sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Coluna do dia 11/10/13

***A peça Doidas e Santas faz de hoje a domingo curta temporada no Teatro Fernanda Montenegro***


Crédito das fotos: Divulgação.


***Vista por mais de 150 mil pessoas entre Rio de Janeiro e São Paulo, a comédia romântica Doidas e Santas chega a Curitiba neste fim de semana para uma minitemporada no Teatro Fernanda Montenegro (Al D Pedro II, 255 – Shopping Novo Batel – Tel: 3224-4986) com apresentações sexta-feira (11) e sábado (12), às 21 horas e domingo (13), às 20 horas. A montagem, dirigida por Ernesto Piccolo, tem texto de Regiana Antonini, livremente inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros. Em cena a atriz Cissa Guimarães é Beatriz, uma psicanalista em crise no casamento com o marido machista (papel do ator Giuseppe Oristanio). Fechando o elenco, a atriz Josie Antello vive um papel triplo como irmã, mãe e filha de Beatriz. 

A produção, com patrocínio da Bradesco Seguros, é uma parceria da atriz Cissa Guimarães com Maria Siman e Primeira Página Produções. Doidas e Santas conta a história da psicanalista Beatriz que, embora no auge da carreira profissional, a vida pessoal anda um caos. Sua mãe, a extravagante dona Elda, voltou a morar com ela e vive às turras com sua filha adolescente. E o marido Orlando (Giuseppe Oristanio), após vinte anos de casamento, está cada vez mais distante, mais surdo, mais mudo, mais morno, mais jogado no sofá. Um casamento acomodado e duas gerações em crise. Assim, não há “santa” que agüente, qualquer uma fica “doida”. Durante uma visita da irmã caçula, a solteirona-não-tão-convicta-assim Berenice em uma conversa reveladora, Beatriz decide dar um basta. Separa-se de um inconformado Orlando e resolve abraçar os prazeres da vida e da juventude mais uma vez. Sai para as noites, canta, dança, conhece um rapaz... Beatriz acha que preencheu o vazio, que botou a vida nos trilhos. Até que uma longa conversa com a mãe, sobre o passado e as esperanças para o futuro, faz reacender uma fagulha. Aponta a dorzinha da saudade. E a campainha toca...


O projeto Doidas e Santas é um projeto idealizado por Cissa Guimarães, e sua primeira produção em 33 anos de carreira no teatro. A atriz sempre desejou levar à cena um trabalho que expressasse as inquietações da mulher moderna com relação à vida contemporânea, que exige conjugar marido, filhos, realização profissional e ainda beleza e bom humor. Cissa encontrou nos textos de Martha Medeiros a motivação para tocar seu projeto e, depois de conversar com a escritora, convidou o amigo de mais de 30 anos Ernesto Piccolo para dirigi-la. Piccolo é diretor de ‘Divã’, sucesso teatral de Lilia Cabral também adaptado de obra homônima de Martha Medeiros; e ainda da bem-sucedida ‘A História de Nós 2’, há mais de um ano em cartaz no Rio. 

O livro de Martha Medeiros é uma coletânea de crônicas independentes que forneceram a matéria-prima para Regiana Antonini construir a trama bem-humorada desta mulher moderna que identificamos a todo momento e em qualquer parte. Regiana acrescentou ainda à dramaturgia algumas histórias divertidas que ela mesma viveu, e que, por afinidade, poderiam muito bem ser encontradas no livro de Martha. 

O cenário é de Sérgio Marimba, a iluminação de Jorginho de Carvalho, a trilha sonora de Rodrigo Penna, os figurinos de Helena Araujo e Djalma Brilhante e a direção de produção de Maria Siman, vencedora do Prêmio APTR-2008 na categoria Melhor Produtora por ‘Ensina-me a Viver’. ‘Doidas e Santas’ tem patrocínio de Bradesco Seguros e Ministério da Cultura. Os recursos foram captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

Serviço: Doidas e Santas, texto de Regiana Antonini inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros. Com Cissa Guimarães, Giusepe Oristanio e Josie Antello. Direção: Ernesto Piccolo. Dias 11, 12 e 13, no Teatro Fernanda Montenegro (Al D Pedro II, 255 – Shopping Novo Batel – Tel: 3224-4986). Horários: Sexta e sábado, dias 11 e 12, às 21 horas. Domingo, dia 13, às 20 horas. Duração: 1h20m. Classificação: 12 anos. Ingressos: R$80 (preço único) e R$40 - Meia-entrada. Promoção especial: serão oferecidos 20 lugares nas últimas fileiras do teatro, com 50% de desconto, em cada uma das apresentações. Não serão aceitos cheques. 

***Verão 2014 Fabrizio Giannone*** 


Crédito das fotos: Gabriel Wickbold.

***A empresária Gisah Miró Ziliotto, franqueada da grife de acessórios de luxo Fabrizio Giannone, apresenta à imprensa e clientes a nova coleção verão 2014 da marca durante coquetel no dia 17 de outubro, quinta-feira, das 17 às 21 horas, na loja do ParkShoppingBarigüi.

Conhecido mundialmente por sua paixão e trabalho artesanal com as pedras brasileiras, Fabrizio Giannone apresenta a coleção Hermética, criada para provocar emoção através da razão. Construída a partir da sensação que a Optical Art causa ao olhar, com formas e desenhos pulsantes, o designer analisa, investiga e chega ao artista italiano Adriano Graziotti (1912-2000). 


Pesquisador da beleza geométrica, característica absoluta ao assunto, e que muito antes de Victor Vasarely e Bridget Riley, Graziotti resgatou a técnica que une matemática e arte, sonho e razão, como o jogo de opostos do qual o verão de Giannone trata. 

Há também a linha Solitários, composta por 700 colares numerados e com lapidações raríssimas, feitos com pedras como Praziolita, Ametista, Citrino, Turmalina, Quartzo Lemon, Quartzo Rosa, Água Marinha, entre outras. Levando o conceito de único e exclusivo à máxima potência, cada peça recebe um número de série único em sua garantia, tal como uma identidade. E para trazer ainda mais cor à coleção, a marca de acessórios de luxo apresenta a linha Clássica & Contemporânea, com destaque para as drusas metalizadas e peças coloridas e esmaltadas nas cores quentes da estação. 

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Santa Semana - programação especial do Santa Marta Bar, recebe nesta sexta-feira (11) George Israel. O saxofonista do Kid Abelha vai fazer uma participação especial no show Rock’n’roll Celebration, comandado pelo músico Zé Rodrigo. Israel mantém carreira paralela à banda desde 2004 e possui no currículo grandes canções, frutos de parcerias com nomes célebres da música brasileira. Entre elas os sucessos "Nada Sei", "Amanhã é 23" e "Eu tive um sonho", com Paula Toller, e "Brasil" em parceria com Cazuza.

*****O ParkShoppingBarigüi funciona em horário normal neste feriado (12). As lojas estarão abertas das 10h às 22h, as operações da Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 23h e o Park Gourmet, das 12h às 24h. A dica para os pais que querem se divertir durante o feriado com os filhos é aproveitar a exposição ‘Brinquedos e Brincadeiras dos Anos 80’.

*****A Academia BLZ promove de 28 a 31 de outubro o curso de Consultoria de Imagem com Cris Bemvenutti. A profissional desenvolveu um modelo que facilita o entendimento da silhueta feminina de forma tridimensional, o que possibilita montar um guarda-roupas perfeito para todo e qualquer tipo de corpo. Com carga horária de 12 horas, as aulas serão sempre das 19h às 22h.

*****Além de presentes e muita diversão, nada melhor do que curtir o Dia das Crianças com um almoço ou jantar especial. O menu infantil do restaurante Santa Genoveva, localizado no Shopping Crystal, possui opções de pratos deliciosos para agradar o paladar dos pequenos.

*****Nos próximos dia 11, 12 e 13 de outubro, o especialista em odontologia estética Rogério Marcondes, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, desembarcará em São Paulo para ministrar uma palestra no 13º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária.

*****Em comemoração ao dia das crianças, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) promove, neste final de semana, as últimas apresentações do espetáculo inédito “O Mundo Fantástico de Strambella”, em Curitiba. As sessões acontecerão nos dias 12 e 13 às 15h e 18h no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco).

*****Anote na agenda: dias 9, 10 e 11 de novembro acontece o Empório Gastronômico Batel Soho, na Praça da Espanha, em Curitiba. A novidade nesta edição é que as atividades também acontecerão no domingo. O Empório funcionará no dia 9 das 18h às 22h, no dia 10 das 12h às 22h, e no dia 11, das 12h às 18 horas.

*****As inscrições para o Top de Marketing 2013 da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Seção Paraná) encerram nesta sexta-feira (11). A entidade premiará um case para cada um dos 11 segmentos: "Mercado Imobiliário", "Comunicação", "Veículos e Mercado Automobilístico", "Mercado Financeiro", "Educação e Ensino", "Hotelaria, Turismo e Cultura", "Indústria", "Varejo", "Saúde", "Serviços" e "Tecnologia e Telecomunicações". Além disso, o trabalho que obtiver o maior número de pontos na avaliação dos jurados, levando-se em conta a estratégia mais bem sucedida e o melhor resultado proporcional, receberá o Grand Prix. A entrega desse troféu é o ápice da noite considerada o Oscar do Marketing paranaense. A festa de premiação será realizada no dia 20 de novembro, no pequeno auditório do Teatro Positivo, em Curitiba.

***10º Prêmio João Turin apresenta 13 finalistas***


Crédito da Foto: Tatiana Stalker.

Na foto, atrás Miriam Zanini, Roberto Arad, Juliana Moriya, Karina Kulig e Leticia Utime. Na frente, Bernadete Brandão, Alexandre Linhares e Gabriela Abdulmassih.

***Tendo como tema Costura Afinada – A Trilha Sonora da Moda Paranaense, o 10º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda teve como destaque a qualidade na apresentação dos trabalhos. Justificativa para que mais um finalista fosse acrescentado à lista dos doze concorrentes previstos pelo regulamento. A comissão julgadora, reunida no Solar do Rosário, foi composta por oito designers: Roberto Arad, Karina Kulig, Alexandre Linhares, Juliana Moriya, Gabriela Abdulmassih, Letícia Utime, Bernadete Brandão e Míriam Zanini. O prêmio é idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor e diretor artístico Paulo Martins.

FINALISTAS:  Alberani da Conceição, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná/ Apucarana. Inspiração: Grafite Carlos Vinicius de Almeida, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Apucarana. Inspiração: Inami Custódio Pinto Cassiane Farias Tenório, Universidade Positivo. Inspiração: Inami Custódio Pinto Deyse Ruthes, Centro Europeu. Inspiração: Arrigo Barnabé Fernando Steinbrenner, Universidade Estadual de Londrina. Inspiração: Copacabana Club Gustavo Henrique das Neves, Universidade Estadual de Londrina. Inspiração: Arrigo Barnabé Jaqueline Thais de Jesus Ananias, Unicesumar (Maringá). Inspiração: Paulo Leminski Jannayna Machado Reghini, Centro Europeu. Inspiração: Arrigo Barnabé Kelly Ferreira Pauka, PUC/PR. Inspiração: Lápis Rafaela Jacyczen Laur, Universidade Tuiuti do Paraná. Inspiração: Karol Conká Robson Oriole, UNIPAR/Cascavel. Inspiração: Karol Conká Rodolfo Schmidt Azevedo, TECPUC/PR. Inspiração: Bonde do Rolê Sheila Kaiser Lamega Guimarães, SENAI/PR. Inspiração: Blindagem.

***GASTRONOMIA, FOTOGRAFIA, CINEMA E MÚSICA: TUDO COM SOTAQUE FRANCÊS***


***O melhor de dois mundos. De 18 a 27 de outubro, Curitiba irá reunir gastronomia, fotografia, cinema, música, educação e negócios em um único festival, batizado de France Folie. O evento é uma realização do Consulado Honorário da França em Curitiba que visa reunir diversas formas de manifestações culturais, em uma representação de como a cultura francesa participa em nosso país. Emilie Dely, cônsul da França em Curitiba, afirma que a iniciativa tem por objetivo promover uma ação de aproximação às tradições da França, envolvendo diversos pontos de referência de Curitiba.

 Para celebrar o início do France Folie, o Consulado da França realizará, no dia 18 de outubro, às 19h, um coquetel para convidados no Museu Oscar Niemeyer. O fechamento do evento acontecerá no dia 26 de outubro, às 20h, no Jokers, com a festa La Ballade Française. As atividades e atrações oferecidas pelo evento foram criadas com a intenção de incentivar um intercâmbio mais amplo de diálogos e relações entre os dois países.

Dia da França: Prepare seu paladar para saborear as delicadas nuances da gastronomia mais tradicional e elaborada do mundo. O dia 19 de outubro, sábado, no MON (Museu Oscar Niemeyer), será o ponto alto da descontração em torno de barraquinhas dos restaurantes, Bar do Victor, Sel Et Sucre, Zea Maïs, Cuore di Cacao, Rosmarino, Lagundri, L´Epicerie, Vindouro, Laurent Grolleau e Thierry Laurent, que irão servir porções-degustação da gastronomia, pelo valor de R$ 15, cada prato.

O evento acontece das 11h às 18h. No mesmo dia, os entusiastas da culinária poderão assistir a aulas-show, as 12h30 às 15h30, com os chefs de cuisine, Márcio Silva, Laurent Grolleau e Ricardo Filizola. Em um festival com o melhor da França, o entretenimento para as crianças não poderia ficar de fora. É por isso que, também no dia 19 de outubro, o Pátio do Museu Oscar Niemeyer, será palco de uma divertida clínica infantil, das 15h às 17h, em torno do Rugby, modalidade muito popular na França e que cresce rapidamente em interesse no Brasil. Em paralelo, as crianças poderão optar por se divertir com outras atividades, no período das 15h às 18h.

Festival de Música: Uma atmosfera autenticamente francesa também é caracterizada pela sofisticação da música clássica, os mistérios e ousadias do jazz e toda a energia do rock. “Em uma bela demonstração de tudo o que a França pode oferecer, do clássico ao moderno, o Dia da França, agendado para 19 de outubro, no MON (Museu Oscar Niemeyer) destaca uma programação eclética a fim de agradar todos os estilos durante o France Folie”, garante a cônsul. Entre os destaques do festival musical, um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, das 11h às 12h30, que trará no programa Composições de autores franceses, além de um palco com três shows ao vivo, das 13h às 17h30, que promete extravasar um ar mais jovial da França, com o melhor do jazz e do rock francês e apresentações da Black White Jazz Ensemble, Wandula Trio e Cavernoso Viñon.

Nos dias 23 e 24 de outubro, às 20h, a Capela Santa Maria será cenário de duas apresentações de Música de Câmara. Já no dia 25 de outubro, às 20h, a FNAC, no ParkShopping Barigui será palco de um show de jazz. Festival Gastronômico Durante a semana de 21 a 27 de outubro, oito estabelecimentos de Curitiba foram criteriosamente selecionados para celebrar a variedade de receitas clássicas da França. O Bistrô do Victor, Ile de France, L´Epicerie, Sel Et Sucre, Vindouro, Lagundri, C La Vie e Zea Maïs oferecerão um menu personalizado para o France Folie, composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa, sendo que cada casa estabelecerá um valor fechado para essa “formule”.

Festival de Cinema: Para os amantes da sétima arte, France Folie oferecerá a Semana de Filmes Franceses, de 18 a 24 de outubro, sempre às 21h30, no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal, apresentando produções da atualidade que se destacaram na cinematografia francesa. “De filmes independentes a blockbusters, France Folie propõe uma viagem audiovisual para quem quer se sentir ainda mais perto da França”, declara Emilie.

Negócios: O France Folie também dedica parte de sua agenda para realização de um seminário de negócios, no dia 18 de outubro, direcionado para quem pretende saber mais sobre como fazer negócios com a quinta economia do mundo. “Assuntos que remetem a exportação, investimentos e inovação fazem parte da pauta de discussões”, garante Emilie.

O seminário: ´França-Brasil´ será realizado no auditório da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), das 8h30 às 17h.

Estudos: Os estudantes que pretendem dedicar um período de estudos na França terão a oportunidade de assistir a palestras e workshops realizados pela Instituição Governamental Campus France, nos dia 22 e 23 de outubro, nos auditórios da UFPR, PUC-PR e Universidade Positivo. “O objetivo dessa agenda é apresentar inúmeras opções de intercâmbios e convênios com universidades”. Para mais informações sobre o France Folie, acesse: www.francefolie.com.br.

***Bem-estar divertido***


Crédito da foto: Divulgação.

***Outubro é um mês de muita diversão e bem-estar nos Centros de Shiatsu e SPAS Tereza Zanchi. Para comemorar o Dia das Crianças as unidades oferecem tratamentos para encantar pais e filhos. A Shantala, massagem própria para bebês e crianças até sete anos, está disponível em todas as nove unidades, espalhadas pela capital paranaense. A técnica, realizada em 30 minutos com óleo vegetal, lavanda ou calêndula, oferece relaxamento e proporciona um sono mais tranquilo.

Nos SPAS, localizados no Hotel Four Points by Sheraton e Bourbon Curitiba Convention Hotel, o Ritual SPA Kids abrange um pacote completo para crianças e adolescentes de até 14 anos. Com duração de uma hora, a opção inclui tratamento facial com máscara de maçã vermelha, escalda-pés com sais de chocolate, além da Shantala. Para deixar a diversão ainda mais completa, os espaços do SPA podem ser preparados para também receber grupos de amigos. Os valores são de R$ 55,00 para a Shantala nos Centros de Shiatsu e R$ 140,00 para o pacote Ritual Spa Kids.

***Encontro acadêmico***

 

Crédito da foto: Divulgação. 

***O empresário Edson Marochi (ao centro), da Móveis Campo Largo, foi um dos proprietários de empresas paranaenses de destaque que prestigiaram o FAE Completa, novo modelo de encontro acadêmico da FAE Centro Universitário. O evento ocorreu na última semana e reuniu palestrantes nacionais e internacionais. Na foto, Marochi está ladeado pelo reitor da FAE, Frei Nelson José Hillesheim (à esquerda), e pelo coordenador do curso de Design – Desenho Industrial, Marco Antonio Regnier Pedroso, que entregou uma lembrança do encontro para Marochi.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário