quinta-feira, 14 de abril de 2016

Coluna do dia 14/04/16

***Artefacto Curitiba divulga nomes para a Mostra 2016***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Com inauguração marcada para o dia 13 de agosto, a próxima edição da Mostra Artefacto Curitiba celebrará 40 anos da marca no Brasil. Assim como em outras edições, a Mostra promete revelar o DNA inovador da Artefacto e neste ano será inspirada no tema “Os destinos mais desejados no mundo”, com interpretação dos profissionais em seus respectivos ambientes.


“A julgar pelo que vimos em São Paulo nas Mostras já inauguradas, certamente o público vai se surpreender com essa proposta. Acredito que lugares do Brasil e do mundo serão destacados de forma original, em olhares diferentes e com muitas referências”, avalia Ingrid Moskalewski, gerente da Artefacto Curitiba.

Confira os nomes dos profissionais participantes: Wolfgang Schlögel | Yara Mendes | Juliana Meda | Fernanda Athayde | Jayme Bernardo | Silvia Franzoni | Margit Soares | Elaine Zanon e Cláudia Machado | Eliza Schuchoski e Caroline Andrusko | Rosi Guellmann | André Bertoluci | Ivan Wodzinsky | Luciana Baggio | Rafael Egg |Eduarda e Carlos Ehlke | Cybelle Kinoshita | Angela Russi e Luciana Malucelli | Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

***O renomado arquiteto Luiz Maganhoto comemora seus 50 anos***


Crédito da foto: Gerson Lima.

***Pessoas que inspiram por sua personalidade e estilo profissional. O arquiteto Luiz Maganhoto, à frente do escritório Maganhoto & Casagrande Arquitetura, possui um traço marcante em seus projetos arquitetônicos e de interiores. Detalhista, o profissional busca trabalhar uma identidade única em cada projeto para atender os desejos do cliente aliado à uma arquitetura refinada. Maganhoto, com quase 30 anos de carreira, completa nesta sexta-feira dia 15 de abril, 50 anos de idade.

Fase em que comemora seu amadurecimento pessoal e profissional, que pode ser visto em seu trabalho e na vida em família, agora maior, com a chegada de dois filhos adotivos. O escritório Maganhoto & Casagrande é responsável por diversos projetos de residências, indústrias, lojas, espaços corporativos e institucionais, clínicas médicas e odontológicas pelo Brasil. Recentemente concluíram o projeto da área da saúde número 500.

Sobre Maganhoto e Casagrande Arquitetos Associados: O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande estão à frente do escritório Maganhoto e Casagrande Arquitetura, que por oito anos consecutivos esteve em primeiro lugar na premiação TOP 100 Kaza Paraná, uma homenagem aos arquitetos e designers mais atuantes e influentes em todo o território nacional. Os profissionais acumulam troféus e projetos notáveis e dentre seus feitos estão 450 clínicas espalhadas pelo mundo, além de inúmeros projetos residenciais. 

Serviço: Maganhoto e Casagrande Arquitetura Rua Dr. Ney Leprevost, 241 – Curitiba http://www.maganhoto.arq.br.

***Mercosuper aponta tendências econômicas para o setor***


Crédito da foto: Bruna Zembuski/Central Press.

***Em meio à turbulência política e econômica brasileira, os economistas Carlos Kawal e José Pio Martins levaram a um auditório lotado seus pontos de vista sobre as perspectivas econômicas para o varejo brasileiro. A palestra, na última quarta-feira (13), marcou o segundo dia da Mercosuper 2016 - um dos mais importantes eventos do setor supermercadista brasileiro. Exibindo os dados atuais da situação brasileira, o economista chefe do Banco Safra, Carlos Kawal, mostrou que a desaceleração da economia brasileira é a mais profunda desde 1901.

“Estamos perante a chance de regredir de 15 a 16 anos na produção industrial”, revelou. Ainda assim, mesmo diante de uma queda de 3% nas vendas nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, Kawal lembrou que o setor supermercadista é um dos menos afetados do varejo brasileiro. Ele explicou que a queda na economia como um todo está arrastando o mercado de trabalho para uma taxa de desemprego que já beira os 8% e caminha para dois dígitos ainda em 2016, podendo chegar a 14% no próximo ano, mesmo que a economia se estabilize.

Os dados mais alarmantes, segundo Kawal, vêm dos bolsos dos consumidores: 60% das famílias brasileiras já estão endividadas e ¼ da população tem mais de 50% da renda comprometida com dívidas. “Os consumidores estão despolpando e se endividando em função da queda de renda e desemprego”. Kawal apresentou dois cenários para a economia brasileira: com ou sem impeachment. “Os cenários deverão ser mais claros a partir deste domingo”, afirmou. Segundo ele, com um ajuste fiscal, a taxa de juros poderia cair fortemente e se traduzir em melhora da confiança, acelerando a recuperação. “De qualquer forma, a recuperação não será rápida”, lamentou.

“As empresas estão muito endividadas e sem condições de investir – o que retarda ainda mais a recuperação do país”, justificou. Para o economista chefe do Banco Safra, não basta trocar o presidente – “é preciso colocar alguém com coragem para implantar medidas que exigem ajustes dolorosos e difíceis, que o Brasil precisa neste momento”, concluiu. Já o professor José Pio Martins, economista e reitor da Universidade Positivo (UP), baseou sua fala em cinco grandes problemas do Brasil: a falta de produtividade do trabalhador; o crescimento e envelhecimento da população; o índice de pobreza; a retração da economia e a dificuldade de sobrevivência das empresas.

Para o reitor, “não adianta a empresa olhar para dentro da porteira se está instalada num país que não é competitivo”. Ele citou ainda os fatores que investidores estrangeiros consideram para um ambiente adequado de investimento – muitos dos quais o Brasil ainda precisa evoluir bastante: estabilidade política; liberdade econômica; regras claras e estáveis; legislações trabalhistas modernas e de acordo com a realidade do mercado; estabilidade da moeda; boa gestão de contas públicas, carga tributária simples e moderada e justiça social.

Quando questionado se investiria num negócio, atualmente, Pio Martins afirmou que o verdadeiro empreendedor enxerga oportunidades onde ninguém vê – e que a crise é um momento de buscar oportunidades. Segundo o professor, alguns públicos se destacam por apresentarem crescimento não só no Brasil, mas no mundo todo. São eles: idosos, obesos, solitários, depressivos e dependentes de drogas lícitas e ilícitas. “O mercado que se atentar para esse público terá grande chances de sucesso”, ressaltou. Promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), a Mercosuper 2016 acontece de 12 a 14 de abril e conta com cerca de 150 expositores.

O Laboratório da UP marca presença no espaço chamado “Hub do Varejo”, que faz a demonstração de 12 soluções startups aplicadas aos supermercados. Além disso, a UP leva à Mercosuper mais de 30 palestras gratuitas com especialistas de renome da política, economia e administração, em temas que vão do endobranding ao visual merchandising. Os participantes também podem participar de cursos de extensão gratuitos, certificados pela Universidade Positivo.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. 

Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

***Shopping Curitiba traz Jorge Ben Jor para comemorar o Dia das Mães***


Crédito da foto: Divulgação.

***Jorge Ben Jor foi o escolhido para celebrar o Dia das Mães do Shopping Curitiba. O cantor e compositor vai reunir os hits de sua carreira, em show exclusivo, dia 10 de maio, no Teatro Positivo. Com uma carreira longa e repleta de êxitos, mais de 20 discos lançados, Jorge Ben Jor é um dos principais nomes do suingue e do sambalanço – este, gênero que o músico criou e popularizou. Sua primeira composição, “Mas que Nada”, já foi gravada por Ella Fitzgerald, Julio Iglesias, Milton Nascimento, Paulinho Nogueira, Sérgio Mendes e a banda The Black Eyed Peas.

Em sua agenda de shows permanentemente lotada, o artista inclui os clássicos eternos que todo mundo sabe de cor e que têm tudo para animar a festa. O carioca subirá ao palco acompanhado pela Banda do Zé Pretinho. A Campanha de Dia das Mães começa dia 20 de abril, vai até 08 de maio e funciona da seguinte forma: a cada R$ 300 em compras, o cliente ganha 1 ingresso para o show de Ben Jor. A promoção vale enquanto durarem os ingressos.

Sobre Jorge Ben Jor - O poeta e músico Jorge Mautner filosofando sobre Jorge Ben Jor em seus “Panfletos da Nova Era”, de 1980. Jorge Ben, alquimista, sábio, que sabe ser a mitologia negra em igual valor-poder-potência-qualidade-relevância à mitologia dos Antigos helenos que em vão a Alemanha e toda a Europa tentaram imitar. Jorge Ben e seu Flamengo, seu futebol, suas mulheres com nomes de flores, sua mitologia absolutamente popular, urbana & cósmica, sensual e ideogrâmica “chove chuva, chove sem parar”. 

Um paradoxo harmonizado: revolucionário e machista! Sorridente como todos os superiores crânios, da cultura negra do país de cultura nascente, é um tranquilo navegador de oceanos por vezes hostis (como quando de seus inúmeros boicotes por parte desta mesma inteligentzia (burrítzia?) nacional na época da jovem guarda, etc.).

Sua imediaticidade direta ideogrâmica ao invés de ser estudada e respeitada foi ridicularizada como “oportunismo”, evidente projeção destes colonizados e complexa dos escribas acadêmicos para cima de Jorge. Sábio, naturalmente participante desta cultura nova equivocadamente batizada pelos inimigos de “inferior” “primitiva” “oportunista” “superficial”, sempre confiou em sua intuição soberana. 

Já intuiu há tempos atrás o soul music, o disco, e foi um dos primeiros a sincretizar o rock, mais do que Roberto Carlos ou Erasmo, em sua definitiva e profunda aparição nacional contemporânea. Por vezes exagerado em sua facilidade de comunicação imediata com os mitos e atmosferas da nação jamais porém deixou de ser autêntico.

Sabedoria malandra e filosófica, integrado e simultaneamente à parte do todo de sua classe artística, é hoje ainda, um dos pioneiros, mesmo que, ao contrário de Gil, sua novidade nunca se apresente como inclusão de dados novos e reatualizados, mas sim como aquela novidade eterna da repetição do batuque da eterna alegria que diz sim ao próprio não, Gil e Caetano são além-dialéticos, Einsteinianos, Heraclitianos, Jorge Ben é Parmênides, mas como já nos ensina Heidegger e nos ensinam Cae e Gil e Jorge Ben, Parmênides que diz tudo estar parado é igual a Heráclito que afirma tudo estar em movimento.

Serviço: Campanha Dia das Mães Shopping Curitiba – Show com Jorge Ben Jor Quando: 10 de maio, terça-feira Tel: (41) 3026-1000. Como: A cada R$ 300 em compras, o cliente ganha 1 ingresso para o show de Ben Jor. A promoção vale enquanto durarem os ingressos. Onde: Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido Mais informações e regulamento no site www.shoppingcuritiba.com.br.

***CIO MEETING 2016 será patrocinado pela paranaense NHS***


Crédito da foto: Divulgação.

***A NHS, empresa que atua na fabricação de nobreaks no Brasil há mais de 27 anos será uma das patrocinadoras do principal evento organizado pelo Grupo de Gestores de Tecnologia, Informação e Comunicação do Ceará (GGTIC-CE), o CIO MEETING 2016. O evento ocorre nos dias 15, 16 e 17 de abril, em Fortaleza/CE e promete reunir mais de 150 executivos do setor de telecomunicações. Neste ano, o evento ocorrerá no Hotel Vila Galé Cumbuco, uma das melhores estruturas de resort do Ceará.

De acordo com a coordenadora de marketing da NHS, Débora Skrobot, o fato de participar como patrocinadora de um evento do porte do CIO MEETING, pode gerar oportunidades de negócios importantes para os próximos anos, além de estarem alinhados ao mercado de tecnologia, informação e comunicação. “Esse é um momento importante para a troca de experiências, vivência e de ideias para enfrentarmos o mercado em 2016 e nos anos subsequentes”, afirma.

Serviço: Evento: CIO MEETING 2016 Data: 15 a 17 de abril de 2016 Local: Hotel Vila Galé Cumbuco – Fortaleza – CE.

***Sepac tem perspectiva de aumentar em 15% as vendas no mercado paranaense***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Sepac (Serrados e Pasta Celulose) tem expectativa de aumentar em 15% suas vendas no estado do Paraná em 2016, em comparação ao resultado do ano anterior. A indústria é detentora das marcas de papéis higiênicos Duetto e Paloma, além das toalhas e guardanapos de papel Maxim e toalhas de papel Stylus.

Segundo o gerente comercial responsável pela operação da Sepac no Paraná, Oswaldo Ramos JR., a realização da Mercosuper que encerra nesta quinta-feira (14), feira da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), certamente ajudará a melhorar a performance de vendas da empresa. “Essa é uma importante data em nosso calendário, pois durante a feira realizamos um grande volume de negócios, além de gerar oportunidades para estreitarmos relações entre marcas, varejo e atacado”, destaca.

A Sepac é líder de mercado no segmento de papeis tissue na Região Sul do país há alguns anos. “Essa região é a maior consumidora de papeis tissue do Brasil e, por isso, nos mantermos líderes aqui é algo que tem uma relevância enorme”, afirma. "A companhia segue investindo no desenvolvimento de produtos e em melhoramentos logísticos, sempre mantendo bem equilibrada a relação entre preço e qualidade”, explica.

Sepac – Serrados e Pasta Celulose - A Sepac é uma das maiores indústrias de papel tissue da América Latina. A empresa paranaense é líder de mercado da região Sul do país na comercialização de papéis para fins sanitários. A alta tecnologia implantada em seu parque industrial, localizado em Mallet (PR), e a rede de distribuição reforçam o grande potencial de crescimento. A Sepac tem seus papéis higiênicos, toalhas e guardanapos, distribuídos para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste do Brasil, e ainda Estados Unidos e países do Mercosul, com as marcas Duetto, Paloma, Maxim e Stylus. Para mais informações acesse: www.sepac.com.br.

***Milk’n Blues lança videoclipe para o single “Is There Anybody There?”***


Crédito da foto: Fernando Hideki.

***O ano de 2016 começa com tudo para a banda curitibana Milk’n Blues, que acaba de lançar o primeiro videoclipe para o single “Is There Anybody There?”, faixa de abertura do seu álbum de estreia. Com produção musical de Paulo Bueno, a track foi composta pelos integrantes da banda e aborda a exaustão da solidão e a possível insanidade.

A faixa também conta com a participação do músico Claudio Namikata. Produzido e editado pela Fernando Hideki Films, o clipe teve como inspiração os rooftops nova iorquinos e chama a atenção pelo pôr-do-sol de tirar o fôlego da capital paranaense. Drones, desfoques e movimentações dinâmicas de câmera foram alguns dos recursos utilizados por Hideki para acompanhar o fast beat da canção e atingir o resultado desejado.

“Partimos do conceito da solidão, tentando realçar o quão pequenos somos perante o resto do mundo e o quão solitários podemos ser. Para atingir tal resultado, apostamos em imagens aéreas, captadas por um drone, que mostram a banda performando, enquanto a escuridão vem chegando. De fundo, a cidade de Curitiba em desfoque, mas ao mesmo tempo em destaque com o seu pôr-do-sol, que acaba simbolizando um grito de esperança e reforça o refrão /I am going blind.

Did you turn off the lights? It’s all dark in my mind/”, comenta o produtor. Apesar do clima solitário, a música, que possui 3m01s de duração, conta com uma levada contagiante e ainda chama a atenção pela harmônica de Indiara Sfair, um dos principais diferenciais da banda. O videoclipe da faixa “Is There Anybody There?” está disponível do canal da banda no youtube (/milknblues) e, em apenas 24 horas, já possui mais de 3.500 visualizações.

Sobre a Milk’nBlues: Bastante conhecida na capital paranaense, a banda, composta por Aline Mota (vocal), Anne Glober (vocal), Eduardo Machado (baixo e backing vocal), Indiara Sfair (harmônica e backing vocal), Piatan Sfair (bateria e backing vocal) e Ricardo Maranhão (guitarra e vocal) -, conquistou o público pelo fato de misturar segmentos distintos da música e criar versões exclusivas, com elementos do Blues, como o próprio nome sugere. Segundo os integrantes, o nome tem como referência a cidade de Curitiba. “Durante a concepção do nome da banda, chegamos a conclusão que queríamos colocar Curitiba como ponto de conexão entre nós.

Tivemos a ideia de lembrar do nosso característico sotaque, com ênfase no ‘e’. Como LeitE'n Blues soaria estranho, nasceu a Milk'n Blues” explicam. Com 4 anos de estrada, a Milk’n Blues possui diversos marcos em seu portfólio, como apresentações em vários programas de destaque nacional, conquistando fãs não só em Curitiba, mas em várias regiões do País. Serviço: Milk’n Blues - www.milknblues.com: E-mail: contato@milknblues.com www.youtube.com/milknblues.

***12ª Corrida Noturna Unimed Curitiba bate recorde de participantes e mobiliza mais de 8,5 mil pessoas nas redes sociais***


Crédito da foto: Divulgação.

***Realizada no último sábado (9), a 12ª Corrida Noturna Unimed Curitiba contou com a participação de 7 mil corredores, mantendo número crescente de participantes – foram 6 mil na 11ª edição, em 2015. Mas a campanha “Corra do Médico” não mobilizou apenas os atletas: mais de 8,5 mil pessoas já interagiram nas redes sociais da Unimed Curitiba, entre curtidas, comentários e compartilhamentos na fan page do evento. E a mobilização ainda não acabou.

O álbum com as fotos da Corrida Noturna – mais de 2 mil imagens oficiais – postado nesta quarta-feira (13), deve gerar ainda mais engajamento dos usuários do Facebook. Em sua história, a prova já recebeu mais de 35 mil corredores. A Corrida Noturna Unimed Curitiba se consolidou como um dos principais eventos esportivos da cidade e é também um ícone da missão da cooperativa médica: promover a saúde, difundir para a comunidade os benefícios da prática de atividades físicas e favorecer o intercâmbio cultural e esportivo.

A 12ª Corrida Noturna é promovida pela Unimed Curitiba, com organização da Sportion e apoio da A.Yoshii Engenharia, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Rádio Mundo Livre FM e loja oficial Omar Calçados. As peças publicitárias são criação da Heads Propaganda e monitoramento da rede social realizada pela Parola Conteúdo.

Sobre a Unimed Curitiba - Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 44 anos de mercado, reúne mais de 4.300 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos.

***Helcio Kronberg ensina como ser bem-sucedido em leilões***

***Um dos mais importantes leiloeiros do Paraná, Helcio Kronberg, apresenta uma palestra gratuita no dia 28 de abril, a partir das 19h, no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro - Curitiba).

Com o tema “Como Arrematar em Leilões Judiciais – Riscos e Oportunidades”, a palestra é direcionada para aqueles que não conhecem a modalidade e têm interesse em adquirir imóveis, veículos ou outros bens em um pregão.

Serviço: Palestra: “Como Arrematar em Leilões Judiciais – Riscos e Oportunidades”. Palestrante: Helcio Kronberg, leiloeiro público oficial Data: 28 de abril - Horário: a partir das 19h. Local: Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro - Curitiba). Informações no telefone: (41) 3233-1077. Custo: a palestra é gratuita e as vagas são limitadas.

Sobre Helcio Kronberg – Leiloeiro público oficial pela Junta Comercial do Estado do Paraná e leiloeiro rural pela Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná desde 2000. Possui ampla experiência em leilões extrajudiciais e judiciais. Mestre, especialista e bacharel em Direito e Administração, com formação também em Economia e Ciências Contábeis, tem cinco livros publicados e atua na docência. Para mais informações basta acessar: www.kronberg.com.br.

***Magnetron aposta em jovens talentos da engenharia***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Mateus Rizzi – Capitão da equipe Pato a Jato, Denise Remor - Presidente da Magnetron e o Professor Luiz Carlos Martinelli Jr. responsável pelo projeto da equipe Pato a Jato.


Na foto 02: Wilson Warmling Júnior - Dep. Comercial / Pós-Venda, Mateus Rizzi – Capitão da equipe Pato a Jato, Denise Remor - Presidente Magnetron, Marcelo de Jesus Oliveira - Desenvolvimento de produtos, Amarildo A. Pereira - Gerente Engenharia e o Professor Luiz Carlos Martinelli Jr. responsável pelo projeto da equipe Pato a Jato.

***Pelo segundo ano consecutivo, a Magnetron será patrocinadora da equipe Pato a Jato, formada por jovens estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Shell Eco-marathon Américas, uma das Maratonas de Eficiência Energética mais importantes do mundo, que acontece em Detroit, nos EUA, de 22 a 24 de abril de 2016.

A Shell Eco-marathon Americas é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes universitários e do ensino médio a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. Em sua primeira participação, este ano, a equipe Pato a Jato, da cidade de Pato Branco (PR), foi responsável pelo melhor resultado brasileiro em toda a história da competição, conquistando o segundo lugar na maratona, na categoria “Combustível Alternativo”, saindo na frente das outras três equipes brasileiras participantes.

A equipe paranaense Pato a Jato idealizou o protótipo batizado de Popygua, uma referência à cidade onde está localizado o campus da universidade, em Pato Branco. O modelo alcançou a marca de 316 quilômetros com 1 litro de etanol, um pouco mais do que a distância entre Curitiba e Florianópolis. “Em um país onde a educação não é prioridade, ajudar jovens talentos e ver de perto excelentes resultados é muito gratificante. Só nos deixa a certeza de que devemos incentivá-los cada vez mais, porque deles depende o nosso futuro. A Magnetron apoia sempre a educação e a pesquisa, porque acredita no potencial brasileiro”, afirma Denise Remor, presidente da Magnetron.

Para o melhor desempenho do veículo nas competições, a Magnetron fornece à equipe Pato a Jato motores de partida, embreagens de partida e velas de iridium, que oferecem maior poder de ignição, o que é determinante para a elevação da eficiência do motor à combustão, além de maior vida útil do que as velas de ignição comuns. Este ano, os desafios dos jovens talentos serão ainda maiores rumo ao primeiro lugar. “Estamos implementando a injeção eletrônica no protótipo a gasolina, trabalhando na configuração da injeção eletrônica, pesquisando e desenvolvendo métodos para aumentar a eficiência de diversas partes do veículo.

Como professor da UTFPR e participante/facilitador da equipe, ver o crescimento dos alunos envolvidos traz uma grande satisfação. A aplicação dos conhecimentos vistos em sala de aula traz a esses alunos e ao curso um grande desenvolvimento tecnológico. A aplicação de um método de aprendizagem por problemas/desafios acrescenta um tempero a mais no curso de engenharia mecânica. Dever cumprido? Não, sempre há um desafio a vencer. Orgulho? Sim, mas de participar do esforço desses alunos”, explica Luiz Carlos Martinelli Jr., professor e coordenador do projeto.

Mais apoio - A próxima Shell Eco-marathon Américas será realizada de 22 a 24 de abril de 2016 em Detroit, Michigan, nos EUA. Mas, para concretizar a ida, a equipe ainda precisa de mais patrocínios. “Nosso grande desafio hoje está sendo enviar o protótipo para a competição e depois trazê-lo de volta, o que no ano passado nos deu bastante trabalho, porque ele ficou preso na alfândega, e conseguir comprar as passagens da equipe, ao todo oito pessoas, um professor e sete alunos. Esse número de participantes é exigido pela organização da prova e estamos aguardando por qualquer empresa ou pessoa que queria nos ajudar”, afirma o professor Luiz Carlos Martinelli Jr.

Sobre a Magnetron - Fundada em 1960, em Joinville (SC), desde 1995, a Magnetron tem sede em São José dos Pinhais (PR). Hoje, é uma das maiores empresas da América Latina no segmento de Sistemas de Ignição e Energia e peças de reposição para motos e outras aplicações. Com tecnologia de ponta e certificado ISO 9001, tem o mais completo portfólio, com mais de 1500 produtos e uma versatilidade imbatível que a fez pioneira na fabricação de Sistemas de Ignição e Energia no Brasil.

***VII Inesquecível Casamento Week volta a Curitiba e reúne os melhores fornecedores do setor matrimonial***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Inesquecível Casamento Week, maior evento do mercado matrimonial do Brasil, volta a Curitiba. Realizada pela 3R Studio Comunicação, o evento deste ano acontece nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, no Castelo do Batel, e reúne os melhores profissionais e tendências do setor em um único espaço. Serão dezenas de expositores, formadores de opinião e uma extensa programação que envolve talk-shows, mesas redondas, demonstrações de produtos e desfiles de grandes nomes das grifes do setor. Durante o evento, o público poderá conhecer todas as novidades e últimas tendências em moda nupcial, decoração, bolos, convites, bebidas, música e tudo o que compõe a produção de um casamento.

O coquetel de abertura acontece no dia 28 de abril com dois lançamentos: o livro “Mesas do Rio”, de Antônio Neves da Rocha; e, com exclusividade, a nova coleção do estilista Gesoni Pawlick, com make e cabelo Vimax Art Hair Beauty. A abertura oficial do IC Week 2016 será no dia 29, com a apresentação do jornalista Bruno Chateaubriand. Durante os três dias de evento, a programação contará com palestras de importantes nomes do segmento. Um dos destaques será o talk-show do fotógrafo italiano Marco Zammarchi, que falará sobre o conceito de como a arte italiana pode influenciar a fotografia do casamento.

O conceituado chef Hermes Custódio, do Buffet Castelo do Batel, também fará uma aula-show com receitas e degustação ao vivo para os convidados. Outro destaque será o desfile comandado pela estilista Carol Hungria, autora do livro “Guia atemporal das noivas com estilo”, que traz para a capital paranaense sua nova coleção “Pássaros”. Quem também marcará presença no IC Week é o cerimonialista Roberto Cohen, autor do livro “R.S.V.P. – Realizar sonhos: verdadeira paixão”, que fará um talk show com o tema “1º Cronograma de Casamento”.

A palestra “Os 10 passos para um casamento perfeito”,com Silvia Lopes, também promete agradar o público curitibano. Tudo acontecerá em um teatro montado e produzido pelo conceituado produtor Rodrigo Ono que trará a referência de Dubai para a decoração de um dos mais belos momentos do evento.  O Castelo do Batel, palco do evento, espera receber cerca de seis mil pessoas – mil a mais que em 2015 e três mil a mais que em 2014.

De acordo com a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA) em última pesquisa do setor, realizada em 2014 e elaborada pela Data Popular, o mercado de festas e cerimônias cresceu nos últimos anos e estima-se que tenha atingido R$ 16,8 bilhões no ano em que o estudo foi realizado. Só no Brasil os casamentos já ultrapassaram a marca de um milhão por ano, número este que demonstra constante progresso do mercado matrimonial, tendo em vista o encolhimento da economia brasileira que, em 2015, teve o pior resultado em 25 anos.

Lounge para os noivos - A grande novidade do IC Week 2016 em Curitiba é o espaço dedicado exclusivamente aos noivos. Os homens poderão desfrutar do segundo andar do Castelo do Batel inteiramente produzido para o público masculino, que poderá conferir todas as novidades e serviços especialmente dedicados a eles. Quem marcará presença no evento é a Barbearia Saint Germain e o estilista Ricardo Almeida, que comandará um desfile com trajes masculinos; os noivos também poderão aproveitar o momento e participar da degustação de Whisky.

De acordo com o organizador do IC Week, Fabiano Niederaurer, durante o último evento realizado na capital, sentiu-se falta de algo específico para os noivos, já que tudo normalmente é voltado para a noiva. “No ano passado, fizemos um espaço de bebidas no segundo andar e os noivos passavam a maior parte do tempo lá. Com isso, vimos a oportunidade de incluir um espaço que atenda esse público de forma exclusiva, com assuntos que são do seu interesse. Afinal, o casamento também é do noivo e ele precisa curtir os preparativos”, afirma.

Um pouco sobre o Inesquecível Casamento Week Curitiba - Sucesso em Curitiba há seis anos, o Inesquecível Casamento Week é promovido pela 3R Studio também em outras quatro cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói e Goiânia. O evento anual reúne noivas e profissionais em um único lugar e é conhecido como o melhor encontro do setor matrimonial. Além dos estandes dos expositores – que exibem tendências de todos os segmentos para o grande dia – mesas-redondas, desfiles de moda e muitas outras atrações são apresentados durante o IC Week.

Em 2015, aproximadamente 50 expositores exploraram as novidades do setor, apresentando para cerca de 5 mil visitantes, durante os três dias de evento, no Castelo do Batel, em Curitiba, os melhores serviços especializados em casamento. O IC Week oferece descontos para quem adquirir ingressos ou passaporte, antecipadamente, até o dia 28 de abril, às 17h. Até essa data, o ingresso unitário por dia de evento é R$ 40,00; o passaporte para os dois dias é R$ 65,00; e o passaporte para os três dias é R$ 80,00.

Confira quem serão os expositores do IC Week 2016 - Acessórios: Miguel Alcade; Rroyal Bride; The Address.LOVE. Agência de Viagens: Kangaroo Tours; Welcome Weddings. Aluguel de Móveis: Dettagli; ME Movelaria. Bartenders: Crazy Flair; The Bell; MKG Eventos; Bolos: Casal Garcia Bolos; Deiverson de Lara; Judi Bolos Artísticos; Veri Fragoso; Buffet: Castelo do Batel; Dia da Noivo: Barbearia Saint Germain; Decoração: Arte em Flor; Chilflor; D’ Felice Decoração; Enchanté Estilo; Jayme Bernardo; Mario Paiva Designer Floral; Valmir Rossari; Doces: Bárbara Trevisani; Nadia Chudoba Chocolatier; Sueli Claro Doces Finos.

Entretenimento: Rádio Transamerica Light; Pós Mídia; Estilista: Carol Hungria; Gesoni Pawlick; Madah Atelier; Patricia Sabiá; Solaine Piccoli; Estética | Dia da Noiva: Golden Beauty Care; Jojo Studio; Olga Pellanda; Robert Cabelereiros; Vimax Art Hair Beauty; Estrutura | Fechamentos: Unica Eventos; Foto Cabine; Photomatic; Selfiesta; Fotografia: Adalberto Rodrigues; Ana Lemos Fotografia; Dimedia | Marco Zammarchi, Fotografia Italiana; Emerson Fiuza Fotografia; Gustavo Sguissardi Fotografia; JL Karam; Marlise Fotografia; Studio One; Studio Personal Fotografias; Filmagem: Clave Filmes; Demetrios Filmes; Foto Studio Equipe; Jeff Bucholz; Olhares Films; Vimo Vídeo Foto; Gerador; Top Geradores; Lembranças: Denise Zaitter Arte Personalizada.

Lista de Presentes: Roberto Simões Casa; Locação de Limousine: Quality Vip; Local para Festa: Castelo do Batel; Espaço Winners Gastronomia; Música ao Vivo: Banda Levada Carioca; Coral Del Chiaro; Din Rose; Organização de Eventos: João Callas; Lilian Prateado; Luciana Krizanowski; Roberto Cohen; Ryo Eventos by Rodrigo Ono; Silvia Lopes Eventos Especiais; Vanessa Kirchner; Wevents; Pista de Dança: Arte Holográfica; Rádio: Transamérica Light; Sapatos: Fernanda Nadal; Som | Iluminação | DJ: DJ Fabio França; DJ Junior Sapula; DJ Kaique Fernandes; Elemiah; Mx Sound Light Designer; MWA Som e Imagem: Nizo Gomide; Sorvetes: Pop Cream Sorvetes; Vestido de Daminha: Espaço Menina; Vestido de Noiva: Raquel Deconti Atelier; Villa de Las Novias.

Serviço: Inesquecível Casamento Week - Curitiba Dias: 29 e 30 de abril e 1º de maio Horários: 29, das 16h às 22h; 30, das 14h às 22h; e 1º, das 14h às 20h Valores: Para compras antecipadas, até o dia 28/04, às 17h: Ingresso unitário por dia de evento: R$ 40,00. Passaporte para dois dias: R$ 65,00. Passaporte para três dias: R$ 80,00. No dia do evento: Ingresso unitário por dia de evento: R$ 50,00. Passaporte para dois dias: R$ 80,00. Passaporte para três dias: R$ 100,00. Local: Castelo do Batel Endereço: Av. Batel, 1323 - Batel | Curitiba-PR Site: www.icweek.com.br.

***Euro Import BMW tem condições especiais de financiamento***

***Até o dia 30 de maio, é possível adquirir uma BMW nas concessionárias Euro Import com preços e parcelamento especiais. Modelos consagrados da marca podem ser adquiridos com entrada de 60% do valor total e o restante financiado em até 12 meses.

As vantagens de financiamento da Euro Import BMW são válidas para as concessionárias de Curitiba, Londrina, Cascavel e Joinville, e oferece taxa de juros de 0% ao ano.

As condições especiais podem ser usadas para aquisição de modelos como a BMW Série 1 120i Active Flex 2016, que custa a partir de R$ 119 950,00, e a BMW Série 3 320i Active Flex 2016, com o preço de R$ 144 950,00. Outras propostas podem ser feitas diretamente nas lojas e serão avaliadas. A campanha, que começou há duas semanas é uma ótima oportunidade para quem procura um bom negócio e uma supervalorização no seu seminovo.

Serviço: EURO IMPORT BMW - www.euroimportbmw.com.br - Euro Import BMW Cascavel Av. Tancredo Neves, 1585, Pioneiros Catarinense Cascavel, PR – CEP 85.805-000 Telefone: (45) 3226-8800. Euro Import BMW Curitiba Av. Pres. Arthur Bernardes, 493 Curitiba, PR – CEP 80.320-300 Telefone: (41) 3014-9800 Av. Mal Floriano Peixoto, 2610, loja 02 – Parolin Curitiba, PR – CEP 80.220-000 Telefone: (41) 3213-9800. Euro Import BMW Londrina Av. Tiradentes, 5565 – Jardim San Francisco Londrina, PR – CEP 86.072-000 Telefone: (41) 3379-9800.

***MON e MAC-PR abrem mostra conjunta com grandes obras do acervo***


Crédito da foto: Divulgação. Obra Abraham Palatnik.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura dia 14 de abril, quinta-feira, às 19h, no Olho, a exposição “MAC-MON: um diálogo”, com grandes obras dos acervos dos dois museus: Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e Museu Oscar Niemeyer. São 55 obras dos acervos destes dois museus. As curadoras Estela Sandrini, diretora cultural do MON, Lenora Pedroso, diretora do MAC e Sandra Fogagnoli, coordenadora do planejamento cultural do MON selecionaram obras de grandes proporções, como pinturas, instalações e tridimensionais.

O público poderá ver obras de artistas consagrados, como Arcângelo Ianelli, Juliana Stein, Daniel Senise, Domício Pedroso, Eliane Prolik, Emanoel Araújo, Ione Saldanha, Maria Bonomi, Abraham Palatnik, entre outros. Estará na exposição a obra “Projeção e espelhos” (1962-2014) do artista franco-argentino Julio Le Parc (1928), considerado um dos grandes expoentes da arte cinética, que entra como artista convidado da mostra.

Para Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, é importante estabelecer esta conexão entre acervos de museus do próprio Estado. “É uma grande honra para o Museu Oscar Niemeyer estar ao lado do Museu de Arte Contemporânea do Paraná na produção da mostra entre os dois acervos e oferecer ao público a oportunidade de participar deste diálogo”, afirma. As obras podem ser vistas até 31de julho de 2016. No dia da abertura da mostra, a entrada é gratuita a partir das 19h. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h, e os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada).

MAC-PR - Ao ser criado, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná incorporou parte do acervo artístico do antigo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, que reunia prêmios de aquisição do Salão Paranaense, aquisições por compra, doações de artistas e colecionadores. Outros eventos promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura contribuíram para ampliar o acervo, como o Salão de Arte Religiosa Brasileira (1965-1975), o Salão de Artes Plásticas para Novos (1957-2002), a Mostra do Desenho Brasileiro (1979-2004) e o Projeto Faxinal das Artes (2002). Atualmente o museu tem cerca de 1.700 obras dos mais representativos nomes das artes visuais do país, abrangendo pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, objeto, tapeçaria, colagem, instalação e vídeo.

MON - Inaugurado em 22 de novembro de 2002 com o nome de NovoMuseu, reuniu os acervos do Museu de Arte do Paraná (MAP) e do Banestado em um único lugar. Em 2003, ganhou o nome de Museu Oscar Niemeyer. O espaço proporcionou ao Estado sua inclusão no roteiro de exposições nacionais e internacionais, antes mais restrito ao eixo Rio-São Paulo. Hoje o MON possui um acervo com cerca de 4 mil obras de artistas expressivos no cenário nacional e internacional, com peças doadas e adquiridas.

Serviço: Exposição “MAC-MON: Um diálogo” Abertura: dia 14/04, quinta, às 19 horas Período expositivo: 14 de abril a 31 de julho de 2016 Local: Olho Terça a domingo, das 10h às 18h Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Dias especiais - Quartas gratuitas: todas as quartas a entrada é gratuita e há programação especial das 10h às 18h Quinta + MON: na primeira quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento é estendido, das 10h às 20h, com entrada gratuita a partir das 18h. Domingo + Arte: programação especial para os visitantes, como oficinas de arte e visitas mediadas. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Curitiba - PR Mais informações: (41) 3350 4400 www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Oitava edição do 98 nas Escolas começa dia 20 de Abril***

***Dia 20 de Abril, inicia a 8ª edição do projeto 98 nas Escolas. Realizado desde 2009, pela rádio 98FM, o projeto tem como objetivo aproximar jovens de 12 a 16 anos nos meios de comunicação, em especial, o rádio.

Este ano, o projeto ampliará seu alcance e formato. Será realizado um evento por mês em escolas da rede municipal e estadual de ensino da Grande Curitiba para alunos do ensino médio com atrações de cunho cultural, educacional, esportivo e tecnológico.

O primeiro evento acontecerá no Colégio Estadual São Cristóvão (Rua Paulo Scherner, 380 – São José dos Pinhais), dia 20 de Abril, no período da manhã. A programação conta com: Workshop de grafitti; oficina de maquiagem; Game of Skate, com a presença do campeão mundial Rodil Jr., o Ferrugem; palestra sobre tecnologia com consultores da TIM e show de humor com o Tesão Piá.

Para Rubens Eduardo Pazdziora, do marketing da rádio 98FM “O projeto será fundamental na estratégia de branding da emissora perante o público jovem”, disse Duka. As escolas que tiverem interesse em receber o projeto 98 nas Escolas devem enviar e-mail para ouvinte@98fmcuritiba.com.br para análise. Os próximos eventos serão divulgados na programação da 98FM. O projeto tem patrocínio da TIM.

Sobre a 98 FM - Na sintonia 98,9FM o ouvinte encontra uma mistura de informação, entretenimento e muita música boa, essa é a 98FM Curitiba, uma emissora de rádio antenada às mudanças de comportamento dos ouvintes e que valoriza a cultura e a economia da Grande Curitiba. Com grande audiência e alcance a 98FM chega aos celulares, casas e carros de mais de 600 mil de ouvintes por mês.

***Orquestra Contemporânea de Olinda lança “Bomfim” em Curitiba*** 


Crédito da foto: Beto Figueiroa.

***Dançante, envolvente e cosmopolita, “Bomfim” é o mais recente trabalho da Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO). O novo disco terá show de lançamento oficial em Curitiba no próximo domingo (17), às 20h, no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural com ingresos a R$ 26 (inteira + R$ 6 de taxa de serviço de venda) e R$ 16 (meia + R$ 6 de taxa de serviço de venda). Ao final da circulação oficial com patrocínio da Petrobras, as apresentações do “Bomfim” terão rodado 13 cidades de todas as regiões do Brasil.

O álbum está disponível para ser ouvido gratuitamente no Deezer (deezer.com/album/10537390). "Bomfim promove o retorno ao que Olinda tem de mais rico: os moradores, os candomblés e seus afoxés, os cocos de umbigada, do Pneu e da Xambá. As loas de maracatu da Tabajara. Dessa mistura de tradições e influências, Gilú Amaral (percussão), Rapha B (bateria), Hugo Gila (baixo), Juliano Holanda (guitarra), Tiné e Maciel Salú (vocais), e ainda um dos mais expressivos saxofonistas do país, o Maestro Ivan do Espírito Santo, unem-se a um trio de metais (trompete, trombone e tuba) vindo do Grêmio Musical Henrique Dias, primeira escola profissionalizante de frevo de Olinda.

Após oito anos de estrada, a OCO nunca se sentiu tão ela, tão segura do seu lugar e da força da música que faz e carrega. Conceito – “Bomfim” é 100% autoral, gravado no Fábrica Estúdios (PE). O disco traz 11 faixas com produção e direção musical assinadas por Juliano Holanda e Orquestra Contemporânea de Olinda. O design gráfico é de Sebba Cavalcante, sob conceito de Aline Feitosa e fotografias de Beto Figueiroa.

Os grafismos são de Maria Morena e de Zelão, um dos últimos artistas populares da 'escola' de Bajado, que morreu em Olinda logo após a conclusão deste trabalho para a OCO, em dezembro de 2014. A máscara usada pelo menino da capa é de Julião das Máscaras, do bairro do Guadalupe, Olinda. O show tem cenografia de Renata Gamelo e light design de Roberto Riegert. A Quatro Cantos Produções faz a produção executiva deste 3º disco da OCO. A produção, o lançamento e a turnê do novo CD têm patrocínio da Petrobras.

Trajetória – Com o primeiro disco, homônimo, lançado em 2008 (Som Livre), a OCO conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), Grammy latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo Jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (NY), em 2010, na primeira turnê pelos EUA. Em 2012, a OCO lançou o elogiado disco “Pra ficar”, que teve como produtor musical o conceituado Arto Lindsay.

No fim de 2013, a OCO apresentou showcase na WOMEX, maior feira de música do mundo, o que garantiu a 4ª turnê internacional do grupo. Em 2014, a OCO circulou por todas as regiões brasileiras. Apresentou-se em grandes festivais, como o Se Rasgum (PA) e o Psicodália (SC); levou o público para ferver em praças públicas, como na acolhedora Pirenópolis (GO) e em Brasília. Fez shows históricos em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo e Florianópolis. Encerrou a turnê do álbum “Pra Ficar” numa emocionante apresentação com lotação máxima no centenário Teatro de Santa Isabel, no Recife.

A turnê oficinal do “Bomfim”, iniciada em 2015, já percorreu as cidades de Olinda/PE (Festival Cena Cumplicidades), Garanhuns/PE (Festival de Inverno de Garanhuns), Correntes/PE (Festival Macuca Jazz & Improviso), Natal/RN (Festival DoSol), Aracaju/SE, Salvador/BA, Brasília/DF, Goiânia/GO (Festival Prosa Sonora), Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS e São Paulo/SP.

Serviço: Petrobras apresenta: Orquestra Contemporânea de Olinda lança “BOMFIM” em Curitiba Data: 17/04/2016 (domingo), às 20h Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural Endereço: Av. República Argentina, 3430, Portão, Curitiba – Paraná Capacidade: 184 pessoas Ingressos: R$ 26 (inteira + R$ 6 de taxa de serviço de venda) e R$ 16 (meia + R$ 6 de taxa de serviço de venda) Pontos de venda: Call Center | (41) 3315-0808 (20 atendentes e entrega em casa via motoboy) Informações sobre a OCO: http://orquestraolinda.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário