quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Coluna do dia 15/10/14

***RENATO TEIXEIRA CANTA SUCESSOS NA CAIXA CULTURAL***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 23 a 26 de outubro, show do cantor e compositor Renato Teixeira, com grandes sucessos de sua carreira e hits da música caipira. Acompanhado pelos músicos Marcião Gonçalves (baixo) e Natan Marques (guitarra e violão) há mais de 40 anos, o músico completa seu time com o filho Chico Teixeira (voz e violão de doze cordas). No repertório estão sucessos como Tocando Em Frente, Romaria, Amanheceu, Peguei a Viola e Cuitelinho, entre outras.

O músico nascido em Santos, litoral paulista, passou a infância em Ubatuba e a adolescência em Taubaté, onde a música caipira passou a fazer parte do seu dia a dia. Em sua família, todos tocavam algum instrumento, seja por hobby ou por profissão. “Eu poderia ter sido fogueteiro como meu avô Jango Teixeira, que tocava bombardine na banda”, conta. No fim dos anos 1960, uma fita com músicas do jovem Renato Teixeira foi parar nas mãos do jornalista e produtor musical Walter Silva, que lhe abriria as portas da cena musical paulistana.

Logo, o músico estaria participando do Festival da Record de 1967, com a música Dadá Maria, defendida por Gal Costa e Silvio César. Com o recrudescimento da ditadura militar, Renato Teixeira silenciou sua produção musical, a exemplo de outros músicos do país. “Fui fazer jingles para sobreviver”, conta. Algumas dessas peças publicitárias tornaram-se sucessos lembrados até hoje. Nesse período, o músico já havia se identificado com a música caipira.

Participou efetivamente da Coleção Música Popular Centro Oeste/ Sudeste do Marcos Pereira, gravando canções como Moreninha Se Eu Te Pedisse. Parcerias - Com os lucros publicitários e em parceria com Sérgio Mineiro, criou o Grupo Água, do qual fizeram parte os músicos que o acompanham ainda hoje. “Tocávamos sem visar lucros. Foi com esse grupo que consegui assimilar o espírito da cultura caipira e projetá-la de uma forma contemporânea para todo o Brasil”, revela. Em 1977, o grupo gravou a canção Romaria, com Elis Regina, sucesso que abriu espaço no mercado para a música do interior paulista. A parceria com Almir Sater é outro grande momento da história do compositor. Juntos, criaram sucessos como Um Violeiro Toca e Tocando Em Frente.

Com a dupla Pena Branca e Xavantinho, gravou o disco Ao Vivo em Tatuí, em 1992, que se transformou em um marco no gênero. “Aprendi muito com esses dois companheiros, verdadeiros representantes da cultura caipira”, diz Renato Teixeira, que também já gravou discos com Sérgio Reis, Zé Geraldo, Xangai, Rolando Boldrin, entre outros. 

Serviço: Show: Renato Teixeira Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 23 a 26 de outubro de 2014 (quinta-feira a domingo) Horários: quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****James Marins, especialista em Direito Tributário e sócio do Marins Bertoldi Advogados Associados, ministra palestra na próxima quinta-feira (16), no nordeste do Brasil. O advogado vai tratar do tema “Processo Tributário e os Princípios Constitucionais” na Universidade Federal de Pernambuco.

*****A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) definiram a realização da 33ª Oficina de Música de Curitiba entre os dias 8 e 28 de janeiro de 2015. A primeira etapa do evento, dedicada à música erudita e música antiga, acontecerá de 8 a 17 de janeiro. Os cursos e espetáculos da fase popular serão realizados de 18 a 28 de janeiro. As inscrições para os cursos e oficinas serão abertas até o dia 3 de novembro no site oficinademusica.org.br e a programação da fase erudita será divulgada na segunda quinzena de outubro.

*****Em comemoração ao Dia Mundial do Tecnólogo, o primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes, vem a Curitiba a convite do Centro Tecnológico Positivo, para palestra sobre "Planejamento de Carreira", no Teatro Positivo. Pontes ficou notório em todo país ao ser selecionado, em 1998, para integrar o curso da Agência Espacial Americana, a Nasa, e em 2006 ter permanecido por dez dias no espaço. Mas a história de sucesso do astronauta começou aos 14 anos, quando ele iniciou a carreira em dois cursos técnicos: de eletricista e de eletrônica. Na palestra, que acontece na próxima quinta-feira, 16 de outubro, Pontes vai compartilhar com estudantes a sua evolução profissional.

*****O Paraná conquistou o 1º lugar no Prêmio Jovem Pesquisador - Revista Ortodontia SPO, durante a 19ª edição do Congresso Brasileiro de Ortodontia, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Apresentado pela mestranda da Universidade Positivo, Suelen Wacheski Borges, o trabalho teve orientação de Alexandre Moro, Doutor em Ortodontia, professor da UFPR e Universidade Positivo e presidente da Associação Paranaense de Ortodontia.

***Gappy Store lança coleção primavera-verão no ParkShoppingBarigüi***


Crédito da foto: Naideron Jr. 

Na foto: Kelly Iadelka no coquetel de lançamento da nova coleção da multimarcas premium Gappy Store. 

***A multimarcas premium curitibana Gappy Store promoveu na quinta-feira, 9 de outubro, na loja do ParkShoppingBarigüi, coquetel de lançamento de sua nova coleção. O evento contou com desfile em formato trunk show e teve a presença da consultora de moda Patrícia Sabatowitch, que deu dicas de como usar estampas diferentes de forma harmoniosa. O estilo boho chic impera na primavera-verão Gappy, trazendo o charme gipsy em tecidos leves, fluidos, franjas e babados. Transparências, rendas, bordados, itens com pegada navy e ladylike também estão presentes nas lojas. 

A coletânea inclui ainda vestidos e batas from Paris com perfume étnico oriental, que têm tudo para entrar na wishlist de mulheres que buscam peças exclusivas. Os highlights de conceituadas marcas como Tigresse, Pat Bo, Skazi, Andrea Bogosian, Fabulous e Carmim podem ser encontrados nas lojas Gappy do Pátio Batel e do ParkShoppingBarigüi. Serviço: Gappy Store ParkShoppingBarigüi – piso superior – loja 203 – (41) 3317-6203 www.gappy.com.br 

***Vita Celebration***


Crédito da foto: Humberto Michaltchuk.

Na foto: Francisco Balestrin, vice-presidente executivo do Grupo VITA; Neidamar Fugaça, superintendente Operacional dos Hospitais VITA Curitiba e VITA Batel; Luiz Fernando Kubrusly, diretor clínico dos Hospitais VITA Curitiba e VITA Batel; José Octávio Leme, superintendente Administrativo e Financeiro dos Hospitais VITA Curitiba e VITA Batel.

***Na última sexta-feira (10), os Hospitais VITA Curitiba e VITA Batel realizaram a festa VITA Celebration. O jantar dançante aconteceu no Castelo do Batel e foi promovido para comemorar o Dia do Médico (18 de outubro).

***Reinventando o decór***


Crédito da foto: Rodrigo Ramirez.

***O uso de tecidos na decoração se estende para além do mobiliário. Fruto da corte francesa do século XVIII, a aplicação de tecidos como revestimento proporciona conforto e elegância a qualquer ambiente. Segundo a arquiteta Fernanda Alvarez, da Union Architectural Concept, “desde que especificados corretamente, o uso dos tecidos não tem limites”. Adequado tanto para áreas externas quanto internas, o material pode ser empregado em diversos itens da decoração. Como cada tecido possui uma finalidade específica, cabe ao profissional optar por aquele que melhor se encaixe aos demais elementos e que proporcione maior harmonia ao ambiente. Nas áreas internas o uso de tecidos mais finos e leves, como o voil, é bastante comum em cortinas por conta de sua praticidade. Já para estofaria, cheniles, veludos, e sarjas de algodão são bastante usados, mas sua aplicação pode variar dependendo da durabilidade e do acabamento esperado.

A arquiteta Lisiê Tavares Pissetti sugere o uso de tecidos mais naturais para elementos que entram em maior contato com a pele, por serem mais delicados. E para as paredes, o uso de linho, por exemplo, pode ser uma boa opção por ser um produto mais encorpado e que gera um contraste interessante no ambiente. Além disso, a aplicação de tecidos é mais fácil e possui um ótimo custo benefício se comparada a de papéis de parede. Para a área externa a arquiteta Bárbara Penha, do escritório Penha Moraes Arquitetura, aconselha o uso de tecidos impermeáveis, como as fibras, que apresentam facilidade de manutenção e grande durabilidade. A aplicação de linhos, também é indicada, por darem um toque rústico e sofisticado ao decór. “Ao utilizarmos tecidos na área externa buscamos criar espaços aconchegantes, gerando ambientes que passem tranquilidade ao usuário”, explica.

Tendências - Com a chegada da próxima estação as cores voltam a ganhar espaço na decoração. Misturas ousadas de tons, estampas e tecidos mais rústicos estão em alta, e são uma solução para dar mais vida aos ambientes. O queridinho dos decoradores para a primavera deve ser o cinza, segundo Rosana Risnei, especialista em tecidos e revestimentos da loja Decormade Living. “O cinza é o novo bege da próxima estação. Mesclado a detalhes de cores fortes, como almofadas, chales e colchas, promete ser a coqueluche do próximo ano”. Ideal para quem deseja inovar, a mescla de cores e texturas pode ser explorada em qualquer ambiente, desde que harmonize com o restante da decoração. Para evitar erros na hora da escolha, a dica é definir uma cor base e a partir dela trabalhar com estampas e texturas que se adequem ao ambiente.

***Servopa Volkswagen lança condições especiais para UP! e Jetta***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: O modelo Jetta Highline.


Na foto 02: O modelo Take UP.

***A Servopa Volkswagen apresenta condições especiais para as versões do Compacto UP! e do premium Jetta. O compacto pode adquirido com 60% de entrada e o saldo pode ser parcelado em 12 vezes sem juros. Já o premium está com 50% de entrada e o saldo em 24 vezes, também sem juros. As condições podem ser encontradas em todas as lojas da Servopa Volkswagen até o fim de outubro. O UP!, desde a versão de entrada, a Take-UP!, apresenta air bag duplo e freios ABS. Itens como direção elétrica e ar-condicionado são opcionais. Os demais modelos são Move-UP! e High-UP!, além das coloridas Red-UP!, White-UP! e Black-UP!. As versões possuem motorização 1.0 e câmbio manual de cinco marchas e atingem velocidade máxima de 165 km/h.

O Jetta pode ser encontrado em três versões, a Comfortline 2.0, a Comfortline Tiptronic e a Highline 2.0 TSI DSG. O premium, desde a versão de entrada é um carro bastante completo, com quatro airbags, ar-condicionado, freios ABS, rodas de liga leve aro 16 e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros. A versão TOP da categoria conta com rodas de liga leve aro 17, bancos revestidos em couro, sensores de chuva e crepuscular, motorização TSI de 211 cavalos e transmissão automática DSG de seis velocidades com função Tiptronic.

***Aprenda a harmonizar vinho com a culinária na Versadas***

***A escolha pormenorizada de vinhos a partir de suas características degustativas é fundamental para acompanhar pratos elaborados nas culinárias tradicional, regional e criativa.

Com o objetivo de dar uma diretriz nas experiências com a combinação de vinhos, a Versadas promove uma aula de Introdução à Harmonização, na segunda-feira, 20 de outubro, a partir das 19h15, com a sommelier e chef de cuisine Patrícia Skvira.

A aula é teórica e prática e faz parte do curso Encantos do Vinho, cujos temas anteriores foram Da vinha à garrafa e Terroir. 

Segundo a sócia-proprietária da Versadas, Luciane Ramm, o tema Harmonização será tratado de forma progressiva, com o objetivo de proporcionar um aprendizado real e criar memórias. 

A aula é para leigos, curiosos e interessados. O investimento é de R$ 150,00. Mais informações e inscrições: (41) 3078-3312 ou versadas@versadas.com.br - Versadas: Rua Desembargador Costa Carvalho, 312, Batel, Curitiba.

***Editora Bonijuris lança o livro Helênia e Devília, do professor Luiz Fernando Coelho***

***A Editora Bonijuris de Curitiba (PR) apresenta sua mais recente obra: Helênia & Devília – Civilização e Barbárie na Saga dos Direitos Humanos, do professor de filosofia do direito Luiz Fernando Coelho, editado pelo advogado Luiz Fernando de Queiroz. Utilizando-se de duas utopias em oposição – Helênia (que representa a sociedade ética) e Devília (a sociedade degradada) –, o autor perpassa os conceitos originais dos direitos humanos até culminar numa reflexão crítica e atual acerca das crises que assolam a humanidade. Inicialmente, o professor nos oferece um guia para compreendermos os fundamentos dos direitos humanos, o que são, quais os valores que justificam a existência de tais direitos e que determinam que sejam direitos universais.

Os textos reunidos são versões escritas da produção acadêmica e de palestras proferidas pelo autor no Brasil e no exterior nos últimos sete anos. Sem dúvida, um instrumento muito útil para informação, pesquisa e estudo. Despertando o interesse tanto do público leigo quanto do mais especializado, o livro analisa em suas 560 páginas os acontecimentos que marcaram a humanidade no último século (como a segunda guerra mundial e outros conflitos), a criação dos primeiros órgãos internacionais (tais como a ONU), as primeiras legislações internacionais (como a Declaração dos Direitos Humanos, de 1948), os movimentos sociais marcantes (contra as ditaduras na América Latina, luta dos negros por direitos civis e contra o Apartheid, movimento feminista, etc.) e os princípios que embasam o Direito Internacional dos Direitos Humanos. Analisa também a transição para a democracia, com a queda das ditaduras latino-americanas. Em sua opinião a lei da Anistia Brasileira feriu princípios éticos universais relativos aos direitos humanos.


Na segunda metade da obra, o autor formula sua própria concepção da ética dos direitos humanos, nos presenteando com um belíssimo exercício filosófico de procurar compreender como é justificável a existência universal dos direitos do homem para todos os homens.

Luiz Fernando Coelho explora situações práticas e contrastantes, nas quais se faz necessária a reflexão acerca da igualdade, cidadania, vida, liberdade, ética, corrupção,  globalização e outros conceitos num contexto de avanço tecnológico e capitalismo financeiro.  Combinando a crença nos direitos humanos com o olhar de filósofo, o autor se debruça sobre temas atuais como o aborto, a eutanásia, a corrupção política, a homofobia, a segurança, o terrorismo, o fundamentalismo, direito ambiental e até a “ética” às avessas do “jeitinho brasileiro”. Por fim, descreve a sua utopia de uma sociedade democrática, justa, solidária, liberta e igual: Helênia, “uma organização social em que não haja fronteiras nacionais, nem linguísticas, nem ideológicas”.

Nessa sociedade utópica, os cidadãos não cumprem as ordens porque têm medo da punição do Estado, mas porque acreditam nos valores de segurança, paz, solidariedade, cooperação e justiça que fortalecem o convívio democrático. Através da educação os valores humanitários são ensinados a todas as pessoas desde a infância e elas convivem em respeito e harmonia porque acreditam em tais valores. 

Ninguém precisa ser obrigado a cumprir a lei, pois cada um compreende a importância do respeito ao outro e à democracia. Na parte final, ele declara: “A revolução ética deve ser universal, voltada para a solidariedade entre as pessoas e os povos; e a responsabilidade deve ser de todos, para acabar com a miséria em qualquer lugar onde se manifeste. É a humanidade que se emancipa em sua plenitude transcendental.” Para saber mais sobre a editora Bonijuris acesse www.bonijuris.com.br e www.facebook.com/bonijuris

***PROJETO INGLÊS ‘SOFAR SOUNDS’ FAZ 2 ANOS NO BRASIL***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sofar Sounds é um movimento que surgiu em Londres em 2009 com a ideia de realizar apresentações ao vivo de artistas independentes em locaisinusitados para um público exclusivo e limitado de convidados. O local e as bandas são secretos, todos os gêneros são bem-vindos e os convidados só são avisados do endereço 48h antes de cada edição. O projeto hoje está presente em todos os continentes, realiza por mês mais de 100 eventos, em cerca de 90 cidades como Londres, NY, Paris, Berlin e se transformou em um movimento que está mudando a forma como as pessoas consomem música ao vivo.

Artistas internacionais como Bastille, Karen O (Yeah Yeah Yeahs), The Staves e brasileiros como Tiê, Chay Suede, Mustache e os Apache, entre tantos outros, já passaram pelos eventos do Sofar Sounds com apresentações intimistas para um pequeno grupo de privilegiados. No Brasil desde 2012, o projeto já realizou mais de 50 shows em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre com mais de 170 bandas e artistas independentes, em locais inusitados como a sala de estar de alguém, hostel, salão de cabelereiros, etc.

Os interessados podem se inscrever através do site e são selecionados cerca de 60 a 100 convidados de acordo com a capacidade do espaço de cada edição. No dia 19 de outubro (Domingo) o projeto faz 2 anos no país e irá comemorar com 7 eventos simultâneos nas cidades de BH, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo com cerca de 3 a 5 shows em cada cidade, os interessados podem se inscrever para os eventos aqui: http://bit.ly/sofar2anos 

 A ideia do Sofar é oferecer uma experiência diferente em música ao vivo, mais intimista, uma aproximação do artista com o público. O projeto é todo colaborativo, conta apenas com a ajuda e cooperação de todos os envolvidos pra realizar cada edição, inclusive com sugestões de artistas e espaços, portanto se você conhece algum artista incrível ou quer oferecer sua casa para realizar uma edição, mande e-mail para sofarcuritiba@gmail.com ou sofarsoundsbrasil@gmail.com

***Ale Albieri no QuinTAJ***


Crédito da foto:  Divulgação.

***O TAJ Curitiba promove nesta quinta-feira (16) mais uma edição especial do QuinTAJ Outubro Rosa. A DJ convidada do residente Kojake é Ale Albieri. No universo da música eletrônica desde 1999, a artista foi uma das responsáveis pela realização do Union Linked Minds, primeiro grande festival de música e cultura underground do norte do Paraná.

Recentemente, tornou–se integrante do seleto casting da agência 3plus. Também realiza o projeto Girls On The Decks com Gabi Lima, é residente e colaboradora da marca Tech Grooves e produtora musical. Com essa extensa bagagem na cena eletrônica, Djane transita com elegância e requinte entre a simplicidade do techno e a energia da house music. Serviço: TAJ Rua Bispo Dom José, 2302 – Batel – Curitiba – PR Informações, reservas e valores: 41 3343-4467 - www.tajbar.com.br

***Classic Sunday***


Crédito das fotos: Fernando Smak.

Na foto 01: A DJ e ex-BBB Analy Rosa.


Na foto 02: Os DJs Alex Soul e Analy Rosa.

***Neste mês, somente DJs mulheres são as atrações principais das noites de domingo do badalado bar indo asiático. A ação é alusiva ao movimento Outubro Rosa, que visa à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O bar está distribuindo materiais sobre o assunto e alguns mimos às clientes no período.

***Palladium sugere uma “Pausa para o Chá” neste Outubro Rosa***

***No mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Palladium Shopping Center abordará o tema de uma maneira descontraída e saborosa. Com o objetivo de proporcionar um momento de relax e autoconhecimento, o Shopping criou um lounge especial, para a “Pausa para o Chá”.

No local, as clientes terão a oportunidade de saborear um delicioso chá cor de rosa, em um ambiente propício, que tem o objetivo de alertar à importância da realização do autoexame e, ainda, dedicar alguns minutos do seu dia para ter um momento só delas.  A ação acontece no dia 17 de outubro, durante todo o horário de funcionamento do Shopping, das 11h às 23h, no Piso L3, em frente ao IMAX Palladium. Serviço: Outubro Rosa Palladium “Pausa para o chá” – distribuição de chás às mulheres Local: Palladium Shopping Center, Lounge, piso L3 (em frente ao IMAX Palladium) - Data: Sexta-feira – 17 de outubro - Horário: 11h às 23h - P
articipação gratuita.

***Psicodália 2015 anuncia Ian Anderson, Arnaldo Batista e Jards Macalé***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Jards Macalé.


Na foto 02: Ian Anderson.


Na foto 03: Arnaldo Baptista.

***O líder da banda Jethro Tull aceitou o convite e vem ao Brasil para se apresentar no Psicodália 2015. IAN ANDERSON plays the best of JETHRO TULL é o show que o vocalista, flautista, compositor e fundador da banda sessentista apresentará. Entre as atrações brasileiras estão confirmados Arnaldo Baptista e Jards Macalé, dois ícones da música nacional, além da mítica banda nordestina Ave Sangria. As representantes das novas gerações Orquestra Contemporânea de Olinda, Confraria da Costa, Cadillac Dinossauros e Quarto Sensorial também estão entre as primeiras anunciadas.

O Psicodália 2015, de 13 a 18 de fevereiro, na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho (SC), terá 5 palcos e mais de 100 atrações, divididas entre shows, teatro, cinema, oficinas e workshops, além de atividades de recreação e aventura. Só de shows serão mais de 40. A intenção dos criadores e todos que trabalham na produção do Psicodália, festival que acontece ininterruptamente há 11 anos, é oferecer mais do que shows e workshops, uma experiência de vida que passa pelas artes, convivência e contato com a natureza. Para tanto, acredita a equipe, é preciso sempre se superar na busca por oferecer as melhores condições. O Psicodália cresceu em estrutura e para 2015, as seis mil pessoas esperadas terão um espaço maior e mais atrações, com a mesma segurança e conforto que vem garantindo o lugar do evento entre os mais longevos festivais de música alternativa do Brasil.

LOCAL - A Fazenda Evaristo, a 120 km de Curitiba, tem uma área de 500 mil m2 de espaço verde e receberá toda a estrutura para abrigar as seis mil pessoas aguardadas pela produção do Psicodália 2015. Com portaria, estacionamento e praça de alimentação 24 horas, o local terá bares, mini mercado e cinco grandes áreas de camping arborizadas e equipadas com banheiros, iluminação, limpeza e segurança. A região é pródiga em beleza natural e perfeita para quem gosta de esportes de aventura. Portanto, o carnaval Psicodália será perfeito também para relaxar e recarregar as energias em deliciosos banhos de lagoa e cascatas, percorrendo as trilhas da região ou voando baixo na tirolesa de 502 metros.

PASSAPORTES - Seis mil passaportes serão colocados à venda para os seis dias de Festival. Os ingressos começam a ser comercializados no dia 10 de novembro, com o primeiro lote a R$320,00. A compra do passaporte dá acesso a camping, com toda estrutura para permanência durante o evento, inclusive uma cozinha coletiva; a mais de 40 shows; mais de 30 oficinas, além de peças de teatro e mostras de cinema. As compras este ano devem ser feitas pelo site: www.psicodalia.com.br

Serviço: O que: Psicodália 2015 – Passaportes à venda a partir de 10/11/2014 Quando: 13 a 18/02/2015 Onde: Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho (SC) Quanto: Primeiro lote de passaportes: R$320,00. A compra do passaporte dá direito: camping, shows, oficinas; peças de teatro, mostras de cinema; cozinha coletiva; acesso a restaurantes e bares 24h; visitas a lagoas, cascatas e trilhas; estacionamento para bicicletas, carros, motos, ônibus e motorhome; e segurança 24h.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário