quinta-feira, 3 de julho de 2014

Coluna do dia 03/07/14

***O Cultuado cantor mineiro Vander Lee, apresenta seu novo show, desta vez  gratuito, durante cinco dias no Teatro Paiol***


Crédito da foto: Divulgação.

***O cantor e compositor Vander Lee chega a Curitiba e reúne canções inéditas e consagradas em um show que antecede o lançamento de seu oitavo álbum “Loa”. Acompanhado por Eneias Xavier (no baixo, violão e piano), o espetáculo estará em cartaz no Teatro do Paiol na próxima semana, de segunda a sexta-feira (7 a 11), sempre às 20h. A entrada é gratuita. O show de Vander Lee foi um dos projetos aprovados no edital “Concurso Cultura 2014”, lançado pelo Ministério da Cultura para a Copa do Mundo de Futebol. Os 144 projetos aprovados em diversas áreas culturais foram direcionados para as 12 cidades-sede, com o intuito de promover o intercâmbio entre as manifestações tradicionais de cada estado e a circulação de exibições durante o período da Copa. No roteiro do espetáculo constam releituras de hits como “Românticos”, “Contra o tempo”, “Eu e Ela” e “Esperando Aviões”, entre algumas surpresas e músicas inéditas autorais, caso de “Tu" e "Siga em paz", que estarão em seu novo disco.

Com 15 anos de carreira, suas composições já foram gravadas por artistas como Elza Soares, Fabio Junior, Gal Costa, Leila Pinheiro, Alcione, Maria Bethânia, Emilinha Borba, Elba Ramalho, Regina Souza, Rita Ribeiro, Luiza Possi e Lokua Kanza. A turnê “Loa” pretende percorrer o Brasil ao mesmo tempo em que propõe um novo olhar sobre a contribuição de Vander Lee para a música brasileira. Seu olhar poético e original, sempre voltado para o cotidiano e temas como amor, futebol e recortes urbanos, coloca Vander Lee como um dos compositores mais inspirados da atual cena musical brasileira.

O artista - A carreira de Vander Lee começou em bares de Belo Horizonte. Aos poucos o músico foi introduzindo seu repertório autoral e se apresentando pelos teatros da cidade e interior. Em 1996 ganhou o segundo lugar no festival “Canta Minas”, realizado pela Rede Globo Minas, com a música “Gente não é cor”. Esse foi o impulso necessário para Vander Lee produzir seu primeiro CD, ainda como Vanderly. Só a partir do segundo CD foi sugerida a grafia atual. Em novembro de 1998, a cantora Elza Soares conheceu o artista por meio de uma fita recebida e incluiu a música “Subindo a Ladeira” em seu repertório. A partir daí, o artista fez participações nos shows da cantora em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Seu segundo CD, “No Balanço do Balaio”, lançado em 1999 pelo selo da Kuarup, circulou timidamente por Minas, Rio e São Paulo, mas rendeu boas críticas e despertou o interesse de várias gerações de cantoras consagradas, que gravaram suas canções.

Em 2003, lançou o disco “Ao Vivo”, gravado no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, com a participação de Elza Soares. O trabalho foi um sucesso e rendeu muitos shows pelo Brasil e a gravação do quarto CD “Naquele verbo agora”, em 2005. Com esse disco, Vander Lee foi indicado ao “Prêmio Tim de Música”, Melhor Disco e Melhor Cantor na categoria Canção Popular. Em 2006, gravou o CD e DVD “Pensei que fosse o céu”, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em um show emocionante que contou com a participação do maranhense Zeca Baleiro. No ano seguinte, conquistou o Prêmio Tim de Melhor Disco de Canção Popular. Em 2008 fez sua primeira apresentação fora do Brasil, selecionado pelo Fórum de Música de Minas Gerais, em Turim (Itália).

Em 2009 participou do Festival SXSW em Austin, Texas, e lançou “Faro”. O CD incluiu o poema “Obscuridade” de Cartola, musicado por Vander, e uma versão de “Ninguém vai tirar você de mim”, sucesso de Roberto Carlos. O disco contou com participações de Lokua Kanza, expoente da música africana, e dos mineiros Regina Souza e Renegado. Ainda neste ano, o cantor se apresentou no Festival Romerias de Mayo, em Cuba, e teve suas músicas gravadas por Maria Bethânia (Estrela) e Fábio Jr. (Românticos). Em 2010, três de suas músicas entraram na trilha sonora da novela “Uma rosa com amor”, do SBT. No mesmo ano, se apresentou em Austin, nos Estados Unidos, onde fez dois shows no Festival SXSW, um deles ao vivo em uma apresentação virtual em 3D e o outro em Miami para a rádio WDNA.

Em 2012, o lançamento do CD “Sambarroco” abre uma nova fase com foco no samba, mas sem perder de vista a “mineiridade”, marca registrada de seu trabalho. Com direção musical de Thiago Delegado e formação de regional, o álbum reúne composições que flertam com gêneros como choro, xote, baião e até bolero. Neste ano, o artista lança seu oitavo disco e já circula pelo Brasil com o novo show. Serviço: Show de Vander Lee Local: Teatro do Paiol -  Data: de 7 a 11 de julho de 2014 (segunda a sexta-feira), às 20h. Ingressos gratuitos.

***Novos pisos vinílicos*** 


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: O gerente de marketing e vendas da Ruffino, Renan Prates, com a esposa Lisa Rodrigues Prates.


Na foto 02: A arquiteta Ana Letícia Virmond.


Na foto 03: O gerente de marketing e vendas da Ruffino, Renan Prates, com a esposa Lisa Rodrigues Prates.


Na foto 04: Os designers Flávia Caroline e Guilherme Henrique Zinher com a empresária, Marinice Bettega (ao centro).

***A Ruffino Acabamentos e a Momentum&Design receberam convidados para a apresentação da linha de pisos vinílicos Nobile (da Ruffino). Para apresentar os lançamentos ambientados, as conceituadas profissionais Anna Letycia Loyola, Ana Letícia Virmond e Giselle Kossatz com Danuza Ravaglio foram convidadas a assinar as vitrines da Momentum&Design com os modelos de pisos que compõem a coleção.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Comunidade Startup Grind de Curitiba vai promover um novo evento no mês de julho, desta vez com a participação de Caio Bonatto, fundador da Tecverde Engenharia. O encontro, que conta com patrocínio do Google for Entrepreneurs (Google para empreendedores), da HAG Consulting e do Nex Coworking e Inovação, será no dia 30, a partir das 19h, no Nex Coworking.

*****Na noite desta quinta-feira, 3, a torcida brasileira tem um compromisso marcado em Fortaleza. A Brahma, patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA, promoverá um ensaio aberto na Praia de Iracema, cartão postal local, para a divulgação dos gritos de apoio à Seleção Brasileira para o jogo desta sexta-feira contra a Colômbia, na Arena Castelão.

*****Uma história inédita, inspirada por dois livros recém-lançados pela editora curitibana InVerso, ganha o palco da Fnac na contação de histórias deste sábado (5/7). A partir das 17h, a Companhia Girolê interpreta uma adaptação que une histórias dos livros “Nas asas da imaginação”, de Tânia Marilza Bassetti, e “Zé das Penas”, de Consuelo Ramos Sozzi. As autoras também estarão presentes, autografando suas obras. O evento tem entrada gratuita.

/////GASTRONOMIA/////

***Aprecie o inverno na KF Grill***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O inverno curitibano chegou com tudo e as baixas temperaturas são um convite para apreciar a gastronomia. A churrascaria KF Grill apresenta opções de massas, carnes e vinhos para aquecer os dias frios com muito sabor. O cardápio variado de massas conta com sabores para agradar aos mais diversos paladares. Entre as opções salgadas, a KF Grill tem deliciosos Conchigliones de Abóbora ao Molho Alfredo e de Figo ao Molho Fungi; Nhoque Frito; Penne; Polenta Cremosa; Spaguetti; e Risotos diversos, como Tomate Seco com Rúcula, Salmão, Carneiro, Palmito, Camarão ou Napolitano.


Além disso, algumas massas deixam o molho à escolha do cliente: Alfredo, Carbonara, Funghi, Pomodoro e Quatro Queijos. As carnes não ficam de fora no cardápio de inverno, com destaque especial para o mignon no mel e mostarda, um dos muitos cortes nobres característicos da casa e trazendo ao paladar um delicioso sabor agridoce. Vale ressaltar também a novidade da KF Grill que casa muito bem com o inverno, o bolinho de salmão.


Os apaixonados por doces também podem degustar a diversidade do restaurante, com o Cochiglione de Abóbora com Amêndoas ou então com as massas doces do carrinho de sobremesas – que trazem delícias como Beijinho, Brigadeiro e Dois Amores. Além de saborear as deliciosas massas da KF Grill, os apreciadores de vinhos podem selecionar os rótulos na vasta carta de vinhos da casa e optar pelas harmonizações que mais ornam com os pratos escolhidos. Serviço: KF Grill | www.kfgrill.com.br Rua. Major Heitor Guimarães, 946 Tel: (41) 3016 - 4581.

***Direito Constitucional Brasileiro***


Crédito da foto: Bebel Ritzmann.

Na foto: Clèmerson Merlin Clève e a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes.

***O constitucionalista Clèmerson Merlin Clève prestou uma homenagem ao centenário do curso de Direito da UFPR com o lançamento da coleção "Direito Constitucional Brasileiro". Clève, que é presidente da UniBrasil, é docente da UFPR há mais de 25 anos – o titular mais antigo da Faculdade de Direito, atualmente. O evento foi realizado no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR. A trilogia possui mais de 2700 páginas e foi escrita por egressos e profissionais que mantém uma relação de estreia cooperação com a UFPR.

***TAÇA MENSAL MOVIMENTOU CAMPO DE GOLFE DO GRACIOSA***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Capitão Luiz Alberto Cartaxo Moura, José Pupo Filho e Edson Abdala.


Na foto 02: Rosaldo Tha e Ricardo Macado Lima.

***Sobe o comando do Capitão Luiz Alberto Cartaxo Moura, cerca de 60 jogadores se reuniram nesta quarta-feira, dia 2 de julho, no Graciosa Country Club para disputar na modalidade Stroke Play o titulo da Tradicional Taça Mensal. Muito disputado, a Taça Mensal reuniu os golfistas sócios do clube num clima festivo e de muita confraternização. O grande campeão na categoria Gross foi Daniel Celestino com 66 tacadas.

Na categoria até 14,0, o primeiro lugar ficou com o golfista Edson Abdala com 64 tacadas e José Pupo Filho com 65. Já na categoria 14,1 a 22,1, o primeiro lugar foi ocupado pelo golfista Ricardo Machado Lima, 66 tacadas, seguido por Rosaldo Thá, 71. Na categoria 22,2 a 32,2, o primeiro lugar ficou com Manoel Schwartz, com 68 tacadas, e em segundo Ildeu Hintz, 70. Confiram o resultado completo e vencedores no site: www.graciosa.com.br

/////SAÚDE E BEM ESTAR/////

 ***Rejuvenescimento facial sem plástica***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Pode até parecer ficção, mas não é! Com as novas tecnologias já é possível deter os efeitos do tempo e sem plástica. Entre os procedimentos mais usados para combater rugas, linhas de expressão, flacidez, machas e cicatrizes estão dois dos mais indicados e procurados. De acordo com a médica Daniele Martins Lopes, da Pele & CIA Centro Dermatológico, existem áreas do rosto que podem receber esses tratamentos revolucionários e são muito solicitadas por não serem invasivos: "Geralmente as buscas por rejuvenescimento facial são para áreas com as linhas finas, especialmente aquelas ao redor da boca, dos olhos, das maçãs do rosto e da testa; além da flacidez das pálpebras e do contorno facial; e também manchas e cicatrizes, em especial as provenientes de acne." Contra rugas e machas. O tratamento do etherea é feito através da luz intensa pulsada, é eficaz e proporciona rápida recuperação.


O procedimento, dura de 15 minutos a 1 hora - dependendo da região a ser tratada. De acordo com a médica o procedimento promove uma descarga enérgica controlada e microprocessada, em que a energia é liberada uniformemente para gerar resultados mais efetivos. "O tratamento é indicado principalmente para fotorejuvenescimento, manchas de sol, vasos dilatados na face, rosácea, vasos vermelhos, vermelhidões da face, poros dilatados, alterações de texturas e também rugas superficiais", explica Daniele Martins Lopes.

Acabando com a flacidez e cicatrizes - Não é fácil tratar uma pele danificada por uma nova com aspecto mais jovial, mas hoje é possível. A médica explica que para essa finalidade o laser de CO² fracionado é o mais indicado: “O laser aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno e contração da mesma - diminuindo, então, a flacidez.” Vale destacar que apesar dos resultados, o tempo de recuperação é prolongado e nem todos podem ou estão dispostos a passar por este inconveniente. Uma das grandes vantagens desta forma de tratamento é em relação ao feixe emitido pelo laser: separado em vários microfeixes de luz, o laser atinge micropedaços da pele, deixando partes intactas entre as áreas da derme atingidas. "Estudos mostraram a melhora nas linhas de expressões, rugas, cicatrizes, flacidez e outras irregularidades da pele – por isso esse procedimento mostra resultados mais efetivos no rejuvenescimento", finaliza Dra. Daniele. Serviço: Pele & Cia Centro Dermatológico I www.pelecia.com.br Alameda Cabral, 45 - Centro Tel: (41) 3076-3013.

***FALTA DE TEMPO NÃO É DESCULPA PARA DEIXAR DE MALHAR***


Crédito da foto: Divulgação.

***Aqueles que gostam de dizer que não malham porque não têm tempo podem começar a pensar em outra desculpa. Uma pesquisa da Universidade do Arizona descobriu que treinos intercalados de 10 minutos já bastam para manter a saúde em dia. O segredo está em apostar na intensidade dos movimentos. De olho nesta demanda, a academia Bodytech Crystal possui uma modalidade exclusiva: a aula de 20 Minute Workout, que encaixa os exercícios físicos no dia a dia sem precisar de muito tempo disponível. Seguindo a tendência de treinamentos de alta intensidade e curta duração, ou HIIT – High Intensity Intermittent Training, o 20 Minute Workout foi desenvolvido pelo americano Brett Hoebel, profissional renomado internacionalmente, especialista em fitness e ex-treinador do sucesso na TV americana The Biggest Loser. Esta modalidade consiste em sequências de 30 a 60 segundos de exercício intenso (próximo ao limite), utilizando apenas o peso do corpo.

Segundo o instrutor Marquinhos Paes, esta atividade tem como objetivo melhorar o condicionamento físico e promover um bom gasto calórico durante e depois do treino. “A grande vantagem é a queima de calorias que acontece após os exercícios. Como os estímulos são de alta intensidade, o corpo demora algumas horas para voltar ao seu estado normal. Nesse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o restante do dia. Além disso, mesmo sendo uma aula de 20 minutos, ela melhora o condicionamento físico e promove o emagrecimento”, explica Marquinhos.

Outra ação da Bodytech para quem precisa otimizar o tempo de malhação é o programa BT Express, que trabalha uma série rápida e eficaz de exercícios aeróbicos, resistência muscular e de flexibilidade em apenas 30 minutos. “Todas as modalidades do programa BT Express oferecem um treino completo. Por isso, não há necessidade de combiná-las entre si. Para uma pessoa que treina três vezes por semana nas modalidades do BT Express, por exemplo, os resultados já começam a aparecer em menos de três meses", finaliza o instrutor. Além disso, os clientes da Bodytech ainda contam com outras aulas como Cross Core, Abdominal, Zumba, Sh`Bam, Barrel Training e Flow Pilates. Todas no formato de 30 minutos. Serviço - Bodytech Shopping Crystal Rua Comendador Araújo, 731 – Batel Acesso pelos Pisos L1 e G3 Telefone: 41 3222-5674/3222-5658 www.bodytech.com.br

***Fundo Municipal repassa R$ 2,9 milhões em novos editais para projetos culturais***

***A Fundação Cultural de Curitiba publicou 11 novos editais do Fundo Municipal da Cultura, para seleção de projetos culturais nos diversos segmentos artísticos. As inscrições estão abertas. O valor total que será repassado aos projetos com esses novos editais é de R$ 2.906.500. A novidade ficou por conta do edital “Fomento em Música”, que prioriza a música autoral curitibana e os talentos locais, mas é flexível quanto à forma. “Esse é um edital muito livre, para ações culturais diversificadas na área de música. Pode contemplar tanto um festival, como uma publicação ou a gravação de um CD”, exemplifica Maria Angélica da Rocha Carvalho, diretora de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba. Maria Angélica também destaca a segunda fase de inscrições do edital “Apoio ao Empreendedor”. Pela primeira vez, foi lançado um edital com três períodos distintos de inscrição.

O primeiro período já foi encerrado, mas quem não pôde participar tem mais duas oportunidades. A próxima vai de 1º a 11 de agosto. A terceira e última, de 1º a 10 de outubro. “Os editais trazem resultados práticos para quem vive da produção autoral. O objetivo é que cada um construa o seu mecanismo para produzir. A FCC também deseja ser parceira das realizações culturais. Assim, produtores podem ter custeadas parte das despesas de seus projetos”, explica o superintendente da FCC, Igor Cordeiro. Em breve serão lançados ainda mais dois editais, um na área de dança e outro de audiovisual. Assim como todos os demais editais, o de “Dança nas Quatro Estações” passou por consulta pública, tendo recebido várias considerações por parte dos produtores e artistas. Em razão disso, segundo Maria Angélica, antes de publicá-lo a Fundação Cultural chamou os interessados para uma reunião, para uma discussão mais aprofundada sobre os tópicos do edital, de forma que ele represente da melhor forma possível os anseios da classe.

 O Edital de Audiovisual também está sendo elaborado, mas neste caso deve ser aguardada a finalização dos trâmites de um convênio com o Fundo Setorial de Audiovisual, do Governo Federal. “Com isso cumprimos o cronograma do Fundo Municipal de Cultura em 2014, lançando todos os editais programados”, afirmou a diretora de Incentivo à Cultura. Confira a relação dos editais com inscrições abertas (documentos completos em http://www.fccdigital.com.br/leidoincentivo/textos.asp?id=97).


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário