quinta-feira, 27 de março de 2014

Coluna do dia 27/03/14

***O “DÂNDI” THIAGO PETHIT NA CAIXA CULTURAL CURITIBA*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 04 e 05 ás 20h e dia 06 de abril,às 19h, o show Estrela Decadente Tour, do cantor paulista Thiago Pethit, com repertório de seu segundo álbum de mesmo nome. Acompanhado de Camila Lordy (piano e vocais), Pedro Penna (guitarra e vocais), Anderson Ambrifi (baixo e vocais) e Leonardo Rosa (bateria), o cantor chega a Curitiba após o lançamento, em setembro de 2013, do videoclipe Moon, faixa 2 do CD, dirigido pelo cineasta Heitor Dhalia (de À Deriva). O vídeo foi visualizado por mais de 300 mil internautas em dois meses e entrou para a lista dos 10 mais assistidos no mês de lançamento da Revista Billboard. Uma ode à decadência, o show com produção musical de Kassin e direção de arte de Pedro Inoue tem discurso estético contundente.

Pethit assume voz, postura e sentimentos de um dândi que se apresenta também em discurso narrativo na música Dandy Darling. Na maioria das faixas, as influências sonoras passeiam por referências dos anos 1930 e 1960, atualizadas por programações com samples, loops e ruídos digitais que se misturam a outros instrumentos. A aura rock’n’roll envolve faixas como Moon, Dandy Darling, Devil in Me e a faixa-título, inspirada na atriz Greta Garbo. Todo autoral, com exceção de Surabaya Johnny, o disco retoma parceria com Helio Flanders em Devil in Me.

O disco de estreia de Thiago Pethit, Berlim, Texas, de 2010, traz onze faixas, todas autorais, com produção de Yury Kalil (Cidadão Instigado) e direção artística de Jackson Araújo. Neste CD, antecedido pelo single Fuga No 1 (2009) e pelo EP Em Outro Lugar (2008), as letras confessionais e diretas, em português, inglês ou francês, fogem de rimas elaboradas e termos rebuscados. Com performances acústicas em que todos os instrumentos são tocados analogicamente pelos músicos no estúdio, sem interferências de bases eletrônicas, ruídos foram registrados propositalmente pelos microfones no disco. Com formação em artes cênicas, Pethit estudou canto e composição em Buenos Aires e Paris.

A transição do teatro para a música é definitiva para o desenho de seu estilo musical, que resgata elementos do universo do cabaré alemão dos anos 1930, com foco em autores e compositores como Bertolt Brecht e Kurt Weill. A estreia musical de Pethit no palco, para apresentar oficialmente suas canções, foi no Studio SP, em 2008, na abertura do show do compositor folk norte-americano Bonnie Prince Billy (Will Oldham). Depois de uma temporada de shows lotados na casa, o cantor abriu os shows de Jens Lekman, no projeto Invasão Sueca. Desde o lançamento de seu disco de estreia, ganhou o prêmio Aposta MTV no VMB 2010 e levou seu show a diversas cidades brasileiras e a países como Argentina e Portugal. Em 2011, participou do disco de Rodrigo Leão, fundador de uma das bandas portuguesas de maior projeção mundial, Madredeus. Além de gravar com o compositor, Pethit excursionou com o projeto de Leão, que já contou com nomes como Beth Gibbons (Portishead) e Stuart Stapples (Tindersticks).

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Um dos mais importantes grupos de rock metal de todos os tempos, o Guns N´ Roses já está no Brasil com sua nova turnê “South American Tour 2014” . Dono de sucessos como “Sweet Child O’ Mine”, Welcome to the Jungle” e “Paradise City”, o grupo norte-americano não se apresentava no Brasil desde 2011, quando encerrou o Rock in Rio. Com realização da Prime e Hits Entretenimento, a escala na cidade acontece no domingo, dia 30 de março, em única apresentação no Estádio Durival Britto e Silva às 21 horas.

*****O fim de semana da +55 conta com a segunda edição do Domingo do Bonfim (30 de março), com dois DJs, banda e um prato especial no cardápio. A programação começa às 13h, com o chef Alexandre Bressanelli apresentando o Dog de Linguiça, cachorro-quente com linguiça artesanal grelhada. Às 14h, tem início a programação musical. A exposição ”Corpo como Linguagem do Sujeito”, de Katheriny Mendes, continua na galeria da casa. A partir das 14h, dois importantes DJs do cenário underground nacional. Ricardo Albuquerque abre a festa, com seu set de house music com toques autorais de nu-disco, indie e hip hop.

*****O Shopping Mueller receberá, neste sábado (29), a visita do tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes. Ele vem para participar do penúltimo dia do projeto “Experimentando Diferenças”, para receber o público, a partir das 17h.

*****Acontece neste final de semana, dias 29 e 30 de março, o IV ICF de Tênis 2014, torneio de tênis que a Marco Silva Academia de Tênis promove pelo quarto ano consecutivo em prol do Instituto para Cuidado do Fígado (ICF). As inscrições podem ser realizadas no site da Academia Marco Silva ou pelo telefone (41) 30226502.

*****Agora é a vez dos paranaenses desfrutarem de uma bela noite de comida tailandesa. Depois do Thai Food Internacional Cousine acontecer no Brava Beach Lounge, no cenário paradisíaco da Praia Brava, em Itajaí (SC), agora é a vez de ir até a capital do Paraná, Curitiba. O reservado encontro está marcado para hoje no Brava Beach Store a partir das 19h30.

*****Neste sábado (29), acontece a primeira edição de 2014 do Viver Mais VITA, programa oferecido pelo Hospital VITA Batel para pessoas com mais de 60 anos. O tema desta edição será a osteoporose, com o ortopedista especialista em cirurgia do quadril e trauma ortopédico, Christiano Saliba Uliana. O evento começa às 8h30, no Espaço BeHappy Batel. A entrada é gratuita e as inscrições são limitadas. Informações e inscrições pelo telefone: (41) 3883-8414.

*****“Cinco peças e uma farsa”, novo livro do escritor e jornalista Otavio Frias Filho, será lançado no Festival de Curitiba, dia 29 de março, no Memorial de Curitiba, às 16h. A obra reúne seis peças escritas na entrada dos anos 1990 e no início da década passada: Tutankáton, Rancor, Típico Romântico, Sonho de Núpcias, Utilidades Domésticas e Breve História de uma Perversão Sexual.
***Festa na família Lupion***


Crédito da foto: Divulgação.

***A família Lupion abre neste sábado as portas do Castelo do Batel, em Curitiba, para comemorar o aniversário das quatro netas da anfitriã Vera do Amaral Lupion. Esther é filha de Laura e Maurício Lupion; Carolina é filha de Danièlle e Marcelo Lupion; e as gêmeas Júlia e Glória são filhas de Priscila e Moysés Lupion Neto.

A festa, com controle rígido de segurança e de cumprimento do traje especificado – black tie – reunirá cerca de 700 convidados vindos de várias partes do país, e configura entre as mais destacadas desde que o Castelo se tornou o principal local de eventos de Curitiba. A decoração dos salões será em tons de branco, dourado e bois de rose, complementado com rosas, orquídeas e tulipas. O evento é assinado por Rossana Lazzarotto de Oliveira.

***Festival de Curitiba está no ar*** 


Crédito das fotos: Divulgação. 

***Foi dada a largada para 12 dias que transformam Curitiba em um vibrante palco distribuído por todos os cantos da cidade, promovendo o encontro entre as artes cênicas e o entretenimento. O Festival de Curitiba está em sua 23ª edição com 35 espetáculos na Mostra, sendo sete estreias nacionais e quatro montagens internacionais. Além disso, o Fringe traz 400 montagens. Também fazem parte do festival o Gastronomix, o Mish Mash, o Guritiba e o Risorama. “Nossa intenção é comemorar e reunir pessoas para celebrar as artes. A cidade respira arte nos próximos dias”, afirmou Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, na festa de abertura do festival, ontem à noite. 


O grupo chileno Gran Reyneta brindou o público de cerca de 2.500 pessoas com a apresentação do espetáculo lúdico “El hombre venido de ninguna parte”. As atrizes Regina Duarte e a filha Gabriela prestigiaram a festa. “Para o artista, o festival abre os horizontes, a gente aprende muito, aguça a nossa sensibilidade, dá vontade de fazer coisas melhores, propondo mais qualidade. E como a arte é o espelho da sociedade, para o público há um ganho extra porque quanto mais a gente se conhece, mais podemos lutar por uma qualidade de vida mais forte”, avaliou Regina, que esteve na primeira edição do festival, em 1992, com a montagem “A vida é sonho”, dirigida por Gabriel Vilela, na inauguração da Ópera de Arame. 

Durante a solenidade de abertura, o gerente geral da Refinaria Getúlio Vargas da Petrobras em Araucária, Luiz Antonio Meirelles da Silva, destacou que o festival projeta Curitiba no cenário nacional e internacional. O diretor do Itaú/Unibanco, Leon Gotlieb, afirmou que “a cultura é o alicerce para uma sociedade viva e independente e o festival nos traz cultura”. Caique Ferreira, diretor de Marketing da Renault, destacou que “o Festival transcende Curitiba, é o maior e melhor do País e temos orgulho de fazer parte desta história”. Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, representou o prefeito Gustavo Fruet e aproveitou a noite para lançar o Programa Casa Cheia, um bônus de R$10,00 para quem quiser assistir aos espetáculos do Festival de Curitiba. “As políticas públicas podem estar ao lado dos produtores culturais e espero que o Casa Cheia possa colaborar com teatros lotados”, destacou. 

O presidente da Funarte, Gucci Fraga, disse, empolgando o público presente, que “o teatro é a grande metamorfose da vida e é bom tratar muito bem os artistas, pois eles são o espelho e a crônica da nossa época”. O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, representou o governador Beto Richa na cerimônia: “Esta é a primeira vez que estão reunidos no mesmo palco representantes das três esferas de governo, mostrando que há uma sintonia sendo construída para que a cultura consiga se transformar em um elemento essencial da formação do ser humano”.

 O ator curitibano Guilherme Weber destacou sua alegria ao se considerar parte da história do Festival. “Minha história profissional, minha carreira, se confunde com a trajetória do evento porque estreei profissionalmente no mesmo ano em que o Festival começou. Fazemos aniversário juntos. Fico feliz em vê-lo cada vez mais forte, mais potente, mais instigante, pois de alguma maneira sinto que minha carreira acompanha a carreira do festival”. 

***RPC TV produz Globo Repórter no Havaí***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta sexta-feira, dia 28 de março, o ‘Globo Repórter’ desembarca no estado americano que fica no meio do Oceano Pacífico, com uma produção inédita realizada pela equipe da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná. Dulcinéia Novaes, Norberto Oda, Alexander de Marco e Daniel Hassan foram até o Havaí para mostrar algumas das paisagens mais belas do mundo. A equipe passou três semanas no estado produzindo o programa.

Dulcinéia conta que o telespectador vai conhecer diferentes aspectos da vida do arquipélago. "Visitamos seis das oito ilhas habitadas. Vamos mostrar como é o povo, a cultura e principalmente as belezas naturais. Nossa equipe viu tudo isso de perto e ficou cara a cara com um vulcão em plena erupção”, comenta. A exuberância das praias da região, algumas com areias avermelhadas, também está no programa. E ainda: o observatório astronômico que fica acima das nuvens, uma das revoadas mais belas e coloridas do mundo e a graciosidade de uma dança que é sinônimo de Havaí, a hula. O Globo Repórter desta sexta-feira vai ao ar logo após a novela ‘Em Família’.

***Casa alegre***


Crédito da foto: Divulgação.

***Tendência na decoração, peças criativas, divertidas e com design proporcionam charme e personalidade para qualquer ambiente. Através de pequenas mudanças, como um adesivo na parede ou almofadas descoladas, é possível deixar um espaço ainda mais alegre. O site Kaza on Sale, empresa do grupo Universal Decor, oferece diversos itens para deixar a casa com muito mais estilo.

São móveis, objetos de decoração, utensílios, eletrodomésticos e eletroportáteis nacionais e importados para quem deseja personalizar a decoração. As peças, em diferentes estilos – retrô, contemporâneo, clássico ou romântico, são ideais para o público jovem e para casais que estão montando sua primeira casa. Acesse: www.kazaonsale.com.br.

***Zumba é novidade no Studio D1***


Crédito da foto: Divulgação. 

***Famosa ao redor do mundo e detentora do posto de queridinha no Brasil, a Zumba é uma atividade que tem mostrado uma vasta lista de benefícios à saúde dos praticantes. De acordo com Dora Paula Soares, diretora da escola de dança Studio D1, os interessados não precisam saber dançar para começar as aulas. “A Zumba é bastante democrática, permite que qualquer pessoa intere-se dos movimentos com facilidade”, afirma. 
Criada na Colômbia, a Zumba reúne em sua base ritmos latinos, coreografias e exercícios aeróbicos, sendo então caracterizada como uma atividade interessante para o corpo humano. A dança é bastante intensa, dando ênfase ao tronco, membros inferiores e cintura – fatores que garantem fortalecimento ao corpo e melhora na postura. Além disso, a prática da dança pode ser uma alternativa para quem deseja manter a forma: é possível perder cerca de 600 a 1000 calorias por hora/aula. 

A aula de Zumba é totalmente dinâmica, em que o professor ensina uma sequência divertida de passos ao som de músicas como samba, salsa, merengue e mambo. “Os movimentos alternam-se entre rápidos e lentos e é justamente essa variação de velocidade que permite que a aula seja descontraída e atrativa. Os alunos comentam que a coordenação motora e o equilíbrio foram beneficiados graças ao método enérgico aplicado na atividade”, explica a diretora do Studio D1. A diversidade de passos também é grande auxiliadora da respiração, que precisa ser trabalhada durante todo o momento da atividade. 

Mais informações: Escola de Dança I: www.studiod1.com.br - Bom Retiro – Rua Carlos Pioli, 144 – (41) 3253-6335 Batel – Rua Teixeira Coelho,  262 – (41) 3243-0212.

***PIER DO VICTOR DIVULGA MENUS PARA 9ª EDIÇÃO DO CURITIBA RESTAURANTE WEEK***

 

Crédito da foto: Divulgação.

***Comer bem e gastar pouco. Esse será o lema dos restaurantes do Pier do Victor durante a 9ª edição do Curitiba Restaurant Week, que acontece de 31 de março a 13 de abril. O time de chefs composto por Eva dos Santos, Claudinei Oliveira, Janete Chagas e Paulino da Costa preparou menus sob medida, dez, no total, para enaltecer os sabores do Brasil, tema que ancora a atual edição do evento. Confira as opções: Para o almoço, o Bar do Victor destaca duas opções de menu. No Menu 1, a Entrada é Salada de Gorgonzola, o Prato Principal é o Linguado à Belle Meunière (Linguado grelhado ao molho de alcaparras, cogumelos, camarões e tomates com arroz e batatas noisette). Para sobremesa, Profiteroles (Carolinas recheadas com sorvete de creme e calda de chocolate quente).

No Menu 2 a Entrada é Carpaccio (Carpaccio bovino com rúcula, lascas de parmesão e molho de mostarda). O Prato Principal é o Bacalhau à Vicentina (Lascas de Bacalhau com cebolas, batata, tomates, azeitonas marinadas e arroz com Castanha do Pará). Para Sobremesa, Sorvete de Amarena com crocante folhado. Cada menu custa R$ 41,90 por pessoa. Para o jantar, o Bar do Victor também destaca duas opções de menu. No Menu 1, a Entrada é Pataniscas de Bacalhau (Lascas de bacalhau frito em polme de farinha de trigo). O Prato Principal é o Polvo Sauté com cogumelos e pupunha ao molho pesto de manjericão. Para sobremesa, Creme Brulée de Tangerina.

No Menu 2, a Entrada é a Insalata Daysy (camarões grelhados, rúcula com lascas de abacaxi e tomates cereja ao creme de aceto). O Prato Principal é a Fritada de Frutos do Mar (mix de frutos do mar fritos com purê de batatas com amêndoas). Para Sobremesa Sorvete Artesanal de Banana com crisps de mil folhas e caramelo. Cada menu custa R$ 51,90 por pessoa. Para o jantar na Petiscaria do Victor os clientes poderão escolher entre duas opções de menu. No Menu 1, a Entrada é Salada Caprese (tomate cereja, mussarela de búfula, manjericão e molho pesto). O Prato Principal é Bacalhau com legumes e a Sobremesa é Torrica Espanhola (pão caseiro com calda de caramelo e sorvete de creme).

O Menu 2 contempla como Entrada o Vatapá de Camarão (leite de coco, amendoim, castanha caju, tomate, cebola, azeite de dendê e farinha de trigo). O prato principal é Arroz lambe-lambe de Marisco (Arroz, cebola, alho, marisco e cheiro verde). A sobremesa é um saboroso Mousse de Uva. Cada menu custa R$ 51,90 por pessoa. Para o jantar na Trattoria do Victor, os clientes também terão duas opções de menu. No Menu 1, a Entrada é Salada de Presunto de Parma (salada de folhas com presunto cru, maçã verde e lascas de parmesão). O Prato Principal é Black Cod grelhado com Tagliolini al Nero di Seppia (Black Cod grelhado acompanhado de massa artesanal com tinta de lula). A sobremesa é uma Zuppa di Melone. O Prato Principal é o Saltimbocca com Risotto alla Milanese e a Sobremesa é um Semifredo de Cupuaçu com Castanhas do Pará. Cada menu custa R$ 51,90 por pessoa.

Para o jantar no Bistrô do Victor, os clientes poderão escolher entre duas opções de menu. No Menu 1, a Entrada é Escabeche de ostra na Brasa com Mix de Folhas (Ostras marinadas com especiarias na brasa). O Prato Principal destaca Vieiras Etxebarri (Vieiras grelhadas com camarão, spaguetti de pupunha e molho de cogumelo na brasa). Para sobremesa, Brownie com calda de Chocolate Quente. No Menu 2, a Entrada é composta por Mix de Folhas com Salmão Marinado. O Prato Principal é o Polvo à Lagareira com Arroz à Marisqueira e a Sobremesa é um saboroso Sorbet de Laranja. Cada menu custa R$ 51,90 por pessoa. 

Serviço: Bar do Victor Endereço: Rua Lívio Moreira 284, São Lourenço Telefone: 3353-1920 Bistrô do Victor Endereço: Espaço Gourmet ParkShopping Barigui Telefone: 3317-6920 Petiscaria do Victor Endereço: Av. Manoel Ribas 6995, Santa Felicidade Telefone: 3273-4444 Trattoria do Victor Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1.650 – Praça Espanha Telefone: 3076-0720.

***Última semana para brincar com os personagens do filme RIO 2 no Pátio Batel***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mais novo shopping de Curitiba trouxe em primeira mão no Brasil o Parque de Recreação do filme RIO 2, mas o espaço perfeito para as tardes dos pequenos segue no shopping até o próximo domingo (30). As crianças de 3 a 12 anos que estão na cidade podem curtir um circuito com diversas atividades que está no piso L1 e traz as principais personagens do filme - Jade e Blu.

As opções de brincadeiras são um quebra cabeça 3D com imagens do filme, mini parede de escalada, oficina de massinha de modelar, oficina de instrumentos musicais com materiais recicláveis, computadores com jogos eletrônicos e um aviário com aves cenográficas. A animação do diretor brasileiro Carlos Saldanha estreia nesta quinta-feira (27) nos cinemas.

Serviço:  Parque de Recreação Rio 2 Público: crianças de 03 a 12 anos Período: 15 a 30 de março Horário: das 14h às 20h Local: Átrio Luz – piso L1 – Pátio Batel Endereço: Avenida do Batel, 1.868 Fone: 41 3069-8301 Site: www.patiobatel.com.br


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário