quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Coluna do dia 23/10/14

***DEEP PURPLE VEM A CURITIBA EM NOVEMBRO COM NOVO TRABALHO*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***Considerada uma das bandas mais importantes da história do rock, com seus 45 anos de sucessos mundiais e mais de 100 milhões de álbuns vendidos, o Deep Purple está de volta ao Brasil em novembro com sua nova e aclamada turnê internacional para promover seu novo álbum “Now What?!”, lançado em 2013. Com realização da Hits Entretenimento, o grupo britânico faz escala em Curitiba, no próximo dia 09 de novembro, em única apresentação no palco do Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143) às 21horas. A nova turnê latino americana começa pelo México (04.11) e depois chega ao Brasil. Além da capital paranaense, eles passam por Brasília (07.11), São Paulo (11 e 12.11), Florianópolis (14.11) e Porto Alegre (15.11). 

No repertório dos shows, além das novas canções da banda, o público poderá mais uma vez viajar nos clássicos eternizados pelo grupo, como “Smoke on The Water”, “Hush”, “Highway Star” e “Perfect Strangers”, entre outros. Atualmente formada por Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Steve Morde e Don Airey, O Deep Purple é – ao lado do Black Sabbath e do Led Zeppelin – um ods pioneiros do heavy metal, embora, através ddos anos, a banda tenha incorporado a seu som elementos da música clássica, do funky, do blues-rock e do rock progressivo. Foram listados pelo Guiness (Livro dos Recordes) “como a banda com o som mais alto”. 

Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$126,00 (meia-entrada) a R$506,00 (inteira), de acordo com o setor. Pista - R$ 246,00 (inteira) e R$126,00 (meia-entrada) / Área Vip borda do violão - R$326,00 (inteira) e R$166,00 (meia-entrada)/ Área Vip em frente ao palco – R$506,00 (inteira) e R$256,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). O Deep Purple foi formado no final dos anos 60, tendo como primeira formação Rod Evans (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Nick Simper (baixo) e Ian Paice (bateria). O título da banda foi tirado da música favorita da avó de Blackmore. 

O primeiro disco, “Shades of Deep Purple”, foi lançado em setembro de 1968. Recheado de regravações (incluindo versões progressivas de “Help!”, dos Beatles, e “Hey Joe”, de Jimi Hendrix), o disco estourou nas paradas de sucesso dos Estados Unidos com uma música de Joe South: “Hush”, o primeiro single da banda. Em dezembro daquele ano, quando o segundo disco (“The Book of Taliesyn”) já havia sido lançado, eles fizeram sua primeira turnê na América, acompanhando o Cream. O segundo disco também trazia regravações, como “River Deep, Mountain High” (sucesso na voz de Tina Turner), “We Can Work it Out” (Beatles) e “Kentucky Woman” (Neil Diamond). Em 1969, Blackmore e Lord estavam descontentes com o trabalho do grupo. Ambos queriam uma nova sonoridade, mas consideravam que a voz de Evans não acompanharia as mudanças. 

O terceiro disco do grupo, chamado “Deep Purple”, reflete a tensão de uma banda que tinha os pés no rock inglês dos anos 60 e a cabeça em algo que ainda estava por ser criado. Sob convite do baterista Mick Underwood, em 24 de junho, Blackmore e Lord foram conferir uma apresentação do grupo Episode Six, cujo vocalista era Ian Gillan. Blackmore, Lord e Paice combinaram um teste com Ian Gillan. Ele levou seu amigo Roger Glover, baixista também do Episode Six. Juntos, os cinco gravaram o single “Hallellujah”, no dia 7 de junho. Aprovados os dois, o Deep Purple passou a ter vida dupla. Durante o dia, a segunda formação ensaiava no Hanwell Community Centre; à noite, a primeira formação continuava se apresentando como se nada estivesse ocorrendo. O terceiro disco tinha acabado de ser lançado na Inglaterra quando a nova formação, com sua proposta sonora mais ousada, estreou. O novo Deep Purple era elétrico e explosivo, e isso ficaria muito claro no primeiro disco da nova formação – “In Rock”, lançado em abril de 1970. Logo depois viria “Fireball”, que mantém a eletricidade mas envereda por um caminho mais experimental. Os shows da turnê de 1971 mostram uma banda mais madura e mais ousada. É nessa turnê que Ian Gillan começa a fazer duelos de sua voz com a guitarra de Blackmore, por exemplo. 

O passo seguinte na experimentação do Deep Purple seria gravar um disco de estúdio feito nas mesmas condições de uma apresentação ao vivo. Todos juntos, num mesmo ambiente, criando e gravando juntos como nas longas jams instrumentais que eles faziam no palco. Em dezembro de 1971, eles haviam achado o local certo para criar e gravar esse disco: Montreux, na Suíça. Inicialmente, ele seria gravado no grande cassino da cidade, onde tradicionalmente havia apresentações musicais, mas ele pegou fogo. O grupo ocupou então o Grande Hotel de Montreux. Esse trabalho é tão importante na carreira da banda, que até hoje todos os shows do Deep Purple contêm ao menos quatro das sete músicas do disco “Machine Head”, lançado em 1972. O ano de 1972 foi movimentadíssimo, e nele o Deep Purple chegou pela primeira vez ao Japão, onde foi gravado seu mais famoso disco ao vivo, “Made in Japan”. Na Itália, o grupo também preparava a gravação de “Who Do We Think We Are”. 

O ritmo de trabalho da banda, porém, custou caro a eles. Por diversas vezes, membros do grupo ficaram doentes. O guitarrista Randy California chegou a substituir Blackmore em um show, e Roger Glover substituiu Gillan em outro. Os relacionamentos entre os membros – e especialmente entre Gillan e Blackmore – também não ia bem. Em dezembro, Gillan entregou seu pedido de demissão, avisando que deixaria o grupo no final de junho de 1973, dando aos empresários e aos colegas seis meses para decidir o que fazer do grupo. Em 29 de junho de 1973, na segunda viagem do grupo ao Japão, Ian Gillan avisa que seria o último show do Deep Purple com aquela formação. Glover também deixou o grupo, passando a se dedicar à produção, no departamento artístico da Purple Records – a gravadora do grupo. Em busca de um novo vocalista, os empresários do Deep Purple não paravam de receber fitas de novos artistas. Uma delas fora enviada por um rapaz de vinte e um anos: David Coverdale. O teste de Coverdale ocorreu em agosto de 1973. Durante seis horas, eles tocaram material do Deep Purple e canções mais conhecidas, como “Long Tall Sally” e “Yesterday”. 

Quando Coverdale foi para casa, o restante do Deep Purple decidiu que ele seria o novo integrante da banda. Em novembro, foi gravado o disco “Burn”, e a nova equipe estrearia no palco em 8 de dezembro, na Dinamarca.] Em 1975, durante a turnê de lançamento do disco “Stormbringer” na Europa, Blackmore deixou o grupo para criar uma nova banda, o Rainbow, sendo substituído por Tommy Bolin. Em março de 1976, em Liverpool, David Coverdale desabafa com Lord: não havia mais clima para continuar com o Deep Purple. Lord desabafa de volta: não havia mais um Deep Purple para continuar. Criada oito anos antes, a banda encerrava sua carreira. Oito meses depois, Bolin morreria de overdose no Resort Hotel de Miami, após uma apresentação. E durante oito anos o Deep Purple permaneceria fora do ar e seus membros partiriam para carreiras solo. Em 1984, é anunciada a volta do Deep Purple com a sua formação de maior sucesso, com Gillan, Blackmore, Paice, Glover e Lord. É lançado o primeiro disco de inéditas desde 1975, chamado “Perfect Strangers”, que foi seguido por “The House of Blue Light”, de 1987. 

Das turnês destes dois discos, sai o ao vivo “Nobody’s Perfect”, lançado em 1988. Em 1989, Gillan decide sair novamente da banda, e em seu lugar entra o vocalista Joe Lynn Turner. Com ele a banda gravaria “Slaves and Masters”, e sairia em turnê mundial, vindo pela primeira vez ao Brasil. A banda termina a turnê no fim de 1991, e em 1992, começa a gravar o que se tornaria o álbum “The Battle Rages On…”. Este álbum foi inicialmente gravado e escrito com Joe Lynn Turner ainda na banda, mas no meio de setembro de 1992, Joe é despedido do grupo e em seu lugar entra novamente Ian Gillan, que regravavou as canções. Em dezembro de 1993, após a saída de Ritchie Blackmore devido a conflitos constantes sobre o estilo musical a ser seguido, Joe Satriani foi convidado a integrar a banda e juntou-se ao Purple para participar da turnê internacional pelo Japão e Europa. Após este concerto, Satriani deixou o Purple e cedeu o lugar para o guitarrista Steve Morse, que ocupa o lugar até hoje. A

 banda se revitaliza e volta com o “Purpendicular”, de 1996, e “Abandon” em 1998. Em 2002, o tecladista Jon Lord decide abandonar a estrada, e em seu lugar entra Don Airey, com quem o grupo lançaria “Bananas”, em 2003, e “Rapture of the Deep”, em 2005. Em abril de 2008, os alunos da London Tech Music School, uma das mais conceituadas escolas de música da Grã-Bretanha e de onde saíram integrantes de bandas como o Radiohead, The Kinks e The Cure, elegeram o clássico “Smoke on the Water”, um dos maiores sucessos da banda, como o maior riff de todos os tempos na história do rock, na frente de outros clássicos como “Whole Lotta Love” do Led Zeppelin, “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana, “My Generation” do The Who, “Born To Be Wild” do Steppenwolf e “Iron Man” do Black Sabbath. Formação atual: Ian Paice – bateria, percussão (1968-1976, 1984-2014) Roger Glover – baixo (1969-1973,1984) Steve Morse – guitarra (1994-2014) Don Airey – órgão, teclado (2002-2014). 

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O ParkShoppingBarigüi é o vencedor da 24ª edição do Top of Marketing, promovido pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), na categoria varejo. Nesta edição, a Party At The Mall, festa promovida pelo shopping, foi eleita como melhor case na categoria. A cerimônia de premiação será realizada na noite do dia 24 de novembro em Curitiba. A Party at the Mall é uma grande festa com decoração especial, atrações musicais, serviços exclusivos e muita gente bonita. O conceito da party é convidar personalidades curitibanas ligadas ao mundo da música, moda e lifestyle para serem os anfitriões da festa.

*****Com 18 anos de serviços prestados à população paranaense, o VITA Curitiba está ampliando o atendimento num dos setores mais importantes da área da saúde. A partir deste mês, a Hospital passa a oferecer tratamento para os mais diversos tipos de câncer. Estatísticas do Ministério da Saúde apontam para mais de 576 mil novos casos de câncer até o final deste ano no Brasil - um crescimento significativo em relação à 2014. É a segunda doença mais fatal em todo o mundo, ficando atrás apenas das patologias do coração. A inauguração será realizada na próxima terça-feira (28 de outubro), às 19h30. O evento vai contar com uma palestra dos médicos paulistas Antônio Carlos Buzaid, chefe geral do Centro de Oncologia Antônio Ermírio de Moraes, do Hospital São José da Beneficência Portuguesa, e Fernando Cotait Maluf, membro integrante do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês e chefe do Serviço de Oncologia Clínica do mesmo hospital, e que, juntamente com o médico Drauzio Varella, são autores do livro "Vencer o Câncer".

*****Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado de Verão da UniBrasil, com 20 cursos de graduação nas cinco áreas de conhecimento: Escola de Comunicação, Escola de Direito, Escola de Educação e Humanidades, Escola de Negócios, Escola de Saúde e Escola de Engenharias. As provas são agendadas e podem ser realizadas de segunda a quinta-feira, pela manhã (das 9h às 11h30); à tarde (das 15h às 17h30) e à noite (das 19h às 21h30), no campus das faculdades, em Curitiba. Informações: www.unibrasil.com.br ou pelo telefone (41) 3361–4242.

*****Nesta sexta-feira (24/10), a Fundação Escola Superior de Direito Tributário, a FESDT, realiza mais um ciclo do XIII Congresso de Direito Tributário em Questão – Edição 2014, em Gramado. Uma das palestras agendadas para o evento, com o tema “Perspectivas dos Litígios Tributários”, será ministrada pelo Dr. James Marins, advogado tributarista, sócio do escritório Marins Bertoldi Advogados Associados. O evento acontece no Centro de Eventos do Hotel Serra Azul em Gramado/RS, de 22 a 25 de outubro. Informações: www.fesdt.org.br

*****Neste Dia Mundial do Macarrão (25 de outubro), o Casa Fiesta Supermercados apresenta uma variedade de marcas e formatos, como spaghetti, penne, fettucine, rigatoni, fusilli, vermicelli, linguine, tagliatelle, papardelle, gnochetti, entre tantas outras. Também é possível encontrar macarrão integral, sem glúten, com menos carboidratos e até já preparados com ingredientes que dão sabor à massa. É o caso do sofisticado Linguine Al Nero di Seppia e Moscardini (massa com tinta de lula e moscardini) e o Fettucine Alla Salvia con Mandorle (com sálvia e amêndoas), ambos da marca italiana Campofilonese. 

*****A HMB Sevec, concessionária da Hyundai, promove nesta sexta-feira (24) e sábado (25), o Mega Before Service Hyundai, no estacionamento do Palladium Shopping Center. O evento consiste em uma inspeção automotiva gratuita e é destinado a automóveis de todas as marcas. O serviço será realizado das 10h às 18h e cada inspeção dura apenas 10 minutos.

*****A Copava, concessionária autorizada da Volkswagen no Paraná, aposta em um novo site para gerar negócios a partir da internet. A página (www.copava.com.br), completamente reformulada, foi planejada para estimular os usuários a fazer contato com a revenda, que passa a contar com uma equipe de 7 vendedores especializada em atender essas leads.

*****A arquitetura em função da iluminação natural entra em discussão nesta sexta-feira (24/10), 19h30, na Fnac Curitiba. Em um bate-papo assinado pelo Centro Cultural da Espanha, a arquiteta peruana Gandhi Toledo fala sobre a Arquitetura Eficiente, desenvolvimento sustentável e a necessidade de maximizar a eficiência energética. O encontro tem entrada gratuita.

*****O hair stylist Renê Gonçalves é o mais novo integrante da equipe de cabeleireiro do Lady&Lord - uma das maiores redes de salões de beleza do Brasil. O profissional, que atuava no Princess Hair, está na unidade do Shopping Mueller, em Curitiba - o maior salão de beleza dentro de um shopping em toda a América Latina. Queridinho de muitas personalidades curitibanas, Renê iniciou a carreira há 12 anos, em Ponta Grossa, depois passou um período em Castro, onde montou um salão próprio. Em 2007, mudou-se para a capital paranaense.

*****A Lide Multimídia assumiu os trabalhos de assessoria de imprensa e relações públicas da Placa Virtual, empresa curitibana de tecnologia focada no mercado imobiliário. A empresa traz a revolução para a placa imobiliária: a possibilidade de visitar um imóvel sem precisar entrar nele. A tecnologia, desenvolvida pelos especialistas em marketing digital da Placa Virtual, Thiago Folador e Fernando Ribo, transforma a antiga placa de imóveis em um portal completo de acesso a todas as informações do imóvel. Com o celular, o usuário escaneia o código da placa por meio de um leitor de QR-Code e é direcionado automaticamente para a Placa Virtual do imóvel, onde é possível ver as fotos, valor e tudo o que é necessário para fechar um bom negócio.

*****A Impermix vai apresentar as principais tendências em cores na decoração em um coquetel para convidados nesta quinta-feira (23.out), às 19h, na loja. O evento conta com a participação especial da arquiteta Cristiani Guessi, parceira da Suvinil e mestre em Tecnologia da Cor, que falará do uso de tons diferenciados para ambientes.

*****O Coletivo de Música Autoral Central Sistema de Som promete estremecer o Teatro do Paiol com o espetáculo que toma conta do local, neste fim de semana. As apresentações acontecem às 20h30 de sexta-feira e sábado (24 e 25), tendo como convidado o músico carioca Bernardo Santos, o BNegão, um dos mais versáteis e ativos rappers do Brasil, ex-MC do Planet Hemp. 

***Joalheria PANDORA participa de festa do International School of Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na próxima sexta-feira, dia 24 de outubro, a joalheria dinamarquesa Pandora estará participando da tradicional festa de Halloween do International School of Curitiba (ISC). Como em todos os anos a instituição faz várias atividades e brincadeiras, como o concurso de melhor fantasia e melhor abobora decorada, a franquia Pandora do ParkShopping Barigui premiará os ganhadores com braceletes e charms nas cores e temas da festa. O Halloween do colégio International School of Curitiba espera receber aproximadamente 1.000 convidados, e terá início às 18:00 horas.

Sobre Pandora - Fundada em 1982 em Copenhague, Dinamarca, a Pandora é a segunda maior joalheria do mundo - desenha, fabrica, vende e distribui joias com um modelo de negócio integrado. Atualmente possui mais de 10.300 pontos de venda, em 80 países; além das vendas através do seu e-commerce. Para conhecer a linha de produtos, acesse o e-commerce: www.pandorajoias.com.br ou o site institucional: www.pandora.net. Sobre o grupo Pandora acesse: www.pandoragroup.com

***Oportunidade imperdível para sair de Ducati nova***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: O modelo Panigale ABS.


Na foto 02: O modelo Diavel-Dark.

***A Ducati Curitiba está com condições imperdíveis para o cliente adquirir os modelos da linha. Todas as motocicletas do catálogo estãlo à venda com condições imperdíveis, por meio do financiamento exclusivo Red Pass. Os modelos podem ser adquiridos com 30% de entrada, mais 23 parcelas iguais e a 24ª será um balão final referente à 50% do valor total da motocicleta. As condições são especiais para as concessionárias autorizadas Ducati. A promoção não tem data exata para terminar, mas pode ser alterada sem prévio aviso.

A intenção da Ducati é proporcionar aos amantes da marca facilidades para comprar novas motocicletas. A última parcela, o balão referente à 50% do valor total do modelo adquirido pode ainda ser refinanciado ou, ainda, o cliente pode utilizar a motocicleta como entrada para adquirir uma Ducati zero quilômetro, com a garantia de recompra Ducati. Todos os modelos e condições podem ser conferidas por meio do site: www.ducatiredpass.com.br

***Arezzo anuncia Hot Summer Week***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A partir desta quinta-feira, dia 23/10, começa o Hot Summer Week nas lojas Arezzo de Curitiba, uma promoção pontual e com descontos especiais. É a hora de aproveitar e levar os modelos que são os must have da temporada para casa.


Os descontos variam e podem chegar até 50% em sapatos, sandálias, gladiadoras, espadrilhes, alpargatas, sapatilhas e sandálias. Mas corra, por que a promoção é por tempo limitado, até o dia 04/11 ou enquanto durarem os estoques. Em Curitiba e região, a AREZZO tem lojas no ParkShoppingBarigui, Pátio Batel, Shopping Curitiba, Crystal, Estação, Mueller, Palladium e São José.

***Integração dos ambientes***


Crédito da foto 01 : Gerson Lima.


Crédito da foto 02: Flavio Ribeiro.

***As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske, do Stockler + Posanske Studio de Arquitetura, são destaque da mostra InoveDecor – evento que marca a comemoração dos 18 anos do grupo Inove no segmento de decoração e consolida o posicionamento da marca no mercado.

Com o ambiente Cosy Home, que comporta Sala de Jantar, Home e Varanda, elas mostram que a palavra chave é a integração. Pensados para uma família, e inspirados numa casa de praia, o ponto alto dos três ambientes é a composição harmônica. Tons claros, com mesclas de azuis permeiam os espaços. O mobiliário natural, com madeira de demolição e acabamento em linho ditam o décor.

***Opções do cardápio da La Basque Curitiba para comemorar o Dia do Macarrão***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sábado, dia 25 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Macarrão. Para comemorar uma data tão saborosa como esta, o novo cardápio da La Basque possui várias opções deliciosas. A sugestão fica por conta dos pratos salgados como Tagliatele Tradicional ou Integral com as opções de molhos (branco, quatro queijos, sugo ou bolonhesa) por R$21,90; também existe a opção Fusili Integral com tomate fresco e manjericão por R$ 19,80.

E para a sobremesa, a grande novidade do cardápio é o Tagliolini de Chocolate servido com sorvete, a massa é preparada com cacau e, para dar um toque final, ainda leva ganache de chocolate por R$ 23,90 ou a opção sem sorvete por R$ 17.50. Para completar, vale a pena lembrar que a casa, devido ao horário de verão, está com atendimento mais amplo. A partir do dia 27 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 20h e sábados e domingos, das 12h às 20h. Venha comemorar o Dia Mundial do Macarrão conosco. Serviço: Labasque: Av. Cândido Hartmann, 380, loja 01 Telefone: (41) 3077-5878 www.labasquecuritiba.com.br Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 9h às 20h / Finais de Semana e Feriados: das 12h às 20h.

***A primeira filial do Brasil da Trick Nick foi inaugurada no Palladium***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Palladium Shopping Center passa a contar com mais uma ótima opção de moda e estilo para as crianças. A Trick Nick inaugura sua segunda loja, a primeira em Curitiba. A marca catarinense é referência em conforto e elegância para meninos e meninas, a nova loja faz parte da estratégia de expansão da Trick Nick, que realizou uma minuciosa pesquisa de mercado, levantando em consideração o fato de que a cidade é a segunda maior consumidora em shoppings. Dentro desta estratégia, a opção pelo Palladium foi natural, já que é o maior da região sul do país. "O Grupo Rovitex está passando por um momento de maturação, entendemos o varejo como uma maneira de fortalecimento da marca Trick Nick", destaca Vitor Rambo Junior, diretor da Rovitex, detentora da marca Trick Nick.

Para a gerente de Marketing do Shopping Palladium Maria Aparecida de Oliveira, é um privilégio sermos o shopping escolhido para fazer parte de um momento tão importante da empresa. “O Palladium Shopping Center preza por oferecer aos seus clientes qualidade e novidades, sempre. A grife Trick Nick tem atitude, estilo e é divertida. Vai completar nosso mix no segmento infantil e temos certeza que nosso público adorar”, diz a gerente. A loja oferecerá exclusivamente produtos da Trick Nick, moda confortável e feita para vestir em todas as ocasiões. As peças seguem tendências da moda contemporânea e o casual-chique com a graça e o frescor de ser criança.

***Expo Bebê e Gestante começa dia 28 no Barigui***


Crédito da foto: Divulgação.

***De 28 de outubro até 02 de novembro das 14h00 às 22h00 acontece no Expo Renault Barigui a Expo Bebê e Gestante, essa feira atrai pela variedade e qualidade dos produtos. Num único espaço a gestante monta todo o enxoval, encontrando desde a básica mamadeira até o quarto completo para o bebê. Seus organizadores garantem preços abaixo do custo em vários produtos já que muitos expositores são também os fabricantes, produtos a partir de 0,10 centavos.

A entrada do evento é gratuita e ainda as gestantes podem se inscrever no site gestanteebebe.com.br e imprimir seu voucher no valor de R$20,00. Serviço: Expo Bebê e Gestante Data: 28 de outubro até 02 de novembro Horário: Das 14h00 às 22h00. Local: Expo Renault Barigui - Entrada gratuita www.mwmfeiras.com.br Tel: (41) 3233 0172.

***A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Ao centro, Katia Velo e alunas do Curso de Pedagogia Famec/Fiep.

***Na última terça (21), nas Faculdades da Indústria – Famec/Fiep (São José dos Pinhais), aconteceu um encontro entre a artista plástica, colunista cultural e professora de Arte, Katia Velo e alunos do Curso de Pedagogia. Inicialmente Katia destacou a relevância sobre o curso, inclusive na área empresarial e a importância do ensino da Arte no mundo contemporâneo. O encontro foi idealizado pela professora Loriane Ferreira (Disciplina de Metodologia do Ensino da Arte). O objetivo foi aproximar a artista e professora aos estudantes para que futuramente eles possam atuar de maneira mais diversificada e plena.

De acordo com Katia Velo este momento foi muito significativo devido à receptividade, atenção, carinho, envolvimento e questionamentos durante e depois da apresentação. “Todos queriam tirar fotos e conversar comigo. Foi um momento mágico e fiquei muito agradecida pelo convite da Loriane” declarou Katia Velo. Katia Velo destacou ainda sobre o ensino de Arte nas escolas que com qualidade, comprometimento e seriedade, resulta em indivíduos mais seguros e independentes. “Arte não é terapia, mas pode ser terapêutica. Arte não é remédio, mas pode curar. Arte não é muleta, mas dá asas a imaginação. A arte é o ópio da civilização contemporâneo, é um elemento catártico”, finalizou. Serviço: Faculdades da Indústria – Famec/Fiep Endereço: Av. Rui Barbosa, 5881 – Afonso Pena, São José dos Pinhais – PR, 83040-550 Telefone: (41) 3593-1200.

***GRACIOSA TEM OLIMPÍADA INTERNA NESTE SÁBADO***


Crédito da foto: Divulgação.

***A confraternização por meio do esporte é celebrada no Graciosa Country Club neste sábado (25/10). As Olimpíadas Graciosa 2014 tomam conta do clube com disputas de 28 modalidades esportivas e recreativas. São esperados mais de 500 participantes, divididos em equipes. O evento contempla todas as modalidades disponíveis no clube e será disputado em oito locais diferentes, de ginásio e piscinas até as quadras. “O principal objetivo é a interação entre os sócios e a diversão”, conta o Gerente de Esportes do Graciosa, Flávio Alberto Rapp.

Este ano estão entre as novidades arco e flecha e corrida de rua, com uma prova de seis quilômetros. Esportes tradicionalmente destacados no clube, como tênis, golfe, natação, vôlei e futsal, vão dividir a cena. Não vão faltar opções para os pequenos, com modalidades para crianças a partir de três anos, disputadas no Clubinho das crianças. Todos os participantes ganharam medalhas de participação e um brinde alusivo ao evento. www.graciosa.com.br

***A terceira edição da Virada Cultural Paraná promete movimentar e unir os paranaenses no mês de novembro por meio da cultura, arte e educação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Oito cidades recebem o Palco Conexões, onde o público poderá conferir gratuitamente atrações locais e nacionais. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama participam do evento, que ocorre nos dias 15 e 16 de novembro. “Descentralizar a cultura e valorizar a produção paranaense é um compromisso que assumimos no início desta gestão e que temos conseguido cumprir com bons resultados por contarmos com parceiros que entendem o quanto a cultura tem o poder de unir as pessoas.

A Virada Cultural é um bom exemplo dessa união. Mais uma vez o Paraná vai estar conectado a centenas de atrações gratuitas que incluem artistas nacionais e paranaenses de todas as áreas, ampliando o acesso da população a atividades culturais de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. A Virada Cultural Paraná 2014 é uma realização do Governo do Paraná, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e conta com o apoio do SESC-PR, SESI-PR, é-Paraná, Sanepar e prefeituras municipais.

Educação no trânsito - De 11 a 14 de novembro, assim como em 2013, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Dezenas de atividades foram programadas pelas cidades para estimular a reflexão e levantar questões sobre o tema durante a Semana de Arte-Educação. “Repetiremos a parceria, pois percebemos excelentes resultados ao usar arte e cultura para levar mensagens de educação para o trânsito às pessoas. A experiência do Detran na Virada Cultural foi muito positiva e mostrou que usar diferentes linguagens e formas de expressão para abordar um tema importante pode sim gerar grande impacto. Assim, conseguimos chegar a um grande número de pessoas e trabalhar na mudança do comportamento coletivo”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Além das atividades preparadas por cada município, este ano a Semana de Arte-Educação leva a todas as cidades-sede o Teatro de Bonecos Gigantes, que vai apresentar adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito. O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes. Programação diversificada - A programação do Palco Conexões inclui atrações como Sidney Magal, Diogo Nogueira, Emicida, Nação Zumbi, RPM , Projota e Monobloco, que se apresentam pela primeira vez na Virada, além de Arnaldo Antunes, Almir Sater, Teatro Mágico, Erasmo Carlos, Moraes Moreira, Wanderléa, Zeca Baleiro, A Banda Mais Bonita da Cidade, Du Gomide, Homem Canibal, Trombone de Frutas, Nevilton e Big Time Orchestra entre outras. Algumas cidades vão contar com mais de um palco, proporcionando shows com atrações locais e regionais. No total, são mais de 460 atrações durante toda a semana, entre shows com artistas nacionais e regionais, apresentações de dança, intervenções cênicas, orquestras, contação de histórias e leitura, atividades recreativas, oficinas de grafite, circo e artesanato, exposições, exibição de vídeos, teatro, jogos, coral, declamação de poesias, entre outros.

“A Virada Cultural é um evento que galvaniza o público, traz entretenimento e alegria. Por tudo isso o Sesc tem orgulho em participar desta Virada sempre tão empolgante”, destaca Marússia de Souza dos Santos, diretora de Educação e Cultura do Sesc Paraná. Para o superintendente do SESI Paraná, José Antônio Fares, estimular eventos como a Virada é essencial para garantir o acesso à cultura. “O apoio do SESI na Virada Cultural Paraná, desde a sua primeira edição, é uma forma de fazer parte de um evento que ajuda a alavancar a cultura como um valor fundamental na vida do trabalhador da indústria e de todos que participam de um evento como esse. Além disso, o fato da Virada Cultural acontecer em diferentes cidades do Estado promove e democratiza o acesso ao bem cultural”.

Opinião dos municípios - Este ano os municípios foram selecionados por meio de edital público. Alguns recebem a Virada pela primeira vez, como é o caso de Umuarama e Paranavaí. "Sempre ouvíamos falar do sucesso da Virada Paraná e tínhamos a expectativa de poder trazê-la para Paranavaí, por isso está sendo muito bacana fazer parte deste projeto", conta Paulo César de Oliveira, presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, que estima um público de 8 mil pessoas durante a Virada na cidade. “A Virada Cultural será um marco extremamente positivo para a política cultural do município de Umuarama que vem vivendo um momento ímpar da nossa história, acompanhando a evolução da cidade.

O evento, inédito na Capital da Amizade, além de ser uma ótima oportunidade para o público assistir gratuitamente shows artísticos e culturais de expressão nacional, servirá para incentivar o surgimento de novos valores locais e regionais. Enfim, a Virada será o maior evento cultural da história recente de Umuarama e nos dedicaremos muito para que volte outras vezes”, destaca o prefeito, Moacir Silva. E para os veteranos, como Maringá, que participa desde 2012, a perspectiva é sempre a melhor. “Estamos contentes em receber mais uma edição da Virada Cultural em Maringá. O evento incentiva e valoriza artistas de diversas regiões paranaenses e, de forma democrática, leva aos municípios do nosso estado grandes nomes da música brasileira, além de outras ações culturais importantes, desenvolvidas pelos municípios, também em segmentos como dança, teatro, culturas urbanas e educação no trânsito”, diz Olga Agulhon, secretária municipal de Cultura.

Edições anteriores - Em 2012, a Virada Cultural Paraná foi realizada simultaneamente em Curitiba e mais quatro municípios - Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu e Maringá. Já a segunda edição, em 2013, contou com o maior número de cidades participantes. Foram 12 municípios e mais de 500 atrações. Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais sediaram o evento. No total as duas edições atingiram um público de mais de 700 mil pessoas. A programação completa pode ser acessada no site www.cultura.pr.gov.br / www.facebook.com/viradaparana / ww.flickr.com/photos/viradaparana

***TRÊS ESTREIAS NESTA QUINTA DA REDE CINESYSTEM***


Crédito da foto: Divulgação.

***Terror, suspense e comédia chegam às salas da rede Cinesystem em Curitiba nesta quinta-feira (23/10). “Drácula: a história nunca contada”, “O Apocalipse” e “Alexandre e o dia terrível, horrível, espantoso e horroroso” serão transmitidos nas telas dos cinemas nos Shoppings Curitiba, Total e Cidade. “Drácula: a história nunca contada” imagina a origem do maior vampiro de todos os tempos. Para vencer uma batalha contra um grandioso inimigo, o conde Vlad Tepes (Luke Evans) recorre a um ser das trevas, com quem assina um tenebroso contrato e ganha poderes sobrehumanos.

Já em “O Apocalipse”, Nicholas Cage vive um piloto de avião com problemas na família. Sua filha, que viajou para o encontrar, descobre que o pai têm um caso fora do casamento. Ao mesmo tempo, um acontecimento repentino muda a história destes personagens: milhares de pessoas desaparecem sem dar vestígios. A comédia “Alexandre e o dia terrível, horrível, espantoso e horroroso” acompanha o jovem Alexandre, em um dia com uma sequência de situações cômicas e desastrosas acontecem em sua vida, com a família, os amigos e colegas de escola. A programação completa pode ser vista no site www.cinesystem.com.br


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário