sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Coluna do dia 07/02/14

***MONÓLOGO COM GREGÓRIO DUVIVIER FAZ TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA NESTE FINAL DE SEMANA***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta sexta ás 20h e sabado 18h, sessão extra, e ás 20h sessão normal, e domingo ás 19h a remontagem de “Uma Noite na Lua”, peça de maior sucesso de público e crítica do autor e diretor teatral João Falcão. Encenada pela primeira vez em 1998, o monólogo cômico protagonizado por Marco Nanini recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, o Shell de melhor autor e o Sharp de melhor espetáculo. Na nova montagem, quem encarna “um homem em cima de um palco pensando alto” é o ator Gregório Duvivier, um dos roteiristas e criadores do portal de humor Porta dos Fundos. O papel já lhe rendeu o Prêmio da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro – APTR 2013 de Melhor Ator.

Duvivier encara o desafio de, sózinho em cena, passear pela imensa gama de emoções que surgem a todo instante a partir do acelerado fluxo de pensamento do personagem – um escritor sem obras que luta para, enfim, terminar uma peça sobre um homem solitário que processa suas ideias em cima de um palco e vive às turras com a recordação de Berenice, sua ex-mulher. Experiente no universo do humor, o ator tem a oportunidade de exercitar sua verve cômica na plenitude, desta vez sob a direção de uma figura familiar: João Falcão, pai de sua namorada, a atriz Clarice Falcão – os três já foram parceiros em outros trabalhos, como na série “Louco Por Elas”, da TV Globo, escrita pelo casal e dirigida por João Falcão. “A peça é cômica, poética, dramática e romântica ao mesmo tempo. É hilariante e arrebatadora. É o texto mais completo que eu já li”, avalia Duvivier. Este é o primeiro monólogo do ator, cria do Tablado, onde encenava produções com elenco numeroso.


 “A peça fala da dificuldade de se pensar numa coisa quando você só pensa em outra. Não somos uma pessoa só, mas uma multidão de pessoas, sós, e a peça transpõe para o palco a balbúrdia dessa multidão. Nesse sentido, não se parece com um monólogo, mas com uma peça enorme, com números musicais e grande elenco”, avalia o intérprete, que vem do sucesso “Inbox”, comédia romântica teatral escrita em parceria com a namorada, e estrelada por ele e pela atriz Maria Eduarda. 

Ao contrário da montagem anterior, de cenário grandioso e cheia de efeitos visuais, o novo espetáculo de 60 minutos foi pensado com opções minimalistas. Para encarar o desafio de entreter a plateia em um palco sem cenário ou pirotecnias, Duvivier contou com a preparação corporal de Gilvan Gomes, acrobata e um dos criadores do AfroCirco (circo do AfroReggae). A direção musical do espetáculo é de Dani Black, parceiro de Maria Gadu, e Maycon Ananias, e a iluminação ficou por conta do diretor João Falcão.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Começa nesta sexta-feira (07) a venda de ingressos para a 23ª edição do Festival de Curitiba, com o apoio cultural do ParkShoppingBarigüi. Reconhecido pelos consumidores como o shopping com melhor programação de lazer e entretenimento da cidade, o ParkShoppingBarigüi será, mais uma vez, a "casa" de três importantes mostras do Festival de Curitiba - Risorama, Mish Mash e Guritiba -, que serão realizadas no palco do ParkCultural. A partir dessa sexta, o shopping abre uma das bilheterias oficiais do Festival para a venda antecipada de ingressos. O quiosque, localizado no piso térreo, funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h, nos sábados das 10h às 22h e nos domingos e feriados das 14h às 20h.

*****A loja Ton Sur Ton prorrogou o término da promoção especial de início de ano, a Temporada Ton Sur Ton. Até o dia 15 de fevereiro móveis da melhor qualidade e com design diferenciado estão com preços exclusivos. É possível encontrar peças únicas, com desconto de até 50%, em 10 vezes.

*****O espetáculo teatral “Flores Dispersas – Fragmentos da Vida e Obra da Poetisa Júlia da Costa” estará em cartaz nos dia 07 e 08 às 20h e dia 09 às 18h, no Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural. Com direção de Regina Bastos, a peça é baseada na coletânea “Flores Dispersas”, publicada por Júlia da Costa entre 1867 e 1868. O espetáculo revela a vida intensa, as paixões e os desencantos dessa que foi uma das primeiras representantes da poesia feminina paranaense.

*****A marca de mobiliário curitibana Raffinato estará na 17ª Abimad (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração), em São Paulo, onde a empresa fará o lançamento de suas novas linhas em madeira, fibra natural e sintética, com espreguiçadeiras, cadeiras e poltronas, além do grande destaque: as já consagradas bombées! Todas as peças são assinadas pelo designer Yury Albrecht, que desenha com exclusividade para a loja. A feira acontece de 12 a 15 de fevereiro no Expo Center Norte – Rua José Bernando Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP. A entrada é gratuita e o funcionamento é das 10h às 19h.

*****O Palladium Shopping Center promove desde quinta-feira (06) até domingo (09) a Grande Queima de verão. Durante os quatro dias, as lojas participantes estarão queimando seus estoques, promovendo descontos de até 70% para as peças de verão. Uma grande variedade de roupas, calçados e acessórios estarão à venda por preços imperdíveis.

*****O sexteto paulistano Hurtmold é a atração do Teatro do Paiol, às 21h deste sábado (8). A banda comemora 15 anos de trabalho com o lançamento do vinil “Mils Crianças”, tomando conta do espaço com uma sonoridade peculiar, que tem base no rock e completa-se com outras referências, resultando numa produção caracterizada por momentos ora tensos ora delicados, mas sempre aberta a improvisações.

*****A nova diretoria do Núcleo Paranaense de Decoração já começou a colocar em prática as ações previstas para os próximos dois anos. Uma das novidades oferecidas pela associação foi a criação da Newsletter mensal, um novo meio de comunicação da entidade direcionado para arquitetos, designers, decoradores, lojistas e pessoas que procuram novidades do segmento. Confira: www.npdd.com.br/boletim/01/npdd_01.html

*****Acontece nesta sexta-feira (7) a escolha do Cortejo Real do Carnaval 2014. A eleição do Rei Momo, rainha e princesas começa às 21h, no Memorial de Curitiba.

*****O Vindouro promove degustação de Champagne Cuperly no dia 12 de fevereiro, a partir das 20 horas. A renomada chef Adriana De Nadai assina o cardápio que terá frutos do mar na elaboração dos pratos principais. A ideia é apresentar a bebida francesa que existe desde 1845 em algumas de suas classificações como a Cuperly Brut e Cuperly Ratafia. O badalado evento será apenas para 18 pessoas e as reservas já estão abertas.Reservas e informações: 41 3027-0700.

***GRUPO BRAVA BEACH PROMOVE COQUETEL EM TORNO DA ´THAI FOOD´***


Crédito da foto: Divulgação.

***A diretoria do Grupo Brava Beach irá realizar no próximo sábado, 08 de fevereiro, em Itajaí-SC, um coquetel em torno da Thai Food International Cuisine. Direcionado a um seleto grupo de potenciais clientes, o clima apimentado será percebido pelos convidados não apenas pelo menu, como pela decoração temática e pela apresentação de voz e violão.

O evento gastronômico será o primeiro de uma série de eventos que marca o início da contagem regressiva para a entrega das chaves das reservas Corais e Aroeira - agendadas para setembro desse ano - que integram o complexo Brava Beach Internacional. O empreendimento, aliás, já ganhou contornos de cartão-postal, em razão da inauguração da primeira etapa do imponente Boulevard, aberto ao público.

***Alta Gastronomia em Paris***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A Jornalisdta Alice Varajão, e Cristiane Verissimo.

***Cristiane Verissimo acaba de retornar de uma viagem de aperfeiçoamento na cidade luz. Em Paris, onde esteve por algumas semanas, ela fez o curso “ Cuisine de Bistrot” com Alain Ducat, um de Pâtisserie na famosa e conceituada Le Cordon Blue e também Soirée Culinare na Ecole Lenôtre. Além de fazer uma pesquisa minuciosa em diversos cafés, pequenos bistrots e nas chocolaterias na capital francesa.

***Festival de Teatro de Curitiba divulga programação de sua 23ª edição***


***A partir da noite de 25 de março, quando começa a 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a capital paranaense se transformará num grande e vibrante palco onde entrarão em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento. 

A venda de ingressos terá início dia 7 de fevereiro pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShoppingBarigüi. Nesta edição, a programação da Mostra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e “olheiros” que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado. 

O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama – festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash – série de apresentações de variedades, incluindo mágica e arte circense -, Guritiba – programação voltada às crianças – e Gastronomix – quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros. Um programação focada exclusivamente em teatro de rua – Sesi na Rua – possibilitará ao público assistir espetáculos de companhias que utilizam o espaço público como cenário. Essa mostra inclui a peça “El hombre venido de ninguna parte”, da companhia chilena Gran Reyneta, “O pequeno manual do cavaleiro andante”, “A Pereira da tia Miséria” e “Os gigantes da Montanha”. 


A programação traz ainda os ensaios abertos de “Nus, Ferozes e Antropófagos”, produção franco-brasileira que reúne a companhia brasileira de teatro, o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, ambos franceses. Tem direção de Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro, e dos franceses Pierre Pradinas e Thomas Quilladert. Leandro Knopfholz, diretor do Festival, destaca alguns aspectos importantes da Mostra. “Trabalhamos para formar um retrato abrangente do teatro brasileiro, combinando clássicos, nova dramaturgia, novas maneiras de encenar e a comunicação com outras artes”, conta. Nesta edição de 2014, ele indica tendências como a maior abertura para o cenário internacional, o espaço para companhias estáveis, espetáculos inspirados por experiências pessoais (“BR Trans e “SPAM”, por exemplo) e, ainda, a presença da música, seja em musicais na concepção clássica ou não (“Jim”).

A curadoria da Mostra foi feita pelo trio formado por Tania Brandão, Lucia Camargo e Celso Curi. Uma das diretrizes seguidas para chegar à grade final foi procurar retratar o panorama nacional das artes cênicas, desde a linguagem até o conteúdo. Tania Brandão destaca essa busca ao assinalar que “o país ferve, transborda inquietude, e o Festival traz uma imagem humana desse turbilhão hoje”. Segundo ela, não faltam “diferenças, confrontos, igualdades; olhares diversos e cenas múltiplas”. Outro ponto marcante da programação deste ano é a presença de companhias estrangeiras. A escolha foi precedida por viagens de investigação. Celso Curi lembra que a internacionalização do teatro é hoje uma enriquecedora realidade. “Caminhos estreitos e localizados estão em processo de ampliação. A movimentação tem gerado um círculo vital para a arte, pois a importação e a exportação oxigenam o processo criativo. É saudável sair de suas aldeias, para não dizer zona de conforto. 

O contato efetivo com um pensar muito parecido, porém, muitas vezes, com outra pegada, ajuda os dois lados a verem que não estão sós em seus mergulhos e necessidades”. Lucia Camargo também destaca a importância dessa internacionalização da Mostra e ressalta o valor da diversidade que o evento proporciona. “Como um dos mais importantes e polêmicos do país, o Festival de Curitiba consolida também uma ‘janela’ internacional, contemplando ainda a programação democrática do Fringe”, afirma. Fringe 

O Fringe faz parte do Festival de Teatro de Curitiba desde sua 7ª edição, em 1998. Ele se inspira na experiência que surgiu espontaneamente em 1947 no Festival Internacional de Edimburgo, mais importante evento de artes cênicas do mundo. Naquela época, companhias escocesas e inglesas que não faziam parte da programação oficial resolveram criar seu próprio espaço. Sua denominação – Fringe significa em inglês “franja” ou “margem” – traduz a essência aberta e democrática dessa iniciativa. Também em Curitiba a participação é livre, sem curadoria, e depende unicamente da disponibilidade de espaço. As companhias vão a Curitiba por iniciativa própria para mostrar seu trabalho em palcos e em espaços públicos. Na programação da Fringe costumam aparecer grandes surpresas e algumas das produções mais originais do Festival. 

Neste ano a programação do Fringe terá 400 peças, além de dez eventos especiais, como oficinas, festas e bate papos. Serão 66 espetáculos gratuitos, incluindo 56 peças de rua. As companhias e grupos que se apresentarão são provenientes de 19 estados brasileiros e de outros três países – Argentina, Moçambique e Paraguai. No Fringe há também a possibilidade de grupos e companhias se reunirem para apresentar mostrar próprias, criando um invólucro para trabalhos com linguagens ou linhas de pesquisa semelhantes. Neste ano, o público encontrará onze mostras: Coletivos de Pequenos Conteúdos, ES em Cena, Mostra Internacional de Solos (MIS), Mostra Ademar Guerra, Mostra Ateliê de Histórias, Mostra Ave Lola, Mostra Baiana, Mostra Novos Repertórios, Mostra Sesi Dramaturgia, Mostra Seu Nariz e Mostra Sonora Cena.

Os eventos do Festival de Teatro de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 23ª edição do Festival é apresentada pelo Itaú e pela Renault, e tem o patrocínio da Petrobras, Sanepar, Copel, Secretaria da Cultura do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curuitiba e apoio da Ecovia e Itaipu. Os eventos do Festival ainda contam com patrocinadores específicos. 

O Gastronomix é apresentado pelas empresas Electrolux e Alltech e conta com patrocínio da Thermoking e Jasmine e apoio Balaroti, Banco CNH e Oxford Porcelanas. O evento segue os princípios da Gastronomia Responsável, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O Guritiba é apresentado pela Mili e patrocinado pela Parati Alimentos e Suco Del Valle Kapo. O Mish Mash é patrocinado pela Denso e Ingersoll Rand. Já o Risorama tem o patrocínio da Worker, Fórmula Renault e Heineken. Rádio Lumen é a rádio oficial do Fringe. Itaú “Esta nossa parceria com o Festival de Teatro de Curitiba corrobora o papel do Itaú Unibanco no estímulo à cultura brasileira. Além dos nossos projetos proprietários, caso do Itaú Cultural e das Salas Itaú de Cinema, nossa estratégia é de apoio a projetos perenes para o cenário artístico brasileiro, como a Bienal, a Flip, o Festival de Dança de Joinville, para citar alguns exemplos”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

 “O Festival de Teatro de Curitiba ocupa papel relevante nesta estratégia de engajamento. O evento tem se mostrado uma arena fundamental para o panorama das artes cênicas no país”, diz Saron. Renault “No ano em que comemoramos 15 anos de produção no Brasil é um orgulho, ainda maior, poder incentivar a cultura brasileira. Por isso, a Renault tem grande satisfação em patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, o principal e mais tradicional evento de teatro do país, o Festival de Teatro de Curitiba”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil. 

Serviço: 23º Festival de Teatro de Curitiba Data: 25 de março a 6 de abril de 2013 – Guritiba será de 4 a 13 de abril Ingressos à venda a partir de 7 de fevereiro Na internet, pelo site www.festivaldecuritiba.com.br Nas bilheterias em Curitiba: Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShopping Barigui. 

***Curitiba para o mundo***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, a representante do Batel Soho, Jô Maciel, e a equipe da FOX Sports: a partir da esquerda, Adriano Capobianco (produtor), Sergio Rek (repórter) e Federico Gomez (cinegrafista).

***Uma equipe de jornalistas argentinos do canal FOX Sports da América Latina, está em Curitiba para produzir um programa sobre a cidade. Eles estão visitando pontos turísticos e históricos, e cidades próximas, como Morretes. Na noite desta terça-feira eles conheceram a região da Praça da Espanha, o que é o Batel Soho e as ações que os comerciantes da região promovem, como o Empório de Gastronomia (que terá a primeira edição de 2014 no dias 28, 29 e 30 de março).

A apresentação e o jantar foram no restaurante Gepetto, que integra a Ascores (Associação dos Comerciantes as Região da Praça da Espanha). Ao todo são 12 programas sobre as cidades sedes da Copa do Mundo, filmado em full HD. De Curitiba eles seguem para Manaus e Cuiabá. O público estimado dos cinco canais da FOX Sports é de 90 milhões de telespectadores nos países da América Latina, com exceção do Brasil.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário