***Prêmios importantes, novo lobby e restaurante moderno colocam o TRYP Higienópolis em novo patamar***
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***Prêmios e reconhecimentos agregam mais valor e credibilidade ao TRYP Higienópolis que, localizado em bairro nobre de São Paulo, está a poucos minutos do Shopping Pátio Higienópolis e de centros culturais como o Museu de Arte Brasileira, Theatro São Pedro, Teatro Folha e Teatro FAAP. Próximo à Avenida Angélica, o hotel – administrado pela rede Meliá Hotels International – passou por um retrofit que trouxe um novo lobby e um restaurante totalmente reformado para receber os hóspedes em seus 252 apartamentos e instalações modernas nos seus 24 andares. As acomodações trazem acesso à internet, TV a cabo e minibar, e contam com área externa cercada de jardins e um charmoso gazebo.
O hotel ainda possui fitness center, sauna seca e piscina externa, com cadeiras long chairs e ombrelones, ideais para drinks no final da tarde ou aos finais de semana. Não à toa, o TRYP Higienópolis conquistou o Certificado de Excelência TripAdvisor 2016 em reconhecimento à qualidade do atendimento oferecido aos hóspedes. Também do TripAdvisor, o hotel TRYP Higienópolis foi condecorado com selo ouro no programa Ecolíderes, que reconhece os empreendimentos hoteleiros que são comprometidos com práticas sustentáveis.
Para se ter uma ideia, só são reconhecidos os hotéis que têm pontuação acima de 50% na pesquisa que atende requisitos como processos de reciclagem, uso de lâmpadas de baixo consumo e rastreio do uso de energia. Entre 20 hotéis indicados para o Guia Michelin Rio & São Paulo – referência mundial em avaliação de restaurantes, hotéis e pousadas, o TRYP Higienópolis esteve, entre os escolhidos pelos avaliadores em 2015 e 2016 e já colocou o TRYP Higienópolis em um patamar onde hotéis concorrentes ainda não tiveram a chance de estar. Tal prêmio teve sua primeira edição no Brasil em 2015.
Os prêmios também são resultantes da gastronomia do local, que conta com o restaurante Giallo, de culinária internacional. Comandado pelo chef Francisco Frasson, o espaço gastronômico oferece opções de café da manhã, almoço e jantar, e conta com opções específicas para festas e eventos. Para quem faz viagens de negócios, o hotel conta com o business center, com estação de trabalho, computadores com acesso à internet, copiadora e salas de reuniões privativas. A sala possui capacidade para até 120 pessoas e pode ser dividida em outras duas salas de auditório.
Com apartamentos exclusivos Premium Room, o TRYP Higienópolis oferece conforto e exclusividade em quartos com TV LCD 32”, TV a cabo, internet high-speed gratuita, duchas com tamanho especial, secador de cabelo, balança, amenities exclusivos, kit para passar roupas, menu de travesseiros, enxovais da marca Trussardi estilo clean, pantufas e roupões.
Tudo para dar mais conforto aos hóspedes que ainda desfrutam de kit café/chá com chaleira elétrica. TRYP By Wyndham é uma marca urbana que conta com mais de 100 hotéis localizados nas cidades mais dinâmicas e cosmopolitas do mundo. TRYP Higienópolis: Rua Maranhão, 371, Higienópolis, São Paulo-SP Informações e reservas: Tel.: (11) 3665-8200 – e-mail: higienopolis@tryhotels.com.br / Site: www.tryphotels.com.
***Built Burger tem promoções imperdíveis para toda a família***
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***A Built Burger agora conta com promoções para toda a família, de segunda a quinta-feira. Inaugurada há pouco mais de um mês no coração do Batel, a hamburgueria localizada na Rua Gonçalves Dias, 151, recebe os clientes com ofertas especiais a partir da próxima semana. No domingo, cada burger que o cliente monta dá a ele o direito de escolher gratuitamente uma das opções de burgeres infantis (o Minecraft ou o Pokemon).
Para acompanhar o clima romântico do inverno, a casa oferece como cortesia, às segundas-feiras, um fundue de chocolate a cada dois sanduíches pedidos (Crie o seu ou Criação tradicional ou gourmet). Às terças, ao montar seu próprio sanduíche, o cliente recebe 50% de desconto em uma das criações tradicionais da casa. Às quartas-feiras, a cada assinatura da casa ou Crie o Seu, o cliente é brindado com um chope Way à escolha - há cinco opções mantidas em uma excelente temperatura por um sistema de resfriamento especial.
A quinta-feira fecha as promoções com chopp em dobro a partir das 18h. Com um novo conceito que permite ao cliente montar seu próprio burger, a Built Burger busca possibilitar que as pessoas construam uma experiência única na casa. Promoções como as mencionadas integram esta concepção. “Queremos que todos se sintam contemplados com a gama de opções que preparamos”, diz Leonardo Ribas Gomes, proprietário da hamburgueria.
Sobre a Built Burger - Aberta no mês passado, a Built Burger chegou para oferecer uma alternativa mais completa e personalizada aos admiradores do bom hambúrguer. Além de dispor de assinaturas próprias, cujos nomes fazem alusão a grandes metrópoles do mundo, como Londres e Rio de Janeiro, a casa também disponibiliza um esquema por meio do qual o cliente pode montar seu próprio burger com os ingredientes que escolher.
Serviço: Promoções Built Burger Domingos - Na compra de um Crie o Seu, ganhe uma criação kids à escolha (Minecraft ou Pokemon. Segundas-feiras - Ganhe um fundue de chocolate na compra de dois burgers (Crie o seu ou Criação tradicional ou gourmet). Terças-feiras - Ao montar seu próprio burger, ganhe 50% na compra de uma criação tradicional. Quartas-feiras - Ganhe um chope Way à escolha (5 opções) ao pedir um Crie o Seu. Quintas-feiras - Chope em dobro a partir das 18 horas. Built Burger - www.facebook.com/
***Karbonell promove o seu 1º Festival de Massas***
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***Depois da grande procura pelo Festival do Camarão, o restaurante Karbonell, que possui duas unidades na capital paranaense, promove o seu primeiro Festival de Massas, de 22 a 17 de julho, com cinco opções exclusivas de pratos individuais, acompanhados de entrada, pelo preço fixo de R$47. Os menus estão disponíveis de segunda a sábado, para o jantar, e para o almoço, nos finais de semana. Para a entrada, Bruschettas de queijo, tomate e manjericão; ou Pataniscas, que consistem em iscas de bacalhau fritas, empanadas na farinha de trigo; ou Polenta mole com ragú de linguiça.
Para o prato principal, cinco pratos elaborados especialmente para o festival, sendo eles Lasanha de Bacalhau ao Molho Branco; Lasanha de Camarão ao Molho Rosado; Gnocchi Recheado de Queijo com Ragú de Mignon; Tortelone de Camarão ao Molho Rosado; e Pappardelle ao Frutos do Mar, composto por massa longa e molho de camarão, lula e mariscos.
Para a Chef de Cuisine da Rede Karbonell, Cláudia Rocha, a ideia do Festival de Massas é dar uma opção perfeita para os clientes nos dias mais frios, além de apresentar o Empório de Massas da casa. “Nossos clientes já estavam pedindo um evento que contemplasse nossas massas, muito vendidas pelo nosso Empório.
Como o inverno é uma época perfeita para apreciar massas com frutos do mar, criamos um cardápio que agradasse várias pessoas, incluindo uma que leva carne vermelha. Acreditamos que o 1º Festival das Massas do Karbonell repetirá o sucesso do Festival do Camarão, ainda mais que está disponível em nossas duas unidades”, explica.
Para os amantes de vinhos, a casa conta com uma ampla adega, contendo mais de 50 rótulos, a partir de R$49, entre eles, o tinto chileno Primera Piedra Cabernet Sauvignon Reserva, o branco chileno Primera Piedra Sauvignon Blanc Reserva e o G7 Merlot Rosé.
As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3093-5583 (Alto da XV), ou (41) 3252-5583 (Cabral). Sobre o Karbonell – Referência no segmento de frutos do mar, o Karbonell está presente na capital paranaense há 24 anos com duas unidades, o Karbonell Alto da XV e o Karbonell Cabral. A marca ainda comercializa variadas massas congeladas, como lasanha, rondeli, capeletti, entre outros.
Serviço: Karbonell Alto da XV Festival das Massa De 22 a 17 de julho Rua Schiller, 1370 – Alto da XV Informações e reservas: (41) 3093-5583 www.karbonell.com.br Valet no local / Aceita todos os tipos de cartões. Karbonell Cabral Festival das Massa Rua Doutor Manoel Pedro, 260 – Cabral Informações e reservas: (41) 3252-5583 Estacionamento conveniado / Aceita todos os tipos de cartões.
***1ª Festa Julina da Mercadoteca acontece no próximo fim de semana***
Crédito da foto: Bruno Covello.
***Quem não teve a chance de aproveitar as festas juninas do último mês vai poder aproveitar a 1ª Festa Julina da Mercadoteca, que acontece nos dias 2 e 3 de julho, no melhor mercado gastronômico de Curitiba. Para os dois dias de festa, a Mercadoteca preparou uma programação especial, com comidas típicas, decoração, brincadeiras para crianças e correio elegante. Lojas do mercado gastronômico terão comidas tradicionais para a ocasião, em um saboroso mix de pratos doces e salgados. Os fãs de doces vão adorar os pratos selecionados para a Festa Julina.
A padaria e doceria portuguesa Doce Fado vai servir arroz doce e a Gelataio apresenta a saborosa canjica. Quem for ao Degusto Café poderá escolher entre sabores diversos de bolos e, o Fujii Box, restaurante de comida japonesa, vai servir pipoquinhas carameladas. A Mundo Verde também aposta na pipoca, mas orgânica, além de paçocas e pés de moleque. O Vino Bar segue a mesma linha, com pinhão e amendoim doce. Para finalizar a seção dos doces, A Tal da Maçã, mais nova marca da Mercadoteca, apresenta o sabor paçoca. As bebidas não fogem da tradição junina, com quentão na Boutique da Carne e no Tacontainer – que também servirá pamonha e cachorro quente.
No JPL, mini-hambúrgueres julinos estarão disponíveis para os clientes. As opções salgadas são muitas: milho verde no Al Baba, espetinhos de queijo coalho no Bon Vivant e pastéis no Peixe in Box. O chef Flávio Frenkel, da Anis Presto, incluiu em seu menu suan de porco com quirera. A Esalflores é responsável por uma das brincadeiras mais amadas, a pescaria. Aliás, haverá diferentes tipos de pescaria, para adultos e crianças, além da pescaria solidária (em troca de um agasalho). Os brindes vão de brinquedos a desconto nas lojas da Mercadoteca. Durante todo o fim de semana haverá atividades específicas para crianças, com a presença de uma recreadora. Para os adultos, o correio elegante promete agitar a festa.
Sobre a Mercadoteca - Inaugurada em novembro de 2015, em Curitiba, a Mercadoteca tem sido uma das principais opções para quem busca o melhor da gastronomia local. Lá, encontram-se deliciosas opções de refeições, sobremesas e bebidas, além de pratos típicos e sanduíches, tanto para consumo no local quanto para a viagem. O Pátio da Mercadoteca oferece acomodações confortáveis e descoladas, com espaço kids e muito charme. No estacionamento, são 80 vagas, com funcionamento gratuito das 10h às 11h30, e 30 minutos de cortesia nos demais períodos do dia. Além da gastronomia, a Mercadoteca oferece um amplo leque de itens de panificação, açougue, peixaria, hortifruti, flores, entre outros.
O empreendimento foi montado nos moldes dos mercados locais que são referência em todo o mundo, atraindo famílias e amantes da gastronomia para passeios de fim de semana, confraternizações, almoços rápidos no meio do expediente (combinando produtos das diferentes lojas) ou uma visitinha para comprar pão e aquele ingrediente de última hora; que está faltando em casa. São muitas as opções"to go"! Mais informações: www.mercadoteca.com.br.
***Rock Hour da Academia do Rock chega na sua 10ª. edição***
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***Domingo é dia de Rock! É dia da 10ª. Edição do Rock Hour da Academia do Rock, onde mais de 35 bandas formadas por alunos da escola de música, sobem ao palco e dão um show à parte. A primeira edição do Rock Hour aconteceu em novembro de 2011 na inauguração da escola com a apresentação dos professores e alguns alunos numa JAM sem grandes pretensões. “Em seguida, aconteceu o segundo Rock Hour com oito bandas exclusivamente compostas por alunos quando foi decidido a realização do evento a cada semestre”, explica Marcelo Freitas, diretor da Academia do Rock.
O modelo criado pela escola proporciona um aprendizado que transcende o ensino de música, pois ensina também a importância de aceitar alguns desafios como o de aprender a tocar determinada música, assumir compromissos de comparecer aos ensaios e também a importância de trabalhar em equipe para alcançar os seus objetivos. “Ao fazer um balanço dessas nove edições, posso afirmar com segurança que nosso objetivo está sendo alcançado. Proporcionar ao aluno uma experiência Rock Star. Com direito a camarim, palco, som, iluminação, filmagem, fotos, gravação das músicas e a adrenalina de tocar para um grande público.
O Rock Hour tornou-se uma espécie de graduação, de troca de faixa. ”avalia. Segundo Marcelo, o aluno desce do palco e imediatamente faz uma auto-avaliação da sua performance e, na maioria dos casos, já está pensando no próximo. Assim, a cada edição ele avança na construção da sua autoconfiança. Os estilos adotados pelos alunos durante o show são variados. Vão desde o Rock nacional, passando por Beatles, Rolling Stones, Guns n’Roses, ACDC, Pearl Jam, Metallica, Iron Maiden, Ozzy, Ramones, Red Hot Chilli Peppers, Nirvana entre outros.
Essa é a proposta da Academia do Rock. “Acreditamos que a partir do desejo, um pouco de disciplina e dedicação qualquer um pode aprender a cantar ou tocar um instrumento musical”, explica Marcelo. Basta ter vontade, disponibilidade de 1h por semana para comparecer as aulas e pelo menos 30 minutos de estudo por dia. A 10ª. Edição do Rock Hour acontece nesse domingo (02 de julho), a partir das 17h, no Phoenix American Mex (Rodovia BR116, 6000 – Tarumã). O Ingresso custa 15 reais e pode ser adquirido na hora.
***Museu Paranaense participa do I Encontro Paranaense sobre os Caminhos de Peabiru***
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***Na próxima quarta-feira (06/07), às 8h, a arqueóloga do Museu Paranaense, Claudia Parellada, ministrará a palestra "O Peabiru no Paraná Espanhol" no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade de Peabiru. O evento faz parte do I Encontro Paranaense sobre os Caminhos de Peabiru (I EPCP) e para participar é necessário se inscrever no site www.peabiru.pr.gov.br.
A palestra trata da importância do caminho de Peabiru nos séculos XVI e XVII, quando o atual território que abrange o Estado do Paraná pertencia à Coroa Espanhola. Às margens deste caminho foram fundadas três cidades coloniais e 15 missões jesuíticas, todas abandonadas e/ou destruídas até 1632. Serão apresentadas também as pesquisas arqueológicas desenvolvidas pelo Museu Paranaense desde 1950 na região guairenha, os espaços musealizados já implantados e as ações de educação patrimonial em desenvolvimento.
Outras três palestras compõem a programação do evento, que tem como principal o objetivo ser um espaço de proposição de iniciativas que recuperem e aproveitem os potenciais turísticos da rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico. O I EPCP é uma realização da Prefeitura de Peabiru, por meio da Comissão de Ressignificação dos Caminhos do Peabiru, e apoio da Paraná Turismo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) e do Museu Paranaense.
Sobre o Caminho de Peabiru - Com mais de dois mil anos, o Caminho de Peabiru tem três mil quilômetros de extensão e passa pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A trilha também está presente no Paraguai, na Bolívia e no Peru. É uma via transcontinental pré-colonial que ligava os oceanos Pacífico e Atlântico, utilizada por diferentes povos indígenas, e depois pelos viajantes e conquistadores europeus.
Esta rota servia para percorrer longas distâncias em espaços selecionados que passaram por adaptações para facilitar o trânsito a pé, com ajuda de animais e/ou embarcações, cortando alguns rios. O Caminho de Peabiru era formado por uma trilha principal com diversas ramificações. Tinha largura variável, chegando em alguns pontos a quase 2m, podendo ser em forma de valetas ou apenas com gramíneas para impedir o crescimento do mato. Com o tempo, a estrada indígena acabou sendo transformada em estradas de rodagem ou simplesmente abandonada.
Serviço: I Encontro Paranaense sobre Caminhos do Peabiru Palestra: “O Peabiru no Paraná Espanhol” Data: 6 de julho de 2016, das 8h às 17h Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Peabiru. Rua Juvenal Portel, 1020, Centro. Peabiru - PR Inscrições: www.peabiru.pr.gov.br.
***Palestra para crianças sobre crimes virtuais e redes sociais***
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***A advogada Gianna Calderari ministra palestra sobre crimes virtuais e redes sociais para crianças de 7 a 12 anos nesta quinta-feira, 30 de junho, às 19 horas, no Espaço Curitiba. As mães e os pais podem participar da conclusão da palestra.
Com uma linguagem simples e direta, a advogada falará às crianças sobre os aspectos e implicações sociais e legais do uso das redes sociais. Gianna atua na área empresarial, consultiva, especialmente contratual, e foi professora do ensino fundamental. Espaço Curitiba: Rua Presidente Rodrigo Otávio, 813, Alto da XV, Curitiba. Mais informações: 3076 9681.
***Hospital Erasto Gaertner participa do McDia Feliz 2016***
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***No dia 27 de agosto, você pode ajudar a fazer a diferença na ala pediátrica do Hospital Erasto Gaertner. A instituição participa, pela 22ª vez consecutiva, da campanha McDia Feliz, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. A ação tem como objetivo principal mobilizar a sociedade em benefício de crianças e adolescentes com câncer. “O McDia Feliz é muito importante para nós do Hospital Erasto Gaertner, principalmente, porque o foco da campanha é no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
O McDia Feliz é fundamental para que consigamos sempre o melhor tratamento para as nossas crianças, por isso, valorizamos muito a campanha e contamos com o apoio de todos para que continuemos sempre atendendo com dignidade os pacientes e suas famílias”, enfatiza a presidente estadual das Redes Femininas do Paraná e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner, Cleide Anastácio Rando.
Os recursos deste ano serão destinados a dois projetos: custeio e manutenção do Centro de Convivência da Família e Acompanhamento Cardiovascular na UTI Pediátrica. Ambos possuem como objetivo principal humanizar o tratamento, oferecendo a melhor estrutura para o paciente e sua família. “Já faz 22 anos que participamos da campanha, e, graças ao Instituto Ronald McDonald conseguimos realizar várias reformas na ala pediátrica, na sala de espera, além do espaço exclusivo para as crianças e adolescentes realizarem a quimioterapia. Isso não aconteceria sem a ajuda do Instituto e os recursos capitados pela campanha”, afirma Cleide.
Os tíquetes antecipados da maior campanha do país em prol de adolescentes e crianças com câncer já estão à venda pelo valor de R$15,50 e podem ser adquiridos na secretaria da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner. Referência no diagnóstico e tratamento de câncer no sul do país, o Hospital Erasto Gaertner, somente em 2015, atendeu cerca de 145 novos casos de câncer na Pediatria, entre crianças e adolescentes, realizou 9.020 consultas especializadas e mais de 11.000 atendimentos, sendo 93% deles provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações pelos telefones (41) 3361-5135 ou 0800 643 4888.
Custeio e manutenção do Espaço da Família Ronald McDonald, na Pediatria do Erasto Gaertner - Com 200m², recepção, brinquedoteca, sala de estar, espaço do adolescente e sala de aula, o centro visa proporcionar a humanização do tratamento, além de apoiar os pacientes e seus familiares em suas necessidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais, assistindo-os na ressocialização à família, à escola e à sociedade.
Acompanhamento Cardiovascular na UTI Pediátrica - A proposta do Hospital Erasto Gaertner é adquirir e colocar em funcionamento, no período de 12 meses, um equipamento de ecocardiografia, no qual os 190 pacientes pediátricos atendidos anualmente, terão à disposição o melhor exame custo-efetividade na identificação de alterações cardíacas. As complicações cardiovasculares no tratamento oncológico pediátrico ocupam lugar de destaque, só perdendo em frequência para as complicações infecciosas e recidivas da própria doença.
Serviço: Hospital Erasto Gaertner Rua Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefones: (41) 3361-5135 ou 0800 643 4888 www.erastogaertner.com.br.
Sobre o McDia Feliz - A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 57 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha.
O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. A campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil.
Sobre o Instituto Ronald McDonald - O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.
Desde 1999, mais de R$ 300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 17 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br
***Bate-papo sobre livro e produção literária lota auditório da Livraria da Vila***
Crédito da foto: Lening Abdala.
Na foto: A escritora Cassia Cassitas, a assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba Rosane Fante Garcia Kupka e a psicóloga Maria Carbonar.
***A escritora paranaense Cassia Cassitas, o ilustrador Iberá Júnior e a diretora de criação Lorena Guérios receberam convidados para o bate-papo sobre produção literária e o livro o Menino que Pedalava, mediado pela jornalista Isabela França, na noite de quinta-feira, 23 de junho.
O evento lotou o auditório da Livraria da Vila, em Curitiba, e teve a participação de escritores, professores, psicólogos, empresários, estudantes, advogados, servidores públicos e esportistas, além de representantes de entidades como Chloris Casagrande Justen, presidente da Academia Paranaense de Letras e do Centro Paranaense Feminino de Cultura e Ney Perracini Azevedo, presidente do Centro de Letras do Paraná; e de Rosane Kupka, assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.
***Curitiba sedia o I Fórum de Economia Criativa para as Danças Urbanas***
***Entre os dias 9 e 10 de julho, Curitiba recebe, no Teatro Positivo/ExpoUnimed, o “I Fórum de Economia Criativa para as Danças Urbanas”. O evento ocorre em paralelo à 15ª edição do FIH2, o maior do festival de danças urbanas da América Latina, e tem por objetivo discutir a produção e as possibilidades de difusão e circulação dessa arte entre os estados, além de abordar temas relacionados ao empreendedorismo e economia criativa.
O evento contará com uma mesa de debate com produtores, artistas e articuladores culturais, sendo a primeira sobre cadeia produtiva, mostrando um panorama geral sobre a dança e a realidade deste mercado em todo o país. Já a segunda mesa, no domingo (10), vai discutir o público e os espaços de circulação da dança no Brasil. Além das mesas, o fórum também vai contar com programas de empreendedorismo.
No sábado (9), das 16h às 18h, será realizada edição do Pecha Kucha, que vai abordar empreendedorismo e economia criativa de maneira geral. O modelo de apresentação permite que cada participante use apenas 20 imagens, sendo cada uma exibida durante 20 segundos. Após as apresentações, serão feitas discussões sobre o assunto com o público. Ainda no sábado, das 9h30 às 11h30, o evento vai sediar um encontro com professores de escolas públicas e particulares do Paraná, com o intuito de discutir a importância das experiências artísticas na formação das crianças e jovens em um século tecnológico.
“Entendemos que a diminuição do público jovem nos teatros, museus e espaços de arte tem uma relação direta com a forma em que elas são apresentadas e conduzidas em seus primeiros contatos, enquanto crianças. Isso torna essencial incluir os pedagogos na discussão sobre cultura”, explica o idealizador e organizador do evento, o coreógrafo Octávio Nassur. A palestra terá certificação reconhecida pela UNESPAR. Já no domingo (10), das 16h às 18h, o programa de empreendedorismo terá um espaço para o Red Bull Amaphiko, plataforma de incentivo a projetos das áreas de cultura, tecnologia digital e esportes, com foco em transformações sociais para tornar as cidades melhores para se viver.
O programa também conecta jovens a uma rede global de transformadores e colaboradores a fim de aumentar a visibilidade nas comunidades de inovadores no Brasil e no mundo. Toda a programação é gratuita, e são esperados 2.000 participantes durante os dois dias de evento. Segundo Nassur, o evento vai reunir profissionais não apenas da dança, mas também de áreas como administração e pedagogia, entre outros, para debater o empreendedorismo e a economia criativa. As inscrições podem ser feitas pelo site do FIH2 em http://fih2.com.br/novo/
Serviço: I Fórum de Economia Criativa para as Danças Urbanas Mesas de debates: sábado (9) e domingo (10/07), das 14h às 16h. Encontro de professores: sábado (9), das 09h30 às 11h30. Pecha Kucha: sábado (9), das 16h às 18h. Red Bull Amaphiko: domingo (10), das 16h às 18h. Local: Teatro Positivo/ExpoUnimed - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Entrada gratuita.
***Curitiba recebe maratona de jogos digitais***
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***O Centro Tecnológico Positivo realiza, nos 8, 9 e 10 de julho, a Winter Game Jam, uma maratona de jogos inspirada nos eventos mundiais do setor. Os participantes serão desafiados a desenvolver um jogo digital sobre um tema específico, anunciado no início do evento. As equipes terão 48 horas consecutivas para desenvolver o projeto.
Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 6 de julho no site www.ctpositivo.edu.br/winter-game-jam-2016. É permitida a participação de qualquer pessoa acima de 16 anos, sendo que os menores de 18 deverão apresentar autorização dos pais por escrito no início do evento. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 200 vagas.
Serviço: Winter Game Jam 2016 Quando: 8, 9 e 10 de julho Horários: das 17h do dia 8 às 20h do dia 10 Local: Centro Tecnológico Positivo - Câmpus Batel | (R. Alferes Ângelo Sampaio, 2300 – Bigorrilho) Inscrição: até 6 de julho no site do CT (gratuita) Informações: www.ctpositivo.
Sobre o Centro Tecnológico Positivo - O Centro Tecnológico (CT) Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais.
Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática; a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.
***André Lucas & Thiago agitam o Santa Marta Bar***
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***Há três anos na estrada, os sertanejos André Lucas & Thiago se apresentam no Santa Marta Bar, localizado no bairro Batel, neste sábado (2/7). Entre as músicas do setlist, está o novo single “Vai por Mim”, que conta com a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, além dos sucessos “Aproveita de Mim” e “Amo Absurdo”.
A dupla, que possui diversas apresentações pelo Sul do País, também preparou os melhores hits sertanejos para esquentar o final de semana. Informações e reservas pelo telefone (41) 3343-2803, ou pelo e-mail: reservas@santamartabar.com.br.
Serviço: Show André Lucas & Thiago Santa Marta Bar (Rua Bispo Dom José, 2.030 / Batel) Dia 02/07 às 22h30. Entrada: R$15 fem / R$30 masc. | depois das 22h - R$25 Fem e R$50 masc. Meia entrada com carteira de estudante Informações e reservas (41) 3343-2803 | reservas@santamartabar.com.br. André Lucas e Thiago Contato: (41) 9949-3322 Site: www.andrelucasethiago.
***A Marceneira marca presença na Casa Cor Paraná 2016***
Crédito das fotos: Nenad Radovanovic.
***Atualmente, os móveis sob medida tornaram-se uma das opções mais procuradas quando o objetivo é customizar o ambiente da maneira desejada, buscando otimizar o espaço e deixar com “a cara do cliente”. A Marceneira, especializada neste tipo de mobiliário, está presente na Casa Cor Paraná 2016, com trabalhos executados nos ambientes “Cozinha Gourmet”, da dupla de profissionais Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, e “Open Bar Miami”, projetado pelo arquiteto Marcelo Lopes. Os móveis de marcenaria estarão disponíveis para os convidados do evento visualizarem e experimentarem o material, sanando as dúvidas sobre este tipo de serviço.
No espaço “Cozinha Gourmet”, de Maganhoto e Casagrande, todo o trabalho em madeira foi produzido pela A Marceneira, inclusive os detalhes do teto, garantindo a qualidade de primeira mão necessária para o projeto ousado. O ambiente segue um design escandinavo, com linhas orgânicas e tons claros. A dupla desenhou a maior parte dos móveis do local, reforçando a exclusividade do espaço. Projetado pelo arquiteto Marcelo Lopes, o “Open Bar Miami” segue o conceito de bar cosmopolita e, por ser inspirado na cidade de Miami, busca utilizar tons de azul e formas onduladas, remetendo as ondas do mar, além dos detalhes em preto, marrom e tons terrosos.
A Marceneira foi responsável por 80% da execução do espaço. “Toda a parte de mobiliário, painéis e revestimentos da parede foram executados pela marcenaria, que realizou muito bem uma parte importante do projeto”, explica Lopes. Fora da mostra, A Marceneira oferece todos os serviços apresentados no evento, garantindo a melhor qualidade e mão de obra especializada em marcenaria. Além dos trabalhos na Casa Cor Paraná, os projetos da loja se destacam no cenário de arquitetura e design em Curitiba, demonstrando a procedência e confiabilidade dos serviços entregues. A mostra paranaense deste ano abre ao público no dia 21 de junho e fica vigente até 31 de julho de 2016.
A Casa Cor PR fica localizada na rua João Tschannerl, 880 - Vista Alegre, no antigo prédio da Editora Grupo Paulo Pimentel. Sobre A Marceneira: A Marceneira atua desde 2015 no segmento de fabricação e projeção de móveis sob medida para ambientes residenciais e corporativos, utilizando materiais de alta qualidade e acabamento sofisticado. Atualmente conta com uma fábrica e um escritório, ambos em Curitiba, e atende também os estados do sul e sudeste brasileiro. O comprometimento e a seriedade fazem da empresa referência no mercado. Serviço: A Marceneira Rua Padre Anchieta, 2050, sl. 606 contato@amarceneira.com.br.
***Shopping Total incentiva clientes a participarem da campanha “Doe Calor”***
Crédito da foto: Divulgação.
***O inverno chegou a Curitiba e, com ele, agasalhos de frio e cobertores saíram do fundo do armário para amenizar as baixas temperaturas. Pensando nisso, o Shopping Total participa até o dia 20 de julho como ponto de coleta da Campanha Doe Calor 2016, da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Para incentivar as doações de roupas e agasalhos, bem como cobertores, mantas e outros itens de inverno, o Shopping Total oferece estacionamento gratuito para os primeiros 300 clientes de cada dia que levarem sua doação. Para validar o estacionamento gratuito, basta fazer a entrega das roupas e cobertores nos pontos de coleta junto aos caixas do estacionamento e no Balcão de Informações.
Campanha Doe Calor - O invernou rigoroso de 2013, último mais gelado da cidade e ano em que ocorreu a “chuva congelada”, inspirou a criação da Campanha Doe Calor. Com objetivo de amenizar o frio e diminuir o registro de óbitos por hipotermia entre as pessoas que vivem em situação de rua. A maior campanha de agasalho do estado acontece entre os meses de maio e agosto e é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba através da Fundação de Ação Social (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania.
Serviço: Shopping Total Rua Itacolomi, 292 - Curitiba – PR Telefone: (41) 3025-7000 http://shoppingtotalcuritiba.
***Museu Paranaense recebe exposição sobre a história das artes marciais no Japão***
Crédito da foto: Divulgação.
***No dia 1º de julho, o Museu Paranaense, em parceria com a Fundação Japão São Paulo e com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, apresenta a mostra “O espírito do Budô: a história das artes marciais no Japão”. A exposição reúne diversas peças importantes do acervo da Fundação Japão, entre elas armaduras antigas utilizadas pelos guerreiros samurais, capacetes de diversos tamanhos e formas, espadas, lanças, arco e flecha, além de exibir peças contemporâneas utilizadas pelos praticantes de artes marciais. A entrada é gratuita.
Esta exposição propõe uma breve história das artes marciais japonesas e foi planejada e produzida sob um panorama de forte interesse pela cultura das artes marciais do Japão no exterior. Divide-se em dois módulos. No primeiro, reproduções e originais de armas antigas - arco e flecha, espadas, lanças e afins. Armaduras de alto valor histórico, capacetes e demais objetos utilizados pelos antigos guerreiros samurais - apresentam a evolução das artes marciais no Japão.
No segundo módulo, o visitante tem a oportunidade de conhecer melhor a filosofia das artes marciais japonesas, da reorganização do Bujutsu (tradicionais técnicas de combate) em Budô (“Bu” significa espírito do samurai e “Do” significa caminho) nos séculos XIX e XX, à incorporação do espírito das artes marciais pelos japoneses do século XXI.
São apresentados vestuário típico e objetos utilizados para prática das diversas artes marciais, como o Judô, Kendô (arte marcial com espada de bambu), Kyudô (arte marcial com arco e flecha), Karatedô, Sumô, Naginata (arte que utiliza arma antiga de madeira), Shorinji Kempo (arte com movimentos precisos e roupa típica), Aikidô e Jukendô (arte que utiliza rifle de madeira). Para os japoneses, o peso da tradição recai sobre vários aspectos do seu cotidiano.
O termo Bu (espírito do samurai) possui forte conexão com a cultura japonesa, sendo também incorporado pela cultura popular. O “Espírito do Budô” é basicamente a essência do caminho para incorporar esse espírito de samurai, não somente nas artes marciais, mas em outros aspectos da existência humana. O estudo deste conceito permite o alcance de uma compreensão mais profunda e significativa do Japão e do seu povo.
Serviço: Exposição “O espírito do Budô: a história das artes marciais no Japão” Período expositivo: 1º de julho a 24 de julho de 2016 Terça a sexta das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h Entrada Gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR Mais informações: (41) 3304-3300 www.museuparanaense.pr.gov.br.
***Nova Lei de Incentivo à Cultura será encaminhada à Câmara Municipal***
Crédito da foto: Everson Bressan.
***A Fundação Cultural de Curitiba e o Conselho Municipal de Cultura entregaram ao prefeito Gustavo Fruet, na última sexta-feira (24), durante audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o texto-base da nova Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto revoga parte das Leis Complementares 57/05 e 59/06 em vigor e traz uma série de alterações nos mecanismos de incentivo por fomento direito e renúncia fiscal.
Resultado de um trabalho de mais de dois anos de discussões com a comunidade e a classe artística, a nova lei será agora encaminhada à Câmara Municipal de Curitiba para deliberação e aprovação. “Trata-se de uma das leis de incentivo mais modernas do país, que após aprovada irá melhorar a distribuição dos recursos entre os proponentes, garantindo ainda maior financiamento para a produção curitibana por parte do poder municipal”, diz o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.
O superintendente da FCC, Igor Cordeiro, ressalta ainda que, além de ouvir diversos setores ligados à economia da cultura que são diretamente impactados pela lei, houve um grande estudo para a evolução do texto. "Curitiba estará mais uma vez à frente, prevendo inclusive mudanças futuras que hoje não são previstas na lei de incentivo, como novas linguagens artísticas", explica. O texto-base da nova Lei de Incentivo foi elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura e já passou pelas análises financeira e jurídica da Secretaria Municipal de Finanças e da Procuradoria Geral do Município, estando finalizado para a apreciação dos vereadores. A Secretaria de Finanças e a Procuradoria fizeram ajustes técnicos, que não alteraram a essência da minuta aprovada pelo Conselho.
“A elaboração da minuta teve uma grande participação popular, em especial da classe artística, com centenas de sugestões ao texto base. Um belíssimo exemplo de processo democrático que resultará em diversos avanços para a cultura de Curitiba”, diz o conselheiro municipal de cultura, Adriano Esturilho. Ele fez parte da comissão de fomento à cultura, responsável por conduzir as discussões do texto. A reformulação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura faz parte do plano de governo do prefeito Gustavo Fruet. Os trabalhos para concretizar essa meta iniciaram logo no primeiro ano da gestão, em 2013, com as primeiras reuniões com a classe artística (os Papos de Classe), quando representantes das diversas linguagens tiveram oportunidade de apresentar suas principais demandas ao presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.
Transparência - A Fundação Cultural ficou responsável pelo processo de reformulação e, para garantir maior transparência e participação da sociedade, transferiu essa atribuição ao Conselho Municipal de Cultura, que em sua composição tem representantes do poder público, da classe artística e da comunidade em geral. O Conselho iniciou suas reuniões para tratar da lei em fevereiro de 2014. Além das discussões realizadas nas três conferências municipais, houve várias reuniões, consultas e audiências públicas.
O processo de participação popular incluiu nove reuniões com representantes das diferentes linguagens artísticas, quatro reuniões do Conselho Municipal de Cultura abertas à comunidade, duas consultas públicas online no site da Fundação Cultural com recorde de participação – foram apresentadas quase 400 sugestões de alteração ou inclusão de texto, uma consulta pública presencial, duas audiências públicas e uma reunião com os principais incentivadores da cultura no município. “Foi uma discussão extremamente aberta. Desde o início houve o propósito de que a nova lei fosse feita de forma transparente, com a maior participação possível”, disse Maria Angélica da Rocha Carvalho, membro do Conselho e diretora de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.
Alterações – Esta é a segunda reformulação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, implantada em 1993. A primeira grande revisão aconteceu em 2005. A atual já é considerada uma lei de ponta e é referência em todo o país. Vários municípios que pretendem implantar o sistema buscam informações e procuram conhecer o modelo curitibano. Para Maria Angélica Carvalho, Curitiba ganhou maturidade cultural que lhe permitiu avançar ainda mais. “O que fizemos foi atualizar a lei e trazê-la para a uma nova realidade”, diz. Várias alterações foram processadas em decorrência dessa larga experiência no trato com o sistema, tanto pelo poder público como pelos artistas, a começar pela mudança de nomenclaturas do programa.
A nova lei cria o Programa de Fomento à Cultura de Curitiba – PFCC, implementado a título de fomento direto por meio do Fundo Municipal de Cultura e a título de fomento indireto por meio de Renúncia Fiscal Cultural. A nova lei aumenta o teto do percentual de recursos orçamentários destinados ao programa de até 2% para até 3% do total da arrecadação do IPTU e ISS (para o Fundo será destinado entre 40% e 60% desse valor). Também aumenta de 20% para 30% do imposto devido o valor que o incentivador pode destinar ao programa. Porém, o incentivador deve destinar 20% ao projeto cultural e 10% para o Fundo Municipal de Cultura.
Segundo Maria Angélica, essa distribuição foi uma das alterações importantes, pois garante mais autonomia e independência ao Fundo, que passa a contar com verba própria. Atendendo a reivindicações da classe artística, a lei mantém a possibilidade de o projeto ser apresentando por pessoa física ou jurídica. Também permite que os projetos aprovados recebam recursos de outras fontes, possibilitando melhoria na qualidade dos projetos. A contrapartida social continua sendo uma das exigências para a percepção dos recursos, mas ela não será mais avaliada na análise de mérito do projeto. Os prazos de prestação de contas foram ampliados.
Garantias – O lançamento anual dos editais está expresso na nova lei. Assim , não só a modalidade de Renúncia Fiscal Cultural terá a garantia de ter um edital por ano, como o Fundo Municipal também está obrigado a publicar todos os anos pelo menos um edital livre, um edital dedicado à pesquisa e um edital voltado às ações descentralizadas. A proposta de lei, ao contrário das legislações anteriores, estabelece objetivos específicos e distintos para o Fundo Municipal de Cultura e para a Renúncia Fiscal Cultural. Enquanto o Fundo é mais voltado à valorização da inovação, da pesquisa e do apoio ao empreendedor e artista iniciante, a Renúncia Fiscal é dirigida preferencialmente àqueles que têm carreiras consolidadas e maior aceitação no mercado.
Além das linguagens artísticas já estabelecidas, a lei deixa uma abertura para o enquadramento de outras categorias artísticas ou culturais que poderão ser criadas futuramente, desde que reconhecidas pelo Sistema Nacional de Cultura ou aprovadas pelas Conferências Municipais de Cultura e ratificadas pelo Conselho Municipal de Cultura. As linguagens foram abrangidas em três grandes áreas: artes, memória e patrimônio cultural, e cidadania, identidade e diversidade cultural. No âmbito da estrutura interna do programa, há alterações também na organização das comissões técnicas. As comissões serão constituídas por linguagem artística, e estarão aptas a avaliar tanto os editais do Fundo Municipal de Cultura como o de Renúncia Fiscal.
Haverá também uma comissão processante, com representantes da diretoria administrativo-financeira da Fundação Cultural de Curitiba, da Procuradoria Geral do Município e da sociedade civil, para cuidar dos procedimentos de apuração de infrações, dando transparência e garantindo o controle dos processos de seleção e de prestação de contas dos projetos incentivados com recursos públicos. Outra forma de garantir mais transparência, controle e adequação aos objetivos propostos pela lei é o papel preponderante que o Conselho Municipal de Cultura passa a exercer. A lei requer a manifestação do Conselho em várias etapas do processo, como na publicação dos editais, na formação dos grupos técnicos, na prestação de contas, entre outros.
Proposta da nova Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba – Principais alterações: Cria o Programa de Fomento à Cultura de Curitiba – PFCC, implementado pelo Fundo Municipal de Cultura e pela Renúncia Fiscal Cultural. Estabelece objetivos específicos e distintos para o Fundo Municipal de Cultura e para a Renúncia Fiscal Cultural Aumenta o teto do percentual de recursos orçamentários destinados ao programa de até 2% para até 3% do total da arrecadação do IPTU e ISS. Aumenta de 20% para 30% do imposto devido o valor que o incentivador pode destinar ao programa, sendo 10% dirigido ao Fundo Municipal de Cultura.
Permite que o projeto seja apresentado por pessoa física ou jurídica Permite que os projetos aprovados recebam recursos de outras fontes. Exige contrapartida social, mas ela não é avaliada na análise de mérito do projeto. Amplia os prazos de prestação de contas. Garante o lançamento anual de editais. Possibilita o enquadramento de categorias artísticas ou culturais que poderão ser criadas futuramente. Constitui comissões técnicas por linguagem artística para avaliar tanto os editais do Fundo Municipal de Cultura como os de Renúncia Fiscal. Constitui uma comissão processante para cuidar dos procedimentos de apuração de infrações Amplia a atuação do Conselho Municipal de Cultura.
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