quarta-feira, 25 de maio de 2016

Coluna do dia 25/05/16

***Banda Leash se apresenta nesta quarta-feira no Teatro do Paiol***


Crédito da foto: Bruno Vaz.

***A Banda Leash se apresenta nesta quarta-feira (24), às 20h, no Teatro Paiol. O show é composto por um repertório de reggae e surf music, formado por músicas próprias e covers nacionais e internacionais. Formada em 2011, pelos músicos Allan Furtado (vocal e violão), Fabio Augusto (guitarra/backing vocal), Leo Baggio (bateria) e Maurício Monteiro (baixo).

No ano de 2013 lançaram seu primeiro disco e os clipes “Entre nós” e “Número1”. A grande repercussão do disco em todo Paraná garantiu, em 2014, o lançamento do EP "Sementes de Chuva", com 5 músicas próprias, e 2 videoclipes.

O EP traz o single "Contando as Horas", música autoral que apresentaram na primeira audição da edição 2015 do programa SuperStar, da Rede Globo, alavancando a carreira do grupo a nível nacional. Durante sua trajetória já se apresentoram com artistas como Armandinho, Chimarruts, Capital Inicial, Pepper e Marcelo D2.

***Potência de máquinas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Suhel Touchan (esq), diretor de Marketing do Scuderia Ferrari Club, fez questão de parabenizar o empresário Guilherme Schneider (dir), CEO da Forum, pela seleção de modelos que atuou no encontro realizado pelo clube no último final de semana, em Curitiba. Maior evento da Ferrari do Brasil.

O encontro do Scuderia Club reuniu diversos modelos da marca italiana, que foram cuidados e apresentados pelo time de modelos da Forum, uma combinação perfeita de beleza, luxo e potência. O Scuderia Ferrari Club é o único clube oficial da marca na América do Sul.

***Agronegócio Gazeta do Povo recebe homenagem da Emater***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: Giovani Ferreira, gerente do Agronegócio Gazeta do Povo.

***O Agronegócio Gazeta do Povo recebeu homenagem durante o evento de comemoração dos 60 anos da Emater Paraná, na última sexta-feira (20). Além de meios de comunicação, foram homenageados funcionários, políticos, entidades, cooperativas e empresas que contribuem para o fortalecimento da instituição.

Giovani Ferreira, gerente do Agronegócio Gazeta do Povo, aproveitou para agradecer a parceria e apresentar o projeto que está em andamento para celebrar os 60 anos da Emater, que tem papel fundamental na história do desenvolvimento tanto da agricultura e da pecuária como econômico e social do Paraná.


Uma revista comemorativa vai circular junto à edição do primeiro fim de semana de junho (04 e 05/06), trazendo a história e a importância da atuação da Emater e as tendências e o papel dos extensionistas nos desafios da agricultura moderna e globalizada. Outra ação do projeto foi a revitalização do fusca da Emater, um dos símbolos da extensão rural no Paraná, que vai percorrer cidades do estado para resgatar a história da instituição.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

***Grupo RIC recebe visita de nova turma da Polícia Militar do Paraná***


Crédito da foto: Fernanda Torres.

***A recém-aprovada turma da Polícia Militar do Paraná visitou o Grupo RIC e suas plataformas de comunicação nesta segunda-feira (23). Os 25 novos PMs acompanhados pelo Relações Públicas da instituição, Capitão Periguari, conheceram, principalmente a estrutura de jornalismo da RICTV Record, RIC Mais, além dos estúdios da Jovem Pan.

O objetivo da visita é a aproximação de ambos os profissionais, policiais e jornalistas, para estreitar o relacionamento, entender o funcionamento da imprensa e interagir de melhor forma no repasse de informações relevantes para a comunidade. Outros 50 policiais da nova turma também vão visitar o Grupo nesta terça e quarta-feira.

***Zutti Concept chega ao Shopping Palladium***

***Reconhecida como uma das lojas favoritas entre o público curitibano quando o assunto é sapatos, a Zutti acaba de inaugurar mais uma loja no Shopping Palladium, a Zutti Concept. Com a proposta de modelos exclusivos e maior variedade em calçados, bolsas e acessórios, a loja Concept chega para completar o mix de lojas da marca.

"Nosso objetivo é oferecer um espaço mais amplo para receber nossos clientes. Com esse conceito ofereceremos ainda mais qualidade e uma incrível variedade de produtos”, conta Claudio Emílio Langner, sócio-proprietário da Zutti. Com o novo espaço, a Zutti já contabiliza 13 lojas, sendo quatro Concept e um Outlet. A Zutti Concept fica no Piso L1, loja 1031/1032.

***CWB Triumph promove Road Show para apresentar a Linha Bonneville***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A concessionária CWB Triumph promove, de 24 a 28 de maio, um Road Show para apresentar as novas clássicas da marca, que abre um novo capítulo na história do nome mais famoso e da mais distinta silhueta do motociclismo mundial: a Triumph Bonneville. Um projeto que levou quatro anos para ser concluído, a partir do zero, que demandou design, engenharia e produção em escala sem precedente.


O resultado é apresentado agora com essa nova geração, icônica, da Bonneville, com cinco fascinantes novas máquinas (Street Twin, Bonneville T120, Boneville T120 Black, Thruxton e Truxton R) com 100% de personalidade, estilo e presença Bonneville, movidas por uma família de motores totalmente reformulada.


O trio de ouro das lendárias inglesas estarão à disposição dos clientes na concessionária, que poderão conferir todos os detalhes e fazer suas reservas dos modelos escolhidos. A concessionária está localizada na Rua General Mário Tourinho, 1279 – Seminário e mais informações podem ser obtidas pelo telefone:(41) 3561-3000, das 8h às 18h.

***Tragicomédia musical apresenta diálogos absurdos na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural apresenta o espetáculo Thácht, de 3 a 5 de junho. A peça é uma tragicomédia musical que traz como referência o antigo teatro de variedades, com execução ao vivo da trilha sonora em piano e violino. A montagem aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas que vivem de suas recordações. Com muito humor negro, os dois personagens cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. Conversas sobre médicos e elementos da condição humana inerentes à velhice se misturam a vagas lembranças do picadeiro.

O espetáculo conta também com a participação da diva transformista, Siboney, uma cantora que ganha vida nas memórias da dupla e a curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas. O projeto foi criado pelo Grupo Armatrux com o diretor Eid Ribeiro. Após dois anos de investigações sobre a Segunda Guerra Mundial e o Cinema Mudo – com estudos sobre Charles Chaplin e Hitler, além de workshops que abordavam o universo de Kafka e Gógol – decidiram unir essa pesquisa a um texto escrito por Eid. O roteiro traz relação com o expressionismo, o preto e branco e o imagético.


A montagem tem como referência estética o antigo e popular teatro de variedades, no qual artistas como Charles Chaplin, Buster Keaton e os Irmãos Marx iniciaram suas carreiras e, posteriormente, fizeram grande sucesso no cinema mudo. Neste jogo verbal, o uso da palavra procura novos significados por meio das ações físicas e da música. Para Eid Ribeiro, o texto do espetáculo é uma experimentação de linguagens, que ampliou sua vivência no âmbito da música. “O diálogo, às vezes surreal, às vezes absurdo, provoca uma musicalidade única nas palavras”, explica.

Armatrux - O Grupo de Teatro Armatrux nasceu em 1991 e destaca-se pela construção de uma estética que alinha o trabalho físico, a manipulação de objetos e bonecos, a construção de imagens e os recursos circenses. Por meio de várias parcerias artísticas, o grupo desenvolveu uma linguagem própria, aberta a múltiplas possibilidades de encenação. Com inúmeros prêmios, são 19 espetáculos encenados, construindo uma trajetória e um repertório rico, que levou o Armatrux a se apresentar em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais.

Oficina - O Grupo Armatrux aproveita a vinda a Curitiba para realizar a oficina Ator, objeto, cena. Serão dois encontros, nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 18h. A oficina vai abordar elementos do processo criativo, exercícios físicos, jogos teatrais, jogos de percepção, estudo das relações cênicas entre ação e objeto e a técnica de improvisação. O objetivo é estabelecer uma reflexão sobre a pesquisa de construção de linguagem realizada pelo grupo durante sua trajetória de 25 anos. As vagas são limitadas e destinadas a atores e estudantes de teatro a partir de 14 anos de idade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br. Ao enviar o pedido de inscrição, é necessário incluir um breve currículo.

Serviço: Teatro: Thácht Local: Caixa Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR) Data: 03 a 05 de junho de 2016 Hora: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h Ingressos: vendas a partir de 28 de maio (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). 

A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: Não indicado para menores de 12 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes). 

Oficina: Ator, objeto, cena Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 03 e 04 de junho de 2016 Hora: sexta-feira e sábado, das 14h às 18h Inscrições gratuitas: a partir de 23 de maio pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Informações: (41) 2118-5114 - Vagas: limitadas. Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos.

***Shoppings Curitiba e Estação têm horários diferenciados no feriado de Corpus Christi***

***No dia 26 de maio, feriado de Corpus Christi, os Shoppings Curitiba e Estação têm horários diferenciados de atendimento: as lojas estarão abertas das 14h às 20h e a Praça de Alimentação ficará aberta das 11h às 22h.

O Museu Ferroviário, no Shopping Estação, abre das 11h às 19h. Nos dias seguintes, o funcionamento volta ao normal. Dias 27 e 28, sexta-feira e sábado, lojas e Praça funcionam das 10h às 22h, no Shopping Curitiba e das 10h às 23h no Shopping Estação.

No dia 29, domingo, as lojas operam das 14h às 20h e a Praça das 11h às 22h, nos dois shoppings. No Shopping Estação, o museu Ferroviário estará aberto das 10h às 18h nos dias 27 e 28 de maio e das 11h às 19h no dia 29.

Serviços: Shopping Curitiba Av. Brigadeiro Franco, 2300, Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 www.shoppingcuritiba.com.br.

Shopping Estação Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR) Tel: (41) 3094-5300 - www.shoppingestacao.com.br.

***ParkShoppingBarigüi sorteará dois Hyundai iX35 no Dia dos Namorados***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na época mais romântica do ano, o ParkShoppingBarigüi sorteará dois carros Hyundai iX35 aos apaixonados de plantão que participarem da promoção do Dia dos Namorados, que tem como tema “Faça seu amor ser incrível”. A partir de terça-feira (24), a cada R$ 250 em compras o cliente terá direto a um cupom para concorrer aos dois utilitários esportivos desejados pela maioria dos brasileiros.

A promoção será realizada até 14 de junho e o sorteio acontece na quarta-feira (15), às 15h, no piso térreo. “O Dia dos Namorados será incrível. Os casais devem aproveitar a promoção e a oportunidade de concorrer aos dois iX35”, destaca a gerente de marketing do shopping, Silvia Pires Omairy, ressaltando que o PKB conta com mais de 250 lojas de marcas nacionais e internacionais.

“A variedade de lojas do shopping permite que os namorados tenham uma infinidade de presentes à disposição”, conta a gerente. Os clientes Elo, Caixa e Cielo terão ainda mais chance de ganhar. As compras pagas pelo cartão Caixa nas máquinas da Cielo terão direito a dois cupons adicionais. Já as compras feitas pelo cartão Caixa Elo, também nas máquinas Cielo, terão direto a quatro cupons adicionais.

Campanha Dia dos Namorados - Assinada pela Taste, a campanha do Dia dos Namorados ganha um reforço alinhado ao novo posicionamento do ParkShoppingBarigüi: Faça ser incrível. A linguagem pensada para a campanha foi apresentar uma comunicação mais moderna. “A paleta de cores para o novo posicionamento é com base no cinza e preto e cada uma das campanhas do shopping ganhara uma cor de destaque, sendo roxo a do dia dos namorados. A ideia da cor é impactar a leitura da peça”, explica o diretor de criação, Eduardo Rebola.

***Multiplique calor***


Crédito da foto: Bianca Santos.

Na foto: A diretora de marketing da Ponto de Apoio, Marinice Bettega e o presidente da Ponto de Apoio, Luiz Carlos Pelizzer, deram início a campanha com suas próprias doações.

***A chegada do inverno traz a oportunidade de unirmos esforços para levar um pouco de calor àqueles que precisam. Pensando nisso, a Associação de Decoração Ponto de Apoio lança neste mês a Campanha do Cobertor. A ação visa arrecadar cobertores novos para o Asilo São Vicente de Paulo e a Fundação Pró-Renal, duas instituições localizadas em Curitiba (PR). Os postos de arrecadação estão localizados nas 40 lojas associadas à Ponto de Apoio.

Elas vão receber as doações de cobertores novos entre 23 de maio e 30 de junho, e todas as peças serão encaminhadas para as duas instituições contempladas. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3018-9720 e (41) 3203-1894. Na foto, a diretora de marketing da Ponto de Apoio, Marinice Bettega e o presidente da Ponto de Apoio, Luiz Carlos Pelizzer.

Sobre a Ponto de Apoio: Fundada em 2003, a Associação de Decoração Ponto de Apoio reúne as melhores marcas de fornecedores do mercado de decoração, possibilitando ao cliente e aos profissionais de arquitetura e design de interiores uma variedade de produtos e serviços.

A associação é composta por 40 lojas da área de móveis, iluminação, eletrodomésticos, pisos, revestimentos e acessórios, destinado ao público em geral. Por meio de ações sociais e culturais, como palestras e eventos, a Ponto de Apoio busca impulsionar o mercado e incentivar o relacionamento entre os profissionais parceiros das lojas associadas, clientes e a comunidade.

Serviço: Ponto de Apoio Endereço: Rua Av. Batel, número 1230 - sl. 702 ed. BTC Horário de atendimento: seg a sexta das 9h às 18h www.pontodeapoio.org.br.

***Palladium Curitiba apresenta Capi Parade***


Crédito das fotos: Gian Gallani.

Na foto: O artista plástico Di Magalhães, com a capivara assinada por ele.

***O Palladium Curitiba lançou a Capi Parade, uma exposição inédita inspirada na tradicional exposição de vaquinhas da Cow Parade. São oito capivaras feitas de fibra de vidro em tamanho maior que o natural, pintadas por personalidades especialmente convidadas: os artistas plásticos locais Dani Heining e Di Magalhães; o conceptual artist Luiz Pagano e o cenógrafo e artista plástico Juarez Fagundes, ambos de São Paulo; o humorista Diogo Portugal; o arquiteto e urbanista Jaime Lerner; os designers da ProDesign>PR; e o Rei Pelé, que autografará uma camiseta verde amarela que veste uma das esculturas.

O projeto foi criado em 2008 por Luiz Pagano, de São Paulo, que assina uma das capivaras. A quantidade de capivaras da exposição faz alusão ao oitavo aniversário de inauguração do Palladium Curitiba. A exposição fica no Palladium Curitiba até o dia 5 de junho. Nos dias 4 e 5 de junho, as crianças que passarem pelo shopping poderão pintar mini capivaras de gesso. A Capi Parade poderá ser vista em diversos locais da capital paranaense. A exposição itinerante começara no dia 6 de junho e vai até o dia 12. Como as capivaras andam em bando de até 30 animais, as oito esculturas estarão sempre juntas.


No final da ação, as peças serão doadas e leiloadas pelo parceiro da ação, o leiloeiro Helcio Kronberg. Tanto o valor arrematado quanto a comissão do leiloeiro serão revertidos em cobertores para a Campanha Doe Calor do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), que atende anualmente mais de 170 mil pessoas e é a maior campanha do agasalho no Paraná. A Capi Parade conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Rede de Proteção Animal de Curitiba, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), da Deiró Moving Ideas e do leiloeiro Helcio Kronberg.

Serviço: Capi Parade – Palladium Curitiba Exposição no Palladium, de 23 de maio a 5 de junho. Ação com crianças no Palladium, nos dias 4 e 5 de junho. Exposição em pontos turísticos de Curitiba, de 6 a 12 de junho. 06/06 (seg): Prefeitura. 07/06 (ter): Rua XV (Boca Maldita). 08/06 (qua): Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da Federal). 09/06 (qui): Praça Rui Barbosa. 10/06 (sex): Jardim Botânico. 11/06 (sab): Mercado Municipal. 12/06 (dom): Parque Barigui. Leilão das esculturas, dia 16 de junho, no Palladium Curitiba.

Sobre o Palladium Curitiba - O Palladium Curitiba tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard. Além disso, tem prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping.

O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente. O Palladium Curitiba faz parte do Grupo Tacla Shopping, que possui ainda os empreendimentos: Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping Center; Shopping Cidade Sorocaba e Catuaí Palladium Foz do Iguaçu.

Os empreendimentos em construção são: Jockey Plaza; Palladium Umuarama; Porto Belo Outlet Premium e City Center Outlet Campo Largo. Em 2015, o Palladium Curitiba foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No mesmo ano, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015. Mais informações no site http://www.palladiumcuritiba.com.br.

***Heime é a evolução da Tech House***


Crédito da foto: Divulgação.

***Heime é a evolução da marca Tech House Climatização e Automação e chega para melhorar o conceito da empresa. O nome Heime traz consigo o significado da palavra, lares em alemão, ressaltando a transformação de qualquer casa em um lar, aconchegante, climatizado, perfeito para passar o tempo com a família e receber os amigos.

Fundada em dezembro de 2009, a Tech House completou seis anos presente no mercado curitibano de arquitetura e decoração. De acordo com o sócio-proprietário da Heime, Igor Kaufeld, a nova marca herda esse legado, dando continuidade ao trabalho de confiança e qualidade construído pela Tech House.

A loja possui uma linha completa de produtos que aliam alta tecnologia e qualidade para propiciar conforto para casa. “Continuamos com os produtos de climatização de qualidade, com instalações realizadas por uma equipe própria especializada, com os mesmos proprietários, no mesmo endereço, atendendo projetos do Brasil inteiro”, explica. Recentemente reformado, parte do espaço localizado no bairro Santa Quitéria, em Curitiba (PR) foi decorado pela arquiteta Mariana Paula Souza.

O showroom permite a demonstração do funcionamento do piso aquecido, produto carro-chefe da empresa, que está instalado em um banheiro real, para que o cliente possa realmente sentir como a calefação funciona. Além disso, outros produtos podem ser experimentados na loja, como a central de aspiração, os aparelhos de ar-condicionado, os toalheiros elétricos e a película desembaçadora de espelhos, que também está instalada no showroom.

Sobre Heime: A Heime é a nova marca da Tech House Climatização e Automação, loja presente no mercado de arquitetura e decoração há seis anos. A empresa destaca-se por proporcionar conforto aos seus clientes por meio de produtos de qualidade e do atendimento especializado. Além do piso aquecido, carro-chefe da loja, são comercializados e instalados produtos como toalheiros elétricos, películas desembaçadoras de espelhos, centrais de aspiração e aparelhos de ar-condicionado.

Serviço: Heime Rua João Alencar Guimarães, 364 – Curitiba/PR Horário de atendimento: das 08hs às 18hs de segunda a sexta-feira – sem intervalo de almoço.

***Museus do Estado abrem em horário diferenciado durante o feriado de Corpus Christi***

***Quem passar o feriado de Corpus Christi, dia 26 de maio, em Curitiba, poderá visitar os espaços expositivos do Governo do Estado. Os museus Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen e Museu da Imagem e do Som do Paraná ficarão abertos durante o feriado. O Museu do Expedicionário fecha na quinta (26/05) e volta com horário normal na sexta-feira. O Centro Juvenil de Artes Plásticas e a Biblioteca Pública do Paraná estarão fechados.

***No Museu Oscar Niemeyer, o público poderá conferir as exposições “Vestidos com Arte”, “Moderna para sempre – Fotografia Modernista na coleção Itaú Cultural”, “MAC-MON: Um diálogo”, “Mostra Idea Brasil”, “Centenário de Vilanova Artigas”, “Olhar InComum_Japão Revistado” e “Histórias do Acervo MON”. Esta última é um recorte de cerca de 200 obras que conta a história da formação da coleção do MON, que possui atualmente 4.000 obras de artistas importantes no cenário nacional e internacional.

***Quem visitar o Museu de Arte Contemporânea do Paraná poderá contemplar a exposição “A cor no espaço, o espaço na cor”, com curadoria de Ronald Simon. A exposição tem origem em um segmento de obras do acervo onde a cor e o espaço conduzem a organização das obras, sua composição, sem levar em conta a dicotomia figuração/abstração. E também “Alumbramento – Luis Lopes”, na qual o artista apresenta cerca de 20 pinturas onde abre mão do figurativismo e faz da luz corpo e espírito. Pinta a memória e, para isto, se vale da sombra para prestigiar a luz.

***Já no Museu Alfredo Andersen estão em cartaz as exposições “Coletiva 5, 10, e 20”, “Cavernas do Paraná – Birgitte Tümmler”, “ARS Magoo”, “Obras do Acervo” e “Cultura Paranaense – Percepções de Andersen”. Esta última traz uma série de paisagens retratadas pelo artista e por seus discípulos, pessoas que frequentaram as aulas de desenho no ateliê de Andersen e que aprenderam o ofício com o próprio artista.

***Quem for visitar o Museu Paranaense poderá conhecer um pouco dos saraus que eram realizados nas décadas de 1920 e 1930, por meio da exposição “Sarau no Palácio São Francisco”. Também pode apreciar as exposições “Sonhando com o Paraná”, “Tempo de Brincar: brinquedos e a infância no Paraná”, “Trajes Típicos Regionais Portugueses” e “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”. 

Além das exposições permanentes “Indústrias Paranaenses”; “Rituais Indígenas e a construção do corpo”; “Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense”; “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”; “Memorial à Indústria da Erva-mate” e “Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba”.

***O Museu do Expedicionário apresenta a exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

***No Museu da Imagem e do Som do Paraná o público terá contato com as reservas técnicas, áreas até então inacessíveis ao olhar do visitante, e poderá conferir exposição fotográfica de Guilherme Glück, que registrou a Lapa entre os anos 1920 e 1960. No primeiro andar, o visitante fará uma imersão no acervo tridimensional, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores. Além da visita ao espaço do museu, o público poderá ter uma experiência virtual através do QR Code, como na exposição de Stellinha Egg (Curitiba, 1914-1991), atriz, compositora e cantora de MPB.

***O Primo Basílio no Cleon Jacques***


Crédito das fotos: Gilson Camargo.

***Com direção de Fabiano Amorim, a nova montagem do clássico “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz, está em cartaz aos sábados e domingos, no Cleon Jacques, teatro no Parque São Lourenço, até 5 de junho. Há também uma alteração no elenco, já que no lugar de Luiz Bertazzo, entra Jeff Bastos, para encenar Jorge, o narrador. Para Amorim é um momento importante, pois o teatro homenageia a quem ele considera seu mestre. Além de ter se formado sob a batuta de Jacques, Fabiano interpretou uma das montagens emblemáticas do professor e diretor teatral, ‘Perdoa-me por me traíres’.

“Este trabalho ficou na memória de todos que juntos trabalharam e tiveram a oportunidade de conferir o talento de Cleon Jacques. Agora, tenho a oportunidade de prestar uma homenagem ao meu mestre, levando ‘O Primo Basílio para o teatro homenageia pessoa tão ilustre, que colaborou com a construção da cena teatral paranaense”, diz ele, acrescentando que o fotógrafo da equipe de O Primo, Gilson Camargo, também participou do trabalho com Jacques. “A música “La Força del Destino”, de Verdi, que abre a peça também é a mesma do Perdoa-me”.


A adaptação do texto de Eça, assinada junto com Leandro Catapam, faz uma colagem narrativa em que a história não deixa de ser contada, mas enfoca a dimensão emocional dos personagens, “uma espécie de colagem textual, totalmente advinda das palavras de Eça”, nas palavras do diretor. “Minha real motivação era representar o texto e ser fiel a ele, sem grandes invenções ou mudanças. Então, a adaptação busca a essência de Eça, seu jeito de contar a história, suas maravilhosas palavras”, observa ele, que optou por contar a história de forma não linear e cronológica.

“São os fatos marcantes sobrepostos, os episódios do sentimento como diz Eça”. “Procuramos fazer uma obra bem cuidada e minimalista. Priorizando o trabalho dos atores nesta missão de levar ao público uma obra de incomensurável valor, pois entendemos que o teatro, antes de realizar-se plenamente no momento da representação, constitui-se em texto literário”, diz Fabiano, sobre o projeto produzido pela MKF Produções Artísticas.

Serviço: O Primo Basílio Quando: 21/05 a 05/06. Sábados e domingos, com duas sessões por dia: às 19h e 21h. Teatro Cleon Jacques (R. Mateus Leme, 4700). Ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada).

***Imax Palladium promove Dia do Orgulho Nerd Solidário*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***Os entusiastas da cultura nerd que forem ao Imax Palladium com uma toalha ou caracterizados de cosplay e levarem um agasalho para doação ganharão ingressos para assistir ao filme X-Men: Apocalipse. A toalha é uma homenagem bem-humorada ao escritor Douglas Adams, autor da saga “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que lista a toalha entre os itens fundamentais para se levar em uma viagem espacial. 

A promoção é válida para esta quarta-feira (25), quando se comemora o “Dia do Orgulho Nerd”. “Todos os anos celebramos essa data no Imax. Dessa vez resolvemos criar o Dia do Orgulho Nerd Solidário, incentivando nossos clientes a colaborarem com a campanha do agasalho. Além do ingresso, os melhores cosplayers ganharão brindes exclusivos”, conta o gerente do cinema, Edson Garcia. 

A data é celebrada no mundo todo por fãs de games, quadrinhos, sagas fantásticas, entusiastas e admiradores do universo geek e nerd. A comemoração em 25 de maio coincide com o lançamento do primeiro filme da saga “Star Wars”, conhecido por ser um dos símbolos do movimento geek e amado pelo público nerd. Os agasalhados serão doados para a Campanha Doe Calor do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), que atende anualmente mais de 170 mil pessoas e é a maior campanha do agasalho no Paraná. 

Serviço: Dia do Orgulho Nerd no IMAX do Palladium Shopping Center Quando: Quarta-feira, 25 de maio, às 19h20 Onde: Imax Palladium Filme: X-Men: Apocalipse Ingressos: gratuito para a sessão com início às 19h20, para quem for caracterizado (cosplay) e levar um agasalho para doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário