terça-feira, 5 de abril de 2016

Coluna do dia 05/04/16

***Show de Zé Renato abre temporada do projeto Solo Música na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito da foto: Beatriz Giacomini.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, como estreia da nova temporada do projeto Série Solo Música, o show de Zé Renato. O músico traz no programa algumas canções do seu vasto repertório no dia 12 de abril. Contribuindo de forma significativa para a MPB desde os anos 1970, quando ficou conhecido com o grupo Boca Livre, o trabalho solo de Zé Renato é também marcado pela diversidade. Entre suas composições há bossa nova, samba, canções, forró e música para crianças. Primando pela sofisticação de produção e repertório, consolidou-se no primeiro time de intérpretes brasileiros.

Algumas de suas canções foram gravadas por artistas como Jon Anderson (da banda inglesa Yes), Milton Nascimento, Joyce, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Lulu Santos, Nana Caymmi, MPB-4 e Boca Livre, entre outros. O compositor tem entre seus parceiros, músicos como Milton Nascimento, Joyce Moreno, Lenine, Arnaldo Antunes, Paulo Cesar Pinheiro e Juca Filho.

Trajetória - Zé Renato nasceu em Vitória, no Espírito Santo, e tornou-se conhecido na cena do Rio de Janeiro no final dos anos 70 com o seu trabalho no grupo Cantares. Ganhou projeção nacional em 1979, quando formou com Cláudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual gravou vários discos. Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais.

Em 1982 lançou Fonte da vida, seu primeiro disco solo, e, no ano seguinte, Luz e mistério. Teve músicas na novelaRoque Santeiro e na minissérie O tempo e o vento, da TV Globo. Foi integrante da Banda Zil e do grupo Al di Meola. Seu disco Pegadas, de 1988, contou com a participação de Tom Jobim. Em sua carreira, fez homenagens a artistas da música brasileira, como Silvio Caldas, Zé Keti e Orlando Silva.

No fim dos anos 1990 e 2000, lançou trabalhos como Cabô (1999), Filosofia (2001) e Minha Praia (2003). Entre seus trabalhos dedicados ao público infantil estão o disco Samba pras crianças (2003) e Forró pras crianças (2006), sendo indicado ao Grammy Latino de 2007 na categoria Melhor álbum infantil. O currículo do músico conta ainda com inúmeras parcerias, projetos, DVDs, prêmios e shows no exterior.

Serviço: Música: Série Solo Música apresenta Zé Renato Local: Caixa Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR) Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira) Hora: 20h Ingressos: vendas a partir de 02 de abril (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Universidade Positivo leva conhecimento e tecnologia à Mercosuper 2016***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Fabíola Paes, coordenadora do Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP).

***A Academia Apras, em parceria com o Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP), leva conhecimento e tecnologia à 35a edição da Mercosuper – um dos mais importantes eventos do setor supermercadista brasileiro.

Promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), a Mercosuper 2016 acontece de 12 a 14 de abril e conta com cerca de 150 expositores. O Laboratório da UP marca presença no espaço chamado “Hub do Varejo”, que faz a demonstração de 10 soluções startups aplicadas aos supermercados.

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP), Fabíola Paes, a parceria com a Apras inclui também visitas guiadas dos visitantes da feira ao mercado modelo, dentro da UP, que traz as últimas tecnologias em termos de promoções, canais e relacionamento com o consumidor. “Além disso, a UP leva à Mercosuper mais de 30 palestras gratuitas com especialistas de renome da política, economia e administração, em temas que vão do endobranding ao visual merchandising”, acrescenta.

Os participantes também poderão participar de cursos de extensão gratuitos, certificados pela Universidade Positivo. Com o tema “Superoportunidade para bons negócios”, a Mercosuper 2016 é realizada no Expotrade, em Pinhais – Região Metropolitana de Curitiba (PR). Segundo a Apras, a edição de 2016 já superou em mais de 40% a edição do ano passado, em tamanho e quantidade de expositores.

Serviço: Mercosuper 2016 Quando: 12 a14 de abril de 2016 Onde: Expotrade Convention Center (Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454 - CEP: 83320-005 - Pinhais – PR) Programação: confira a programação completa de palestras no site http://www.apras.org.br/mercosuper/programacao.html Mais informações: (41) 3263-7000.

***RPC estará na Mercosuper com informações do comportamento do consumidor e estratégias para o varejo***


Crédito da foto: Rubens Nemitz Jr.

***Entre os dias 12 e 14 de abril, acontece a 35ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados – Mercosuper -, uma iniciativa anual da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) para promover a geração de negócios entre supermercadistas e fornecedores. O evento tem apoio da RPC e terá como tema “Super oportunidade para bons negócios”. Para Pedro Joanir Zonta, presidente da Apras e um dos responsáveis pelo evento, o encontro vem para ajudar o setor a se fortalecer e encontrar novas soluções.

A RPC estará em um dos estandes para divulgar informações do mercado e de comportamento do consumidor. O diretor comercial da emissora, Fernando Martos, explica a importância de os investimentos em mídia estarem no radar dos visitantes. “Para ser rentável, a venda precisa ter grande escala. Por isso, é muito importante colocar os produtos, principalmente lançamentos, no conhecimento do maior número de pessoas possível”, conta. No estande também haverá exibição da programação com a qualidade do sinal digital.

Durante a feira serão quatro espaços para atender a todos os supermercadistas e profissionais da área presentes no evento, independentemente do tamanho da empresa: o Espaço Distribuidor, com distribuidores e atacadistas; o Espaço Internacional, com fornecedores do Mercosul; o Espaço Tecnologia, que terá empresas especializadas em soluções tecnológicas de ponta para a gestão supermercadista; e o Espaço Gourmet, vai contar com produtos gastronômicos, como queijos, vinhos, cervejas artesanais e outros itens ligados ao tema.

Serviço: Mercosuper 2016 Data: 12, 13 e 14 de abril de 2016 Horário: das 16h às 22h30 Endereço: Expotrade Convention Center (Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454 - Pinhais) Realização: Associação Paranaense de Supermercados (Apras) Mais informações: clique aqui.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Frischmann Aisengart patrocina Jornada de Ginecologia Endócrina e Climatério***

***O Laboratório Frischmann Aisengart é um dos patrocinadores da II Jornada de Ginecologia Endócrina e Climatério, promovida pela Sogipa - Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná. O evento acontece nesta sexta e sábado (08 e 09/04), em Curitiba, e tem como público-alvo médicos e residentes, além de estudantes de Medicina.

Serviço: II Jornada de Ginecologia Endócrina e Climatério Data: 08 e 09 de abril de 2016 Local: Sede da Sogipa - Rua Buenos Aires, número 995 - Curitiba/PR. Informações: www.sogipa.org.br e (41) 3232-2535 - Inscrições: sogipa2002@terra.com.br ou no local.

Sobre o Laboratório Frischmann Aisengart - O Laboratório Frischmann Aisengart tem mais 70 anos e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica. Possui mais de 600 colaboradores e mais de 30 unidades no Paraná.

São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, soluções diferenciadas e alto padrão de atendimento, além do serviço de vacinas. Para mais informações: www.labfa.com.br ou (41) 4004-0103.

***Legend Motors lança cerveja própria em parceria com a Pfau Cervejaria***


Crédito da foto: Divulgação.

***Desde que inauguraram a Legend Motors em Curitiba, em julho de 2015, os sócios Marcel Kamfonas, Marco Aurélio de Lima e Maurício Marçal tinham a ideia de fazer do espaço também um lugar de encontro para amigos e clientes. Surgiu então a “Quarta Legend”, quando a garagem fica aberta até mais tarde com food truck e uma banda de rock.

A partir daí, outras ideias foram surgindo. “Nossos hambúrgueres são artesanais, com receitas exclusivas criadas por um chef. Por que não oferecermos também uma cerveja própria, que traduza o nosso DNA?”, argumentam os sócios. O lançamento da bebida acontece no dia 9 de abril (sábado), em uma festa aberta ao público na própria garagem, com food truck e animação das bandas Moon Key e Blue Jeans, a partir das 11 horas.

O endereço é BR 277, nº 2070 (2.ª saída após a Decathlon, na marginal em frente à passarela). Cerveja Legend - Para desenvolver a bebida, o trio escolheu a Pfau Cervejaria, iniciando uma parceria bastante promissora. “Quando nos procuraram, pediram uma cerveja que representasse o espírito da custom garage, que remetesse aos motores, ao óleo, fosse mais pesada, alcoólica, mas com sabor próprio.

Para isso, voltamos às origens das cervejas e buscamos uma escola inglesa, trazendo a coloração avermelhada quase escura e o malte sendo a principal característica, mas com amargor sem excesso”, explica Fabrício Pavan, proprietário da Pfau. A receita também foi pensada para harmonizar perfeitamente com os hambúrgueres artesanais vendidos no food truck próprio da garagem.

O resultado foi uma Extra Special Bitter (ESB), estilo bastante consumido nos pubs ingleses, com teor alcóolico de 5,7% e aroma de lúpulos nobres com equilíbrio do malte caramelo. A bebida será comercializada inicialmente somente na Legend Motors - a cerveja em garrafas de 310 ml; e o chopp, em copos de 400 ml para ser consumido no local, e em growlers de 1 e 2 litros para levar.

Sobre a garagem - A Legend Motors é uma custom garage shop, especializada em customização e personalização de motos de qualquer marca e carros esportivos. As máquinas são construídas a partir das histórias dos clientes, seguindo o conceito de “Handcrafted Stories”, para que cada veículo ou capacete customizado seja único e carregue a identidade do dono.

***Ademi/PR apresenta os dados do Perfil Imobiliário 2015 aos associados***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os diretores e representantes das empresas associadas à Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon/PR) vão conhecer em primeira mão os dados do Perfil Imobiliário 2015, em evento que acontece hoje (5/4), a partir das 18h30, no auditório do Sinduscon/PR, em Curitiba. A análise dos dados do levantamento anual será realizada pelo sócio da BRAIN Bureau de Inteligência Corporativa, Marcos Kahtalian.

O patrocínio é da Caixa Econômica Federal. A publicação apresenta uma análise da produção imobiliária na capital paranaense, residencial e comercial. Além disso, reúne dados sociodemográficos e de mercado sobre os lançamentos em todos os bairros de Curitiba, agrupados em regiões, bem como da Região Metropolitana. Ainda, traz um estudo sobre o perfil do comprador de imóveis em Curitiba, identificando o perfil do imóvel atual e do desejado, além da intenção de compra.

A pesquisa também reúne dados e informações sobre o mercado de imóveis usados, chamados de prontos, em cada uma das regiões da capital paranaense pesquisadas. “Esse levantamento, exclusivo aos associados das duas entidades setoriais, é de extrema importância às construtoras e incorporadoras para a elaboração do plano de negócios e planejamento de novos empreendimentos, pois, revela onde estão as oportunidades e permitem o aperfeiçoamento dos imóveis oferecidos”, comenta a presidente da Ademi/PR, Aline Perussolo Soares.

***Coca-Cola FEMSA Brasil lança o Leão Fuze Chá Verde com Limão***


Crédito da foto: Divulgação.

***Voltada para os jovens e adultos que buscam o bem-estar e a naturalidade de bebidas leves e saborosas, o Leão Fuze, marca líder da categoria e reconhecida entre os brasileiros, lança em 05 de abril, o sabor Chá Verde com Limão. A fórmula da bebida é zero calorias, sem corantes artificiais, sem aromatizantes, sem adição de conservantes e conta com um grande diferencial: contém suco de fruta de verdade. O design da embalagem segue o padrão do portfólio de Leão Fuze, com toque diferenciado e disponível nas garrafas de 300 ml e 1,5l.

“O lançamento desse novo sabor visa atender melhor uma demanda de mercado. É muito importante incluí-lo no nosso portfólio, uma vez que já trabalhamos com o Chá Verde, e com essa novidade estaremos oferecendo mais opções para nossos consumidores”, explica Caroline D’Angelo Augusto, gerente de Marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Leão Fuze apresenta um portfólio completo e integrado de produtos que fusionam o melhor das ervas, frutas e flores de uma forma simples e natural. A marca é líder indiscutível (consumida por cerca de 70% do público brasileiro) de chás no país e será o motor de inovação e responsável pela expansão da categoria, através do recrutamento de novos consumidores.

Sobre a Coca-Cola FEMSA - Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país).

A empresa também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 64 fábricas e serve 351 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 72 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 38 centros de distribuição e nove fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

***Hospital Erasto Gaertner recebe doação do UNICURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Hospital Erasto Gaertner recebeu, na última segunda-feira (28), uma doação de R$ 21.420,00 do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). O valor foi arrecadado por meio do Projeto Inscrição Solidária, vigente durante o Vestibular de Verão 2016, e será destinado para a manutenção do Hospital.

O coordenador de captação de recursos do Hospital Erasto Gaertner, Jacir Mendes, juntamente com o analista de negócios, Carlos Schuster, estiveram no centro universitário para receber o cheque simbólico das mãos do reitor Arnaldo Rebello e demais representantes. Pelo quinto ano consecutivo, o UNICURITIBA destina recursos de seus projetos de responsabilidade social para o Hospital.

No último processo seletivo do centro universitário, no momento da inscrição, o candidato teve a oportunidade de escolher uma instituição para receber a doação de 30% do valor da taxa de inscrição.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***Batatas assando no The Sub´s***


Crédito da foto: Divulgação.

***Segundo o dicionário informal, o significado do provérbio português "sua batata está assando" é que você está em risco. Posto isso, nenhum prato é mais atual e temido na República de Curitiba do que a deliciosa batata assada. Uma tradição de duas décadas no The Sub’s, onde enormes batatas assadas podem ser recheadas com seus ingredientes preferidos. Entre as opções: carne seca, bacon, batata palha, catupiry, champignon, cheddar, cream cheese, gorgonzola, provolone, requeijão, strogonoff, camarão, legumes, chilli, calabresa ao molho vermelho e fricassé de frango.

No cenário atual, podemos dizer que essa batata assada é sempre uma boa pedida. Por isso quando bater aquela fome, ou simplesmente uma vontade de uma deliciosa comida, o The Sub's possui ambiente temático remetendo aos anos 80 e oferece pratos executivos, com preços especiais, porções, batata recheada (baked potatos) e deliciosos sanduíches.

Sobre o The Sub’s: O The Sub's iniciou sua atividade em maio de 1994, com quatro mesas e dois funcionários, numa pequena sala de 40m² na região do Batel, em Curitiba. A busca pela inovação foi a grande alavanca que os proprietários utilizaram para o sucesso de seu negócio. Aquela loja que tinha o propósito de produzir Submarine Sandwiches e alguns doces americanos, com o tempo foi tomando forma e em 1995 sofreu a primeira grande ampliação.

Hoje a loja continua com a mesma qualidade e tradição da pequena de 1994, apenas com um cardápio ampliado para a satisfação da clientela cativa desses 20 anos de história. No cardápio, os famosos Cheese Cakes, Cookies, Apple Pies e, principalmente os Brownies. Claro, sem esquecer a linha de panificação dos Bagels e os famosos e tradicionais sanduíches Submarines. Há 20 anos, diariamente pães e doces fresquinhos são feitos e vendidos nas lojas e ainda distribuídos para os outros restaurantes parceiros.

Com o sucesso da casa, foram introduzidas mudanças e ampliações no cardápio, com as famosas batatas assadas e recheadas. Entraram também as saladas no cardápio, e mais tarde deixaram de ser apenas saladas e transformaram-se em refeições generosas, o The Sub’s foi o pioneiro no mercado curitibano, iniciativa que passou a ser explorada por outras casas na cidade. Outra mudança foi toda a decoração e estrutura do restaurante, que traz a temática dos anos 80 em cada detalhe.

As mudanças são constantes, já que não é fácil manter um cardápio atrativo mesmo depois de 20 anos de história. Uma das últimas ideias da casa são os pratos executivos para o almoço e com preços bem atraentes, servidos de segunda a sexta-feira. Já a porção de bufalo wings (asinha de frango apimentada) é uma das mais pedidas. Entre os doces, o queridinho é o brownie com sorvete de creme e calda de chocolate quente. A casa ainda conta com sucos de frutas naturais, chopp na caneca estupidamente gelada e muitas delícias no cardápio, para agradar os mais variados paladares.

Serviço: Batel Al. Dr. Carlos de Carvalho, 974 - Curitiba-PR Horário de Atendimento: Segunda a quinta-feira: 11h30 às 23h30. Sexta-feira e sábado: 11h30 às 24h. Domingo: 12h às 23h - www.subs.com.br.

***Hugo Rocco vence Campeonato Brasileiro de Aeropress***


Crédito da foto 01: Felipe Waltrick / Foto 02: Olívia D'Agnoluzzo.

***O Coffee Hunter do Moka Clube, Hugo Rocco, venceu no último dia 26/03 o segundo Campeonato Brasileiro de Aeropress, competição em que os participantes precisam desenvolver a melhor receita para um determinado lote de café, utilizando uma cafeteira Aeropress. O evento foi realizado na Nex Coworking, em Curitiba, e o grão escolhido foi o Piatã da Bahia torrado pela 4beans. A meta? “Realçar o sabor frutado e a acidez vibrante característica da torra clara e terroir da região”, de acordo com Hugo.

A vantagem da Aeropress e o que torna esse campeonato cheio de possibilidades é que esta cafeteira é bastante versátil. “Diversas variáveis, como tempo, moagem, pressão e temperatura da água podem mudar todo o resultado final na bebida, por isso criaram o campeonato”, explica Hugo. O grande desafio, para ele, foi encontrar o tempo ideal de extração um pouco antes que o café começasse a amargar. Foram pelo menos 50 testes diferentes até que todos os parâmetros se alinhassem para que a xícara saísse perfeita. E deu certo!


Rumo ao Mundial - Agora, o Coffee Hunter do Moka Clube se prepara para o campeonato mundial dessa modalidade, que acontece em 23 de junho deste ano em Dublin, na Irlanda, onde vai representar o Brasil junto a outros 50 competidores. Para o internacional, Hugo já está se preparando fazendo diversos testes em busca de uma consistência na receita, já que nesse método um pequeno detalhe pode mudar o resultado final da xícara. 

Os competidores receberão o mesmo café horas antes da competição e terão pouco tempo para encontrar a melhor receita. "Vou procurar testar diversos cafés e entender como as variáveis afetam a extração. Provar e identificar uma xícara com doçura elevada, acidez vibrante e nenhum amargor será o alvo da receita", completa.

Veja a receita do campeão da Aeropress 2016: Método Invertido; 20 gramas de café moagem média (Filtrado); Temperatura da água 82 graus Celsius; Coloque 150g de água; Mexer com uma colher por 10 segundos; 1min30s de extração; Vira e pressiona por 35 segundos; Complete o café com 30g de água para equilibrar a acidez e deixar a xícara mais suave; Tempo total: 2min15s. 

Para obter os 20g de café da receita, foi moído 25g em moagem média e peneirado 5g com uma peneira de confeiteiro de malha superfina, que uniformizou a extração em todas as partículas. Para conhecer os métodos sugeridos por Hugo Rocco, basta acessar o site: http://mokaclube.com.br/conteudo/aeropress.

Serviço: Moka Clube Cafés Especiais www.mokaclube.com.br Rua Cândido Mader, 81, Juvevê - Curitiba | PR Tel: (41) 3039-2756 | contato@mokaclube.com.br.

***Hospital Erasto Gaertner realiza Assembleia Geral***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Assembleia Geral da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), mantenedora do Hospital Erasto Gaertner foi realizada na quarta-feira (30). Durante o evento, foram aprovados o Relatório Anual de Atividades e o Balanço Geral, ambos referentes a 2015. Além disso, também foram entregues diversas homenagens em agradecimento aos importantes trabalhos dedicados à LPCC.

O Relatório Anual de Atividades tem como objetivos informar a sociedade sobre os principais avanços implantados no Hospital Erasto Gaertner no último ano, atualizar sobre os projetos de captação de recursos e apresentar o Balanço Contábil da Instituição. O material pode ser acessado pelo site do HEG (http://www.erastogaertner.com.br/).

O superintendente do HEG, Adriano Lago, iniciou o evento com a apresentação do Relatório Anual, logo após, foi apresentado o Balanço Patrimonial, ambos foram devidamente aprovados pelo parecer do conselheiro fiscal da LPCC, Celso Luiz Girardello e do auditor externo da SGS Auditores, Presley José Godoy.

“É um momento especial e único todos os anos, no qual a gestão da instituição pode e deve apresentar o balanço de números e a prestação de contas aos associados, às equipes e aos doadores parceiros, em evento público. E qualquer membro da sociedade pode participar, o que representa toda a transparência da Liga. Além disso, é o momento no qual a instituição reconhece o envolvimento, a participação e o apoio de muitas pessoas e profissionais”, afirma Lago.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***Passeio Ciclístico Condor reuniu 2 mil ciclistas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Em um domingo ensolarado, cerca de 2 mil pessoas participaram hoje, dia 03 de abril, do Passeio Ciclístico Condor em homenagem aos 323 anos de Curitiba. Os ciclistas se reuniram no Condor Água Verde para iniciar o trajeto de 6,6 km até o Museu do Automóvel, no Parque Barigui. No final do percurso, foram sorteadas seis bicicletas, capacetes para ciclistas, cestas de produtos, entre outros brindes.

A ação contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. O presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, recepcionou os ciclistas no final do passeio e falou de sua afinidade com Curitiba. “A cidade é o berço do Condor, por isso não poderíamos ficar de fora das comemorações dos 323 anos de Curitiba”.


Na foto: Prefeito Gustavo Fruet; o ciclísta Sérgio Pereira, ganhador Bike e o presidente do condor, Joanir Zonta no Passeio Cilístico Condor 323 Anos Curitiba.

Para o prefeito da capital, Gustavo Fruet, o passeio é um presente de uma empresa curitibana para a população. “Agradeço ao Condor por proporcionar este evento, que foi o maior de todos e em um dia perfeito”, disse. Com 79 anos, Germano Hofmann, foi para o passeio com a sua filha para estrear a bicicleta nova que ganhou de Natal.

“Minha esposa está nos esperando no Parque Barigui com um piquenique. Então, este é um passeio de domingo para nós”. Um gaúcho apaixonado por Curitiba, ele quis comemorar o aniversário da cidade que faz parte da sua vida. “Estou falando para todos que eu sou o mais jovem daqui, pois tenho apenas 21 anos, 21 para 100”, brinca o jovem ciclista. Um dos participantes sorteados no evento foi Sérgio Pereira, que ganhou uma bicicleta. “Participo todos os anos, mas de bicicleta emprestada. Agora, tenho uma só para mim”, contou.

***Escola de Dança Teatro Guaíra comemora 60 anos com exposição do acervo***


Crédito da foto 01: Fernanda Castro / Foto 02: Chico Nogueira.

***A Escola de Dança Teatro Guaíra comemora 60 anos de criação neste dia 6 de abril. Para marcar a data será aberta na sexta-feira (8), às 16h, exposição que reúne programas de espetáculos, troféus recebidos pelos alunos, participações com o Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, cartazes, figurinos e um vídeo institucional da Escola. 

No saguão do Guairão haverá descerramento de placa comemorativa aos 60 anos da EDTG. A exposição ficará aberta ao público até o fim do ano, no Salão de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra. Também dentro das atividades de comemorações dos 60 anos será lançado no segundo semestre um livro de memórias da Escola.

Histórico - o Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra foi criado em 1956 para preparar alunos para o Corpo de Baile do Teatro. O curso passou por várias adaptações e chegou a ter 12 níveis, o que incluiu aulas de História da Dança e História da Música. Antes da inauguração do Guairão (que ocorreu em 1974 e teve participações das alunas mais adiantadas da Escola no espetáculo de inauguração) as apresentações de fim de ano aconteciam no Guairinha.


O projeto pré-profissional foi criado em 1983 e as turmas para crianças a partir de sete anos foram abertas em 1984. Em 1990 foram regulamentados os três últimos anos do Curso Profissionalizante de 2º grau na Habilitação de Bailarino para Corpo de Baile. E assim nasceu a Escola de Danças Clássicas que, além das Técnicas da Dança Clássica e Moderna, oferece aulas de Evolução da Dança, Terminologia, Música, Anatomia, Folclore, Repertório e Técnica Teatral, fazendo valer Estágio Supervisionado, a prática junto ao Projeto Pré-Profissional.

Em 1991, o Projeto Pré-Profissional participa do "9º Festival de Dança de Joinville" e recebe a nota mais alta, conquistando o Troféu Transitório, com a coreografia “Dançata”, de Carla Reinecke. Nos anos seguintes, novos cursos, classes e projetos foram incorporados à EDTG como o pré-balé (para crianças a partir dos cinco anos de idade), o Dança Masculina, Improvisando Eu Crio e Dança Escola. Foram criados também o Curso Livre, o Curso de Formação do Artista Bailarino e o Curso Técnico em Dança.

Em 2013, comemorando 30 anos do Projeto Pré-Profissional, este grupo é unido ao Grupo Juvenil que forma a Companhia Jovem Teatro Guaíra. Em 2015, a Escola retornou para o prédio sede do Centro Cultural Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, no centro, em Curitiba. 

No fim do ano passado, nos testes seletivos para novos alunos, a EDTG recebeu 525 inscrições para compor as turmas (masculino e feminino) para o primeiro semestre de 2016. Atualmente a Escola tem 230 alunos no Curso Técnico em Dança, Curso de Formação, Cursos Livres (infantil e juvenil). Mais informações sobre a Escola de Dança Teatro Guaíra estão em http://www.teatroguaira.pr.gov.br.

Serviço: 60 anos Escola de Dança Teatro Guaíra Dia 8 de abril às 16 horas Saguão Guairão e Sala de Exposições CCTG Praça Santos Andrade Curitiba/ PR.

***Exposição apresenta obras do MuMA sob a perspectiva das crianças***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural inaugura na próxima quarta-feira (6) a exposição “Com os olhos de criança: o acervo do MuMA”, resultado de uma pesquisa em arte educação desenvolvida com a participação de profissionais da Fundação Cultural de Curitiba e da Secretaria Municipal da Educação. A mostra faz um recorte contemporâneo das obras do acervo que mais dialogam com o público infantil.

As obras escolhidas são fruto de uma curadoria coletiva e procuram atender especialmente o público infantil, a partir de 4 anos. Mas a exposição pode ser apreciada também pelo público em geral, que é convidado a visitar a exposição com “olhos de criança”. O objetivo foi pensar a criança pequena numa perspectiva atual sobre o entendimento e a sua relação com arte, educação, museu e mediação cultural.


O projeto surgiu de uma pesquisa de doutorado conduzida por Solange Gabre. A pesquisadora apresentou a proposta que foi acolhida pelos profissionais da área. Uma série de encontros foram realizados para discutir o tema, envolvendo as coordenações de ação educativa e de acervos da Fundação Cultural e professoras de educação infantil da rede municipal de ensino.

Solange Gabre é professora formadora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e realiza doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo. “Compreender a criança pequena como público de museu é uma visão bastante contemporânea, que demanda o entendimento das relações que se estabelecem, na atualidade, entre educação, criança, museu e arte, e principalmente do papel dos adultos envolvidos nesse processo de educação formal e não formal”, diz a pesquisadora.

Participaram do projeto Alessandra Ortiz e Eliane Novak (professoras de educação infantil), Eva Tozato (professora formadora da Secretaria Municipal da Educação), Gisele Reway (pedagoga), Cláudia Arioli, Cristina Herrera, Josiane Barato e Luciano José Antunes (equipe do Museu Municipal de Arte), Hamilca Cassiana Silva, Gabriele Pillati, Dyessica Filippus, Michel Voitilak e Maria Santiago (equipe da Coordenação de Ação Educativa da FCC).

Serviço: Exposição “Com olhos de criança: o acervo do MuMA” Local: Museu Municipal de Arte – MuMA (Sala Domício Pedroso) – Av. República Argentina, 3430 – Portão Data e horários: de 6 de abril (abertura às 19h30) a 29 de maio de 2016. De terça-feira da domingo, das 10h às 19h.

***Maestro Tobias Volkmann rege dois concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná*** 


Crédito da foto: Fernanda Castro. 

***No próximo domingo, 10, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), sob a regência do maestro convidado Tobias Volkmann. No programa serão apresentados trechos das obras de Jean Sibelius (Pelléas et Mélisande); Richard Wagner (Tristão e Isolda - Prelúdio e Liebestod); de Serguei Prokofiev (seleção de danças do balé Romeu e Julieta). 

A apresentação será às 10h30. Volkmann também regerá o concerto do dia 17 (às 10h30, no Guairão) com composições de Edvard Grieg: Peer Gynt Suite nº 1, Op. 46; Piotr Ilytch Tchaikovsky: Hamlet, abertura fantasia; Johannes Brahms: sinfonia nº 3 em fá maior, Op. 90. 

Volkmann - maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, desde 2016, principal regente convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, Tobias Volkmann é um dos destaques da nova geração de regentes orquestrais do Brasil. Após a conquista dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012, na Finlândia, e do Prêmio de Público no Festival Musical Olympus de São Petersburgo, em 2013, Volkmann vem construindo carreira internacional. 

O ponto alto desta trajetória foi a estreia na célebre sala do Gewandhaus, de Leipzig, em dezembro de 2015, como convidado da temporada oficial do Coro e Orquestra Sinfônica da Rádio MDR. O ano marcou ainda a estreia alemã à frente da Orquestra Sinfônica de Brandemburgo, em concerto de música brasileira com a harpista Cristina Braga, cujo registro ao vivo será lançado internacionalmente em 2016. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro esteve à frente da montagem de As Bodas de Fígaro, escolhida pela imprensa carioca como um dos 10 melhores espetáculos de música de concerto em 2015. 

Também assinou a direção musical do ballet Apoteose da Dança, coreografia de Uwe Scholz para a Sétima Sinfonia de Beethoven, além de elogiado concerto de repertório francês com música de Dukas, Ravel e Debussy. Em temporadas anteriores foi o regente das produções de ballet Coppelia e La Bayadère, além dos filmes Nosferatu e O Garoto, na série Música & Imagem. 

Como regente convidado esteve à frente de grandes orquestras europeias e sul-americanas, entre as quais se destacam a Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfônica Estatal do Museu Hermitage, Orquestra Sinfônica Estatal de São Petersburgo, Orquestra Sinfônica do Chile e Orquestra Petrobras Sinfônica. Apresentou-se em concertos com as orquestras sinfônicas de Vaasa e Jyväskylä (Finlândia), Orquestra Lyatoshinsky de Kiev e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É convidado frequente nas temporadas da Orquestra Sinfônica da Universidade de Cuyo em Mendoza (Argentina). 

Fez a formação com grandes nomes da regência em masterclasses internacionais ministradas por Kurt Masur, Jorma Panula, Ronald Zollman, Isaac Karabtchevsky, Guillermo Scarabino e Fabio Mechetti. Estudou regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro com André Cardoso e concluiu mestrado em regência orquestral na Universidade Carnegie Mellon de Pittsburgh (EUA), sob orientação de Ronald Zollman. 

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná Dias10 e 17, às 10h30 Regência Tobias Volkmann Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada). 

***Biel é presença confirmada na Shed Western Bar na quinta-feira (07)***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mês de abril começa com tudo na Shed Western Bar. A balada premium de Curitiba recebe uma das revelações do funk brasileiro: Biel. O artista se apresenta na noite da quinta-feira (07), em uma parceria com a 98 FM. Conhecido pelo sucesso “Química”, o jovem cantor paulista é apontado como o Justin Bieber brasileiro e possui contrato com a gravadora Warner Music.

Ainda nesta semana, no dia 08 de abril, o artista lança oficialmente o dueto com Ludmilla chamado “Melhor Assim”. Atualmente, Biel também faz o maior sucesso nas redes sociais e é referência teen do funk ostentação. Os valores iniciais de entrada da casa na quinta-feira (07) são R$70 (feminino) e R$140 (masculino), com meia-entrada aceita para estudantes. Valores diferenciados no evento oficial do facebook: http://bit.ly/1W6h8Sv.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (41) 3079-6151 ou pelas redes sociais da Shed (Facebook e Instagram). A Rádio 98FM promove um Pocket Show exclusivo com o cantor durante a tarde, com o objetivo de atender todas as faixas etárias, inclusive crianças que poderão concorrer junto com seus responsáveis diretos. Para participar, acesse: http://glo.bo/1UQvIhL

Sobre Shed Western Bar: A Shed Western Bar possui um conceito único e consolida-se como a balada premium sertaneja da capital paranaense. Há dois anos no mercado curitibano, a marca que nasceu em Balneário Camboriú-SC combina alegria, sofisticação e boa música em um ambiente descontraído, frequentado por um público bonito, exigente e formador de opinião. A casa oferece shows semanais com os melhores artistas locais todas as quintas, sextas e sábados e promove apresentações dos mais renomados cantores nacionais da música country.

Serviço: Shed Western Bar Rua Bispo Dom José, 2258, Batel – Curitiba-PR Quintas e Sextas das 23h às 05h e Sábados das 22h30 às 05h. www.shedbar.com.br/curitib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário