sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Coluna do dia 28/02/14

*** Peça Contrações no Festival de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma corrosiva crítica ao mundo corporativo é o pano de fundo de “Contrações”, espetáculo do Grupo 3 de Teatro, estrelado por Débora Falabella e Yara Novaes. A partir do texto do autor inglês Mike Bartlett, o que se vê em cena é um retrato de contradições que se movimentam no universo de trabalho. Reconhecida por seu trabalho com o grupo mineiro Espanca! – que ganhou impulso nacional com o sucesso da peça “Por Elise”, no Fringe, em 2005, na 14.ª edição do Festival de Curitiba -, Grace Passô assina a direção. A montagem trabalha intensamente com frases repetidas trazendo novos sentidos a cada vez, no que Yara vê uma “elaboração quase musical”. 

As duas atrizes recriam os conflitos de um ambiente de escritório no qual gradativamente os personagens vão abrindo mão de suas vidas e éticas pessoais em prol do trabalho. A tensão se estabelece com a regra que proíbe relacionamentos entre colegas de trabalho e Ema (Débora Falabella) acaba confessando à diretora de recursos humanos (Yara de Novaes) seu relacionamento conjugal com um colega. A partir daí, situações absurdas se sucedem, envolvendo as duas numa trama que fará a funcionária acreditar nos argumentos da chefe e enveredar por um perigoso caminho.

Quarto espetáculo do grupo criado em 2006, “Contrações” é a segunda montagem com texto estrangeiro. Diretora do grupo, desta vez Yara queria atuar. “Temos uma autonomia para escolher o que e com quem trabalhar, mas a partir do momento que entregamos a direção para alguém em quem acreditamos, ela fica responsável por isso e pela gente também”, pontua Débora, que gosta da ideia de ter um outro olhar na criação. O processo de construção deste trabalho contou com uma série de leituras realizadas pelo interior de São Paulo, o que permitiu aos envolvidos ir tomando consciência do impacto do texto nas pessoas. “Com essas leituras vimos que o que tratamos no palco faz parte da vida de hoje, época em que realmente você fica submisso ao mundo do trabalho”, pondera Débora. “Foi muito interessante escutar o público e ver a reação ao que a gente falava no texto, como ele bate nas pessoas e compreendemos o seu poder”, completa.

A diretora também destaca a importância das leituras. Nelas, argumenta, foi possível experimentar o texto em sua verve original. “Ele foi escrito para rádio, então existe nele uma estrutura sonora e essa experiência trouxe uma especificidade para o trabalho, porque desde o início tínhamos o olhar do público, a noção do impacto que é ouvir uma história surreal como esta”, diz Grace Passô. 

A diretora convidada diz ainda que a experiência lhe ajudou no exercício da síntese da cena. “Imagens, situações e formas resolvem uma cena de maneira sintética, concisa e clara”, diz, acrescentando que foi um exercício importante para todos entender como é construir um espetáculo em que “a palavra é a ação”.

Serviço: Contrações – Grupo 3 de Teatro (SP) Dias 28 e 29 de março, às 21h - Teatro Bom Jesus www.festivaldecuritiba.com.br.

***Brava Beach promove evento Comida de Boteco no sábado de Carnaval***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Neste sábado (1º), o Grupo Brava Beach entra em clima de Carnaval e recebe um seleto grupo de convidados para o evento "Comida de Boteco". Petiscos, bebidas típicas de bar e música ao vivo darão o tom ao evento carnavalesco programado para o fim de semana de Carnaval. O som e a diversão ficam por conta da banda Confraria do Samba.

A festa já tem a presença confirmada do ator e modelo Paulo Zulu - que já foi estrela de novelas e do cinema - e Diego Cristo - modelo internacional e ator global com participações nas novelas Saramandaia e Caras & Bocas. Em Caras & Bocas, novela que está sendo reprisada pela emissora, Diego interpretou o borracheiro Dino.


A dupla de bonitões deixou de lado os badalados carnavais do eixo Rio-Salvador para aproveitar as belezas naturais da Praia Brava, em Itajaí. Além deles, são esperados para o feriado os clientes e parceiros do Grupo Brava Beach, imprensa e convidados especiais. O evento, marcado para começar às 20h, terá entre as surpresas a exposição dos últimos lançamentos da Land Rover.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Jacqueline Vieira Lemos, superintendente do ParkShoppingBarigüi, e Silvia Pires Omairy, gerente de marketing do shopping, estão a todo vapor com os preparativos da segunda edição da Party at the Mall, que já tem data definida: 20 de março. A grande festa da moda terá novos anfitriões neste ano, que receberão seus convidados nos exclusivos lounges que tomam conta do mall do shopping e transformam em festa uma experiência única de compra.

*****O Vivamil, o 1º comprimido energético e 1º shot de Cafeína Pura do Brasil, preparou diversas ações para o Carnaval de 2014, no litoral paranaense. Nesta sexta-feira (28) à tarde e no sábado (01) pela manhã, todas as pessoas que estiverem viajando para as praias pela BR 277 receberão uma amostra do produto ao parar nos seis acessos do pedágio, sentido litoral.

*****O TAJ Curitiba apresenta sua agenda para o feriado de Carnaval. Em clima de comemoração do prêmio de Melhor Bar do Brasil, recebido na última semana em São Paulo no Cool Awards 2014, a casa indo asiática terá o DJ Chuva no comando das pick ups nas noites de sexta-feira, sábado e domingo, quando o DJ Alex Soul fará o warm up do Classic Sunday. Na segunda-feira, 3 de março, o destaque da noite é o sushi bar, que tem suas delícias a 50% off. Na terça-feira, 4, o bar estará fechado, reabrindo no dia seguinte, quarta-feira, com apresentação do DJ Bruno Belotto.

*****O VITA Curitiba acaba de inaugurar a segunda fase do Centro Médico do Hospital. Considerado um dos conjuntos hospitalares de maior qualidade no País e um dos mais importantes do Paraná, com 127 leitos, sendo 32 de UTI Geral e 10 de UTI Pediátrica, e sete salas cirúrgicas, o VITA Curitiba é referência no atendimento de alta complexidade. Com a conclusão de mais nove consultórios e salas de procedimento, o Centro Médico passa a contar com 23 consultórios.

*****A apresentadora Sabrina Sato escolheu a cor dourado para decorar suas unhas neste Carnaval. Nos seis dias de folia - a maratona dela começa nesta sexta e só termina na Quarta-Feira de Cinzas) -, Sabrina usará o esmalte Spotlight da sua coleção Instaglam, da BEAUTYCOLOR. Musa do camarote Brahma no sambódromo paulistano, ela desfila no sábado, como Rainha de Bateria da Gaviões da Fiel. Sabrina escolheu o dourado para esmaltar suas unhas para poder combinar com todas as suas fantasias e garantir um brilho a mais.

*****O Palladium Shopping Center faz questão de marcar as datas especiais, por meio de ações diferenciadas, com a intenção de prestigiar os clientes. Sendo assim, para marcar a passagem do Dia da Mulher, no próximo dia oito de março, o Palladium, em parceria com a Racco, irá distribuir kits de gloss labial e delineador para os olhos. A ação ocorre no sábado, dia 8/3, das 10h às 22h, ou enquanto durarem os brindes. 

***Horários dos principais Shoppings da cidade no feriado de carnaval***

***ParkShoppingBarigüi***

 ***Durante o feriado prolongado de Carnaval, o ParkShoppingBarigüi funcionará em horário normal no final de semana (dias 01 e 02) e em horários especiais nos outros três dias de folia. Na segunda e terça-feira de Carnaval, (dias 03 e 04), as lojas do ParkShoppingBarigüi ficarão fechadas e somente a praça de alimentação funcionará nesses dois dias das 12h às 21h. Na quarta-feira de Cinzas, todas as lojas e operações de alimentação funcionam normalmente das 12h às 23 horas. Já os restaurantes do Park Gourmet ficarão abertos em horários distintos durante o feriado. 

No sábado de Carnaval, das 12h às 24h. No domingo, o horário de funcionamento será das 12h às 22h. Na segunda, das 12h às 23h. Na terça, todos os restaurantes funcionam das 12h às 23h e na quarta-feira de cinzas funcionam das 12h às 24h. O shopping informa que a bilheteria oficial do Festival de Curitiba segue com horários diferenciados: nos dia 03 e 04 funciona das 14h as 20h. O ParkShoppingBarigüi é, mais uma vez, a "casa" de três importantes mostras do Festival de Curitiba - Risorama, Mish Mash e Guritiba -, que serão realizadas no palco do ParkCultural, já a Feira Book Lovers kids, que acontece no mall do shopping, segue o horário de funcionamento das lojas durante o final de semana e na segunda e na terça funciona das 14 às 20 horas.

***Estação e Curitiba***

***Os Shoppings Estação e Curitiba vão funcionar em horário especial neste Carnaval. Quem vai passar o feriado na capital pode aproveitar as diversas opções de lojas, praça de alimentação e áreas de lazer que os espaços oferecem. No sábado (1º), as lojas funcionam das 10h às 22h. Praça de alimentação e outras atividades de lazer nos dois locais estarão abertas a partir das 10h e fecharão às 22h no Shopping Curitiba e uma hora depois, às 23h, no Estação. As lojas ficam abertas das 14h às 20h, no domingo (02), mas na segunda (03) e terça-feira (04) permanecem fechadas. Já na quarta-feira de cinzas (05) funcionarão das 12h até 22h. Os espaços de lazer e as praças de alimentação permanecem abertos das 11h às 22h, de domingo à quarta-feira.

***Shopping Mueller***

***O Shopping Mueller estará aberto ao público em horário especial durante o feriado de Carnaval. Nos dias 3 e 4 de março, não haverá atendimento nas lojas, no entanto, a Praça de Alimentação e os espaços de lazer funcionarão normalmente, das 11h às 22h. No dia 5, as lojas, Praça de Alimentação e lazer irão praticar o mesmo horário: das 12h às 22h. Nos demais dias, o Shopping Mueller funcionará em horário normal.

***RISORAMA DIVULGA PROGRAMAÇÃO***



Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O humorista Diogo Portugal.

***O Risorama divulga sua programação para a edição 2014, que acontece de 29 de março a 3 de abril no Park Cultural (ParkShopping Barigui). Como já é tradição, o evento reúne uma seleção de grandes artistas, promovendo um encontro de novas gerações do humor nacional e talentos já consagrados. Diogo Portugal, criador e curador do evento, será acompanhado por Márcio Ballas na apresentação, com um elenco de mais 30 convidados. Os ingressos já estão à venda no site www.festivaldecuritiba.com.br.

Cada uma das seis noites trará elenco variado de sete humoristas, com inicio às 20h. Para receber o público, o espaço do ParkCultural terá a ambientação de um grande bar, com direito a mesas, garçons e cardápio de petiscos e bebidas. Um grande sucesso de público, o Risorama integra o Festival de Curitiba há onze anos. Entre as novidades deste ano está a presença do humorista Márcio Ballas como mestre de cerimônia. Ator, palhaço e improvisador, ele é apresentador do programa “Cante se Puder” (SBT) e integrante do programa Os Incríveis, da National Geographic, entre outros trabalhos de destaque na TV. No teatro, participa do espetáculo “Jogando no Quintal”, que ficou em cartaz por sete anos em São Paulo com grande sucesso, e já atuou ao lado da companhia Barbixas de Humor.

Diogo Portugal conta que o sucesso do Risorama se dá pela mistura de diferentes estilos e pela presença de humoristas já bastante conhecidos do público e de novos com muito potencial. "Sou uma espécie de olheiro do humor, sempre em busca de novos talentos para trazer ao Risorama", diz ele. “A cada ano temos grandes revelações e também o encontro de nomes conhecidos. Não é a toa que o Risorama já foi apelidado de colônia de férias dos humoristas, pois o clima é de festa e celebração total”. O formato de humor ao estilo stand up comedy, quando chegou ao Festival de Teatro de Curitiba ainda era novidade no Brasil. Mas o crescimento do interesse desde a primeira edição do Risorama, em 2003, é evidente: na época, a mostra de humor tinha apenas um dia. Na edição 2014, terá mais de 40 artistas se revezando nas seis noites de festa.

Programação (sujeita a alterações, devido à agenda dos artistas).

DIA 29 – sábado Marcio Ballas Diogo Portugal Marcelo Marrom e Rodrigo Capella Rafael Cortês Marco Luque Rafinha Bastos Nigel Godman.

DIA 30 – domingo Marcio Ballas Diogo Portugal Helio Barbosa Mauricio Meirelles Guri de Uruguaiana Micheli Machado Robson Nunes.

DIA 31 – segunda Marcio Ballas Diogo Portugal Claudio Torres Rudy Landucci Melhores do Mundo Gustavo Mendes Paulinho Serra.

DIA 01 – terça Marcio Ballas Diogo Portugal Murilo Gun Afonso Padilha Miau Carraro Fabio Lins Rodrigo Jacaré DIA 02 – quarta Marcio Ballas Diogo Portugal Fabio Porchat Fernando Caruso Fabio Silvestre Victor Sarro Claudio Carneiro.

DIA 03 – quinta Marcio Ballas Diogo Portugal Fabio Rabin Criss Paiva Dinho Machado Octavio Mendes *Artista a ser confirmado.

***Desfile das escolas de samba será neste sábado, na Marechal Deodoro***

***A Avenida Marechal Deodoro volta a receber neste sábado (1º), depois de 15 anos, o desfile das escolas de samba de Curitiba. A festa começa às 18h30, com os blocos carnavalescos, e deve terminar por volta das 5h de domingo, com a passagem da escola campeã de 2013, a Acadêmicos da Realeza. Para festejar esse retorno do Carnaval para o centro da cidade, as escolas e blocos prometem um desfile com muito brilho e animação. O primeiro a entrar em cena é o Bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba. 

Há mais de 20 anos o Afoxé é responsável por fazer o ritual de “purificação” da avenida, garantindo bons fluidos para a festa. O Bloco Derrepent vem na sequência e é outro tradicional participante dos desfiles de Curitiba. Formado por moradores do bairro Rebouças, o Derrepent desta vez vai homenagear os 40 anos do Zé Gotinha, personagem das campanhas de vacinação. Todos os integrantes da bateria estarão vestidos de Zé Gotinha, e os demais participantes com fantasias e adereços nas cores amarelo e vermelho. O Rancho das Flores, formado por aproximadamente 400 idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS), leva para a avenida o enredo “Rancho das Flores – 25 anos de alegria na Copa 2014”. Os 25 anos do bloco (criado em 1989) e o futebol são os temas das fantasias, adereços e da marchinha que conduzirá a apresentação. Escolas – Oito escolas de samba estarão participando do desfile este ano.

As primeiras a se apresentar, a partir das 21h, são as do grupo B – Imperatriz da Liberdade, Unidos de Pinhais, Bairro Alto e Internautas, cujos enredos enaltecem Curitiba e a cultura popular. “Parintins: o Festival da Ilha Encantada” é o tema escolhido pela escola “Imperatriz da Liberdade”, para enaltecer a riqueza cultural do Norte do país e homenagear o famoso Festival Folclórico de Parintins. A Unidos de Pinhais traz no seu samba-enredo “O dia a dia ... Aos quatro dias... Da labuta à folia” um apelo para que os foliões aproveitem os quatro dias de Carnaval para pular, sambar e ser feliz, deixando de lado os problemas e as tristezas da vida. Com o enredo “Buscando as cores do meu país, busquei nova terra pra ser feliz. Sou imigrante!”, a Associação Unidos do Bairro Alto presta uma homenagem a todas as etnias que fizeram a história de Curitiba. A escola de Samba Os Internautas resgata a tradição do Balé Teatro Guaíra, lembrando suas principais produções no enredo “Nos palcos do Teatro Guaíra, o balé de Pinhais constrói a sua história”. Com maior número de integrantes e de carros alegóricos, as escolas de samba do grupo A são as últimas a entrar na avenida.

A Leões da Mocidade deve dar a largada por volta da meia-noite, apresentando “Meus tambores anunciam: sorria você está na Bahia”, que destaca os encantos, as belezas naturais, a diversidade e a musicalidade da Bahia. A Embaixadores da Alegria preparou o enredo “Sobre nosso olhar e inspiração... A essência dá o tom da folia”, mostrando que o Carnaval é uma arte que requer trabalho, talento e inspiração. “Quero brincar de ser mau!!! Mocidade faz buuu...Neste Carnaval” foi o tema preparado pela Mocidade Azul, que desta vez levará para o desfile bruxas, fantasmas, zumbis e outros personagens para “aterrorizar” as arquibancadas. Por último, a Acadêmicos da Realeza vai disputar o título com o enredo “E o mundo vem dançar no compasso da Realeza”, encenando os mais variados estilos de dança. Um corpo de jurados acompanhará todo o desfile, atribuindo notas para os quesitos: enredo, samba-enredo, bateria, ala das baianas, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias, conjunto e harmonia.

A apuração será no domingo (2), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba, quando será anunciada a escola campeã do Carnaval 2014. Bailes populares – A Fundação Cultural de Curitiba promove também bailes populares no Ginásio de Esportes do Bairro Novo, nos dias 3 e 4 de março (segunda e terça-feira). Com animação da Banda LeFigarroo, os bailes infantis acontecem das 15h às 19h, e para os adultos, das 20h à meia-noite. A entrada é gratuita.

Programação: Desfile das Escolas de Samba Dia 1º de março (sábado), a partir das 18h30, na Avenida Marechal Deodoro (entre a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Marechal Floriano) Ordem de apresentação: Blocos: Afoxé Derrepente Rancho das Flores Escolas do Grupo B Imperatriz da Liberdade Unidos de Pinhais Bairro Alto Internautas Escolas do Grupo A Leões da Mocidade Embaixadores da Alegria Mocidade Azul Acadêmicos da Realeza Apuração – Campeã do Carnaval 2014 Dia 2 de março (domingo), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário