sexta-feira, 20 de maio de 2016

Coluna do dia 20/05/16

***Denise Fraga vive Galileu Galilei no espetáculo de Brecht***


Crédito da foto: João Caldas.

***Depois de grande sucesso com temporada de estreia em São Paulo e passagem por 12 cidades, chega a Curitiba a montagem "Galileu Galilei", de Bertold Brecht, com a atriz Denise Fraga vivendo o cientista italiano perseguido pela Inquisição por afirmar que o Sol era o centro do Universo. A comédia terá três apresentações, de 17 a 19 de junho, no Teatro Guairinha. As sessões acontecem sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ingressos já a venda nas bilheterias do teatro, na rede Disk Ingresso e pelo site www.diskingressos.com.br.

Preços: para a sexta-feira a R$ 50 e R$ 25 (meia), para sábado e domingo, R$ 70 e R$ 35 (meia). A montagem foi eleita a melhor comédia de 2015 pelo Prêmio Arte Qualidade de Teatro, além de melhor direção para o trabalho de Cibele Forjaz pelo Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. No elenco, além de Denise, estão Ary França, Lúcia Romano, Théo Werneck, Maristela Chelala, Vanderlei Bernardino, Jackie Obrigon, Luís Mármora, Silvio Restiffe e Daniel Warren.

Sucesso de público em 12 cidades - Quando protagonizou a produção “A Alma Boa de Setsuan”, escrito por Bertolt Brecht e que resultou em grande sucesso, a atriz Denise Fraga leu outro texto do mesmo autor: "Galileu Galilei". “Cada vez que eu lia o texto, um frisson invadia meu peito. A origem de um projeto de teatro para mim é quase como uma fofoca. Ao ler a obra, é como se eu escutasse algo no ouvido que eu não pudesse deixar de passar adiante”, explica ela.

O resultado desse sussurro inspirador é uma superprodução que já percorreu doze cidades e cumpriu temporada de sete meses em São Paulo, inclusive em CEU’s, colégios da periferia da cidade, e foi visto por mais de 80 mil pessoas. Depois de tomar coragem, Denise decidiu interpretar o grande cientista italiano redesenhado por Brecht, que aliou humor e ironia aos fatos históricos e expandiu seu texto para além dos acontecimentos. Dono de um texto popular, Brecht acreditava no poder de divertir para se comunicar.

O poder da palavra - Para dar corpo ao projeto, Denise Fraga convidou Cibele Forjaz para assinar a direção, com quem já tinha trabalhado, na leitura de Ponto de Partida, de Gianfrancesco Guarnieri. “Quando Denise me convidou, juntou a fome com a vontade de comer: o desejo de voltar a trabalhar com ela e a vontade de revisitar Brecht, que já havia montado no final dos anos 90”, destacou Cibele. Fã do autor, a diretora enxerga em sua protagonista uma atriz incansável, uma operária do teatro. Denise, por sua vez, acredita que Cibele é dona de uma sensibilidade que eleva a caixa cênica à dimensão dos sonhos.

Segundo a atriz, a grande estrela de Galileu Galilei é o poder da palavra. A clareza de raciocínio, o humor, o percurso da história, que conduz a um estado de reflexão. Se, em “A Alma Boa”, a questão principal era: “Como ser bom e ao mesmo tempo sobreviver no mundo competitivo em que vivemos?”, em Galileu, ela extrapola os limites do individual e pergunta: “Como posso ser fiel ao que penso sem sucumbir ao poder econômico e político vigente? Como contribuo para o avanço social sem me preocupar unicamente com meu conforto individual?”

O espetáculo propõe uma reflexão sobre o que somos, o que viramos, o quanto abandonamos de nós, a luta de classes, o “ser mandado” e “ser patrão”, a tirania do poder econômico, as liberdades de escolha e o preço a pagar por elas. “O que eu espero é divertir as pessoas com um espetáculo festivo e fazê-las sair do teatro pensando em qual será a nossa alternativa para escapar desta areia movediça. Reiterar a fé na ideia de que o conhecimento e a razão humana ainda são os melhores instrumentos de luta contra a repressão, a injustiça, a miséria e o único caminho possível para o avanço social”, acredita Denise.

Sinopse - Na Itália do século XVII, Galileu consegue construir um telescópio mais potente do que os já existentes e explora o céu de forma inédita. Com os satélites de Júpiter, ele finalmente comprova a doutrina de Copérnico, de que o Sol seria o centro do Universo e a Terra se moveria ao redor dele. Galileu passa a defender e a propagar esta ideia, apesar de saber que contrariava os preceitos da Igreja.

Movido por sua nova e científica verdade, o genial estudioso viu os poderosos virarem as costas para os fatos que comprovava. Em tempos de Contra Reforma, como postular que Deus não era o centro do universo? Nem mesmo o prestígio e as amizades influentes o protegeram: Galileu foi perseguido pela Santa Inquisição, processado duas vezes, ameaçado de tortura e obrigado a negar publicamente suas descobertas.

Somente três séculos depois de sua morte, o processo foi revisto e ele recebeu absolvição por parte da Igreja. Brecht coloca em xeque o herói, seu significado social, a discutível necessidade de sua existência numa sociedade que compromete a liberdade em seus inevitáveis jogos de poder. Com isso, chama toda a plateia para compartilhar de sua questão. “Galileu Galilei nos faz acreditar que a história do mundo foi construída por homens que tinham suas fraquezas e dúvidas misturadas a seus atos de coragem e clareza”, atesta Denise.

Montagem - O espetáculo da diretora Cibele Forjaz desvenda o fazer teatral diante do público, com atores que manipulam o cenário e fazem a contrarregragem diante do público. Juntos, os dez atores trazem à cena uma profusão de formas, conceitos, paródias grotescas, cenas pungentes, emoção e riso, um estranhamento carnavalizado com a intenção de, talvez, criar um espetáculo genuinamente épico brasileiro. O elenco mistura atores parceiros de longa data de Denise e de Cibele: Ary França, Lúcia Romano, Théo Werneck, Maristela Chelala, Vanderlei Bernardino, Jackie Obrigon, Luís Mármora, Silvio Restiffe e Daniel Warren estão em cena para contar a saga do cientista.

A trilha sonora de Lincoln Antônio e Théo Werneck cria novas canções, ambientes sonoros e reinventa músicas originais de Hanns Eisler para a obra original de Brecht. Márcio Medina cria um espaço cenográfico que valoriza as inúmeras analogias ao movimento circular sugerido pelo texto. Os figurinos de Marina Reis passam pela Renascença e chegam até o futuro próximo, ora identificando épocas, ora sugerindo a atemporalidade das questões. A luz de Wagner Antônio contribui para criação de climas e espacialização, valorizando a ótica e a luz tão estudadas por Galileu.

Serviço: Galileu Galilei Datas: 17, 18 e 19 de junho Local: Teatro Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante Endereço: Rua XV de Novembro, 971, Curitiba - PR Telefone: (41) 3304-7900 Horários: 17 e 18 de junho (sexta e sábado), às 21h. Dia 19 de junho (domingo), às 19h. Duração: 130 minutos. INGRESSOS: inteira a R$ 50,00 (sexta), R$ 70,00 (sábado e domingo), meia a R$ 25 e R$ 35, respectivamente.

***Paranaense na disputa pelo Miss Brasil Intercontinental***


Crédito da foto: Organização Beleza Nacional.

***Vinte e sete beldades de todo o país disputam a coroa de Miss Brasil Intercontinental 2016. Dentre elas, a paranaense Rafaela Torres, jovem de 1,73 m de altura e 25 anos de idade que se encontra sob coordenação da Organização Beleza Nacional, de Curitiba. As candidatas encontram-se em Itu-SP onde cumprem intensa agenda de atividades do certame, desde quinta-feira, 19 de maio.

O Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (TEMEC) será palco da grande final neste sábado, 21, a partir das 20h30. Neste ano, o Miss Brasil Intercontinental tem como lema o Empoderamento Feminino. Segundo os organizadores, os concursos de beleza são vistos, por algumas pessoas, como inutilidade e, as misses, tachadas como mulheres burras e fúteis. 

Miss não é profissão e sim, representatividade; antes de serem misses, elas são estudantes, empresárias, médicas, vendedoras, professoras, e assim como muitas mulheres, também lutam por autonomia, igualdade e respeito.

A proposta da edição de 2016 é valorizar não só as misses, mas as mulheres por trás da faixa e da coroa, empoderando-as, oferecendo subsídios para que estas possam empoderar outras mulheres, e principalmente, refutando a ideia de que concursos de beleza têm como objetivo reforçar estereótipos. 

Apenas uma das vinte e sete candidatas representará o Brasil no Miss Intercontinental 2016, mas a intenção é que as candidatas possam empoderar outras mulheres, e assim sucessivamente. Rafaela garante que está fazendo seu melhor para bem representar o Paraná, ela, que tem ampla experiência em concursos de beleza e uma longa lista de títulos.

Antes do embarque, ela passou por intensa preparação com George Sada, Diretor geral da Organização Beleza Nacional que atua na preparação de Misses desde 1983. Logo após o concurso, George embarca para Portugal, onde ministrará curso de comunicação e expressão em Viana do Castelo, à convite da organização do certame Miss Queen Portugal. 

Acompanhe o dia a dia do concurso nacional pelas Fan Pages www.facebook.com/missparanaintercontinental e www.facebook.com/orgbelezanacional e também pelo Snpachat da bela (rafitaatorres).

***“Bake Off Brasil” estreia nova temporada no dia 21 de maio, às 21h30, para todo o Paraná pela Rede Massa | SBT***


Crédito das fotos: Gabriel Gabe/SBT.

Na foto 01: A apresentadora Ticiana Villas Boas/ 02 – O jurado Fabrizio Fasano Jr., a apresentadora Ticiana Villas Boas e a jurada Carol Fiorentino.

***O mais doce reality show da TV brasileira, “Bake Off Brasil – Mão Na Massa”, está de volta para sua segunda temporada com apresentação de Ticiana Villas Boas e júri formado por Carol Fiorentino e Fabrizio Fasano Jr. Repleto de novidades, com transmissão para todo o Paraná pela Rede Massa | SBT, com coprodução da Discovery Home & Health, a atração, que é produzida pela Cygnus Media, estreia na emissora com as cotas de patrocínio vendidas para as marcas Doriana, Cacau Show e Seara. A atração vai ao ar a partir da noite de sábado, 21 de maio, às 21h30, com reexibição dos episódios no Discovery Home & Health, às terças-feiras, às 20h30, a partir do dia 24 de maio.

Em Curitiba, o reality show conta com lançamento oficial para a imprensa na tradicional Empório Kaminski, que oportunamente apresentou sua ampla linha de pâtisserie. A primeira temporada da atração, que corou a muçulmana Samira Ghannoum como campeã em 2015, consolidou o “Bake Off Brasil” como vice-líder de audiência no horário e ainda alcançou expressiva repercussão nas redes sociais que comentavam as atrapalhadas e discussões dos participantes, as avaliações polêmicas dos jurados e a sensação de água na boca com os confeitos apresentados.

Prova da força do formato, é o expressivo número de inscritos para participar da atual temporada, foram mais de 10 mil confeiteiros amadores. A essência e estética do programa permanecem a mesma, porém ele volta com novidades para os telespectadores, é o que conta o atual diretor do reality show, Lucas Gentil: “Temos um novo cenário e estamos gravando em uma nova fazenda (no município de Atibaia, interior de São Paulo) com uma estrutura maior.


Na foto 02: O jurado Fabrizio Fasano Jr., a apresentadora Ticiana Villas Boas e a jurada Carol Fiorentino com os 14 participantes da temporada.

O avental de mestre confeiteiro passa a ser azul (antes era verde). A área da confeitaria é muito ampla, o que enriquece ainda mais o programa, que neste ano trará mais receitas salgadas em relação a primeira temporada. Enfim, são 120 pessoas trabalhando para o programa chegar até o público do SBT. É muito carinho envolvido em cada detalhe”. As novidades continuam, pois dessa vez serão 14 candidatos ao título de melhor confeiteiro amador do País, dois a mais que na temporada passada.

O programa ganhou também dois episódios, passando para 15 nesta temporada, que premia o grande vencedor com um sonhado livro de receitas, que será publicado pela Editora On Line. “É o sonho de todos que amam confeitar”, diz Gentil. A apresentadora Ticiana Villas Boas, que estreou no universo do entretenimento com o Bake Off Brasil, fala sobre o amadurecimento para a segunda temporada: “Eu me sinto muito mais segura.

Na primeira temporada tudo era novo para mim, pois eu não tinha ideia de como seria essa mudança para o entretenimento. Agora eu tenho certeza de que fiz a escolha certa. Fiz alguns ajustes no que acho que não funcionou e investi no que teve maior aceitação e repercussão. Acho que estou mais solta, mais falante e leve. Procuro ser o mais natural possível, ter ações e reações espontâneas. Estou me divertindo ainda mais nesta edição do Bake Off Brasil”. Sucesso absoluto em quase vinte países, o “The Great Bake Off” é uma competição de formato da BBC Worldwide e já chegou à sexta temporada na Inglaterra, seu país de origem.

Outros países como Itália, França, Suécia e Holanda também produziram várias temporadas do formato, sempre alcançando excelentes resultados. “A leveza do formato é um macaron televisivo, gostoso de ver. Além disso o programa dá a chance de confeiteiros amadores mostrarem o seu trabalho. Todos nós temos um conhecido que confeita muito bem e essa é uma chance dessas pessoas mostrarem o que sabem”, diz Lucas Gentil.

Na competição, os confeiteiros amadores enfrentarão dois tipos de desafio: técnico (todos recebem a mesma receita e devem prepará-la) e o criativo (os competidores devem fazer receitas que sejam deliciosas e que também se destaquem pelo visual elaborado). A regra principal é preparar confeitos, doces ou salgados, que precisem ir ao forno. As gostosuras são avaliadas pela chef confeiteira Carol Fiorentino e pelo exigente empresário, Fabrizio Fasano Jr. Segundo o diretor, Lucas Gentil, em algumas ocasiões especiais haverá jurados convidados, que podem ser especialistas ou famosos.

A cada episódio, o pior competidor é eliminado e o melhor do dia recebe o sonhado avental azul de chef confeiteiro. "Não vou apenas experimentar, como vou comer os doces preparados pelos participantes. É impossível resistir a um monte de coisas que eu gosto. Adoro doce, principalmente chocolate. Seria masoquismo não provar. Se eu engordar um pouco, corro atrás do prejuízo depois da gravação, pois tenho certeza que cada caloria vai valer a pena”, brinca Ticiana ao comentar sobre o que vem por aí.

A chef confeiteira Carol Fiorentino diz que apesar da fama de carinhosa, estará mais rigorosa: “Eu gosto de ensinar e mostrar onde podemos melhorar, mas nessa temporada espero mais dos participantes, pois eles já conhecem o programa e precisam estar mais preparados”. A jurada, que afirma estar feliz com o astral das gravações, que já se iniciaram, conta o que um confeiteiro amador precisa para vencer a competição: “É necessário ter calma, controle emocional, estudar bastante, pesquisar e entender que dias ruins acontecem com todos”.

Por sua vez, o empresário Fabrizio Fasano Jr., que ficou conhecido como o temível jurado do reality show após algumas avaliações sem rodeios, alerta que não faz tipo e que permanecerá da mesma maneira: “Não faço isso por personagem e sim por personalidade. Isso não se muda fácil, pelo contrário, com a idade só piora. Trago de novo um pouco menos de tolerância com erros infantis”. Para o jurado, o competidor que quiser ser campeão precisa: “ter uma técnica apurada e muito controle emocional”.

***Ticiana Villas Boas - Ticiana Villas Boas começou sua carreira na imprensa de Salvador. Se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia em 2002. Trabalhou como estagiária e depois repórter na TVE - TV Educativa da Bahia, afiliada da TV Brasil. Lá produziu e editou documentários. Em 2005 passou a integrar a equipe de reportagem da Band Bahia, que pertence à Rede Bandeirantes.

Em 2006 foi transferida para São Paulo e se tornou repórter do Jornal da Band, onde passou a apresentá-lo em 2008. Ticiana participou e ancorou coberturas importantes como a vinda do Papa ao Brasil, Olimpíadas, Copa do Mundo, além das tragédias das enchentes em Santa Catarina e dos deslizamentos e mortes em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Em 2010, ela ganhou o "Troféu Mulher Imprensa" de melhor âncora feminina da televisão brasileira. Chegou ao SBT em 2015, onde comandou a primeira temporada do reality show “Bake Off Brasil – Mão na Massa”, um verdadeiro sucesso de público e crítica. Em 2016, Ticiana enfrentou o desafio de apresentar o primeiro reality show de competição de churrasco do País, o “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa” e, atualmente, a segunda temporada do “Bake Off Brasil”.

***Carol Fiorentino - Apaixonada por cozinha desde pequena, Carol Fiorentino é formada em gastronomia e trabalha há 15 anos como chef confeiteira, tendo como especialidade fazer bolos e doces diversos.

Durante 10 anos comandou a cozinha da doceria “La Vie En Douce”. Também presta consultoria gastronômica, além de ter um canal no Youtube (Carol Fiorentino), onde ensina receitas de doces e bate papo com personalidades na cozinha.

Em 2015 estreou na televisão como jurada da primeira temporada do reality show “Bake Off Brasil – Mão Na Massa”, no SBT, que volta ao ar para segunda temporada em 2016.

***Fabrizio Fasano Jr. Vindo de uma família com tradição na alta gastronomia há mais de um século, o publicitário Fabrizio Fasano Jr. também é famoso pelo paladar apurado e exigente e já experimentou receitas e sobremesas mundo afora.

Como empresário já atuou nos restaurantes do conceituado Grupo Fasano. Na televisão, Fasano também apresentou em 2011 o programa gastronômico “Nestle Com Você”, na RedeTV!.

Em 2015 foi jurado da primeira temporada do reality show “Bake Off Brasil – Mão Na Massa”, no SBT, que volta ao ar para segunda temporada em maio de 2016.

***Juiz federal concede liminar contra Resolução da Jucepar***

***O juiz federal Marcos Holtz, da 3ª Vara Federal de Curitiba, concedeu liminar favorável à Associação das Micro e Pequenas Empresas e dos Microempreendedores Individuais de Curitiba e Região Metropolitana (Microtiba) em ação impetrada contra a Resolução 02/2016 da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A liminar derruba a exigência de reconhecimento de firma “por verdadeiro” em atos sujeitos a arquivamento – como constituição de sociedades e em alterações de contratos sociais – e a exigência de recolhimento prévio do tributo sobre doações e transmissão causa mortis (ITCMD) para arquivamento dos atos.

De acordo o entendimento do juiz federal, a Resolução da Junta Comercial do Paraná violaria a Constituição Federal. Inicialmente, a liminar favorece 5 mil empresas associadas à Microtiba, mas cria uma jurisprudência que pode beneficiar milhares de empresas no Paraná. Segundo Armando Santos Lira, presidente da Microtiba, o objetivo do questionamento é diminuir a burocracia e os custos para os empresários. “A Resolução da Junta, além de contrária à Constituição Federal, contribui para dificultar o ambiente de negócios para micro e pequenos empresários”, afirma.

O advogado do escritório Tedeschi&Padilha, Robson Ochiai Padilha, responsável pelo Mandado de Segurança, também reforça a inconstitucionalidade da Resolução: “Ela altera a regra matriz de incidência tributária, pois antecipa ilegalmente o fato gerador do ITCMD, que nesse caso ocorreria somente depois do registro s ocietário na Jucepar”. A Junta Comercial do Paraná começou a cobrança em março deste ano.

Para o advogado, esta liminar favorável é uma conquista para os micro e pequenos empresários e abre precedente para que outras empresas, que não são associadas à Microtiba. “Queremos que a Jucepar reveja seus procedimentos burocráticos contrários também à Lei do Simples, bem como efetive a cobrança do ITCMD após o registro das empresas, tal como acontece no restante do Brasil”, diz Padilha.

***Martinho da Vila faz palestra, lança livro e apresenta show em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mestre do samba Martinho da Vila vem a Curitiba, no dia 02 de junho, para uma palestra sobre "Inclusão Racial" e lançamento do seu livro “Barras, Vilas & Amores”. O evento será no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, às 17h30.

Já no dia 03, com a banda Família Musical, Martinho da Vila transforma o palco do Teatro Guaíra em uma animada avenida de samba para comemorar os “100 Anos de Samba e 70 de Vila Isabel”.

O show é inédito e será realizado pela Inlive Cultura e Entretenimento e Pequena Mari Produções, às 21 horas. Os ingressos para o espetáculo estão à venda pelo Disk Ingressos 41-3315-0808​ ou no portal www.diskingressos.com.br.

***GhFly contrata Eduardo Gimenes mirando crescimento e expansão internacional***


Crédito da foto: Divulgação.

***A GhFly, uma das principais agências de marketing digital com foco em performance do país, acaba de contratar o publicitário Eduardo Gimenes para assumir a sua Gerência de Marketing e Vendas. O executivo terá a responsabilidade de conduzir o crescimento da agência por meio da estruturação da sua comunicação e posicionamento de marca, além de liderar ações para expansão internacional.

Segundo Gustavo Hana, CEO da GhFly, Gimenes chega com a missão de contribuir com a meta de 100% de crescimento da agência até o fim do ano. “Hoje atendemos clientes internacionais e nacionais com operações em diversos países e estamos em crescimento acelerado.

Com o reforço do Eduardo no time, esperamos ampliar ainda mais nossa atuação em diferentes mercados e seguir em rápido crescimento”, ressalta. Formado em Comunicação, com MBA na FGV e especialização no George Brown College, em Toronto no Canadá, Gimenes tem mais de quinze anos de experiência em internet.

Também foi responsável pela estruturação de modelo comercial e posicionamento de marca na Tray, uma das maiores empresas de plataforma de e-commerce no Brasil, que foi adquirida pelo Grupo Locaweb, líder em serviços de hosting de infraestrutura no Brasil e América Latina.

***TRYP Higienópolis é condecorado com selo ouro no programa EcoLíderes, do TripAdvisor***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O hotel TRYP Higienópolis, administrado pela rede Meliá Hotels International, acaba de ser reconhecido pelo site TripAdvisor com o selo ouro do EcoLíderes, que seleciona empreendimentos hoteleiros comprometidos com práticas sustentáveis. Para ganhar a certificação, o estabelecimento precisa atender a um conjunto mínimo de requisitos, como processos de reciclagem, uso de lâmpadas de baixo consumo e rastreio de uso de energia.

O programa EcoLíderes, desenvolvido em parceria com a consultoria da Rainforest Alliance e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulga as pousadas e os hotéis ecologicamente corretos, dos mais econômicos aos mais luxuosos. O selo ouro garante que o complexo alcançou uma pontuação acima de 50% na pesquisa.


Sobre o TRYP Higienópolis - O TRYP Higienópolis está localizado no sofisticado e tradicional bairro de Higienópolis. O hotel conta com 209 apartamentos na categoria Premium Room equipados com camas exclusivas Premium, televisores de LCD 32’’, TV a cabo, internet high-speed gratuita, duchas com tamanho especial, menu de travesseiros, secador de cabelo, balança, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, um kit café/chá com ebulidor elétrico, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas.

Entre as dependências do hotel estão um restaurante especializado em cozinha internacional (Giallo), sala de eventos com capacidade para até 120 pessoas com completa infraestrutura de serviços e equipamento audiovisual de alta tecnologia, business center, fitness center, sauna seca e piscina externa. TRYP By Wyndham é uma marca urbana que conta com mais de 100 hotéis localizados nas cidades mais dinâmicas e cosmopolitas do mundo. Informações: www.melia.com.

***Amigos do HC lança programa em defesa dos direitos da criança e do adolescente***


Crédito da foto: Juliana Scalco.

Na foto: A médica Luci Pfeiffer, o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Euclides Scalco, a superintendente, Maria Elisa Paciornik e Fhabyo Matesick da TIF Comunicação.

***Realizado durante 10 anos por profissionais voluntários, o Programa HC Dedica, que estava suspenso desde 2014, voltará a atuar no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência grave ou gravíssima. “A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, por meio do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência do Paraná, viabilizará a retomada desse programa a partir do segundo semestre deste ano. Infelizmente, temos um grande número de crianças e adolescentes que sofrem violência e precisam desse serviço”, afirma a superintendente da Associação, Maria Elisa Ferraz Paciornik.

A médica Luci Pfeiffer, que é responsável pelo Programa HC Dedica – Amigos do HC, é pediatra, Doutorada em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR e Psicanalista. No passado, o programa prestava atendimento às vítimas de forma graves de violência, responsáveis e agressores uma vez por semana e apresentava uma demanda reprimida para atendimento diário. 

“Os Amigos do HC está dando condições para o serviço voltar a existir e de uma maneira muito mais estruturada. O Programa terá uma sede própria, com atendimento diário e contará com uma equipe multidisciplinar formada por pediatra, psicólogo, psiquiatra, psicanalista, assistente social e enfermeira, além dos funcionários administrativos”, destaca Luci.

Com as mudanças, a expectativa é de que 40 pessoas sejam atendidas por dia. Além das crianças e adolescentes, o serviço também está disponível aos pais e responsáveis e ao agressor, quando passível de atendimento. “Atuamos com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário. Recebemos vítimas encaminhadas pelo próprio Hospital de Clínicas ou instituições conveniadas. Nosso papel é ajudar a sociedade em geral, institucional e científica no enfrentamento desta violência que ainda é bastante comum em todas as classes sócio-culturais”, explica a médica responsável.

O lançamento do Programa aconteceu na última quarta-feira, dia 18 de maio, quando foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião foi lançada a campanha “Conecte-se ao que importa”, criada pela TIF Comunicação, com continuidade do trabalho de defesa à infância e adolescência. A cerimônia foi realizada no Ministério Público do Paraná.

Sobre a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas - A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

A Associação está localizada na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, em Curitiba. Doações podem ser feitas pelo 0800-6011010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 04799-8. Empresas que declaram lucro real podem destinar até 1% do imposto para os projetos da instituição e pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido.

***Outback dá dicas de como comemorar o feriado de Corpus Christi***


Crédito da foto: Divulgação.

***A rede de restaurantes Outback Steakhouse tem em seu cardápio apetitosas e perfeitas sugestões para serem compartilhadas entre amigos e familiares. E, no feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (26), todas as unidades funcionarão para almoço e jantar, sem intervalo. Como entrada, a sugestão é o Spicy Shrimp Dip (R$ 43), uma generosa combinação de camarões e queijos finos, temperados com o molho El Fuego, gratinados ao ponto e servidos com tortillas crocantes.

Na hora do prato principal, uma dica é pedir o Ribs And Chicken Platter – Drovers (R$ 57,50), uma porção ideal para ser compartilhada, formada por meia costela de porco defumada e grelhada e um peito de frango grelhado, ambos regados com molho barbecue. E para tornar o #MomentoOutback ainda melhor e mais prazeroso, o vinho White Selection (R$ 71), garrafa de 750ml, feito com a uva Torrontés, produzida para o Outback pela Bodegas Salentein, na Argentina, tem tudo para garantir uma harmonização à refeição.

O rótulo também está disponível em taça (R$ 22). Para finalizar, adoçando o paladar, vale pedir um Cheesecake no estilo New York, com uma fatia servida com calda de raspberry, chocolate ou caramelo (R$ 24,90). Os horários de funcionamento dos restaurantes podem ser consultados no site www.outback.com.br/restaurantes.

Sobre o Outback Steakhouse - A rede Outback Steakhouse possui 77 restaurantes no Brasil, está presente em 37 cidades, 14 Estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion®, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida somados à descontração no atendimento e as instalações aconchegantes.

Sobre a Bloomin’ Brands - Com sede em Tampa, na Florida, Bloomin‘ Brands, Inc. é uma das maiores empresas de restaurantes casuais do mundo, com cerca de 90 mil colaboradores e mais de 1.400 restaurantes em 20 países. A companhia é detentora das marcas Abbraccio Cucina Italiana, Outback Steakhouse, Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, Bonefish Grill e Carrabba’s Italian Grill.

***Bar do Victor ajuda a enfrentar o frio com o happy hour de inverno***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Bar do Victor Praça da Espanha e o Bar do Victor São Lourenço? iniciam nesta quinta-feira (19) o Happy Hour de Inverno, para ajudar os curitibanos a enfrentar as noites frias com muito sabor, boa companhia e em um ambiente agradável. O novo Happy Hour de Inverno Victor tem cardápio fixo e exclusivo de cinco petiscos bem quentes, para comer à vontade: caldinho do dia, pastéis de camarão, polenta com ragu de camarões, escondidinho de bacalhau e mignon com queijos.

O Happy Hour de Inverno Victor tem preço fixo de R$ 59,90 e é servido das 17h30 às 20 horas, de terça a sexta-feira, nas duas casas. Criado pela dupla Deysy Karila e Guilherme Benzoni, líderes da equipe de cozinha do Bar do Victor Praça da Espanha, o cardápio mantém o DNA da marca, pois tem nos camarões seu principal ingrediente, e varia toda a semana, com os diferentes sabores do caldinho do dia.


“São pratos acolhedores de inverno. Escolhemos opções que todo mundo ama comer no frio, com ingredientes tradicionais do Victor, como camarão e bacalhau”, conta Deysy. Quem optar pelo Bar do Victor Praça da Espanha para aproveitar o Happy Hour de Inverno encontrará um charme a mais: o deck foi especialmente ambientado para as noites frias. As cadeiras ganharam pelegos de pele de carneiro, os clientes recebem uma manta para cobrir pernas ou costas e o ambiente ganhou aquecedores para deixar o clima aconchegante.

Harmonização com vinhos - Para aproveitar o cardápio exclusivo do Happy Hour de Inverno, o restaurateur Francisco Urban, diretor executivo do Grupo Victor, sugere o acompanhamento dos vinhos Verde Loureiro (branco) e Tons de Duorum (tinto), ambos de Portugal. Versátil na combinação com pratos quentes, o Verde Loureiro é marcado por aromas frescos com notas cítricas, combinando perfeitamente com frutos do mar. Já o tinto Tons de Duorum apresenta uma cor rubi intensa, aroma de frutas vermelhas maduras e um leve toque floral. Seu paladar seco combina com carnes vermelhas, como o mignon.

Serviço e reservas: Happy Hour de Inverno Victor De terça a sexta, das 17h30 às 20 horas Cardápio Exclusivo por R$ 59,90 Bar do Victor São Lourenço: Rua Lívio Moreira, 284 - São Lourenço / (41) 3353-1920. Bar do Victor Praça da Espanha: Rua Saldanha Marinho, 1650 – Batel / (41) 3076-0720.

***1º Festival de Bisteca Alla Fiorentina do Vin Bistro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Desde o dia 12 de maio, está acontecendo o 1º Festival de Bisteca Alla Fiorentina do Vin Bistro, receita originária da Toscana, Itália. De acordo com o proprietário do Vin, Ronaldo Bohnenstengel, a bisteca utilizada será da raça black angus, com peso entre 1 e 1,2kg. “A carne de black angus certificada é uma raça de bovinos destinada à produção de carne premium, de qualidade superior, com origem no nordeste da Escócia”, explica.

Para esta receita, o Vin Bistrô irá aproveitar todo o sabor da carne, com apenas alguns condimentos, exatamente como o prato original. A Bisteca Alla Fiorentina (R$ 149,00) serve muito bem duas pessoas, e vem à mesa com os tradicionais acompanhamentos, que são batata, farofa de ovos, legumes e massa. “Este evento deve durar aproximadamente um mês, no almoço e jantar”, frisa Bohnenstengel.

Sobre o Vin Bistro Adega & Restaurante– No coração do Batel Soho, o Vin Bistro tem ares europeus, desde a decoração do restaurante até a culinária, passando pela impecável apresentação dos pratos. O cardápio tem sempre novidades, e é minuciosamente elaborado. O aconchego da luz baixa e das mesas redondas, convidam a um bom papo e a uma taça de vinho vinda da adega, que possui rótulos selecionados pelo sommelier Ronaldo Bohnenstengel. Anexado ao Vin Bistro há uma loja de vinhos, onde o próprio sommelier pode dar algumas dicas.

Serviço: 1º Festival de Bisteca Alla Fiorentina Almoço e Jantar Valor: R$ 149,00 (com acompanhamentos, para duas pessoas) Rua Fernando Simas, 260 - Batel Soho Curitiba - PR | 80430-190 Telefone: (41) 3225-3444 Horários: almoço de segunda a sexta, das 12h00 às 14h30 (sábado até as 16h) e jantar de segunda a quinta até as 00h00 (sextas e sábados até a 1h da manhã) Valet Park durante o jantar - Aceita todos os tipos de cartões.

***Hospital Erasto Gaertner aumenta seu número de enfermeiros especializados para melhor atender seus pacientes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Buscando sempre oferecer o tratamento mais humanizado e o melhor atendimento, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) aumentou o número de enfermeiros especializados. Entre as principais estão Oncologia, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Gestão em Saúde. “O grande diferencial de uma instituição de combate ao câncer é seu nível de especialização. Atualmente, o Hospital Erasto Gaertner possui 83% do seu quadro de enfermeiros com pós-graduação, mestrado ou doutorado, o que nos garante uma melhor qualidade na assistência com experiência comprovada”, pontua Adriano Lago, superintendente do Hospital. Esse crescimento está relacionado também com o aumento de casos da doença.

Segundo o INCA, somente neste ano, deverão ser registrados 600 mil novos casos da doença, sendo cerca de 295,2 mil homens e 300,8 mil mulheres. Devido a esse aumento, a Cancerologia está se tornando uma especialidade essencial e complexa dentro da medicina. A importância do cuidado está cada vez mais abrangente do que apenas diagnosticar e tratar da doença, envolve todo um atendimento multiprofissional. Não é, simplesmente, o estudo dos tumores, de como eles se desenvolvem no organismo e o estudo dos possíveis tratamento, mas também de prestar todo o apoio psíquico e emocional para o paciente e sua família.

“Com um maior número de profissionais especializados, proporcionamos uma melhor qualificação em outras áreas da Enfermagem, o que abre um leque de enfermeiros qualificados que o HEG pode ter. Temos como objetivo principal atender os nossos pacientes sempre com o melhor serviço e esse aumento nos ajuda ainda mais a garantir esse atendimento”, afirma Heleno de Sousa Faria, coordenador assistencial do Hospital Erasto Gaertner. Por ser uma instituição altamente especializada, além de hospital escola, é de suma importância o aprofundamento dos seus funcionários.

Faria percebeu a importância de os enfermeiros terem algum tipo de especialização, por isso começou a incentivar a sua equipe a estudar, se aperfeiçoar. Dos 70 enfermeiros que trabalham no HEG, nem 50% tinham pós-graduação. Além de incentivar os colaboradores já contratados a se especializarem, a instituição começou a contratar apenas enfermeiros com, pelo menos, pós-graduação, mostrando a importância de ter profissionais multidisciplinares, mais qualificados para atender. “Fui trabalhando com os enfermeiros, explicando a importância de ter uma continuidade no estudo após sua graduação.

De estarmos nos aprofundando e nos aperfeiçoando na parte oncológica. Comecei a instigá-los. Em seis meses, mudou muito o perfil dos enfermeiros, de 40% para 83% de profissionais especializados concluídos ou em andamento. Quem é tratado no Erasto sente uma confiança maior, além de se sentir mais seguro, pois sabe que a equipe que está cuidando dele é especializada e por isso terá um tratamento com embasamento teórico e prático atualizado, finaliza Faria.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***Networking deve ser alimentado de forma planejada e estratégica***


Crédito da foto: F22 Stúdio Fotográfico.

***O headhunther e consultor Bernt Entschev traçou um paralelo entre as relações profissionais atuais e do passado e aprofundou no tema do networking em palestra realizada para executivas e empreendedoras a convite da BPW Curitiba – Business Professional Women, na última quinta-feira, em Curitiba. Ele ressaltou a importância do papel da mulher no ambiente de trabalho e lembrou que houve mudanças profundas nas relações entre homens e mulheres nos últimos anos.

Porém, embora a mulher tenha alcançado uma série de conquistas, lembrou que ainda há poucas mulheres em cargos de presidência ou direção de grandes empresas. Entschev, que tem 30 anos de experiência na área de RH, mostrou que os cartões de visita e os classificados deram lugar às mídias sociais e relacionamentos virtuais, o que acabou por facilitar as possibilidades de contatos profissionais. É claro que cursos, eventos corporativos, associações etc continuam valendo para os contatos pessoais e devem ser mantidos sempre.

Segundo Entschev, ambientes que frequentamos são importantes para fazer os contatos de trabalho e negócios que vão desde clubes relacionados a hobbies diversos e à participação em eventos de todos os tipos. O networking, de acordo com ele, pode gerar novos negócios ao ponto de até achar um sócio para a empresa, proporcionar indicação para novos empregos e oportunidades e convites para ingresso em grupos. Há aspectos importantes a serem observados. “Muitas vezes os contatos geram frutos no médio ou longo prazo”, comentou, lembrando de negócios gerados após conversas ocorridas há mais de cinco anos.

Banco de dados - Para Entschev quanto maior é o networking, maior é o trabalho para mantê-lo vivo e uma forma de superar essa questão é criar um banco de dados dos contatos, classificando-os por diferentes interesses, perfil do profissional, seu segmento de atuação e outros filtros. Uma forma interessante de alimentar esse banco de dados é enviar notícias de interesses da pessoa, convites para eventos, novidades e até mesmo divulgar suas próprias conquistas, ou seja, fazer seu marketing pessoal, entre outros.

Há muitos canais disponíveis para se fazer esses contatos atualmente, entre eles, o LinkedIn e e-mail para pessoas com interesse em comum. Ligações por telefone apenas para os mais próximos, pois geralmente as pessoas não gostam de ser interrompidas. Estar aberto a relacionamentos é a chave para ampliar o networking. 

Entschev sugere às pessoas a quebrar o bloqueio paterno de proibir conversar com desconhecidos. “Cada desconhecido passará a ser conhecido e poderá ingressar na sua rede de contato”, alerta. O objetivo de tudo isso é não se tornar uma pessoa chata, mas desenvolver a desinibição, o traquejo social e a habilidade de permear assuntos diversos, e ter a chance de conduzir a conversa para temas do seu interesse.

 ***Quadro Missão Bicho, do Estúdio C, convida público para mostrar seus pets***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Missão Bicho é um quadro criado para levar o mundo animal para o Estúdio C e para a casa dos telespectadores. Carla Lima assume a missão de revelar o mundo animal, e ao lado de especialistas, visita os animais de estimação do público para ajudar a solucionar dúvidas e trazer dicas sobre saúde, alimentação, adoção e como cuidar melhor deles.

O público também pode participar enviando perguntas, fotos e vídeos que mostrem o pet pelo aplicativo “Você na RPC” (disponível para iOS e Android nas lojas Google Play e Apple Store), ou pelas redes sociais com a tag #MissãoBicho. Ele pode ser escolhido para aparecer no Estúdio C e ficar famoso em todo o Paraná.


O quadro também está nas redes sociais: no Facebook, um grupo de discussão foi criado para divulgar informações sobre adoção, anúncios de animais perdidos, notícias, dicas e tudo que envolva o universo animal; no Instagram, os telespectadores podem compartilhar fotos de seus companheiros.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***“A maldita raça humana” entra em cartaz no Novelas Curitibanas***


Crédito da foto: Daniel Assal. 

***A peça “A maldita raça humana”, da Companhia Teatro de Breque, estreia nesta quinta-feira (19) no Teatro Novelas Curitibanas. Inspirada em uma das obras mais sagazes de Mark Twain, “Dicas úteis para uma vida fútil”, a peça desmascara o bestial existente por trás do verniz altruísta do homem, trazendo o politicamente incorreto para discussão em cena. A ironia é o que dá leveza ao enredo, construído com recortes aparentemente banais do cotidiano, mas que reunidos levantam uma suspeita: a sociedade não é tão inocente assim. Twain, um dos principais escritores da literatura americana e mundial, ganhou notoriedade por utilizar o humor como ferramenta para fazer críticas a sua época.

Os fundamentos de tais críticas ainda são válidos para a atualidade, e foram o ponto de partida para a pesquisa da nova peça da Companhia Teatro de Breque. Diante da realidade contundente, o que ainda precisa ser dito? O que é relevante frente aos absurdos que nos esperam a cada esquina? O processo de criação da dramaturgia contou com a colaboração de Mark Harvey Levine e Fernando Kinas, além da participação coletiva do grupo. O resultado é uma montagem original e contestadora, alinhada com o trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido pela companhia. O elenco de “A Maldita Raça Humana” é composto por Pablito Kucarz, Rodrigo Ferrarini e Gabriel Gorosito, a direção é de Nina Rosa Sá e a produção de Michele Menezes/Pró Cult.

O espetáculo é fruto do projeto “Os irmãos Twain”, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura, da Prefeitura de Curitiba, na categoria Mecenato. Conta com o incentivo de CEDIP e De Bernt, e apoio de Galvão Administradora, Academia Gustavo Borges e Candy Shop. A companhia – Desde o seu surgimento em 2007, o Teatro de Breque já tem no currículo importantes e premiadas produções: O Beijo, Chiclete&Som, Elizaveta Bam, Com Amor, A Vaca Pródiga, Em Breve nos Cinemas e Uma Árvore de Carvalho. Ainda em 2016, no segundo semestre, estreará o espetáculo Não Contém Glúten, ganhador do prêmio Funarte Myriam Muniz.

A companhia também se dedica à promoção da produção cultural plural, agrupando artistas e buscando o diálogo de linguagens. Prova disso são suas iniciativas como O Coletivo de Pequenos Conteúdos (2009 e 2010) e a Mostra Novos Repertórios (desde 2007), que reuniram companhias de teatro da cidade e foram destaque na imprensa nacional. O Teatro de Breque acredita na criação artística pautada pelo risco, improvisação e relação com a audiência, para desenvolver projetos criativos de grande relevância para o cenário cultural de Curitiba.

Serviço: A Maldita Raça Humana – Companhia Teatro de Breque Local: Teatro Novelas Curitibanas – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco Datas e horários: de 19 de maio a 12 de junho, de quinta-feira a domingo, às 20h; sábados e domingos também às 18h Entrada franca Classificação: 18 anos Para saber mais: https://teatrodebreque.wordpress.com.

***Caixa Cultural Curitiba oferece oficina gratuita de introdução à estética de Hegel***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba oferece, por meio do Programa Educativo Gente Arteira, a oficina Introdução à estética de Hegel, de 30 de maio a 3 de junho. Com inscrições gratuitas, os encontros são destinados a artistas, pesquisadores e interessados em entrar em contato com uma visão sobre assuntos relacionados à estética nas artes, tendo como referência os conceitos estéticos do alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770 – 1831), um dos mais importantes e influentes filósofos da história.

Ministrada por William Teca, a oficina, terá carga horária de 12 horas e abordará tópicos como poética e filosofia da arte; o conceito de belo; o conceito de arte; a arte, o artista s sua obra; o confronto entre o conceito de arte dito clássico e possíveis considerações quanto à arte contemporânea. O objetivo do ministrante é, a partir dos conceitos hegelianos, ampliar a capacidade crítica dos inscritos, permitindo aprofundar-se na percepção e visão de mundo da arte.

Os participantes receberão certificado. William Teca é doutorando em Estudos Literários pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. O interesse pela arte faz com que suas pesquisas entrem no campo da poética e da filosofia da arte, e não somente literatura. Trabalhou como mediador junto à Fundação Cultural de Curitiba, coordenando a Casa de Leitura Paulo Leminski, onde se dedicou à mediação não só de literatura, como também de música e artes visuais.

O Programa Educativo Gente Arteira é um programa de arte-educação da Caixa, que tem como objetivo contribuir no fomento à cultura, atuando como elemento de formação educacional e incentivo à criatividade. Inclui-se em suas ações visitas individuais ou em grupos, pré-agendadas ou não, ao espaço da Caixa Cultural e oficinas de arte planejada por profissionais especializados que promovem a construção dos sentidos entre a obra de arte e o participante.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel - Um dos filósofos mais importantes de todos os tempos, o alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel desenvolveu um sistema filosófico batizado de Idealismo absoluto, em que era possível alcançar um saber do absoluto, sendo também conhecido como filósofo da totalidade. Sua obra tem a fama de ser difícil. Hegel diferencia o belo da natureza do artístico. Para ele, o belo artístico é superior ao natural porque vem do espírito, sendo o primeiro é reflexo do segundo.

Serviço: Oficina: Introdução à estética de Hegel Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: de 30 de maio a 03 de junho de 2016 Hora: de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30 Inscrições gratuitas: a partir de 20 de maio pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Informações: (41) 2118-5114 Vagas: limitadas - Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário