terça-feira, 1 de abril de 2014

Coluna do dia 01/04/14

***Projeto Sesi Música comemora 40 anos de carreira do cantor João Bosco***


Crédito da foto: Divulgação.

***Importante nome da música brasileira, João Bosco vem a Curitiba comemorar seus 40 anos de carreira dentro do projeto Sesi Música. Mostrando faixas gravadas em parceria com Chico Buarque e Milton Nascimento, o cantor sobe ao palco do Teatro Sesi – Campus Indústria no dia 6 de abril, às 19 horas. O show traz o repertório do disco “40 Anos Depois”, que mostra o diálogo da obra do artista com mestres da sua geração. “O trabalho é uma leitura pessoal dessa moderna época de ouro da música brasileira entre as décadas de 50 e 70”, detalha Francisco Bosco, escritor e filho do cantor mineiro.

Na apresentação, Bosco deve cantar sucessos como “O Bêbado e a Equilibrista”, “Dois pra Lá, Dois pra Cá” e “Tanajura”. Entretanto, as homenagens não ficam de fora: Canções de Tom Jobim (“Ligia” e “Fotografia”), Milton Nascimento (“Lilia” e “Tarde”), João Donato (“Eu não sei o seu nome inteiro” e “Drume Negrita”) e Paulinho da Viola (“Tudo se Transformou”) também devem integrar o repertório, já que fazem parte do disco comemorativo. “As 16 faixas do álbum ‘40 Anos Depois’ revelam a tensão do cantor entre canção (relação irredutível entre melodia e letra) e a música (tudo o que excede essa relação)”, acredita Francisco. Esse sentimentalista pode ser visto na participação de Chico Buarque no álbum, na faixa “Bom Tempo”, em um samba escrito em homenagem ao pai do próprio João Bosco.

O músico nascido em Ponto Nova, em Minas Gerais, começou a tocar violão aos 12 anos, mas suas composições começaram a atingir renome no final da década de 60, quando o artista conheceu Vinícius de Moraes e Aldir Blanc. Os poetas tiveram forte influência nas primeiras faixas e se tornaram parceiros de Bosco. Em 1972, sua carreira atingiu ainda mais amplitude ao gravar um disco de bolso especial para o jornal “O Pasquim” com o maestro Tom Jobim. Nos anos seguintes, foi destaque por suas faixas como violonista e chegou a compor, na década de 80, com o próprio Francisco, a canção "As Mil e Uma Aldeias". Em 40 anos de carreira, Bosco já gravou 25 álbuns. O projeto Sesi Música resgata e divulga grandes cantores da música brasileira, com apresentações a preços populares, a fim de democratizar o acesso à cultura de qualidade.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A utilização dos Revestimentos na Decoração é o tema da palestra do 14º encontro “In Casa Impermix”, que acontece no próximo sábado (05.abr, das 9h30 às 11h30). As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3213-2201, com Juli. Para participar, é necessária a doação de 1kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas.

*****A Lide Multimídia passa a atender novas empresas e amplia atuação em segmentos variados. Na área cultural, a agência de comunicação empresarial assumiu os trabalhos de assessoria de imprensa do Warung Day Festival e do Ave Lola. No setor da construção civil, a Lide atenderá a MRV Engenharia. Já no campo da odontologia e implantodontia, a agência assume a assessoria da Neodent.

*****O Ave Lola, espaço de criação curitibano, localizado no Centro Histórico de Curitiba, apresenta, até o dia 20 de abril o espetáculo Tchekhov. Neste fim de semana, de quinta (3) a domingo (6), a peça faz parte do Fringe, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba. O espetáculo segue em cartaz no Ave Lola, nos dois próximos fins de semana, de quinta a sábado, às 20h, e, aos domingos, às 17h, no sistema “pague o quanto vale”, quando os presentes têm a oportunidade de fazer suas ofertas como valor à apresentação. O Ave Lola conta ainda, com um deck para espaço de interação, local onde plateia e artistas podem conversar no início, no intervalo e ao fim de cada peça.

*****O Festival de Ideias da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2014 continuará recebendo sugestões para o desenvolvimento das cidades até a próxima segunda-feira, 7 de abril. O pedido de prorrogação do prazo final partiu das escolas de Curitiba, que estão fazendo uma grande mobilização entre alunos e professores para colherem novas ideias para os municípios. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se inscrever no Festival de Ideias e ajudar a aprimorar a cidade, é gratuito. Basta acessar www.cici2014.com.

*****A Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a representação Regional Sul do Ministério da Cultura promove na próxima quinta-feira (3), às 19h, oficina sobre o Edital Vitrines Culturais – Artesanato nos Jogos de 2014. O encontro é aberto ao público e acontecerá no Auditório da Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa, 101).

***Brava Beach Store em Curitiba recebe noite tailandesa***


Crédito da Foto: Valterci Santos.

Na foto: O gerente comercial do grupo, Nelson Queiroz, e a gerente de marketing, Viviane Olandoski.

***Na noite de quinta-feira (27) um seleto grupo participou do Thai Food Internacional Cusine. O evento aconteceu no Brava Beach Store, sede paranaense do grupo Brava Beach, localizado no tradicional bairro Batel. A culinária típica e decoração da noite, composta por velas, lamparinas, estatuetas e outros adereços rústicos, remeteram os convidados a um ambiente totalmente inspirado na Tailândia. Esta é a segunda vez que o evento temático é organizado pela equipe do Grupo Brava Beach.
A primeira edição o Thai Food aconteceu na paradisíaca Praia Brava, em Itajaí, Santa Catarina. O local escolhido foi o Brava Beach Lounge localizado ao lado da Central de Vendas do Brava Beach Internacional. O evento curitibano contou com a presença da imprensa local, clientes e amigos do grupo Brava Beach, que aproveitaram a noite regada à boa música e drinks exóticos. Conheça o Brava Beach: www.bravabeach.com.br

***Homenagem às mulheres***


Crédito da foto: Lucas Molkethin.

***Um animado grupo de clientes foi recepcionado pelo cabeleireiro Viktor I com sua equipe do Vimax Beauty, para comemorar o mês da mulher, na última quinta-feira, dia 27 de março. Além de performances dos profissionais produzindo cabelos incríveis ao vivo, durante o evento, houve um desfile de joias e a apresentação da linha de esmaltes Essie. A atriz Regina Vogue representou as clientes do Vimax na homenagem às mulheres.

***IBQP lança Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão 2014***

***Na próxima semana, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) vai promover um café da manhã para lançar o Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) - Ciclo 2014, que tem o objetivo de reconhecer as organizações públicas, privadas e do terceiro setor adeptas ao Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O lançamento acontece em Curitiba e Maringá, nos dias 8 e 10 de abril, respectivamente, a partir das 8h30. As inscrições para os eventos vão até o dia 3 de abril e são gratuitas.

Durante o café da manhã, serão apresentadas as etapas de classificação do PPrQG - que inclui workshop e capacitação -, e os benefícios da participação no prêmio, como a obtenção de maior visibilidade, o fortalecimento da imagem institucional e o incentivo para participar do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). 

Haverá também um painel para os vencedores de 2013 apresentarem alguns cases de sucesso. Entre os reconhecidos do ciclo anterior estão a Unidade Maringá da Spaipa, o Tecpar e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR). A premiação faz parte do Movimento Paraná Competitivo, que tem como missão promover a excelência da gestão empresarial. Empresas de micro, pequeno, médio e grande portes estão aptas a se inscrever para o PPrQG até dia 5 de maio. Informações (41) 3264-2246 ou mpc@ibqp.org.br.

***Festival de Curitiba 2014***


***Peças que entram em cartaz hoje: BICHADO - FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014. Sesc da Esquina:  Dias 1 e 2 de abril – 21h.

Transgressões - Pia Fraus (SP) - Dias 1 e 2 de abril, às 21h Teatro Paiol .

***Quem tem medo de Virgínia Woolf?*** 
 

Crédito da foto: Divulgação. 

***“Quem tem medo de Virginia Woolf?” é um daqueles textos clássicos que nos levam ao teatro. Escrito em 1962 pelo norte-americano Edward Albee, considerado um dos maiores dramaturgos do teatro moderno, o texto tem sua quarta montagem no Brasil com Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro no elenco. Sob a direção de Victor Garcia Peralta, o espetáculo faz parte da Mostra 2014 do Festival de Teatro de Curitiba. Uma nova tradução foi feita por seu filho João Polessa Dantas. “Meu filho me ensinou que tradução envelhece. 

A primeira que li era de 64, quando a peça veio para o Brasil, e a outra era da década de 70, época de censura em que cenas foram cortadas e palavrões eram banidos, então resolvemos traduzir o texto de novo, pois a coloquialidade é um ponto forte dos diálogos, sem perder a linguagem culta do ambiente acadêmico onde a trama se desenvolve”. Nos textos de Albee nada é o que aparenta. Situações que começam aparentemente reais rapidamente entram na esfera da fantasia. Pela maestria com a qual o Albee constrói seus personagens, o texto, escrito há pouco mais de 50 anos, retrata o contexto dos Estados Unidos na época mostrando o fracasso do “sonho americano” e a tensão existente no país durante na Guerra Fria. 

Imortalizado no cinema por Elizabeth Taylor e Richard Burton em filme vencedor do Oscar em cinco categorias, o espetáculo mostra até onde podem ir as pessoas para manter seus relacionamentos, tornando o tema ainda atual e de interesse do público. O cenário é a casa de Jorge e Marta, que recebem os jovens Nick e Mel para um drink após uma festa. São dois casais de diferentes idades, mas com questões em comum. Os anfitriões, casados há mais de 20 anos, vivem uma relação de amor e ódio, na qual um segredo parece unir e, ao mesmo tempo, transformar a vida de ambos em uma grande ilusão. Já os visitantes têm um relacionamento aparentemente perfeito, mas, quando envolvidos nos jogos mentais e sexuais do primeiro casal, deixam transparecer as mentiras que os cercam. 

A atriz Ana Kutner participa pela terceira vez do Festival de Teatro de Curitiba e avalia que “o Festival sempre é um lugar de troca de artistas, produtores, se mantendo referência em todo o território nacional. Tenho uma relação bastante afetiva com o Festival de Curitiba, pois tenho vindo há alguns anos”. Em 2013 ela estreou o espetáculo "Horses Hotel” e em 2000 foi a vez de "A boa". Depois de Curitiba, a montagem segue para temporada em São Paulo. 

SERVIÇO: QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOOLF? FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014 Teatro Guaira - Grande Auditório. Dias 3 e 4 de abril – 21h www.festivaldecuritiba.com.br 

***Case de sucesso***


Crédito da foto: Divulgação.

***A empresária Caroline Dias, CEO do Grupo Universal Decor - responsável pelos sites Montacasa, Kaza on Sale e Casa Garimpo, além do aplicativo Renovei e do blog Adoro Decorar - participa do Mobile Commerce, evento que reúne empresários, profissionais de TI e Marketing para discutir o futuro do e-commerce no Brasil. Ao lado de Daniel Blumenthal, do também curitibano Peixe Urbano, Caroline realiza um bate-papo sobre sua experiência mobile e apresenta o case do aplicativo Renovei, que promove a compra e venda de móveis usados de forma inovadora, com sigilo e segurança. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 03 de abril, no Rio de Janeiro.

***Advogado paranaense participa de Congresso em Goiás***


Crédito da foto: Naideron Jr.

***O advogado paranaense Fernando Borges Mânica participa nesta quinta-feira, 3 de abril, do III Seminário “O Poder Público e suas Parcerias”, que acontece em Goiânia (GO). Promovido pelo Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag), o evento discute temas ligados à atuação das Organizações Sociais (OS) na prestação de serviços públicos de saúde, tema em que Mânica é especialista. O encontro, aberto à comunidade, reúne profissionais de Direito consagrados e Mânica é o único paranaense a participar do debate que tem como foco a “Discussão em torno do Contrato de Gestão”.

Durante o evento, alunos do curso de Extensão em Direito do Terceiro Setor, do Núcleo de Pesquisas em Direito do Estado (NUPEDE), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) farão apresentações de temas relacionados ao Direito dos Parceiros. Na programação também estão debates voltados à consolidação do modelo de gestão da saúde pública adotado no Estado de Goiás pelo atual Governo. O Seminário acontecerá durante todo o dia. Mais informações podem ser obtidas no site: www.idag.com.br.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A foto de Homenagem as mulheres que aconteceu no Vimax os créditos são de Nayra Chela, e não Lucas Molkethin.

    Fonte das fotos: http://theurbanecouture.blogspot.com.br/2014/03/womens-celebration-no-vimax-beauty.html

    ResponderExcluir