quinta-feira, 29 de março de 2012

Coluna do dia 29/03/12

***PARABÉNS CURITIBA PELOS SEUS 319 ANOS, ESPERANDO QUE AS PESSOAS QUE VIVEM AQUI DEIXEM AS PESSOAS QUE FAZEM O SEU TRABALHO SEJAM AO MENOS FACILITADAS E RESPEITADAS DENTRO DO SEU TALENTO PRÓPRIO, O SOL NASCE PARA TODOS, MENOS PARA OS INVEJOSOS E DESPRESTIGIADOS DE TALENTO E CAPACIDADE***

***SALVE A MAIOR DAS ESTRELAS***

Crédito das fotos: Biscoito Fino.

Maria Bethânia lança novo álbum, Oásis de Bethânia .

***A cantora Maria Bethânia lançou nesta quarta-feira, 28, seu novo álbum de músicas inéditas, "Oásis de Bethânia". O novo CD de Maria Bethânia deve chegar às lojas para venda no dia 1º de abril. A aposta da gravadora de Maria Bethânia está nas redes sociais, com músicas disponibilizadas no iTunes, a loja online da Apple. É o disco de número 50 da carreira premiada de Maria Bethânia.

Mas por que "Oásis de Bethânia"? "Sertão é onde não tem nada. Não tem água, falta tudo, a vida é seca. É o limite que Deus colocou. Para mim isso é uma fonte, uma nascente muito pura, me bota do tamanho que sou, um Oásis", declarou a cantora durante coletiva de imprensa para o lançamento do álbum, no Rio de Janeiro. A capa do CD (foto à direita) é um retrato do sertão de Alagoas.

O novo álbum de Maria Bethânia tem 10 músicas, com composições de Djavan ("Vive"), Chico Buarque ("O Velho Francisco"), Lenine, Hamilton de Holanda, entre outras estrelas. A expectativa é que Maria Bethânia faça shows no segundo semestre de 2012 para lançar o novo CD. A assessoria de imprensa de Maria Bethânia não divulgou programações de shows, nem preço de ingressos por enquanto. Maria Bethânia Vianna Telles Veloso está com 65 anos de idade. A baixo a capa do Cd Oásis.

“O ADEUS DA RAINHA”

Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Ademilde Fonseca morreu no final da noite desta terça-feira (27/03), no Rio de Janeiro, informou a família. Segunda a neta, Ana Cristina, Ademilde sofreu um mal súbito e morreu em casa, por volta das 23h.

Conhecida como a “Rainha do chorinho”, ela tinha 91 anos e sofria problemas cardíacos. Ademilde era potiguar de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

A “Rainha do choro” iniciou sua carreira na década de 40 e continuava normalmente suas atividades, fazendo shows, participando inclusive da gravação de dois programas da Globo News nesta segunda-feira (26). Na semana passada, fez shows em Porto Alegre.Criadora do choro cantado também foi a primeira cantora nordestina a encantar o país com esse gênero gracioso, brejeiro e bastante difícil de ser cantado. Ademilde deixa uma filha, a também cantora Eimar Fonseca, três netas e quatro bisnetos.

Tudo começou quando Ademilde foi fazer um teste com o Renato Murce na Rádio Clube do Brasil. Cantou o samba Batucada em Mangueira, do repertório da Odete Amaral, acompanhada pelo Benedito Lacerda, e passou; desde então eles ficaram amigos, e passaram a cantar juntos em clubes e festas particulares.

Ademilde Fonseca Delfino nasceu em Pirituba, São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte, em 4 de março de 1921. Ademilde conquistou com suas interpretações a consagração como a maior intérprete do choro cantado, recebendo do instrumentista Benedito Lacerda o título de “Rainha do chorinho”.

Aos quatro anos de idade, foi viver com a família em Natal (RN) onde morou até o início da década de 1940. Desde criança gostava de cantar. Ainda na adolescência, começou a se interessar pelas serestas e travou conhecimento com músicos locais.

Pouco mais tarde se casou com o violonista Naldimar Gideão Delfino, mudando o nome para Ademilde Fonseca Delfino. Com ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1941.

Ao separar-se de Naldimar, adotou o nome artístico de Ademilde Fonseca como seu nome documental. Seu nome oficial sofreu duas alterações ao longo da vida. Foi registrada como Ademilde Ferreira da Fonseca. Ademilde trabalhou por mais de dez anos na TV Tupi e seus discos renderam mais de meio milhão de cópias. Além de fazer sucesso em terras nacionais, regravou grandes sucessos internacionais e se apresentou em outros países.

A cantora tirou de letra aqueles intervalos criados normalmente para serem executados por instrumentos, que não têm as limitações da escala vocal. Com um aparelho vocal para lá de privilegiado, ela ainda conseguiu manter uma dicção impecável e clara em suas interpretações.
Em 2001 Ademilde, por conta de seu aniversário, foi recebida na Rua do Choro, com direito a um recital dos chorões locais. E em Pirituba, lugarejo próximo a Natal (RN), onde nasceu, uma praça foi batizada com seu nome. Ela aproveitou a viagem a sua terra e abriu o Projeto Seis e Meia em Natal, no Teatro Alberto Maranhão.

***SAUDADES DESTE TALENTO INIGUALÁVEL***

Crédito da foto: Divulgação.

***Aos 88 anos, morreu, na noite desta terça-feira (27/03), em seu apartamento, no Rio de Janeiro o escritor e jornalista carioca Milton Viola Fernandes, o Millôr Fernandes. Millôr teve falência múltipla de órgãos, segundo familiares. O jornalista nasceu em 16 de agosto de 1923, no Meier, mas só foi registrado em 27 de maio de 1924. Por isso, tinha duas datas de aniversário e, nos documentos, ainda tinha 87 anos.

***Vida e obra de Millôr Fernandes***

Aos dez anos de idade vendeu o primeiro desenho para a publicação O Jornal do Rio de Janeiro. Recebeu dez mil réis por ele. Em 1938 começou a trabalhar como repaginador, factótum e contínuo no semanário O Cruzeiro. No mesmo ano ganhou um concurso de contos na revista A Cigarra (sob o pseudônimo de “Notlim”). Assumiu a direção da publicação algum tempo depois, onde também publicou a seção “Poste Escrito”, agora assinada por “Vão Gogo”.

Em 1941 voltou a colaborar com a revista O Cruzeiro, continuando a assinar como “Vão Gogo” na coluna “Pif-Paf”, o fazendo por 18 anos. A partir daí passou a conciliar as profissões de escritor, tradutor (autodidata) e autor de teatro.

Já em 1956 dividiu a primeira colocação na Exposição Internacional do Museu da Caricatura de Buenos Aires com o desenhista norte-americano Saul Steinberg. Em 1957, ganhou uma exposição individual de suas obras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Dispensou o pseudônimo “Vão Gogo” em 1962, passando a assinar “Millôr” em seus textos n’O Cruzeiro. Deixou a revista no ano seguinte, por conta da polêmica causada com a publicação de A Verdadeira História do Paraíso, considerada ofensiva pela Igreja Católica.

Em 1964 passou a colaborar com o jornal português Diário Popular e obteve o segundo prêmio do Salão Canadense de Humor. Em 1968 começou a trabalhar na revista Veja, e em 1969 tornou-se um dos fundadores do jornal O Pasquim.

Nos anos seguintes escreveu peças de teatro, textos de humor e poesia, além de voltar a expor no Museu de Arte Moderna do Rio. Traduziu, do inglês e do francês, várias obras, principalmente peças de teatro, entre estas, clássicos de Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht e Tennessee Williams.

Depois de colaborar com os principais jornais brasileiros, retornou à Veja em setembro de 2004, deixando a revista em 2009 devido a um desentendimento acerca da digitalização de seus antigos textos, publicados sem autorização no acervo on-line da publicação.

***Etnico Chic***

Crédito da foto: Divulgação.

***Na próxima terça-feira (03.abril) as arquitetas Daniela Barranco Omairi e Deisy Cruz irão abrir as “portas” do seu espaço “Étnico Chic” na Mostra Design Art, do grupo Inove. Desta vez, as profissionais dividem a assinatura do ambiente requintado e peculiar com o também arquiteto Jorge Elmor. A parceria, uma das propostas da mostra, surgiu da ideia de misturar diferentes visões e criar um espaço rico em cultura e informação, unindo o conceito da arquitetura e da decoração.

O resultado desta junção fez nascer um projeto que remete à casa de um viajante de mais ou menos 60 anos. Este personagem trouxe para a sua residência objetos e móveis étnicos de vários lugares do mundo, como China e Portugal. Alguns dos destaques são as peças que retratam claramente a cultura chinesa, como um balcão verde cítrico, e um painel de azulejos portugueses na sala de jantar, que bem lusitano, é azul e branco.

Crédito da foto: Hedeson Alves.

Na foto: A Atleta Nicole Ribas.

***As nadadoras do Clube Curitibano, Manuella Andrade (13 anos) e Nicole Ribas (15 anos) embarcaram esta semana para defender o país no Multinations que inicia neste sábado (31) e reúne atletas de diversos países. Manuella viajou para Corfu, na Grécia, para disputar o Multinations Youth Swimming Meet e Nicole para Lisboa, em Portugal, onde participa do Multinations Junior Swimming Meet. As duas competições acontecem simultaneamente, até o dia 1 de abril.

Crédito da foto: Divulgação.

***O ParkShoppingBarigüi inaugura amanhã, 30/03 mais uma novidade em seu mix. A marca Scarf Me, especializada em lenços, possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e, desta vez, desembarca em Curitiba com diversas opções de lenços feitos com seda, bamboo, viscose, lã e poliéster. Tudo isso para a mulher curitibana, que cada vez mais opta por acessórios e lenços para complementar seus looks e valorizar seu estilo e feminilidade. Quem assina este trabalho são os irmãos Rodrigo e Daniel Rosset que garantem peças únicas e sofisticadas em sua coleção.

Crédito da foto:Gerson Lima.

Na foto: Eviete Dacól e o consultor Juarez Tonietto.

***A premiada designer Eviete Dacól, diretora do Grupo Inove, completou 50 anos em grande estilo. Com uma festa para 50 convidados, entre amigos e familiares, em sua casa. Além do aniversário, Eviete é uma das mulheres de destaque no livro “Mulheres, elas fazem história”, do Espaço Mulheres Executivas Paraná, que foi lançado ontem, no dia 27 de março, no MOM – Museu Oscar Niemeyer.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****No dia 30 de março, o Corecon-Pr e BRDE lançam o 22º Prêmio Paraná de Economia e o 7º Prêmio BRDE de Desenvolvimento, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (Auditório John Henry Newman - junto à Biblioteca Central). Dirigidos para estudantes e professores de economia, os Prêmios têm como objetivo estimular a produção científica e investigação econômica. Durante a noite, o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas, Fernando de Holanda Barbosa, ministra palestra sobre o “Regime de Política Econômica e Crescimento Sustentável no Brasil”. A premiação será entregue no dia 31 de agosto, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

*****Acontece nesta sexta (30) e sábado (31), na Praça da Espanha, em Curitiba, o 5º Empório Soho de Gastronomia. Serão 29 barracas de estabelecimentos da Associação de Comerciantes da Região da Praça da Espanha – Ascores – que atenderão na sexta, das 18h às 22 horas, e no sábado, das 12h às 21 horas.

*****A partir de 04 de abril, o Oi Futuro conta a história da iluminação cênica moderna, no Brasil e no mundo, através de um passeio pela carreira do pioneiro iluminador do Tablado, Jorginho de Carvalho, responsável por gerar o cargo de “iluminador”, em substituição ao de eletricista. O público poderá conferir no Oi Futuro de Ipanema refletores de diversas épocas e procedências e cerca de 140 fotos cobrindo a carreira de Jorginho e de outros iluminadores.

*****Na sexta-feira de Páscoa, dia 06 de abril, o Restaurante Manu, comandado pela premiada chef curitibana Manu Buffara, irá abrir excepcionalmente para o almoço.

*****Quando o assunto é cultura a Rede Slaviero Hotéis não fica de fora. Depois de ser o hotel oficial da 29ª Bienal de Arte de São Paulo, fechou novamente uma parceria com o Festival de Teatro de Curitiba, e hospedará com exclusividade em suas unidades os profissionais e artistas envolvidos no evento.

*****A Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais acaba de lançar a edição número 127 da Revista Você com Saúde, projeto que difunde temas relacionados à saúde, cotidiano e qualidade de vida para os seus usuários e colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário