com dispositivo de abertura sob carga; instalação de subconjunto de aterramento temporário tipo sela para MT; substituição de chave fusível fase do meio; retirada de subconjunto de aterramento temporário; substituição de elo fusível, fechamento GLV e da chave fusível; retirada de objeto estranho à rede de MT; destreza com bastão pega tudo; equipar-se com EPI com olhos vendados. 

Todas as atividades fazem parte dos processos de reparação e manutenção da rede elétrica, realizados rotineiramente. A cerimônia de premiação do VI Rodeio Nacional de Eletricistas acontece na noite do dia 7 de novembro, seguida da abertura oficial do XXII SENDI (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica), principal evento do setor na América Latina.

Sobre o SENDI - Realizado desde 1962, o SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica é considerado o maior evento do setor na América Latina. Ao longo de 21 edições, realizadas em 12 cidades diferentes, já reuniu mais de 22 mil participantes, além de presidentes da República, governadores, ministros de Estado e representantes das maiores distribuidoras públicas e privadas do País. Parâmetro no processo de modernização do setor e na apresentação de inovações da área, o SENDI já teve ao longo de sua história a exposição de mais de 3 mil contribuições técnicas e mais de 200 diferentes temas abordados.

Sobre a Copel - A Copel é responsável pela distribuição de energia para cerca de 4,5 milhões de clientes de 393 municípios do Paraná – além de Porto União, em Santa Catarina. Eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil na Pesquisa Abradee 2015, a Copel administra 190 mil km de redes de distribuição, possui 2,8 milhões de postes e 361 subestações, com potência instalada de 10,5 mil megavolt-ampère (MVA). 

A empresa conta com postos de atendimento espalhados por todos os municípios da área de concessão. Para a comodidade do cliente, a Copel oferece uma grande variedade de canais de atendimento, como aplicativo para smartphones e tablets, agência virtual, e-mail, chat e call center (0800 51 00 116).

Sobre a ABRADEE - A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. A história da Associação teve início com a criação do Comitê de Distribuição (CODI), em agosto de 1975 e, posteriormente em 1995, com a constituição jurídica da instituição. São 40 anos de dedicação ao desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. 

A Abradee reúne 51 concessionárias de distribuição de energia elétrica - estatais e privadas - atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Sediada em Brasília, presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional.

***Aulas pagas e gratuitas no Estúdio Bom Gourmet***


Crédito da foto: Divulgação.

***A programação de agosto do Estúdio Bom Gourmet Gazeta do Povo, localizado no Pátio Batel, apresenta opções de aulas pagas, como a Confraria do Vinho, e gratuitas, como a semana “Especial Botecos”, a semana “Arriba México” e aula-show Chef 5 estrelas. A baixa gastronomia e os petiscos tradicionais servidos nos bares de Curitiba estão na semana “Especial Botecos”.

Durante as aulas gratuitas, das 14h30 às 15h30, os chefs vão ensinar pratos especiais de cada estabelecimento, além de mostrar o passo a passo da receita e dar dicas importantes durante a preparação. Nesta terça-feira (02), o chef Délio Canabrava, do Bar Cana Benta, vai preparar uma especialidade servida na casa: o conhecido Bolinho de Mandioca com Bacalhau. Na quarta, dia 3, os chefs José Mauro Negrão e Nilson Nascimento, do Zezito's Bar, vão preparar o conhecido Arrozito's, bolinho de arroz servido com um barbecue de goiaba.

O chef Claudiomiro Machado, do Menina Zen, vai preparar variações de palmitos: spaguetti de palmito (pupunha in natura), salteado na manteiga de ervas finas, com escalope de mignon ao molho madeira, e cerveja escura com pimenta biquinho. Na semana “Arriba México” a programação especial e gratuita conta com restaurantes que oferecem a culinária mexicana. As aulas começam às 14h30 e os chefs vão ensinar pratos típicos do país, além de apresentar um pouco sobre a cultura e produtos locais. O chef do restaurante Totopos Gastronomia Mexicana vai participar no dia 8.

No dia 12, o chef Júnior Corbari, do Zapata Mexican Bar, vai preparar o taquitos de barbacoa e os famosos nachos concorrientes. Na série Chefs 5 estrelas Bom Gourmet, este mês é a vez do chef pernambucano Ivan Lopes. No dia 24, das 19h30 às 20h30, ele vai mostrar o preparo de uma de suas especialidades: calderada de peixe com camarão. O encontro é gratuito e haverá uma minidegustação aos participantes. As aulas gratuitas precisam de pré-inscrição, que podem ser feitas pelo site do Bom Gourmet.

Confraria do Vinho - O Estúdio Bom Gourmet oferece uma programação para aqueles que apreciam o mundo dos vinhos e querem aprender técnicas da enologia. No módulo intermediário, nesta sexta-feira (5), a “Confraria do Vinho” tem como tema vinho tinto. Os participantes podem conhecer mais sobre as características do que torna um vinho leve, médio ou encorpado, assim como os vinhos de corte, os vinhos especiais e suas harmonizações.

A sommelier Tháys Ferrão, jurada da categoria de Adega no Prêmio Bom Gourmet 2015, preparou para esta aula uma harmonização de queijos e vinhos tintos, com a degustação de três rótulos. Além de ter diversas viagens enogastronômicas para Argentina, Chile, México, Portugal, França, Itália e outros países no currículo, Tháys é consultora na área de enogastronomia e, atualmente, é gestora operacional e sommelier do Espaço Gastronômico Franco Italiano. A aula custa R$69,90 e a inscrição pode ser feita no site.

Alimentação sem carne - A série "Ser Vegetariano", com os chefs Diogo Utrabo e Gabriela Coutinho, vai trazer receitas vegetarianas. No primeiro encontro, dia 17, das 19h30 às 21h, os chefs vão ensinar o preparo de um falafel de sementes e um risoto de cevadinha. Na aula do dia 31, o menu será rocambole de espinafre e paella de legumes.

Cada módulo custa R$31,90 e as inscrições são feitas pelo site. Diogo trabalha com consultoria gastronômica e, recentemente, atuou na reformulação de cardápio da Gourmeteria Kennedy além de auxiliar nas receitas de inverno do Capivara Vegetarian. Gabriela é publicitária e cresceu em meio à gastronomia, já que sua mãe é chef e seu irmão é empresário no ramo de restaurantes. Após passar um tempo em Portugal morando em “quintas” que produzem o próprio alimento, se apaixonou pelo estilo de vida, sonhando em passar essa experiência adiante.

***Museu de Arte Contemporânea do Paraná lança projeto "Permanência no MAC-PR"***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***Nesta quarta-feira (03/08), o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) recebe professores da Rede Municipal de Ensino para o lançamento do projeto "Permanência no MAC/PR". Os professores conhecerão o museu e as possibilidades que o espaço oferece para que eles usufruam, pesquisem, planejem suas aulas de arte e agendem visitas mediadas com seus alunos.

Na ocasião será feita uma visita mediada pelo 5º Salão Nacional de Cerâmica. “Este projeto é muito importante, pois é por meio dos professores de arte que a ampliação e formação de público frequentador de museus podem ser intensificadas, além do contato direto e da troca de informações entre os professores e a instituição”, afirma Lenora Pedroso, diretora do MAC-PR. O “Permanência no MAC-PR” acontece toda quarta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Permanência da Arte - O projeto consiste na realização da permanência dos professores de arte dos anos iniciais do Ensino Fundamental em museus da cidade de Curitiba. Tem como perspectiva oportunizar momentos de ampliação cultural, possibilitar a articulação curricular das linguagens artísticas, promover um espaço de diálogo acerca da arte na educação e proporcionar momentos de socialização das práticas desenvolvidas com arte nas escolas.

O objetivo é explorar as possibilidades que os museus da cidade oferecem, como realizar visitas nas mostras em cartaz, consultar a biblioteca, assistir aos vídeos disponíveis, participar de oficinas, tirar dúvidas com as respectivas equipes de Ação Educativa, realizar planejamento com outros colegas, e etc.

No dia da permanência, os professores realizam seu horário de estudo e pesquisa nos museus parceiros. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Museu Oscar Niemeyer (MON) em novembro de 2015, o projeto “Permanência no MON” já levou 520 professores ao museu até o momento. E, a partir de agora, o projeto passa a contemplar o MAC-PR.

Serviço: Lançamento do projeto “Permanência no MAC/PR” Dia 03 de agosto de 2016 - 9h às 11h e 14h às 16h Mais informações: 41 3323-5328 | 41 3323-5337 Entrada gratuita. Museu de Arte Contemporânea do Paraná Rua Desembargador Westphalen, 16. Curitiba – PR. Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado e domingo, das 10h às 16h - www.mac.pr.gov.br.

***Tribuna faz nova promoção Junte e Troque***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Tribuna em parceria com o MiniPreço começa uma nova promoção Junte e Troque para organizar e facilitar a vida dos leitores. Desta vez, basta juntar três selos da capa da Tribuna mais R$19,90 para trocar por um dos três produtos: frigideira, tábua para churrasco ou conjunto de seis peças de chave de fenda e phillips. Os selos são publicados entre os dias 1.º e 5 de agosto.

As trocas serão feitas de 7 a 10, nas Lojas Minipreço, na Av. das Torres (Av. Comendador Franco, 7273) ou na Linha Verde (R. Albino Beatriz, 40). O regulamento e mais informações estão no site.

***“Sobre Águas”, de Marco Giacomelli, segue em cartaz no MuMa***


Crédito da foto: Divulgação.

***A exposição “Sobre Águas”, do artista multimídia florianopolitano Marco Giacomelli, oferece ao público uma oportunidade para conhecer um trabalho que desafia as fronteiras e rótulos tradicionais. Com a curadoria de Scott MacLeay, a mostra em cartaz no MuMA até 14 de agosto, é composta por fotografias, vídeos e áudios e convida a participar da viagem muito pessoal do artista que, com estas obras, compartilha o ambiente de toda sua vida.

Navegando por duas semanas pelo oceano índico, Marco registrou compulsivamente a deslumbrante variação da gama tonal com o efeito do sol refletindo nos movimentos da água. As mais de duas mil imagens coletadas foram o inicio de uma jornada de exploração conceitual e de uma investigação sobre como melhor comunicar seus pensamentos e sentimentos sobre as experiências vividas na relação de vida com o mar. “Eu tiro a natureza do contexto original.

Se visualizar a imagem sozinha é água em movimento, mas quando faço justaposição formo outra imagem e aí começa um diálogo”, diz o artista. “Ao observar três sequências de imagens fica evidente a desconstrução”, completa ele, avaliando que a fotografia é simplesmente um veículo para o estudo de um processo de criação.

“Meu projeto é uma maneira diferente de retratar a natureza, não como eu a vejo, mas como a sinto”. “​É uma experiência verdadeiramente única, porque combina uma inocência quase infantil com a sofisticação conceitual cosmopolita de um cidadão do mundo”, observa MacLeay. Para o curador, é difícil falar do conteúdo no sentido tradicional. “Quando se discute as criações de Marco Giacomelli, vê-se que o processo é o seu conteúdo. E eles são indistinguíveis”, pondera.

Serviço: Sobre Aguas – Exposição multimídia de Marco Giacomelli Local: Museu Municipal de Arte - Sala Domício Pedroso – MuMA (Av. República Argentina, 3430). (41) 3345-4051 Visitação: 18/06 a 14/08/2016, de terça-feira à domingo, das 10 às 19:00 - Entrada Gratuita.​

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