terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coluna do dia 18/10/11

Crédito das fotos: Divulgação.

***Após turnês de estrondoso sucesso em todo o mundo, incluindo apresentações nos prestigiados Paris Olympia, London´s Royal Albert Hall, Barcelona´s Liceu e Konzerthaus em Vienna, a Orquestra Buena Vista Social Club® com a Diva Omara Portuondo chega ao Brasil neste mês com suas guajiras, mambos, salsas, rumbas, merengues, cha-cha-chás, sóns, danzóns e muitos outros estilos produzidos na rica e diversa cultura de Cuba. Com realização da Seven Entretenimento e Top Link, a escala em Curitiba está marcada para o dia 22 de outubro, sábado em única apresentação no Teatro Positivo - Grande Auditório, às 21 horas.


A formação da orquestra conta com dois artistas conhecidos pela participação no documentário do alemão Wim Wenders – lançado em 1999 e que imortalizou os veteranos do ritmo latino - a frente do grupo, o trompetista Guajiro Mirabal, e o trombonista e diretor musical Jesús “Aguaje” Ramos, além de uma nova geração de músicos cubanos como o conhecido cantor Carlos Calunga e o virtuoso pianista Rolando Luna. A cantora Omara Portuondo, membro original do grupo, que ganhou o Grammy Latino com seu álbum Gracias, acompanha os músicos neste grande espetáculo.

Omara canta e atua desde sua adolescência em Cuba nos anos 40. Prova de sua qualidade e atemporalidade, o jornal The New York Times se refere a Gracias, seu último disco, como se os anos não tivessem passado para a artista: “Sua voz… é rica, formada, dinâmica e ainda sensual”. Los Angeles Times descreveu sua voz como “formidavelmente intensa e como um instrumento muito potente para a idade que tem”. Enquanto Oakland Tribune considerou a obra um dos melhores álbuns de 2008, destacando que “durante seus 100 minutos de espetáculo em São Francisco (em outubro 2009), mostrou que ainda é grande em cima do palco”.

No repertório, estão previstos clássicos como “Chan chan”, “El cuarto de tula”, “Dos gardenias”, “Veinte años”, “Candela”, “Amor de loca juventud”, “De camino a la vereda”, “Guantanamera” e outras surpresas.

O Buena Vista Social Club® lançou seu único álbum de estúdio, produzido por Ry Cooder, em 1997 e resultou em êxito instantâneo. O álbum, que apresentava um grupo de músicos cubanos muito unidos, foi impulsionado graças ao filme de Wim Wenders e uma série de turnês internacionais e álbuns solos. Buena Vista Social Club® se converteu em um fenômeno.

As atuações da Orquesta Buena Vista Social Club® têm sido elogiadas pela imprensa britânica por “levar a atmosfera até um nível de se deixar sem ar” (The Independent), deixando o público “sobrecarregado” (The Financial Times). No grupo Guajiro Mirabal, e Jesús “Aguaje” Ramos são conhecidos também por participar do filme de Buena Vista Social Club®.

A personalidade que o envolve enquanto toca fez o trompetista Guarijo Mirabal ganhar o nome de “O Trompeta de Cuba”. Seu tributo ao compositor Arsenio Rodriguez em 'Buena Vista Social Club Presents Manuel Guajiro Mirabal' foi nomeado aos prêmios Grammy e Grammy Latino, e seu lançamento foi recebido com louvor.

O trombone de Jesús 'Aguaje' Ramos tem integrado as gravações cubanas de World Circuit, durante mais de uma década. Suas habilidades como músico e diretor são essenciais nas incursões de Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo. Ganhou reconhecimento nos palcos internacionais quando apareceu como diretor musical de Omara Portuondo y Ruben Gonzalez: “ele entende realmente como se toca um trombone” (Boston Globe).

Os últimos anos têm sido tremendamente exitosos para a Orquestra. Esgotaram os ingressos em salas famosas como Olympia em Paris, Royal Albert Hall em Londres, o Liceo de Barcelona e a Konzerthaus em Viena; a Orquesta Buena Vista Social Club® também tocou em prestigiados festivais como o North Sea Jazz.

Hoje em dia, a banda segue participando em concertos por toda a Europa entregando sua música a uma audiência que nunca falha. Cada um destes artistas tem seu próprio estilo e emprestam suas características pessoais ao som, danças, cha cha cha, boleros e jazz cubano. Durante muitos anos tem afinado suas técnicas e aguçado suas paixões pela música. Este conjunto excepcional de gigantes demonstra a exuberância e energia de sempre nos palcos.

Sono de luxo

***Diversidade, versatilidade, qualidade e bom gosto na hora de dormir são as matérias primas da loja Colorata, especializada em cama mesa e banho, que promove um coquetel de lançamento da linha de produtos Trussardi 2012 amanhã quarta-feira 19/10. A nova coleção da grife de luxo não economizou em detalhes em rendas e cores que valorizam o contraste. Das 14h às 20h, as anfitriãs Camila e Joseane Dallabona apresentam em primeiríssima mão as novidades da linha na companhia do diretor geral da Trussardi, Mauro Pretti.

UM PRESENTE PARA OS CURITIBANOS.

Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural apresenta, pela primeira vez em seu palco, a cantora Déa Trancoso com o show “Mulheres que Dizem Som”, nos dias 21 e 22 às 21h e dia 23 de outubro às 19h. O projeto reune oito mulheres musicistas de diversas regiões do país, apresentando um repertório fruto da pesquisa e direção musical da cantora.

O show “Mulheres que Dizem Som” contempla cantigas da tradição popular brasileira, como a folia de reis “Janeira”, o catimbó “Nem Curto, Nem Comprido”, a ladainha de capoeira angola “Orixás da Bahia”, o boi do maranhão “Guriatã” a contradança “Passa o Pente”, o coco ”Coco da Veia”, entre outras.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****No próximo dia 19, acontece, no Hospital Santa Cruz, a palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama, ministrada pelo Dr. Helio Oliveira. No mês do Outubro Rosa, o hospital promove uma intensa campanha de prevenção ao câncer de mama, com palestras gratuitas.

*****Chega às Nike Store de Curitiba (Shopping Mueller e ParkShoppingBarigüi) a linha Shield Pack, projetada para proteger o corredor em situações adversas, como chuva ou durante a noite, o que exige atenção redobrada pra evitar lesões e acidentes.

*****A primeira edição do Risológico foi um sucesso! Mais de 50 humoristas passaram pelo palco do evento, que reuniu um público de mais de seis mil pessoas no ParkCultural, em 22 horas de humor. Para Gian Zambon, diretor da Seven Entretenimento, um dos responsáveis pela concepção do Risológico, o objetivo do evento foi atingido. “Podemos afirmar do alto desse balanço positivo e a partir da aceitação do curitibano, um dos públicos mais difíceis de agradar no Brasil, que o Risológico veio para ficar. Até 2012”, confirma o empresário.

*****Na próxima sexta-feira dia21/10, às 21h, a Associação de Decoração Ponto de Apoio promove, na Momentai Music&Fun, sua tradicional festa de premiação em homenagem aos ganhadores do Programa de Marketing de Incentivo entre 2009 e 2011. O badalado evento, que contará com a presença dos maiores nomes da arquitetura e decoração paranaense, terá também a participação da cantora Michele Mara, além de muita música eletrônica com o Live 4 VJ.

*****Nos dias 23 e 24 de outubro, Curitiba sedia a XVII Assembleia Nacional do Diálogo Católico-Judaico. A Assembleia é realizada a cada ano em uma capital brasileira. A última vez que passou por Curitiba foi em 1998. O tema desta edição será “Judaísmo e Catolicismo, desafios diante do avanço científico”.

*****A revista Aymará Cidades, veículo de relacionamento do Programa Cidade Educadora com educadores e municípios de todo o Brasil, ficou em 1º lugar no Prêmio Aberje 2011 – Regional Sul, na categoria “mídia impressa”. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, é a maior da comunicação organizacional do Brasil. Agora, a revista concorre na etapa nacional, no dia 28 de outubro, em São Paulo.

*****Com a assinatura da designer de acessórios femininos Dayane Kalinowski, a grife Godê Design chega a Curitiba com a proposta de trazer exclusividade para as paranaenses. A marca trabalha com acessórios artesanais, produzidos com matérias-primas de altíssima qualidade, que carregam em si uma história delineada pelos passos de confecção e pelos desejos de cada consumidora. A coleção Primavera/Verão 2012 da Godê Design traz acessórios recheados de personalidade, com pinceladas nas cores que são tendência nas passarelas ao redor do mundo.

*****De 19 a 24 de outubro, a capital paranaense sedia a VII Mostra Cena Breve Curitiba, que tem patrocínio da Caixa por meio do edital de festivais de teatro e dança. A abertura acontece às 19h no dia 19 de outubro, no Teatro do Sesc da Esquina, com a apresentação do espetáculo “Batata!”, do grupo Dimenti (Salvador, BA), e pequenas esquetes da Cia dos Palhaços. As cenas curtas serão exibidas no Teatro Novelas Curitibanas, de 20 a 23 de outubro, em dois horários: às 19h e às 21h. Os intervalos entre as cenas são preenchidos por uma intervenção cênica.

***Depois de dois anos de trabalho, o hairstylist Ivaldo Lima, um dos titulares do Stylo Hair Institute, de Curitiba, lança o livro Contraste. O evento será no próximo dia 25 de outubro, no Espaço TIM (Av. Vicente Machado, 520. Centro). Ao todo, 133 páginas apresentam fotos artísticas de 25 modelos. “Todas as modelos tiveram a pele pintada na cor preta numa intenção de contrastar, transformar a realidade em arte. O trabalho incluiu muita pesquisa e dedicação de toda a equipe. Cada sessão de foto levou pelo menos um dia”, conta Ivaldo.

A produção do livro contou ainda com a maquiadora Grisiela Ribeiro, a fotógrafa Vanessa Becker, o designer Luiz André Lara Bueno e a redatora Paula Carvalho. “Durante o trabalho, consultamos grandes fotógrafos de moda, críticos de arte e artistas plásticos. Todos aprovaram a produção”, destaca Ivaldo.

A ideia surgiu durante uma exposição de fotografia realizada no Centro Europeu, da qual Vanessa Becker participou. Esposa de Ivaldo, Vanessa apresentou uma foto de uma modelo produzida, com a pele toda pintada na cor preta. A partir desse resultado, iniciaram o projeto, que não pretendem restringir ao livro. “Já estamos pensando em uma exposição de fotos e pretendemos divulgar esse trabalho, inclusive, fora do Brasil”, revela Vanessa.

A produção foi bastante demorada e trabalhosa. Os cabelos são todos verdadeiras esculturas. A pintura da pele foi feita com Air Brush (pincel de ar). A técnica utiliza uma pequena pistola com um reservatório para a tinta ligada a um compressor de ar através de uma mangueira, pulverizando a tinta numa superfície de forma homogênea e criando efeitos esfumados. Como é um equipamento de precisão e agilidade, garante à maquiagem uma perfeição e aparência natural. Nos Estados Unidos, o Air Brush foi utilizado no cinema para criar efeitos especiais e para embelezar atores, atrizes e modelos.

A publicação conta com o FSC, selo verde mais reconhecido em todo o mundo. Além disso, parte da renda arrecada com o livro será doada para o Education For Life – um projeto de responsabilidade social da Intercoiffure Mondial, em parceria com as empresas Wella e L’Oréal, que tem como objetivo dar formação profissional na área de beleza a jovens carentes e encaminhá-los ao mercado de trabalho. O projeto começou no Rio de Janeiro, depois foi estendido para Fortaleza, Romênia e outros países como a África do Sul e Bulgária, priorizando áreas de pobreza.

Crédito da foto: Divulgação.

***Logo mais à noite, às 20 horas, o médico geriatra João Carlos Baracho assume a diretoria da Associação Médica do Paraná (AMP) pelo triênio 2011/2014. Para marcar a data, a escritora gaúcha Lya Luft fará uma palestra aos médicos e convidados, seguida de um jantar comemorativo. Hoje, Dia de São Lucas, comemora-se também o Dia do Médico.

Workshow MGM já tem data e local confirmados para 2012.

***A MGM Operadora já definiu data e novo local para o próximo Workshow MGM. A 10ª edição do evento será realizada no dia 17 de maio de 2012, no Centro de Eventos FIEP, em Curitiba (PR). “O Workshow acontecerá em um novo espaço, de fácil acesso, com estacionamento e a menos de 20 minutos do Aeroporto Afonso Pena. Será mais uma edição de sucesso do evento, com a participação dos principais fornecedores da MGM. A procura, por parte dos expositores, está alta, por isso, os profissionais do turismo podem esperar por mais uma excelente feira de negócios da MGM”, declara o diretor comercial da Operadora, Arnaldo Levandowski. “Além do Workshow, também estamos pensando na festa de confraternização – um momento para comemorar com todos os colaboradores da MGM, clientes, parceiros e fornecedores”, finaliza Arnaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário