quinta-feira, 26 de março de 2015

Coluna do dia 26/03/15

***Cortinas abertas*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

Na foto: Sérgio Póvoa Pires, presidente IPPUC e Leandro Knopfholz, diretor do Festival. 

***A festa de abertura do 24o. Festival de Teatro de Curitiba provou por que o mote desse ano é "o inesperado acontece aqui". Pela primeira vez, o Festival foi aberto com um espetáculo do Balé Teatro Guaíra. Pela primeira vez, o Festival foi aberto no Teatro Guaíra. 

Pela primeira vez, a festa de abertura foi realizada ao ar livre e tomou conta da Praça Santos Andrade. Tantas novidades agradaram o público convidado que lotou o teatro e tomou conta da praça. As comidinhas e bebidas sem alcool da chef Gabriela Carvalho movimentaram a festa, que terminou com um show pirotécnico de dez minutos. Agora, é aproveitar os 12 dias de programação, com mais de 400 espetáculos. 

***SPC & Raça Negra apresentam o show Gigantes do Samba no Teatro Guaíra***


Crédito da foto: Divulgação.

***O palco do Guairão vai editar o encontro que promete surpreender a plateia com as canções e o samba inovador que marcou gerações e revolucionou o ritmo na década de 90. Raça Negra e Só Pra Contrariar sobem ao palco juntos para apresentar o show “Gigantes do Samba”, no 25 de abril, sábado, às 21 horas. O show que conta com a realização local da Multi Eventos Promoções, revela uma mistura do samba com instrumentos pop, como guitarra, metais e teclados.

Juntas, as bandas que já venderam mais de 50 milhões de discos e somam mais de 20 milhões de fãs em todo o mundo, selecionaram o repertório e gravaram o CD e DVD ao vivo que resultou nesta turnê. Luiz Carlos (Raça Negra) e Alexandre Pires (Só Pra Contrariar) prometem uma viagem pelos seus maiores hits como “Cheia de Manias”, “Você Vai Voltar Pra Mim”, “Te Quero Comigo”, “Meu Jeito de Ser”, “Me Leva Junto com Você”, “Que Se Chama Amor”, entre outras canções que emocionaram e continuam emocionando milhões de fãs pelo Brasil e Mundo.

Essa turnê que iniciou no dia 10 de abril no Barra Music (RJ), vai resultar ao todo em 30 apresentações. Há 30 anos, mais especificamente em 1984, Luiz Carlos (vocalista) e seus companheiros, Fabinho César (pandeiro e violão), Fernando (tantan), Fininho (bateria), revolucionaram a música popular brasileira e transformaram “batucadas” casuais num fenômeno, invadindo as rádios e meios de comunicação com o romantismo suingado. Palavras qualificariam qualquer trabalho, entretanto, estamos falando de 48 milhões de cópias vendidas, música executada mais de 600 vezes em único dia nas rádios do país. São mais de 20 sucessos que compõem a trilha sonora de muitas vidas. A quem ouse dizer que não estaria onde está se não fosse pela banda Raça Negra, “ O som do Raça Negra me encantou já no primeiro contato que tive com a banda”, afirma o cantor mineiro Alexandre Pires.

Assim, brilhantemente, com o vocal de Alexandre Pires, Fernando Pires (bateria), Juliano (percussão), Serginho (teclado), Luisinho (contra-baixo) , Hamilton ( sax), Alexandre Popó( surdo) e Luiz Fernando (pandeiro),segue um legado de sucessos, marcando uma segunda geração, que inspirado pela mistura do samba com instrumentos pop, em 1993, fez surgir o Só Pra Contrariar, banda mineira que marcou a história da música com canções românticas e sambas alegres, o grupo se tornou um verdadeiro fenômeno musical, com mais de 10 milhões de discos vendidos e uma lista surpreendente de recordes e premiações.

Serviço: Show - Gigantes do Samba Data: 25/04 Loca: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971), Centro , Curitiba – PR Horário: 20:00 (Abre a casa) / 21:00(Aprox. do evento) Classificação: Livre Ingressos: Os valores variam de R$ 126,00 a meia-entrada a R$ 526,00 a inteira. O preço varia de acordo com o setor. Meia-entrada é válida para estudantes, maiores de 60 anos, professores e doadores de sangue em dia. Desconto de 50% no ingresso inteira: para Cartão Fidelidade Disk Ingressos, Assinantes Gazeta do Povo, Tenistas da Federação Paranaense de Tênis, Associados do Santa Mônica Clube de Campo e na apresentação do Bônus Flyer. Informações: 41 3315-0808.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Cinesystem Cinemas inicia nesta quinta-feira, dia 26, a venda antecipada de ingressos para a sessão zero hora do filme “Velozes e Furiosos 7”, que acontece na virada do dia 01 para o dia 02, às 0h05. Os ingressos podem ser adquiridos nos caixas dos cinemas, nos terminais de autoatendimento, aplicativos ou pela internet no site www.cinesystem.com.br

*****Na próxima segunda-feira (30), acontece o lançamento do Corredor Cultural. Uma iniciativa que busca promover e apoiar ações culturais na região central de Curitiba, articulando entidades públicas e privadas com a finalidade de fortalecer a diversidade cultural, a cidadania e a economia local. Lançamento acontece às 18h, no Círculo de Estudos Bandeirantes – órgão cultural da PUCPR. Na ocasião, estarão presentes para assinatura do protocolo de intenções o presidente do CEB e reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, e o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho.

*****O IMAX Palladium acaba de abrir as vendas para o aguardado filme Os Vigadores 2 – A Era de Ultron. Os ingressos disponíveis, diretamente na bilheteria do cinema ou por meio do site ingresso.com, são para a 1ª semana de exibição de 23 a 29 de abril, incluindo a sessão de estreia que será exibida na madrugada do dia 22 para 23 de abril, às 00h01. A estreia oficial está marcada para 23 de abril, nas versões dubladas e legendadas.

*****O Sindijor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná) ao lado da organização do Festival de Curitiba oferece aos jornalistas sindicalizados descontos para ingressos da Mostra Oficial deste ano. O benefício é de 50% na compra de até dois ingressos por espetáculo.

*****Devido ao cancelamento do processo eleitoral no dia 14 de março, em virtude do tumulto ocorrido no local de votação, a diretoria atual do Jockey Club do Paraná, que encerra o seu mandato na próxima segunda-feira, dia 30 de março, irá promover uma Assembleia Extraordinária com os seus associados para propor a permanência da gestão atual pelo período de nove meses, tempo necessário para reestabelecer as condições necessárias para a condução de novo processo eleitoral. Na oportunidade, a fim de garantir lisura e igualdade de condições à disputa de novo pleito eleitoral para os cargos de diretoria e conselhos da entidade, será debatida a atualização cadastral dos sócios do Clube, diante do extravio de documentos decorrente de arrombamento da sede do clube. A assembleia extraordinária será realizada no dia 30 de março, às 19h30min, no Jockey Club do Paraná, salão Bento Munhoz.

*****Em comemoração ao aniversário de 322 anos da capital paranaense, Curitiba vai ganhar um "Parabéns a Você" ao som de violinos, viola, violoncelo e contrabaixo e o coro de toda a população que estiver presente no centro da cidade, às 11h de domingo (29). A canção será apresentada durante apresentação única e gratuita do grupo 5UP, um quinteto de cordas que traz ao público um repertório eclético de música erudita.

*****A Rede Marista de Solidariedade lança o novo site (www.solmarista.org.br) para que todos tenham acesso a informações sobre os projetos desenvolvidos pela Rede de forma mais moderna e de fácil navegação. O novo portal foi redesenhado em concordância com as diretrizes da marca e traz conteúdos sobre os Centros Sociais, programas e projetos como o Direito ao Brincar, Imposto de Renda Solidário, Campanha Defenda-se, Economia Solidária, Biblioteca Interativa, Formação a Distância para Educadores da Primeira Infância, além de disponibilizar as publicações da Rede e agenda de cursos e seminários.

*****O Shopping São José recebe as crianças a partir desta sexta-feira (27) em clima de Páscoa. A atração, O Bosque dos Coelhinhos oferece aos pequenos um espaço lúdico e decorado para que a diversão seja constante, com oficinas de colorir e espaço para fotos, das 14h às 20h. As atividades são coordenadas por monitores e destinadas para o público de 3 a 11 anos de idade até o dia 05 de abril. Para participar do evento gratuito é necessário retirar uma senha no local. O Shopping São José está localizado na Rua Izabel A Redentora, 1434 - Centro de São José dos Pinhais (PR).

*****O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe, a partir do dia 31 de março, terça, às 19 horas, a exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural, que representa o conceito de arte cibernética desta coleção - considerada uma das pioneiras na América Latina. Com organização do Núcleo de Inovação e Artes Visuais do instituto, ao todo, serão exibidas nove obras extraídas desta coleção iniciada em 1997. A mostra segue até o dia 31 de maio de 2015.

***Aulas show e palestra trazem gastronomia com informação no Gastronomix***

***Dezessete aulas show e uma palestra integram a programação da sétima edição do Gastronomix, que acontece neste fim de semana (28 e 29 de março), no Museu Oscar Niemeyer. O chef paulista Alex Atala dará uma palestra no sábado, às 15h, sobre o conceito de gastronomia responsável dentro de casa, com princípios que vão da utilização de ingredientes orgânicos ao uso de produtos regionais, a não utilização de espécies ameaçadas de extinção e o aproveitamento integral de alimentos.

Também nesta linha, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza realiza aulas-show nos dois dias, às 12h. “Tenho certeza que público vai se envolver com esse movimento, que traz sustentabilidade para a gastronomia”, afirma o chef Celso Freire, curador do evento. A Melitta vai ensinar a preparar cafés especiais em casa, além de oferecer degustação gratuita de cafés gourmet. No sábado, a aula está agendada para às 14h.

No domingo, vai ser um pouco mais cedo, às 13h. Já a Way Beer faz aula-show no sábado, às 13h, sobre cervejas artesanais. Completam a agenda de aulas-show, no domingo, a Vinícola Franco (às 14h) e o chef mineiro Edinho Engel (às 15h), que comanda o Restaurante Manacá (especializado em frutos do mar), no litoral de São Paulo, e o Restaurante Amado, em Salvador (BA).

Espaço Electrolux - O professor e chef Ricardo Nogarolli será o responsável por ensinar a receita da Salada de Camarões em Coquetel. No espaço exclusivo da Electrolux, em aproximadamente 30 minutos os participantes vão poder criar o prato. Para participar, o visitante do Gastronomix deve fazer a inscrição no estande da Electrolux. Serão cinco aulas por dia que incluem preparo e degustação. Os participantes vão ganhar o avental usado durante a aula.

Serviço: Gastronomix – 24° Festival de Curitiba Data: 28 e 29 de março de 2014 Horário: das 11h às 17h Local: Museu Oscar Niemeyer (MON).

Programação das aulas-show: SÁBADO - 12h – Fundação Boticário – Gastronomia Responsável - 13h – Cervejas Way– Desvendando Cervejas Artesanais com a Way Beer - 14h – Melitta – Cafés Gourmet Preparados em Casa - 15h – Palestra com o chef Alex Atala - 12h, 13h, 14h, 15h e 16h - Aula Gastronômica Electrolux. DOMINGO - 12h – Fundação Boticário – Gastronomia Responsável - 13h – Melitta – Cafés Gourmet Preparados em Casa - 14h – Aula-show da Vinícola Franco - 15h – Aula-show com o chef Edinho Engel - 12h, 13h, 14h, 15h e 16h - Aula Gastronômica Electrolux.

***13º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho tem inscrições até 31 de março***


Crédito da foto: Divulgação.

***Maior premiação da indústria gráfica paranaense e uma das maiores do Brasil, o Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, que chega a 13ª edição em 2015, tem inscrições abertas até o próximo 31 de março. Podem concorrer gráficas paranaenses que inscreverem seus produtos impressos dentro do Paraná de maio/2014 a 31 de março de 2015. O prêmio é realizado pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Regional Paraná) com auditoria e coordenação da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica).

A solenidade de entrega acontecerá em 26 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba. Criada em 2002 para estimular a qualidade e incentivar a criatividade e as inovações tecnológicas das gráficas do Paraná, a premiação inova a cada edição, principalmente com inclusão de novas categorias como forma de se adequar ao desenvolvimento do mercado.

Para 2015, a novidade é um olhar novo para produtos próprios da gráfica com a inclusão da categoria Cartões de Visita e Papelarias. Também entra a categoria Embalagens Flexíveis Impressas em Rotogravura (produtos gráficos com finalidade de acondicionamento, impressos em suportes flexíveis, podendo ser laminados ou acoplados em uma ou mais camadas entre si). No total, são mais de 50 categorias, que abrangem revistas, livros, rótulos, cartazes, folhetos, sacolas, adesivos, embalagens, photobook, impressão digital em grandes formatos, entre outras.

A expectativa é que o prêmio seja ainda maior do que em 2014, quando teve 59 concorrentes. Um dos atrativos para as empresas é a manutenção dos valores de inscrição. Desta forma, associados adimplentes do Sigep/Abigraf-PR terão até quatro inscrições gratuitas. As demais custam R$ 100 cada. Quem não é associado paga R$ 200 por inscrição. “Congelamos os valores porque estamos em um momento delicado para a economia e entendemos que nossos associados precisam da nossa contrapartida”, disse o presidente do Sigep, Abílio de Oliveira Santana. “É um dos nossos papéis, como entidade, apoiar o associado e incentivar o seu crescimento. Participar do prêmio abre portas para o mercado e por isso vamos manter os preços das inscrições congelados”, explicou o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite.

Cronograma: Término das Inscrições: 31 de março Trabalho da Coordenação do Prêmio: 27 e 28 de abril Julgamento dos produtos concorrentes: 29 de abril Exposição dos produtos concorrentes: 04 e 05 de maio Festa de Premiação: 26 de junho - Informações: Sigep/Abigraf-PR - Tel: (41) 3253 7172.

***Eu faço parte dessa história***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Igreja Presbiteriana de Curitiba promove neste sábado (28), das 10 às 12 horas, uma festa para comemorar os 322 anos da cidade. Os convidados serão recebidos com apresentações artísticas de teatro e stomp pelo Grupo Oxigênio e distribuição de 322 cupcakes da Confeitaria Valbella. Além disso, cada participante poderá sair da festa com uma caricatura da campanha”322 Anos de Curitiba. Eu faço parte dessa história”.

“Queremos envolver, principalmente, os nossos vizinhos, abrindo a Igreja para celebrar a cidade e valorizar o protagonismo de cada pessoa na construção da história da nossa cidade”, afirma o Reverendo Juarez Marcondes Filho. A festa será realizada à rua Comendador Araújo, 343 – Centro.

***Honda Prixx lança HR-V8***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Honda Prixx apresentou, nesta última sexta-feira (20), o SUV mais aguardado do ano, o HR-V da Honda. A concessionária ofereceu um coquetel para convidados e mostrou todos os detalhes deste, que é o maior lançamento da marca em 2015. As três versões, LX MT e CVT, EX CVT e EXL CVT, já estão disponíveis na Prixx, inclusive para o test drive, que pode ser realizado mediante agendamento prévio.

As versões variam de R$ 69.900,00, para o LX MT, a versão de entrada, e vão até R$ 88.700,00, com a versão top EXL CVT. O novo HR-V apresenta de forma única a integração perfeita entre sofisticação, performance, eficiência energética, tecnologia, versatilidade e robustez, com um tamanho ideal de carroceria.

O novo modelo conta com um belo design, a funcionalidade de uma minivan, mas a robustez de uma SUV. “O HR-V é impressionante, ele é completo! É jovial, é arrojado, tem conforto, o layout é inovador, traz conforto para todos os cinco ocupantes, tem tecnologia avançada, desde o modelo de entrada, e espaço amplo no porta-malas. Ainda é possível dobrar os bancos para acomodar todos os tipos de bagagem. Realmente um carro que veio para atender aos anseios do consumidor”, destaca Alexandre Allage, gerente da Honda Prixx.

***Expressa Comunicação cria campanha de conscientização***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Expressa Comunicação, agência curitibana de comunicação integrada, acaba de lançar uma campanha de conscientização: a Bolsa de Valores Expressa Comunicação. “Em um momento que se fala tanto em corrupção, que fulano se ‘vendeu’ pelo preço ‘x’ para conseguir uma vantagem, é hora de nos lembrarmos dos valores que devem reger o comportamento humano”, destaca a jornalista Kristiane Rothstein, sócia-diretora da agência.

Duas vezes por semana, a agência divulgará via mídias sociais, peças publicitárias lembrando valores como: não furar a fila, não difundir informação falsa, economizar os recursos naturais, não à discriminação e ao sexismo entre outros. “Sempre jogamos a responsabilidade para o outro, que o outro precisa mudar, mas é preciso ter em mente que a sociedade só começa a mudar quando cada um faz a sua parte”, diz o publicitário Thiago Rothstein.

A campanha deve ser permanente e foi criada pelo publicitário Thiago Rothstein e pelo designer gráfico, Pedro Vieira, com participação da equipe da agência. Ela está sendo veiculada na página do Facebook é facebook.com/ExpressaComunicacao e no Twitter e Instagram: @expressacom

Sobre a Expressa Comunicação - Fundada pelos irmãos, Kristiane Rothstein (jornalista) e Thiago Rothstein (publicitário), a Expressa Comunicação é uma agência multidisciplinar em comunicação que atende as áreas de saúde, beleza, educação, cultura, tecnologia, comunicação, gestão, empreendedorismo, turismo, comércio on-line, varejo, gastronomia, direito, entre outras. Tendo como carro-chefe o serviço de assessoria de imprensa, desenvolve informativos, conteúdo para mídias sociais e comunicação integrada. Mais informações pelo site: www.expressacom.com.br

***Gazeta do Povo lança “Haus”***



Crédito da foto: Divulgação.

***A Gazeta do Povo lança hoje (26) a nova plataforma Haus, produto que conta com site, revista mensal, aplicativo e eventos voltados para decoração, arquitetura e design. A revista que ajuda o leitor a deixar sua casa mais bonita e funcional circula hoje junto ao jornal. O tema de capa da primeira edição são as salas. A proposta é que cada edição sirva de inspiração, apresentando tendências e soluções práticas para o consumidor. Ainda hoje, clientes e patrocinadores brindam este lançamento no Núcleo Estilo de Vida Gazeta do Povo, que concentra a equipe que produz as revistas. Casa, do alemão, o nome Haus foi inspirado no movimento Bauhaus, uma das mais importantes expressões do modernismo na arquitetura e a primeira escola de design do mundo.

“Seguindo a linha de Bauhaus, trazemos um produto sem excessos e mais acessível. Todo o conceito é resultado de um amplo e profundo diagnóstico realizado com pesquisas com consumidores, que nos ajudaram na concepção da plataforma”, comenta Marcus Yabe, coordenador de Negócios Digitais e Multiplataforma. Haus chega para apresentar o que há de melhor em tendências e produtos relacionados à decoração, arquitetura, design, arte, lifestyle e paisagismo, substituindo o Viver Bem Casa & Decoração. Para Larissa Jedyn, editora da Haus, o foco da revista é ajudar o leitor, é comunicar diretamente as propostas tanto para quem está comprando ou alugando um imóvel, seja novo ou usado, casa ou apartamento.

A proposta, segundo Guilherme Vieira, diretor de Negócios Digitais e Multiplataforma é atender as pessoas desde o momento da concepção de um ambiente e da busca pelos melhores profissionais e lojas, até a plena realização do espaço. A diretora de Redação, Maria Sandra Gonçalves, destaca o momento vivido pela sociedade, que está cada vez mais preocupada no bem-estar, o que movimenta uma grande cadeia econômica e traz desenvolvimento ao Paraná. Editorialmente, Sandra reforça o compromisso com a qualidade da informação e explica que Haus também estará presente no Caderno G às quartas-feiras e aos domingos, no Viver Bem com a seção Faça Você Mesmo. A plataforma, que conta com o patrocínio da Maxflex, também contempla o Geo Decor, um aplicativo que mapeia as principais regiões com atividade nos ramos de decoração, design e arquitetura, com o objetivo de facilitar a interação entre os usuários e o mercado.

O site, pensado em melhorar a experiência do leitor traz uma navegação fácil e intuitiva, tem sistema em que o conteúdo se adapta a qualquer tela. Além de blogs e vídeos, em breve a plataforma terá uma TV que vai transmitir pela internet programas com dicas de decoração e ainda promoverá palestras e workshops. Andrea Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida, antecipa duas coberturas especiais já previstas: Salão do Móvel de Milão, o maior evento do setor no mundo, e Casa Cor Paraná, uma mostra do trabalho dos profissionais de arquitetura, que este ano ocorre no espaço A Fábrika, onde está sediada a redação do Núcleo Estilo de Vida. “Para 2016 já estamos desenhando a primeira edição do nosso prêmio de decoração, design, arquitetura e paisagismo, aguardem mais novidades”, diz Andrea.

***Público eclético no Projeto 12 x 12***


Crédito da foto: Andrea Mello.

Na foto: O psiquiatra Glaucio Alves, o empresário Celso de Bruns e  Simone Bodanese.

***Cerca de 40 pessoas participaram do 28º evento do Projeto 12x12, promovido pela produtora cultural Ana Camargo, nesta semana, no auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel. Com a participação do jornalista e crítico de cinema Luiz Gustavo Vilela e a interação de um público eclético, como cinéfilos, psiquiatras, psicólogos, antropólogos, escritores, jornalistas, professores, entre outros, o tema do encontro foi a “Jornada do Herói”, obra de Joseph Campbell, que se tornou base para muitos roteiros cinematográficos de sucesso.

***Jazz e Blues no Crystal Sessions***


Crédito da foto: Bruno Santos.

***Os sons envolventes e as batidas marcantes do Blues e do Jazz irão invadir o Shopping Crystal. A partir do próximo sábado (28), o Crystal Sessions volta a acontecer em um novo formato. Agora as atrações musicais trazem o ritmo e sofisticação da música negra americana para os corredores do shopping. As apresentações sempre acontecerão no último sábado do mês, a partir das 18h30. Esta nova edição do Crystal Sessions Jazz e Blues é realizada em parceria com a Jozzolino Produções.

Quem articula os eventos é o produtor Kiko Jozzolino, um apaixonado pelas sonoridades não lineares destes ritmos, que se tornou um embaixador do estilo no circuito paranaense. Já promoveu festivais como o Blues Festival, em Londrina, e o Curitibano Blues Festival, aqui em Curitiba. Para inaugurar a atração, o Crystal Sessions recebe a banda Milk’n Blues.

O grupo que vem ganhando notoriedade no cenário local do Blues e do Jazz pela qualidade da música que produzem. A Milk´n Blues surgiu de uma reunião de amigos e com o tempo se tornou um brincadeira séria, mas nem por isso perdeu a descontração e o bom humor que caracterizam suas apresentações. Para o setlist do Crystal Sessions eles trazem músicas consagradas com uma roupagem diferente, sempre puxando para elementos do blues e rock.

Serviço: Crystal Sessions Dia: 28 de Março - Horário: A partir das 18h30 Local: Shopping Crystal - Piso L2 Rua Comendador Araújo, 731 – Batel Telefone: 41 3883-3000.

***Referência da poesia curitibana, Feira do Poeta reabre neste domingo***


Crédito da foto: Divulgação.

***As comemorações do aniversário de 322 anos de Curitiba trazem de volta para a cidade uma das principais referências da poesia curitibana. A Feira do Poeta, localizada no Largo da Ordem, retoma suas atividades depois de doze anos, voltando a ser um ponto de encontro de autores e leitores. A reabertura será neste domingo (29), a partir das 10h, com a presença de muitos poetas, lançamento de livros e outras atrações. Unidade da Fundação Cultural de Curitiba, a Feira do Poeta ocupará o mesmo espaço onde, durante mais de três décadas, revelou talentos e contribuiu para divulgar a produção poética.

“A reabertura desse espaço tão simbólico é a recuperação da história da poesia de Curitiba. É um patrimônio cultural que está sendo resgatado pela Fundação e pelos artistas“, diz o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. A Feira se integra a outras iniciativas de apoio à poesia, como os encontros “Cutucando a inspiração”, que acontece no Teatro Universitário de Curitiba – TUC, e os Saraus Populares promovidos em espaços comunitários de toda a cidade. A Feira do Poeta funcionará durante a semana e aos domingos, oferecendo mais esta opção cultural para os freqüentadores da Feira de Artesanato.

De acordo com Luiz Carlos Brizola, que coordenará as atividades, num primeiro momento a Feira não fará impressão de versos em prensas tipográficas, como fazia antigamente, mas haverá uma programação intensa para atrair e congregar o maior número de autores e admiradores de poesia – encontros, lançamentos, declamações e performances. Também será montada no local uma biblioteca especializada. Na reabertura estarão alguns dos poetas da “velha guarda”, assim denominados por serem frequentadores assíduos do espaço desde os primeiros tempos – Eulga Berger, Regina Bustolim, Orlando Wochikosvski, José Marins, Paulo Valim, Batista de Pilar, entre outros. Outra atração será a execução do hino nacional com berrante, por Sinval Silveira Pinto.

História – Oferecer aos poetas a chance de publicar suas produções foi o principal motivo da criação da Feira do Poeta, inaugurada em 1º de dezembro de 1981. Inicialmente a Feira funcionava durante a semana no Centro de Criatividade e aos domingos a impressora tipográfica manual era transportada para o Largo da Ordem. A partir de 1983 passou a funcionar na Casa Romário Martins. Em1989 ocupou a casa nº 108 da Rua Claudino dos Santos, aberta para o calçadão, e no ano seguinte ganhou sede própria, num imóvel ao lado da Casa Romário Martins. O equipamento tipográfico, doado à FCC pela Fundepar, durante todos aqueles anos foi utilizado como uma opção barata para que poetas pudessem imprimir suas produções.

O jornalista e crítico Aramis Millarch comentou na época “a feliz ideia” de instalar no espaço democrático da feira de artesanato uma prensa tipográfica que possibilitava aos poetas terem seus trabalhos impressos na hora, à sua frente e, o que é fundamental, sem maiores despesas. “Dezenas de poetas – desde nomes consagrados nas academias tupiniquins como Vasco Taborda e Leopoldo Scherner – até os mais rebeldes e contestadores jovens garotões de barbas cerradas e meninas de blusas transparentes e calças jeans que parecem nunca terem saído de seus corpos, mas todos unidos pelo amor à palavra e à poesia, estão se encontrando na Feira do Poeta”, descreveu o crítico em sua coluna Tablóide (edição 31/12/1981). “Rabisque Poesia”, “Pise Poesia” e “Varando a Noite” foram alguns dos projetos desenvolvidos na Feira do Poeta, além das programações permanentes de lançamentos e recitais de poesia que aconteceram até 2003, quando suas atividades foram incorporadas por outros programas literários da Fundação Cultural.

Serviço: Reabertura da Feira do Poeta Largo da Ordem, ao lado da Casa Romário Martins Data e horário: 29 de março de 2015, às 10h. Programação: lançamentos de livros e recitais de poesia.

***René Dotti fala sobre a Ditadura Militar em palestra gratuita no UniBrasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Memória da Resistência Civil – Da ditadura militar à democracia civil é o tema do mais recente livro do professor René Dotti e da palestra que irá ministrar na próxima terça-feira (31), data de aniversário do Golpe Militar no Brasil, no UniBrasil Centro Universitário. No auditório do campus da Instituição nomeado em sua homenagem, às 19h30min, Dotti irá discorrer sobre a importância da preservação da memória do que efetivamente representou a ditadura militar, suas consequências sociais, políticas e pessoais, além de promover a análise do ciclo dos governos autoritários.

“Trazer à tona uma história recente e muito importante para o Brasil é importante não só pelo regate histórico do nosso país, mas porque o dia 31 de março é considerado o Dia da Revolução, que foi promovida pelos militares que afastaram do governo o presidente regularmente eleito, João Goulart. Por outro lado, é importante essa discussão já que boa parte da sociedade fala da intervenção dos militares para sanear o problema gravíssimo da corrupção, mas essa lição não pode ser adotada, pois a experiência nos mostrou o comando dos militares como altamente prejudicial tanto do ponto de vista dos direitos humanos quanto da própria organização do Estado e da liberdade da sociedade”, reflete René Dotti.

O evento gratuito é promovido pelo Programa de Mestrado em Direito do UniBrasil Centro Universitário e o livro Memória da Resistência Civil – Da ditadura militar à democracia civil é uma edição do Instituto Memória.

***Mega Model Sul anuncia construção de casting Paranaense*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***Ser uma modelo de prestígio é uma das carreiras mais cobiçadas da atualidade. Além dos contratos milionários, uma top model leva uma rotina nada convencional - ao redor do mundo. No entanto, entrar nesse acirrado mercado não é fácil. O ponto de partida para qualquer modelo, que busca reconhecimento e uma carreira sólida, é a escolha da agência que irá representá-la. São os bookers e os agentes que vão apresentar a modelo para o mercado, colocá-la em contato com fotógrafos, produtores, estilistas, além de dar as orientações para sobressair nos castings. No Paraná, esse público já pode contar com o apoio da maior agência do País, a Mega Model, que acaba de se instalar em Curitiba. 

A recém-inaugurada filial paranaense, que integra a Mega Model Sul, anuncia que está construindo o seu casting paranaense, em busca de new faces. De acordo com o booker da agência, Douglas Henning, para iniciar uma carreira promissora, beleza apenas não adianta. “É preciso estar no lugar certo e trabalhando com profissionais adequados. 

Por isso, agora é uma boa oportunidade para quem aspira a carreira de modelo no Paraná”, conta o booker. A Mega Model ocupa o topo do ranking das 10 melhores agências de modelos do Brasil, segundo o Models Brasil, e traz em seu casting uma lista de top models de peso, como Isabelli Fontana, Izabel Goulart, Ana Beatriz Barros, Renata Kuerten, Raica Oliveira, Aline Weber e Amanda Wellsh. Como se candidatar - Segundo Douglas Henning, a agência está à procura de modelos fashion e comercial para integrar o casting. “Modelos fashion são os que participam dos desfiles de moda, já os comerciais, são aqueles que fazem comerciais para TV, campanhas publicitárias e anúncios”, explica. 

O booker informa que podem candidatar-se mulheres a partir dos 13 anos e 1,70 metro, e homens a partir dos 15 anos e 1,80. “Entretanto, é importante lembrar que há modelos, como Kate Moss, que fogem do padrão e não possuem a altura exigida. Por isso, a beleza, a atitude, a vontade e a disciplina, podem fazer o mercado fugir da regra”, pondera Henning. 

O primeiro passo para integrar o casting da Mega Model, é procurar a agência e agendar uma visita. “Interessados também podem nos encaminhar fotos para pré-visualização. É importante ressaltar que a modelo não deve estar maquiada, e nem a foto deve ser tratada. Precisamos analisar a beleza natural”. O booker também alerta que menores de idade devem fazer o contato com a agência na companhia de um responsável. Mais informações estão disponíveis no site www.megamodelsul.com.br 

Serviço: Mega Model Sul no Paraná Local: Avenida do Batel, 1750 – conj. 306 | Batel | Curitiba - PR Telefone: (41) 3387.4280 | 3387.4278 / Informações: www.megamodelsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário