sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Coluna do dia 21/02/14

***COMEÇAMOS À PARTIR DE HOJE A DIVULGAÇÃO DE ALGUNS DOS MAIS IMPORTANTES ESPETÁCULOS DO FESTIVAL DE CURITIBA 2014***

O humor reflexivo do romeno Matéi Visniec em dose dupla


Crédito da foto: Divulgação.

***O diretor Gilberto Gawronski, figura frequente e sempre esperada do Festival de Teatro de Curitiba, e a comediante Guida Vianna, cujo trabalho o público pôde conferir no cinema em “Minha Mãe é uma Peça” e na tevê em “As Canalhas”, são o elenco de "2 X Matei", que traz o humor reflexivo de dois textos do romeno Matéi Visniec. O espetáculo faz sua estreia na Mostra 2014 e tem apresentações no Guairinha, dias 26 e 27 de março às 21h.

O primeiro texto da montagem é “O Último Godot”. Escrito em 1987, leva à cena um personagem que sequer existe reivindicando uma participação maior na de Beckett, "Esperando Godot". Em “O Rei, o Rato e o Bufão do Rei”, o segundo texto escolhido para compor o espetáculo, um rei e um bufão esperam num calabouço suas execuções, enquanto o povo que depôs o regime os esqueceu, em festa nas ruas. O nome do espetáculo, que está na Mostra 2014 do Festival, é uma referência à celebre montagem 4 X Beckett, de Gerald Thomas, homenageando assim dois artistas que foram mestres dos dois atores: Sérgio Britto e Ítalo Rossi.

Além da unidade temática do autor, o diretor Gilberto Gawronski destaca a temática da hierarquia vista como algo risível. A abordagem do tema é simples e sofisticada, num teatro que investe mais na mediação das palavras e menos na das pirotecnias cênicas. "O grande interesse que o público pode ter em “2 X Matei” é o quanto ele fala de nossas atuais insatisfações sociais", diz Gawronski. Gawronski cita o autor ao justificar a montagem. “O artista tem de ser sutil para reconhecer as formas de manipulação por meio da publicidade, da moda, da indústria de entretenimento, da sociedade de consumo, dos slogans de comércio e da linguagem das mídias. Com frequência, nesses países 'livres', onde o ditador é o mercado, descobre-se que a lavagem cerebral se esconde atrás da máscara da liberdade. Portanto, é uma tarefa mais difícil identificar o mal nas sociedades democráticas, mas é essa a missão dos artistas”, afirma Matei Visniec.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Os 60 anos de dedicação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Curitiba, serão comemorados nos dias 19 e 21 de março, com apresentação do tradicional balé “O Quebra-Nozes”, no Teatro Guaíra, e jantar dançante no Salão Azul do sofisticado Clube Curitibano, respectivamente. Os convites já estão à venda a R$ 100. Mais informações sobre as festividades e a venda de convites podem ser obtidas na Secretaria da Rede Feminina pelo telefone (41) 3266-9303.

*****Neste domingo, 23 de fevereiro, a atração principal do Classic Sunday do TAJ Curitiba é o DJ e produtor musical Rafael Araújo. O warm up fica por conta do DJ Diego Palladino, residente da casa.

*****Reunindo executivas de Finanças e demais convidadas, o IBEF Mulher realiza nesta terça-feira (dia 25), às 19h30, palestra-show em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O grupo integra o IBEF PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná). A apresentação fica por conta de Tania Gomez, que vai sensibilizar as mulheres sobre sua história de superação do câncer de mama. Tania é presidente do HUMSOL (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social), que representa o movimento Outubro Rosa no Paraná. O encontro acontece no Restaurante Pizza na Pedra (R. Conselheiro Carrão, 397).

*****Sucesso desde sua abertura em 2004, o badalado bar indo asiático TAJ conquistou na noite de 19 de fevereiro, durante cerimônia realizada em São Paulo, o prêmio de melhor bar do Brasil pelo renomado Cool Awards.

*****Nome em ascensão no cenário atual da música curitibana, Dabliu Júnior apresenta neste sábado (22), às 19h, no Teatro do Paiol, o show “A Borboleta e o Vagalume”, interpretando canções que vão compor o seu segundo disco, a ser lançado ainda este ano. Neste espetáculo, o músico antecipa ao público o seu novo trabalho, com muitas surpresas e participações especiais.

*****A presidente da rede Shishindo de spas, Soon Hee Han, acaba de assumir a coordenadoria da Comissão de Empreendedorismo da BPW Curitiba. Fundada em 1930, em Genebra, na Suíça, a BPW Internacional tornou-se uma das redes internacionais mais influentes de mulheres profissionais e com filiais em mais de 95 países, nos cinco continentes.

*****Pelo segundo ano consecutivo, a Ecovia faz parceria e mantém apoio ao Festival de Teatro de Curitiba. O evento chega a sua 23ª edição em 2014 com mais de 450 espetáculos, que acontecem entre os dias 25 de março e 6 de abril, transformando a cidade em um verdadeiro palco.

*****Depois de anunciar nomes de peso como Gong, Moraes Moreira, Almir Sater, Yamandu Costa, Módulo 1000, Made in Brazil, Di Melo e Wander Wildner, a organização do Psicodália – Carnaval de 2014 fechou o line up com a confirmação do cantor e compositorbaiano Tom Zé. Ele apresentará seu emblemático show “Lixo Lógico”, que celebra e repensa o movimento tropicalista, responsável por exercertão forte influência na música e na cultura brasileira.

*****No último fim de semana de pré-carnaval em Curitiba, o bloco Garibaldis e Sacis faz duas apresentações com a participação de convidados especiais. No sábado (22), a partir das 15h, o bloco desfila pela Avenida São José dos Pinhais, no bairro Sítio Cercado, ao lado da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade e do Cortejo Real do Carnaval 2014. No domingo (23), a partir das 15h, a folia continua na Marechal Deodoro com a festa 'invertidos', tema escolhido todos os anos para fechar o pré-carnaval dos Garibaldis e Sacis em que homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem.

***Parceira Brasil-Espanha*** 


Crédito da foto: FAE/Divulgação.

Na foto: da esquerda para a direita: Saturnino Hernando Gordo, cônsul honorário da Espanha, em Curitiba; Ricardo Martinez, cônsul geral da Espanha no Brasil; Frei Nelson José Hillesheim, reitor da FAE Centro Universitário, e Pedro Eusebio Cuesta, diretor do Instituto Cervantes. 

***O reitor da FAE Centro Universitário, Frei Nelson José Hillesheim, recebeu o cônsul geral da Espanha no Brasil, Ricardo Martinez, e o cônsul honorário da Espanha em Curitiba, Saturnino Hernando Gordo, na última semana. O objetivo da reunião foi o fortalecimento da parceria entre a FAE e o Instituto Cervantes, que foi representado pelo diretor, Pedro Eusebio Cuesta. O acordo entre as duas instituições prevê benefícios para alunos e funcionários da FAE no ensino da língua espanhola. O encontro também serviu de plataforma para discutir futuras parcerias acadêmicas com universidade espanholas. 

***FROM SÃO PAULO***
Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Miriam Mehler, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé estreiam A ÚLTIMA SESSÃO, escrita e dirigida por Odilon Wagner


Crédito das fotos: João Caldas.

***Inspirado pelo desejo de ver um grupo de grandes atores da maturidade reunidos no mesmo palco, Odilon Wagner – que se dedica a este projeto há cinco anos - escreveu a peça (que também dirige) A ÚLTIMA SESSÃO. A estreia aconteceu dia 16 de janeiro, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo e fica em cartaz até final de abril em São Paulo. Elenco é formado por atores que ajudaram a escrever a história do teatro e da TV brasileira.


Laura Cardoso (pioneira da televisão brasileira com quase 70 anos de carreira, é a atriz mais premiada do Brasil), Nívea Maria (com quase 50 anos de carreira, é presença ininterrupta na televisão desde 1964), Etty Fraser (uma das fundadoras do Teatro Oficina, atua há 55 anos profissionalmente no Brasil), Sonia Guedes (com 60 anos de profissão, foi recentemente premiada por seu trabalho no filme “Histórias que só existem quando lembradas” incluindo melhor atriz nos Festivais de Abu Dhabi e de Santa Maria Da Feira – além de menção especial a sua atuação, no Festival de RiverRun). 

Sylvio Zilber (além de ator profissional há mais de 50 anos, é diretor de teatro e um dos fundadores do Teatro Escola Macunaíma, que dirigiu por 14 anos), Miriam Mehler (uma das fundadoras do Teatro Paiol, completa 56 anos de carreira), Gésio Amadeu (com 45 anos de carreira soma mais de 40 trabalhos em TV), Gabriela Rabelo (atriz, dramaturga, professora e diretora de teatro, completa 45 anos de profissão) e Yunes Chami (em 45 anos de carreira, participou em mais de 50 montagens de espetáculos teatrais – como ator e diretor).


O autor e diretor Odilon Wagner, aos 44 anos de carreira, coleciona em seu currículo 19 peças de teatro, 32 novelas e 14 filmes. Como produtor teatral, já levantou 11 peças. A ÚLTIMA SESSÃO também homenageia todos os trabalhadores veteranos do teatro, representados na peça por Marlene Collé (que trabalha como costureira, cabeleireira e camareira há mais de 25 anos) e faz uma participação especial no espetáculo. Vale lembrar que Marlene cantou na inauguração do Teatro Nacional de Brasília.

SINOPSE:  A história se passa durante o almoço de domingo no Clube Inglês, onde amigos entre 75 e 85 anos de idade reúnem-se semanalmente. São personagens engraçados e dinâmicos, como são as pessoas dessa faixa etária nos dias de hoje. Um grupo de amigos que convive com humor e picardia, conduzindo essa comédia de costumes num ritmo contagiante. Até que um dos participantes, um ator amargurado com o rumo que sua vida tomou, resolve fazer um acerto de contas com os parceiros de jornada, inspirado em A Tempestade, de Shakespeare. Verdades dolorosas misturadas com situações cômicas levam a grandes revelações e a um final surpreendente.

A ÚLTIMA SESSÃO é uma história sobre o amor na maturidade, sobre a mudança de paradigmas em relação aos valores da (e na) maturidade. Escorado principalmente na força da interpretação e no magnetismo que o ator experiente pode oferecer, o espetáculo se constitui de grandes embates com alta voltagem cômica e emocional.

SERVIÇO: A Última Sessão, no Teatro Shopping Frei Caneca.
Temporada: quintas, às 16h. sextas e sábados, às 21h. domingos, às 18h. Duração: 90 minutos. Até 27 de abril. Teatro Shopping Frei Caneca [600 lugares] rua Frei Caneca, 569 - 7º Andar.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário