segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Coluna do dia 23/11/15

***Evento marca a entrega do 36º empreendimento da Swell Construções em Curitiba***


Crédito da foto: Valterci Santos.

Na foto: Leonardo, Vanessa e Thiago Pissetti, Ucrânia Residence.

***Os irmãos e diretores da Swell Construções e Incorporações, Leonardo, Vanessa e Thiago Pissetti, foram os anfitriões do evento de entrega do Ucrânia Champagnat Residence aos moradores, realizado na quinta-feira (19/11), em Curitiba.

O edifício residencial, em frente à Praça da Ucrânia, é o 36º da incorporadora na capital. O condomínio foi lançado em 2012 e concluído antes do prazo previsto, em agosto desse ano. A empresa prevê o lançamento de dois condomínios residenciais na cidade no ano que vem, no Portão e no Mercês.

***ADVB-PR celebra 40ª edição do Top de Marketing***


Crédito da foto: Divulgação.

***A crise econômica obrigou as empresas a inovarem nas estratégias de negócio no ano de 2015. E o resultado poderá ser visto na próxima quarta-feira, 25 de novembro, durante a festa de premiação do Top de Marketing, promovido anualmente pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná). E por ser a 40ª edição do prêmio, a entrega dos troféus será realizada pela primeira vez no Teatro Guaíra.

A qualidade dos cases é um dos pontos fortes da edição comemorativa. "Buscar a diferenciação é a única forma de sobreviver em momentos de dificuldade. E isso foi refletido nos cases inscritos no Top deste ano", explica o presidente da ADVB-PR, Ronie Pires. Em 2015, o "Oscar de Vendas e Marketing do Paraná" vai premiar dez categorias, sendo duas inéditas: Agronegócio e Digital. "Esses segmentos estão crescendo muito e decidimos premia-las de forma específica, pois até então acabavam entrando em outras categorias", argumenta Pires.

Os vencedores deste ano são: Agronegócio - Gazeta do Povo - "Expedição Safra" Comunicação: Rede Massa - "A consolidação da vice-liderança na cidade de Maringá"; Digital - Gazeta do Povo - "enkontra.com"; Educação e Ensino: PUC-PR, com o case "Acolhida aos Calouros"; Indústria: Vapza - "Estruturação de Produtos"; Mercado Financeiro: Governo do Estado - Nota Paraná: CPF na nota é dinheiro de volta"; Mercado Imobiliário: VCG Empreendimentos Imobiliários - "Parque das Artes"; Serviços: Hard Rock Cafe Curitiba - "This is hard Rock Cafe"; Varejo: Condor Super Center, com o case "Condor 40 anos"; Veículos e Mercado Automobilístico - Volvo - "Acelerando o Futuro". Além dos cases premiados, o Top de Marketing 2015 vai realizar uma homenagem diferenciada na categoria Responsabilidade Social. O vencedor deste ano foi o Shopping Mueller, com o projeto "Mueller Ecodesign Social".

Grand Prix - O ponto alto do evento será a revelação do nome do vencedor do "Grand Prix". O troféu será concedido à empresa que recebeu a avaliação mais alta da comissão julgadora, formada por especialistas das áreas de comunicação, marketing e vendas. O coordenador da comissão organizadora do Top de Marketing 2015, Eduardo Jaime Martins, destaca que neste ano a avaliação dos cases foi feita de uma forma diferente dos anos anteriores. "Antigamente, enviávamos os cases para os julgadores avaliarem, cada um com o seu critério. Este ano, juntamos todos num mesmo dia e local para fazer a seleção, contando com a auditoria e metodologia da empresa Datacenso. Foi uma decisão acertada, que tornou o julgamento ainda mais assertivo", ressalta.

Personalidades de destaque - A entrega do Prêmio Personalidade do Ano é mais uma atração da festa do Top de Marketing. O concurso, coordenado pelo vice-presidente da ADVB-PR, Luiz Carlos de Carvalho, elege os profissionais e empresários de maior destaque no Estado. Os vencedores de 2015 são: Personalidade do Ano: José Aroldo Gallassini, presidente e Fundador da Coamo Agroindustrial Cooperativa, que vai receber o Troféu Francisco Cunha Pereira Filho.

Personalidade de Comunicação: Márcio Villela, presidente da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná); Personalidade de Marketing: Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Marketing da Telefônica Vivo; Personalidade de Vendas: Marcelo Bergerson, presidente da Bergerson, eleito.

Serviço: Top de Marketing 2015 e Prêmio Personalidade do Ano ADVB-PR - Festa de Premiação Quando: 25 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h30 Local: Teatro Guaíra Endereço: Rua XV de Novembro, 971 - Centro - Curitiba - PR Informações: (41) 3085.3124 ou www.advbpr.com.br.

Sobre a ADVB-PR - Há 50 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando os profissionais e empresas do Estado por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing e do Prêmio Personalidade, a entidade ainda realiza outros eventos, como o Estrela da Manhã e o Workshop de Marcas.


**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Nesta terça-feira, 24, a 1a Jornada Nacional Mulher Viver sem Violência traz uma mesa-redonda que debate tópicos como ideologia de gênero e educação, polêmicas, preconceitos e tabus no Plano de Educação, e também coloca em pauta como prevenir a violência contra a mulher e minimizar as consequências. A mesa-redonda tem início às 14h55, na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

*****O Frischmann Aisengart inaugura nesta quarta-feira (25/11) a Unidade Água Verde, em um dos bairros mais tradicionais de Curitiba. Localizada na Avenida Presidente Kennedy, número 1966, a nova unidade tem 203 m² e conta com um amplo estacionamento, além de cinco salas de coleta e um amplo e moderno ambiente para a realização de testes dinâmicos. Para mais informações: www.labfa.com.br ou (41) 4004-0103.

*****Como encerramento das atividades científicas de 2015, a Sociedade Paranaense de Cardiologia promove a 3º Jornada Norte Paranaense de Cardiologia da SPC - Simpósio de Insuficiência Coronariana, nos dias 4 e 5 de dezembro, na Associação Médica de Londrina. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas pelo telefone (41) 3232-8691, (43) 3341-1055 ou pelo e-mail: spc@sbc-pr.com.br.

*****Neste Natal, quem visitar o Papai Noel do Palladium Shopping Center e quiser tirar uma foto profissional, pagará R$ 12, dos quais R$ 1 será destinado para projetos beneficentes dos Amigos do HC. O Papai Noel do Palladium está no Piso L1, em frente ao globo de neve gigante, onde acontece o espetáculo "Polaris: Um Sonho de Natal".

*****A dupla mais famosa do sertanejo universitário que vem conquistando os corações de todo o país desembarca na Shed Western Bar em Curitiba. Nessa quinta-feira (26/11), a partir das 22h, Matheus & Kauan sobem ao palco da balada premium para um show exclusivo aos curitibanos. Durante a mesma data também será lançada a nova música “A rosa e o beija-flor”.

*****O Colégio Opet realiza nesta quarta-feira (25), das 14h às 17h, as eleições para os cargos de prefeito e vereadores da Cidade Mirim. Ao todo, 296 alunos-eleitores participam da votação que vai escolher um entre três candidatos ao cargo de prefeito. Concorrem ao cargo os alunos Matheus Andrey, que tem como vice Felipe Vigo, Petra Bauer, com a vice Geovanna Barela, e José Victor Trombetta, ao lado do vice João Pedro Oshiro, todos alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental. Além do novo prefeito, os alunos do Colégio Opet elegerão também doze vereadores da Cidade Mirim para 2016. Ao todo, 26 alunos concorrem aos cargos.

*****A Cinemateca de Curitiba divide sua programação desta semana entre duas temáticas sociais – consciência negra e ativismo feminino. Filmes que debatem o racismo, o preconceito, a história e as condições dos negros no Brasil fazem parte da mostra Semana da Consciência Negra, que será apresentada de 24 a 27 de novembro, na sessão das 17h.

*****No mês de dezembro dois grandes nomes do reggae brasileiro, o cantor gaúcho Armandinho e a banda Planta e Raiz, desembarcam na capital para se apresentarem no Curitiba Festival – Edição de Verão. O show que vai acontecer no dia 12 de dezembro, no Trésor Eventos, contará ainda com a paulista Maneva. O show é assinado pela Multi Eventos Promoções.


***Maria da Penha abre 1ª Jornada Nacional Mulher Viver Sem Violência***

 
Crédito da foto: Divulgação.

***A farmacêutica e bioquímica cearense Maria da Penha Maia Fernandes desembarca em Curitiba para a abertura da 1ª Jornada Nacional Mulher Viver Sem Violência. Símbolo da luta contra a violência sofrida pelas mulheres no Brasil, Maria da Penha viaja o país contando a sua história e incentivando o fim dessa violência.

“Carta de Curitiba” - A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Curitiba apresenta a “Carta de Curitiba” para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A Carta aborda a violência como algo que se revela por meio da cultura patriarcal na vida das mulheres e que acaba tendo como consequência menos poder, menos direitos, menos participação social, além da exclusão das políticas públicas e dos espaços políticos.

O papel dos meios de comunicação no combate à cultura da violência contra a mulher. O assunto será abordado pela doutora em Antropologia Social, Beatriz Accioly Lins, especialista em gênero e violência contra a mulher e pesquisadora sobre direito, violência, leis e acesso à justiça.

Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Beatriz desenvolveu um dossiê virtual chamado “Violência Contra as Mulheres”, que reúne diversas informações sobre a violência contra as mulheres no Brasil.


***ONGs buscam apoio de empresariado para tornar o Natal de 500 crianças mais feliz*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***As ONGs Arte Geral, Futebol de Rua, Grande Roda de Tambores e Vivamigos estão buscando a ajuda de empresas para oferecer um Natal especial a crianças e adolescentes atendidos em seus projetos durante o ano. O Mistura do Bem, que completa dez anos, será realizado no dia 12 de dezembro, na Chácara Zanette, em Colombo, no Paraná. 

As ONGs buscam empresas que estejam interessadas em colaborar com doações de produtos para o evento e fazer a alegria dos jovens atendidos em cada projeto. A organização espera receber aproximadamente 500 crianças, além dos 150 voluntários preparados para dar assistência em todas as atividades. Durante a comemoração, acontecerão apresentações artísticas e circenses, danças contemporâneas e percussão. Empresas e entidades que colaboraram durante todos os anos serão homenageadas. 

A ação traz a possibilidade das crianças experimentarem um dia diferente, no qual ganham acesso a brinquedos, apresentações artísticas, esportes, maquiagem colorida, além da distribuição de presentes entregues pelo Papai Noel. Na décima edição do Mistura do bem haverá também camas elásticas, piscinas de bolinhas, estruturas infláveis, oficinas de dança, circo, pipa, argila, arvorismo, apresentações de músicas autorais, entre outras atividades. 

Saiba mais sobre os integrantes da Mistura do Bem - O Arte Geral (www.artegeral.org.br) é uma organização não-governamental que atua desde 2001, levando arte e cultura a crianças e adolescentes em situação de risco social de Curitiba e Região Metropolitana. Aulas de dança, música e teatro acontecem no Centro de Referência a Assistência Social do Tatuquara – Santa Rita, aos sábados. 

O Futebol de Rua (www.artegeral.org.br) tem por missão promover a inclusão social a partir da prática esportiva, por meio de ações sociais e educacionais, além da organização de eventos e competições. Atualmente, trabalha via Ministério do Esporte (Lei de Incentivo ao Esporte) e FAS (Fundação de Ação Social), e possui quinze (15) núcleos nas cidades de Curitiba (6), São José dos Pinhais (1), São Paulo (2), Guarulhos (1), Sumaré (2), Suzano (1), Caçapava (1) e Ferraz de Vasconcelos (1). 

A Grande Roda de Tambores (www.futebolderua.org) também atua na inclusão social através da linguagem artística, tendo como propósito o ensino dos ritmos, danças e tradições brasileiras. Desta forma, as crianças aprendem a valorizar e a preservar a cultura nacional, numa referência à atuação futura no mercado de trabalho e na vida. 

A Vivamigos (www.vivamigos.org.br) atende regularmente quatro instituições: Lar Dona Vera, Lar Criançarteira, Centro Social Vida Nova e Associação Passos da Criança. Procura atendê-las em suas principais necessidades e auxiliá-las de maneira que possam melhorar a qualidade de vida dos atendidos. 

Serviço: Festa Mistura do Bem 2015 Informações para doações: (41) 91178502 E-mail: deagianini@gmail.com. Celebração Data: 12 de dezembro (sábado) Horário: 10h30 às 16h30 Local: Chácara Zanette – Rua Antônio Chemin, 917 – Itajacuru – Colombo/PR. 


***Expositores se reúnem para um Bazar de Natal no Empório Adega Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***A prática de organizar bazares vem crescendo em Curitiba. Cada vez mais, o público percebe que esse tipo de evento é ideal para continuar a consumir, gastando menos e, ao mesmo tempo, incentivando o comércio entre os microempreendedores. Pensando nisso, mais de uma dezena de expositores se reuniram e criaram um Bazar de Natal no Empório Adega Brasil.

O evento acontecerá no dia 28 de novembro, das 10h às 18h, com entrada franca e estacionamento próprio. No Bazar, as pessoas podem encontrar os mais diversos produtos, da beleza à gastronomia, passando por acessórios e muitos mais.

O evento ocorrerá em espaço anexo à loja. De acordo com Solange Palumbo, organizadora do Bazar de Natal, a intenção é atrair um grande número de pessoas para que todos os expositores tenham a oportunidade de fazer bons negócios. “Um grupo reunido é muito mais forte do que uma pessoa remando sozinha. Esse é o intuito do Bazar de Natal no Empório Adega Brasil.

Queremos oportunizar vendas a todos e levar ao público um leque de opções de compra de qualidade, com produtos selecionados para atender diversos desejos e necessidades”, explica. A organizadora faz questão de destacar que no Bazar de Natal do Empório Adega Brasil, não haverá produtos concorrentes. “São produtos diferenciados. Vale a pena conferir!”, conclui Solange.

Serviço: Evento: Bazar de Natal do Batel Soho; Local: Empório Adega Brasil; Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1487 – Batel Soho (px. à Praça da Espanha); Horário: 10h às 18h; Observações: Entrada gratuita, estacionamento próprio e segurança no local; Informações: (41) 9890 4215.


***27ª Campanha de Prevenção do Câncer Bucal do Hospital Erasto Gaertner***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 27 de novembro (sexta-feira), a equipe Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner promove a 27ª edição da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. A ação acontece, durante todo o dia, na Praça Osório (Boca Maldita) e tem parceria com a Secretaria Municipal de Curitiba e do Conselho Regional de Odontologia. Com o objetivo de divulgar a importância da prevenção do câncer bucal, a campanha promove atendimento à população, além de distribuir folders com orientações.

Segundo o Chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner e coordenador da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, Laurindo Moacir Sassi, 20% da população do Paraná não tem conhecimento sobre a existência do câncer de boca. "Esse índice de desinformação é muito alto", diz.

O especialista explica que a doença afeta tanto os lábios como o interior da cavidade oral. Para identificar lesões, devem ser observadas alterações nas gengivas, nas bochechas, no céu da boca, na língua e nas amígdalas, sendo o autoexame uma importante ferramenta para essa identificação. "Qualquer machucado na boca que dure mais de 15 dias merece avaliação de um profissional", ressalta Sassi.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.


***5 produtos para organizar sua casa***


Crédito da foto: Divulgação.

***Manter a casa organizada não é uma tarefa nada fácil. Com ajuda de alguns utensílios organizadores e possível trazer praticidade para o dia a dia. Segundo a arquiteta Tatiana Andolfato, sócia proprietária da Regali Per La Casa, loja especializada em objetos para casa e cozinha, muita criatividade e bons organizadores são indispensáveis para deixar a casa em ordem.

"Com a correia, família, trabalho e casa, é preciso facilitar a organização. E alguns utensílios chegaram na loja para ajudar nessa tarefa que vai desde cozinha até o banheiro e lavanderia", explica. A primeira dica da especialista é sempre procurar por objetos práticos que otimizem o espaço dos cômodos.

Na lavanderia, usar latas para guardar grampos e diferentes tipos de sabão, pode deixar o ambiente mais moderno e prático. Já na cozinha, que é o lugar mais frequentado da casa, os produtos devem ser escolhidos com cuidado. "

Indico o porta talher extensivo que não ocupa muito espaço e pode mudar de 5 para 7 lugares, um organizador de temperos que facilite cozinhar no dia a dia e porta utensílios, que além de facilitar o uso economizam muito espaço", sugeri Tatiana. Para o quarto, a novidade é o porta bijuterias que consegue separar várias opções e facilitar a escolha. No banheiro, o porta sabonete líquido oferece higiene e elegância. Aproveite para deixar a casa em ordem com esses utensílios e use a criatividade.

Serviço: Regali Per La Casa Endereço: Av. Getúlio Vargas, 33309 Lj. 08 - Água Verde I Fone: 3079-4059. Endereço: Rua Alberto Bolliger, 420 Lj. 29 – Juvevê I Fone: 3089-4059. www.regaliperlacasa.com.br.


***Pratos leves e suaves***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

***A culinária indiana distingue-se pelo fato de misturar sabores e aromas únicos. Muitos a conhecem pela característica de apresentar um sabor apimentado. Mas você sabia que existem muitos pratos que são mais suaves? Quem explica é o proprietário do Restaurante Swadisht, Jeetu Khemani. 

De acordo com Jeetu, um ingrediente que suaviza o efeito da pimenta nos pratos é o creme de leite. “Em nosso cardápio apresentamos opções com carne, frango e vegetais para clientes que desejam provar o sabor da comida indiana, porém não são muito fãs da pimenta”, explica o proprietário do Swadisht.


Dentre esses pratos mais suaves, estão o Swadisht Meat Special, Malai Chicken e Malai Kofta. Todos apresentam a característica de serem menos apimentados, com o sabor próximo ao ocidental, sem perder a combinação de sabores da comida indiana. 

Outro fator interessante, é que essas receitas são todas cozidas e preparadas sem fritura. No caso, utilizam Ghee (manteiga indiana) como base. Por adicionar mais especiarias, menos sal e menos óleo, a culinária indiana destaca-se também pelos benefícios para a saúde.

Sobre o Swadisht Indian Cusine - Em hindi, ‘swadisht‘ significa saboroso, delicioso. Porém, além de ser uma celebração à exótica e milenar culinária indiana - rica em especiarias com cores, aromas e sabores marcantes -, o espaço foi pensado para aguçar e acalentar todos os sentidos. 

Assim, o foco do restaurante é oferecer novas experiências, alimentar não somente o corpo, mas também a alma, enriquecendo o paladar e a vivência de quem se aventura em desbravá-lo. A aplaudida culinária, somada ao mix perfeito entre tradição e estilo de vida contemporâneo, traduz estes mais de 10 anos de sucesso.

Serviço: Swadisht Indian Cusine Av. Vicente Machado, 2036, Batel – Curitiba (PR) www.swadisht.com.br.


***TURN TO ART oferta obras de arte com preços acessíveis nesta Black Friday***


Crédito da foto: Divulgação.

***De 27 a 29 de novembro, a galeria de arte online, TURN TO ART realiza a segunda edição da Black Friday com novo artistas e obras de arte ainda mais acessíveis. A série "Miami” do artista Bruno Candiotto busca refletir sobre a agitação e a ausência dela. Seu trabalho busca incentivar novas reflexões, comportamentos e mudanças.

Candiotto é fotógrafo, bacharel em Relações Internacionais e mestre em Educação, Arte e História da Cultura, além de atuar como fotógrafo de moda, pesquisador e professor do Instituto Europeo di Design (IED). O curitibano Adriano Catenzaro é artista, ilustrador e designer gráfico e utiliza a técnica da colagem manual para criar combinações de cores, formas e figuras que exploram a temática do reaproveitamento.

Na série “Cidades” explora as silhuetas icônicas e arquitetônicas de construções das cidades. Uma forma de mostrar e enfatizar a identidade arquitetônica do local através de um novo “skyline”. Segundo Claudia Lebiedziejewski, "a TURN TO ART me inspirou a iniciar um antigo projeto de começar a adquirir obras de arte! Tive uma identificação imediata com as obras da Bruna Britto e o processo de compra foi eficiente e o custo acessível".

Descontos Black Friday - Nesta edição, as fotografias de grandes formatos (40X60cm, 60X90cm, 75X111cm, por exemplo) estarão com descontos de até 50%. As obras da carioca Alice Quaresma terão descontos de até 30% e o preço mais barato será fixado em R$80,10. “O evento é uma oportunidade para comprar presentes de Natal com um bom custo-benefício. Inclusive porque investimentos em obras de arte tendem a crescer e se valorizar ao longo do tempo” comenta a sócia-proprietária Fernanda Marochi.

TURN TO ART - Desde 2014, a galeria de arte online comercializa obras de arte contemporânea, a preços mais acessíveis para todo o Brasil. São imagens que revelam universos fantásticos, aquarelas, retratos, animais, universo botânico, ilustração infantil, fotos autorais de paisagens e cidades de artistas como Alice Quaresma, Robert Allen, Sandra Jávera, Duda Pan, Juliana Cordaro, Bruna Britto, Osvaldo Carvalho, Luiz Postal, Butcher Billy, Karla Ruas, Patricia Marochi, Kiko Sanches, Adriano Catenzaro, Bruno Candiotto e Ivana Lima.

Serviço: Black Friday TURN TO ART Data: 27 a 29 de novembro Informações: contato@turntoart.com.br Formas de Pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express, Boleto bancário. www.turntoart.com.br.


***Um causo sobre temores e tremores***


Crédito da foto: Divulgação.

***O que é, o que é? Ele sempre povoou o imaginário infantil, as crenças populares e os contos clássicos. Isso mesmo. É o medo! O personagem principal do espetáculo que estreia nesta sexta-feira, dia 27, no TELAB –Teatro Laboratório da FAP, às 19h. Na peça “Nem te contos... Meus medos”, três atores se inspiram em suas próprias vivências interioranas para encantarem suas histórias de temores e contarem um causo repleto de reviravoltas. Uma grande brincadeira que promete envolver adultos e crianças.

Com apresentações também no sábado do dia 28, às 15h e às 18h. O público de “Nem te contos... Meus medos” vai se deparar com acontecimentos misteriosos divulgados pelas ondas do rádio, um monstro que assombra em sete passos, um meninote que tem medo da própria sombra, uma empregada que tem medo é de trabalho e um charmoso locutor com talento galanteador.

Tudo regado a muito pudim de pão e café catuá servidos na pequena cidade de Tararariraraquara do Sudoeste! Para contar essa história, os atores transitarão entre narradores e personagens desta divertida narrativa. É um espetáculo para toda a família, para todas as crianças, de todas as idades!

Serviço: Nem te contos... Meus Medos Datas: Sexta, dia 27 de novembro, às 19h. Sábado, dia 28 de novembro, às 15h e às 18h. Local: TELAB – Teatro Laboratório da Faculdade de Artes do Paraná Endereço: Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral Ingressos: Entrada Franca. Mais informações: https: //www.facebook.com/events/978941048833227.


***Euro Import tem condições especiais para veículos seminovos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Até o fim do mês de novembro, as concessionárias Euro Import oferecem aos clientes condições de compras ainda melhores: com dois anos de garantia Premium Selection, taxa de juros de 0,99% em 24 vezes e 1.000,00 em combustível.

O BMW na configuração 320i GP 2.0, ano 2013/2014, pode ser adquirido com a entrada de R$ 62.940,00 mais 24 parcelas mensais de R$ 1.995,00. Já o BMW 528i, ano 2012/2013, está com o preço diferenciado de R$ 159.950,00 à vista. Visite uma das concessionárias Euro Import BMW em Curitiba, Londrina ou Cascavel e aproveite este momento especial de descontos.

Serviço: Euro Import BMW - www.euroimportbmw.com.br
Euro Import BMW Cascavel Av. Tancredo Neves, 1585, Pioneiros Catarinense Cascavel, PR – CEP 85.805-000 Telefone: (45) 3226-8800. Euro Import BMW Curitiba Av. Pres. Arthur Bernardes, 493 Curitiba, PR – CEP 80.320-300 Telefone: (41) 3014-9800. Av. Mal Floriano Peixoto, 2610, loja 02 – Parolin Curitiba, PR – CEP 80.220-000 Telefone: (41) 3213-9800. Euro Import BMW Londrina Av. Tiradentes, 5565 – Jardim San Francisco Londrina, PR – CEP 86.072-000 Telefone: (41) 3379-9800.


***Museu Oscar Niemeyer recebe a exposição “Colapso”, que reúne obras de três artistas paranaenses***


Crédito das fotos: Divulgação.
Na foto 01: Obra de Cleverson Oliveira.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe no dia 26 de novembro, quinta, às 19 horas, a mostra “Colapso”, com obras de três artistas paranaenses: Cleverson Oliveira, Fernando Burjato e Gabriele Gomes. Com curadoria de Ana Rocha, a exposição conta com 55 obras entre pinturas, desenhos, objetos e instalações.

A ideia, segundo a curadora, é mostrar vinte anos de intenso diálogo e produção dos artistas com a cidade de Curitiba como ponto de encontro e origem. “Suas trajetórias, por vezes muito díspares, possuem pontos em comum. É neles que o colapso acontece: o estado de suspensão de cada um se dissipa, as pesquisas se confundem, os três se mostram tão próximos quanto artistas de uma mesma geração podem estar”, afirma.


Na foto 02: Obra de Gabriele Gomes.

A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, diz que os visitantes podem conhecer nessa mostra a produção artística feita no Estado. Nos trabalhos de Cleverson, a imagem é uma mancha no papel ou na tela, molhada por gotas de chuva que são uma espécie de convite para ver e pensar como se forma a ideia de paisagem. 

O jogo entre imagem/paisagem e a representação das gotas é uma ironia dessa arte que imita a vida, que busca para si uma realidade como a que vivemos. Fernando Burjato trata de uma imagem sem figuras. Seu trabalho se constrói pela borda, acumula tinta como se buscasse sair para além dos limites da tela.


Na foto 03: Obra de Fernando Burjato.

As cores justapostas não se misturam, e o acúmulo de matéria fica pelas bordas, dando corpo à imagem, às listras. Gabriele Gomes também tem trajetória marcada pela pintura que avança para além do bidimensional; o desejo de tocar as superfícies levou sua pesquisa a experimentações com a tinta sobre objetos, o mar, a paisagem, pegadas. 

A tinta toma conta e engole para si os objetos do dia a dia. “Esta exposição é um convite para nos aprofundarmos na pesquisa de Cleverson, Fernando e Gabriele. Convidado a olhar atentamente e encontrar os pontos, o expectador é quem encontrará o colapso em cada trabalho apresentado”, diz Ana Rocha.

Sobre os artistas - Grupo que caracteriza a “Geração Noventa” de Curitiba, que junto com outros artistas, como Fábio Noronha, Keila Kern e Daniela Vicentini, se origina na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em 1992. A galeria Casa da Imagem e os workshops orientados por Geraldo Leão, um dos principais artistas do grupo “Moto contínuo”, que se originou dez anos antes, e que tem a proposta de fomentar a arte contemporânea no Paraná nos anos 80, exerce grande influência sobre estes artistas.

Nesta mesma época ocorreu a “Bienal Internacional da Gravura de Curitiba”, que trouxe obras de diversos artistas internacionais, e teve impacto fundamental na formação do grupo e outros mais. O curador da exposição foi Paulo Herkenhoff, que mantém uma relação estreita com a cidade de Curitiba, e que testemunhou a embrionária produção do grupo. Em 1994, a exposição “A Fala”, na galeria do Inter, Centro Brasil Estados Unidos, apresentou os trabalhos recentes do grupo e impulsionou a trajetória de Fernando, Gabriele e Cleverson.

Um ano depois, os artistas deixaram Curitiba, Cleverson foi para Nova Iorque, Fernando, para São Paulo, e Gabriele, Santa Catarina. Por 20 anos o grupo manteve um diálogo que tem Curitiba como ponto de referência e lugar de encontro. Ao longo deste período a produção dos astistas estabeleceu influencia e afirmou um dialogo com as gerações mais recentes, constituindo a história da arte local.

Serviço: Abertura da exposição “Colapso” Sala 6 Abertura: 26 de novembro, quinta, às 19 horas Entrada gratuita.

***Orquestra Sinfônica do Paraná executa ciclo sinfônico de Smetana***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dentro da programação de 30 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, o maestro Cláudio Cruz rege no próximo domingo (29), o Ciclo Sinfônico Minha Pátria (Má Vlast), do compositor tcheco Bedrich Smetana. O concerto será às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). O ciclo sinfônico é a obra mais famosa de Smetana e é composto por seis poemas sinfônicos: Vyserad, O Moldava (Vltava), Sarka, Pelos prados e bosques da Boêmia, Tabor e Blanik.

As obras foram compostas entre 1874 e 1879, quando o compositor já estava surdo (em decorrência da sífilis), e são consideradas hinos de louvor à República Tcheca. Estrutura do ciclo - a composição ‘Vysehrad’ é datada de 1874 e estreou em 14 de janeiro de 1875, em Praga, sob a regência de Ludwig Slansky. Vysehrad (A Fortaleza alta) é uma cidadela, no alto da colina que domina o rio Moldava, na região central da capital.

No Palácio Zofin, em Praga, aconteceram estreias de três dos poemas sinfônicos. “Moldava” (Vltava), escrito em 1875, estreou no ano seguinte. Smetana deu ao rio tcheco (afluente do Elba) importância nacional comparável a do Reno, para os alemães, ou a do Danúbio, para os austro-húngaros. “Sarka” é datada de 1875 com a primeira apresentação em 17 de maio de 1877. Conta a história de uma jovem mulher, espécie de amazona tcheca que, em consequência de uma decepção amorosa, dedica ódio feroz aos homens. “Pelos prados e bosques da Boêmia” também foi escrito em 1875 e teve a estreia em 10 de dezembro de 1876.

Assim como Moldava, é o hino do compositor à natureza do país. Depois de uma interrupção de três anos, as duas últimas peças do ciclo foram compostas em 1878-1879, e estrearam juntas em 4 de janeiro de 1880. “Tabor” refere-se ao local de um acampamento de hussitas (movimento reformador e revolucionário que surgiu na Boêmia, no século 15). “Blanik” estreou no mesmo concerto que Tabor e forma um díptico com ele, usando o mesmo tema do coral hussita. Esta última parte do ciclo foi inspirada numa lenda tcheca sobre a montanha de Blanik.

O regente- Claudio Cruz, que regeu e solou no último concerto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, no dia 22, regularmente se apresenta com a orquestra paranaense. Atualmente ele é regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba (música erudita).

Serviço: Orquestra Sinfônica do Paraná Ciclo Sinfônico Minha Pátria (Má Vlast), de Bedrich Smetana Dia 29 de novembro, às 10h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) Ingresso: R$20,00 e R$10,00 Classificação: maiores de 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário