quinta-feira, 21 de março de 2019

Coluna do dia 21/03/19

***Teatro marginal de Plínio Marcos ganha outro olhar em “Navalha da Carne Negra”***


Crédito das fotos: Sergio Fernandes.

***Com 50 anos de história na bagagem, a peça “Navalha na Carne”, escrita por Plínio Marcos, o precursor do chamado “teatro marginal”, chega ao Festival de Curitiba em 2019 sob a perspectiva do olhar negro. “Navalha da Carne Negra” fará apresentações no Sesc da Esquina dias 03 e 04 de abril. Os atores Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos interpretam Neusa Sueli, Vado e Veludo, uma prostituta, um cafetão e um camareiro gay, que, nas palavras do crítico teatral Décio de Almeida Prado, fazem parte de um “subproletariado” – “uma escória que não alcançara sequer os degraus mais ínfimos da hierarquia capitalista”. A direção é de José Fernando Peixoto de Azevedo, que usa câmeras para criar um “dispositivo-estúdio” em que as imagens são captadas e transmitidas ao vivo. “Presente o tempo todo em cena, a câmera, esse dispositivo de olhar e enquadramento, força a construção.

O espectador vê o jogo em cena e compara com o corte que assiste na tela. Os monitores revelam a dimensão do corte, emoldurando o jogo e sua teatralidade”, explica o diretor, professor da Escola de Arte Dramática da USP, diretor e fundador do Teatro de Narradores (1997-2017) e colaborador do grupo Os Crespos, além de dramaturgo do espetáculo “Isto é um negro?”, que também se apresenta no Festival. Perspectiva negra - “Navalha na carne Negra” trata do que o texto chama de corpo-mercadoria.


“Essa redução perversa da imagem do corpo preto produzida pela história da escravidão: a mercadoria-corpo que é a prostituta Neusa Sueli estancando a fome com seu sanduíche de mortadela; da sexualidade excessiva da “bicha” Veludo à sexualização do corpo negro, esse corpo-objeto, ao qual não se concede o direito ao desejo; e, a partir daí, até a fantasmagoria viril chamada Vado, cuja expressão é a imitação de uma violência cuja gramática constitui uma gestualidade macaqueada da violência naturalizada na figura do macho nacional”, traduz Azevedo.

A atriz Lucelia Sergio é da Cia Os Crespos (SP), Raphael Garcia, do Coletivo Negro (SP) e Rodrigo dos Santos, da Cia. dos Comuns (RJ), grupos que têm extensa pesquisa teatral sobre o tema. Autor de peças teatrais durante o período militar, Plínio escreveu “Navalha na Carne” nos anos 60. O espetáculo foi levado pela primeira aos palcos em 1967, mas foi censurado e somente voltou a cena 13 anos depois.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br), pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Ficha Técnica: Direção Geral e Dispositivo Cênico: José Fernando Peixoto de Azevedo. Assistência de Direção e Vídeo: Flávio Moraes. Atores: Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos. Operação de Câmera: Isabel Praxedes. Desenho de Luz: Denilson Marques Operação de luz: Daniel Calmon. Direção de Arte: Criação Coletiva. Assessoria para o Trabalho Corporal: Tarina Quelho. Produção: Corpo Rastreado. 03 e 04 de abril às 21 horas no Teatro Sesc da Esquina.

***“Ícaro”: monólogo criado e encenado por ator cadeirante aborda diversidade e preconceito***


Crédito das fotos: Fernanda Chemale.

***Uma peça que mistura realidade e ficção e apresenta um verdadeiro mosaico sobre a diversidade humana. O monólogo “Ícaro”, que marca a estreia do ator e bailarino Luciano Mallmann como dramaturgo, é um sucesso de público e está na Mostra 2019 do Festival de Curitiba. Em cena, o artista se desdobra em seis histórias com algo em comum: são depoimentos ficcionais de cadeirantes. O espetáculo provoca uma reflexão sobre a fragilidade humana. A inspiração partiu da experiência do próprio artista gaúcho e de depoimentos de pessoas que tiveram lesões medulares que ele conheceu depois que passou a usar cadeira de rodas.

Em 2004, ele ficou paraplégico após uma queda durante um exercício de acrobacia. Não há cenário, nem marcações bruscas. Dirigida por Liane Venturella, “Ícaro” valoriza a interpretação e surpreende pela forma com que o ator explora o corpo durante as cenas. A precisão dos movimentos foi um elemento fundamental para expressar as limitações físicas de cada personagem. Surgem, em cena, a modelo, o lutador, a mãe, o ator e o acrobata.


Ao longo de 70 minutos, Luciano Mallmann dialoga com o público sobre temas como preconceito, resiliência, relações familiares e amorosas, suicídio, maternidade e gravidez. “Por trás da deficiência, existe uma pessoa que tem histórias. Isso é o mais importante e também o que provoca a identificação com a plateia. A peça desperta essa quebra de paradigma. Não adianta nada os cadeirantes estarem integrados à sociedade, mas sempre serem vistos de forma diferente pelos outros”, diz Mallmann.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores - O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.

O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo.

O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Ficha Técnica: Dramaturgia e atuação: Luciano Mallmann Direção: Liane Venturella Trilha sonora: Monica Tomasi Iluminação: Fabrício Simões Preparação vocal: Ligia Mota Fotografia: Fernanda Chemale Produção: Luciano Mallmann A logomarca do espetáculo foi criada pela artista visual Walmor Corrêa Ícaro | 06 de Abril, às 21h, e 07 de Abril, às 19h, no Sesc da Esquina.

***No Dia Universal do Teatro, Festival de Curitiba lança campanha #OMeuFestival para documentar experiências do público***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Festival de Curitiba lança hoje, Dia Universal do Teatro, 21 de março, a campanha #OMeuFestival para documentar as experiências do público ao longo de sua história de quase 30 anos.

O objetivo da campanha é registrar o testemunho e a participação da plateia, parcela do festival sem a qual não seria possível a existência do evento ao longo dessas três décadas. Para participar, basta publicar nas redes sociais fotos, vídeos com seu depoimento, textos e qualquer outro material que registre uma experiência marcante, incluindo a hashtag #OMeuFestival.

Segundo o texto da campanha: “Queremos conhecer a sua história com o Festival! Grave um vídeo, escreva um texto ou publique uma foto em suas redes sociais com a hashtag #OMeuFestival contando suas lembranças durante essa jornada! É tempo de relembrar os melhores momentos que o Festival construiu com você em 27 anos! Vamos celebrar nossas memórias!”

***Teatro Fernanda Montenegro apresenta comédia romântica***


Crédito da foto: Divulgação.

***A peça “Casar pra quê?” será apresentada neste sábado, 23 de março, às 21 horas, no Teatro Fernanda Montenegro, que fica no Shopping Novo Batel, em Curitiba. A comédia romântica, dirigida por Eri Johnson, traz no elenco Michelle Martins e Alessandro Anes, que também assina o texto. Os ingressos (R$ 70,00 e R$ 35,00) podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e pelo site www.diskingressos.com.br.

***Espetáculos teatrais no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo: O musical infanto-juvenil inédito “Vamos Comprar um Poeta” estreia dia 23 de março no CCBB SP - A peça “A Ponte”, do canadense Daniel Maclvor tem suas últimas apresentações no CCBB SP***


Crédito da foto 01: Renato Mangolin / Foto 02: Daniel Silva.

***Uma menina esperta e curiosa que gosta de entender o sentido das coisas. Um menino que adora fazer contas. Um pai que só pensa em lucrar e uma mãe que organiza todos os dias os trabalhos domésticos. O que acontece quando um Poeta chega para morar com essa família? Observar borboletas, criar poemas e aprender a dar abraços são algumas pérolas dessa história. Um musical infantojuvenil que fala de invenção, amizade e despedida.

Venha misturar poesia, dança e música! Autor: Afonso Cruz. Adaptação: Clarice Lissovsky. Elenco: Letícia Medella, Luan Vieira e Sérgio Kauffmann. Direção musical: Ricco Vianna. Direção: Duda Maia. Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos Período: Até 31 de agosto - Horário: Sábados, 11h Ingressos: R$ 30,00 / R$ 15,00 (meia entrada) Disponíveis no app/site eventim.com.br ou na bilheteria do CCBB.


A Ponte - A Ponte, do dramaturgo canadense Daniel Maclvor, aborda a intimidade familiar de três irmãs separadas pela vida que se reencontram para enfrentar a morte iminente da mãe: Louise, a mais jovem, desconectada da sociedade e viciada em seriados de TV; Agnes, a irmã do meio, uma atriz falida que deixou sua cidade natal; e Teresa, a mais velha, uma freira que se isolou da família em um retiro religioso.

Neste reencontro, as três vão acabar revendo seus valores, crenças e diferenças em busca da possível reconstrução de uma célula familiar há muito tempo fragmentada. Elenco: Bel Kowarick, Liliane Rovaris e Maria Flor. Direção: Adriano Guimarães. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 12 anos Período: Até 25 de março - Sexta, sábado e segunda, 20h - Domingo, 18h Ingressos: R$ 30,00 / R$ 15,00 (meia entrada) Disponíveis no app/site eventim.com.br ou na bilheteria do CCBB.

Serviço: CCBB São Paulo Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo-SP Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô (11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21 horas, exceto às terças ccbbsp@bb.com.br | bb.com.br/cultura

***Programa Cidade Alerta registra melhor desempenho dos últimos cinco anos em Curitiba e região***


Crédito da foto: Divulgação.

***O programa Cidade Alerta registrou o melhor desempenho dos últimos anos em Curitiba e Região. Comandado pelo apresentador Paulo Gomes, a atração fechou o mês de fevereiro com média de ​12 pontos e share de ​22%​, contra ​8 pontos de média no mesmo período registrado em 2018.

Os dados representam um crescimento de ​50% de audiência​, sendo fevereiro de 2019 um recorde histórico do programa, com o dobro de audiência da terceira colocada. O programa comunitário tem como editora chefe, Luana de Vasconcellos, sob a direção da gerente de jornalismo do Grupo RIC, Ivete Azzolini.

“O Cidade Alerta Paraná está onde a notícia acontece, uma cobertura completa dos principais assuntos policiais e das comunidades do estado. Com informação bem apurada e irreverência, a dupla Paulo Gomes e Lucio André aproxima cada vez mais o público do conteúdo, e o resultado é este sucesso incrível”, contou Luana Vasconcellos.

O Cidade Alerta Paraná vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h15, pela RICTV. Fonte: Kantar IBOPE Media | Media Workstation Premium | Grande Curitiba | Dados domiciliares (Rat% e Shr%) | Cidade Alerta Paraná x faixa horária da concorrência | fevereiro de 2018 x fevereiro de 2019.

***Neste fim de semana, Projeto #SASnoJaguaré recebe ação social da GrandVision by Fototica***

***Como participação no projeto #SASnoJaguaré, a GrandVision By Fototica, líder mundial do varejo ótico, leva, neste fim de semana (23 e 24 de março) das 9h às 18h, atividades relacionadas à saúde visual para moradores do bairro que precisam de correção e cuidados visuais.

A iniciativa se deu através da parceria entre SAS Brasil, uma ONG itinerante criada em 2013 e projeto social oficial do Rally dos Sertões, e a Sociedade Benfeitora do Jaguaré, grupo de empresários que realizam ações sociais na região com um único propósito de atender e ajudar moradores de baixa ou nenhuma renda. Dentre as atividades realizadas pela marca no evento estarão: auxílio na escolha de armações, tomada de medidas e montagem com as lentes corretas.

A entrega dos óculos será realizada após o evento por conta da encomenda das lentes oftálmicas de cada um. Além do trabalho da rede, os participantes ainda poderão usufruir de palestras e cursos sobre prevenção de acidentes para professores, teatros, oficinas, cursos de sustentabilidade e atendimento odontológico. Serviço: #SASnoJaguaré Data: 23/03 e 24/03 Horário: 09h às 18h Endereço: Rua Floresto Bandecchi, 156 - Jaguaré, São Paulo - SP.

Sobre o Grupo GrandVision - A GrandVision é líder global do varejo ótico e dedicada à satisfação dos clientes com a entrega de produtos de qualidade a preços acessíveis. Possui mais de 7.000 lojas distribuídas em 44 países da Europa, Ásia e América Latina.

Sobre a GrandVision by Fototica - Eleita a melhor rede de óticas do Brasil pelo segundo ano consecutivo pelo Prêmio Lojista Alshop, está presente no Brasil entre franquias e lojas próprias, em oito estados brasileiros: São Paulo, Belo Horizonte, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará e Alagoas. A força do grupo é o alicerce que faz da marca referência do segmento, oferecendo produtos óticos como óculos completos (armações e lentes), óculos de sol e lentes de contato.

Trabalha com 23 grifes exclusivas comercializadas nos 44 países onde atua, como Solaris, Unofficial e Heritage, e mais de 25 grifes nacionais e internacionais, como Ana Hickmann, Carrera, Chloé, Guess, Gucci, Lacoste, Prada, Ray-Ban, entre outras. Presidida por Murillo Piotrovski, emprega no Brasil cerca de 500 pessoas. Para saber mais sobre as lojas GrandVision by Fototica, acesse: Site: https://sites.google.com/sasbrasil.org.br/sasnojaguare Clube GrandVision: (11) 3175-1420 | 0300 106 8422 | atendimento@grandvision.com.br.

***"Tenho sonho de ser mãe", revela Pepita em entrevista ao jornalista Alvaro Leme***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com a mesma facilidade, Pepita consegue fazer seu público alternar entre assuntos engraçados e temas sensíveis. Assim foi na conversa da cantora e ativista trans, convidada da semana do CanAlvaro, canal de entrevistas do jornalista Alvaro Leme. Leia-se: Pepita falou da maneira mais divertida possível sobre quantos apartamentos custaria seu cabelo, mas também abriu o coração sobre as dificuldades em sua trajetória pessoal e profissional.

“Quando eu apareci na mídia, as pessoas me julgavam muito. Elas me desenhavam como uma coisa abominável, uma coisa feia. Hoje, as pessoas que me julgaram são obrigadas a me aceitar.” Ao falar de seus sonhos, a artista listou como número 1 o de ser mãe. Também afirma ter vontade de ajudar tanto os amigos que estão ao seu lado quanto pessoas em situação de rua. “Sempre falo que é muito bom a gente multiplicar. Multiplicar amigos, trabalho, dinheiro. Mas o dividir alimenta você muito mais.” Família - Pepita fala de sua mãe de uma forma muito emocionada lembrando de todo o apoio que recebeu durante sua transição. Aliás, ela também tem um irmão trans. “A minha mãe é um ser humano iluminado. Eu me tornei Priscila e minha irmã se tornou Cadu.

Meu primeiro sutiã quando eu coloquei minha prótese foi minha mãe que me deu”. Vontade de entrar para a faculdade Pepita contou a Alvaro que tem muita vontade de entrar para a faculdade e estudar Psicologia. A escolha do curso não é aleatória, ela sabe exatamente o que vai buscar com os estudos. “Queria entender o que passa na mente do ser humano pra te ofender, pra te matar, pra te julgar. A gente é a primeira de tudo, a levar o tiro, a levar a pedrada, a levar a latada, a levar o cuspe, pra depois vocês aparecerem. É preciso respeitar para ser respeitado”. Para assistir ao vídeo na íntegra, acesse: https://youtu.be/ndyuRWPkRxQ.

Sobre o CanAlvaro - Projeto do jornalista Alvaro Leme, consiste num canal que combina entrevistas com personalidades das mais variadas áreas a vídeos solo em que Alvaro comenta pautas quentes da semana. Alvaro é Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vive desde 2000 em São Paulo. Passou pela coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e pelas revistas Contigo!, Glamour, Veja e Veja São Paulo. Atualmente, além de seu canal, é colunista da Forbes.

***Pitty lança clipe e single "Noite Inteira"***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora e compositora Pitty lança hoje o primeiro single e clipe do disco que sai em abril, "Matriz", pela gravadora Deck. "Noite Inteira" é um rock dançante, com letra forte e influência de salsa. Pitty convidou o músico baiano Lazzo Matumbi, em atividade desde os anos 60, conhecido como "a voz da Bahia" e referência para todas as gerações de cantores de bloco até hoje.

"Lazzo é uma voz de resistência do movimento negro e que me remete a isso desde pequena. Ouvia ele cantando músicas muito fortes, revolucionárias, um canto de liberdade, além de ter um vozeirão inacreditável" — comenta Pitty. "Mesmo que a gente tenha caminhos musicais diferentes, nos encontramos no campo das ideias, foi uma honra para mim".

Eles gravaram no estúdio da cantora Nancy Viegas (ex- banda Crac), que fez backing vocal nos coros. A letra traz a união como tema. "É sobre a soma de forças, do quanto podemos realizar quando estamos juntos com um objetivo em comum, e a responsabilidade que temos com os valores com os quais nos comprometemos. E que pode ser tanto uma manifestação na rua, como uma festa, um Carnaval.

A gente se junta para fazer revolução, mas também para dançar, para trocar ideia" — conta Pitty. Dirigido por Carlos Pedreañez, o clipe traz ilustrações e cenas geradas em 3D, texturizadas e animadas, que foram feitas a partir de fotografias, e algumas animações com rotoscopia. O clipe será lançado hoje, no canal da Pitty no YouTube, às 19h15. Assista o clipe: https://www.youtube.com/watch?v=DbIRvTW2PFA.

***Nesse dia das mães dê um presente inesquecível: as memórias dela em um livro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Seja sobre a sua infância, trajetória de vida ou algum acontecimento marcante, todos nós temos ótimas histórias para contar. Agradeça a sua mãe por poder vivenciar todos os capítulos da sua vida. Então, por que não aproveitar o Dia das Mães e deixar gravado nas páginas de um livro a magnitude do amor que você sente por ela? A Gioia Nostra cuida disso para você, transformando memórias em livros, dessa forma, evitando que elas se apaguem com o passar do tempo. A empresa é especializada em “design de memórias”, ou seja, produzir livros para quem tem interesse em contar suas melhores histórias, seja de vida, família, amor, amizade, receitas, pets, viagens ou para empresas. Preencha de vida as páginas em branco.

Homenageie sua mãe com algumas de suas histórias, receitas ou experiências mais emocionantes. Esse presente mais do que especial será sempre compartilhado entre vocês, ficará marcado em sua memória. Por que não começar agora o registro da história de sua família com uma das pessoas mais especiais para você? Se sua mãe traz consigo uma tradição de receitas de família, esse pode ser um dos ingredientes do livro. Se ela se orgulha de algum acontecimento especial, transforme-o em um capítulo. O que mais a faz feliz? Sim, isso também pode estar nas páginas desse livro que vai ser único como ela. Os momentos podem ser preservados e contados para as próximas gerações.

“As pessoas não sabem que podem ter um livro com suas memórias, normalmente associam essa possibilidade às biografias literárias de pessoas famosas”, observa Giulliana Pasian, diretora criativa da empresa. “A Gioia Nostra existe para eternizar memórias e mostrar que os momentos felizes não podem ser apagados com o tempo”, observa Nicolle, gerente de projetos. Dessa maneira, os livros ajudam as gerações futuras a entenderem mais sobre si mesmas ao conhecerem as histórias de seus antepassados. Muitos aprendizados também podem ser transmitidos de geração em geração, assim como uma joia de família.

*História - A ideia de criar a Gioia Nostra surgiu em 2015, quando a avó das sócias fez uma festa de 80 anos. Na ocasião, a família se reuniu e escreveu um livro surpresa contando sua história de vida, que foi distribuído como lembrança para os convidados. A partir desse livro, os produtos da empresa têm conquistado a preferência de leitores com diferentes gostos e estilos.

*Habilidades - Para a criação da empresa, foi necessária uma somatória de habilidades: Giulliana com sua experiência como designer se aliou à Nicolle Pasian, com sua expertise em comunicação e seu carisma. As duas perceberam que poderiam utilizar seus talentos para registrar momentos significativos a serem compartilhados entre as pessoas. A empresa vem na contracultura do mundo digital, trazendo as memórias de volta ao papel. Compilando as melhores fotos e histórias que ficariam perdidas em álbuns antigos ou nas milhares informações que guardamos nos serviços de nuvem e redes sociais.

*Lembranças repaginadas - Quando uma pessoa procura a Gioia Nostra no intuito de registrar suas memórias, o primeiro passo é criar um briefing, entendendo melhor a história do cliente. O segundo passo é uma entrevista para reunir os momentos e memórias, que serão registrados em textos e fotos. Com essas informações, o livro é escrito e diagramado com um design exclusivo e totalmente personalizado. Por fim, é impresso, encadernado artesanalmente em atelier e entregue nas mãos do cliente. Cada projeto é único e eterno. Mais informações: contato@gioianostra.com.br - www.gioianostra.com.br.

***MorumbiShopping promove evento de adoção de animais em parceria com Instituto Luisa Mell***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No dia 23/03, acontece no MorumbiShopping a 6ª edição do evento de adoção de cães e gatos em parceria com o Instituto Luisa Mell. Mais de 150 peludos, entre cãezinhos e gatinhos, estarão prontos para serem adotados durante o evento. A ação visa transformar a vida destes animais e dá continuidade ao compromisso do centro de compras com à causa. Em virtude da grande demanda, o Instituto realizará pré-entrevistas nos dias 21 e 22 de março (quinta e sexta-feira) no próprio shopping, das 15h às 20h.

Serão 200 senhas por dia para as pré-entrevistas, distribuídas por ordem de chegada, ao lado do Atrium, a partir das 15h. No sábado, dia do evento, as pessoas aprovadas nas pré-entrevistas terão preferência para entrar no evento. Quem não foi pré-entrevistado, poderá ser entrevistado no sábado para adoção, também por ordem de chegada e limitado a 100 entrevistas. A lojinha #adotei, que tem renda revertida para o trabalho do Instituto Luisa Mell, também estará por lá, com lindos produtos e muitas novidades.


A adoção é gratuita e os candidatos que quiserem levar um companheiro para casa, deverão ter mais de 21 anos, apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e fotos do imóvel onde o animal irá morar. “O MorumbiShopping é um espaço de grande circulação de pessoas e o apoio do centro de compras à causa é muito importante para que ela ganhe mais visibilidade. No final, todos saem ganhando: os bichos encontram um novo lar em que serão amados, as famílias ficam mais completas com a alegria trazida pelos cães e gatos e o shopping contribui para a solução do problema grave que é o abandono de animais”, afirma Luisa Mell.

Este é um projeto da rede Multiplan, que leva a marca “Multiplique o Bem” e já aconteceu em outros shoppings, como Shopping Anália Franco, JundiaíShopping e ParkShoppingSãoCaetano. “Sempre que possível disponibilizamos nossos espaços para realização deste tipo de evento. É muito gratificante pra nós podermos estimular a adoção consciente de cães e gatos vítimas de maus tratos e de abandono, diz Rodrigo Peres, gerente de Marketing da Multiplan. Todos os cães e gatos participantes estão devidamente castrados e vacinados. Serviço:  Evento de adoção de cães e gatos no MorumbiShopping: Data: 23 de março, das 11h às 18h Local: Ao lado do Atrium, entrada principal do shopping Endereço: Av. Roque Petroni Jr., 1089 – São Paulo/SP.

Sobre o Instituto Luisa Mell - Fundado em fevereiro de 2015, o Instituto Luisa Mell atua principalmente no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção. Mantém um abrigo com centenas de animais, entre cães e gatos, todos resgatados, onde eles são protegidos, alimentados e aguardam pela chance de serem adotados.

Entre os principais objetivos do trabalho do instituto estão: defender os animais, zelar pelo meio-ambiente, acolher cães, gatos ou qualquer animal em situação de risco nas grandes cidades, trata-los e promover sua adoção ou reintegrá-los ao meio-ambiente, além de educar crianças e adultos sobre a importância de cuidar do meio-ambiente e respeitar a natureza e os animais, fiscalizar os órgãos públicos no cumprimento da lei e enunciar crimes de maus-tratos ou qualquer outro previsto na Lei 9.705/98, Artigo 32.

Sobre o MorumbiShopping - Desde 1982, o MorumbiShopping atua na vida e na moda do paulistano com um espaço democrático e um mix de lojas atual, moderno e variado. São, ao todo, 483 lojas dos mais diversos segmentos, como a Apple, Forever 21, Sephora, GAP, Coach, New Balance, Ricardo Almeida, FIT, Animale, as âncoras C&A, Renner e Zara. Grande variedade de lojas para atender a todas as necessidades de seus clientes. A criação da Ala Morumbi Fashion, em 1984, e do GourmetShopping, em 1989, frisam o pioneirismo no DNA do MorumbiShopping.

Foi o primeiro Shopping a criar uma área exclusiva de moda, com marcas nacionais e internacionais, e reúne, em um espaço reservado, 23 dos restaurantes mais prestigiados de São Paulo, como Pobre Juan, Zucco, Pirajá, entre outros. Premiado pelos principais veículos de São Paulo como o shopping mais completo, o MorumbiShopping posicionou-se como referência na cidade como um espaço democrático, que tem tudo para todos.

***Conheça os sabores e os chefs curitibanos que estarão no Gastronomix 2019***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Gastronomix, a pioneira quermesse da alta gastronomia ao ar livre no Brasil, já divulgou as datas da edição deste ano em Curitiba. O evento, que reúne gastronomia, artes cênicas e música instrumental, em que premiados nomes da culinária regional, nacional e internacional apresentam seus melhores pratos, ocorrerá nos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo), nos gramados do Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico), com a curadoria do chef Celso Freire. Entre os participantes estão grandes destaques e revelações da gastronomia de Curitiba. Um deles é o chef Pedro Montefusco, do restaurante Cabaña Montefusco, que há mais de uma década se dedica a trazer o melhor da culinária portenha para a capital paranaense. Montefusco preparará um “Bife de Chorizo com Farofa de Castanha e Maionese”.


Outro grande nome é do chef Igor Marquesini, do restaurante Igor, que oferece na cidade sua reconhecida culinária contemporânea por meio de sua vasta experiência em importantes restaurantes nacionais e internacionais. Marquesini apresentará para o público curitibano e aos turistas presentes a sua “Meat Pie – Torta de Carne com Purê de Batatas”. Quem também marca presença é a chef Néia Zucoloto, do conhecido Paraguassu Grelhados, que apresentará um “Cordeiro ao Molho com Couscous de Legumes”, em uma homenagem ao chef curador do evento, Celso Freire. Foi com Freire que a chef aprendeu a receita e irá apresentá-la com as suas características. Como os curitibanos adoram massas, elas não podiam ficar fora desta edição do Gastronomix.


O chef Paulo Hrushka, da Tartuferia San Paolo, prepara para os dois dias de evento, o prato especialmente pensado para o Gastronomix, “Nhoque Frito com Pato Confit ao Molho de Laranja em Trufas”. E já imaginou marisco e jamón junto de espaguete? Essa será a combinação apresentada pelo chef Lucas Cintra, do A Ostra Bêbada, que tem em seu currículo experiências em países como Portugal e Itália, além de conceituados restaurantes no Brasil. Como um verdadeiro apaixonado pelos frutos do mar, seu “Espaguete de Marisco com Jámon” não poderia ficar de fora.


Outro aguardado prato com frutos do mar é o “Bolinho de Siri com Farofa de Dendê, Banana e Pesto de Pimenta e Cachaça”, preparado pela experiente Dani Caldeira, do PF da Chef, em uma perfeita combinação da delicada carne de siri com insumos bem brasileiros. Seus acompanhamentos já se tornaram marca registrada da chef de cuisine, que é um grande sucesso na capital paranaense. Com uma proposta inspirada nos tradicionais botecos do Japão, locais informais que os japoneses frequentam depois do trabalho, o Izakaya Hyotan, que tem a frente de sua cozinha o profissional Keiji Matsunari, apresenta no Gastronomix o “Katsukaredon-Gohan”, prato composto por porco empanado e frito com molho karê.

Ainda com relação aos sabores do Oriente, a gastronomia árabe será representada pela chef Yasmin Zippin Nasser, do Nayme Culinária Árabe, que produzirá o “Quibe Labanye”, composto por "quibinhos" recheados com carne, nozes e amêndoas, cozidos na coalhada temperada com alho dourado na manteiga, hortelã e especiarias. Yasmin também apresentará sua versão vegetariana do prato, com quibe de abóbora. Para quem prefere os sanduíches, opções feitas por grandes nomes do cenário gastronômico de Curitiba é que não irão faltar. Participando pela primeira vez do Gastronomix, Vinícius Thomaz, do Empório dos Amigos, promete surpreender o paladar do público com seus deliciosos pães artesanais.


Além de diferentes tipos de pães, Thomaz também criou um sanduíche com bastante sabor, inspirado no americano Buffalo Wing, com frango crocante, pão com "crostinha" de mussarela, maionese caseira, rúcula e tomate, com as opções dos molhos de pimenta ou mostarda e mel. Já Marcelo Empinotti, do Porcadeiro e responsável pelos embutidos da Salumeria Monte Bello, traz ao evento o “Pão com Linguiça Artesanal de Porco”, da raça Moura, com molho giardiniera e chips de banana no pão francês. Para quem prefere a linha dos hambúrgueres, o Sí Restobar, um dos mais conhecidos espaços do polo gastronômico da Itupava, apresenta uma das criações de Rafael Krieger, o Hambúrguer Sí.


A deliciosa opção leva pão brioche, maionese caseira, hambúrguer 100% Angus, queijos prato e mussarela, tomate, cebola roxa, folhas de beterraba e rúcula. E claro, não poderia faltar na quermesse da alta gastronomia opções de sobremesas. Uma delas é a “Torta de Flor de Maraca”, da chef Íze Azevedo, da Flor de Maraca Bakery House. O prato doce é composto por entremet de frutas amarelas com camadas de macron, caramelo saleé e geleia de mirtilo. Ainda nas opções de tortas, a chef Anne Schuartz, que estreia no Gastronomix, disponibilizará sua "A Torta", feita de Palha Italiana. A sweet maker pretende resgatar o gostinho da infância e a memória afetiva por meio do prato, que leva brigadeiro intercalado com camadas de bolachas.


Destaque também para o “Cheese U-Vita Cake”, do chef Marcelo Apene, do Gastromotiva. O prato é feito com o aproveitamento integral da uva em quatro estágios, com deliciosa massa sablé elaborada com farinha de uva u-vita, creme com suco de uva e calda de vinho, finalizada com uva thompson. Para quem prefere sobremesas tradicionais, mas com um toque de saúde, o “Brownie com Sorbet de Framboesas Orgânicas”, de Karine Yankóski, do empório natural Bee.O, será uma ótima escolha. Inspirado na culinária americana, o doce é feito com chocolate 70% cacau, manteiga ghee e farinha de amêndoas, e pode ser consumido por quem tem restrições alimentares (como intolerantes a lactose).

Outra opção deliciosa para quem gosta de doces com frutas e texturas é a “Sedução de Maçã”, da chef Nicolle Túlio, da NT Doces Finos, desenvolvida com maçã caramelada, creme, lascas crocantes e crumble de avelãs. Todos os pratos no evento serão apresentados em louças da Oxford e talheres de inox, com preços entre R$10 e R$25. Os participantes poderão conferir também aulas com os chefs convidados durante o evento, com a participação de intérprete de libras. Entre as atividades culturais, estão apresentações musicais, teatro e atividades para as crianças e intervenções artísticas. O evento é destinado para toda a família, com amplo espaço Kids e também é pet friendly. Acompanhe as novidades pelo site www.festivalgastronomix.com.br.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Gastronomix tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado por Electrolux, com patrocínio de Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística, além de realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial e a Stella Artois como a cerveja oficial do evento.

Ingressos - A venda dos ingressos antecipados do Gastronomix será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. Também serão vendidos ingressos durante a realização do evento. Valores: Gastronomix - R$ 12,00 (não consumível) + taxa administrativa. Serviço: Gastronomix 2019 Onde: Museu Oscar Niemeyer Quando: 6 e 7 de abril Valores: R$ 12,00 (não consumível) + taxa administrativa.

***Menina Zen com programação musical para o final de semana***


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***Na sexta-feira (22), às 20h30, o músico Kadu Lambach, o primeiro guitarrista da banda Legião Urbana, um dos maiores nomes do rock nacional, se apresenta no deck da casa com um repertório com grandes clássicos do gênero. Já no sábado (23), é a vez de Rafa Gomes e do saxofonista Raul Valente, que se apresentam a partir das 20h30, com um setlist repleto de versões acústicas de sucessos do rock, pop e reggae, assim como canções autorais. Além da programação musical, o gastrobar, que fica localizado no bairro Alto da XV, ainda conta com um amplo cardápio, reunindo opções de entradas, petiscos, chapas e sobremesas, contando também com sugestões vegetarianas.


Destaque para o Bolinho da Seca (R$36,90), que conta oito unidades de bolinhos de mandioca com carne seca, acompanhados de molho de pimenta; o Xixo Zen (R$52,20), com oito unidades de espetinhos com alcatra, bacon, cebola, tomate e pimentão, acompanhados de queijo coalho e farofa; o Peixe no Fubá (R$41,90), que consiste em iscas de peixe empanadas no fubá e servido com molho tártaro. As chapas também são uma das opções mais pedidas, como a Chapa de Picanha Chorona (R$73,70), com 500g de picanha, tomate, espaguete de palmito in natura, farofa, pão de alho e molho chimichurri, servido com arroz ou fritas; e a Chapa Angus Chorona (R$73,70), com 500g de bife ancho Angus, tomate, cebola, farofa, pão de alho e molho chimichurri, servido com arroz ou fritas.


Na carta de drinks, destaque para o refrescante Aperol Spritz (R$22,30), com aperol, espumante e club soda; o Menina Zen (R$19,20), com amarula, leite de coco, Malibu, rum, leite condensado e coco ralado; e o tradicional Mojito (R$20,90) com Rum, suco de limão, club soda, açúcar e hortelã. O Menina Zen fica localizado na Rua Ituapava, 1353.


Sobre o Menina Zen – Um casarão de esquina, amplo e bem arejado. Assim é o Menina Zen, um bar com muita área verde, jardim que faz lembrar o quintal de casa, com muitas flores, plantas, mesas e ombrelones, mezanino e um deck aquecido com mais de 100m². A decoração é rústica, com itens de demolição como barras de ferro e madeira pesada.

Destaque para a picanha na chapa e o Bolinho da Seca. Para beber, serve sucos, cervejas nacionais, cervejas importadas, cervejas artesanais, chope Blondine, refrigerantes, vinhos e drinques, como as caipirinhas de frutas ou o Noite de Núpcias, que leva vodka, suco de abacaxi, leite condensado e grenadine. Espaço com capacidade para 300 pessoas. Dispõe de rampa de acesso e banheiro para portadores de necessidades especiais.

Serviço: Menina Zen Local : Rua Itupava, 1353 |Curitiba – PR Telefone: (41) 3018-5178 Horário de atendimento: Terça a Quinta das 18h às 23h30, Sexta das 18h às 02h30, Sábado das 16h às 02h30 e Domingo das 16h às 23h. Reservas: contato@meninazen.com.br.

***Degustação de vinhos, atrações musicais, workshops e finger foods - Confira as atrações do Summer Wine Festival***


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***Para quem já está com saudades do verão, o restaurante O Jardineiro promete uma despedida da estação mais quente do ano com um festival para degustação de vinhos. Reunindo vinícolas, distribuidores, importadores e sommeliers, o Summer Wine Festival acontecerá neste sábado (23/03) com atrações no deck e no interior do restaurante e casa de eventos. O evento contará com nomes como Adega Boulevard, Rootstock Vinhos, Booze Importadora e Águas Ouro Fino. Estarão também presentes a Alta Gama Escola de Difusão da Cultura de Vinhos e a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-PR).

O evento começará às 16 horas com degustação e exposição de vinhos. Na sequência, às 18h20, será a vez de quatro workshops para os amantes desta bebida. A Rootstock Vinhos dará início às apresentações, com o tema Vinhos da Eslovênia. Às 19h, a sommelier Rejane Cardoso falará sobre Vinhos e ingredientes difíceis. Às 19h40, será a vez da Booze Importadora realizar o workshop da marca. E para finalizar, às 20h20, Neto Mocellin, sommelier e representante da empresa Ouro Fino, abordará os Vinhos orgânicos e biodinâmicos.

Já na gastronomia, serão servidas tábuas de frios, bruschettas, crostinis e brochetes de carne, sob comando do chef Freddy Diaz. Das 17h às 19h, a casa terá som ambiente, com músicas lounge e indie. A partir das 19h30, os músicos Jack e Xapoca assumem o palco com clássicos da bossa nova e MPB. Na sequência, será a vez da Jazz Bop tocando jazz e soul. A entrada full custa R$ 40,00 e dá direito à taça para degustação dos vinhos no local e que poderá ser levada para casa ao final do evento como recordação. O ingresso dá acesso também aos workshops e atrações musicais.

Quem não consome vinhos, mas deseja prestigiar o evento com amigos, pode aproveitar o valor standard: R$ 25,00 que contempla a entrada, os workshops e atrações musicais, mas não dá direito à taça e degustações. Vale destacar que o Summer Wine Festival estará com vários rótulos a preços promocionais, tanto para quem desejar consumir no local, quanto levar para casa. No evento também estarão disponíveis para compra vários drinks a base de vinho.

Serviço: Summer Wine Festival Data: 23 de março de 2019 (sábado) Horário: das 16h às 23h45 Local: O Jardineiro Restaurante e Eventos Endereço: Av. Manoel Ribas, 227 - São Francisco - Curitiba (PR) Telefone: (41) 3092-4419 Informações: https://www.facebook.com/ojardineirorestaurante - Ingressos à venda pela Eventbrite: https://www.eventbrite.com.br/e/summer-wine-fest-tickets-58993519204.

***Mitsubishi Cup contará com L200 diesel totalmente preparada no Brasil***


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***O ano de 2019 é especial para a Mitsubishi Motors do Brasil, idealizadora de algumas das mais tradicionais provas de rali no país, pois é nele que sua tradicional competição Mitsubishi Cup, completa 20 anos de existência. Além da marca temporal, o evento desse ano traz o lançamento de um modelo especial para os amantes de rali, a L200 Triton Sport R com propulsor a diesel. Essa caminhonete foi modificada pela Spinelli Racing, divisão de corridas da marca no Brasil e teve sua central de controle (ECU) preparada pela SFI CHIPS, uma das maiores preparadoras de motores da América Latina, sendo um dos únicos carro de competição fabricado por uma montadora atualmente, ao lado do Mistubishi ASX e Suzuki Jimny.

Segundo Márcio Medina, CEO da SFI CHIPS, “todo o processo, de mais de 13 meses de desenvolvimento, rendeu um carro de alto desempenho, com uma durabilidade comparável aos veículos de passeio”. Márcio destaca essas características pois o motor 2.4 turbo diesel recebeu um software exclusivo da SFI CHIPS, também conhecido como recapeamento, que elevou a potência do modelo em 50 cavalos de potência e mais de 16Kgf de torque. “Tanto a Mitsubishi quanto a SFI CHIPS prezam muito pela qualidade de seus veículos e serviços, assim, buscamos manter a originalidade do carro até mesmo pelas restrições impostas pela categoria em que o mesmo irá competir (FIA T2)”.

A L200 Triton preparada passou de 175 cv e 35Kgf para 225cv e 51,2 Kgf a 2.350 RPM, com as peças originais, isto quer dizer que são 46% a mais de torque, que garantem que o competidor poderá passar tranquilamente por qualquer obstáculo na prova. Tudo isso somente foi possível pela experiência adquirida em mais de uma década com preparação de veículos diesel, gasolina, álcool e flex. “São onze anos que fazemos a preparação eletrônica de motores, somos campeões em várias competições, temos excelentes engenheiros e pessoal altamente qualificado e garantimos a melhor experiência para nossos clientes, seja na pista, nas ruas ou em certames de altíssima exigência” diz Medina.

Esse carro representará a marca na competição que servirá de vitrine para que amantes do esporte possam ver, em primeira mão, como uma preparação profissional pode fazer a diferença, seja em provas de rali, no uso urbano ou recreativo. Esse modelo incrível da Mitsubishi estará presente em Mogi Guaçu, dia 24 de março, no treino livre para a temporada de 2019. A SFI CHIPS, que estará presente no evento, também terá representantes no Mitsubishi Motorsport 2019, rali de regularidade que tem sua primeira etapa em Santana do Parnaíba dias 22 e 23. A preparadora atenderá os competidores e ao público.

Sobre SFI Chips - Pioneira na preparação de carros, a SFI Chips coleciona títulos. Dentre eles está o de doze vezes campeã do Rally dos Sertões, um dos eventos que reúnem o maior número de apaixonados por velocidade e desafios. A empresa, legitimamente brasileira, atua há mais de 10 anos no mercado e conta com a chancela de Ingo Hoffmann, considerado a lenda do automobilismo brasileiro, doze vezes campeão da Stock Car.

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