quinta-feira, 19 de março de 2015

Coluna do dia 19/03/15

***RICTV Record Paraná apresenta novidades da programação 2015 em evento com celebridades***


Crédito das fotos: Gustavo Garrett.

 Na foto 01: Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC e o ator Victor Fasano.


Na foto 02: Equipe da RICTV Record.


Na foto 03: Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC e o ator na novela Os Dez Mandamentos Roger Gobeth.

***Imprensa, clientes e mercado publicitário conheceram, nesta quarta-feira (18), em Curitiba, as novidades na programação regional da RICTV Record, emissora do Grupo RIC Paraná, além de novos programas nacionais da Rede Record. O evento reuniu 250 pessoas na Mansão Merano, com a presença da diretoria do Grupo, executivos da Record, apresentadores da RICTV Record, além dos atores Victor Fasano e Roger Gobeth.

Os destaques do evento ficaram por conta da teledramaturgia, reality shows e do esporte. Estão na grade de 2015, a versão nacional do reality show The Cake Show, de Buddy Valastro; a novela Os Dez Mandamentos, e também os Jogos Pan Americanos de 2015, que serão transmitidos no Paraná com exclusividade pela RICTV Record.

Já na programação regional, a RICTV Record expõe o novo formato de um dos líderes de audiência, o Ver Mais, atração comandada pela apresentadora Valquiria Melnik. Com novos quadros, o programa terá mais interatividade com o público em 2015. E como não poderia ser diferente, destaque para os excelentes índices de audiência alcançados pelo Balanço Geral. Transmitido a todo Estado, o programa é apresentado por Gilberto Ribeiro e tem foco nos problemas das comunidades de Curitiba e região.

Para o presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, todas as novidades na programação são possíveis a partir de uma estrutura de comunicação livre e independente, além do apoio de clientes, agências e imprensa. “Somos apaixonados pelo que fazemos: informar, entreter e prestar serviço. Dessa maneira contribuímos para desenvolvimento socioeconômico das regiões em que o Grupo atua, por isso o grande investimento na geração de programas regionais, gerando conteúdo de relevância local”, complementa.

Aberta para o Novo - Na oportunidade, foi apresentado o slogan da Record e da RICTV Record: Aberta para o Novo. Segundo Petrelli, assim como a emissora, a afiliada adotou a chamada cultura aberta, que vai se manifestar em três frentes: audiência, comercial e relação com outros veículos e plataformas. A cultura aberta permite maior participação por parte do público, fazendo com que a emissora evolua, seja mais interativa e próxima do telespectador.

A palavra-chave da RICTV Record, assim como a Rede Record em 2015 é, portanto, transformação. Dez Mandamentos – O público do evento teve o privilégio de assistir ao making of da novela Os Dez Mandamentos, que estreia na próxima segunda-feira (23), às 20h30, pela RICTV Record no Paraná, além de contar com a presença do ator Roger Gobeth, que na trama interpreta Anrão, o pai de Moises. A primeira novela do mundo baseada em uma história da Bíblia, a saga de Moises, teve cenas gravadas no Egito (Monte Sinai, Mar Vermelho e Rio Nilo) e no Chile (Deserto do Atacama), com direção-geral de Alexandre Avancini, e também cenas pós-produzidas em estúdios de Hollywood.

Sobre o Grupo RIC Paraná - O Grupo RIC Paraná é uma empresa de comunicação multiplataforma, e ocupa a posição de maior geradora de conteúdo regional do Estado. São mais de 400 colaboradores que atuam em quatro emissoras de televisão no estado (RICTV Record em Curitiba, Londrina, Maringá e no Oeste, que abrange Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu), quatro emissoras de rádio (Jovem Pan em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa), uma empresa multiplataforma especializada em música eletrônica e suas vertentes (dance paradise), portal de conteúdo (RIC Mais) e editora de revistas (Top View). Em 2010 foi criado o Instituto RIC de Atitude Social, com foco nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Suas atividades são desenvolvidas no Paraná e em Santa Catarina.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Central Globo de Produções, no Rio de Janeiro, vai enviar 8 olheiros para o Festival de Curitiba. O objetivo é encontrar talentos - entre as aproximadamente 400 peças da Mostra e do Fringe - que possam brilhar na tela da loura platinada, tanto quanto os pratas da casa Alexandre Nero, Adriana Birolli, Fabíula Nascimento, Guilherme Weber, Katiuscia Canoro e Guta Stresser.

*****Na próxima sexta-feira, dia 20 de março, às 19h, a FAE Business School receberá o professor português José da Costa Dantas, que ministrará a palestra “A Liderança para além da teoria das competências”. Durante o evento, Dantas abordará temas sobre o rumo e desenvolvimento da liderança, além do papel do líder no século XXI. O evento, que acontece no Anfiteatro da FAE, tem entrada gratuita e é aberto ao público.

*****Começa nesta quinta (19/03) na Rede Cinesystem a venda antecipada de ingressos para a sequência da Marvel “Os Vingadores: A Era de Ultron 3D”. O filme só chega às telonas em abril, mas quem quiser pode garantir o ingresso inclusive para as sessões de pré-estreia do longa, que acontecem no dia 22 de abril, às 20 horas, em todos os multiplex do Cinesystem em Curitiba – nos shoppings Cidade, Curitiba e Total. Os ingressos podem ser adquiridos nos caixas dos cinemas, totens de autoatendimento, aplicativos para tablet e smartphones e pelo site www.cinesystem.com.br

*****Com sua fusão de rock e jazz, a banda de música instrumental curitibana Black Cherry realiza nesta sexta-feira (20/3), às 19h30, na Fnac Curitiba, o lançamento de seu primeiro DVD, “Eletrojam”. Gravado ao vivo num show no Parque do Atuba, tem a participação de convidados como Du Gomide, Seu Zeba, Marília Giller e Paulinho Branco. Estes dois últimos tem uma ligação mais do que próxima com o quarteto: são pais do baixista Allan Giller Branco e do baterista Ian Giller Branco, integrantes da banda ao lado do guitarrista Ruan de Castro e do percussionista Sarará.

***Tarde inesquecível para noivas***


Crédito das fotos: Namester.

Na foto 01: Bianca Swehn Scopel, Rossana Lazzarotto de Oliveira e Vivian Brotto Lemos, e as modelos Larissa Rauen (esq) e Nathália Majewski.


Na foto 02: Elizabeth Brotto (esq) e Marina Brotto Franceschi.


Na foto 03: Detalhe interior loja.

***Nesta terça-feira, um elegante evento apresentou às noivas de Curitiba o que há de melhor em vestidos, acessórios, organização e demais itens que compõem uma festa de casamento perfeita. A Soirée de Mariée foi organizada por Rossana Lazzarotto de Oliveira, Bianca Sehn Scopel e Vivian Brotto Lemos.

A tarde de noivas apresentou a nova coleção da marca francesa de vestidos Cymbeline e os acessórios da Royal Bride. “Reunimos neste evento serviços de qualidade, que garantem às noivas trabquilidade e beleza em cada item que compõem um casamento”, disse Rossana. Vestidos - a

Cymbeline Paris é uma marca francesa criada há 40 anos e uma das mais importantes no segmento noiva do mundo. Está presente em 13 países. A confecção artesanal alia design e os melhores tecidos e rendas da França. São lançados 150 modelos a cada ano e a coleção de 2015 tem como tema La vie en rose. Uma das novidades da coleção são os vestidos em tons que vão do vermelho ao rosé. A primeira loja da marca em Curitiba (e a única para a região sul do Brasil) foi possível após longa negociação, que incluiu a vinda a Curitiba de uma equipe da matriz (que fica em Nemours, a 75 quilômetros de Paris) que inspecionou todos os detalhes, incluindo localização e decoração da loja. Por trás deste negócio está Bianca Sehn Scopel, que conheceu a marca quando morou em Paris.

Bianca, que também é enóloga, apresentou no Soirée o espumante Vector Valentino, produzido na Serra Gaúcha pela família dela, a Família Scopel que possui duas adegas em Curitiba. “Produzimos os espumantes Moscatel branco e rosé, o demi-sec e o prosecco, perfeitos para casamentos pois agradam diferentes paladares. E por ser nossa produção sempre recebemos lotes novos dos produtos a preços bem competitivos”, afirmou Bianca. Acessórios - A Royal Bride, de Vivian Brotto Lemos, cuida da imagem da noiva, alugando e vendendo tiaras, flores, headbands. As peças são de estilo único e exclusivo, desenvolvidas para atender ao desejo e sonho de cada noiva, debutante ou para uma festa especial.

A RBride representa as peças das designers Carol Bassi, Thais Villella, D. Cantídio, além de acessórios importados dos Estados Unidos e Europa. O atendimento é com hora marcada. “Há peças para todos os estilos de casamentos e cerimônias, e para todos os estilos de mulheres. O toque é delicado, feminino, mas tem presença”, diz. Além do escritório de Eventos Especiais Rossana Lazzarotto de Oliveira, Cymbeline Paris, Royal Bride e Família Scopel Adega & Empório, foram parceiros do evento Danielle Arte, Classic, Olga Pellanda Maquiagem, Maria Flor, Mon Parti Presentes, Viviane Malucelli, Top View, Gazeta do Povo, RPC, Namester, Freddo, DJ Kaíque e Mada Pereira Assessoria de Imprensa.

***Yellowart Tapetes surpreende com o lançamento de coleções inusitadas***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: Arquiteta Carla Kiss, Domingos Murta Ramalho e Maria Regina Murta Ramalho, sócios-proprietários da Yellowart, e Luiz Francisco e Joana D’Arc Brugnolo Jacoski, sócios-proprietários da Artesanal Mais.

 
Na foto 02: Diretoria da Tapetes São Carlos e o indígena Iradzu.


Na foto 03: Fabiana Murta de Albuquerque, sócia-proprietária da Yellowart Tapetes, Iradzu e arquiteta Carla Kiss.


Na foto 04: o arquiteto Luiz Maganhoto, Iradzu e designer Daniel Casagrande.

***Na última terça-feira (17), a Yellowart Tapetes promoveu o Base Cocktail Party (BCP) de lançamento nacional de duas coleções da Tapetes São Carlos. O objetivo foi apresentar aos convidados, imprensa e profissionais de arquitetura e decoração o que há de mais novo e inusitado no setor de tapes.

Denominadas Raízes e Tramart, essas duas coleções são completamente diferentes uma da outra. A primeira, baseada em projetos e práticas sustentáveis, fabricada 100% com matérias-primas recicladas, com desenhos criados por povos indígenas, o que a torna única e tipicamente brasileira. A segunda é fruto da parceria entre a Tapetes São Carlos e o designer de tapetes alemão Rainer Hoefs, resultando em uma coleção que imita o tricô artesanal realidade das fábricas italianas dos anos 50 e 60, mais especificamente de San Pellegrino Terme, comuna italiana da região da Lombardia, província de Bérgamo.

O destaque da noite foi a presença do índio Iradzu, da tribo Kariri Xocó, autor de dois dos desenhos da coleção Raízes. O evento contou com a ambientação da arquiteta Carla Kiss, que utilizou móveis da Artesanal Mais para complementar a composição e exposição das novas linhas. 

Serviço: Yellowart Tapetes Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1237, Batel - Curitiba (PR) www.yellowart.com.br

***UP lança Universidade da Maturidade***


Crédito da foto: Daniel Derevecki .

***Na foto, o Professor Zair Candido de Oliveira Netto, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo e responsável pela Universidade da Maturidade,a professora Sandra Moreira de Oliveira, e Anita Zippin, do Centro de letras do Paraná - presidente da Academia de Letras José de Alencar, na aula inaugural da Universidade da Maturidade da Universidade Positivo.

***Meliá Hotels International cresce no Brasil com a abertura do Meliá Ibirapuera, novo hotel de referência em São Paulo***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Rui Manuel Oliveira.


Na foto 02: Lobby do Meliá Ibirapuera.

***A Meliá Hotels International acaba de anunciar a abertura do Meliá Ibirapuera, seu 12º hotel em São Paulo, um mercado estratégico para o posicionamento internacional da hoteleira. Nos últimos anos, a Meliá deu um forte impulso para sua expansão na região, onde exportou com grande sucesso seu modelo de gestão, gozando do privilégio de ser a hoteleira com a quarta melhor reputação. Com um total de 17 estabelecimentos abertos e outros 7 em processo de abertura, o Brasil se consolida como o país com maior presença da Companhia na América do Sul.

O Meliá Ibirapuera é a segunda abertura até o momento neste ano, depois da inauguração em Janeiro, do TRYP Belo Horizonte. Sua excelente localização na Avenida Ibirapuera, no bairro residencial e comercial de Moema, um dos distritos mais prósperos da capital paulista, faz deste hotel uma opção perfeita para visitar a cidade, seja por lazer ou negócios, já que está próximo às zonas comerciais, restaurantes badalados, museus e áreas de lazer mais importante da cidade, incluindo o popular Parque do Ibirapuera, considerado o pulmão verde de São Paulo.

O hotel, de quatro estrelas, oferece 350 apartamentos e suítes decoradas com um estilo atual e contemporâneo, equipadas com tecnologia de vanguarda e conexão wi-fi. O restaurante Giotto confirma a oferta gastronômica do hotel, que conta ainda com um lobby bar, spa, centro de fitness e piscina climatizada. A cidade de São Paulo é um dos principais centros financeiros do Brasil e, por consequência, o hotel Meliá Ibirapuera oferece amplos espaços totalmente equipados para a realização de eventos.

Seu centro de convenções, com capacidade para até 800 pessoas, oferece 12 salas de reunião flexíveis que podem ser ampliadas de acordo com as necessidades de cada evento. “Sempre esteve em nossos planos termos um hotel na região nobre de Moema. O Meliá Ibirapuera será um hotel que enriquecerá, ainda mais, nosso portfolio de produtos no Brasil”, afirma Rui Manuel Oliveira, vice-presidente da Meliá Hotels International Brasil.

Serviço: Meliá Ibirapuera Avenida Ibirapuera, 2.534 - Moema, São Paulo/SP Informações e reservas: (11) 2164-6000 ibirapuera@meliahotels.com.br

 ***Range Rover Evoque com condições especiais na Euro Import***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Euro Import oferece aos clientes Land Rover um mês de preços especiais e condições de compras ainda melhores. Até o fim de março, toda a linha do Range Rover Evoque tem taxa de 0% ao mês no parcelamento em 24 vezes, com 50% de entrada para os modelos à gasolina, e no parcelamento em 12 vezes, com 50% de entrada para os modelos a diesel.

Para aproveitar este momento especial de descontos e conhecer os carros de perto, visite uma das concessionárias Euro Import Land Rover em Curitiba e Londrina. Ou, se preferir, entre em contato pelos telefones (41) 3312-9800 ou (43) 3373-9800 para obter mais informações.

Serviço: Euro Import Land Rover www.euroimportlandrover.com.br Curitiba - Av. Pres. Arthur Bernardes, 118, Seminário – Curitiba | PR Tel: (41) 3312-9800 Londrina - Av. Tiradentes, 5665, Rodo Centro – Londrina | PR Tel: (43) 3373-9800.

***Sicredi celebra três décadas da Central PR/SP/RJ com lançamento de livro***

***A Construção da Confiança 30 anos de histórias foi o título escolhido por Domingos Pellegrini para a obra que resgata o desenvolvimento das cooperativas de crédito e investimento do Sicredi na celebração de três décadas de história. Baseado em perfis de personagens e personalidades relevantes do cooperativismo e da própria Central PR/SP/RJ, o autor londrinense reconstruiu os desafios superados no período da instituição, que, em escala nacional, atinge os seus 112 anos de atuação em 2015.

O livro traz uma frase de Rogério Mandelli Bisi, gerente do Banco Central em Curitiba, que resume o período: O Sicredi comemora a maturidade de quem passou por 30 anos de experiências bem vividas, com o vigor de quem viveu apenas os 30 primeiros anos de vida. A obra traz depoimentos de figuras importantes para a evolução do cooperativismo de crédito do Sicredi, tais como os dois primeiros presidentes, Ignácio Aloysio Donel e Seno Cláudio Lunkes, e o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

O atual presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, confia na tríade dos três E's: Ser Eficiente, Entusiasmado e Estimulante. O livro não é apenas um marco nesta celebração, mas a preservação da memória e das histórias do cooperativismo. Nossa história também indica nossos caminhos para o futuro, diz Dasenbrock. O diretor-executivo Maroan Tohmé afirma que o sucesso e o crescimento da instituição se devem ao cuidado no atendimento aos associados, algo que já se tornou uma marca nas cooperativas.

Aprendemos a ouvir as necessidades deles e explicar os produtos, serviços e soluções que ofertamos, mas sempre pensando no que é melhor para o associado, revela. Para tal, focamos na capacitação e treinamento dos colaboradores. Em última análise, nosso propósito é criar uma círculo virtuoso de confiança entre associados e colaboradores, ressalta.

Além de redigir a obra, Pellegrini também deixou o seu depoimento, afirmando que começou a redigir um livro sobre cooperativismo de crédito e, na realidade, escreveu um livro sobre confiança. O cooperativismo é o sistema que, pioneiramente, procurou essa convivência entre pessoa e sociedade, unindo para progredir e somando para potencializar, relata. A história do Sicredi é uma fonte de lições de mudanças e superações, vencendo crises para conquistar a confiança de milhões de associados com desempenho e aperfeiçoamento, resume.

A obra será lançada nesta quinta-feira (dia 19), junto com a inauguração da nova sede da Central Sicredi PR/SP/RJ em um evento para convidados e colaboradores. Em paralelo, acontece a Assembleia Geral Ordinária, que vai apresentar os resultados da cooperativa em 2014 e definir rumos estratégicos de 2015.

Veja alguns momentos importantes da história da cooperativa: 1985 É constituída a Central de Crédito Rural do Paraná, tendo dez cooperativas como fundadoras. 1993 O Sicredi PR adota a responsabilidade solidária entre as cooperativas com autofiscalização direta e indireta e passa a oferecer compensação de cheques e linhas de crédito de longo prazo aos cooperados. 1994 É aprovada a constituição de um banco do sistema de crédito cooperativo. 1996 É formado o Banco Cooperativo Sicredi, que integra as cooperativas tanto do Paraná quanto do Rio Grande do Sul. 2003 - É aprovada a Livre admissão de associados. 2004 Sicredi lança sua poupança. 2006 O principal programa de responsabilidade social da instituição, A União Faz a Vida, é implantado no município de Capanema, no Paraná.

2008 É lançado o programa de formação cooperativa do Sicredi, o Crescer, que esclarece as diferenças do sistema cooperativo para os bancos tradicionais e a forma de participação do associado. 2011 As Centrais PR e SP unen-se em um projeto inédito do Sicredi de incorporação de Centrais, criando a Central Sicredi PR/SP. 2013 Unicred Rio solicita a filiação a Central Sicredi PR/SP, possibilitando o ingresso no Rio de Janeiro e o surgimento da Central Sicredi PR/SP/RJ. 2014 Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, é o primeiro brasileiro eleito a secretário geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito da Woccu, principal instituição mundial em termos de cooperativismo.

***Compra de imóveis como investimento seguro***


Crédito da foto: Carlos Fortunato.

Na foto: Uma das últimas obras realizadas pela Construtora Baggio, a qual exala qualidade e compromisso da empresa com seu cliente.

***Tempos de instabilidade econômica costumam trazer alertas para grandes investimentos. Porém, independente do período, o setor de imóveis sempre se manteve em alta por se caracterizar como uma aplicação de riscos baixos.

Acompanhando as mudanças de mercado, a Construtora Baggio vem, ao longo de mais de 30 anos, criando diversos mecanismos e viabilidades de pagamento para que os clientes tenham mais facilidades na hora de fechar os contratos com a empresa e realizarem o sonho de construir suas casas. Para o arquiteto e gerente comercial da Baggio, Marcus Paiva, o ano de 2015 pede compras seguras. 

“Não tem investimento mais seguro que um imóvel, e a história mostra isso. Agora, é importante se pesquisar muito bem com quem vai construir, pois deve-se sempre procurar uma empresa sólida no mercado. A Construtora Baggio, por exemplo, já tem mais de 35 anos de atuação, ou seja, já passou por muitas crises e mantém seu crescimento constante a cada ano”, afirma o gerente.

A Construtora Baggio se sobressai no segmento por meio de suas vantagens de serviços e viabilidades de pagamento facilitadas e diferenciadas. Ela conta com um parcelamento próprio no qual não depende de agentes financeiros e pode ser realizado em até 90 meses, com juros de 0,63% ao mês. Além disso, a Baggio trabalha com o sistema chamado de Turn Key, em que todos os produtos e serviços inerentes à construção estão incluídos dentro do preço do metro quadrado fechado em contrato no ato da venda. “Trabalhamos com preço fechado já incluindo todo o acabamento, mão de obra, projetos e impostos. Apenas possíveis ajustes de fundação ou irregularidades dos terrenos podem ser cobrados após o projeto estrutural estar pronto, mas tudo é passado ao cliente antes”, explica Marcus.

De origem paranaense, a Baggio opera atualmente na capital Curitiba e no interior, nos municípios de Ponta Grossa, Guarapuava e litoral, e também nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Sobre a Construtora Baggio - Com mais de 30 anos no mercado, a Construtora Baggio é especializada na construção de casas de alto padrão e imóveis corporativos personalizados, sendo referência nacional no setor. Com unidades em Curitiba (PR), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG), atua, por meio desses escritórios, em diversas cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, mantendo o mesmo padrão de qualidade que fez da empresa uma das principais construtoras do mercado.

Serviço: Construtora Baggio Unidade Curitiba | Paraná - Rua Nestor Victor, 839 - Água Verde – Curitiba (PR) - Unidade Campinas | São Paulo Rua Eng. Saturnino de Brito, 207 - Vila Itapura – Campinas (SP) - Unidade Belo Horizonte | Minas Gerais Alameda do Ingá, 520 - sala 401 - Vale do Sereno – Nova Lima (MG). www.construtorabaggio.com.br

***Humorista Legendária no Risorama***


Crédito da foto: Divulgação.

***A exemplo de Alex Paim, também no Risorama, a comediante Mhel Marrer também foi roteirista do programa Legendários e já colocou muitas palavras na boca de Marcos Mion. Ela está na apresentação do dia 28 de março da mostra de stand up comedy do Festival de Curitiba.

A sessão das 19h30 já lotou, mas a organização já abriu sessão extra, às 22h. O Risorama vai de 26 a 31 de março, no Park Cultural, e tem curadoria do humorista Diogo Portugal.

***Malabarista de reputação internacional no MishMash***


Crédito da foto: Divulgação.

***O malabarista Ricardo Thomé Oliari, convidado do Mish Mash, show de variedades do Festival de Curitiba, que acontece dias 4 e 5 de abril, foi também um dos selecionados para participar do evento mais importante de circo de 2013, a Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, dividindo o palco com nomes internacionais.

Ele vai mostrar seus números que mesclam humor, música e, em especial, percussão. O MishMash acontece no Park Cultural e tem, pela primeira vez, a curadoria de Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio.

***Calça de ginástica vira tema de exposição***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma explosão de cores, formas e tramas. Após trabalhar com a relação entre pintura e objetos como computadores, monitores de TV e tablets, Rafael Alonso volta seu interesse para o universo esportivo. Em Calça de Ginástica, individual do artista que entra em cartaz na SIM Galeria a partir de 31 de março, as obras apresentadas dão continuidade a uma pesquisa que busca o vínculo entre a pintura abstrata e o cotidiano, o ordinário. 

Como um cronista do tempo presente, Alonso - apontado pela crítica como uma das revelações da arte contemporânea - faz uma apropriação dos padrões da moda e inspira-se nas bermudas de praia, roupas de academia e tênis de corrida para criar suas telas. "Eles são para mim espécies de índices do exagero.

Exagero cromático, temático e de consumo. Muito embora eu esteja mais interessado na visualidade, é impossível não especular sobre consumo", conta o artista. Entre as camuflagens de suas pinturas e as sobreposições de cores, Alonso explora os excessos e expõe, de forma crítica, o consumo desenfreado. As obras também demonstram o interesse do artista pelo uso que a indústria têxtil e da moda faz das cores e formas como apelo comercial e estético. "Há um certo descarte e rapidez no uso desses tênis, calças e shorts.

E essas características de certa forma são deslocadas para uma pincelada rápida e veloz que Alonso aplica sobre as telas. Se a indústria da moda vende seus produtos como algo que reflete um despojamento, um bem-estar consigo mesmo, as pinturas de Alonso convergem para um ponto distante: comportam-se de forma estranha a esse corpo disciplinado", explica Felipe Scovino, autor do texto crítico sobre a exposição. 

Este caráter irônico, aliado à profusão de cores, ainda confere um toque pop para as obras. Formado em pintura e mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, o artista plástico já recebeu o prêmio SIM Artes Visuais (2008) e participou de uma série de exposições, dentre elas: Rafael Alonso (Galeria de Arte do SESC - Niterói, 2005), Caos e Efeito (Itaú Cultural - São Paulo, 2011), Pintura Ampliada (Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza, 2011) e Panorama (Oi Futuro - Rio de Janeiro, 2013).

"O trabalho de Alonso oxigena o estado da pintura contemporânea, numa cena em que muitas vezes penso estar inchada de 'novos' valores, métodos ou estratégias, todos eles, claro, bem questionáveis. Seu trabalho expõe as incongruências da sociedade, experimenta outros campos de atuação para a cor ao mesmo tempo em que não retira a pintura do seu modelo crítico de refletir sobre o seu tempo e lugar", afirma Scovino. Calça de Ginástica fica em cartaz na SIM Galeria até 02 de maio.

Serviço: Exposição Calça de Ginástica - Individual de Rafael Alonso Local: SIM Galeria – Alameda Presidente Taunay, 130 A – Batel – Curitiba (PR) Abertura: 31 de março de 2015 Período: de 1º de abril a 02 de maio de 2015.

***Mostra homenageia 20 anos do Pé no Palco***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em 2015 comemora-se os 20 anos do Pé no Palco, escola de teatro de Curitiba que realiza constante produção cultural, seja por meio das aulas de teatro como por meio das montagens teatrais da companhia profissional. Para celebrar a ocasião, será realizada durante o Festival de Teatro de Curitiba uma mostra especial no Portão Cultural. As atividades incluem 10 diferentes espetáculos teatrais, um da Mostra Oficial, além de apresentação musical e quatro exposições fotográficas que contam, por meio de imagens, as duas décadas de Pé no Palco. Única peça local a integrar a Mostra Oficial do Festival de Curitiba, “Ensaio para um Adeus Inesperado” é um texto que aborda questões existenciais e profundas que se desdobram nas narrativas de uma mãe, cujo filho se matou sem deixar nenhum bilhete.

Os atores Fátima Ortiz e Pedro Bonacin dão vida ao espetáculo, dirigido por José Simões e Jean Carlos Sanchez, com roteiro de Sérgio Roveri. A estreia ocorre nos dias 27, 28 e 29 de março, às 21h, no Portão Cultural. Mais de dez anos após estrear na Mostra Oficial do Festival de Teatro, o espetáculo “O Conto da Ilha Desconhecida” volta para a programação do evento, com duas apresentações, nos dias 3 e 4 de abril, às 19h. O texto de José Saramago trata da trajetória de um homem que desafia o rei para sair pelo mundo em busca de uma ilha que ninguém conhece. Em uma linguagem bem humorada e cheia de metáforas, são abordados temas como amor e a busca infinita pelo autoconhecimento.

A comédia “O Amor Seja como For” mostra quatro atores que se revezam em 30 personagens vivendo situações impagáveis da vida real. Para as crianças, a opção é a peça “Que História é Essa?”: num reino de faz de conta, um rei, uma rainha e um enigma para ser decifrado por quem deseja conquistar o coração da princesa: como se conta a história de tudo e se abre as janelas do mundo? Diversas companhias parceiras do Pé no Palco também se apresentam na mostra. A banda teatral performativa Vulcanióticos apresenta, no dia 30 de março, às 21h, o show “Traje de Gala”. A Súbita Companhia de Teatro o espetáculo “Câmera Escura”, e a Mataveri Cultural volta em cartaz com “O Incrível Menino Preso na Fotografia”.

Os alunos do Pé no Palco também se apresentam na mostra, com as peças “O Tempo é Fluído Aqui”, “Uma Esperança no Inferno” e “Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não”. Os participantes dos projetos socioculturais da escola, em que alunos de escolas públicas fazem aulas gratuitas de teatro, também participam do Festival com apresentações previamente agendadas para escolas. Para completar a mostra, quatro exposições fotográficas contam a história do Pé no Palco. São imagens destes 20 anos de cursos livres, das montagens profissionais, dos projetos socioculturais e uma mostra especial com imagens da fundadora do espaço, a atriz, diretora, escritora e arte educadora Fátima Ortiz. As exposições já estão em cartaz e ficam até 24 de maio, com entrada franca.

Serviço: Ensaio para um Adeus Inesperado (ESTREIA) Dias 27, 28 e 29 de março às 21h O Conto da Ilha Desconhecida Dias 3 e 4 de abril às 19h - O Amor seja como for Dias 4 de abril às 21h e 5 de abril às 19h - Que História é Essa? Dias 28 e 29 de março às 16h - Show da banda Vulcanióticos Dia 30 de março às 21h - Câmera Escura Dia 31 de março às 20h - O Incrível Menino Preso na Fotografia Dias 1 de abril às 20h e 2 de abril às 18h e 20h - O Tempo é Fluído Aqui Dias 25 e 26 de março às 22h - Uma Esperança no Inferno Dias 1 e 2 de abril às 22h - Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não Dias 3 de abril às 21h e 4 de abril às 23h.

Ingressos: preços variados, à venda nas bilheterias oficiais, no site do Festival e uma hora antes de cada espetáculo na bilheteria do teatro Portão Cultural – consulte em www.festivaldecuritiba.com.br

Exposição Linha do Tempo - Espetáculos dos cursos livres de teatro – 20 anos. Exposição Arte Educação - Projetos socioculturais. Exposição Companhia Pé no Palco - Espetáculos da companhia estável. Exposição Mãos de Fátima - Um ensaio do improviso. Fotos de Edu Camargo, Mariza Tezelli, Laiz Zotovici, Olívia D’agnoluzzo e Marina Tortelli. Período expositivo: até 24 de maio de 2015. Entrada gratuita. Local: Portão Cultural Av. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba/PR. Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. Fone: (41) 3229-4482.

Nenhum comentário:

Postar um comentário