sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Coluna do dia 14/02/14

***O Cantor Zé Ramalho apresenta “Tour 2014” no palco do Guairão***


Crédito da foto: Dario Zalis.

***O trovador Zé Ramalho, que segue firme pelos palcos há mais de 30 anos fazendo a alegria de milhões de brasileiros, será atração do mês de março do Teatro Guaíra. Ele apresenta no dia 22 de março, sábado, às 21 horas, o show “Zé Ramalho - Tour 2014”, onde revisita alguns de seus maiores êxitos que venderam milhões de discos, mantendo o respeito da crítica especializada, em rara unanimidade. Na “Tour 2014”, o cantor paraibano faz um passeio pelos clássicos “Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos”. Estas são apenas algumas das inúmeras pérolas que Zé Ramalho lançou e riscam o Brasil de Norte a Sul, derrubando fronteiras e provando que a grande música é universal. Todas estão presentes no novo show, que traz ainda releituras de Raul Seixas (Trêm das Sete e Medo da Chuva) e o grande sucesso Sinônimo.

A CARREIRA: Desde o lançamento do primeiro álbum solo, o artista paraibano emplacou de cara o hino “Avohai”. Zé traçou uma ponte que unia Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros. Cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste. Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial. 

Zé Ramalho ultrapassou a barreira de um milhão de discos vendidos, com o êxito fenomenal de “Entre a Serpente e a Estrela”, que fez parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo. Sua história com a dramaturgia televisiva sempre rendeu grandes frutos, incluindo o fenômeno de retornar às paradas de sucesso com uma mesma música, “Admirável Gado Novo”, incluída na trilha de O REI DO GADO, conectando o artista à juventude brasileira e fazendo o CD da novela vender nada menos do que três milhões de cópias, um recorde que permanece inalcançável. Ao lado dos amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, Zé protagonizou em 1996, um dos projetos mais bem sucedidos da música brasileira, O GRANDE ENCONTRO, que levou multidões aos shows em todo o país e gerou o lançamento de um disco ao vivo, vendendo mais de 500.000 cópias.

A continuação do projeto, rendeu outras duas “turnês” vitoriosas, um CD de estúdio e outro gravado ao vivo, que alcançaram a marca de 480.000 unidades, recebendo o disco de ouro e o de platina e, Zé realizou ainda uma apresentação histórica no ROCK IN RIO 3, assistida por mais de 50 mil pessoas em 2001, junto com Elba Ramalho. O álbum 20 ANOS – ANTOLOGIA ACÚSTICA é seu maior êxito comercial até hoje, com aproximadamente dois milhões de cópias vendidas e vencedor do Prêmio Sharp como melhor projeto gráfico. Este disco deu início a uma trilogia que seguiu com NAÇÃO NORDESTINA, um mapeamento da história musical e política da sua região natal, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum regional e, ESTAÇÃO BRASIL, um passeio pelo cancioneiro nacional.

Zé Ramalho ainda homenageou Raul Seixas, gravou seu primeiro cd ao vivo, lançou o inédito O GOSTO DA CRIAÇÃO e ainda convidou amigos para participar do CD e DVD PARCERIA DOS VIAJANTES. De 2008 a 2012, retorna com a série ZÉ RAMALHO CANTA: BOB DYLAN; LUIZ GONZAGA; JACSON DO PANDEIRO E BEATLES. Também em 2012 lança “SINAIS’’ CD de inéditas lançado pelo selo AVOHAI. Em 2013 Consagração no ROCK IN RIO 5 junto com a banda Sepultura (ZÉPULTURA). 

Seja qual for a jornada, o público sabe que quem a conduz é um dos artistas com a personalidade mais marcante da música popular brasileira. Com sua voz inconfundível e sua poesia apocalíptica, Zé Ramalho escreveu, escreve e continuará escrevendo seu nome na história musical brasileira, seguindo feito um viajante pelas estradas do país, arrastando multidões por onde quer que passe. Há mais de 30 anos, o brasileiro sabe que assistir Zé Ramalho ao vivo é uma experiência única em uma espécie de pacto de fidelidade que se renova ano a ano.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A partir deste mês, a Lide Multimídia é a agência de comunicação responsável pela assessoria de imprensa da Unilin Arauco, que atua no mercado brasileiro de arquitetura e construção com duas marcas de pisos laminados: a Floorest e a Quick-Step®.

*****A RedHook School promove na próxima quinta-feira (20), das 19h às 22h30, na sede da escola, o workshop Gestão em Agências de Propaganda, ministrada pelo publicitário Antônio Lino Pinto, sócio da Talent e diretor do Sinapro/SP e da Fenapro.

*****O Paraná fechou o ano com números positivos no que diz respeito à abertura de empresas. De acordo com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), foram abertas 52.436 empresas de natureza jurídica variada entre os meses de janeiro e dezembro, alta de 1,35% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 51.743 processos de abertura.

*****O Cinemark, do Shopping Mueller, transmitirá neste mês mais um espetáculo da consagrada Royal Opera House, de Londres. A ópera ‘La Bohème’, de Giacomo Puccini, estará em cartaz nos dias 15 e 16, às 11h; no dia 18, às 15h; e no dia 20, às 19h. O clássico do compositor italiano é considerado uma das mais comoventes e completas obras do romantismo italiano.

*****O cantor gaúcho Armandinho chega com novidades ao litoral paranaense neste final de semana. No sábado, dia 15 de fevereiro, ele sobe ao palco do Hyddra Concept Lounge, a partir das 22 horas, para apresentar seu show leve, que traz um reggae de levada praieira. Além dos clássicos de mais de 10 anos de carreira, Armandinho aproveita para lançar seu novo álbum Sol Loiro, que já esta disponível no itunes, e em breve, chega às lojas.

*****No próximo dia 17 de fevereiro, às 19h30, começa em Londrina o Ciclo de Palestras Ponto e Contraponto ISAE/FGV, uma oportunidade de discutir temas atuais e promover o conhecimento das práticas de gestão.

*****Curitiba receberá grandes nomes nacionais e internacionais para discutir a inovação, a criatividade e o empreendedorismo nas cidades. A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras deste ano acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de maio, na Universidade Positivo. Entre as novidades da CICI2014, evento promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Universidade Positivo e Prefeitura Municipal de Curitiba, está o Festival de Ideias, com inscrições abertas até 31 de março. A proposta do concurso é encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida nos ambientes urbanos por meio da participação das pessoas.

*****Neste fim de semana, acordeonistas celebram o encontro entre a música brasileira e a música francesa no espetáculo “Marcelo Cigano Quarteto convida Ludovic Beier”, com o melhor da interpretação instrumental em arranjos inéditos. O show, que integra a agenda do Teatro do Paiol, acontece às 20h30 de sexta-feira e sábado (14 e 15). Ainda na sexta-feira (14), às 18h30, o quarteto e Beier recebem o público no Paiol para um bate-papo com entrada franca.

***O samba de Paula Lima no Shopping Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Paula Lima é a atração deste mês no “Trajeto Lumen Ao Vivo”, marcado para dia 25, às 18h, no Largo Curitiba do Shopping Curitiba. A menos de uma semana do Carnaval, a cantora vai dar início aos trabalhos do tão esperado feriado, ao som do melhor do samba, contido em seu álbum “O Samba é do Bem”. Entre o repertório, minuciosamente escolhido, estão canções que narram vários momentos da vida profissional e pessoal de Paula Lima.

No processo de definição do álbum, ela fez questão de inserir somente o que a conectava artisticamente, com sonoridade singular, marca que traz impressa consigo desde o primeiro trabalho. Além de pocket show, ela participará de bate-papo com o público presente e ainda sessão de autógrafos, às 19h.

***JOSÉ ANTONIO DE LIMA SINTETIZA 25 ANOS DE ARTE EM EXPOSIÇÃO E LIVRO NO SOLAR DO ROSÁRIO***


Crédito da foto: Divulgação.

***O percurso artístico de 25 anos de José Antonio de Lima será rememorado na exposição individual “José Antonio de Lima – Trajetórias”, que o Solar do Rosário abre no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, às 11 horas. Na abertura da mostra, o artista mineiro radicado em Curitiba lança o livro de mesmo nome, que narra sua trajetória iniciada “oficialmente” em 1986, quando teve uma obra selecionada para participar do 43° Salão Paranaense.

No dia 26 (quarta-feira), a partir das 19 horas, haverá bate-papo entre o artista e o curador, professor e crítico de arte Fernando Bini, que assina a curadoria da exposição e do livro, no café e livraria do Solar do Rosário. A mostra reúne pinturas, desenhos e objetos de diversos períodos nos espaços da galeria e do café e livraria do Solar do Rosário. Dentre os objetos, há desde obras menores, em tecido, até grandes instalações em alumínio que integram a série “Tramas”. “Bini faz um apanhado geral do meu trabalho ao reunir pintura, objetos, desenhos e instalações. Ele sintetiza a minha ideia geral de arte”, diz José Antonio, que realizou sua primeira exposição em Maringá, em 1987, pouco antes de se mudar para Curitiba.

***Uma rainha com o jeito do novo Carnaval de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com beleza, simpatia e muito samba no pé, a modelo de 21 anos Larissa Damas conquistou o público e os jurados presentes, na última sexta-feira (7), no Memorial de Curitiba, na eleição do Cortejo Real. Natural de Apucarana, Larissa divide sua atividade de modelo com o trabalho de hostess no James Bar e em festas da noite curitibana. Eclética, como o Carnaval de Curitiba, nossa rainha gosta de rock, de sertanejo – “desde que não seja o universitário” – e frequenta diferentes universos.

Além dos ensaios da escola de samba Acadêmicos da Realeza, Larissa pode ser vista em lugares como o Matriz e Filial, Quintal do Guima e James Bar. “Quando não estou trabalhando meu programa predileto é ir ao cinema”, diz. Conheça um pouco mais sobre Larissa Damas, a Rainha do Carnaval de Curitiba 2014.


***Paula Toller grava com Hélio Flanders, da banda Vanguart, para seu novo album solo***


Crédito da foto: Marcos Hermes. 

***A cantora Paula Toller está gravando o novo disco solo, totalmente inédito, que será lançado em breve. A cantora e compositora convidou Hélio Flanders (foto) da banda Vanguart, para um dueto na canção "Será que eu vou me arrepender", de Paula Toller, Liminha e Arnaldo Antunes , gravado no estúdio Nas Nuvens. O CD conta com a produção musical de Liminha. 


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário