terça-feira, 19 de março de 2019

Coluna do dia 19/03/19

***“Abujamra Presente” é um provocativo tributo ao ator e diretor***


Crédito das fotos: Lenise Pinheiro.

***Recortes de várias peças dirigidas pelo ator, diretor e apresentador Antonio Abujamra, o “Abu”, constroem “Abujamra Presente”, espetáculo que faz parte da Mostra 2019 do Festival de Curitiba. O trabalho revela o espírito provocativo de Abu nos seus 10 anos à frente da companhia Fodidos Privilegiados, num misto de escárnio, riso e reflexão. 

O diretor João Fonseca, que foi assistente de Abujamra, coloca nessa montagem o espírito do processo criativo do homenageado, que criava jogos de cena durante os ensaios, em verdadeiras coreografias da peça. A referências do trabalho passam por “Um Certo Hamlet”, “Louca Turbulência”, “O Carioca”, “As Fúrias”, “O Casamento” e “Escravas do Amor”, essas duas últimas apresentadas na cidade em 2012, quando a companhia fez sua última participação no Festival.


O elenco original se apresenta com o filho de Abu, o cantor, multi-instrumentista e ator André Abujamra, pela primeira vez em atuação nos palcos - antes ele assinava a trilha sonora da companhia. Estarão no palco, também, a curitibana Guta Stresser e a carioca Dani Barros, que já fizeram parte do Fodidos Privilegiados e retornaram agora para celebrar a obra de Abu. A companhia foi criado em 1991 por Abujamra pai e em 2001 João Fonseca assumiu a direção. A peça-homenagem ao artista ícone do teatro brasileiro será apresentada nos dias 30 e 31 de março no Guairinha.

“Esta será a oitava participação nesse Festival que foi de fundamental importância para a sua consolidação e projeção nacional”, explica a produtora e atriz Filomena Mancuzo. “As estreias de “O Casamento”, “As Fúrias” e “O Carioca” não seriam possíveis sem o convite e o apoio do Festival. Nada mais lógico, portanto, que apresentar essa homenagem aqui em Curitiba”, completa. Os 19 integrantes do Fodidos Privilegiados vestem camisolas estampadas com o rosto de Abu, em figurino assinado por Nello Marrese, também responsável pelo cenário. Camisolas e cadeiras são adereços característicos da concepção cênica de Abu.


“Abu foi um dos maiores presentes que a vida nos deu e estará sempre presente em cada componente desse grupo, no teatro brasileiro e mundial. Ele era um gigante. O nome da nossa companhia, Fodidos Privilegiados, é esse porque somos fodidos por fazermos teatro no Brasil e somos privilegiados por fazermos teatro no Brasil. Mas hoje eu diria que somos Privilegiados porque fizemos teatro com Antonio Abujamra”, diz o diretor, que assina também o roteiro do espetáculo. “Abujamra Presente” foi montado especialmente para a exposição sobre vida e obra de Abu, “Rigor e Caos”, no Sesc Ipiranga em São Paulo.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3).

Ficha Técnica: Espetáculo com áudio descrição Direção Geral: João Fonseca Texto: Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, Bertold Brecht, Rafael Alberti Roteiro: João Fonseca Cenário e Figurino: Nello Marrese Adereços: Marcia Marques. Iluminação Operadora de Luz: Daniela Sanchez Trilha Sonora Original: André Abujamra Direção de Movimento: Johayne Hildefonso Assistente de Direção e Operador de Som: Pedro Pedruzzi Contrarregra: Nivaldo Vieira Fotos: Lenise Pinheiro Coordenação Administrativa: Filomena Mancuzo.

Elenco: Alexandre Pinheiro, André Abujamra, André Corrêa, Claudio Tizo, Dani Barros, Denise Sant’Anna, Filomena Mancuzo, Guta Stresser, Humberto Câmara, Isley Clare, João Fonseca, Johayne Hildefonso, Marcia Marques, Nello Marrese, Paula Sandroni, Rafaela Amado, Ricardo Souzedo, Roberto Lobo, Rose Abdallah. Classificação: 16 anos. 30 de Março às 21h e 31 de Março às 19h no Guairinha.

***“Dogville” reflete a exploração humana no Festival de Curitiba***


Crédito das fotos: Renato Mangolin.

***Após temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, o espetáculo “Dogville” será apresentado no Festival de Curitiba, compondo a programação da Mostra 2019. O diretor paulistano Zé Henrique de Paula assina a primeira adaptação teatral brasileira para a obra-prima cinematográfica do dinamarquês Lars von Trier. As apresentações acontecem nos dias 02 e 03 de abril, no Teatro Guairinha. O elenco é formado por Mel Lisboa, Eric Lenate, Bianca Byington, Marcelo Villas Boas, Marcia Oliveira, Rodrigo Caetano, Gustavo Trestini, Fernanda Thurann, Lucas Romano, Ana Andreatta, Blota Filho, Munir Pedrosa, Rosana Penna , Dudu Ejchel e Fernanda Couto.


A montagem está indicada ao Prêmio Shell na categoria Melhor Figurino; três categorias no Prêmio Cesgranrio de Teatro: Melhor Espetáculo, Melhor Atriz com Mel Lisboa e Melhor Figurino com João Pimenta; cinco categorias no Prêmio Botequim Cultural de Teatro: Melhor Espetáculo, Melhor Direção com Zé Henrique de Paula, Atriz em Papel Coadjuvante com Selma Egrei, Figurino com João Pimenta e Iluminação com Fran Barros. A trama se passa na fictícia cidade de Dogville, uma pequena e obscura cidade situada no topo de uma cadeia montanhosa, ao fim de uma estrada sem saída, onde residem poucas famílias formadas por pessoas aparentemente bondosas e acolhedoras, embora vivam em precárias condições de vida.


A pacata rotina dos moradores é abalada pela chegada inesperada de Grace (Mel Lisboa), uma forasteira misteriosa que procura abrigo para se esconder de um bando de gangsters. Recebida por Tom Edison Jr. (Rodrigo Caetano), que, comovido pela sua situação, convence os outros moradores a acolhê-la na cidade, Grace, decide oferecer seus serviços para as famílias de Dogville, como retribuição. Porém, no decorrer da trama, um jogo perverso se instaura entre os moradores da cidade e a bela forasteira: quanto mais ela se doa e expõe a sua fragilidade e a sua bondade, mais os cidadãos de bem exigem e abusam dela, levando a situação a extremos inimagináveis.

A obra faz uma crítica contundente ao mundo contemporâneo e à sociedade de consumo por meio de uma radiografia precisa da alma humana. “São situações reais e muito próximas de nós, que colocam uma lente de aumento na alma do ser humano. É como se não acreditássemos que aquelas pessoas fossem capazes de explorar essa mulher de forma tão cruel. O filme discute questões atuais, como a xenofobia, a intolerância e põe em cheque a máxima do sistema capitalista na qual, para se obter lucros, é preciso explorar ao máximo o outro, por vezes de formas desumanas”, reflete o produtor e idealizador da peça Felipe Lima. Ainda segundo ele, o filme fala sobre os limites humanos.

“Em tempos de intolerância, de exploração é necessário mostrar que, embora o ser humano tenha uma tendência a agir de modo abusivo em determinadas situações, é preciso impor limites. Nem tudo é aceitável, muito menos tolerável. É preciso exercitar a empatia, olhar com atenção para o outro. E que até a bondade excessiva e a resignação podem ser manifestações de arrogância, de paternalismo. Até que ponto você tem que perdoar no outro atitudes e comportamentos pelos quais se puniria?”, questiona. Para o diretor Zé Henrique de Paula, é desafiador transformar o filme de Lars von Trier em uma peça porque a obra já evoca essa estrutura teatral. “Acho que o filme é uma referência muito forte, é icônico e sinônimo de Lars von Trier e daquela linguagem mais teatral.

Adotamos o caminho inverso: na peça flertamos com a linguagem cinematográfica, utilizando não somente projeções e videomapping, mas também projetando cenas filmadas ao vivo durante o espetáculo. Trabalhar isso com os atores envolve muita energia e desprendimento por parte de todo o elenco e equipe”, revela. Além da linguagem cinematográfica, a montagem dialoga com estéticas de referência do teatro e do teatro físico, como de Tadeusz Kantor, Pina Bausch e Dimitris Papaioannou. “A ideia é explorar a secura do texto, a aridez da cidade e a precariedade dos personagens de forma a trazer isso também para o corpo dos atores e os elementos de encenação”, diz o diretor.

Dogville, o filme - Considerado pela BBC um dos melhores filmes do século 21, o longa-metragem de Lars von Trier, lançado em 2003, foi estrelado por Nicole Kidman, Paul Bettany, Patricia Clarkson, Udo Kier, James Caan, Philip Baker Hall, John Hurt, entre outros. O título ganhou o Prêmio do Cinema Europeu e o Robert Award e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. “Lembro-me de ter assistido à Dogville no cinema e de ter me encantado com a sua estética, era totalmente inovadora; uma obra cinematográfica gravada como peça de teatro em um galpão, onde não havia cenário, só algumas mobílias; e as casas eram feitas com riscos de giz no chão. A encenação era totalmente focada no trabalho dos atores”, comenta Lima.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo.

O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3). Valores: Mostra 2019 – De R$ 0 a R$ 70,00 (entrada inteira) + taxa administrativa.

Ficha técnica: Elenco - Ana Andreatta, Bianca Byington, Blota Filho, Dudu Ejchel, Eric Lenate, Fernanda Couto, Fernanda Thurann, Gustavo Trestini, Lucas Romano, Marcia Oliveira , Marcelo Villas Boas, Mel Lisboa, Munir Pedrosa, Rodrigo Caetano, Rosana Penna. Atores convidados – participação em vídeo: Felipe Ramos e Guilherme Leal. Idealização: Felipe Lima. Direção: Zé Henrique de Paula. Preparação de Elenco: Inês Aranha. Tradução: Davi Tápias. Assistência de Direção: Felipe Ramos. Cenário: Bruno Anselmo. Assistência Cenografia: Guilherme Reis. Cenotécnico: André Salles.

Equipe Cenografia: Paulo Sá, Welington Carmo ,Gilvan Carmo, Walmir Jr, Ferrinha. Pintura de Arte/Cenário: Russo. Montagem Cenário: André Ferreira, André Salles e Sidney Felippe. Diretor de Palco: André Ferreira. Contrarregra: Sidney Felippe. Iluminação: Fran Barros. Técnico Operador de Iluminação: Tulio Pezzoni. Figurino: João Pimenta. Assistência Figurino: Marcelo Andreotti e Eugênio Santos. Visagismo: Wanderley Nunes. Assistência Visagismo: Alison Alvarez, Monique Couto, Equipe Studio W. Trilha Sonora Original: Fernanda Maia. Produção Musical: Leo Versolato. Técnico Operador de Som: João Baracho e Leandro Lima.

Direção Audiovisual: Laerte Késsimos. Técnico e Operador de Vídeo Mapping: VJ. Alexandre Gonzalez / Wellington Abreu. Cinegrafista: Phillip Correia e Alexandre Vollú. Design Gráfico e Criação: Carlos Nunes. Programação Visual/Finalização: Sandra Tami. Fotografia e Criação: Ale Catan. Assistência Fotografia: Rafael Sá, Weslei Barba, Caio Toledo e Renan Martins. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli, Renato Fernandes. Fotos de Cena: Renato Mangolim. Direção de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi. Coordenação Leis de Incentivo: Natália Simonete - Estufa de Ideias. Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais. Realização: Brisa Filmes e Sevenx Produções Artísticas. 02 e 03 de Abril às 21h no Guairinha.

***“Peça Para Adultos Feita Por Crianças”: montagem trata de temas adultos com teatro de formas animadas***


Crédito das fotos: João Caldas.

***Uma peça provocativa, inspirada em um denso personagem shakespeariano, mas que tem a participação das crianças na produção de roteiro e textos, além de um elenco infantil. Em “Peça Para Adultos Feita Por Crianças”, a dramaturga Elisa Ohtake cria, junto com cinco crianças, uma versão de Hamlet, partindo do entendimento singular de cada uma delas sobre a obra. A reflexão sobre a humanidade é apresentada nas particularidades do universo infantil e então, ressignificada. O espetáculo de teatro contemporâneo inverte papéis. O texto foi escrito com a participação das crianças.

“Elas pensam, dançam, atuam Hamlet a partir das próprias experiências de vida, a partir da condição singular de cada uma. Mergulham em Hamlet, ou seja, na apoteose da consciência humana, na entidade do mundo ocidental em crise, para aí sim poderem fazer estudos do transumano em cena, para ampliar nossa noção de humanidade”, diz a dramaturga e diretora Elisa Ohtake. O espetáculo não é um teatro infantil apropriado também para o público adulto, mas um teatro feito por crianças para adultos. O elenco conta suas próprias tragédias hamletianas e inventa jogos e brincadeiras para que os adultos possam combater a chatice.


“A peça vasculha como o mundo infantil pode potencializar o mundo adulto e vice-versa, passando longe de banalizações como ‘infantilização do adulto’ ou ‘adultização das crianças’. A pesquisa está em dar espaço para o devir adulto e o devir criança acontecerem“, diz a diretora. O espetáculo tem a participação de Paulo Cesar Pereio, que sobe ao palco para uma performance emocionante nos últimos 15 minutos da peça. “A escolha de Pereio, grande ator aparentemente oposto ao mundo infantil, é crucial. Ele é deslocado de seu ambiente habitual para outras complexidades poderem acontecer”, explica.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter e GRASP. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, MishMash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Ficha Técnica: Concepção e direção: Elisa Ohtake Dramaturgia: Elisa Ohtake + elenco Elenco: Davi Hamer, Felipe Bisetto, Joana Arantes, Michel Felberg, Vitória Reich Performance especial: Paulo Cesar Pereio Assistente de direção: Camila Urbano Cenário: Elisa Ohtake + elenco Figurinos: Elisa Ohtake + Cesar Rezende Objetos de cena: Elisa Ohtake Sonoplastia: Elisa Ohtake + Cella Azevedo Luz: Padu Palmário e Vini Hideki Som: Luisa Jaffé Contra regra performático: Jonas Lumazini, Victor Abrahão, Luisa Jaffé Cenotecnia: Cesar Rezende Fotos: João Caldas projeto gráfico: Mariana Fix Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro Produção executiva: Stella Marini, Elisa Ohtake Direção de produção: Stella Marini.

***Inaugura nesta terça, 19/03, a quarta e maior loja da rede #CuritibaSuaLinda*** 



Crédito da foto: Divulgação.

***A quarta loja da rede #CuritibaSuaLinda será inaugurada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, na próxima terça-feira, 19/03, às 17h horas no Hotel Pestana Curitiba. Essa parceria do grupo Pestana e da Prefeitura de Curitiba também conta com o apoio da Secretaria de Turismo e da Fundação Cultural da capital.

A loja está localizada dentro do Espaço Cultural David Carneiro, que conserva a fachada rosada estilo neocolonial e chama a atenção de quem passa pela Rua Brigadeiro Franco, quase esquina com a Rua Comendador Araújo, anexo ao hotel. Ela contará com 50 m2, sendo a maior da rede #CuritibaSuaLinda, que atualmente conta com outras três unidades. Segundo o gerente geral do Pestana Curitiba, Rodrigo Bassinelli, essa parceria é inovadora e trará muitos benefícios aos hóspedes. 

“Tenho certeza que abrir essa loja nas dependências do Pestana será muito benéfico aos turistas que estão no hotel, mas também será um chamariz para os turistas que visitam a cidade e ainda não conhecem o nosso hotel, e também apostamos em atrair o interesse dos próprios curitibanos. Seremos os precursores, pois não existe outra loja oficial de souvenires da cidade dentro de outro hotel”, afirma Rodrigo. O Hotel Pestana Curitiba está localizado da Av. Comendador Araújo, 499. 

***Filho de Edson Celulari com Claudia Raia será palestrante do maior evento do Terceiro Setor do Brasil***


Crédito das fotos: Lucas Silvestre. 

***Enzo Celulari, filho dos atores Claudia Raia e Edson Celulari, e Danilo Tiisel serão palestrantes na 6ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica – o FIFE 2019, maior evento sobre gestão de organizações sociais do País, que acontece no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 12 de abril. Nos dias 11 e 12, eles falarão sobre a experiência com o Grupo Dadivar, fundado em 2017, e que tem como propósito unir marcas e personalidades a causas sociais. O FIFE 2019 terá mais de 90 palestrantes e irá reunir 700 profissionais do Terceiro Setor em 80 atividades, incluindo palestras, aulas, debates e consultorias coletivas. 

No primeiro dia, o tema da palestra será “O uso de embaixadores na comunicação de causas sociais”. Enzo e Danilo falarão sobre como construir uma marca pessoal, sobre o receio das pessoas em se unirem a iniciativas sociais e a importância de mapear a essência social das personalidades participantes. Esta última fala contará com a participação do jornalista Mauro Ventura, diretor de impacto social do Grupo Dadivar. No segundo dia de palestra, a dupla apresentará o Case Dadivar: o que inspirou a criação do grupo, o modelo de negócio, a estrutura jurídica, as ferramentas de gestão, e as campanhas de sucesso. 


Em dois anos desde sua fundação, o Grupo Dadivar já promoveu campanhas com nomes como Anitta, Claudia Raia, Thaila Ayala e Fernanda Gentil, além de marcas como os restaurantes Paris 6 e Aragon, e a clínica Connect Care, em prol de instituições como Solar Meninos de Luz, Retiro dos Artistas, Aldeias Infantis SOS e Ampara Animal, entre outras. Organizado pela Rede Filantropia, o FIFE 2019 tem como objetivo promover o apoio às Organizações Não Governamentais, por meio da difusão de boas práticas de gestão desenvolvidas exclusivamente para o fortalecimento e profissionalização das entidades que compõem o Terceiro Setor. 

Durante quatro dias, os 90 palestrantes irão apresentar temas fundamentais para a atualização e o entendimento dos requisitos legais necessários para criação e manutenção de uma ONG. Sobre o Grupo Dadivar: Uma organização sem fins lucrativos, fundada em março de 2017, e criada para mobilizar empresas, personalidades e investidores que desejam fazer o bem. “Acreditamos que ao atrair os doadores que estão no topo da pirâmide social, ou seja, as marcas e os chamados grandes influenciadores, fomentaremos também a cultura solidária entre a base da pirâmide, reunindo, dessa forma, todos os brasileiros em uma mesma direção”, diz o empreendedor e idealizador do projeto, Enzo Celulari. 

Enzo Celulari é sócio fundador do Grupo Dadivar e atua no terceiro setor com uma fórmula inovadora de empreendedorismo, criando um conjunto de iniciativas sociais com a missão de conectar marcas institucionais e pessoais à sua essência social. Elabora projetos com novas perspectivas de captação de recursos para entidades filantrópicas, a partir da comunicação e da tecnologia. É diretor do departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera (FIESP) e estudante de administração de empresas na FAAP. 

Danilo Tiisel é advogado graduado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), especializado em legislação do Terceiro Setor e sustentabilidade. É fundador da Dadivar e membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP. Atua como consultor jurídico e em desenvolvimento institucional, além de ser professor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB e da Rede Filantropia. É diretor da Social Profit Consultoria. 

Serviço Grupo Dadivar no Fife: 11/04, quinta-feira, das 15h40 às 16h30 – O uso de embaixadores na comunicação de causas sociais 12/04, sexta-feira, das 10h às 10h30 – Novos formatos de campanhas – o case Dadivar Centro de Convenções Sul América: Avenida Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova – Centro, Rio de Janeiro. Tel. (21) 3293-6700 Mais informações: www.filantropia.ong/fifea.

***Maestro João Carlos Martins se apresenta em abril no Teatro Porto Seguro com participação do tenor Jean William e Orquestra Bachiana Sesi-SP***


Crédito das fotos:Fernando Mucci.

***Após apresentação em dezembro do ano passado, o show Maestro João Carlos Martins Em Concerto retorna em novo formato ao Teatro Porto Seguro dia 2 de abril, terça-feira, às 21h. O artista estará acompanhado da Orquestra Bachiana Sesi-SP e do tenor Jean William, talento relevado pelo próprio maestro em 2009. A abertura de vendas para o concerto acontece dia 12 de março, terça-feira, na bilheteria ou no site do Teatro Porto Seguro.

A apresentação é uma oportunidade para entrar em contato com a vida e a arte do Maestro João Carlos Martins, cuja trajetória já foi registrada em 3 documentários: o franco-alemão Die Martin’s Passion (2003), o belga Revérie (2007), e o brasileiro O Piano como Destino (2015); além do longa metragem João, o Maestro, produzido pela LC Barreto, e da peça Concerto para João, que fez temporada no Teatro FAAP de agosto a dezembro de 2018.


Sobre João Carlos Martins - Nascido em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940, João Carlos começou a tocar piano aos sete anos por influência de seu pai, José, que desde a infância sonhava em virar um pianista. Aos oito anos, João Carlos venceu seu primeiro concurso musical ao executar obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Aos 21 anos, patrocinado por Eleanor Roosevelt, apresentou-se pela primeira vez no Carnegie Hall, em Nova York. No auge de sua carreira de pianista, tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times dedicaram-lhe reportagens entusiasmadas pela sua personalidade artística.

Aos 25 anos, já consagrado como um dos grandes pianistas do mundo, João Carlos sofreu uma queda enquanto jogava futebol no Central Park, em Nova York, que atingiu o nervo ulnar e provocou atrofia em três dedos, obrigando-o a parar de tocar. Depois de um ano, voltou a tocar com dificuldade. Abandonou a carreira aos 30 anos. Após sete anos longe do piano, decidiu voltar aos palcos, recebendo excelentes críticas da imprensa e a aclamação do público. Nesse período, porém, descobriu que desenvolveu distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). Novamente teve que abandonar a carreira. A paixão pela música fez com que ele retornasse anos mais tarde e, mesmo com sequelas, que o forçaram a adaptar novas formas de tocar, iniciou a gravação da obra completa de Bach.

Em 1995, em um assalto na Bulgária, foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro, que provocou uma sequela neurológica, comprometendo o movimento da mão direita. Por meio de reprogramação cerebral, conseguiu recuperar os movimentos e voltou a tocar com as duas mãos. Entretanto, esse procedimento médico deixou sequelas no braço direito e na fala. Decidiu passar por um novo procedimento cirúrgico para corrigir o problema e teve os seus movimentos da mão direita afetados. Antes, porém, terminou a gravação da obra completa de Bach para o piano. Passou a fazer apresentações apenas com a mão esquerda.

João Carlos foi surpreendido pelos médicos com a notícia de que havia desenvolvido Contratura de Dupuytren na mão esquerda. Embora tenha passado por um novo procedimento cirúrgico, João Carlos acabou perdendo o movimento da mão esquerda, o que o inviabilizou novamente de tocar piano. Em 2002, teve que parar de tocar, e, dessa vez, acreditou seria para sempre. Em 2004, aos 64 anos, João Carlos iniciou os seus estudos de regência. Seis meses depois, apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas, como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que fazia quando pianista.

Em 2006, idealizou a Fundação Bachiana, com a missão de levar a música clássica às pessoas que pouco, ou nunca, ouviram falar dela. Construiu uma sólida carreira com a sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra brasileira a se apresentar no Carnegie Hall (2007). Atualmente, a Fundação Bachiana mantém oito núcleos de musicalização para crianças e jovens pelo Brasil e tem realizado cerca de 80 apresentações por ano. Mesmo com todas as limitações físicas, no final dos concertos João Carlos costuma deixar a regência e sentar-se ao piano para rápidas e emocionantes apresentações.

Sobre Jean William - Jean William é formado em canto pela ECA-USP. Apadrinhado pelo maestro João Carlos Martins em 2009, ganhou visibilidade e apoio dentro e fora do Brasil. Ao redor do mundo e do Brasil o jovem cantor conquistou plateias em renomados teatros interpretando óperas, recitais, concertos e shows. Apresentou-se ao lado de importantes nomes do cenário musical mundial em duetos com artistas como a cantora de pop Laura Pausini e com a grande dama da ópera Luciana Serra no palco do Teatro Municipal de São Paulo, entre outros.

Em 2014 lançou seu primeiro álbum, intitulado Dois Atos, tendo uma lista de convidados gabaritados, como Nelson Ayres, Mônica Salmaso, Fafá de Belém, João Carlos Martins, Céu, André Mehmari e Jacques Morelenbaum. Apresentou-se na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, sendo visto por mais de 3 milhões de pessoas na orla da praia de Copacabana. Recebeu da fundação Pirelli para as artes em Milão o prêmio talent at work, que premia jovens artistas que influenciam positivamente a sociedade. Foi aprovado recentemente para o programa Accademia Rossiniana de Pesaro, um dos mais importantes festivais de ópera da Itália, sob a direção do renomado tenor Ernesto Palácio.

Maestro João Carlos Martins Em Concerto: Participação especial do tenor Jean William e Orquestra Bachiana Sesi-SP Dia 2 de abril - terça-feira, às 21h Ingressos: R$ 110,00 plateia / R$ 90,00 balcão/frisas Classificação: Livre - Duração: 75 minutos Gênero: Música clássica. Teatro Porto Seguro Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo Telefone (11) 3226.7300 Bilheteria: De terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h. Capacidade: 496 lugares. Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners). Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos. Estacionamento no local: Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto.

Serviço de Vans: Transporte gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. Como pegar: Na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis. Gemma Restaurante: Terças a sextas-feiras das 11h às 17h; sábados das 11h às 18h e domingos das 11h às 16h. Happy hour quartas, quintas e sextas-feiras a partir das 18h. Vendas: http://www.tudus.com.br.

***Shopping Curitiba e Mercado Sal agora contam com totens de autoatendimento da Alô Ingressos***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: Denis M. Caravalho, diretor de marketing, e Danilo M. Carvalho, diretor executivo.

***A Alô Ingressos, empresa curitibana referência em tecnologia e gestão de acesso no mercado nacional, agora conta com totens de autoatendimento no Shopping Curitiba, um dos principais centros comerciais da capital paranaense, e no Mercado Sal, coletivo gastronômico localizado no bairro Portão. Os equipamentos contam com sistema intuitivo e de fácil manuseio, desenvolvido pela própria empresa, que ainda possui uma equipe de TI voltada a atender as necessidades do consumidor final e do contratante. “A Alô Ingressos já marcava presença no Shopping Curitiba, porém com um guichê de atendimento.


A partir de agora, tanto o centro comercial, quanto o coletivo gastronômico, contarão com os totens intuitivos, facilitando a compra de ingressos com maior segurança, evitando longas filas e prezando pelo conforto dos clientes”, comenta Danilo M. Carvalho, Diretor Executivo da Alô Ingressos. A empresa de ingressos atua com as maiores feiras agropecuárias do Brasil, assim como Rodeios, festivais, shows e eventos nos mais variados segmentos, como esportivos, religiosos, infantis, entre outros.

Sobre a Alô Ingressos – Fundada em 2007, em Curitiba, a Alô Ingressos conta com mais de 10 anos de história e está presente em todo o território nacional. A empresa, referência em tecnologia e gestão de acesso, já atendeu mais de 20 mil eventos e emitiu mais de 10 milhões de ingressos em todo o Brasil. No Paraná, foi a pioneira na validação de ingressos pelo celular, o mobile ticket, recurso fundamental para eventos atuais nos mais variados segmentos.

Serviço: Alô Ingressos www.aloingressos.com.br Matriz Curitiba Av. Florianópolis, 800, Cajuru Telefone: (41) 3042-6262 Horário de atendimento: Seg a sex, das 9h às 18h Sáb, das 9h às 14h E-mail: contato@aloingressos.com.br.

***Companhia Os Satyros celebra 30 anos no Festival de Curitiba***


Crédito da foto: Andre Stefano.

***Em sua 28ª edição, o Festival de Curitiba recebe a Cia. de Teatro Os Satyros com uma série de novos espetáculos reunidos em um certame que celebra os 30 anos de história do grupo. Quatro peças serão apresentadas nos teatros Paiol e José Maria Santos, entre os dias 27 de março e 05 de abril. A programação inclui as estreias nacionais “Mississipi”, “Todos os Sonhos do Mundo” e “O Rei de Sodoma”, trabalhos que juntos oferecem um panorama da linha de investigação do grupo, da sexualidade aos afetos políticos. Além dos títulos inéditos, a companhia ainda traz o espetáculo-manifesto “Cabaret TransPeripatético”, reconhecido por ser o primeiro trabalho do grupo com elenco inteiramente não cisgênero.

O espaço teatral Os Satyros está instalado desde o ano 2000 nos arredores da Praça Roosevelt, em São Paulo, sendo parte de um acelerado processo de transformação urbana na região, localidade reconhecida pela criminalidade a um efervescente ponto cultural. Em seus primeiros anos na Praça, o grupo desenvolveu várias ações de integração com a população do entorno, o que mais tarde resultou em vínculos artísticos, como a integração de algumas travestis e transexuais como atrizes em projetos específicos.

Esse fenômeno arquitetônico e social pelo qual a Praça Roosevelt passou nos últimos vinte anos é objeto de investigação do espetáculo “Mississipi”, que faz sua estreia logo no início do Festival, com apresentações nos dias 27 e 28 de março, no Teatro José Maria Santos. A montagem lança mão de diferentes formas narrativas - romance policial, espetáculo de denúncia, teatro narrativo e teatro-karaokê - para retratar três momentos históricos distintos da Praça (1999, 2009 e 2019). Os 14 artistas do elenco vivem personagens em situações de rua, cujas vidas são atravessadas pela violência do tráfico, do abuso policial, entre outros desafios cotidianos.

Em “Cabaret TransPeripatético” o grupo coloca mais uma vez em perspectiva a realidade contemporânea de corpos dissidentes. A peça é a primeira em que todo o elenco se reconhece como não cisgênero - transsexuais, travestis, agêneros e não binários - e faz parte da Trilogia do Antipatriarcado, composta por “Pink Star” e a remontagem “Transex”. A pesquisa foi desenvolvida durante quatro meses, a partir dos paradigmas da obra Manifesto Contrassexual, de Paul Preciado, e experiências biográficas do próprio elenco, que sobe ao palco do Teatro do Paiol nos dias 30 e 31 de março.

A peça é um grito de liberdade e de representatividade, que fala de afeto, espaço social, opressão, transfobia, empoderamento, angústias e sonhos, contrapondo os estigmas que certas subjetividades carregam. O ator e dramaturgo Ivam Cabral celebra junto à companhia da qual é fundador seus 30 anos de carreira, com o solo/recital “Todos os Sonhos do Mundo”. O artista interpreta relatos que intercalam sua trajetória e fragmentos poéticos, relacionando trechos do seu livro com poemas de Carlos Drummond de Andrade (“Não se Mate” e “Amar”). A peça compõe um retrato sincero da depressão e demais condições emocionais peculiares à sociedade contemporânea.

As apresentações acontecem nos dias 01 e 02 de abril, no Teatro Paiol. A última peça da série comemorativa a ser apresentada é “O Rei de Sodoma”, nos dias 04 e 05 de abril, no Teatro Paiol. A partir do texto do escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal, os atores Tiago Leal e Patrícia Vilela protagonizam a trama sádica e surreal de uma rede de prostituição criada por uma mulher ambiciosa, cujo único objetivo é acumular dinheiro e poder. Com direção de Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa, a montagem mobiliza a estética do teatro do absurdo para narrar a crueldade que entrecruza as vidas dos personagens.

Os Satyros - Fundado em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, a Cia. de Teatro Os Satyros se destacou logo em seus primeiros anos de existência, por sua linguagem radical e temas polêmicos, com montagens como “Sades ou Noites com os Professores Imorais” (1990) e “Saló, Salomé” (1991). Em 1992, a companhia foi convidada a participar de festivais europeus, em Portugal e na Espanha. Devido à grave crise política e econômica que dominava o Brasil, a companhia se transfere para Lisboa, em um exílio voluntário até 1999.

Em dezembro de 2000, retornam a São Paulo, abrindo uma sede na Praça Roosevelt, na época considerada uma das regiões mais deterioradas do centro da capital. Desde a sua chegada à Praça Roosevelt, Os Satyros se preocupam com a relação do seu fazer teatral com os problemas sociais e urbanos. A relação com a população do entorno da Praça trouxe novos integrantes e interferiu diretamente na produção artística do grupo, em espetáculos como “Transex” (2004), “A Vida na Praça Roosevelt” (2005), assim como aqueles que compõem a Mostra convidada do Festival de Curitiba.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: A venda dos ingressos será pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @fest_curitiba

Atenção: Ingressos para a peça Mississipi - Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3). Valores: Mostra 2019 – De R$ 0 a R$ 70,00 (entrada inteira) + taxa administrativa. Fringe – De R$ 0 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa.

“Mississipi” 27 e 28 de Março às 21h 21H no Zé Maria Texto: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez Elenco: Ivam Cabral, Nicole Puzzi, Eduardo Chagas, Fabio Penna, Felipe Moretti, Gustavo Ferreira, Henrique Mello, Robson Catalunha, Sabrina Denobile, Ingrid Soares, Ju Alonso, Julia Bobrow, Junior Mazine e Marcia Dailyn Iluminação: Flávio Duarte Sonoplastia: Ivam Cabral Cenografia: Rodolfo García Vázquez Design de Aparência: Adriana Vaz e Rogério Romualdo Programação Visual: Henrique Mello Assistência de Direção e Produção executiva: Silvio Eduardo Operação de Som: Axl Cunha Operação de Luz: Flavio Duarte Realização: Cia. de Teatro Os Satyros Direção: Rodolfo García Vázquez.

“Cabaret TransPeripatético” 30 de Março às 21h e 31 de Março às 19h no Teatro Paiol Direção: Rodolfo García Vázquez Assistência de Direção: Felipe Moretti Dramaturgia: Coletiva Supervisão dramatúrgica: Luh Maza, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez Coordenação de Produção: Daniela Machado Elenco: Daniela Funez, Elliott Ludovic Miba, Fernanda Kawani Custódio, Gabriel Lodi, Léo Perisatto, Luh Maza e Sofia Riccardi Cenografia: Dan Oliveira e Rafael Santos Cenotecnia: Alexandre Barbosa Design: Henrique Mello Operação de luz: Alexandre Apolinário Operação de som: Axl Cunha Figurinista: Lenin Cattai, Márcia Daylin Assistência de Figurino: Cinthia Cardoso Sonoplastia: Rodolfo García Vázquez Produção executiva: Silvio Eduardo Realização: Cia. De Teatro Os Satyros.

“Todos os Sonhos do Mundo” 01 e 02 de Abril às 21h no Teatro Paiol Concepção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez Direção: Rodolfo García Vázquez Atuação: Ivam Cabral Duração: 60 min.

“O Rei de Sodoma” 04 e 05 de Abril às 21h no Teatro Paiol Texto: Fernando Arrabal Tradução e adaptação: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez Direção: Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa Elenco: Patrícia Vilela e Tiago Leal Duração: 60 minutos.

***Expert Beauty Center assina beleza do Wear.Self, novo evento de moda do ParkShoppingBarigüi***


Crédito da foto: Divulgação.

***Profissionais de cabelo e maquiagem do Expert Beauty Center irão produzir os quase 30 modelos que participam dos desfiles do Wear.Self, novo evento de moda do ParkShoppingBarigui, que será realizado nos dias 20 e 21 de março, próxima quarta e quinta-feira. Com uma linguagem renovada, que valoriza a personalidade como expressão de moda, o evento inclui uma ampla programação com muito conteúdo e dois desfiles, que serão realizados no primeiro dia.

Reforçando a parceria entre o shopping e o salão, que participa do mix de loja desde a inauguração, os experts assinarão beauty e hair do desfile comentado pelo consultor de moda Arlindo Grund, e Reginaldo Fonseca, da Cia Paulista, a partir das 19h30; e também do segundo desfile da noite, no estilo slow, assinado pelo stylist Gustavo Silvestre, a partir das 21 horas.

Os dois desfiles integram o Fashion For You e são abertos ao público, na praça central do shopping, em um cenário inspirado no urbano. Serviço: 1ª edição do Wear.Self Praça central do ParkShoppingBarigüi Desfiles com beleza Expert Beauty Center - 20 de março, quarta-feira.

***Carne Doce, uma das maiores revelações da música nacional, se apresenta no Bar Crossroads***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta quinta-feira (21), a partir das 21h, o Bar Crossroads, referência na cena rock n’roll de Curitiba há 23 anos, recebe a banda goiana Carne Doce, uma das maiores revelações da música nacional dos últimos tempos. O grupo passa pela capital com show inédito do disco “Tônus”, lançado em 2018 e considerado um dos melhores álbuns brasileiros do ano pela revista Rolling Stone, refletindo a subjetividade das novas letras e o instrumental etéreo.

Apostando em um som intenso, introspectivo e composições marcantes que trazem conflitos pessoais e políticos, o grupo surgiu em 2013 e é formado pelo casal Salma Jô (vocal) e Macloys Aquino (guitarra), que é acompanhado por João Vitor Santana, Anderson Maia e Ricardo Machado. No repertório da performance, sucessos dos dois primeiros álbuns, “Carne Doce” (2014) e “Princesa” (2016), assim como as mais novas “Tônus”, Artemísia”, “Comida Amarga”, entre outros. “O Bar Crossroads sempre será a casa do bom e velho rock n’roll e a nossa missão é a de promover e apoiar o gênero, assim como a música autoral.

Carne Doce é uma das bandas mais relevantes da cena nacional, que vem inovando e trazendo um som cada vez mais eletrizante, maduro e com representatividade”, comenta Alessandro Reis, proprietário do Bar Crossroads. A casa, que já ganhou o prêmio de Melhor Música Ao Vivo por três vezes pelo Prêmio Veja Comer & Beber, também já recebeu shows nacionais do grupo Blues Etílicos, Celso Blues Boy , dos ex-vocalistas do Tihuana e do Barão Vermelho, e de performances internacionais, como Guy King, de Chicago, além de ser um dos maiores apoiadores da cena autoral e de covers da capital paranaense.

Formado em 2015, o quinteto conta com três álbuns lançados e é original de Goiânia, cidade conhecida como o berço da música sertaneja no Brasil. Se engana quem pensa que o grupo foi influenciado pelo gênero musical dominante da região. Carne Doce aposta no MPB dos anos 70, combinado com o Indie, resultando em um som intenso, eletrizante e introspectivo. Os ingressos estão à disposição pelo Sympla e podem ser adquiridos com valores a partir de R$20 (meia lote promocional). A classificação é 18 anos. A realização é da Arnica Cultural.

Sobre o Crossroads – Tradição há 21 anos na capital paranaense, o Bar Crossroads é referência para os amantes do bom e velho rock’n’roll, sempre apostando no estilo musical e acreditando em bandas da cena local, sejam tributos ou autorais. Além das atrações musicais, que rolam de quarta a sábado, o bar ainda se destaca pelo seu cardápio, com opções de petiscos e hambúrgueres, assim como chopes, doses, caipirinhas e drinks especiais. Destaque também para o Thunderstruck Food Park, evento realizado mensalmente aos domingos e que reúne os mais variados perfis dos amantes do rock com uma programação gastronômica, com música ao vivo e a presença de food trucks diversos.

Serviço: Carne Doce no Bar Crossroads Local: Bar Crossroads (Av. Iguaçu, 2310 – Água Verde) Data: quinta-feira (21/3/2019) Horário: a partir das 21h Ingressos: com valores a partir de R$20 (lote promocional), Valores sujeitos à alteração sem avido prévio Os ingressos podem ser adquiridos por meio do Sympla https://www.sympla.com.br/carne-doce-em-curitiba-21032019461645. Meia-entrada solidária com doação de agasalhos ou alimentos não perecíveis, doadores de sangue e estudantes. Realização: Arnica Cultural Classificação: 18 anos Site oficial: www.crossroads.com.br.

***Casa Vogue de março traz entrevista exclusiva com a família Schurmann sobre o projeto "Vozes do Oceano"***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Casa Vogue, um dos principais títulos de arquitetura, design, luxo, decoração e lifestyle, traz a família Schurmann em primeira mão para sua edição de Sustentabilidade. Na seção Persona eles contam um pouco mais sobre o projeto "Vozes do Oceano", buscando conscientizar o público sobre a poluição nos oceanos. "Costumávamos ter receio de falar sobre meio ambiente por medo de soar 'ecochatos'" resume David, o segundo mais velho dos quatro filhos de Vilfredo e Heloísa Schurmann.

***Gastronomix recebe premiados chefs da América Latina em dois dias de quermesse da alta gastronomia***


Crédito das fotos: Divulgação.

Foto 01: Chef Marcos Sodré.

***A pioneira quermesse da alta gastronomia ao ar livre do Brasil já tem sua data marcada. O Gastronomix, evento cultural que reúne gastronomia, artes cênicas e música instrumental, em que premiados nomes da culinária regional, nacional e internacional apresentam seus melhores pratos, ocorrerá nos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo) nos gramados do Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico), com curadoria do renomado chef Celso Freire. Entre os participantes já confirmados para a edição está a chef Arlette Eulert, do Matria Restaurante, de Lima, no Peru, escolhida por 594 conhecedores e críticos gastronômicos como a “Melhor Chef Mulher do Peru”, no Prêmio Summum.


Foto 02: Chef Arlette Eulert.

Outro convidado confirmado é o chef Marcos Sodré, do restaurante Sawasdee, do Leblon, no Rio de Janeiro, vencedor do prêmio Veja Comer & Beber de “Melhor Asiático” por cinco anos seguidos, assim como do prêmio Rio Show como ‘Melhor Oriental da Cidade”. Conhecido nacionalmente pela mistura única da gastronomia tailandesa com o estilo carioca, Sodré preparará seu “Nasi Goreng de Porco”: arroz frito com cogumelos, ovos, acelga e molho especial apimentado.

O chef Elia Schramm também foi anunciado. Nascido em Genebra, na Suíça, Schramm atua há anos do Rio de Janeiro e ganhou uma estrela Michelin enquanto chefiava a cozinha do restaurante Laguiole. Hoje, é responsável por várias operações, entre elas, o L’Atelier Mimolette, em Ipanema, que conta com um cardápio conhecido pelos clássicos da culinária francesa. Para Curitiba, o chef preparará a “Galinhada Francesa”, com o saboroso arroz de coq au vin.


Foto 03: Chef Elia Schramm.

Outro grande nome que estará presente no Gastronomix é o do chef Kaká Silva, um dos pioneiros em gastronomia molecular no Brasil. Atuante em Brasília, formou-se em culinária francesa pela Le Cordon Bleu, na Inglaterra, e é idealizador do Gastronomy Lab, destinado à divulgação de artigos, notícias, receitas e apresentações de produtos da área, bem como um laboratório em que são produzidos produtos necessários para a aplicação de técnicas gastronômicas.

O sabor da paradisíaca ilha de Fernando de Noronha também estará nesta edição do Gastronomix. O chef Auricélio Romão, que vive no arquipélago há mais de 10 anos e que já comandou os conhecidos restaurantes Varanda, Pousada Zé Maria e Maravilha, trará um de seus pratos que explora ao máximo as cores da gastronomia brasileira. Como sua especialidade são os frutos do mar aliados a ingredientes regionais, ele apresentará o seu Arroz de Polvo Cacimba de Noronha. Os pratos no evento serão apresentados em louças da Oxford e talheres de inox, com preços entre R$10 e R$25.

Os participantes poderão conferir também aulas com os chefs convidados durante o evento, com a participação de intérprete de libras. Entre as atividades culturais estão apresentações musicais, teatro para crianças e intervenções artísticas. O evento é destinado para toda a família, com amplo espaço Kids e é pet friendly. Acompanhe as novidades pelo site www.gastronomix.com.br.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores - O Gastronomix tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado por Electrolux, com patrocínio de Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística, além de realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial e a Stella Artois como a cerveja oficial do evento.

Ingressos: A venda dos ingressos antecipados do Gastronomix será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. Valores: Gastronomix - R$ 12,00 (não consumível) + taxa administrativa.

Serviço: Gastronomix 2019 Onde: Museu Oscar Niemeyer Quando: 6 e 7 de abril Valores: R$ 12,00 (não consumível) + taxa administrativa Ingressos: Antecipadamente pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, aplicativo: Festival de Curitiba 2019 e nas bilheterias do Shopping Mueller, ParkShoppingBarigui e durante o evento. Classificação: Livre.

***Edição de 2019 da corrida temática entre estádios curitibanos já está com inscrições abertas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um evento esportivo para apaixonados por futebol, que não necessariamente envolve uma bola. A Stadium Marathon já se firmou como uma das ocasiões mais importantes do calendário de corrida paranaenses e, neste ano, a prova acontecerá no dia 07 de abril e já está com inscrições abertas. Promovida pela iRun Corridas Temáticas, a Stadium Marathon consiste em um circuito por dentro e entre os estádios de futebol da cidade, abrindo caminho para os atletas profissionais e amadores percorrerem parte do caminho por dentro do gramado, como uma espécie de volta olímpica especial.

Neste ano, cerca de 2 mil corredores são esperados para a prova, que está em sua sétima edição. Com largada/chegada no Estádio Couto Pereira, a prova passará pelos três maiores estádios da capital paranaense e oferecerá três distâncias diferentes: 6,5 Km, 11km e 16Km (10 Milhas). Além disso, os participantes também terão a opção da caminhada de 3Km e, para as crianças, oferecerá a corrida Kids, de 100m, 300m e 550m, a volta olímpica no gramado do Couto.

Mais uma prova voltada para a família inteira, a Stadium Marathon é uma das etapas do Circuito iRun Series, promovidas para reunir diversão, saúde e qualidade de vida entre os participantes. Os kits para os corredores estão disponíveis para quem se inscrever até o dia 02 de abril. As inscrições já estão abertas pelos sites www.corridastematicas.com.br e www.ticketagora.com.br.

Sobre a iRun Corridas Temáticas - Com o lema: “Muito mais do que competir, queremos nos divertir!”, a iRun é a organizadora de alguns dos eventos esportivos mais inusitados e bem-humorados do sul do Brasil. A empresa foi fundada pelo empresário Iberê de Assis Jr., que, depois de participar de diversas provas pelo mundo, seja maratonas, Iron Man ou Ultramaratonas em montanha, percebeu uma carência de provas para um grupo muito específico e expressivo de corredores, os corredores for fun.

“Não é um público que vem pelo alto rendimento, e sim pela qualidade de vida e pelo convívio social”, explica. Iberê organiza corridas desde 2011, quando idealizou a já consagrada corrida Intersedes, maior evento esportivo do Clube Curitibano, e que já está em sua 15ª edição. Nos circuitos temáticos que conduz atualmente, ele busca oferecer a seu público a oportunidade de fugir do estresse diário. “Nosso objetivo é gerar uma experiência de vida, e não simplesmente a corrida pela corrida em si, vendo asfalto e placas de quilometragem.

Queremos que as pessoas venham para a corrida de rua, tragam a família e se divirtam. Que venham para ter uma experiência inesquecível”, explica. Como a iRun faz isso? Por exemplo: imagine você se preparando para uma corrida: calçar o tênis, vestir-se apropriadamente e fazer uma maquiagem de zumbi. Ou então, vestido de Fritz ou Frida, devidamente calçado e carregando uma caneca de chope! Nas corridas temáticas promovidas pela iRun, há sempre um elemento inesperado. O resultado disso é muita diversão, qualidade de vida e saúde! As corridas temáticas promovidas pela iRun, em Curitiba, incluem a Halloween Night Run, que acontece sempre na época do Dia das Bruxas. Nela, os corredores entram no clima correndo fantasiados, maquiados e devidamente caracterizados.

A organização do evento também prepara surpresas assustadoras, transformando a corrida numa verdadeira experiência de vida. A iRun é a responsável também por um dos eventos mais divertidos do ano: a Bier Rennen. E é isso mesmo que você está pensando: uma corrida na qual os participantes, vivenciando a cultura germânica, tem a oportunidade de se hidratar com canecos de chope durante o percurso. Importante frisar que o chope é consumido de maneira moderada e salutar. Em dezembro a iRun organiza, na charmosa cidade gaúcha de Canela, a Santa Claus Challenge, e dentro no maior clima natalino, os atletas correrão por ruas decoradas neste maravilhoso tema, vestidos com camisas alusivas ao Natal, além da touca de Noel. Serviço: Run Corridas Temáticas - http://www.corridastematicas.com.br.

***A exposição asiática do MON pode ser acessada de qualquer lugar do mundo através do Google Arts & Culture***


Crédito da foto: Mariana Alves Fotografia.

***A partir de quarta-feira (20/3), a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), poderá ser vista também virtualmente. No ano passado, o MON passou a fazer parte da plataforma Google Arts & Culture, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. A ferramenta reúne conteúdos sobre arte e cultura, incluindo informações sobre museus, obras, artistas e exposições ao redor do mundo, o que permite que o usuário realize tours virtuais por esses espaços.

A mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” conta com uma seleção de 200 peças provenientes de mais de dez países asiáticos, que faz parte da coleção de 3 mil peças doadas ao Museu pelo embaixador Fausto Godoy, em 2018. “O ingresso dessa importante exposição do MON na plataforma Google Arts & Culture é uma excelente maneira de permitir seu acesso imediato aos moradores dos 399 municípios paranaenses”, comentou o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José. “Isso está alinhado à nossa proposta de fazer com que a cultura e a informação cheguem rapidamente a todos os locais do Estado”, disse.

A chegada da coleção asiática ao acervo do MON o elevou ao patamar dos grandes museus internacionais. Segundo a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika, o seu ingresso agora na plataforma Google Arts & Culture fará com que a exposição chegue a um público muito maior. “Com essa ferramenta, alcançaremos especialmente os jovens, que seguindo uma tendência mundial já se interessam pela cultura asiática e de onde estiverem poderão acessar peças raras e de grande valor simbólico originais de dez países”, afirmou.

Visita virtual - O Google Arts & Culture possui parcerias com mais de 1.800 museus e instituições culturais em todo o mundo e mais de 50 no Brasil, para que as pessoas, de qualquer lugar, possam explorar algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história. A plataforma tem duas missões. A primeira é de dar acesso à arte e cultura a todos, em qualquer lugar. A segunda é a de ser parceiro de inovação para o setor cultural. O Arts & Culture trabalha com organizações culturais e museus para ajudá-los a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais interessantes usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.

Além da exposição da Ásia, o MON participa da plataforma com outras cinco: “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” (em cartaz de 27 de agosto de 2015 a 19 de julho de 2016), “Irmãos Campana” (em cartaz de 27 de abril a 20 de agosto de 2017), “Não está claro até que a noite caia”, da artista Juliana Stein (em cartaz de 30 de setembro de 2017 a 18 de março de 2018), “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira (em cartaz de 11 de maio a 6 de agosto de 2017) e “Luz ≅ Matéria” (em cartaz desde 26 de outubro de 2018).

Coleção Asiática - Inaugurada no MON em março de 2018, a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” apresenta ao público uma seleção de 200 peças provenientes de mais de 10 países asiáticos. Elas fazem parte da coleção de 3 mil peças doadas ao Museu pelo embaixador Fausto Godoy – reunidas por ele ao longo de sua carreira diplomática. Com curadoria do próprio embaixador e de Teixeira Coelho, a mostra reúne peças raras e de forte conteúdo simbólico, provenientes de mais de 10 países, como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar. Há peças como as cerâmicas do Vale do Indo, que podem chegar a 7 mil anos (V-II milênio A.C.), gravuras japonesas e indianas, o espírito protetor de jade (guardião de túmulo), do período neolítico chinês; além dos ornamentos e outras peças da Ásia Central, entre elas, várias do planalto tibetano, que revelam o valor singular desta coleção.

Sobre o MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Governo do Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço: Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture Disponível em g.co/contemporaryart Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Curitiba/Paraná museuoscarniemeyer.org.br. Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) - Quartas gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário