quinta-feira, 18 de julho de 2013

Coluna do dia 18/07/13

***Depois da sensacional apresentação de Bibi in Concert no Lincoln Center em Nova York, Bibi Ferreira volta aos palcos do Brasil em Bibi Canta e Conta Piaf - 30 anos de sucesso com Orquestra e Coral***

Bibi Canta e Conta Piaf

 Comemorando 30 anos de sucesso com orquestra e coral


Crédito das fotos: Divulgação.

***Em maio de 1983, no Teatro Ginástico Português (hoje Sesc Ginástico), Bibi Ferreira estreou o espetáculo Piaf, a vida de uma estrela da canção, da autora inglesa Pam Gems. Sob direção de Flávio Rangel, Bibi viveu a grande cantora francesa, que se tornou a sua personagem de maior sucesso. São 30 anos que Bibi apresenta o repertório de Piaf, com absoluto sucesso de publico e critica. Provavelmente um dos maiores sucessos do Teatro Brasileiro. Então, nesse ano de 2013 comemoram-se os 30 anos que Bibi canta e conta a vida da grande dama da canção francesa Edith Piaf e é também o 50º aniversário da morte de Piaf. Em 30 anos de absoluto sucesso de crítica e público, Bibi se apresentou diversas vezes nas principais cidades do Brasil, em Portugal e na França.


O sucesso de Bibi cantando Piaf foi reconhecido pelo governo francês que a condecorou duas vezes (1985 e 2009) com a Comenda das Artes e das Letras da República Francesa, a maior condecoração das artes do país. A comemoração inclui apresentações em São Paulo (de 19 de julho a 1º de setembro), Rio de Janeiro (de 20 de setembro a 06 de outubro no Oi Casagrande) e Nova York (dia 13 de novembro no Town Hall). Além dos shows e turnê em comemoração à Pìafa, Bibi segue com agenda cheia: Concertos de Natal em dezembro; Lançamento do DVD Bibi Histórias e Canções em março de 2014, junto com a volta do espetáculo em turnê em março e abril; Em Maio, lançamento do DVD e show em Paris; E no mês de Junho estreia o novo show Bibi Sings Sinatra.

 ***SET LIST DO ESPETÁCULO***

1- LA FOULE (Cabral/ M. Rivegauche) 1957 2- LA VILLE INCONNUE (C. Dumont/ M. Vaucaire) 1960 3- MONSIEUR SAINT PIERRE (H. Contet/ J. Hess) 4- LA GOUALANTE DU PAVRE JEAN (M. Monnot/R. Rouzaud) 1954 5- HEUREUSE (M. Monnot/ R. Rouzaud) 6 - L’ACCORDÉONISTE (M. Emer) 1955 7 - HINO DA RESISTÊNCIA 8 - LA BELLE HISTOIRE D’AMOUR (E.Piaf/ M. Monnot) 9 - HYMNE À L’AMOUR (E. Piaf/ M. Monnot) 1950 10 - PADAN, PADAN (N. Glanzberg/ H. Contet) 1951 11 – MILORD (M. Monnot/ G. Moustaki) 1959 12 - BRAVO POUR LE CLOWN (Louiguy/ H. Contet) 1953 13 - LA VIE EN ROSE (Louiguy / E. Piaf) 1946 14 - A QUOI A ÇA SERT L’AMOUR (M. Emer) 1962 15 - NON, JE NE REGRETTE RIEN (C. Dumont / M. Vaucaire) 1961.

Serviço: Teatro Shopping Frei Caneca (600 lugares) Rua Frei Caneca, 569 - 7º Andar Informações: (11) 3472-2229 e 3472-2230 Grupos: (11) 3472-2226 Bilheteria: de terça à quinta, das 13h às 19h; de sexta a domingo, das 13h até o início do espetáculo. Vendas: (11) 4003.1212 / www.ingressorapido.com.br Sexta e Sábado às 21h | Domingo às 19h Ingressos: R$ 120 Duração: 60 minutos. Recomendação: 12 anos Estreia dia 19 de Julho. Temporada: até 1º de setembro.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Até o dia 31 de julho (quarta-feira) a loja Raffinato está com sua promoção de aniversário. Nela, mais de 100 peças selecionadas do showroom com até 50% de desconto. Entre os destaques, a espreguiçadeira Vittoria e a poltrona Dafine, ambas assinadas pelo designer Yury Albrecht.

*****A editora LeYa lança, em julho, “Condenada” do escritor Chuck Palahniuk, o mesmo autor de “Clube da Luta” e “O Sobrevivente”. Com relatos e descrições detalhadas sobre o Inferno, o livro é narrado por Madison, uma garota rica de treze anos que é muito diferente das outras de sua idade. Começando pelo fato de já ter morrido.

*****O Secovi - Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná e da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab) estão com inscrições abertas para a palestra “O Novo Líder na Nova Era dos Negócios”. Com duração de três horas, apresentação é voltada Líderes, Gestores, Gerentes e Sócios de empresas imobiliárias, Síndicos e Administradoras de Condomínios. Informações e inscrições pelos telefones: (41) 3259-6032 e 3259-6033 ou pelo email: universidade@unihab.com.br.

*****A Livraria Cultura do Shopping Curitiba recebe os pequenos para mais uma atração divertida. No sábado (20), às 15h, acontece a contação de história do livro "Viagem pelo Brasil em 52 histórias", da autora Silvana Salerno (Editora Cia das Letrinhas) e, em seguida, uma oficina de pintura.

*****O cirurgião plástico curitibano Ralf Berger está entre os 33 cirurgiões plásticos brasileiros que fazem parte da 3ª edição do Anuário Análise Saúde 2013, da Editora Análise. A publicação nomeia os médicos e hospitais que se destacaram, por meio de práticas médicas ou acadêmicas, e conquistaram o reconhecimento em suas especialidades. No Paraná, apenas dois cirurgiões plásticos foram citados. Berger é graduado pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista pelo Instituto Ivo Pitanguy, do Rio de Janeiro.

*****A liquidação de inverno “5 Dias de Loucura” do Shopping Curitiba, uma das mais tradicionais da cidade, acontece entre os dias 24 e 28 de julho. A promoção, que está no seu 11º ano, traz descontos de até 70% sobre o preço de vários produtos das mais de 150 lojas do shopping. É a última oportunidade para comprar peças da coleção de inverno com preços reduzidos.

*****A montagem As Polacas – Flores do Lodo, que será apresentada neste fim de semana no Guairinha, em Curitiba, terá na plateia um grupo especial. Em cada sessão, cerca de 30 detentas, do presídio feminino de Piraquara, assistirão a apresentação. Este projeto de socialização é da Núcleo Produções Artísticas, responsável local pela produção da peça. Feito há alguns anos, o projeto é um sucesso e ocorre em todos os trabalhos que a produtora faz. A programação faz parte do “Férias na Cultura”, que inclui a difusão do conhecimento por atividades artísticas gratuitas.

***Galeria Teix abre para o artista Beto Janz***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Galeria Teix promove de 25 de julho a 17 de agosto a exposição Do It Yourself, do artista plástico Beto Janz. Serão expostas obras autorais criadas por ele ao longo dos últimos anos. O acervo é composto por móveis, objetos (cadeiras da extinta Móveis Cimo e uma bicicleta), fotografias, quadros e esculturas. Perfil - Beto Janz tem referências de universos diversos e, até mesmo, divergentes. Da arte underground a trabalhos corporativos, o estilo autoral não deixa dúvidas de que a intenção é expressar ideias e estilo de vida.

Com trabalhos premiados e reconhecidos no mercado nacional e internacional de design, Janz deixa, a cada nova imersão criativa, sua marca. Formado em design gráfico, em 2010 este mercado deixou de ser o seu principal foco, como pode ser observado no reconhecido trabalho Broken Decks / SKULLS, feitos a partir de shapes de skate quebrados. Janz tem trabalhos publicados revista Thrasher, no livro "logo Design Vol.3 / Thaschen" (Multilinggual Edition), no Livro LosLogos 4 / Gestalten (German/American issue) e no livro Mastering Type: The Essential Guide to Typography for Print and Web Design. Em 2006 foi destaque da 8ª Bienal de Design Brasileiro, com CD feito em parceria com os designers Anderson Maschio, Dado Queiroz e L.A. Salgado.

No mesmo ano, teve trabalhos publicados no clássico periódico "Gráfica Internacional”. Em 2007 foi o vencedor do concurso da logo "Camisa 12", da torcida do Flamengo, promovido pelo Clube de Regatas Flamengo junto à Rede Globo. Em 2012 suas obras foram expostas no Design Weekend em São Paulo pela loja Desmobilia. O último trabalho de Beto Janz foi a exposição individual "Psycho Carnival 2013" Curitiba.

***Bebê moderno***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

***Agora em sua terceira participação na Casa Cor Paraná, a arquiteta Keyla Kinder assina pela primeira vez a “Suíte do Bebê”. Nela, traz o que há de mais moderno e tecnológico em soluções de automação e conforto, tanto para os pais quanto para o filho. Pensado para um bebê menino, o ambiente foge das temáticas tradicionais e cria uma atmosfera lúdica de maneira contemporânea e conceitual. Destaque para o céu com nuvens, os aviões e ursos vestidos de aviadores - inspirados nos pilotos da década de 50.

***Reproduções e impressões***

 

***O cenógrafo e artista plástico Black Linhares, que recentemente retornou de uma temporada de exposições pela Europa realiza, nesta quinta-feira (18), às 19 horas, no Armazém La Grappa, vernissage de lançamento da exposição “Reproduções I”. A mostra, que fica aberta até 02 de agosto, traz diversas reproduções cujo diferencial é o uso das cores quentes e variadas, revelando as impressões do artista sobre diferentes passagens da vida.

Parte da renda adquirida com a venda dos quadros será revertida para o Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer, entidade que apoia o serviço de transplante de medula óssea, bem como o desenvolvimento de pesquisas clínicas na área.

Serviço: Vernissage Reproduções I Data: 18/07/2013 Hora: 19 horas Local: Armazém La Grappa – Rua Dom Pedro II, 390 – Batel Entrada gratuita.

***C&S INDICA***

***Nana, Dori e Danilo expõem profundezas do mar de Dorival em 'Caymmi'***


Crédito da foto: Divulgação.

***O disco que abre as comemorações fonográficas pelo centenário de nascimento de Dorival Caymmi (1914 - 2008), a ser festejado em 30 de abril de 2014, o CD Caymmi é a mais bela e importante homenagem que Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi poderiam prestar ao patriarca da família. Por conta de criteriosa pesquisa que teve como ponto de partida consulta ao Cancioneiro da Bahia, livro publicado por Dorival em 1947 com músicas que compusera até então, os filhos conseguem a proeza de (re)apresentar músicas que vão soar como inéditas para sucessivas gerações. É o caso da belíssima Sereia (Dorival Caymmi), canção praieira então desconhecida até por Danilo.

O canto lindo de Sereia se faz ouvir em Caymmi nas vozes dos três filhos de Dorival em medley que entremeia a música com o samba Rainha do mar (1939). Outra raridade é o buliçoso samba Quando eu durmo, outro tema também desconhecido que abre este disco que sublinha o elo entre as obras de Caymmi e do escritor baiano Jorge Amado (1912 - 2001), letrista da pouco ouvida Cantiga de cego (entoada por Nana em registro que abarca as vozes de Danilo e Dori ao fim da faixa), da Modinha para Teresa Batista (também interpretada por Nana e unida no CD com a conhecida Vamos falar de Teresa, parceria de Dorival com Danilo propagada em 1992 na trilha sonora da minissérie Teresa Batista, exibida pela TV Globo) e de Retirantes (música lançada em 1975 na abertura da novela Escrava Isaura).

O CD Caymmi reconstitui a imagem mítica e folclórica da Bahia cristalizada no cancioneiro de Dorival. Símbolo religioso desse universo afro-brasileiro, habitado pela nega-personagem do samba Balaio grande (Dorival Caymmi e Oswaldo Santiago, 1941), Yemanjá é entidade evocada repetidas vezes em repertório que reapresenta Itapoã (1972), outro tema pouco ouvido deste cancioneiro magistral. Em estado de graça como intérprete, Nana brilha soberana em Caymmi ao dar a ignorada receita de Acaçá (1997) e, sobretudo, ao transformarFrancisco Santos das Flores (1972) em fado com direito a um sotaque português que concentra toda a pungência e melancolia do gênero lusitano. Na faixa sublime, o bandolim de Pedro Amorim cumpre o papel reservado no fado à guitarra portuguesa.

Produtor do álbum, Dori Caymmi brilha como arranjador ao orquestrar a obra de Dorival com reverência - e com direito a flautas em seis das 13 faixas do CD lançado pela gravadora Som Livre - mas sem ranços nostálgicos. Moderno em sua atemporalidade, o cancioneiro de Caymmi soa atual e leve somente com uso de instrumentos tradicionais. Com destreza para cantar os sambas do pai, Danilo segue seguro pela rota rítmica e melódica do samba Fiz uma viagem (1957) - outro exemplo da habilidade do trio para apresentar músicas que soam como novas - e se une aomano Dori para fazer girar Roda pião (1939), samba que alude melancolica e metaforicamente ao girar inexorável do tempo em meio ao seus versos de tom lúdico. No fim do álbum, em mais um instante sublime de sua carreira, Nana mergulha na poesia da canção A mãe d'água e a menina (1985), fecho pungente de disco que expõe a profundeza do mar de canções de Dorival Caymmi, fazendo emergir joias valiosas que reiteram a genialidade do ourives baiano.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário