sexta-feira, 4 de abril de 2014

Coluna do dia 04/04/14

***Mostra 2014: a internacional “The Rape of Lucrece” e “A Importância de ser Perfeito” entram em cartaz nesta sexta-feira***


***Um raro poema de Shakespeare, “The Rape of Lucrece”, será encenado no Festival de Curitiba pela britânica Royal Shakespeare Company nesta sexta e sábado, às 21h, no Teatro da Reitoria. A montagem “A Importância de Ser Perfeito” chega do Rio de Janeiro para duas apresentações, também sexta e sábado, no Centro de Eventos Sistema Fiep, às 21h.

***“The Rape of Lucrece”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Criado por Shakespeare em uma época de teatros fechados pela peste, o poema narra a história de uma mulher que é estuprada e, após a desonra, resolve suicidar-se depois de contar o fato ao marido. Quem interpreta Lucrece na montagem é a aclamada cantora britânica Camille O’Sullivan, que ora canta, ora representa. A trilha da peça é original, composta e executada ao vivo pelo pianista Feargal Murray.

***“A Importância de Ser Perfeito”***

***A adaptação inédita para o teatro do texto de Oscar Wilde traz consagradas frases do autor mescladas com tiradas inteligentes do cenário contemporâneo do nosso País. O texto mordaz conta a história de José Dourado, um homem que usa identidade dupla para se divertir sem comprometer sua imagem de rico herdeiro e acionista das telecomunicações. Seu melhor amigo, Agenor Nabuco, se vale disso para invadir a fazenda de José e, então, conhecer a sedutora Cecília Feijó, sobrinha de consideração do amigo. A partir de então, verdades, mentiras e impedimentos amorosos se sucedem, até que uma história do passado vem à tona para mudar o rumo dos personagens.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Criado para destacar as principais obras da literatura contemporânea em língua portuguesa publicada no Brasil, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura está com as inscrições abertas para sua 12ª edição. Editores e escritores podem inscrever obras pelo site www.premioportugaltelecom.com.br até 17 de abril.

*****Nesta sexta-feira (04) e sábado (05), a partir das 10h, a Calçados Bibi do Shopping Curitiba recebe as pequenas clientes com atividades recreativas de Páscoa. Quem passar pela loja vai se divertir customizando orelhas de coelhos da Páscoa e degustando deliciosos doces de chocolate. Para maiores informações ligue (41) 3029-0747.

*****A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 12 e 13 de abril, o espetáculo de animação O Som das Cores, da Companhia Catiribum, que narra de forma fantasiosa e imaginativa as aventuras e desventuras de Lúcia, uma menina de 15 anos, que perde a visão subitamente e, pensando que seu cachorro havia fugido com seus olhos, sai à procura deles pelos subterrâneos das estações de metrô. Durante as apresentações, estarão disponíveis aparelhos de audiodescrição para compreensão do espetáculo por deficientes visuais.

*****A Mercearia Bresser seleciona mensalmente um vinho de sua adega para ganhar destaque em displays de mesa e preço especial. O argentino Ikella Malbec, que conquistou 90 pontos na revista Wine Advocate de Robert Parker, é o eleito durante o mês de abril na pizzaria. Vinho de médio corpo com aromas de ameixa preta, groselha, compota de frutas negras e baunilha.

***Compagnia Internazionale lança Outono Inverno e apresenta linha de noivas do Pronovias Fashion Group***


Crédito da foto: Divulgação.

***As empresárias Ana Lúcia, Tatiana e Larissa Hyczy promovem desfile e coquetel de lançamento da coleção Outono Inverno de seu ateliê e multimarcas no dia 9 de abril, quarta-feira, das 15 às 20 horas. Na ocasião, também acontecerá a apresentação da sofisticada linha de noivas St.Patrick, do Pronovias Fashion Group, líder mundial do segmento no mercado internacional.

Além dos vestidos matrimoniais, a Compagnia Internazionale desfilará as novidades da etiqueta de alta costura Di Trê, que oferece criações assinadas pela estilista Tatiana Hyczy. Peças das coleções de badaladas marcas nacionais e internacionais também estão presentes nas araras. Anexa à loja, a Compagnia Internazionale Casa também fará preview de lançamento de objetos de decoração e presentes. A pluralidade de estilos e de materiais se faz presente em peças contemporâneas, que contemplam variados estilos, sempre com personalidade e elegância, compondo ambientes com harmonia, identidade e sofisticação.

***A ELEGÃNCIA DA FESTA DE 15 ANOS DAS MENINAS DA FAMILIA LUPION***


Crédito das fotos: Iko Eventos.

Na foto 01: Esther, Carolina e as gêmeas Júlia e Glória emfrente ao Castelo.


Na foto 02: Vera do Amaral Lupion com as netas Glória, Julia, Esther e Carolina.


Na foto 03: Vera do Amaral Lupion com filhos, noras e netos.

***A família Lupion comemorou no último sábado a festa de 15 anos de quatro de suas herdeiras, todas netas de Vera do Amaral Lupion. Esther é filha de Laura e Maurício Lupion; Carolina é filha de Danièlle e Marcelo Lupion; e as gêmeas Júlia e Glória são filhas de Priscila e Moysés Lupion Neto. A festa reuniu familiares e amigos vindos de várias partes do país. O evento foi assinado por Rossana Lazzarotto de Oliveira. 

***Exposição com material raro e inédito de Glauco Flores de Sá Brito é inaugurada no Teatro Guaíra***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e o Centro Cultural Teatro Guaíra inauguram na próxima segunda-feira, (07/04), a partir das 19h30, exposição dedicada a uma das personalidades mais importantes da poesia, do teatro e da televisão, o gaúcho Glauco Flores de Sá Brito (1919-1970), que viveu em Curitiba a maior parte de sua vida. A mostra “Glauco – homem de teatro, homem de poesia” fica em cartaz até o final de 2014. A exposição tem curadoria de Fernando Severo e Áldice Lopes, e resgata materiais bastante raros e nunca mostrados ao público, como cartas e referências elogiosas escritas por Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, entre outros intelectuais com os quais se correspondia, fotos e programas teatrais pertencentes aos acervos do MIS-PR, Teatro Guaíra e ao Acervo Aristeu Berger.

A mostra ocupa as paredes do acesso ao miniauditório do Teatro Guaíra que leva o nome do artista. No palco deste miniauditório, no dia 08/04, também às 19h30, artistas se revezam na leitura de poemas e depoimentos sobre o autor, que morreu em 1970, aos 51 anos. A leitura tem direção de Marcos Damasceno. Tanto a visitação da mostra quanto o evento do dia oito têm entrada gratuita.


Glauco desenvolveu, na capital paranaense, talento incomparável em várias áreas, sempre avançado para a época. Criou e dirigiu diversos grupos teatrais, entre eles o Teatro Experimental Guaíra, em 1956, junto com Ary Fontoura e Dalton Trevisan. Publicou os livros “O Marinheiro” e “Cancioneiro do Amigo”. Seu terceiro livro de poesia, “Azulsol”, foi editado somente depois de sua morte. Em 1961, Glauco foi pioneiro também na televisão, escrevendo, dirigindo novelas e adaptando clássicos da literatura para as telas.

Serviço: Exposição “Glauco – homem de teatro, homem de poesia” Local: Teatro Guaíra - Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito - Rua Amintas de Barros, s/n Dia 07/04 – 19h30 – Abertura da Exposição (em cartaz até o final de 2014). Dia 08/04 – 19h30 – Ciclo de Leitura de Poemas e depoimentos Entrada gratuita.

***Feijoada Footwork propõe inclusão social através da Cultura***

***A Footwork Complexo de Patinação e Dança promove no dia 5 de abril, sábado, à partir das 13h a tradicional feijoada Footwork, em sua sede (Av. Cândido Hartmann, 5118 - em Santa Felicidade). 

O evento que dá a largada aos preparativos para ao novo espetáculo de patinação artística “A Rainha do Gelo”, inspirada na história Frozen da Disney, que será apresentado em setembro, no Teatro Positivo, tem como objetivo promover a inclusão social para crianças carentes através da cultura.

A cada ingresso do almoço vendido, serão oferecidos cinco entradas para a FAS (Fundação de Ação Social) levar crianças carentes para assistir a produção. Quem participar da feijoda, terá a oportunidade de utilizar a pista de patinação, que estará aberta entre às 16h e 17h, para que todos possam se divertir, com direito a utilizar os patins da escola gratuitamente. Para isso, é necessário levar um par de meia.  

SERVIÇO: FEIJOADA NA FOOTWORK DATA: 05 de Abril/14 (Sábado) Horário: 13h às 17h. Local: Footwork Complexo de Patinação e Dança - Av. Cândido Hartmann, 5118, Santa Felicidade - Curitiba/PR. Informações: (41) 3273-7163.

***PÁSCOA NO SHOPPING MUELLER***


Crédito da foto: Divulgação. 

***A proximidade da Páscoa já começou a movimentar os corredores do Shopping Mueller. As lojas do mall, especializadas em chocolates, preparam novidades para seus clientes na época mais doce do ano. Na Kopenhagen o destaque fica para Ovo Creme Brulée, com chocolate ao leite recheado com creme sabor brulée. Para inovar, a loja oferece, ainda, opções para as crianças sem perder o sabor. Estas ficam por conta dos Ovos da Disney, com chocolate ao leite e confeitados, que acompanham um mimo para o público mirim: uma mochila com os desenhos dos personagens Mickey, Minnie, Donald ou Pateta. 

Na Adega Brasil os consumidores podem encontrar a linha especial dos tradicionais chocolates suíços da Lindt. A versão Milk está entre os campeões de vendas. Já a Casa de Chocolates Schimmelpfeng preparou cestas saborosas para a data. O presente oferece seis itens selecionados da casa de chocolate: um ovo de 300g com chocolate branco e ao leite, um ovo de 240g Amarula, um coelho de chocolate, um tubo de Biscolate, uma caixa-cartão de bombons Amarula e uma caixa-cartão de bombons chocomousse. Ovos de chocolate meio-amargo com brigadeiro gourmet, morango e chocolate marfim são receitas da Lancaster. A confeitaria apresenta uma linha completa de ovos de chocolate com diversas variações de sabores que prometem dar água na boca dos clientes do Shopping Mueller.

***DIRETO AO CORAÇÃO DO RIO***

***"Meu RIO de muitos janeiros"***


Crédito da foto: Vânia Toledo. 

***Fafá de Belém está de volta aos palcos para apresentar um espetáculo inteiramente dedicado às noites cariocas que reuniam, frequentemente e em algumas famosas casas noturnas, gerações de cantores, compositores, atores; enfim, astros da cena cultural dos anos 70/80. O Rio era uma festa e, culturalmente, parecia ter um manancial inesgotável de talentos. Foi nessa época que Fafá, ainda muito jovem e recém-chegada por essas bandas, conquistou o país com sua voz, carisma, sensualidade. O espetáculo "Meu Rio de muitos janeiros", marcado para o dia 26 de abril, às 22 horas, no Theatro Net Rio, tem roteiro musical baseado em alguns dos seus principais hits e canções de compositores cariocas, como Chico Buarque, Tom Jobim, Roberto Menescal e Dolores Duran, dentre outros. 

Acompanhada por um trio de músicos do primeiro time da mpb, a cantora relembrará sucessos como "Coração do Agreste" e "Foi Assim"; e fará um passeio pela obra de Chico Buarque - a quem dedicou um álbum inteirinho: o "Tanto Mar", gravado em 2006. "Sedução", "Olha Maria", "Minha História " e Gota D`Água"), alguns clássicos do repertório de Chico, irão se juntar a outros standards da música brasileira, como "Preconceito" e "Ninguém me ama", de Antonio Maria e Fernando Lobo, e "Valsa de uma cidade" (Antonio Maria e Ismael Neto (compositores que amavam o Rio mesmo sendo Maria pernambucano e Ismael paraense). 
Fafá morou no Rio durante anos e viveu seus primeiros grandes momentos, como cantora, na Cidade ainda Maravilhosa. Por isso, esse carinho especial pela capital fluminense e a decisão de homenageá-la num espetáculo que relembrará uma época boêmia e que evidenciava a vocação carioca de vitrine cultural do país. "Meu Rio de muitos janeiros" , em fase ainda embrionária e no final do ano passado, foi apresentado em uma outra casa noturna e, além de belas críticas da mídia, provocou fortes emoções na plateia. 

SERVIÇO: FAFÁ DE BELÉM Theatro Net Rio. "Meu Rio de muitos janeiros" 26/04 - 22 horas INGRESSOS: R$ 150,00 (platéia e frisas)R$ 100,00 (balcão).


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário