segunda-feira, 22 de julho de 2013

Coluna do dia 22/07/13

***NO CORAÇÃO DO RIO***

 ***A ESTRELA ROSEMARY leva "MULHERES DA MANGUEIRA" ao palco do SESC GINÁSTICO pelo projeto "MÚSICA, MEIO-DIA E MEIA"***


Crédito da foto: Divulgação.

***O projeto "Música, Meio-Dia e Meia" apresenta, no próximo dia 24 de julho, quarta-feira, o show "Mulheres da Mangueira", com a cantora ROSEMARY. A artista, em turnê com o espetáculo baseado no DVD de título homônimo e que foi gravado no Vivo Rio com participações de Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Alcione, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Carlinhos de Jesus; de passistas, ritmistas e baianas da Estação Primeira de Mangueira (escola de coração da intérprete), também irá relembrar alguns dos maiores hits de sua carreira. Sucessos como "Jóia" (Roberto/Erasmo) e "Que me importa o mundo" (versão de Carlos Morais para o megahit de Rita Pavone).

No palco do Sesc Ginástico, dia 24/7, às 12h30m, o público irá assistir a um espetáculo que recebeu elogios da crítica, foi exibido pela Globo Internacional para a Europa e América Latina, e também pela Record Internacional, no Brasil; além de ter sido veiculado pelo Canal Brasil. E por falar em tv, ano passado, a artista gravou "Eu preciso de você", da dupla Roberto e Erasmo, música que fez parte da trilha da novela"Máscaras", da Rede Record.

Dentre as canções que compõem o roteiro musical deste novo espetáculo de ROSEMARY, destaque para: "Folhas Secas" *Nelson Cavaquinho), "Sei, lá Mangueira" ( Paulinho da Viola), "Mulheres Decididas" (Carlos Colla), "Estrelas Consagradas" (Nilton Barros), "Chão de Esmeraldas" (Chico Buarque/Hermínio Bello de Carvalho), "Mangueira e suas mulheres" (Milton Manhães, Rosemary Belkiss, Ivan Paulo), e "Mulheres da Mangueira" (Erasmo Carlos). Sempre engajada às causas sociais, Rosemary integra, junto com inúmeros colegas ilustres, uma campanha em prol da denominada "PEC da Música" (isenção de impostos que incidiriam sobre cds, dvds e ringtones, o que desoneraria o valor final dos produtos).

Mas já lutou por muitas outras boas causas e fez campanhas pelo "CulturaPrev", pela obrigatoriedade da filtragem sorológica para evitar contaminação sanguínea (que acabou virando lei e salvando milhares de vidas); pela "adoção" de famílias carentes, etc...Enfim, a cantora de rara beleza e que ganhou muitos prêmios também por conta de uma estética privilegiada, sabe que não veio ao mundo apenas a passeio. Rosemary, que canta, dança, atua e já se apresentou nos principais palcos mundiais, tem o aplauso de seus fãs por tudo isso e também pela cidadania que faz questão de continuar a exercer.

***O espetáculo Ninguém é de Ninguém faz curta temporada em Curitiba***

 Espetáculo emociona e faz levar para casa uma linda lição de vida


Crédito da foto: Divulgação.

***Com mais de um milhão e meio de cópias vendidas em todo o país, a obra "Ninguém é de Ninguém" de Zíbia Gasparetto, pelo espírito Lúcius – em cartaz em São Paulo com adaptação e direção assinadas por Sergio Lelys, chega a Curitiba para duas apresentações no Teatro Guaíra, Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha),  no dia 27 às 21h e no dia  28 às 19h.

Há quem pense que sentir ciúme é provar que se ama ardentemente. Até descobrir que ele transforma sua vida amorosa em dolorosa tragédia, que termina em amarga separação. O enredo torna evidente que, se fizermos as contas, perceberemos que sofremos mais com as pessoas que amamos do que com aquelas que nos odeiam. Distante da visão idealizada do amor, no enredo, o sentimento é retratado em diversas vertentes e mostra casos em que relacionamentos com ciúme se tornam um tipo de obsessão.

O espetáculo emociona e o espectador leva para casa uma linda lição de vida. “Ninguém é de Ninguém” é um espetáculo para as mais amplas e diferenciadas plateias, não havendo restrições de religiões, doutrinas ou crenças. A peça é um romance, uma história de superação na qual o público ri, se emociona e reflete sobre ciúmes, apego, traição e principalmente sobre o falso e o verdadeiro amor, percebendo-se que a vida afetiva é um constante exercício de autodomínio, e que só possuímos a nós mesmos, pois “Ninguém é de Ninguém”.

***MOSTRA ALMODÓVAR NA CAIXA CULTURAL CURITIBA*** 


***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 25 a 31 de julho, a mostra “El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar”, que reúne a cinematografia do diretor espanhol. A programação tem curadoria Sílvia Oroz, especialista na obra de Almodóvar, e do jornalista Breno Gomes, e conta com 19 filmes, incluindo todos os longas-metragens do diretor, e um documentário britânico sobre sua obra. A mostra apresenta um cineasta que subverte o cinema e a estética, em busca de uma história emocionante, o que realmente faz de Almodóvar um diretor singular e, por vezes, visionário.

O espanhol usou e abusou do melodrama unindo, com maestria, o culto e o popular, tratando de problemas comuns a todos, porém levados à última potência. “Para Almodóvar, o desejo está presente em todos os seus filmes. A mostra vem para homenagear um cineasta que tem fortes ligações com o Brasil, e cujos filmes são bastante esperados por aqui e que, como poucos, sabe tocar fundo na alma do espectador”, destaca Gomes. “Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão”, “Matador” e “Maus Hábitos” marcam os primeiros anos do espanhol como cineasta. Foi com as obras “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, “Ata-me” e “A Flor do meu Segredo” que se consagrou internacionalmente. A maturidade artística veio com “Carne Trêmula”, “Fale com Ela”, “Má Educação”, “Volver” e “A Pele que Habito”, o mais recente trabalho do diretor, fora o ainda inédito “Os Amantes Passageiros”.

 
Pedro Almodóvar chamou a atenção para a produção cinematográfica espanhola e para a produção underground, renovando o melodrama e abusando do kitsch, se tornando pop. Com o cineasta, a paixão ficou latente na tela e explodiu para fora dela. Mulheres, homens e travestis convivem juntos, de forma às vezes harmoniosa, às vezes efervescente. Almodóvar levou para o cinema, de forma respeitosa e ao mesmo tempo revolucionária, o que hoje se denominou confluência de gêneros. Todos os filmes realizados por ele foram lançados comercialmente no Brasil. O primeiro filme de Almodóvar data de 1980 e, nos 30 anos que se seguiram, o jovem vindo do interior da Espanha se realizou profissionalmente, em uma efervescente Madri. Dirigiu 19 longas-metragens, até o momento. Almodóvar foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor e é reconhecido mundialmente como o mais importante cineasta da Espanha, desde Luis Buñuel.

Na terça-feira (30), às 20h, está programado o debate “Pedro Almodóvar – o diretor”, com a participação dos curadores e mediação do presidente da Fundação Cultural Curitiba, Marcos Cordiolli.

Programação: 25 de julho de 2013 (quinta-feira) 17h – Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão 19h – Labirinto de Paixões 21h – Maus Hábitos 26 de julho de 2013 (sexta-feira) 17h – Que eu fiz para merecer isto? 19h – Matador 21h – A Lei do Desejo 27 de julho de 2013 (sábado) 16h – Mulheres à beira de um ataque de nervos 18h – Ata-me! 20h – De Salto Alto 28 de julho de 2013 (domingo) 16h – Kika 18h30 – A Flor do meu Segredo 20h30 – Carne Trêmula 29 de julhode 2013 (segunda-feira) 17h – Tudo sobre minha mãe 19h – Fale com ela 21h – Volver 30 de julho de 2013 (terça-feira) 17h – Má Educação 19h – Tudo sobre o desejo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar 20h – Debate “Pedro Almodóvar – o diretor” – com os curadores Silvia Oroz e Breno Lira Gomes e mediação de Marcos Cordiolli 31 de julho de 2013 (quarta-feira) 17h – Abraços Partidos 19h30 – Mulheres à beira de um ataque de nervos.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Master Mind Paraná dá treinamento voluntário até o dia 30 de agosto para os gestores, gerentes e supervisores do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, sobre Metagerenciamento – Gestão, Liderança e Carreira, com o terapeuta comportamental e sócio-proprietário da empresa, Giovani Capri. Os temas abordados servirão para desenvolver a liderança pessoal e organizacional, além de foco gerencial para maximizar resultados. A Master Mind é uma empresa de treinamento de alta performance, e trabalha o comportamento pessoal. Mais informações no site www.mastermind.com.br.

*****Na próxima quinta-feira, dia 25 de julho o Hotel Bristol 500 receberá o evento oficial da apresentação do salão de motociclismo Premium de alta cilindrada, o Brasil Motorcycle Show, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de novembro no Expo Renault Barigui em Curitiba. O evento é uma realização dos empresários Cezinha Mocelin, Fabiano Cantele e Pedro Colares, juntamente com a agência OCPromotionsArts. No dia do evento haverá um exemplar da Harley Davidson na porta do Hotel. Por pura coincidência o evento de motociclismo acontece na semana em que se comemora o dia do Motociclista, dia 27 de julho. 

*****Veterano da Casa Cor Paraná, o arquiteto Ivan Wodzinsky assina para a 20ª edição da Mostra a “Cozinha Gourmet” com 100m². Funcional, o ambiente integrará o Espaço Bom Gourmet que irá receber jantares promovidos pela revista de gastronomia do jornal Gazeta do Povo. No ambiente, linhas exóticas e ao mesmo tempo rústicas presentes no mobiliário dão todo o tom ao espaço. O luxo e o conforto se integram de maneira harmoniosa e clássica por meio de materiais e cores, como é o caso dos boiseries amarelos, inspirados em um famoso café de Paris e fixados em todas as paredes. 

*****A Cinemateca de Curitiba apresenta, de 24 a 28 de julho, a Semana em Homenagem a Sylvio Back, com a exibição dos principais filmes da carreira deste que é um dos cineastas mais premiados do país. Fazem parte da mostra os longas-metragens Lance Maior, Aleluia Gretchen, Revolução de 30, Guerra dos Pelados e Lost Zweig. Os filmes serão exibidos em duas sessões, às 16h e 20h, com entrada gratuita. 

*****Profissionais de agências de publicidade e fornecedores têm até a próxima sexta-feira (26) para se inscreverem para a VII Copa CCPR. Disputada desde 2007, a competição é realizada pelo Clube de Criação do Paraná (CCPR) e reúne, em um torneio de futebol, cerca de 30 times masculinos e femininos.Mais informações pelo site www.ccpr.org.br/eventos/vii-copa-ccpr. 

*****Entre os dias 17 e 25 de agosto, a cidade de Curitiba vai receber a primeira edição do CWBurguer Fest, evento gastronômico dedicado ao hambúrguer, uma das iguarias mais consumidas no mundo e que recebeu diversas releituras ao redor do planeta. Durante o evento, 31 hamburguerias, lanchonetes e bistrôs de Curitiba irão oferecer, em seu próprio estabelecimento, uma opção especial do preparo, que será vendido pelo valor único de R$ 21,00. 

*****O escritor e educador DeRose lança em Curitiba seu mais novo livro, “Corpos do Homem e Planos do Universo”. A obra de filosofia ganha sessão de autógrafos no dia 27 de julho (sábado), na Unidade Centro Cívico do Método DeRose, às 21h. 

*****A mais popular banda de blues rock em atividade no Brasil, o Blues Etílicos desembarca em Curitiba no sábado, dia 27 de julho, para comandar o “II Festival de Jazz & Blues – No Improviso”, que segue até novembro. Com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Montenegro Produções Culturais, a apresentação acontece no Teatro Bom Jesus, às 21horas, e terá ainda uma jam session com a curitibana Sabrina Blues Mendes. Com 25 anos de estrada, um DVD e 12 discos lançados, o grupo carioca chega com a turnê do novo álbum, intitulado Puro Malte. 

*****A loja C&A do ParkShoppingBarigüi está de cara nova. Formulado para tornar ainda melhor a experiência de compra dos clientes, o novo formato está mais moderno e arrojado. A loja ganhou disposição diferenciada dos produtos, organizados conforme a personalidade e o estilo do consumidor. A reestruturação ainda traz uma área infantil reservada e decorada para cada idade, além de provadores com espaço interno maior. 

*****A loja Ton sur Ton lança sua queima de estoque anual de 24 de Julho até 10 de Setembro, em novo endereço, exclusivo para o período de promoção. Na Rua Comendador Araújo, 627, no Batel, é possível encontrar peças únicas, a pronta entrega, com descontos de 40% a 70% para pagamentos à vista. Um grande mix de produtos da marca, como sofás, mesas, cadeiras, poltronas, tapetes, objetos decorativos e acessórios pode ser adquirido em condições especiais. Será oferecido estacionamento gratuito para clientes na Rua Desembargador Motta, 1881, o Estapar.

***Brava Beach em Curitiba***


Crédito da foto: Marco Charnescki.

Na foto: Maurício Scoz, diretor geral do Grupo Brava Beach, Tero Nunes, diretor da Ciaplan Planejamento e Construções, Francisco Graciola, da FG Empreendimentos, e Evandro Dal Molin, da Riviera Empreendimentos.

***No último dia 11 de julho aconteceu a inauguração da Brava Beach Store – espaço exclusivo que representa a expansão institucional do Grupo Brava Beach. Na ocasião, o anfitrião Maurício Scoz, gerente geral do Grupo, comandou concorrido coquetel, para cerca de 300 convidados, ao som da banda Derico & Clube Jazz. O evento contou ainda com a participação das quatro incorporadoras que compõem o Grupo Brava Beach: Ciaplan Planejamento e Construções, FG Empreendimentos, J.A. Russi e Riviera Empreendimentos. 

 

Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário