terça-feira, 11 de março de 2014

Coluna do dia 11/03/14

***Sesi Música traz Lenine em seu show “Chão” para Curitiba para abrir a programação de 2014*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O Sesi Música inicia seu calendário de espetáculos em 2014 com o show do cantor Lenine, “Chão”. A apresentação acontece no próximo domingo, 16 de março, às 19h, no Teatro Sesi no Jardim Botânico em Curitiba. O show é regado a experimentações sonoras e quebrou paradigmas confirmando que o popular e o conceitual podem render uma combinação perfeita. Com direção musical do próprio Lenine, em parceria com Bruno Giorgi e JR Tostoi, o espetáculo tem em cena os três num espaço repleto de instrumentos e equipamentos eletrônicos responsáveis por reproduzir os ruídos orgânicos que permeiam nove das dez faixas do disco, como “Chão” (Lenine/Lula Queiroga), “Envergo mas não quebro” (Lenine/Carlos Rennó) e “Amor é pra quem ama” (Lenine/Ivan Santos).

Juntos, Lenine, Bruno e JR Tostoi ainda têm a incumbência de transpor os sucessos do compositor – indispensáveis – para essa nova atmosfera. “Jack Soul Brasileiro”, “Leão do Norte” (Lenine/Paulo César Pinheiro) e “Paciência” (Lenine/Dudu Falcão) são alguns desses sucessos. Para Lenine, levar Chão ao palco é mais do que simplesmente tocar as canções do álbum. A ideia é ambientar o espaço com os sons como o canto do canário belga Frederico VI, o ruído ensurdecedor das cigarras no verão da Urca, a agoniada derrubada de uma árvore por uma motosserra, entre outros. “No início, havia apenas a palavra e meu principal significado de chão: tudo aquilo que me sustenta. Chão, quase onomatopeia do andar – que soa nasal reverbera no corpo todo. É pessoal, passional e intransferível” – conta Lenine, explicando como surgiu a inspiração para o nome do disco e, consequentemente, da turnê.

***COLCCI apresenta a coleção Outono/Inverno 2014 em três festas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Um mix de construções e shapes com forte inspiração no esportivo urbano: assim é o Outono/Inverno 2014 da Colcci que será apresentado nas lojas do Pátio Batel, Mueller e ParkShoppingBarigui. Assinada por Adriana Zucco e Jeziel Moraes, a coleção ganhou vida na passarela do SPFW com a presença mais do que especial da nossa deusa absoluta Gisele Bündchen e, pra completar o cast de tirar o fôlego, a beleza deslumbrante das tops Izabel Goulart e Erin Heatherton.

O jeans surge todo trabalhado no mix de texturas, padronagens e cores, e as peças ricas em grafismo, assimetria, quadriculados e bordados traduzem o espírito da coleção. Destaque para o moletom, que recebe acabamento de alfaiataria e promete ser o must da temporada. Junto dele, a minissaia, o top cropped e o tweed texturizado deixam o inverno das meninas superfeminino.


O masculino traz toda a elegância urbana da alfaiataria esportiva, rica em contrastes e misturas de tecidos e estampas. Casacos e jaquetas bomber são a grande aposta para a estação, trazendo tons de cinza, preto e vermelho em alfaiataria moderna e shape ampliado. Para comemorar o lançamento da nova coleção, a Colcci Curitiba (capitaneada pela Sul Franquias) está preparando três festas em suas lojas de Curitiba: Pátio Batel (12/03), Mueller (14/03) e ParkShoppingBarigui (20/03 – sempre a partir das 19h.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Clube Curitibano, um dos mais antigos do Paraná, celebra neste sábado (15/03) seu 132º aniversário. O Clube Curitibano é considerado um dos mais tradicionais do Brasil e, junto com seus 30 mil associados, comemora mais um ano de existência.

*****O artista plástico Rafael Codognoto inaugura na próxima sexta-feira (14), no Museu de Arte Sacra, a exposição “Triângulo”. Na composição de suas obras, o artista utiliza objetos e simbologias do catolicismo, como oratórios, relicários e capelas. O número três também é um dos símbolos católicos presente em suas composições, no seu caso, representando o passado, o presente e o futuro. Rafael dedica a exposição à memória do seu pai e de seu avô, integrando aos seus trabalhos peças de obras por eles realizadas.

*****O QuinTAJ desta semana, 13 de março, traz o DJ Felipe Akel como atração principal. O warm up da festa será com o DJ Kojake, residente da casa. Baterista, produtor e fotógrafo, Felipe Akel começou no universo da música eletrônica em 2000, tocando bateria e percussão com DJs de house em casas de renome no sul do país.

*****Acontece neste sábado (15), a 11ª Feira do Vinil no Canal da Música, em Curitiba. O evento reunirá 25 mil LP’s de expositores do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. A feira é considerada a maior do sul país. A entrada é gratuita. Estarão à venda discos novos e antigos de rock, jazz e blues, produzidos, principalmente, nos anos 60, 70 e 80.

*****Alunos do curso de Design de Moda da PUCPR são finalistas da 15° edição do Concurso dos Novos – Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza. Um dos concursos mais importantes do setor da moda no país que acontece no mais expressivo evento da indústria da moda do Nordeste. As criações selecionadas serão apresentadas em desfile na programação oficial do concurso entre os dias 23 e 27 de abril.

***Bruno Mazzeo exercita seu humor ácido*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Seis personagens distintos – um artista com problemas, um sem-teto, um adolescente tardio, uma estrela do rock, um milionário bon-vivant e um poderoso empresário musical em crise com a arte – passeiam pelo premiado monólogo “Sexo, drogas & rock’ n’ roll”, que traz o ator Bruno Mazzeo ao palco do Festival de Teatro de Curitiba depois de uma temporada no Rio de Janeiro. “Não tenho a menor ideia como será a reação do público curitibano, pois ainda não fiz a peça fora do Rio de Janeiro. Como o humor dela não é tão direto, é mais ácido - muitas vezes de riso doloroso até -, tudo pode acontecer”, avalia Mazzeo. A produção perpassa diferentes níveis sociais, dialogando com o público com uma mensagem crítica e reflexiva. Escrito pelo americano Eric Bogosian e dirigido por Victor Garcia Peralta, o monólogo analisa a sociedade com uma visão irreverente e direta. 

O figurino enxuto (jeans, camiseta e tênis) de Mazzeo em cena faz com que toda a atenção se volte para o texto. O espetáculo rendeu a ele o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Angra dos Reis. Originalmente produzida nos anos 90, “Sexo, drogas e rock’ n’ roll” foi destaque absoluto no circuito Off-Broadway e levou o prêmio Obie Awards, um dos mais importantes da categoria. Antes de estrear no Brasil, a produção passou pelos Estados Unidos, Argentina, Portugal, Itália e Polônia. É a primeira vez que Mazzeo participa do Festival de Curitiba com uma montagem. 

Ele esteve presente no primeiro Risorama, 11 anos atrás. “O curioso é que nunca fiz stand up. Me apresentei no Risorama com monólogos de personagens de uma peça que eu fazia no Rio de Janeiro”, relembra. A relação do ator com Curitiba é de longa data: “Me lembro de acompanhar meu pai, devia ter uns 10, 11 anos, em algumas apresentações no Guaíra e fiquei maravilhado com o teatro. Na minha ultima peça, "Enfim, Nós", nos apresentamos no Teatro Positivo. Então agora vou matar o desejo de me apresentar no Guairão”. 

Serviço: SEXO, DROGAS E ROCK’N’ROLL FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014. Teatro Guaira - Dia 30 de março – 19h Dia 31 de março – 21h www.festivaldecuritiba.com.br 

***Tudo novo na Equus do Shopping Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Equus do Shopping Curitiba promove nesta quinta-feira (13), coquetel de reabertura da loja e ainda lançamento da coleção de Inverno 2014, inspirada na Route 66. Cheia de novidades, as clientes serão recepcionadas em evento especial, com direito a quitutes e beauty day com produtos da Mary Kay, ao som da badalada DJ curitibana Bibba Pacheco. O coquetel, aberto para as clientes do Shopping Curitiba, acontece das 16h às 22h.


***Rosa Armorial e Antônio Nóbrega fazem show no Paiol***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O grupo de câmara Rosa Armorial apresenta-se nesta sexta-feira e sábado (14 e 15), às 20h30, no Teatro do Paiol, recebendo como convidado o músico pernambucano Antônio Nóbrega. O grupo curitibano tem um trabalho consolidado na pesquisa e produção da música armorial, enquanto Antônio Nóbrega é uma das referências desse movimento artístico, iniciado no Nordeste e que pretende criar uma arte brasileira erudita a partir das raízes culturais populares do Brasil. O grupo é composto por Marcela Zanette (flautas), Carla Zago (violino), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel e Denis Mariano (percussão) e conta com a participação especial do violoncelista Rafael Scherk, de Tatuí, São Paulo. Nóbrega foi integrante do extinto Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de música de câmara brasileira de raízes populares.


As fundadoras do grupo, Carla Zago e Marcela Zanette, vêm trabalhando desde 2010 com a estética armorial. Mergulharam nesse universo para resgatar e inserir essa sonoridade, erudita e popular, no contexto atual da música paranaense. O grupo gravou um CD em 2012, e respeita sempre três elementos na escolha do repertório: obras que simbolizem a raiz do movimento (composições dos fundadores), obras do folclore paranaense para efetivar o elo ao movimento e obras atuais que caracterizem a estética armorial, incluindo os compositores do Rosa Armorial. 

No intuito de aprofundar ainda mais seus vínculos com os fundadores do movimento, o Rosa Armorial convidou em julho do ano passado o músico Antônio Madureira – que participou da gravação do DVD – e agora convida Antônio Nóbrega. Para o grupo, trabalhar com Antônio Nóbrega e Antônio Madureira significa vivenciar o movimento armorial, unindo a raiz do movimento à contemporaneidade da música. Segundo Carla Zago, “trazer Antônio Nóbrega para o palco do Paiol significa trazer, além de sua música, um espetáculo completo, de dança, luz, magia e muita brasilidade”.

***Agapanthus Floricultura lança linha Radiant Orchid, inspirada na cor do ano de 2014***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sempre em sintonia com as principais tendências de moda e decoração, a Agapanthus Floricultura criou uma linha de arranjos inspirada na cor do ano de 2014. Divulgada todos os anos pela Pantone, empresa autoridade mundial em cores há 40 anos, a cor do ano traz significados em diferentes áreas, como moda, beleza e decoração.

Radiant Orchid, a cor de 2014, harmoniza tons de fúcsia, roxo e rosa e emana alegria, amor, saúde e confiança, além de estimular a criatividade e a originalidade. A equipe da Agapanthus Floricultura usou não apenas variedades de orquídeas, mas também alstroemérias, lisiantos, gladíolos, limoniums, plectrantus e outras plantas em arranjos montados em peças importadas, como cestas, cachepôs cerâmicos e embalagens metalizadas para criar a linha Radiant Orchid.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário