quarta-feira, 16 de julho de 2014

Coluna do dia 16/07/14

***Museu Oscar Niemeyer recebe exposição inédita no Brasil de fotografias de Frida Kahlo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***“Frida Kahlo - as suas fotografias” será exibida com exclusividade no MON e traz acervo de retratos da artista, família e amigos. A partir do dia 17 de julho, o Museu Oscar Niemeyer (MON) vai receber, pela primeira vez, “Frida Kahlo - as suas fotografias”. A exposição reúne 240 fotos do acervo pessoal da artista e será exibida no Brasil unicamente no MON, nesta quinta-feira, às 20 horas, e segue até o dia 2 de novembro. São registros fotográficos da artista desde a infância, tiradas por dois fotógrafos profissionais de sua família: seu pai e seu avô materno.


Há também momentos eternizados pela alemã Gisèle Freund e pelo húngaro Nickolas Muray, dois fotógrafos que conviveram com Frida por anos, além de fotografias tiradas pela própria Frida e por outras pessoas, imagens que a pintora gostava de guardar, olhar e se inspirar. Para o curador da exposição, Pablo Ortiz Monasterio, “o acervo reflete de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua tormentosa vida: a família, o seu fascínio por Diego e os seus outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os índios e o passado pré-hispânico, tudo isto revestido da grande paixão que teve pelo México e pelos mexicanos”, conta.

 

A mostra é dividida em seis seções: A primeira retrata os pais da artista mexicana. Foram as numerosas imagens de seu pai, que fotografava a si mesmo em diferentes ocasiões que deixaram uma marca permanente na pintora: o autorretrato. A segunda destaca a Casa Azul, as primeiras poses de Frida para seu pai e as diversas reuniões que lá aconteceram. A Casa Azul é a residência que foi dos pais da pintora, no bairro de Cocoyacán, na Cidade do México, e que atualmente abriga o Museu Frida Kahlo, de onde vieram as obras desta exposição. A terceira revela o lado íntimo dela. Há imagens feitas, e estilizadas por ela, recortes fotográficos mutilados, dos quais Frida elimina ou elege alguns dos protagonistas. Na quarta concentra-se os amores. São fotografias de seus amigos mais próximos, familiares, alguns dos seus amantes e, principalmente, Diego Rivera. A quinta traz um numeroso arquivo reunido por Frida, tanto pela qualidade visual, no caso das anônimas, como pelo seu valor, no caso das assinadas por grandes artistas. Nesta seção há desde cartões de visita do século 19 até retratos realizados por autores de destaque da história da fotografia e amigos pessoais. A sexta e última seção é dedicada às imagens relacionadas com as questões políticas.


A diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini, diz que é uma honra o MON ser o único espaço no Brasil a receber esta mostra. “O público poderá conferir de perto a intimidade de Frida, o olhar da artista sob outros olhares e sob seu próprio ponto de vista”, pontua. Frida Kahlo Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, nasceu no dia 06 de julho de 1907 em Coyoacan, no México. Em 1925, aos 18, enquanto estudava medicina, sua vida mudou de forma trágica. Frida e o seu noivo Alejandro Gómez Arias estavam em um ônibus que chocou-se com um trem. Ela sofreu múltiplas fraturas, fez várias cirurgias (35 ao todo) e ficou muito tempo presa em uma cama. 

Foi nessa época que ela começou a pintar freneticamente. Frida sempre se autorretratou – suas angústias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido, o pintor e muralista mexicano mais importante do século 20 Diego Rivera, com quem se casou em 1929, e que ajudou Frida a revelar-se como artista. Em 1939 fez sua primeira exposição individual, na galeria de Julien Levy, em Nova York, e foi sucesso de crítica. Em seguida, seguiu para Paris. Lá conheceu Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Marcel Duchamp, Paul Éluard e Max Ernst. O Museu do Louvre adquiriu um de seus autorretratos. Em 1942 Frida e o marido começaram a dar aulas de arte em uma escola recém-aberta na Cidade do México.

Após muitos altos e baixos, como os três abortos e a relação amorosa rodeada por casos extraconjugais dos dois, seu estado de saúde piorou. Em 1950 os médicos diagnosticaram a amputação da perna e ela entrou em depressão. Pintou suas últimas obras, como 'Natureza Morta (Viva a Vida)'. Na madrugada de 13 de julho de 1954, Frida, com 47 anos, foi encontrada morta em seu leito. No diário, deixou as últimas palavras: 'Espero alegre a minha partida - e espero não retornar nunca mais.' 

As obras de Frida possuem uma estética muito próxima ao surrealismo com influência da arte folclórica indígena mexicana, cultura asteca, tradição artística europeia, marxismo e movimentos artísticos de vanguarda. Destacou-se ainda pelo uso de cores fortes e vivas. Entre suas principais obras estão: “Autorretrato em vestido de veludo” (1926), “O ônibus” (1929), “Frida Kahlo e Diego Rivera” (1931), “Autorretrato com colar” (1933), “Autorretrato como tehuana” (1943), “Diego em meu pensamento” (1943) e “O marxismo dará saúde aos doentes” (1954). Serviço: “Frida Kahlo - As Suas Fotografias” Data: 17 de julho, quinta, às 20 horas. Entrada gratuita na abertura. Até 02 de novembro de 2014 Local: Sala 3 Horário: terça a domingo, das 10h às 18h.

OPINIÂO:  Hoje, a partir das 20h30, o Canal Brasil estreia, Nas Ondas da Ro Ro, programa de música e entrevistas da cantora Angela Ro Ro. Com todo seu talento, competência e dinamismo merece um espaço que chegue até o grande público. Porque tudo o que temos por aí, principalmente em TV aberta, é quase insuportável. Parabéns ao Canal Brasil por continuar valorizando os verdadeiros talentos e mentes brilhantes da nossa cultura.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Novos filmes entram em cartaz na programação do Cineplex Batel esta semana. Um deles é o romance indiano "Luhchbox", que narra o envolvimento entre um homem doente e uma esposa infeliz no casamento. O filme terá exibição especial de pré estreia na sexta-feira (18), às 21h. As estreias da semana são "Transformers", filme de ação e ficção científica dirigido por Michael Bay e também o drama francês "Antes do Inverno", por Philippe Claudel.

*****A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) divulgou o resultado do 12º Exame de Ordem Unificado, período dezembro/2013 – fevereiro/2014. De acordo com o relatório da entidade, o curso de Direito da FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), é o que mais aprova no Estado, entre as instituições de ensino particulares.

*****O TUC – Teatro Universitário de Curitiba será palco, às 20h deste sábado (19), para o show de lançamento do CD de estreia da cantora e compositora Helena Sofia, intitulado “Desejo Canibal”. Produzido de forma independente, o álbum reúne canções autorais sobre as diversas expressões do amor. O espetáculo conta com a participação do grupo “A Música Perturbada Brasileira”, formado por Gladson Targa (baixo e efeitos eletrônicos), Leandro Superchinski (bateria), Isaac Dias e Rafael Borba (guitarras).

*****Chega a Curitiba o mais novo espetáculo da dançarina e coreógrafa Deborah Colker, com duas apresentações no Teatro Guaíra, em 19 e 20 de julho (sábado e domingo). Sensualidade e instinto permeiam “Belle”, trabalho levemente inspirado no romance francês de Joseph Kessel, “Belle de Jour”, e que celebra 21 anos da Companhia de Dança Deborah Colker. Ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro e nos quiosques do Disk Ingressos.

*****Sucesso de bilheteria desde o lançamento nas telonas norte-americanas, a sequência de “Planeta dos Macacos: O Confronto” entra em cartaz esta semana na Rede Cinesystem Cinemas em sessões de pré-estreia. Em Curitiba, poderão ser vistos no Cinesystem Total e Cidade a partir desta quinta-feira (17). Clientes e fãs do longa de ficção científica vão poder garantir os ingressos nas bilheterias, pelos terminais de autosserviço, pelo site ou aplicativo.

*****Para deixar o inverno curitibano ainda mais charmoso a loja Alcaçuz, no shopping Pátio Batel, está em liquidação de até 60% off. Entre os itens de destaque, peças como casacos, parkas e vestidos vêm trazendo a contemporaneidade característica dos itens da Alcaçuz para as baixas temperaturas da estação.

***Na cozinha com Frida Kahlo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Carmina Bistrô (R. Conselheiro Carrão, 336 – Juvevê) apresenta a partir da próxima quinta-feira, dia 17, seu cardápio para Frida Kahlo que, como o nome adianta, é inspirado na famosa artista plástica mexicana que, além de pintar, adorava cozinhar. As criações do chef João Soto são todas inspiradas nas receitas que ela gostava de preparar e, também, nas obras de Frida sempre muito coloridas.

O cardápio comemorativo – que vai ficar em cartaz apenas uma semana – custa R$60 e inclui entrada (Taco de Camarão com Molho de Framboesa ou Tamales de Abóbora com Calda de Ameixa Preta e Queijo Salgado), prato principal (Palhete suína marinada na tequila arroz com espinafre e abacate ou Frango com Mole Poblano) e sobremesa (Cheese Cake de Marmelo com Chocolate e Pimenta Vermelha ou Sorvete de Manga com Calda de Limão e Nozes Glaciadas) o cliente escolhe um de cada. O barman Felipe Kiesel também desenvolveu drinks especiais para o cardápio e o restaurante terá uma decoração especial. O menu comemorativo pode ser apreciado de quinta a quinta, sempre no jantar – o restaurante fecha no domingo e na segunda. Informações pelo telefone 3095-9222.

***Identidade masculina na Casa Cor Paraná*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***O escritório Argenta Drula, comandado pelas arquitetas Graciele Argenta e Lígia Drula, estreiam na Casa Cor Paraná com novidades inspiradas nas principais feiras de arquitetura e design do mundo, como a Feira de Milão e a nacional Expo Revestir. 

O espaço assinado pela dupla, o Miniloft, foi pensado para o executivo atual, exigente, prático e que não abre mão do conforto. Além de unir tendências nacionais e internacionais, as arquitetas apresentam também uma linha de cama, mesa e banho assinada pelo escritório para a Lolahome e que será lançada durante a mostra. Seguindo o décor do ambiente, as peças têm como base os tons de cinza e cores vivas.

***Conheça o Galaxy Gear Fit***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Galaxy Gear Fit é o companheiro ideal para acompanhar atividades físicas. Além do sensor de batimento cardíaco, possui outras funções exclusivas dos dispositivos da Samsung, como orientação de condicionamento físico em tempo real, customizada para fornecer recomendações exclusivas e personalizadas sobre a rotina de exercícios, além da integração com o aplicativo S Health, disponíveis nos aparelhos Galaxy (a partir do Galaxy S4).

Integrado com as principais funções do seu smartphone Galaxy, como notificações de chamadas, SMS, e-mail e aplicativos, o Gear Fit também é resistente à água e poeira. Assim, esportistas poderão fazer seus exercícios em qualquer condição, sem se preocupar em danificar o aparelho. O produto está disponível nas lojas Samsung do Paraná em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maringá. Valor sugerido: R$699,00.

***Concurso de redação é conquistado por alunas do Colégio Bom Jesus Centro***


Crédito da foto: Divulgação. 

Na foto: As alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus, Ana Júlia Klaumann (à esquerda) e Sayuri Magnabosco, seguram a bandeira que representa os voluntários do Paraná. 

***Duas estudantes do Colégio Bom Jesus Centro, de Curitiba (PR), conquistaram os primeiros lugares no Concurso de Redação do Conselho de Entidades Sociais do Paraná (Consesp). Com a proposta de tema “qual é a importância do voluntariado para a sua cidade e região?”, as alunas do 2º ano do Ensino Médio, Ana Júlia Klaumann e Sayuri Magnabosco, ambas com 15 anos de idade, atingiram os conceitos 9,4 e 9,3, respectivamente. O evento teve o referendo da Academia Paranaense de Letras e a cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 11. O principal objetivo da competição foi o de fomentar o “espírito do voluntariado”, segundo declarou a presidente do Consesp, Rute Yamasaki. “Realizamos este concurso com estudantes da rede pública e privada de ensino, de Curitiba e Região Metropolitana, e temos a certeza de que eles aderiram ao chamado do voluntariado. 

A cerimônia de entrega contou com a participação de representantes das escolas envolvidas e de entidades ligadas à assistência social, autoridades municipais e estaduais e, ainda, da presidente da Academia Paranaense de Letras e do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chloris Casagrande Justen. A Consesp premiou as estudantes finalistas com um tablet para o primeiro lugar, um smartphone para o segundo e uma bicicleta para o terceiro lugar, que foi conquistado por Beatriz Vieira de Souza (15), do Colégio Estadual Shirley Catharina Tamalu Machado. 

Tanto Julia como Sayuri participam das atividades de voluntariado promovidas pela Pastoral Escolar do Colégio Bom Jesus, que é mantida pela Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFSBJ). Para a coordenadora da Pastoral, Rita de Cássia, todos os jovens têm uma participação importante na comunidade pois, “ao seguir os passos de São Francisco de Assis, temos a oportunidade de ajudar aqueles que mais precisam”. Já para a gestora do Colégio Bom Jesus Centro, Suzete Maria Salvaro Beal, a escola vai além de um simples meio de transmissão de conteúdo. “A nossa missão é o de transformar o cidadão para que este transforme a sociedade. A responsabilidade da instituição de ensino também passa pelo apoio e motivação dos jovens na participação de ações voluntárias”, finaliza.

***Palestra do escritor Valter Hugo Mãe***


Crédito da foto: Divulgação. 

***O escritor português Valter Hugo Mãe, que será realizada no dia 7 de agosto, na Capela Santa Maria, estão sendo distribuídos na bilheteria do teatro. A palestra é o segundo capítulo do Litercultura – Festival Literário de Curitiba e faz parte da programação do Estação Volvo. Os interessados devem se dirigir com agilidade ao teatro, pois a distribuição dos ingressos está sujeita à lotação do local. Valter Hugo Mãe é um dos mais reconhecidos autores contemporâneos da língua portuguesa, tendo no currículo os prêmios José Saramago e Portugal Telecom para melhor livro do ano e para melhor romance. 

Nascido em 1971, Valter Hugo Mãe é licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Publicou os romances: o nosso reino; o remorso de baltazar serapião, Prêmio José Saramago em 2007; O apocalipse dos trabalhadores; A máquina de fazer espanhóis, Grande Prêmio Portugal Telecom, categoria melhor livro do ano, e Prêmio Portugal Telecom, categoria melhor romance do ano, em 2012; O Filho de Mil Homens e A Desumanização. Outras informações sobre o autor podem ser encontradas no Facebook (Valter Hugo Mãe – Pag. Oficial) ou site www.valterhugomae.com Viagem em capítulos O Litercultura tem direção geral de Manoela Leão e curadoria de Mário Hélio Gomes. Em sua segunda edição, o festival foi dividido em quatro capítulos ao longo deste 2014. O primeiro, realizado em maio, teve como tema Cultura e Futebol, trazendo a Curitiba grandes nomes da literatura e da crônica esportiva. No capítulo de outubro já estão confirmadas as participações do antropólogo e cantor de flamenco Manuel Lorente, reconhecido mundialmente por seu estilo original inspirado nos “cantes”, e do violonista flamenco Raúl Mannola, pesquisador e professor do conservatório de Madri. Para o capítulo final, em novembro, o Litercultura contará igualmente com grandes nomes. 

Entre os confirmados, estão o escritor português Almeida Faria, José Castello e Antonio Skarmet, que fará abertura da conferência de Deyan Sudjic, diretor do Museu de Design de Londres e uma das figuras mais importantes da teoria da arquitetura na atualidade. Em breve, a direção do festival divulgará o programa completo do último capítulo, que promete encerrar o Litercultura 2014 com a mesma qualidade. O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. 

Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. Site: www.litercultura.com.br I Facebook: www.facebook.com/litercultura Serviço: Litercultura 2014 – Segundo capítulo Conferência com Valter Hugo Mãe – Simplesmente Humano Dia 7 de agosto de 2014 -19h30 Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro Ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria da Capela Santa Maria (das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h). 

***DIRETO SÃO PAULO***

***Caravana realiza 1º Festival de música de rua***


Crédito da foto: Divulgação. 

***No próximo sábado (19), a partir das 14h, na Praça Roosevelt, em São Paulo (SP), seis bandas promovem a 1ª Edição do Festival de Música de Rua em comemoração ao lançamento do movimento Caravana. Organizado pelos artistas do Cabaré Três Vinténs, Chaiss na Mala, Concerto de Rua, Emblues Beer Band, Teko Porã e The Lonesome Duo em parceria com o projeto Jazz na Kombi, o dia será repleto de atrações, unindo jazz, música brasileira, folk, erudito, além de circo. Segundo os organizadores, o objetivo do festival é “levar ao público variadas vertentes e estilos da arte de rua, mostrando a diversidade e qualidade artística da cena paulistana”. 

Além do show das seis bandas, o evento contará com a participação do grupo de free jazz Moeção Aurora e as malabaristas do Cabaré das Martas. O Caravana é um movimento de bandas de rua que reúne músicos itinerantes com trajetórias e influências diversas, atuantes nos espaços públicos da grande São Paulo. Surge com a proposta de funcionar a partir da autogestão, buscando novas articulações e ações que permitam a circulação da música de rua em diversos lugares da cidade. Por se tratar de um evento aberto, a participação é gratuita, mas os músicos contam com o financiamento direto e colaborativo, com a contribuição do público durante a passagem do chapéu. Para saber mais, acesse: www.facebook.com/caravanabandasderua Serviço: 1º Festival de Música de Rua Caravana – Movimento de bandas de rua 19 de julho | sábado | a partir das 14h Praça Franklin Roosevelt, Consolação, São Paulo (SP) Entrada gratuita.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário